apostila bancodados ibexpert p8

10
Criando e configurando seu banco de dados no IBExpert - Parte I Para quem trabalha com InterBase, sabe que apesar do IBConsole ser muito bom, ele deixa a desejar em algumas necessidades do programador ou DBA, como na exportação de dados. Para quem trabalha com Firebird, que não possui uma ferramenta de administração por padrão (os desenvolvedores acreditam que os usuários do Firebird têm o direito de escolher a melhor ferramenta que se adapte às suas necessidades), tem a opção de usar, entre outras ferramentas, o IBExpert. O IBExpert sem dúvida alguma é a melhor ferramenta para administração e configuração de base de dados InterBase/Firebird. Com um layout rico em funcionalidades, possui características como: exportação para vários tipos de formato de arquivos (Text, Word, Excel, etc), criação visual quase que “automática” de views, stored procedures, triggers, generators etc, além de muitas outras facilidades que veremos neste artigo. Download e instalação Você pode baixar uma versão trial totalmente funcional do IBExpert no link: www.hksoftware.net/download. Essa versão, chamada de Personal Edition, não possui todas as características do IBExpert, mas é totalmente funcional e trás as principais funcionalidades da ferramenta, como criação do banco, tabelas, campos etc. A versão utilizada neste artigo é a 2005.8.8.1 (ja existe versões mais atualizadas). Após baixar o arquivo, basta executar o instalador do IBExpert. A instalação é simples e não necessita de nenhuma configuração avançada. Após a instalação, abra o ambiente do IBExpert. Opções de configuração O IBExpert permite várias configurações em seu ambiente de trabalho, como a posição das janelas em um ambiente MDI (Multiple document interface) ou SDI (Single document interface). Também podemos alterar a linguagem da ferramenta para Português (de Portugal) acessando o menu Options |

Upload: marcos-antonio-santos-silva

Post on 02-Jan-2016

343 views

Category:

Documents


47 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Bancodados IBExpert p8

Criando e configurando seu banco de dados no IBExpert - Parte I

Para quem trabalha com InterBase, sabe que apesar do IBConsole ser muito bom, ele deixa a desejar em algumas necessidades do programador ou DBA, como na exportação de dados.

Para quem trabalha com Firebird, que não possui uma ferramenta de administração por padrão (os desenvolvedores acreditam que os usuários do Firebird têm o direito de escolher a melhor ferramenta que se adapte às suas necessidades), tem a opção de usar, entre outras ferramentas, o IBExpert.

O IBExpert sem dúvida alguma é a melhor ferramenta para administração e configuração de base de dados InterBase/Firebird. Com um layout rico em funcionalidades, possui características como: exportação para vários tipos de formato de arquivos (Text, Word, Excel, etc), criação visual quase que “automática” de views, stored procedures, triggers, generators etc, além de muitas outras facilidades que veremos neste artigo.

Download e instalaçãoVocê pode baixar uma versão trial totalmente funcional do IBExpert no link: www.hksoftware.net/download. Essa versão, chamada de Personal Edition, não possui todas as características do IBExpert, mas é totalmente funcional e trás as principais funcionalidades da ferramenta, como criação do banco, tabelas, campos etc.

A versão utilizada neste artigo é a 2005.8.8.1 (ja existe versões mais atualizadas). Após baixar o arquivo, basta executar o instalador do IBExpert. A instalação é simples e não necessita de nenhuma configuração avançada. Após a instalação, abra o ambiente do IBExpert.

Opções de configuraçãoO IBExpert permite várias configurações em seu ambiente de trabalho, como a posição das janelas em um ambiente MDI (Multiple document interface) ou SDI (Single document interface). Também podemos alterar a linguagem da ferramenta para Português (de Portugal) acessando o menu Options | Environment Options e escolhendo o item Preferences no painel direito.

Escolha o idioma em Interface Language. Você também pode escolher algumas configurações para serem default, como a versão do servidor no registro da base de dados, a biblioteca de acesso, e várias configurações do ambiente de trabalho do IBExpert (Figura 1).

Figura 1. Configurações do ambiente de trabalho do IBExpert.

