aplicações: • chapas de bordas • chapas e correntes...

8
$oR DR ERUR HQGXUHFtYHO 2V JUDXV GH DoR DR ERUR HQGXUHFtYHO % 6 % H % GHVWLQDPVH D VHU HQGXUHFLGRV DWUDYpV GH WUDWDPHQWR WpUPLFR $V SURSULHGDGHV PHFkQLFDV GR DoR D ERUR HQGXUHFLGR WRUQDR H[WUHPDPHQWH UHVLVWHQWH DR GHVJDVWH DEUDVLYR H SDUWLFXODUPHQWH ~WLO HP DSOLFDo}HV HVWUXWXUDLV GH DOWD UHVLVWrQFLD HVWHQGHQGR D GXUDELOLGDGH GDV HVWUXWXUDV H HFRQRPL]DQGR FXVWRV UHODFLRQDGRV j DEUDVmR H DR DPELHQWH (QWUHJXH QD FRQGLomR GH ODPLQDGR D TXHQWH FRPR FKDSDV WLUDV D TXHQWH H FKDSDV JURVVDV 2V WUDEDOKRV GH SUpIDEULFDomR GLVSRQtYHLV SDUD RV DoRV D ERUR VmR FRUWH GREUD H FKDQIUDJHP SDUD VROGDJHP $SOLFDo}HV 5HYHVWLPHQWRV H SDUWHV GHVJDVWiYHLV GH PiTXLQDV H HTXLSDPHQWRV &KDSDV GH ERUGDV &KDSDV H FRUUHQWHV )HUUDPHQWDV 7UDQVSRUWDGRUHV HP SDUDIXVR &KDSDV GHVJDVWiYHLV &KDSDV GH YHQWLODGRUHV $ LQIRUPDomR FRQWLGD HP QRVVR ZHEVLWH p H[DWD FRQIRUPH QRVVR FRQKHFLPHQWR H FRPSUHHQVmR $SHVDU GH WRGRV RV HVIRUoRV TXH WrP VLGR IHLWRV SDUD DVVHJXUDU SUHFLVmR D HPSUHVD QmR SRGH DFHLWDU TXDOTXHU UHVSRQVDELOLGDGH SRU TXDLVTXHU GDQRV GLUHWRV RX LQGLUHWRV UHVXOWDQWHV GH SRVVtYHLV HUURV RX DSOLFDomR LQFRUUHWD GD LQIRUPDomR GHVWD SXEOLFDomR 1RV UHVHUYDPRV R GLUHLWR GH UHDOL]DU DOWHUDo}HV &RS\ULJKW 5DXWDUXXNNL &RUSRUDWLRQ 7RGRV RV GLUHLWRV UHVHUYDGRV 'RFXPHQW SULQWHG RQ ZZZUXXNNLFRPEU

Upload: trinhthuy

Post on 07-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aço ao boro endurecível Os graus de aço ao boro endurecível B 13S, B 24 e B 27 destinam­se a ser endurecidos através de tratamento térmico. Aspropriedades mecânicas do aço a boro endurecido torna­o extremamente resistente ao desgaste abrasivo eparticularmente útil em aplicações estruturais de alta resistência, estendendo a durabilidade das estruturas eeconomizando custos relacionados à abrasão e ao ambiente. Entregue na condição de laminado a quente como chapas(tiras a quente) e chapas grossas. Os trabalhos de pré­fabricação disponíveis para os aços a boro são corte, dobra echanfragem para soldagem.

Aplicações:• Revestimentos e partes desgastáveis de máquinas e equipamentos

• Chapas de bordas

• Chapas e correntes

• Ferramentas

• Transportadores em parafuso

• Chapas desgastáveis

• Chapas de ventiladores

A informação contida em nosso website é exata conforme nosso conhecimento e compreensão. Apesar de todos os esforços que têm sidofeitos para assegurar precisão, a empresa não pode aceitar qualquer responsabilidade por quaisquer danos diretos ou indiretos resultantes de

possíveis erros ou aplicação incorreta da informação desta publicação. Nos reservamos o direito de realizar alterações.

Copyright © 2013 Rautaruukki Corporation. Todos os direitos reservados.

Document printed on 22.10.2013 www.ruukki.com.br

Dimensões

Formato dos produtos

• Chapas (tiras a quente). Entregues na condição de laminação ou na condição de decapadas. Adicionalmente, bobinas esliters por acordo em separado.

• Chapas grossas. Entregues na condição de laminação ou com revestimento protetor (primer).

