ap_1_final

6
Por: Raúl Candeloro 10 PERGUNTAS PARA DECIDIR SE ACEITA UM NOVO PROJETO agosto de 2014 1

Upload: ingredfraga

Post on 30-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

10 PERGUNTAS PARADECIDIR SE ACEITAUM NOVO PROJETO

TRANSCRIPT

Page 1: AP_1_FINAL

Por: Raúl Candeloro

10 PERGUNTAS PARA

DECIDIR SE ACEITA UM NOVO PROJETO

agosto de 2014 1

Page 2: AP_1_FINAL

Autor: Raúl Candeloro

2

Atenção! A partir de hoje a newsletter Gestão em Vendas vai passar a chamar-se “Alta Performance em Vendas”. Semanalmente

trarei dicas práticas e objetivas sobre como melhorar sua performance, trabalhar melhor e conseguir maiores resultados de

maneira eficiente e inteligente.

***

Para começar, hoje vamos falar sobre AÇÃO. Nada separa mais uma pessoa de Alta Performance do que um viés para a ação.

Mas a ação FOCADA. Não um excesso de atividades enganadoras que não leva a nada. Estar ocupado não é sinal de Alta Performance! Muita gente confunde isso.

Algumas atividades são na verdade ‘enrolation’ – são fáceis e confortáveis mas, na verdade, são uma fuga para evitar fazer o que realmente sabemos que deveríamos estar fazendo.

Pseudo-atividades = enrolation = baixa performance.

O pior é que muita gente está tão atarefada com pseudo-atividades que depois diz que não tem tempo (ou energia, pois está muito cansado/a) para fazer o que realmente traria grandes resultados e faria uma grande diferença na sua performance (e na vida).

Não podemos deixar isso acontecer. Uma pessoa de Alta Performance está SEM-PRE procurando melhorar sua performance. É aqui que justamente mora um dos maiores problemas da baixa performance.

Temos a tendência, como amantes da produtividade, a nos envolvermos com projetos demais – muitos deles nem alinhados com nossos principais objetivos.

Acabamos fazendo coisas demais que no fundo não agregam valor, mas roubam nosso tempo e nossa energia. É uma das maiores dificuldades que vejo nos meus clientes de coaching: não conseguem dizer ‘não’ a nada, vão empilhando coisas na sua vida e, quando se dão conta, estão soterrados, infelizes, fazendo um monte de coisas mas nada direito. E pior, bastante comum: afastados da família.

Para lidar com isto de maneira produtiva, Leo Babauta, que é editor do blog Zen Habits, criou uma lista com 10 perguntas para você se fazer ANTES de começar um projeto. Adaptei o check-list para falarmos especificamente de Alta Performance.

Page 3: AP_1_FINAL

Autor: Raúl Candeloro

3

Este check-list ajuda muito você a decidir se vale a pena dizer ‘sim’ ou ‘não’ para novas atividades, projetos, convites, propostas, etc.

Basicamente, estas 10 perguntas ajudam você a decidir: “Aceito este projeto ou não? Vou realmente começar esta atividade ou não?”.

1) Existe algo que eu possa fazer agora em relação a isto, mesmo que pequeno? Se você realmente tiver interesse em começar este projeto, no mínimo vai estar curioso/a, vai querer pesquisar, vai querer falar com alguém, vai começar uma lista mental (ou, de preferência, no papel) sobre coisas a fazer. Se nada disso acontecer, ponto negativo – alta probabilidade de nada acontecer.

2) Consigo me dedicar a isto por pelo menos um mês? Todos nós temos já uma série de coisas acontecendo na nossa vida. Mas sempre achamos que cabe mais alguma coisa (curso de línguas, pós-graduação, academia, etc.). Se você conseguir imaginar-se dedicando-se a isto por pelo menos 30 dias, sem falhas, ponto positivo. Se não… provavelmente não vai durar muito, pois não é tão importante para você.

3) Se eu fizer isto todos os dias, o que vai acontecer? Ou seja, qual vai ser o resultado positivo na minha vida se eu me dedicar a isto de verdade? O que vai acontecer se eu prospectar pelo menos mais um cliente por dia? O que vai acontecer se eu ligar para pelo menos um cliente por dia para fazer pós-venda? O que vai acontecer se eu estudar 15’ de técnicas de vendas por dia? O que vai acontecer se eu for dormir meia-hora mais cedo todos os dias? O que vai acontecer se eu me alimentar corretamente? Pequenas ações, repetidas consistentemente, trazem grandes resultados.

