“gerÔnimo e.k.i.a.”: a operaÇÃo lanÇa de netuno · 2020. 4. 4. · 2 “gerÔnimo...

15
VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO 1 04/04/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, CONTRA-TERRORISMO, EUA, OPERAÇÕES ESPECIAIS, PAQUISTÃO GERÔNIMO E.K.I.A. : A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO Por Albert Caballé Marimón* SEALs invadindo o complexo de Bon Laden (Imagem: El Gran Capitán/Johnny Shumate). A Operação Lança de Netuno, que culminou com a morte de Osama Bin Laden, foi resultado de um planejamento extenso que sucedeu uma investigação complexa e repleta de incertezas e ambiguidades. Não há muitas informações oficiais sobre a missão e muitos aspectos permanecem desconhecidos. No entanto, com o passar do tempo diversos relatos vêm revelando pequenos detalhes que permitem especulações plausíveis a respeito da operação e dos meios empregados. “Gerônimo” foi o codinome designado para confirmar a identidade de Bin Laden pelos SEALs; o acrônimo em inglês “E.K.I.A.” significa “Enemy Killed In Action” (inimigo morto em ação). Os atentados de 11 de setembro consistiram em quatro ataques coordenados pelo grupo terrorista islâmico Al-Qaeda contra os Estados Unidos na terça-feira, 11 de setembro de 2001. Foram destruídas as torres gêmeas do World Trade Center, o edifício do Pentágono foi danificado e houveram cerca de 3 mil mortes e mais de 25 mil feridos. Calcula-se que os prejuízos financeiros decorrentes da destruição de infraestruturas chegaram a US$ 10 bilhões. Em resposta, os EUA desencadearam a chamada “Guerra ao Terror”, invadiram o Afeganistão e iniciaram uma caçada a Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda e mentor dos atentados. Bin Laden inicialmente negou seu envolvimento, mas em 2004 assumiu a autoria. A caçada humana durou dez anos, ao fim dos quais, durante o governo do presidente Barak Obama, Osama Bin Laden foi morto no Paquistão por operadores do Naval Special Warfare Development Group (Grupo

Upload: others

Post on 19-Jan-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 1

04/04/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, CONTRA-TERRORISMO, EUA, OPERAÇÕES ESPECIAIS, PAQUISTÃO

“GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO PorAlbertCaballéMarimón*

SEALsinvadindoocomplexodeBonLaden(Imagem:ElGranCapitán/JohnnyShumate).

AOperaçãoLançadeNetuno,queculminoucomamortedeOsamaBinLaden,foiresultadodeumplanejamentoextensoquesucedeuumainvestigaçãocomplexaerepletadeincertezaseambiguidades.Nãohámuitasinformaçõesoficiaissobreamissãoemuitosaspectospermanecemdesconhecidos.Noentanto,comopassardotempodiversosrelatosvêmrevelandopequenosdetalhesquepermitemespeculaçõesplausíveisarespeitoda

operaçãoedosmeiosempregados.

“Gerônimo”foiocodinomedesignadoparaconfirmaraidentidadedeBinLadenpelosSEALs;oacrônimoeminglês“E.K.I.A.”significa“EnemyKilledInAction”

(inimigomortoemação).

Os atentados de 11 de setembro consistiram em quatro ataques coordenadospelogrupoterroristaislâmicoAl-QaedacontraosEstadosUnidosnaterça-feira,11 de setembro de 2001. Foram destruídas as torres gêmeas doWorldTradeCenter,oedifíciodoPentágonofoidanificadoehouveramcercade3milmortesemais de 25mil feridos. Calcula-se que os prejuízos financeiros decorrentes dadestruiçãodeinfraestruturaschegaramaUS$10bilhões.

Emresposta,osEUAdesencadearamachamada“GuerraaoTerror”,invadiramoAfeganistão e iniciaram uma caçada a Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda ementordosatentados.BinLadeninicialmentenegouseuenvolvimento,masem2004 assumiu a autoria. A caçada humana durou dez anos, ao fim dos quais,duranteogovernodopresidenteBarakObama,OsamaBinLaden foimortonoPaquistãoporoperadoresdoNavalSpecialWarfareDevelopmentGroup (Grupo

Page 2: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

2 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

EspecialdeDesenvolvimentodeGuerraNaval),popularmenteconhecidoscomoDEVGRUouSEALTeamSix, o componentedaMarinhadosEUAdo JSOC (JointSpecialOperationsCommand,ComandoConjuntodeOperaçõesEspeciais).

