‘ao serviço dos cidadãos’

20
Tem uma ligação aérea, com elevador, entre os dois edifícios, que permite o acesso a cidadãos com mobilidade reduzida. As novas instalações da Junta de Freguesia de Ramalde estão dotadas de óptimas condições para os seus utentes e funcionários, num ambiente funcional e confortável. EDIFÍCIO ORIGEM EntRaDa FROntal “FRONT OFFICES” - Atendimento Geral - Cemitério - Águas do Porto, EM - CTT - Segurança Social - OBSRAM (Observatório Ramalde) NETSPACE (Espaço Internet) GIP (Gabinete de Inserção Profissional) GCI (Gabinete de Comunicação e Imagem) 1.º PIsO Presidente e Vogais Biblioteca-Museu ‘Agostinho da Silva’ Secretariado Sala Reuniões Gab. Jurídico, Económico e Auditoria Interna Contes (Contabilidade / Tesouraria) ‘aO sERvIçO DOs CIDaDãOs’ EDIFÍCIO nOvO Rés-ChãO Salão Nobre Gabinete Assembleia Freguesia Centro de Recursos e Formação Arquivos Históricos 1.º PIsO “BACK OFFICES” - SADM (Serviços Administrativos) - CEM (Cemitério) - SSP (Serviço Social e Psicologia) - DEJ (Desporto, Educação e Juventude) - RH (Recursos Humanos) - ASC (Animação Sociocultural) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Universidade Portucalense Instituto Superior da Maia Universidade de Aveiro

Upload: jframalde

Post on 18-Jun-2015

2.271 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

Tem uma ligação aérea, com elevador, entre os dois edifícios,que permite o acesso a cidadãos com mobilidade reduzida.

As novas instalações da Junta de Freguesia de Ramalde estão dotadas de óptimas condições para os seus utentes e funcionários, num ambiente funcional e confortável.

EDIFÍCIO ORIGEM

EntRaDa FROntal“FRONT OFFICES” - Atendimento Geral - Cemitério - Águas do Porto, EM - CTT - Segurança Social - OBSRAM (Observatório Ramalde)NETSPACE (Espaço Internet)GIP (Gabinete de Inserção Profissional)GCI (Gabinete de Comunicação e Imagem)

1.º PIsOPresidente e VogaisBiblioteca-Museu ‘Agostinho da Silva’SecretariadoSala ReuniõesGab. Jurídico, Económico e Auditoria InternaContes (Contabilidade / Tesouraria)

‘aO sERvIçO DOs CIDaDãOs’ EDIFÍCIO nOvO

Rés-ChãOSalão NobreGabinete Assembleia FreguesiaCentro de Recursos e FormaçãoArquivos Históricos

1.º PIsO “BACK OFFICES” - SADM (Serviços Administrativos) - CEM (Cemitério) - SSP (Serviço Social e Psicologia) - DEJ (Desporto, Educação e Juventude) - RH (Recursos Humanos) - ASC (Animação Sociocultural)

UniversidadeFernando Pessoa

Faculdade de Ciênciasdo Desporto e Educação Física

UniversidadePortucalense

InstitutoSuperior da Maia Universidade

de Aveiro

Page 2: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

2

RaMalDE, uMa FREGuEsIa COM FutuRO!

Viaduto das Andresas (Sobre a VCI) Rotunda e Viaduto de Francos

Ramalde está entre as quinze freguesias do Concelho do Porto, cuja integração se deu em 1895, em conjunto com as freguesias de Aldoar e Nevogilde.

De raiz eminentemente rural, sentiu a evolução própria do crescimento de uma Cidade capital duma grande metrópole e região como é a Cidade do Porto. Tal crescimento, nem sempre devidamente acompanhado dos equilíbrios sociais, urbanísticos e ambientais, caracteriza-se em parte pelo conceito de modernidade qualitativa do edificado, dos arruamentos, da mobilidade, dos equipamentos desportivos e sociais, sendo de realçar as potencialidades do tecido económico, o que torna o seu espaço numa âncora importante para o próprio desenvolvimento da Cidade do Porto, em todas as suas vertentes.