Chapas (tiras a quente) com bordas de usina

Grau do aço Espessura em mm Largura em mm Comprimento em m

B 13S, B24, B27 2 .5 ­ 13 1000 ­ 1860 2 ­ 12A largura máxima de cada grau do aço depende da espessura.

Chapas grossas

Grau do aço Espessura em mm Largura em mm Comprimento em m

B 13S 5 ­ 14 1901 ­ 3300 2 ­ 15

B 24 8 ­ 60 1901 ­ 3300 2 ­ 15

B 27 6 ­ 80 1901 ­ 3300 2 ­ 15A largura máxima e mínima assim como comprimento máximo de cada classificação do aço dependem da espessura da chapa.

Tolerâncias

Tolerâncias dimensionais e de formato:

• Chapas (tiras a quente): EN 10051

• Chapas grossas: EN 10029, Classe A

Qualidade da superfície

Chapas Grossas: EN 10163­2 Classe A3. Reparo de soldagem não é usado na manufatura de aços ao boro. As chapas(tiras a quente) são entregues na condição de laminação ou na condição de decapadas e oleadas.

As chapas grossas são entregues na condição de laminação com de revestimento protetor (primer).

Propriedades

Os números “13”, “24” and “27” na designação se referem à média de teores de carbono em uma centésima de um porcento nessas classificações. As propriedades de tratamento térmico excelentes tornam o aço ao boro um materialestrutural amigo do ambiente

Ensaio dos materiais

As propriedades mecânicas dos aços ao boro não são ensaiadas.

Propriedades mecânicas típicas

Grau do aço Limite de elasticidadeReH MPa

Resistência à traçãoRm MPa

AlongamentoA5%

Dureza HBW

B 13S aprox. 450 aprox. 570 25 aprox. 160

B 24 aprox. 400 aprox. 600 25 aprox. 160

B 27 aprox. 420 aprox. 620 22 aprox. 170

Aço ao boro endurecível

2

Composição química e microestrutura

A microestrutura típica em condições de laminado a quente é ferrítica­perlítica. Boro (na média 0,002%) e carbono são osprincipais materiais da liga contribuindo para a boa temperabilidade e propriedades de tratamento a quente dos aços aoboro.

Teor % (análise de fundição)Grau do aço C Si Mn Cr Mo B

B 13S 1) 0.13 0.25 0.80 0.9 0.25 0.002

B 24 0.24 0.25 1.20 0.3 – 0.002

B 27 0.27 0.25 1.20 0.3 – 0.002Alumínio (Al) e/ou titânio (Ti) são usados como elementos de liga para o ligamento do nitrogênio (N).1) Para chapas C = 0.14 Si = 0.20 Mn = 1.10 Cr = 0.8 e B = 0.002.

Carbono equivalente (CEV), valores típicos para cada intervalo de espessura e forma de produto

CEV = C + Mn / 6 + (Cr + Mo + V) / 5 + (Ni + Cu) / 15

Grau do aço Espessura em mm CEV Produto

B 13S 2.5 ­ 13 0.51 Chapas

B 24 2.5 ­ 13 0.51 Chapas

B 24 8 ­ 60 0.51 Chapa

B 27 2.5 ­ 13 0.54 Chapas

B 27 6 ­ 80 0.54 Chapa

Para otimizar o processo de soldagem, os valores de carbono equivalente fundido específico são indicados no documento de inspeção.

Serviços de pré­fabricação

Chapas largas a partir de chapa e tira

Chapas largas a partir de chapa e tira são dimensionalmente exatas e prontas para montagem. Chapas largas agilizam afabricação de estruturas e aço e evitam perdas de material.

Partes planas

Partes planas diminuirão o tempo de processamento da instalação. O cliente receberá os componentes prontos para ainstalação. Assim, o material desnecessário e os custos de armazenagem podem ser evitados. Sob pedido, os produtossão entregues com revestimento primário, biselados e dobrados.

Chanfragem

Chapas (tiras a quente) e chapas grossas com bordas chanfradas são componentes que podem ser diretamente entreguesno local da instalação, o que economiza tempo e reduz os custos de transporte e armazenagem. O chanfrodimensionalmente exato assegura soldagem automatizada ininterrupta e montagem.

Produtos em chapa dobrada

Os produtos em formato de chapas dobradas são componentes que estão prontos para serem entregues no local dainstalação, que é benéfico em termos de programação, assim como em despesas de armazenagem e transporte. Senecessário, os produtos podem ser pedidos com revestimento protetor, providos de chanfros para solda e cortados. Asmarcas de emparelhamento feitas previamente facilitam a instalação.