DeacordocomDougEnglen,aviadordo160ªSOAR(SpecialOperationsAviationRegiment, Regimento deAviação deOperações Especiais), em relato divulgadorecentemente (leia aqui), antes da Operação Lança de Netuno houveram trêstentativasdecapturaroumatarBinLaden:aprimeira,bemconhecida,emToraBora1,em2001;asegundanovaleShigal,anordestedeJalalabad,em2006;eaterceiraentreoKhostBowleovaledeTirah,noAfeganistão, em2008.Todasforaminfrutíferas.

Apósisso,asinvestigaçõespeloparadeirodeBinLadenpareciamdispersasatéque, em dezembro de 2009, umhomem-bombamatou sete agentes da CIA noAfeganistão. Ele marcara um encontro com os agentes sob a alegação de quetinha informações que dariam acesso ao círculo interno de Bin Laden. Issorenovouaurgênciada investigação. LeonPanetta, ao assumir comodiretordaCIA,percebeuquehaviamuitagentetrabalhandonocaso,massemcoordenaçãoefocoexecutivo,asatividadesacabavampornãoproduzirresultados.

Assim,PanettadesignouumanalistasêniormuitoexperientenoOrienteMédiocomo líder da operação, com responsabilidade por montar uma equipe,organizaras investigaçõesepriorizaracaçada.Apartirdeentão,Panetta fariareuniõesdebriefingsemanaiscomolíderparaacompanhardocaso.

Passaram-seváriosmeses semresultados.ACIA trabalhavacomahipótesedeque Bin Laden estava escondido nas áreas tribais do oeste do Paquistão,provavelmente numa caverna ou área rural, separado da família. As hipótesesconsideravam também que ele estaria protegido por guardas bem armados.Suspeitava-sequeeleestavacomproblemasdesaúdeequepoderiaestarligadoaumamáquinadediáliserenalimprovisada.

No final de agostode2010, o líder tinhanovidades.Agentesdescobriramdoisirmãos que haviam trabalhado como mensageiros para Bin Laden dez anosantes.ElesforamlocalizadoseseguidosnoPaquistão,nobairrodeclassemédiadeBilalTown,na cidadedeAbbottabad.Elesviviamemumacasaquepareciaumaverdadeirafortaleza.

Aqui, um parênteses: diferentemente do que vemos nos filmes de ação deHollywood, o trabalhode inteligência é, emgeral, tedioso, enfadonho e requerfoco e concentração. Nas palavras de Nada Bakos, ex-analista da CIA queparticipouda busca aBin Laden, trabalhar comanálise de inteligência é comomontar um quebra-cabeças no qual sempre faltam peças. Na maior parte dotempo é uma atividade tediosa, cheia de dúvidas, ambiguidades, informaçõesdesencontradasquepodemmudarcomfrequênciaequemuitasvezesparecemnãofazersentido.

1A Batalha de Tora Bora ocorreu de 6 a 17 de dezembro de 2001 no complexo de cavernas de Tora Bora, nasMontanhas Brancas, perto do Passo Khyber, no leste do Afeganistão. Foi uma operação lançada pelos EUA paracapturaroumatarOsamaBinLaden,quenessaocasiãoconseguiuescapar.

Page 3: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 3

Voltandoàoperação,osagentesdaCIApassaramavigiarafortaleza.Atravésdeimagensaéreasedesatélite,descobriramquealgunsmoradoresnuncasaíamdacasa. Observaram que o lixo não era posto para recolhimento, mas queimadodentro do próprio complexo. Perceberam que a casa não tinha serviço deinternetenemtelefonefixo.

Através das imagens aéreas, notaram que um terceiro homem, que passava amaiorpartedotempodentrodacasa,saíadevezemquandoparacaminharnoquintaldocomplexo,semnuncasairàrua.ElesoapelidaramdePacer,ealgunsanalistascomeçaramaespecularquepoderiaserBinLaden.Pelasimagensqueobtinham,elepareciateromesmotipofísicodeBinLaden,masnãoconseguiamobterumaimagemdeseurosto.

FIGURA01:pessoaldasegurançapaquistanesamedeummurodoladodeforadoesconderijodeOsamabinLadenapóssuamorte(Foto:AamirQureshi/AFP/GettyImages).

Houve uma ocasião em que Leon Panetta perdeu a paciência e quis que osagentesinstalassemcâmerasocultasnumadasárvoresaltasquehaviaaoladodacasa,masosanalistasoconvenceramadesistirdaideia.Poucosdiasdepois,asárvores foram derrubadas, indicando que os moradores tinham preocupaçãocomsegurança.