Esta “nova” centralidade urbana remete-nos para uma reflexão atenta e acutilante sobre os desígnios e desafios que se colocam em termos de futuro. Por um lado, temos as graves assimetrias sociais e habitacionais, que exigem dos decisores políticos uma atenção especial sobre o seu (re)enquadramento estrutural ordenado, fazendo aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, articulada por políticas de inclusão social.

Por outro lado, temos a exigência que se coloca à freguesia no que se refere aos investimentos públicos, afecto à melhoria das acessibilidades, na construção de novos equipamentos desportivos, de saúde e sociais e no reordenamento e recuperação dos espaços lúdicos e verdes.

Enquanto autarquia, limitada nas suas competências e financiamento, sentimos todas estas necessidades e propugnamos junto de outras instâncias do poder (central e local) pela concretização dos legítimos anseios e expectativas da população.

Dedicamos a nossa acção autárquica mais direccionada para as áreas da educação, da juventude, do desporto e da terceira idade, contributos essenciais para a garantia do futuro a para a dignificação da qualidade de vida. Ramalde é uma freguesia aprazível e acolhedora.Viver em Ramalde é um ganho de oportunidade acrescida face ao desenvolvimento mais sustentado e racional que auguramos.

Manuel MaioPresidente da Junta de Freguesia

Page 3: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

3

POPulaçãO52 000áREa GEOGRáFICa 580 hectareslIMItEsLocalizada na parte ocidental da cidade, esta freguesia é delimitada a Norte pelo concelho de Matosinhos, a Sul pela freguesia de Lordelo do Ouro, a Este pelas freguesias de Paranhos e Cedofeita e a Oeste pela de Aldoar.

hIstóRIa“Vós dizeis que viva Ramalde,/não sei que graça lhe achais:/Terra de milho miúdo,/Alimento de pardais!”Claramente freguesia de fundo rural, a origem e crecimento do povoado Rranhaldy perde-se no tempo, mesmo antes da fundação da monarquia portuguesa, entre os anos de 920 e 944, altura em que os monges de S. Bento chegaram ao território. A história começaria exactamente pelo julgado de Bouças e do seu antiquíssimo mosteiro beneditino. Território este que pertenceu ao Padroado Real de D. Sancho I, doado em 1196, à sua filha D. Mafalda.Ramunhaldi, assim se denominava o território na época de D. Sancho II, constituido pelos lugares de Francos, Requezendi, Ramuhaldi Jusão e Ramuhaldi Susão (actualmente Ramalde do Meio).Até 1896, S. Salvador de Ramalde pertenceu ao concelho de Bouças, o qual

hIstóRIa Da FREGuEsIa DE RaMalDE

integrava também S. Mamede de Infesta, Matosinhos, Foz do Douro e um conjunto de vinte povoações. Rranhaldy aparece citado, pela primeira vez, nas inquirições de D. Afonso III, de 1258. No entanto, já no ano de 1222, aparece citada num documento como lugar, em que a rainha D. Mafalda faz uma doação ao Mosteiro de Arouca. Situada nos limites do Porto, após a sua anexação, os lugares de Ramalde de Baixo e Ramalde do Meio eram considerados subúrbios da cidade e pouco identificados com esta. Nesta altura, a população dependia dos campos de sua grande extensão e dos seus trabalhos e hábitos agrícolas. Terra fértil para o cultivo de cereais como, milho, trigo, centeio e cevada.Terra de “milho miúdo”, tantas vezes assim apelidada. Tinha o seu ex-libris nas mulheres de Ramalde, chamadas de “Ramaldeiras”. Na altura, eram caracterizadas como muito bonitas e que

