aplicação correta do dds

13
D.D.S. - Diálogo Diário de Segurança. Curso de Implantação. Prefácio. O DDS - Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta importante dentro do programa de prevenção de acidentes da empresa. Considerando-se que o profissional aceita um desafio da Perobalcool Industrial de Açúcar e Álcool Ltda, para supervisionar uma equipe de trabalho, esta automaticamente assumindo a responsabilidade pela integridade física e mental de seus subordinados. Para manter esses subordinados com boa saúde física e mental, é necessário consientizá-los da necessidade de se praticar segurança e oferecer-lhe boas condições no local de trabalho. Para prevenir acidentes é necessário que todos se sintam responsáveis pela segurança. Somente com a união e o esforço de todos, atingiremos nossos objetivos. Entendemos que, a prevenção de acidentes é um hábito que todos os trabalhadores devem adquirir e praticar, e pôr isso cremos que esta ferramenta prevencionista trará bons resultados, se aplicada e utilizada de forma correta e persistente.

Upload: vagner-silveira

Post on 25-Jul-2015

1.578 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aplicação correta do dds

D.D.S. - Diálogo Diário de Segurança.

Curso de Implantação.

Prefácio.

O DDS - Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta importante dentro do programa de prevenção de acidentes da empresa.

Considerando-se que o profissional aceita um desafio da Perobalcool Industrial de Açúcar e Álcool Ltda, para supervisionar uma equipe de trabalho, esta automaticamente assumindo a responsabilidade pela integridade física e mental de seus subordinados.

Para manter esses subordinados com boa saúde física e mental, é necessário consientizá-los da necessidade de se praticar segurança e oferecer-lhe boas condições no local de trabalho.

Para prevenir acidentes é necessário que todos se sintam responsáveis pela segurança. Somente com a união e o esforço de todos, atingiremos nossos objetivos.

Entendemos que, a prevenção de acidentes é um hábito que todos os trabalhadores devem adquirir e praticar, e pôr isso cremos que esta ferramenta prevencionista trará bons resultados, se aplicada e utilizada de forma correta e persistente.

Page 2: Aplicação correta do dds

SUMÁRIO:

1 – DEFINIÇÕES

2 – OBJETIVOS

3 – METODOS DE APLICAÇÕES

4 – TEMAS

5 – ASSESSORAMENTO TÉCNICO

6 – AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

7 – FORMALIZAÇÃO

8 – COMO APLICAR CORRETAMENTE O DDS

9 – RESPONSÁBILIDADE CIVIL E CRIMINAL

10 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS FRENTES DE SERVIÇOS.

Page 3: Aplicação correta do dds

1 – DEFINIÇÕES.

O DDS - Diálogo Diário de Segurança é uma palestra ministrada diariamente pela primeira linha de Supervisão (Encarregados ou Lideres de Equipe).

Trata-se de um bate papo diário entre o encarregado da frente de trabalho e sua equipe, que consiste, basicamente em cinco minutos de alertas e orientações dadas antes do início da jornada diária de trabalho.

A prática do DDS é sem dúvida uma das formas mais práticas e eficazes que existe para

prevenir acidentes de trabalho.

Na oportunidade, o Encarregado fala objetivamente sobre a tarefa do dia, alertando a todos sobre os riscos de acidentes inerentes aos serviços que serão realizados e as medidas e condutas prevencionistas necessárias que devem ser observadas para evitar que os acidentes aconteçam.

2 – OBJETIVOS.

O DDS – Diálogo Diário de Segurança, tem como objetivo criar e difundir nos trabalhadores o hábito de prevenir acidentes.

Somente com a educação e a conscientização de nossos funcionários, poderemos atingir os nossos objetivos básicos que é evitar que os acidentes aconteçam.

O DDS, aplicado diariamente faz com que os funcionários vão se consientizando da necessidade de adotar medidas prevencionistas antes e durante a realização de cada serviço e com isto evitar os acidentes.

Page 4: Aplicação correta do dds

3 – MÉTODOS DE APLICAÇÃO.

Antes do inicio de cada jornada diária de trabalho, o encarregado reúne a equipe e fala de forma clara sobre a tarefa do dia, orientando-os sobre os riscos inerentes a cada etapa desta, as medidas prevencionais necessárias para se evitar acidentes, verificar se todos estão utilizando os EPI’s necessários e adequados e se os equipamentos de proteção coletivos estão em condições satisfatórias.

Pôr ser ministrado pelo superior imediato, em linguagem compatível com a de seus funcionários e devido à freqüência com que as informações são passadas, os funcionários vão assimilar mais rapidamente o processo produtivo e prevencionista da empresa.

4 – TEMAS.

Basicamente os temas utilizados em cada DDS, devem ser primeiramente as medidas prevencionistas da tarefa a ser realizada no dia.