Certa vez tentaramqueummédico, oDr. ShakilAfridi2, que trabalhavapara aCIA, conduzisse uma campanha de vacinação na vizinhança, na tentativa deconseguir amostras do DNA das crianças da casa. Se Bin Laden vivia lá,possivelmenteumadas crianças seria seu filho.Oplanonão funcionouporqueelasnãoforamvacinadas.2ODr.ShakilAfridifoipresoporautoridadespaquistanesas20diasapósamortedeBinLaden.Eleseguenaprisãoetravaumabatalhajudicialparalivrar-sedesuasacusações.MuitosnoPaquistãooconsideramumtraidor.

Page 4: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

4 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

Osagentesnãoconseguiamaprovadefinitiva–umafotodeBinLaden–,eentrarna casa era impossível.Mas seguiram trabalhando e reunindo inteligência. Háautores que suspeitam que a CIA teria obtido algum tipo de cooperaçãopaquistanesa, seja da inteligência ou das forças armadas; no entanto, emboraessahipótesenãopossa ser totalmentedescartada,nãohánenhumaevidênciadequeissotenhaocorrido.

FIGURA02:complexodeOsamaBinLadenemAbbottabad,poucodepoisdoataque(Foto:TheAtlantic).

FIGURA03:fotoaéreadoHarveyPointDefenseTesting,instalaçãodetreinamentodaCIAnaCarolinadoNorte,tiradaem15defevereirode2011(Foto:TheAtlantic).

Page 5: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 5

O presidente Barak Obama, que eramantido informado de toda a operação eestavaempolgado comoprogresso, autorizouque se fizessemplanosparaumpossívelataqueàfortaleza.Foramconsideradasdiversasalternativas,amaioriavariaçõesde ataquesdeoperações especiais ouataques aéreos, comaviõesoucom UAV (Unmanned Aerial Vehicle, Veículo Aéreo não Tripulado). Algumasversões incluíam cooperação commilitares paquistaneses. Obama decidiu nãoinformar e nem trabalhar com os paquistaneses; ninguém confiava que elesmantivessemsegredo.

Paralelamente,osSEALsensaiavamumaoperaçãodeataque,econstruíramumaréplica da fortaleza de Bin Laden. Imagens de satélite de fevereiro de 2011mostramestasinstalaçõesemHarveyPointDefenseTesting,umainstalaçãodetreinamentodaCIAnaCarolinadoNorte.NasFiguras02e03épossívelverificara semelhança entre a construção de treinamento e a fortaleza real, embora ainstalação de treinamento tivesse cercas de arame e não muros de alvenariacomoaoriginal.

De acordo com o livro Relentless Strike: The Secret History of Joint SpecialOperations Command, de Sean Naylor, o treinamento do 160º SOAR com oshelicópterosBlackHawk (numaversãohoje conhecida como “SilentHawk” ou“MH-X”,modificadaparaacrescentarcaracterísticasdefurtividade)ocorreuemtrêsinstalações:naÁrea51,emNevada,naEstaçãodeArmasNavaisChinaLake,naCalifórniaenoCampodeProvasYuma,noArizona.

No final de abril, Panetta reuniu a equipe de analistas e perguntou a cada umdeles quais eram as chances de Pacer ser realmente Bin Laden. As opiniõesvariavam entre 40% e 95%. Panetta convidou analistas do NCTC (NationalCounterterrorism Center, Centro Nacional de Contraterrorismo) para criticar aanálisedaCIA.Aconfiançadelesnainteligênciadaagênciavarioude40%a60%.O diretor doNCTC,Michael Leiter, disse que seria preferível esperar por umaconfirmação positiva da identidade de Bin Laden. No entanto, quanto mais otempopassava,maiororiscodeocorrerumvazamento.

ApesardePanettalevaremcontaasdúvidasdosanalistas,eletinhacertezaqueainteligênciaquetinhamconseguidoeramelhordoquequalquercoisaqueaCIAtinhareunidosobreBinLadendesdeToraBora.

No final da tarde de 28 de abril de 2011, Panetta e o restante da equipe desegurança nacional se reuniram como presidente.Nas próximas noites, quasenão haveria luar sobre Abbottabad, configurando a situação ideal para umataque.Depoisdisso,passariamaisummêsatéquealuaentrassenovamentenafase mais escura. Depois das 19h00, Obama adiou a reunião e disse que iriadormirpensandonaoperação.

Quando se reuniram novamente e apresentaram os planos, os conselheirosmilitaresdopresidente sedividiram.Algunsapoiavamumataquede forçasdeoperações especiais, outros um ataque aéreo; outros ainda achavam melhoradiartudoatéquetivessemumaconfirmaçãopositiva.RobertGates,secretáriodeDefesa, lembrouda “OperaçãoEagleClaw”,de1980,quevisava resgataros

Page 6: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

6 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

refénsamericanosemTeerãeresultouemdesastre.Elealertouquenaocasião“osmilitarestambémdisseramqueeraumaboaideia”.

