apocalipse 18 de novembro de 2012

2
18/11/2012 [email protected] / www.paroquiabompastorjf.com.br 33º Domingo do Tempo Comum Mc 13,31: Passarão o céu e terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Veja também: 1ª leitura: Dn 12,1-3; Salmo 15; leitura: Hb 10,11-14.18Hb; Evangelho: Mc 13,24-32). Um fim feliz A vida humana é marcada pela instabilidade e incerteza quanto ao futuro. O fim da história de cada um pode se dar a qualquer momento. O próprio Jesus admite que só o Pai conhece o dia e a hora final (Mc 13,32). “Tudo será destruído”, é a advertência de Jesus. Diante da tendência de algumas épocas ou grupos de ver nas guerras, calamidades e perseguições o indício de um fim muito próximo, sabemos que “é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. Grande perseguição à Igreja foi prenunciada, mas temos como conforto o definitivo sacrifício redentor do Cristo (Hb 10,12). Uma vez para sempre, foi aberta a possibilidade da vida feliz sem fim para além da morte, para além deste mundo. O único capaz de vencer a morte assumiu a condição de criatura para elevar consigo tudo e todos. Pela ressurreição, Cristo nos deu aquilo que não nos pertencia e não merecíamos - a vida plena em Deus - elevando à perfeição a obra de amor iniciada na criação. Como sinal dessa aliança, Jesus instituiu a Eucaristia como memorial de sua paixão e morte. Por ela, atualizamos e perpetuamos o sacrifício único e definitivo de Jesus, até que ele venha pôr fim à angústia da criação. Não há nada de definitivo que podemos nos apoiar senão nas palavras de Jesus. “Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13,31). Se o fim dos tempos anunciado pelo Cristo e ensinado pela Igreja não pode ser previsto, o fim de cada indivíduo é certo e vem em breve. O fim dos tempos, tanto no plano individual quanto no universal, é motivo de esperança e alegria para aqueles que vivem para Deus que é justo, e sua justiça é a misericórdia. Márcio Carvalho www.cursoscatolicos.com.br Santa Missa em intenção dos dizimistas Venham rezar e tragam suas famílias para receberem as bênçãos do Senhor. “Celebração é um encontro de gratidão entre nossa humanidade faminta e sedenta e o nosso Deus, fonte e alimento divino que plenamente nos sacia e suscita em nossos corações o desejo de viver no amor e na generosidade.” Dia: quinta-feira, 22/11 Horário: 19h Local: Matriz do Bom Pastor Assembleia Paroquial de Pastoral Dia: 28/11/2012 às 19h, no Salão Paroquial Avaliação de 2012 e Planejamento de 2013 Participação: Membros das CCPAs e Coordenadores de cada Pastoral, Movimento, Associação ou Grupo de Serviço. 19 seg Hora Santa São José 19h 20 ter Comissão Comunitária de Pastoral e Administração CCPA- Santa Maria Eufrásia 19h30 22 qui Missa dos dizimistas na Matriz 19h 23 sex Preparação de pais e padrinhos para Batismo 19h 24 sáb Oração dos pais pelos filhos SME 8h Confissão das crianças da catequista Graça Magalhães, na matriz 9h 25 dom Primeira Eucaristia na Matriz 9h30

Upload: paroquia-bom-pastor

Post on 09-Aug-2015

77 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apocalipse 18 de novembro de 2012

18/11/2012

[email protected] / www.paroquiabompastorjf.com.br

33º Domingo do Tempo Comum

Mc 13,31: “Passarão o céu e terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Veja também: 1ª leitura: Dn 12,1-3; Salmo 15; 2ª leitura: Hb 10,11-14.18Hb; Evangelho: Mc 13,24-32).

Um fim felizA vida humana é marcada pela instabilidade e incerteza quanto ao futuro.

O fim da história de cada um pode se dar a qualquer momento. O próprio Jesus admite que só o Pai conhece o dia e a hora final (Mc 13,32). “Tudo será destruído”, é a advertência de Jesus.

Diante da tendência de algumas épocas ou grupos de ver nas guerras, calamidades e perseguições o indício de um fim muito próximo, sabemos que “é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. Grande perseguição à Igreja foi prenunciada, mas temos como conforto o definitivo sacrifício redentor do Cristo (Hb 10,12). Uma vez para sempre, foi aberta a possibilidade da vida feliz sem fim para além da morte, para além deste mundo. O único capaz de vencer a morte assumiu a condição de criatura para elevar consigo tudo e todos. Pela ressurreição, Cristo nos deu aquilo que não nos pertencia e não merecíamos - a vida plena em Deus - elevando à perfeição a obra de amor iniciada na criação. Como sinal dessa aliança, Jesus instituiu a Eucaristia como memorial de sua paixão e morte. Por ela, atualizamos e perpetuamos o sacrifício único e definitivo de Jesus, até que ele venha pôr fim à angústia da criação.

Não há nada de definitivo que podemos nos apoiar senão nas palavras de Jesus. “Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13,31). Se o fim dos tempos anunciado pelo Cristo e ensinado pela Igreja não pode ser previsto, o fim de cada indivíduo é certo e vem em breve. O fim dos tempos, tanto no plano individual quanto no universal, é motivo de esperança e alegria para aqueles que vivem para Deus que é justo, e sua justiça é a misericórdia.