Veja que não é necessário nem reiniciar o IBExpert para que as alterações tenham efeito, ou seja, todos os menus e janelas foram traduzidos para o português.

Registrando e criando um banco de dadosRegistrar uma base de dados indica que vamos acessá-la através do IBExpert para que possamos manipula-la, criando/alterando tabelas e campos. Todos os bancos registrados no IBExpert ficam no painel esquerdo chamado Database Explorer (Figura 2).

Page 2: Apostila Bancodados IBExpert p8

Figura 2. Database Explorer com o banco de dados registrado.

Para registrar um banco de dados, acesse o menu Base de Dados | Registrar Base de Dados. Na janela aberta (Figura 3), você deve informar o servidor (remoto ou local), o nome do servidor, protocolo (essas duas últimas, somente se for escolhido remoto na primeira opção) e a versão do servidor. 

Page 3: Apostila Bancodados IBExpert p8

Figura 3. Janela de registro de um banco de dados.

Você ainda deve indicar o local físico da base de dados e um nome que aparecerá no Database Explorer. Por fim, o usuário e a senha do servidor. Essa versão do IBExpert suporta as versões 1.0, 1.5, 2.0 e 2.1 do Firebird, as versões 5 a 7.5 do InterBase e a versão 1.0 do Yaffil. Nessa janela você ainda pode testar a conexão com o banco através do botão Testar Ligação.

Após o registro, basta dar um duplo clique no item adicionado no Database Explorer para listar todos os objetos da base de dados (Figura 4).

Figura 4. Ambiente de trabalho do IBExpert com acesso a todos os objetos do banco.

Para criar um banco de dados, acesse o menu Base de Dados | Criar Base de dados e preencha as informações necessárias (Figura 5).

Page 4: Apostila Bancodados IBExpert p8

Figura 5. Criando um banco de dados no IBExpert.

Ainda nesta tela, ao marcar a opção “Registrar Base de Dados após criar”, você será levado à janela de registro apenas para indicar o nome do registro, pois as outras opções estão preenchidas.

Continua....

Criando e configurando seu banco de dados no IBExpert - Parte II

Criando tabelas e camposDentro do IBExpert, você pode utilizar os comandos SQL com o editor da ferramenta acessado através do botão ou tecla F12. Mas a criação de tabelas e campos também pode ser feita de forma totalmente visual, bastante acessar o menu Base de Dados | Nova Tabela. Na janela que será mostrada (Figura 6), você adicionará o nome da tabela (parte superior) e os campos.

Figura 6. Janela para inclusão da tabela e seus campos.

Page 5: Apostila Bancodados IBExpert p8

Na parte inferior da janela, temos uma aba chamada Descrição de Campo, onde podemos indicar uma descrição para o campo para fins de documentação. Isso é bastante interessante, pois o IBExpert pode gerar essa documentação.

Após adicionar os campos necessários, clique no botão em forma de raio para gerar a tabela. Veja que o IBExpert mostra todo o comando SQL utilizado para a criação da tabela. Na janela de criação da tabela, ainda temos a opção para configurar o campo auto-incremento da tabela, sendo que o IBExpert gera o Generator e Trigger para o campo, tudo automaticamente.

Para adicionar campos, após a tabela ser criada, basta dar um duplo clique na tabela no Database Explorer. No editor da tabela, clique com o botão direito e escolha Novo Campo ou apenas tecle INS. Será aberto uma janela para a adição do campo com todas as características mencionadas anteriormente.

Criando views, stored procedures e triggersA criação de views, stored procedures, triggers e outros objetos também é feita de forma visual. Na versão comercial da ferramenta, podemos criar views e stored procedures baseando-se nos dados da tabela, acessados na aba Dados do editor.

Também podemos gerar os objetos com o resultado de uma consulta, no editor de SQL, aumentando em muito a produtividade do DBA. Na Figura 7, temos um exemplo onde utilizamos os dados da tabela Customer do banco Employee.fdb para a criação de várias stored procedures de inserção, atualização, exclusão e uma bastante interessante: inserção/atualização.

Figura 7. Utilizando o IBExpert para criar várias stored procedures ao mesmo tempo.