GateseogeneralJamesCartwright,vice-presidentedoJCS(JointChiefsofStaff,oestado-maior conjunto das forças armadas americanas), eram a favor de umataqueaéreocomosbombardeirosB-2Spirit.NoentantoaUSAFcalculouqueseriamnecessárias 32 bombas de duasmil libras cada umapara penetrar dezmetros abaixodo solo e garantirqueumpossívelbunker fossedestruído. Issototalizavacercade29 toneladasdeexplosivo,oqueseriaequivalenteacausarum terremoto no bairro. Obama desistiu dessa opção e instruiu o almiranteWilliamMcRaven,comandantedoJSOC,aprosseguircomaopçãodeumataquedeoperaçõesespeciais.

Comosetratavadeumaoperaçãoemterritóriopaquistanês,opresidentetemiaque, seumdoshelicópteroscaísseeaequipe tivessequecombateroupior, sefosse capturada, osEUA teriamumsérioproblemadiplomático.Assim,Obamapediu que fossem acrescentados mais helicópteros por segurança. McRavenorientou seu pessoal a incluir dois Chinook como backup, e essa decisão seacabouporrevelar-seprovidencial.

De acordo com alguns relatos, dois membros do SBS britânico (Special BoatsService,ServiçoEspecialdeBarcos,equivalentedaRoyalNavydoSAS,SpecialAirService), um capitão e um major, teriam participado da fase final doplanejamento, contribuindonos ajustes e refinamentos finais. Sua participaçãoseria devida à grande experiência das forças especiais britânicas em guerraurbanaeoperaçõesdevigilânciaeataqueaprédiosfortificados.Até2011,oSASeoSBShaviamrealizadomaisdedoismilataquesàfortalezasdaAlQaedaedoTalibannoIraqueenoAfeganistão,muitosemestreitacooperaçãocomastropasamericanas.

Na madrugada de 2 de maio de 2011, a operação foi desencadeada. ForamempregadosdoishelicópterosSilentHawkMH-X(osjámencionadosBlackHawkmodificados)edoisChinookMH-47.Asequipesquerealizariamoataqueeramcompostas por23 SEALs (mais reservasnosChinook), um tradutor que falavalínguaspaquistanesaseCairo,umcãopastorMalinois,queseriaempregadonocasodeenfrentaremdificuldadesparaencontrarBinLadendentrodacasa.

Oplanoerasimples:partindodeJalalabad,noAfeganistão,osdoisSilentHawkscomasequipesprincipaisseguiriamdiretamenteaAbbottabad,acercade250kmdedistância. Seriamseguidos,45minutosdepois,pordoisMH-47Chinookcomequipesecombustíveldereserva.OsMH-Xnãotinhamautonomiaparairevoltar,portantoestabeleceramumFARP(ForwardAirRefuelingPoint,PontodeReabastecimentoAéreoAvançado)cercade48kmaonortedeAbbottabad.OsChinook permaneceriam no FARP em prontidão para a operação dereabastecimentoeparaqualquereventualidade.Aofimdamissãonocomplexo,osSilentHawksseguiriamaoFARP,reabasteceriamede lá todasasaeronavesretornariamaJalalabad.

De acordo como plano, oHawk-1 iria pairar sobre o quintal e os doze SEALsdesceriam através de cordas. O Hawk-2 voaria para o canto nordeste do

Page 7: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 7

complexoedeixariaotradutor,ocãoCairoequatroSEALs,quecontrolariamoperímetrodoedifício.Aseguir, iriapairarsobreacasaeo líderdaequipeeosseis SEALs restantes desceriam no telhado. A função do tradutor era mantervizinhoscuriososàdistância–eleagiacomosefosseumpolicialpaquistanêsàpaisana. Se necessário, os quatro SEALs e o cão podiam ajudar de formamaisincisiva.SefossedifícilencontrarBinLaden,ocãoseriaenviadoparadentrodacasaembuscadeparedesfalsasouportasocultas.

Aoperaçãoprosseguiu,eavelhamáximadequeoplanejamentoduraatéoiníciodocombatesefezpresente3:aochegar,oHawk-1teveproblemasdesustentaçãoecaiudentrodocomplexo.ComissooHawk-2,aoinvésdedeixarosSEALsnotelhadodacasa,pousoudooutroladodarua.

FIGURA04:infográficodocomplexodeBinLadencomopontoaproximadodoacidentecomohelicóptero(Fonte:adaptaçãocomimagemdaCIA).