se vestiam com muita elegância.A dança da freguesia… folclore, costume, tradição, cultura, história e sobretudo, singularidade! Deu-lhe César das Neves e o nome de “Ramaldeira” ou “Chula de Ramalde”. Dança esta com características próprias das “country dances”, de origem inglesa. Uma influência, dos finais do séc. XVIII e inícios do séc. XIX, originária da feitoria inglesa e respectivos magnates e, das tropas de Beresford. A chula de Ramalde, é um acontecimento especial no quadro do folclore portuense, tudo pelo seu carácter camponês que a geografia e os hábitos da freguesia lhe impuseram.Formas de vida passadas que são trazidas à memória de hoje. Tradições personalizadas nas romarias que atravessaram décadas. As principais romarias desta terra eram duas, uma que se realizava na aldeia de Requesende, a 15 de Agosto, na Igreja da Nossa Senhora

Quinta da Prelada

Page 4: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

4

do Porto e a outra, considerada a maior romaria camponesa com impacto no Porto, a tão conhecida festa da Senhora da Hora. À sua capela e à popular Fonte das Sete Bicas acorriam milhares de pessoas na Quinta-Feira da Ascensão. Ramaldenses que se deslocavam a pé, aos de fora o caminho de ferro da Póvoa assegurava a chegada dos romeiros. Mas de Ramalde camponesa maiata pouca resta. A urbanização alterou-a completamente. Começaram a “nascer” o cimento e o alcatrão, tendo o desenvolvimento urbanístico e rodoviário tomado conta da freguesia, a par da construção de zonas residenciais, industriais e claro, do incremento do comércio. A pressão demográfica e urbanística tem sido muita, mas Ramalde vai procurando manter as áreas verdes.Foi a partir de 1880 que Ramalde se tornou palco das maiores alterações. Passou de um ruralidade milenar para se “entregar” às vidas mundanas, com a implantação das indústrias, principal responsável pela mudança de organização das terras e das suas gentes e pela irreversível alteração da paisagem. No ano de 1881, surgiu o primeiro centro têxtil do então concelho Bouças, que viria a ser a freguesia de Ramalde.Existiam a laborar nesta indústria três centenas de operários e cerca de 200 teares. Vestígios desta época não faltam, principalmente no que respeita aos bairros operários de então, as chamadas “ilhas”. Tratava-se de um alojamento muito precário mas que permitia a fixação dos operários a baixo custo e que surgiu precisamente, da frequente migração de mão-de-obra que se fixavam em Ramalde à procura de trabalho. Pessoas que se passaram a dedicar à indústria e consequentemente, a abandonar os trabalhos agrícolas. Contrariamente, a classe mais alta do

patronato passou a ser associada ao desenvolvimento de uma burguesia portuense industrial. A indústria têxtil predominou em Ramalde até 1960 e em “parceria” existia também a indústria metalúrgica. Por esta altura, ao centro da cidade do Porto foi entregue uma crescente tercialização, enquanto zonas periféricas como ramalde, se tornaram espaços residenciais e onde se deu sobretudo, o crescimento do sector secundário. Neste sentido e devido ao aumento populacional, surgiram as actuais habitações sociais para substituir as tais “ilhas”.Em 1985, Ramalde foi integrado no concelho do Porto, já como freguesia. Como limites tinha a Norte o concelho de Matosinhos (Bouças), a Sul Lordelo do Ouro, a Este Paranhos e Cedofeita e a Poente Aldoar. Na freguesia de Ramalde regista-se a presença e construção