Procure orientar os funcionários sobre a realização correta de cada tarefa (Ex. Recebimento de Soja, Armazenamento, Preparação da Matéria Prima, Extração de Óleo, Secagem e Pelletização de Farelo e Armazenagem, Sinalização e locais para fumar, etc.), Enfatizando sempre aqueles locais que apresentam maiores riscos de acidentes.

Outros temas que podem ser utilizados:

a) – EPI’s

Procure orientar seus funcionários sobre os EPI’s necessários em sua frente de trabalho, a maneira correta de utiliza-los e a finalidade de cada um destes equipamentos, Ex. (Capacetes, Óculos de Proteção, Cinto de Segurança, etc.).

b) – Acidentes Ocorridos

Comente sobre os acidentes ocorridos nas frentes de trabalho, principalmente aqueles que ocorreram em atividades semelhantes a sua, mesmo que seja de outras unidades ou de outras empresas.Procure enfatizar sempre como ocorreu o acidente e principalmente, as medidas corretivas adotadas para evitar a repetição.

Page 5: Aplicação correta do dds

c) – Informativos

O setor de segurança do trabalho estará à disposição dos Supervisores e Encarregados para orienta-los e passar informações para as palestras onde sempre é enfocados assuntos de interesse do momento.

Procure explicar a seus funcionários de forma que todos consigam entender. Não é somente fazer a leitura, é importante que você explique de forma clara, principalmente os assuntos referentes às suas atividades.

d) – Auxilio do DDS

O auxilio do DDS é utilizado para enfocar acontecimentos ou outros assuntos do momento, principalmente informações preventivas, que serão levadas de imediato ao conhecimento dos funcionários.

e) – Convites Técnicos

Procure convidar, Técnicos (Engenharia, Manutenção, Edificações, Etc.), para abordar e transmitir conhecimentos técnicos das atividades. Você pode solicitar ao técnico em segurança ou a cipeiros para abordarem temas referentes à segurança do trabalho.Procure transmitir à sua equipe as medidas preventivas contidas em cada etapa de suas tarefas.

5 – ASSESSORAMENTO TÉCNICO.

O setor de segurança do trabalho, através de seu técnico em segurança do trabalho dará assessoria quando necessário, para a correta aplicação do DDS.

6 – AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DDS

O seu DDS será acompanhado e avaliado pelo setor de Segurança do Trabalho da empresa.

A avaliação será feita através de pesquisas em cada setor de trabalho, junto aos funcionários participantes.

Esta avaliação é importante para medir os resultados alcançados e também se verificar a necessidade de assessoramento ou realização de reciclagens.

Page 6: Aplicação correta do dds

7 – FORMALIZAÇÃO.

Objetivando aprimorar o programa de prevenção de acidentes, permitindo um controle eficaz sobre o desenvolvimento deste trabalho, o Encarregado evidencia sua participação no processo preventivo preenchendo e colhendo as assinaturas dos participantes em formulário próprio, anotando no verso deste o tema abordado no DDS em seguida deve envia-lo ao setor de Segurança do trabalho.

Este formulário você pode adquirir diariamente no setor de segurança.

8 – APLICAÇÃO CORRETA DO DDS.

Reuna a equipe em um local seguro no setor de trabalho.

Posicione-se sempre de frente para o grupo.

Procure atrair a atenção de todos.

Não permita que enquanto está comentando o assunto, permaneçam conversando entre si, ou assinando a lista.

Procure expor o assunto de forma clara e objetiva, usando palavras de fácil entendimento.

Escolha o assunto adequado com a tarefa e o risco inerente.

Procure sempre comentar os riscos de acidentes, comentando as medidas prevencionistas necessárias para que estas não ocorram.

Não use frases vazias, tais como: Preste Atenção; Tome Cuidado; etc. seja claro e objetivo em cada orientação.

9 – RESPONSÁBILIDADE CIVIL E CRIMINAL.

Page 7: Aplicação correta do dds

Com as alterações que vem ocorrendo nos últimos anos na Legislação Acidentaria e Prevencionista, as empresas que não cumprirem as Normas de Segurança e Higiene do Trabalho estarão sujeitas e passível de punições pelo ministério publica, que poderão ser desde uma simples advertência e até pesadas multas, e ainda, até a interdição de maquinas e equipamentos, setores, ou até mesmo a interdição total da empresa.

Pode ainda o ministério publico mover ação penal publica contra a empresa, enquadrando-a em contravenção penal. Se o descumprimento culposo das Normas de Segurança resultar em acidente do trabalho, a empresa fica passível de sofrer mais três ações judiciais: Uma ação indenizatória, proposta pelo acidentado ou seus dependentes; uma ação penal contra o empregador ou seus prepostos (Cargos de Diretoria, Supervisão Direta - Gerente, Supervisor, Encarregado, Líder de Equipe), e ainda uma ação regressiva de iniciativa da Previdência Social, para ressarcir-se dos gastos decorrentes do acidente do trabalho.

