apcf imprensa - actividade de santo tirso

3
TÉCNICAS DE BÓIA CARP FISHING SALMONÍDEOS A FECHAR PESCA DE COSTA ALTO MAR DIVULGAÇÃO A ABRIR ACHIGÃ 62 O PESCADOR Junho 2009 www.joeli.pt/pescador Em Março, a APCF realizou a sua primeira actividade do ano, uma das mais concorridas da sua história, na Pista de Santo Tirso, local muito frequentado por pescadores desportivos. T EXTO E FOTOS: PEDRO MARTINS (WWW.APCF-INFO.BLOGSPOT.COM) S. Tirso APCF: Workshop de Carp Fishing na pista de Esta actividade foi bastante concorrida CARP FISHING Reportagem

Upload: apcf-associacao-portuguesa-de-carp-fishing

Post on 27-Jan-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

actividade em santo tirso rio ave

TRANSCRIPT

Page 1: APCF imprensa - Actividade de Santo Tirso

TÉCN

ICAS

DE B

ÓIA

CARP

FISH

ING

SALM

ONÍD

EOS

A F

ECHAR

PESC

A D

E CO

STA

ALT

O M

AR

DIVULG

AÇÃ

OA A

BRIR

ACH

IGÃ

62 O PESCADOR Junho 2009www.joeli.pt/pescador

Em Março, a APCF realizou a sua primeira actividade do ano, uma das mais concorridas da sua história, na Pista de Santo Tirso, local muito frequentado por pescadores desportivos. TEXTO E FOTOS: PEDRO MARTINS (WWW.APCF-INFO.BLOGSPOT.COM)

S. Tirso APCF: Workshop de Carp Fishing na pista de

Esta actividade foi bastante concorrida

CARP

FISH

ING

Reportagem

Page 2: APCF imprensa - Actividade de Santo Tirso

O intuito da APCF era es- tar mais próximo dos pescadores locais e dar--lhes a conhecer a mo-

dalidade de carp fishing de uma forma inteiramente prática e in- teractiva, isto é, em acção real de pesca, mas não esquecendo os aconselhamentos mais teóricos e gerais enquanto se aguardava pelos tão esperados arranques.

Sendo assim, após uma breve sondagem, montou-se quatro postos normais de pesca, não esquecendo a engodagem. Em cada um desses postos usou-se uma montagem diferente (he-licóptero, inline, em derivação com safety clip e com feeder). Aí, um ou dois sócios apresentavam a montagem ali representada à assistência, e muitas foram as dúvidas dos pescadores despor-tivos que, demonstrando uma grande curiosidade e interesse, visitaram durante todo o dia o local. Foram disponibilizados também alguns diagramas ilus-trativos das montagens exem-plificadas.

Infelizmente, apesar do tempo esplêndido que se fazia sentir, as carpas não colaboraram e o tão esperado arranque não nos permitiu ilustrar, de uma for-ma ainda mais realista, os cui-dados a ter com a desferragem da carpa, pesagem, fotografia e devolução.

Demonstração ao vivo da con-fecção de boilies

Material usado no carp fishing, com destaque para um dos célebres ‘bait boats’