NosEUA,alémdeBarakObama,aoperaçãofoimonitoradapelovice-presidente,Joe Biden, pelo Secretário de Defesa, Robert Gates, pela Secretária de Estado,Hillary Clinton e por Leon Panetta, além de diversos funcionários do governo.Elesteriamassistidoàoperaçãoreal-timepelofeeddevídeotransmitidoporumUAV.Aocontráriodoqueémostradoemalguns filmeserelatos,osSEALsnãoestariamusandocâmerasdecapacete.

Em uma linha segura de teleconferência de vídeo, Panetta teria perguntado aMcRaven “quediabos está acontecendo?”, aoque o almirante teria respondidofriamente que ninguém estava ferido, que a missão seria cumprida e que eleestavaenviandoumhelicópterodereservaconformeplanejado.

3Na opinião deste autor, essa máxima só reforça a necessidade de refinar ao máximo qualquer planejamento eprocurar antecipar todas as possibilidades. Nesta situação específica, o backup funcionou conforme previsto e aoperaçãotranscorreusemmaispercalços(conhecidos).

Page 8: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

8 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

De qualquer forma, o restante do planejamento foi mantido. O plano backupfuncionou e o Chinook-1 chegou dez minutos depois do acidente. Os SEALsinvadiramacasa,ealémdeBinLaden,mataramKhalid(seufilho),AbuAhmedeAbrar al-Kuwaiti (os irmãos mensageiros) e Bushra (esposa de Abrar). Alémdisso,apreenderamcomputadores,câmeras,CDs,DVDsepen-drives.

FIGURA05:presidenteObamaesuaequipedesegurançanacionalnaSaladeSituaçãodaCasaBranca.Sentados,daesquerdaparaadireita:vice-presidentedosEUAJoeBiden,presidenteObama,brigadeiro-generalMarshallB.“Brad”Webb(USAF),assistentedecomandogeraldoComandoConjuntodeOperaçõesEspeciais;DenisMcDonough,conselheiroadjuntodesegurançanacional;HillaryClinton,secretáriadeestadoeRobertGates,secretáriodedefesa.Empé,daesquerdaparaadireita:almiranteMikeMullen(USN),presidentedoEstado-MaiorConjunto;TomDonilon,conselheirodesegurançanacional;BillDaley,chefedegabinete;TonyBlinken,conselheirodesegurançanacionaldovice-presidente;AudreyTomason,diretoradecontraterrorismo;JohnBrennan,assistentedopresidenteparasegurançainternaecontraterrorismo;JamesClapper,diretordeinteligêncianacional.UmdocumentoclassificadoemfrentedeHillaryClintonfoiembaçadopelaCasaBranca

(Foto:PeteSouza,fotógrafooficialdaCasaBranca/WikimediaCommons).

Finda a atividadena fortaleza, as equipespassarama embarcar opessoal e asapreensões.Enquanto isso,osoperadoresdeminigundoChinook-1vigiavamaárea.Vizinhoscuriososcomeçavamaseaglomeraraoredordocomplexo;eramcontidos pelo tradutor e pelos SEALs que vigiavam o perímetro, mas mesmoassim a situação era tensa. Não era um ambiente “normal”: não estavam emguerracomoPaquistão,enãohaviaali inimigosalémdeBinLaden.Sealguématirasse neles, mesmo devolver o fogo seria complicado. Aqui, as regras deengajamentoerambemdiferentesdoquenoAfeganistão.

A operação no complexo, da chegada à partida, durou cerca de 38minutos. AviagemdevoltaaJalalabadlevariaporvoltadenoventaminutos;umpoucomaisparaoMH-XquerumouparaoFARP.

Page 9: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 9

Page 10: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

10 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

SegundoorelatodeDougEnglen,opilotodoChinook-1,nocaminhodevoltaeleengajado três vezes por um F-16 paquistanês; ele diz que essa possibilidadehavia sido prevista e embora ele não seja claro quanto aos detalhes, ficouimplícitoqueeleseevadiudocaçapormeioderecursosEW(ElectronicWarfare,GuerraEletrônica).

Devoltaa Jalalabad,aequipeeo sacocontendoocorpodeBinLadenvoaramnumHerculesC-130paraaBaseAéreadeBagram,noAfeganistão,ondeelefoipesado, fotografado e um médico coletou material para exames de DNA. DeBagram,umV-22OspreydosmarinesolevouaoUSSCarlVinson.Apósreceberosritosmuçulmanos,OsamaBinLadenfoisepultadonoMarArábico.

HIPÓTESES E MEIOS EMPREGADOS Nãohádetalhesoficiaisdisponíveissobretodososrecursosempregadosnessaoperação, mas considerando sua importância para os EUA, podem ser feitasdiversassuposições.