Aço ao boro endurecível

3

Instruções sobre processamento

Soldagem

Os aços ao boro podem ser soldados na condição de laminados a quente ou de endurecido. Ao escolher os consumíveisda soldagem, o fator mais importante é se o aço é para ser soldado antes ou depois do endurecimento. Em todos os casoso uso de materiais de enchimento básicos, com baixo hidrogênio, são recomendados, para assegurar que o nível dehidrogênio prejudicial continuae baixo. As superfícies das bordas a serem soldadas devem estar limpas e secas. Alémdisso, devem ser seguidas as recomendações do fabricante no que se refere à armazenagem, uso e possível novasecagem dos consumíveis.

Soldagem antes do endurecimentoAs instruções normais para a soldagem de aços de alta resistência também se aplica na soldagem de aços ao boro nacondição de laminados a quente. O melhor resultado é obtido usando consumíveis e métodos de soldagem de baixohidrogênio. O melhor resultado é obtido quando o teor do hidrogênio do metal de solda (HD) é um máximo de 5 ml/100g(EN ISO 3690).

Carbono equivalente (CEV), valores típicos para cada intervalo de espessura e forma de produto

CEV = C + Mn / 6 + (Cr + Mo + V) / 5 + (Ni + Cu) / 15

Grau do aço Espessura em mm CEV Produto

B 13S 2.5 ­ 13 0.51 Chapas

B 24 2.5 ­ 13 0.51 Chapas

B 24 8 ­ 60 0.51 Chapas grossas

B 27 2.5 ­ 13 0.54 Chapas

B 27 6 ­ 80 0.54 Chapas grossas

Temperaturas de trabalho recomendadas para soldagem de aços ao boro laminados a quente °C (EN1011­2)

As vantagens dos consumíveis para soldagem de baixa liga comparadas aos consumíveis para soldagem de altaresistência e fortemente ligados são a baixa temperabilidade, necessidade reduzida para pré­aquecimento e baixo preço.Quando endurecido, o metal soldado produzido usando materiais de preenchimento normal é quase tão duro como seusasse materiais de enchimento de alta resistência, mas a profundidade do endurecimento é menor. Os consumíveis

Aço ao boro endurecível

4

fortemente ligados devem ser usados quando é necessário metal de solda com endurecimento profundo ou quando aresistência ao desgaste é exigida do material de preenchimento na condição de soldado. O uso de consumíveis fortementeligados pode normalmente ser limitado às camadas de superfície. O desgaste de materiais de enchimento macios pode serreduzido pela localização da solda.

Soldar após endurecerAs instruções de soldagem fornecidas para aços resistentes à abrasão Raex no folheto do Raex podem ser usadas nasoldagem de aços a boro endurecidos. O Raex 400 pode ser usado para o B 13S e o B 24 endurecido e o Raex 500 para oB 27 endurecido. Quando soldar aços a boro na condição de endurecido, uma faixa estreita de material menos resistenteque o material base é criada na zona termicamente afetada. A largura e dureza desta área depende da corrente desoldagem e espessura da chapa. A área menos resistente em soldas feitas usando níveis médios de corrente, geralmentenão afeta a durabilidade da solda. Podem ser usados consumíveis básicos com pouco hidrogênio, para garantir que o nívelde hidrogênio prejudicial permanece baixo. As estruturas soldadas após o endurecimento normalmente não são sujeitas aposteriores tratamentos térmicos, já que isto diminui a resistência à abrasão dos componentes de aço endurecido.

Descarregar informação sobre soldagem de aços laminados a quente

Tratamento térmico, endurecimento e revenimento

Graças à sua composição química específica, os aços a boro possuem uma variedade de propriedades metalúrgicas quepodem ser utilizadas no endurecimento. Endurecer significa recozer o aço a uma alta temperatura seguido por um rápidoresfriamento. A finalidade do recozimento é alterar a microestrutura ferrítica­perlítica do aço dentro de uma formacompletamente austenítica. O recozimento ocorre numa temperatura de 910–930°C. O componente de aço endurecidopode ser resfriado após ter atingido a temperatura desejada. O resfriamento rápido é chamado de têmpera. A finalidade datêmpera é obter uma microestrutura martensítica. Os aços a boro endurecidos são um material de estrutura dura, forte eresistente ao desgaste. Em certas aplicações, o aço endurecido é tão somente um produto intermediário. A manufatura de tais aplicações incluifuturos recozimentos na temperatura de revenimento. O endurecimento e revenimento também podem ser conjuntamentechamados de endurecimento por têmpera (têmpera+revenimento), que é realizado para tornar a microestruturamartensítica em uma microestrutura de martensita revenida, com boas propriedades de resistência à tração. Orevenimento torna o aço levemente macio – o grau de maciez depende da temperatura de revenimento, que é o parâmetromais importante que afeta as propriedades mecânicas do aço. Um produto de aço endurecido revenido possui acombinação desejada de resistência à tração, dureza e resistência mecânica. A curva de dureza­revenimento é umaferramenta essencial na utilização metalúrgica dos aços a boro.