Page 4: AP_1_FINAL

Autor: Raúl Candeloro

4

4) Isto tem uma razão importante por trás? Tenho falado muito sobre o ‘reason why’ – o seu grande ‘por que’. Por que fazer isso? Qual a verdadeira razão (e o verdadeiro benefício) de dedicar-se a isso? Se eu prospectar pelo menos mais um cliente, vou aumentar minhas vendas. Por que quero aumentar minhas vendas? Dinheiro? Reconhecimento? Novas oportunidades? Cada um terá sua própria resposta – seu próprio ‘por que’. Sem um ‘por que’ forte por trás da atividade não existe nem mo-tivação de verdade e nem persistência para realmente dedicar-se a isso.

5) O que acontece de ruim/negativo se eu não fizer isso? Outra grande pergunta. Se fazer algo traz consequências positivas, o que acontece se eu NÃO fizer? Agora compare as duas respostas: se os ganhos/benefícios não forem maiores do que os problemas causados pela acomodação, então provavelmente você vai continuar acomodado. Precisa haver um benefício claro da ação para realmente nos mexermos e entrarmos em ação.

6) Tenho tempo para isso? Assim como você, eu também tenho um dia muito corrido. Uso agenda para me organizar e quase todos os blocos de tempo estão preenchidos. Quando tenho que decidir se vou fazer algo novo/diferente, tenho que olhar para minha agenda e me perguntar: “Onde vou encaixar isso?”. 3 opções de resposta: ou eu crio espaço na agenda, ou eu tenho que tirar algo da agenda para colocar essa coisa nova ou… não faço a coisa nova. Esse exercício de definir prioridades de maneira pensada, organizada, é fundamental para a Alta Performance. Se algo não estiver realmente ‘encaixado’ na sua agenda… alta probabilidade de não ser feita.

Page 5: AP_1_FINAL

Autor: Raúl Candeloro

5

7) Quando vou começar? Se toda vez que você pensar em começar você se pegar dando desculpas para começar ‘amanhã’, ‘na semana que vem’ ou pior: ‘depois vejo isso’, então alguma coisa está errada. E você já sabe disso… só não está querendo (ou conseguindo) assumir. Cresci ouvindo meu pai dizer “Amanhã é a mentira piedosa com que se alimentam as vontades moribundas”. Quem tem vontade de verdade começa AGORA, começa JÁ.

8) Como vou medir meu progresso: Eu sempre defendo que você defina uma meta eSMART justamente por causa disso. Você precisa definir o que quer exatamente e quando vai querer atingir essa meta exatamente. Aí fica fácil de acompanhar o seu progresso, se está fazendo o que deve ser feito, se está avançando, se está atrasado, o que falta para fazer, etc. Outra recomendação que dou é de sempre incluir na sua lista de ‘coisas a fazer’ para o dia seguinte algo específico (por menor que seja) diretamente ligado à sua meta ou objetivo. Assim você tem a certeza de sempre estar avançando (e acompanhar se está fazendo ou não essa tarefa diária é uma excelente forma de medir seu progresso).

9) Como posso manter minha disciplina: Muita gente começa novos projetos com toda a empolgação do mundo e daqui a pouco vão perdendo o gás, a motivação, a vontade… e o projeto acaba sendo lentamente deixado de lado. Para evitar que isso aconteça, você precisa estar prevenido e preparado. O que vai fazer para evitar quedas de produtividade, desmotivação, acomodação, preguiça? "Não seremos lembrados pelo que começamos - seremos lembrados pelo que TERMINAMOS. E, para isso, é necessário autodisciplina para fazer, todos os dias, o que precisa ser feito. Mesmo que seja inconveniente ou desconfortável.

Page 6: AP_1_FINAL

Autor: Raúl Candeloro

6

10) Como não vou me esquecer: Muitas vezes demoramos para que um novo hábito de sucesso substitua um hábito anterior. É comum então você chegar em casa e lembrar que, na correria do dia, acabou esquecendo de fazer algo importante relacionado ao novo projeto ou meta. Como vai evitar que isso aconteça? Como garantir que TODOS OS DIAS você vai fazer algo para avançar seu projeto? Vai colocar na agenda? Vai se mandar e-mails de lembrete? Não vai comer até fazer aquilo? Vai pedir que alguém lhe cobre amigavelmente? Lembre-se: o que realmente faz diferença na sua vida não é o que você faz de vez em quando. É o que você faz todos os dias.

Então, já sabe: antes de se enfiar em algum novo projeto, aceitar um novo desafio ou começar uma nova atividade, faça estas 10 perguntas e defina claramente se realmente é algo que vai agregar, criar valor e aproximar você de seus objetivos.

Abraços de Alta Performance,