Algumasperguntasnuncaforamoficialmenterespondidas:comooshelicópterosconseguiramevadiraredededefesaaéreapaquistanesa?Comoelesenganaramosradares?Afurtividadedehelicópterosémuitomenordoqueadeumavião.Portanto,quemeios foramempregadospara superar isso?Elesprovavelmentevoaramaumaaltitudemuitobaixaparaevitarradares,masseráqueconfiaraminteiramentenisso?

Umahipóteseéqueosamericanos teriam trabalhado comapoiodoPaquistão,totalouparcial.Nessasuposição,asequipesteriamtidocertograudeliberdadepara operar. É muito possível que a inteligência do Paquistão soubesse dapresençadeBinLadenemAbbottabad,esuspeitava-semesmoqueelecontavacom algum grau de apoio do governo paquistanês. Conforme alguns relatos, opresidenteBarakObamahaviaoptadopornãotrabalharcomospaquistanesesenemsequerinforma-los,temendoqueBinLadenfossealertadoeescapasse.

SeosEUAnãotiveramapoiopaquistanês,édifícilcrerqueaoperaçãofossetãosimples quanto apenas dois helicópteros carregados de SEALs cruzando oterritóriopaquistanêsemvoobaixosemnenhumoutrotipodeapoio.Portanto,apróximahipótese necessariamente passa pelo empregode uma ampla redederecursosdesuporteàoperação,desdejameamentoderadaresatéaeronavesdeprontidãoparaapoioàsequipesemterra.

Partindo dessa premissa, não é incorreto supor que, além dos helicópteros,váriasoutrasaeronavespodemteratuadonaoperação.CombasenosprováveisrequisitosparaumamissãocomoessaesabendodatecnologiaàdisposiçãodosEUA,aeronavescomcapacidadeSIGINT(SignalsIntelligence,atividadedecoletade inteligência através da interceptação de sinais de comunicação) e ELINT(Electronic Intelligence, inteligência eletrônica) podem ter sido empregadas.Possivelmenteaeronavesdeguerraeletrônicacomcapacidadesdeinterferência(jamming)devemtersidoutilizadas.

Page 11: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 11

Naépocahaviadoisporta-aviõesamericanosnoMarArábico:alémdoUSSCarlVinson (para onde o corpo de Bin Laden foi levado), que operava os EA-18GGrowlers,haviatambémoUSSEnterprise,operandoosEA-6BProwlers.Ambasasaeronavespossuemsistemascapazesde suprimirdefesasaéreas.Épossívelque esses sistemas seriam capazes de provocar interferência mesmo semnecessariamenteentrarnoespaçoaéreopaquistanês.

UmaaeronavecomooRC-135podeteratuadocoletandodadosemtemporeal.Essaaeronaveécapazderealizardetecção,localizaçãoeidentificaçãodesinaisemtodooespectroeletromagnético.

Paratodososefeitos,osamericanoslançaramumataqueaumalvosituadonumestado soberano. Levando em conta que a força aérea paquistanesa opera emestadodeprontidãopermanentedevido às tensões coma Índia, é de se suporqueelesplanejaramapossibilidadedeaçõesdefensivaspaquistanesascontraoshelicópteros.NãoparececrívelqueosEUAlançassemumaoperaçãodesseportecontraseu“inimigonúmeroum”arriscandoperderamissãopelaeventualidadedeumaaçãodefensivapaquistanesacontradoishelicópteroisolados.Portanto,éplausível inferir que aeronaves de reconhecimento e alerta antecipado podemter operado e jatos de combate estariam de prontidão para uma possíveleventualidade.Lembremosdosdoisporta-aviõesoperandonaregião.

Hárelatosdequeosamericanosteriambloqueadoascomunicaçõesnaáreaalvoantes do ataque, derrubando sistemas eletrônicos e telefones celulares. EssamissãopoderiaserrealizadaporumEA-6BProwler.Na faltadeevidênciasemcontrário,essahipóteseéplausívelenãopodesertotalmentedescartada.

Aoperação foi transmitidareal-time àCasaBrancaeà sededaCIA.Assim,umUAV RQ-170 Sentinel com capacidade de transmissão de vídeo deve ter sidoempregado. Com todos esses recursos aéreos operando, pode-se supor anecessidade de implementar um sistema de gerenciamento de espaço aéreo,links de dados e comunicação segura entre as forças em terra, navais eaeronaves. O E-2C Hawkeye, que opera a partir dos porta-aviões, poderia seruma opção. Outra hipótese seria o E-6 Mercury, que atua como um posto decomando aéreo e sistema de retransmissão de comunicações. Essa aeronave,derivadadoBoeing707-320,poderiaoperarapartirdeumadasdiversasbasesaéreasusadaspelosamericanosnaregião.