Sócios da APCF deram exemplos práticos e resolveram dúvidas

www.joeli.pt/pescador Junho 2009 O PESCADOR 63

Page 3: APCF imprensa - Actividade de Santo Tirso

64 O PESCADOR Junho 2009www.joeli.pt/pescador

TÉCN

ICAS

DE B

ÓIA

CARP

FISH

ING

ACH

IGÃ

SALM

ONÍD

EOS

A F

ECHAR

PESC

A D

E CO

STA

ALT

O M

AR

DIVULG

AÇÃ

OA A

BRIR

CARP

FISH

ING

Mundo do Carp Fishing

Esta coluna deveria ter luzes vermelhas a piscar, alertando para o perigo que se aproxima. Já devem ter ouvido falar do Diploma de Revisão da Legislação sobre Espécies Exóticas e Invasoras que o ICNB, com a ajuda do Go-verno, se prepara para publicar. Pelo que li, não estranha-rei se, em breve, quando estiver a pescar num rio ou albu-feira, passe a ver barcos com redes a retirar tudo o que é carpas, achigãs (e outras espécies exóticas mencionadas na lei); pescadores a serem multados por devolverem carpas ou achigãs à água; outros a serem recompensados pelos exemplares que exterminam. Infelizmente, em certas zonas do interior, já nos habituá-mos a ver barcos lançando redes ilegais, favorecidos pela inoperância das autoridades, que contactamos em vão... Mas este pesadelo pode passar a ser diário e, inclu-sivamente, legalizado e incentivado pelas mesmas a-utoridades. O objectivo é ‘erradicar’ ou, na melhor das hipóteses, ‘controlar’ as espécies ditas exóticas e inva-soras. Assim, peixes como a carpa e o achigã, sendo considerados uma ‘ameaça’ ecológica, fazem parte das prioridades para exterminação. O destino das carpas--troféu que procuramos, dos achigãs que tanto prazer dão aos nossos colegas e tanto animam o interior do País com competições internacionais, poderá vir a ser traçado por esta lei. Muitos destes peixes passarão a constituir ingredientes de rações para alimentar gado ou serão usados como adubo.

Perante este panorama aterrador, os pescadores ainda não perceberam a importância de mostrarem o seu desagrado e contestarem esta lei, em vias de publicação.Nesse sentido, a APCF lançou uma petição online, funda-mentada, para que todos juntos possamos assinar. Pre-tende-se enviar uma mensagem muito clara ao Governo e autoridades competentes: a concretização de medidas de erradicação, relativamente à carpa e ao achigã, além de não ter qualquer fundamento científi co ou empírico nem ajudar a tão propalada biodiversidade, constitui um erro histórico que equivale, praticamente, a uma sentença de morte sobre a pesca desportiva em águas interiores, bem como de todas as actividades — incluindo turísti-cas e comerciais — associadas. Como tal, merece toda a nossa fi rme contestação e discordância.Caso concorde, assine, por favor, esta petição, no en-dereço www.peticao.com.pt/carpa-e-achiga, e divul-gue-a em todos os meios ao seu alcance.

www.apcf-info.blogspot.com

Mundo do Carp Fishing

Pedro LeitãoPresidente da Associação Portuguesa de Carp Fishing

Palavra de...

Uma ameaça paira sobre a pesca desportiva

BalançoContudo, no fi nal da activi-

dade, os pescadores desporti-vos puderam assistir a uma de-monstração ao vivo da realiza-ção de uma receita de boilies. A aprendizagem das técnicas e truques relativos à confecção de boilies de boa qualidade, aliás, tem sido um aspecto inovador que a APCF tem, desde sempre, valorizado no seu trabalho de divulgação da modalidade.

Como sempre os curiosos — que são cada vez mais — acerca desta modalidade que se torna empolgante pelas capturas recor-de proporcionadas, foram muito bem recebidos, com a proverbial boa disposição e informalidade dos sócios da APCF, que sou-beram envolver os convidados nesta grande família e em mais um convívio memorável.

Não se esqueceu também o almoço, que animou ainda mais o workshop e foi servido debaixo da tenda principal que acolheu a demonstração de boilies, tenda

Muitas foram as dúvidas dos pescadores desportivos que, demonstrando grande curiosidade e interesse, visitaram durante todo o dia o local. Foram disponibilizados também alguns diagramas ilustrativos das montagens exemplifi cadas

essa guarnecida com fotos de capturas dos sócios, acessórios e até um placard informativo so-bre a modalidade.

No fi nal da actividade, tínha-mos ganho mais uns praticantes para a modalidade e até sócios. Assim, o balanço a fazer deste encontro é extremamente posi-tivo. Foi, sem dúvida, uma das actividades mais concorridas da história da APCF! A organização está de parabéns por mais um trabalho notável que realizou em prol da Associação e do Carp Fishing português.

No encerramento, as palavras do Presidente da APCF, Pedro Leitão, renovaram, uma vez mais, a política de abertura e «disponibilidade para parti-lhar» da Associação. Numa pró-xima actividade faça-se presente, traga as suas dúvidas e coloque-as. No fi nal teremos todo o gosto de receber quem quiser juntar-se a esta equipa que luta pela evo-lução da modalidade do carp fi shing em Portugal.