Todos esses conjuntos de Normas e Leis tem como objetivo evitar que o acidente aconteça através de adoção de medidas preventivas antes da realização de cada serviço.

O encarregado, supervisor ou qualquer pessoa que representa a empresa com proposto, tem responsabilidade juntamente com esta, quando da ocorrência de um acidente e este tenha acontecido pôr que esta pessoa deixou de tomar qualquer medida de prevenção.

Nestes casos, os prepostos podendo ser responsabilizados juntamente com a empresa em uma ação penal pôr um ato de culpa.

A culpa é uma conduta positiva ou negativa, segundo a qual alguém não quer que um dano aconteça, mas ele ocorre pela falta de prevenção de uma atividade ou um ato daquilo que é perfeitamente previsível.

O ato culposo é praticado pôr negligência, imprudência ou pôr imperícia.

a) – Negligência:

É a omissão voluntária da diligência, falta de observação, falta de cuidado ou demora em prevenir ou evitar dano.

b) – Imprudência

É a forma de culpa que consiste na falta involuntária de observância de medidas de precaução e segurança, de conseqüências previsíveis que se faziam necessárias no momento para evitar um dano ou infração da lei.

c) – Imperícia

Page 8: Aplicação correta do dds

É a falta de aptidão (conhecimento), habilidade, experiência ou de previsão no exercício de determinada função, profissão ou oficio.

10 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS FRENTES DE SERVIÇOS.

Os responsáveis pelas frentes de serviços devem observar diariamente as condições de segurança do local de trabalho para preservar a saúde física e mental de cada funcionário e evitar acidentes.

Observe diariamente os sistemas de proteção coletiva (EPC’s) que são isolamentos de áreas de riscos, conjunto de aterramento de maquinas e equipamentos, biombos e de soldagem, guarda-corpos em escadas, andaimes, plataformas de serviços, proteção das partes moveis de maquinas e equipamentos, etc.

Quando no desenvolvimento dos serviços, os sistemas de proteção coletivas forem insuficientes para o controle de todos os riscos de acidentes pessoais devem ser utilizados os equipamentos de proteção individual (EPI’s), tais como: Luvas, cinto de segurança, óculos, capacetes, protetores auricular, protetores da face, respiradores faciais, e outros. Observando-se ainda no projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, as normas técnicas oficiais estabelecidas pêlos órgãos competentes para a execução dos serviços.

Utiliza-se o EPI, somente quando não for possível eliminar o risco existente na frente de serviço ou quando a proteção coletiva for insuficiente.

As cautelas mínimas que devem ser observadas pêlos responsáveis das frentes de serviços em execução são as seguintes:

a) – Orientar os funcionários sobre as normas de segurança

b) – Certificar-se da colocação dos equipamentos de sinalização antes do inicio dos serviços.

c) – Orientar quanto as características dos serviços a serem executados e quanto as medidas preventivas a serem observadas no seu desenvolvimento.

d) – Comunicar a chefia e/ou ao setor de segurança do trabalho sobre a inobservância das normas de segurança, não só com relação aos fatos ocorridos na sua frente de serviço, mas também quando ocorrerem em outras frentes de serviço.

Page 9: Aplicação correta do dds

e) – Advertir pôr escrito os subordinados que não cumprirem as normas de segurança, comunicando o fato ao superior, na reincidência, suspender e conforme o caso demitir o funcionário.

f) – Cuidar das ferramentas, maquinas e equipamentos, bem como dos equipamentos defeituosos ou ainda permitir a sua improvisação.

g) – Cuidar para que as roupas utilizadas no serviço sejam adequadas e próprias.

h) – Providenciar os primeiros socorros e o transporte do acidentado bem como a comunicação do acidente à chefia e à segurança do trabalho.

i) – Apresentar sugestões, contribuindo com sua experiência para a melhoria das condições de segurança.

j) – Procurar manter o local sempre limpo, organizado e seguro.

k) – Adotar todas as medidas de prevenção necessárias no reinicio de uma atividade que pôr qualquer circunstância, tenha sido interrompida.

l) – Impedir a execução de tarefas pôr empregados que não estejam com condições de segurança.

m) – Providenciar o acompanhamento do técnico de segurança, quando for realizadas tarefas em locais que apresentem risco iminente de acidentes.

n) – Procurar coibir a pratica de roubos, agressões físicas, ou qualquer outro ato de indisciplina na sua frente de serviço, comunicando à segurança patrimonial ou posto policial quando necessário.

o) - Não permitir a ingestão de bebidas alcóolicas ou a permanência de funcionários embriagados nos setores de trabalho.

p) – Reprimir brincadeiras, correrias ou qualquer outra ação dos funcionários nas frentes de serviços.

q) - Somente eletricistas são autorizados a executarem ligações de equipamentos elétricos, manutenção e instalação de rede elétrica. Não permita que outros funcionários que não sejam eletricistas o façam.