Numaoperaçãodessamagnitudecontraseumaiorinimigoatéentão,éplausívelesperar que os americanos tivessem à mão um plano “B” ou até mesmo “C”;portanto, uma quantidade significativa de recursos deve ter sido mantida deprontidãoparaeventuaisfalhasoumudançasdeplanosdeúltimahora.

O “MH-X S ILENT HAWK” O acidente com o primeiro helicóptero, cuja destruição pelos SEALs acaboudeixandoacaudaintactadoladodeforadocomplexo,expôsoempregodeumaversãostealthdoBlackHawk,chamadaporalgunsde“SilentHawk”ouMH-X.Defato, se não fosse por esse acidente, essa aeronave provavelmente não seriaconhecidaatéhoje.

Page 12: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

12 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

Novamente,nãoháinformaçõesoficiaissobreseudesenvolvimento,masmuitojá se escreveu e especulou sobre a mesma. De acordo com o livro RelentlessStrike:TheSecretHistoryofJointSpecialOperationsCommand,essaaeronaveeraparte um extinto programa experimental que teria sido revigorado após seuempregonaOperaçãoLançadeNetuno.Deacordoo livro,oprojeto tinhadoisobjetivos:remodelarohelicópteroecobri-locommaterialabsorventederadar(RAM) para diminuir sua assinatura de radar e torna-lo mais silencioso. Emmeados da década 2000 os Night Stalkers teriam enviando duas equipes paratreinarnosprotótiposdoshelicópteros.

FIGURA08:concepçãoartísticadoMH-X“SilentHawk”,versãostealthdohelicópteroBlackHawk(Imagem:Aviationgraphic.com).

Deacordocomolivro,osBlackHawkfurtivostinhamdesempenhoquestionável,com o peso resultante dasmodificações de furtividade tornando-os difíceis decontrolarsobcertassituações,especialmenteaopairar.No livro,Naylorafirmaque essas aeronaves não eram a escolha dos SEALs e que eles teriam sido“forçados”autiliza-las.OsSEALsprefeririamusarosChinookMH-47,queo160ºSOARconhecetãobem.EleafirmaqueelestestaramosChinookcontraradaresda Área 51 que emulavam os modelos usados pelo sistema de defesa aéreapaquistanêseosresultadosmostraramqueelesteriamboaschancesdesucessousando técnicas de infiltração, como o voo nap-of-the-earth (técnica de voo amuitobaixaaltitudeparaevitarradaresinimigos).Mesmoassim,seupedidofoinegadopelaCIAepelopróprioalmiranteMcRaven.

Aparentemente a Casa Branca teria “comprado” a ideia de que o Silent Hawk,invisívelaoradar,seriaomeioidealparaumainfiltraçãofurtivanoPaquistão.AinsistêncianousodeumhelicópterostealthpodesermaisumindicativodequeosEUAnãotinhamapoiodoPaquistão.Tambémpoderiaexplicaranarrativadeque próprio presidente Barak Obama teria feito sugestões durante o

Page 13: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 13

planejamentoepedidoainclusãodeaeronavescomobackupparaocasodeumacidentecomumdosSilentHawk.Seriaporsaberqueeramaeronavesinstáveis?

RAZÕES PARA A QUEDA Comonamaiorpartedosacidentesaeronáuticos,omaisprováveléqueaquedadoSilentHawktenhaocorridonãoporum,masporumaconjunçãodefatores.

FIGURA09:restosdo“SilentHawk”noladoexternodomurodafortaleza(Foto:TheDrive/TheWarZone).

Uma hipótesemuito considerada é que, nomomento do acidente, a aeronaveestava ao lado do muro do complexo, o que causaria a recirculação do armovimentadopelaspásdosrotores,provocandoum“vórtice”quereduziuasuasustentação. O treinamento foi realizado numa instalação que tinha cercas dearameaoinvésdomurodealvenariadocomplexoreal;oarcircula livrementeatravésdoarame,oquenãoocorrecomumaparede.Assim,épossívelqueporessarazãoofenômenonãotenhasidoprevisto.

No relatodeDougEnglen, o pilotodeChinookqueplanejou amissão aérea, ohelicópteroacidentadoestariatransportandoumapessoaadicionaleteriamaiscombustíveldoqueoplanejado,portantocomumpesomaiordoqueoprevisto.Esseseriaoutrofator.

Uma terceira condição seria que, conforme foi mencionado, as alterações quevisavam furtividade tornarama aeronavedifícil de controlar emdeterminadassituações, especialmenteaopairar,queeraexatamentea situaçãodaaeronavenomomentodoacidente.