Essa stored procedure verifica se o campo chave da tabela, passado como parâmetro já existe. Se positivo, então ele faz a atualização dos outros registros, senão adiciona os dados passados como parâmetros. Assim, temos duas stored procedures dentro de apenas uma. Continua...

Page 6: Apostila Bancodados IBExpert p8

Criando e configurando seu banco de dados no IBExpert - Parte III

ExportaçãoA exportação na versão Personal está disponível apenas para arquivos com a extensão .SQL, podendo ser comandos de insert, update ou stored procedures. Já a versão comercial possui exportação para doze tipos de arquivos (Figura 8), entre eles: Word, Excel, Texto, HTML, CSV, XML etc. 

Figura 8. Possibilidades de exportação do IBExpert.

Extração de metadadosTambém podemos extrair os metadados do banco. Para isso, utilize o menu Ferramentas | Extrair metadados. Você irá escolher os objetos (Domínios, Tabelas, Views, Stored Procedures, Triggers, Exceptions, Generators, UDFs e até Roles) que deseja extrair (aba Meta Objetos) e as tabelas de onde deseja extrair os dados (aba Tabelas de Dados). As opções de extração são para arquivos (script e texto) e área de transferência.

Após clicar no botão Iniciar Extração, serão extraídos os respectivos objetos no arquivo indicado. Lembre-se de que se você não indicar as tabelas na aba Tabelas de Dados, você apenas extrairá os metadados dos objetos (o código de criação da tabela, views etc). Isso é interessante quando precisamos saber a estrutura de uma tabela, suas constraints, índices, etc, ou se precisarmos criar um “clone” do banco de dados.

No final da extração, é perguntado se o script gerado deve ser carregado no editor do IBExpert (caso tenha optado pela extração em um arquivo de script), que é a ferramenta para execução de scripts no IBExpert (que pode ser acessada em Ferramentas | Executor de Scripts).

Continua...

Criando e configurando seu banco de dados no IBExpert - Final

Editor da tabelaComo já foi apresentado, o editor da tabela possui várias abas com os campos, restrições, índices, dependências, dados da tabela, entre outros. Na aba Dados, visualizamos os dados contidos na tabela e podemos fazer várias configurações, como ordenação (basta clicar na

Page 7: Apostila Bancodados IBExpert p8

coluna), mover as colunas, navegação entre os dados (barra de ferramentas, acima da grade de dados).

Podemos adicionar sumários na grade de dados, utilizando o botão Show summary footer, que mostra um “rodapé” na grade com as expressões: Count, Min, Max, Sum, Avg (Figura 9).

Figura 9. Colocando somatórios no rodapé do editor de tabelas.

Podemos visualizar os dados em forma de grade (padrão), formulário (Visualizar como Formulário) e como um relatório (Imprimir Dados), onde podemos fazer a impressão dos respectivos valores.

Filtrando dadosO editor de tabelas, na aba Dados, disponibiliza também uma ferramenta para filtragem dos registros muito fácil de ser usada. Clique no botão Mostra Painel de Filtro para que seja aberto um painel na parte inferior da janela. No painel, basta escolher o(s) campo(s) que será (ão) utilizado(s) na filtragem e clicar no botão Adiciona Novo Critério. Feito isto, basta indicar o critério de filtragem (igual, menor que, maior que, etc) e clicar no botão Aplica Filtro.

Os registros que satisfazem ao critério serão mostrados na grade de dados. Veja que podemos utilizar “e/ou” para a filtragem. No painel é mostrado também a instrução utilizada (sentença WHERE) para filtrar os registros (Figura 10).

Page 8: Apostila Bancodados IBExpert p8

Figura 10. Filtrando registros na grade de dados.

Podemos ainda visualizar a quantidade de registros afetados pelo critério de filtragem (botão Count Records).

ConclusõesVimos nesta série sobre IBExpert, a produtividade que a ferramenta trás para os DBAs dos servidores InterBase/Firebird. Veremos no próximo artigo como criar uma documentação do banco, criar usuários, adicionar/remover permissões de usuários, conhecer um gerador de diagramas (fazendo inclusive engenharia reversa com as tabelas do banco) e muito mais configurações e funcionalidades do IBExpert.