apostila 4 – 1ª em módulo 10 – o empreendedor individual* texto 1 da apostila 4, página 06...

8
Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. ** Receita bruta é o montante em dinheiro obtido com as vendas de produtos ou serviços, antes de deduzir as despesas. Texto 2, página 07 - O Estado e os tributos* * Há três espécies de tributos: impostos, como o imposto de renda ou o imposto territorial; taxas, tributos cobrados por serviços públicos, como o da coleta de lixo e o do uso da rede de esgotos; contribuições, tributos pagos para que o Estado execute melhorias na sociedade,

Upload: internet

Post on 16-Apr-2015

107 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

Apostila 4 – 1ª EM

Módulo 10 – O empreendedor Individual*

Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual*

* O empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

** Receita bruta é o montante em dinheiro obtido com as vendas de produtos ou serviços, antes de deduzir as despesas.

Texto 2, página 07 - O Estado e os tributos*

* Há três espécies de tributos: impostos, como o imposto de renda ou o imposto territorial; taxas, tributos cobrados por serviços públicos, como o da coleta de lixo e o do uso da rede de esgotos; contribuições, tributos pagos para que o Estado execute melhorias na sociedade, tais como a construção de hospitais ou a urbanização de áreas abandonadas.

Page 2: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

Texto 3, página 07 – Economia informal* em dados

* Aquela que exerce sem que as partes intervenientes paguem impostos por comerciar; setor informal. (Definição extraída do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.)

Marketing Pessoal

O marketing pessoal é visto com desconfiança por algumas pessoa que o consideram uma forma de enganar os outros através da autopromoção. Essas pessoas acreditam que o comportamento humano não deveria ser tratado como produto, ao qual se aplicam estratégias de promoção e vendas.Especialistas consideram o marketing pessoal a correlação entre os atributos profissionais de um indivíduo e o alarde (atitude exibicionista) que se faz deles, com a finalidade de diferenciar e valorizar esse indivíduo no mercado em que atua.

Page 3: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

O texto a seguir foi adaptado de um artigo de Max Gehringer, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial.

Por que ótimos funcionários muitas vezes não conseguem ser promovidos? Porque eles estão fazendo tudo certo, mas esquecem de algo muito importante: o marketing pessoal.Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira.Nós começamos a aplicar isso às nossas carreiras a partir do momento em que o nível dos candidatos no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. É a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato e de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa-saco.

Veja, a seguir, os dez mandamentos do marketing pessoal.

1º - Liderança

Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. “O Clayton está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa”, comenta a caixa Laísa dos Santos. “Ele socorre a gente”, diz a caixa Ester Alves. O Clayton é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.

Page 4: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

2º - Confiança

Quando eu pergunto “Quanto foi o jogo?”, eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: “quanto foi?”, olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos.

3º - Visão

É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas ideias, uma por dia, de R$ 3,00. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande ideia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena ideia de todo dia.

4º - Espírito de equipe

É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso?

5º - Maturidade

É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. “Ele prefere conversar e não resolver em discussão”, diz o repositor de loja William Matias. “Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor”, acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.

Page 5: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

6º - Integridade

É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade de atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso.

7º - Visibilidade

Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante.

8º - Empatia

É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. “Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei na hora”, disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.

Page 6: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

9º - Otimismo

Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.

10º - Paciência

Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter, a paciência é, talvez, a que se a gente não tiver, vai nos prejudicar mais.

Evidentemente, não adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago para fazer, dar bons resultados de curto prazo. Em uma empresa séria, quem tem marketing pessoal recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa poder ser vista como uma ameaça. Em um caso assim, não adianta querer mudar a empresa. É mais sábio mudar de empresa.

Gehringer, Max. “Faça seu marketing” (Adaptado.)

Page 7: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

Para encerrar

Embora haja um louvável esforço para incentivar e legalizar o empreendimento individual, alguns obstáculos ainda existem e dificultam o fim da informalidade*.

A própria lei de criação da MEI** proíbe a atuação do empreendedor em outras áreas, reservando-as para empresas de maior porte ou para profissionais credenciados. No site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/perguntas/, há uma lista das atividades que podem ser enquadradas como permitidas para o empreendedor individual.

* Informalidade (informal): que se faz sem nenhuma formalidade, sem contrato ou carteira de trabalho assinada.

** Sigla também utilizada pelo autor para identificar Microempresa Individual.

Page 8: Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa

Tarefa Complementar do módulo 10

Iniciando um empreendimento

Você terá que simular a abertura de um Microempreendimento Individual. Procure seguir o seguinte roteiro:

1)Na lista de “Atividades do Empreendedor Individual”, publicada no endereço eletrônico <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/perguntas/>, escolha a que mais se aproxima do seu interesse; ou a área de atividade que está desenvolvendo no projeto de cosmetologia.2)Indique se sua MEI terá ou não funcionário contratado; se tiver, mencione a função dele.3)Faça uma estimativa do capital necessário para iniciar o empreendimento, indicando como obtê-lo.4)Estime também a receita (montante em dinheiro recebido com as vendas) e as despesas (gastos efetivados na produção e/ou venda de bens e serviços) mensais esperadas e em quanto tempo, com o lucro mensal obtido, você poderá pagar o investimento inicial.5)Defina, da mesma forma como o estudado em módulos anteriores, os 4 “Ps” (produto, preço, promoção e praça) da atividade de empreendimento individual escolhida.