Page 14: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

14 “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO VELHOGENERAL.COM.BR

O fato de os Silent Hawks não terem sido totalmente testados em combate eainda serem aeronaves quase experimentais parece ter sido encarado comoapenasmaisumriscoaserconsideradonoplanejamento.

REFERÊNCIAS • RudneiDiasdaCunha,comentáriosnaLive“Missãoimpossível:infiltrar-

senoPaquistãoeeliminarOsamaBinLaden”,CanalArtedaGuerra(YouTube),1deabrilde2020,disponívelem:https://youtu.be/-9YPUQfHzM0

• AlbertCaballéMarimón,AmissãoaéreadaoperaçãoquematouOsamaBinLaden,VelhoGeneral,18demarçode2020,disponívelem:https://velhogeneral.com.br/2020/03/18/a-missao-aerea-da-operacao-que-matou-osama-bin-laden/

• JosephTrevithickeTylerRogoway,TheMysteriousSagaOfAmerica’sHuntForAStealthSpecialOperationsTransport,Part2,TheDrive/TheWarZone,8dejaneirode2019,disponívelem:https://www.thedrive.com/the-war-zone/25813/the-mysterious-saga-of-americas-hunt-for-a-stealth-special-operations-transport-part-2

• M.IlyasKhan,ShakilAfridi:ThedoctorwhohelpedtheCIAfindBinLaden,BBCNews,9deoutubrode2019,disponívelem:https://www.bbc.com/news/world-asia-49960979

• LeonE.PanettaeJeremyBash,TheFormerHeadoftheCIAonManagingtheHuntforBinLaden,HarvardBusinessReview,2demaiode2016,disponívelem:https://hbr.org/2016/05/leadership-lessons-from-the-bin-laden-manhunt

• TylerRogoway,BookRevealsNewDetailsAboutStealthBlackHawksUsedInBinLadenRaid,Jalopnik,2deoutubrode2015,disponívelem:https://foxtrotalpha.jalopnik.com/book-reveals-new-details-about-stealth-black-hawks-used-1734205517

• JasonShueh,Ex-CIAAnalystTellsHowDataCaughtOsamabinLaden,GTGovernmentTechnology,26defevereirode2014,disponívelem:https://www.govtech.com/em/safety/Ex-CIA-Analyst-Data-Osama-bin-Laden.html

• JohnHudson,SatelliteImagesoftheCIA'sSecretBinLadenTrainingFacility,TheAtlantic,9deoutubrode2012,disponívelem:https://www.theatlantic.com/international/archive/2012/10/satellite-images-capture-cias-secret-bin-laden-training-facility/322676/

• ChristinaLamb,WhatreallyhappenedtoOsama,TheAustralian,7denovembrode2011,Disponívelem:https://www.theaustralian.com.au/news/inquirer/what-really-happened-to-osama/news-story/81c2f3606f1a22e531163cf646acb914

• NicholasSchmidle,GettingBinLaden,TheNewYorker,1deagostode2011,disponívelem:https://www.newyorker.com/magazine/2011/08/08/getting-bin-laden

Page 15: “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO · 2020. 4. 4. · 2 “GERÔNIMO E.K.I.A.”: A OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO VELHOGENERAL.COM.BR Especial de Desenvolvimento

VELHOGENERAL.COM.BR “GERÔNIMOE.K.I.A.”:AOPERAÇÃOLANÇADENETUNO 15

• StuartWintereMarcoGiannangeli,Britons“plannedraidonBinLadenhideout”,ExpressUK,14demaiode2011,disponívelem:https://www.express.co.uk/news/uk/245321/Britons-planned-raid-on-Bin-Laden-hideout

• DavidCenciotti,OperationNeptune’sSpearexplained,TheAviationist,6demaiode2011,disponívelem:https://theaviationist.com/2011/05/06/operation-neptunes-spear/

• AjeyLele,OperationNeptuneSpearandRoleofTechnology,JournalofDefenceStudies,InstituteforDefenceStudiesandAnalysis,NewDelhi.

*AlbertCaballéMarimónpossuiformaçãosuperioremmarketing,éfotógrafoprofissionaleeditordoblogVelhoGeneral.JáatuounacoberturadeeventoscomoaFeiraLAAD,oExercícioCRUZEXeaOperaçãoAcolhida.ÉcolaboradordarevistaTecnologia&DefesaedoCanalArtedaGuerra,onde,entreoutrasatividades,mantémumaresenhasemanaldefilmesedocumentáriosmilitares.Entresuas atividades, já proferiu palestras para os cadetes da Academia da Força Aérea. Pode sercontatadoatravé[email protected].