Casteloda Prelada

hIstóRIa Da FREGuEsIa DE RaMalDE

Page 5: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

5

de novas vias que vão gradualmente, descaracterizando a terra. Dos grandes eixos rodoviários que atravessam e permitem ligações mais rápidas dentro da cidade e entre esta e o Grande Porto, surge-nos a Estrada da Circunvalação, Avenida da Boavista, Via Marechal Carmona (via rápida) e Via de Cintura Interna.Paisagens que se foram transformando ao longo dos anos, passando de gerações em geraçõesa transformação visual e a alteração do ordenamento do território. Prova de tempos idos assim é o conjunto de monumentos dos quais a freguesia se envaidece e orgulha. Monumentos esses inicialmente separados por extensas áreas de cultivo e que actualmente, se vêem de vistas para as tão modernas construções em altura.Mas Ramalde é uma caixinha de surpresas… terra cinema-tográfica, foi “cenário” da primeira empresa produtora

de cinema português, Invicta Film, Lda. Com as suas instalações na Prelada, ocupava uma área de 50 mil metros quadrados. Dos seus estúdios saíram produções cinematográficas como o “Frei Bonifácio” (1918); “Rosa do Adro” (1919); “Os Fidalgos da Casa Mourisca” (1920), entre outros. Até 1924 foram produzidas importantes obras, quando em 1931 cessou portas por graves dificuldades financeiras. Durante a sua existência esta série de produções só ajudaram a fazer e a enriquecer a história do cinema português. Ramalde assim se apresenta: um caso típico de uma zona rural cujo desenvolvimento se fez e se faz com a edificação de casario ao longo das entradas de acesso ao centro urbano principal. Para melhor terminar: “Dizeis que viva Ramalde, / também viva a Ramaldeira: / as saudades que eu levo / não cabem na algibeira.”

Casa de Ramalde

Casa de Ramalde

hIstóRIa Da FREGuEsIa DE RaMalDE

Page 6: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

6

Casa DE RaMalDEObra de Nicolau Nasoni é também conhecida por “Casa da Queimada”, por ter sido incendiada em 1809 pelas tropas francesas. Em 1747 sofreu remodelações imputadas pelo mesmo, acrescentando-lhes uma torre e o portal de entrada, pela Rua da Igreja. O seu aspecto inicial era quinhentista no entanto, o aspecto actual data do séc. XVIII.Hoje está instalada nesta casa o Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico (IPPAR). Nos ainda terrenos da Casa passa o ribeiro que se dirige da Quinta do Rio, passado por Lordelo, até ao Douro no qual desagua frente à “Ilha do Frade”, junto ao Largo do Calém.Nas imediações da Casa Queimada, existe uma pequena aldeia de casas rústicas nas Rua e Travessa do Outeiro.

quInta Da PRElaDaResidência setecentista dos Noronha e Meneses, com um belo portal barroco de traça de Nasoni, é uma quinta que já nas Inquirições do século XIII aparece mencionada com o nome de Pedra Lata.Edificação do italiano Nicolau Nasoni que as palavras do padre Agostinho Rebelo da Costa caracterizaram de “majestosa em grandeza, obeliscos, jardins, cascatas, pirâmides, labirintos e um grande lago que rodeia uma casa acastelada que está no seu centro firmada sobre uma pequena ilha.”A alameda da Quinta media mais de 400 metros e integrava-se num conjunto de paisagem construída de que faziam parte os obeliscos da entrada (que estão no Passeio Alegre), onde Nasoni utilizou, como ornamento, caracteres extraídos dos brasões dos donos da obra - as torres de Noronha e as alianças dos Menezes. No extremo da antiga alameda, no terreiro da casa, avulta o famoso chafariz do cágado.

Casa E CaPEla Da quInta DO RIOÉ outro do património arquitectónico da freguesia. Já em ruínas, localiza-se junto ao regato da ponte de pedra e da Casa do Moinho, mostrando vestígios de uma construção agrícola com alguma importância, com habitação, eira, instalações de produção e secagem. É ponto de confluência de vários ribeiros oriundos do Padrão da Légua, de Arca d’Água, com passagem pela Prelada e outro, ainda, do Seixo. Na respectiva capela existe uma inscrição que diz: “Esta capela a mandou fazer o Capitam Manuel da Silva Guima(rães) A(no) D(e) 1764…”.A ponte de pedra, que junto destas ruínas se encontra, tem pouco mais de um metro de largura e meia dúzia de extensão. É a última ponte rural ainda dentro da cidade.