Márcio Carvalhowww.cursoscatolicos.com.br

Santa Missa em intenção dos dizimistas Venham rezar e tragam suas famílias para receberem as bênçãos do Senhor.

“Celebração é um encontro de gratidão entre nossa humanidade faminta e sedenta e o nosso Deus, fonte e alimento divino que plenamente nos sacia e suscita em nossos corações o desejo de viver no amor e na generosidade.”

Dia: quinta-feira, 22/11

Horário: 19h

Local: Matriz do Bom Pastor

Assembleia Paroquial de Pastoral

Dia: 28/11/2012 às 19h, no Salão Paroquial

Avaliação de 2012 e Planejamento de 2013

Participação: Membros das CCPAs e Coordenadores de cada Pastoral, Movimento,

Associação ou Grupo de Serviço.

19 seg � Hora Santa São José � � � � � � � 19h

20 ter � Comissão Comunitária de Pastoral e Administração CCPA- Santa Maria Eufrásia 19h30

22 qui � Missa dos dizimistas na Matriz� � � � � 19h

23 sex � Preparação de pais e padrinhos para Batismo� � � 19h

24 sáb � Oração dos pais pelos filhos SME � � � � � 8h

� Confissão das crianças da catequista Graça Magalhães, na matriz� 9h25 dom � Primeira Eucaristia na Matriz� � � � � � 9h30

Page 2: Apocalipse 18 de novembro de 2012

19/11

20/11

21/11

22/11

23/11

24/11

Domingo 25/11/2012

Senhor, se não soubermos tirar da vida

conclusões para a fé, pois é complicado identificar o

rumo numa encruzilhada, dai-nos lucidez para

percebermos os sinais do Vosso Reino, sempre

encadernados na simplicidade.

Amém.

Ap 1,1-4;2,1-5 / Sl 1 / Lc 18,35-43

Ap 3,1-6.14-22 / Sl 14 / Lc 19,1-10

Zc 2,14-17 / Sl Lc 1 / Mt 12,46-50

Ap 5,1-10 / Sl 149 / Lc 19,41-44

Ap 10,8-11 / Sl 118 / Lc 19,45-48

Ap 11,4-12 / Sl 143 / Lc 20,27-40

Dn 7, 13-14Sl 92Ap 1, 5-8Jo 18, 33b-37

Pensar em Jesus apenas como “rei dos

judeus” é certamente não compreender a

dimensão do seu reinado. Um cetro ou

trono como o de reis e rainhas não

consegue conter a grandeza do seu

reinado. O que importa para cada um de

nós é que deixemos Jesus ser o rei de

nossos corações e vidas – crendo Nele,

amando-O de todo o coração e servindo-O

com alegria, como quem tem um Rei de

verdade, eterno, justo e salvador.

O mês de novembro nos reserva a memória da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, no dia 9, e das Basílicas de São Pedro e da São Paulo, no dia 18. É oportunidade de recordar o sentido não só das basílicas romanas, mas também de nossas igrejas catedrais diocesanas, de nossas paróquias e capelas. Podemos dizer que é a festa do povo de Deus.

O rito da dedicação das igrejas começa a partir da paz do imperador Constantino, que construiu as Basílicas de São Pedro e São Paulo com muito esplendor e arte. Lembrando o martírio de São Pedro (a pedra sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja), a basílica em honra deste apóstolo tornou-se lugar de peregrinações e de reunião dos bispos ao redor do Papa.

A origem da celebração remonta ao povo de Israel, quando, em dezembro de 164 AC, Judas Macabeu purificou o templo de Jerusalém e erigiu o altar. A festa da dedicação prolongou-se por oito dias e prescreveu que todos os anos se celebrasse o aniversário do evento. Seguiu este exemplo a dedicação das basílicas cristãs com o seu aniversário.

É tão saudável o cuidado que nossos fiéis demonstram por suas igrejas e capelas filiais! É marcante o esmero até nas construções mais simples, ornando-as com bom gosto e provendo-as de tudo o que compõe as celebrações, desde alfaias e vasos sagrados até o sacrário.

A cruz do Senhor é o ponto de maior referência: os edifícios muitas vezes em formato de cruz, a cruz externa, a cruz presidindo à reunião da comunidade e, especialmente a celebração do Santo Sacrifício da Missa.

As equipes de liturgia demonstram todo o apreço e amor ao culto divino, atentas à disposição do lugar destinado ao culto, ao acolhimento dos participantes e aos meios técnicos, para que a tudo favoreçam. Não hão de faltar a freqüente catequese litúrgica e mistagogia oportuna para a compreensão dos ritos. Um dos sinais das igrejas dedicadas – além do altar fixo e inamovível no chão, razão da dedicação ou da perda da dedicação, caso seja destruído e substituído – são quatro ou doze cruzes de pedra nas paredes da igreja com bases para as velas, acesas na dedicação e no seu aniversário.

A casa de Deus é também a casa da comunidade cristã!

(D. Geraldo Majella Agnelo)

Dedicação das Igrejas