aposentadoria por invalidez como funciona

2
Aposentadoria por invalidez, como funciona Muitos trabalhadores possuem dúvidas sobre a aposentadoria por invalidez, são questões comuns, tais como: quem tem direito, qual é a carência desse benefício e como funciona todo o processo até garantir o recebimento do dinheiro. A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos segurados que são incapazes definitivamente por doença ou acidente, de exercer suas atividades ou então outro tipo de trabalho que lhes garanta o sustento, vale lembrar que para obter o beneficio é necessário ter a incapacidade confirmada pela pericia médica do INSS. Quem tem direito a se Aposentar por Invalidez Todo o segurado da Previdência Social tem direito de se aposentar por invalidez, sendo que o primeiro beneficio a ser pago ao segurado é o auxilio doença, após concluir que o trabalhador não possui condições de recuperar a capacidade para retornar as suas funções, o auxilio doença é transformado em aposentadoria por Invalidez. Se confirmado desde o início a perda definitiva da capacidade para o trabalho, a pericia médica pode indicar de forma imediata a concessão da aposentadoria por invalidez. Lembrando que os segurados que possuem o benefício concedido e se aposentam por invalidez, uma vez que, por algum motivo, retomam às suas atividades, podem ter esse benefício cessado. Além disso, também são obrigados sob pena de sustação do pagamento do benefício, a submeter-se a exames médicos periciais, realizados a cada dois anos, quando convocados pelo INSS. Carência da Aposentadoria por Invalidez Deverá ser comprovado no mínimo 12 contribuições anteriores à data da concessão, para que a pessoa possa ter direito à aposentadoria por invalidez, sem perder a qualidade de segurado, período em que, mesmo sem realizar as contribuições, é mantido o direito à proteção da Previdência Social. No caso da invalidez causada por acidente ou doença nos quais a legislação não exige carência, o benefício poderá ser concedido

Upload: anne-rodrigues

Post on 27-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Aposentadoria

TRANSCRIPT

Aposentadoria por invalidez, como funciona

Muitos trabalhadores possuem dúvidas sobre a aposentadoria por invalidez, são questões comuns, tais como: quem tem direito, qual é a carência desse benefício e como funciona todo o processo até garantir o recebimento do dinheiro.

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos segurados que são incapazes definitivamente por doença ou acidente, de exercer suas atividades ou então outro tipo de trabalho que lhes garanta o sustento, vale lembrar que para obter o beneficio é necessário ter a incapacidade confirmada pela pericia médica do INSS.

Quem tem direito a se Aposentar por Invalidez

Todo o segurado da Previdência Social tem direito de se aposentar por invalidez, sendo que o primeiro beneficio a ser pago ao segurado é o auxilio doença, após concluir que o trabalhador não possui condições de recuperar a capacidade para retornar as suas funções, o auxilio doença é transformado em aposentadoria por Invalidez.

Se confirmado desde o início a perda definitiva da capacidade para o trabalho, a pericia médica pode indicar de forma imediata a concessão da aposentadoria por invalidez.

Lembrando que os segurados que possuem o benefício concedido e se aposentam por invalidez, uma vez que, por algum motivo, retomam às suas atividades, podem ter esse benefício cessado.

Além disso, também são obrigados sob pena de sustação do pagamento do benefício, a submeter-se a exames médicos periciais, realizados a cada dois anos, quando convocados pelo INSS.

Carência da Aposentadoria por Invalidez

Deverá ser comprovado no mínimo 12 contribuições anteriores à data da concessão, para que a pessoa possa ter direito à aposentadoria por invalidez, sem perder a qualidade de segurado, período em que, mesmo sem realizar as contribuições, é mantido o direito à proteção da Previdência Social.

No caso da invalidez causada por acidente ou doença nos quais a legislação não exige carência, o benefício poderá ser concedido de forma independente do número de contribuições, sendo que para esse feito ser realizado é necessário que, as doenças ou o acidente, sejam adquiridos após a filiação ao Regime geral da Previdência Social.

Pessoas enquadradas como segurado especial, tais como Agricultor familiar, Pescador artesanal, extrativista, devem comprovar o exercício da atividade nos últimos doze meses anteriores ao benefício.

Para maiores informações sobre a aposentadoria por invalidez, não deixe de acessar o site oficial da Previdência Social ou então telefonar para o numero 135, referente à central de atendimento da Previdência, um canal que oferece muitas dicas e o esclarecimento de duvidas dos segurados.

Lembre-se de sempre manter seu endereço atualizado com o INSS, não pague por nenhum serviço que esteja ligado à previdência Social, pois o atendimento é realizado de forma gratuita, dispensando os intermediários, caso haja a perda do emprego do segurado, vale lembrar que é possível manter o direito aos benefícios por um período que vai depender do tempo de contribuição, variando entre 12 e 36 meses esse prazo.