Como indicado na figura abaixo, revenir a uma temperatura de +500 – +600°C melhora claramente a resistência aoimpacto e o alongamento à ruptura, enquanto que a resistência à tração, limite de elasticidade e dureza são inferioresàqueles do aço endurecido e não­revenido.

Aço ao boro endurecível

5

Curvas típicas de dureza­revenimento para os graus de aço endurecido B 13S, B 24 e B 27 na temperatura derecozimento de 920 ºC

Propriedades mecânicas típicas alcançadas nos aços ao boro endurecidos quando resfriados em dois meios maiscomuns, óleo e água

Graudo aço

Condição dotratamento a calor

Limite deelasticidadeRe N/mm2

Resistência àtração Rm N/mm2

AlongamentoA5%

DurezaHBW

Resistência aoimpacto KVt °C KV J

B 13S Endurecido, Óleo 750 950 14 300 – –

sem revenimento Água 900 1200 10 370 ­40 50

B 24 Endurecido, Óleo 850 1250 10 340 – –

sem revenimento Água 1100 1500 8 430 ­40 20

B 27 Endurecido, Óleo 1000 1250 8 380 – –

sem revenimento Água 1200 1600 6 460 ­40 20

Os valores apresentados na tabela são médias em temperatura ambiente. Temperatura de endurecimento usada de 920 °C.

Nota: Os resultados de endurecimento apresentados na tabela acima e nesta página web apenas fornecem as instruçõesgerais para o endurecimento e outro tratamento térmico dos aços ao boro. Aqueles que usam o tratamento térmico eendurecimento dos aços ao boro Ruukki são especialistas nos seus respectivos campos. Os clientes podem obter aspropriedades mecânicas e de microestrutura desejadas para os seus produtos de aço endurecido através da seleçãoespecífica dos parâmetros de revenimento do produto. Especialistas no seu próprio processo de tratamento térmico criamuma forte base para o sucesso comercial e competitivo dos produtos dos nossos clientes.

Dobra

O graus B 13S e B 24 de aço a boro na condição de endurecido e laminado a quente podem ser conformados a frio emtemperatura ambiente (+20°C) sob as condições normais de indústria mecânica até a espessura de 20 mm. O grau B 27pode ser moldado na condição de laminação. O aço a boro na condição de laminação é mais moldável que o aço ao boroendurecido, porque requer menos força de dobra. Os raios de dobra mínimos para os aços a boro e as recomendaçõespara aços laminados a quente e endurecidos foram listados na tabela.

Conformação a frio na condição de laminado e endurecido, usando têmpera por água ou óleoCondição de tratamento térmico

Espessura (mm)

2.5 ­ 5 (5) ­ 6 (6) ­ 7 (7) ­ 8 (8) ­ 10 (10) ­ 12 (12) ­ 14 (14) ­ 16 (16) ­ 18 (18) ­20

Aço ao boro endurecível

6

Espessura (mm)

O menor raio de dobra interno permitido (mm)

B 13S Laminado a quente 10.0 18.0 21.0 24.0 30.0 48.0 ­ ­ ­ ­

Endurecido por óleo 15.0 18.0 21.0 24.0 30.0 48.0 ­ ­ ­ ­

Endurecido por água 20.0 24.0 28.0 32.0 40.0 60.0 ­ ­ ­ ­

B 24 Laminado a quente 15.0 24.0 28.0 32.0 40.0 60.0 70 80 90 100

Endurecido por óleo 20.0 30.0 35.0 40.0 50.0 72.0 84 96 108 120

Endurecido por água 25.0 36.0 42.0 48.0 60.0 96.0 112 128 144 160

B 27 Laminado a quente 20.0 30.0 35.0 40.0 50.0 72.0 84 96 108 120

Oil­hardened ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­

Endurecido por água ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ ­ A dobra independe da direção de laminação. É recomendável contatar o serviço técnico da Ruukki antes de conformar a frio chapas com mais de 20 mm deespessura e o grau de aço endurecível B 27.

As chapas mais grossas que 20 mm devem ser pré­aquecidas; a temperatura de dobra recomendada é de 150–200°C. Opré­aquecimento melhora as propriedades de deformação da chapa e garante o sucesso da dobra. Deve ser sempretomado cuidados especiais ao dobrar chapas grossas ou endurecidas.Deve ser utilizada tecnologia de alta qualidade para dobrar, já que o desgaste das ferramentas, lubrificação insuficiente,defeitos na superfície das chapas e as rebarbas nas bordas cortadas prejudicarão a qualidade da dobra. Um requisitobásico para o sucesso do flangeamento e da dobra é que, antes de começar o trabalho, uma chapa que tenha sidoarmazenada em uma atmosfera fria deve ser endurecido completamente até a temperatura ambiente (+20°C).

Oxicorte

Devem ser tomados cuidados especiais na oxicorte de aços a boro, particularmente quando cortar chapas grossas e/ouendurecidas. Antes de começar o trabalho, uma chapa que tenha sido armazenada em uma atmosfera fria deve seraquecida completamente até a temperatura ambiente (+20°C). O endurecicimento excessivo deve ser evitado através dopré­aquecimento, para elevar a temperatura de trabalho. É recomendado elevar a temperatura de trabalho quando aespessura da chapa for superior a 10 mm ou quando cortar graus de aço B 24 or B 27. A tabela [tabela 8] apresenta astemperaturas de trabalho recomendadas para aços a boro endurecidos e aços a boro na condição de laminados. O grau B13S não requer pré­aquecimento mesmo na condição de endurecido, graças ao seu baixo valor de equivalente de carbonoe a pequena espessura da chapa.

Temperaturas de trabalho recomendadas Aços Boro na condição de laminado a quente e endurecidos

Grau do aço Espessura mm Temperatura de Trabalho °C

B 24 10 – 30 50 – 75

B 24 (30) – 60 75 – 125

B 27 10 – 80 125 – 175B13S não requer pré aquecimento sob condições normais, mesmo na condição de endurecido.

No oxicorte de aços a boro endurecidos, a dureza das chapas diminui nas áreas onde a temperatura exceda os +200°C. Oamaciamento é realçado no oxicorte de pequenos componentes. Para prevenir o endurecimento excessivo, o resfriamentoda área de corte não deve ser acelerado externamente; ao contrário, o processo deve ser retardado, se necessário,cobrindo a placa com, por exemplo, lã mineral.

Corte mecânico

Os aços a boro na condição de laminados a quente podem ser mecanicamente cortados da mesma maneira que os açosestruturais de mesmo grau de resistência, embora o desgaste nas lâminas de corte possa ser levemente superior. O cortemecânico de aços a boro endurecidos é desafiador, já que a dureza do aço aproxima­se daquela das lâminas de corte. B

Aço ao boro endurecível

7

13S e B 24 podem ser cortados usando máquinas robustas e pesadas. O corte mecânico de B 27 é recomendado apenascom reserva e ainda apenas para chapas cuja espessura seja inferior a 10 mm. A dureza das lâminas de corte deve sersuperior a 53 HRC. O corte mecânico de pequenos componentes deve ser evitado.

Usinagem

Os aços a boro na condição de laminação podem ser usinados da mesma maneira que os aços estruturais de grau deresistência correspondente. Recomenda­se uma maquinaria robusta e partículas metálicas duras para usinar aços a boroendurecidos. As chapas de aço a boro podem ser perfuradas com partículas de aço de alta velocidade se a geometria dapartícula e o fluido de corte forem escolhidos corretamente.

Mais informações sobre processamento

Segurança ocupacional

Devem ser tomados cuidados especiais em todas as fases de manuseio e processamento em fábrica de aços a boro. Osmétodos de trabalho seguros são particularmente importantes na dobra, flangeamento e corte. As instruções de manuseiodo fornecedor de aço e as instruções sobre segurança da fábrica devem ser observadas minuciosamente. Os novosfuncionários devem receber o treinamento apropriado antes de poderem processar aços a boro.

Pedido e entrega

Condição da entrega

Laminado a quente.

Documento de inspeção

O documento de inspeção indica a composição química de acordo com a EN 10204.

A Ruukki providencia entregas de aço ao boro com o chamado certificado de Análise.

Alternativamente e a pedido do cliente, nós providenciamos o relatório de Ensaio 2.2 ou o certificado de Inspeção 3.1., deacordo com a EN 10204.

Informação geral sobre entrega dos aços laminados a quente

Informações gerais de entrega podem ser encontradas nos documentos Embalagem e marcação, Ensaio ultra sônico eCondições gerais de venda.

The content of this document has been created from web page last updated 7/5/2013Nosso departamento de vendas e suporte técnico ficarão satisfeitos em lhe prestar maiores informações. Visite www.ruukki.com.br/contato.

Aço ao boro endurecível

8