PatRIMónIO aRquItECtónICO

Equipamento Social JI Ferreira Castro Cidade Cooperativa da Prelada Cidade Coop. Prelada - Parque Infantil

Jardim da PreladaViaduto da Prelada

Page 7: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

7

IGREja MatRIz DE s.salvaDOR DE RaMalDEDatada do séc. XVIII, possui um adro que mantém uma certa “atmosfera” do passado, mas nestas novas freguesias portuenses,tem por “paisagem” as “torres” dos bairros modernos.

PatRIMónIO aRquItECtónICO

nOva IGREja s.salvaDOR DE RaMalDEConstruída por vontade e fé do povo de Ramalde e sob o ministério pastoral do Pe. António Almiro Mendes, a nova Igreja de Ramalde foi dedicada a S. Salvador pelo Bispo D. Armindo Lopes Coelho.Inaugurada em 16 de Junho de 2002, esta Igreja é obra do Arq. Vasco Marais Soares. Edificação Moderna em betão maciço, granito, tijolo, e com o tecto em madeira, apresenta um forte aproveitamento da iluminação natural, tornando-se numa referência ao nível da estética e da acústica.O painel de azulejos do seu exterior, obra do mestre Rogério Ribeiro, retrata a história do Homem.

IGREja DE nOssa sEnhORa Da bOavIstaSituada no foco, integra a Paróquia de N.ª Sr.ª da Boavista. Detentora de belos vitrais é da autoria de Júlio Resende. A freguesia de Ramalde possui ainda mais duas paróquias: a de S. Salvador (a mais antiga da freguesia) e a Sacrário e a escultura que representa um Cristo crucificado, são também da autoria do mestre Júlio Resende.

IGREja DE s.PaulO DO vIsOAqui é também de se admirar uma escultura de Cristo crucificado, realizada sob a “tutela” de Júlio Resende.

IGREja sEnhORa DO PORtOSituada no Largo Padre Inácio Gomes (gaveto das Ruas de Santa Luzia e da Senhora do Porto), freguesia de Ramalde, é um templo com linhas modernas, concluído nos anos 70, com projecto dos Arquitectos Mário Morais Soares e Vasco Morais Soares, sendo Pároco o Pe António Inácio Gomes.

FunDaçãO EnG.º antónIO DE alMEIDaInstituição com fins artísticos, educativos e de carácter social. Dela fazem parte um museu e salas de conferências. É palco de cursos, concertos e inúmeras exposições que vão da pintura à numismática, artes gráficas, desenho, gravura, aguarelas e fotografia. Entre 1891 e 1968 o edifício sede da Fundação foi residência do Engenheiro António de Almeida. O “Museu Eng. António de Almeida” é “expositor” de colecções de mobiliário, pintura, tapeçaria, porcelana e colecções de moedas de ouro de origem grega, romana, bizantina, francesa e portuguesa.

Page 8: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

8

EquIPaMEntOs DE saúDEUnidade de Saúde de S. SalvadorHospital da PreladaUnidade de Saúde do CarvalhidoCasa de Saúde da Boavista

nOvas InFRa-EstRutuRasNos últimos tempos, a cidade do Porto tem vindo a sofrer importantes obras de remodelação que a têm vindo a dotar de melhores condições urbanísticas e viárias. Ramalde é das freguesias que mais mudanças tem sentido, principalmente a nível das vias de comunicação, um dos vectores mais decisivos da actualidade das grandes urbes.Sob o pretexto do Euro 2004, significativas intervenções tiveram lugar, não só no próprio Estádio do Bessa (Boavista F.C.), como também em toda a área envolvente e de acesso a um dos palcos desta competição. A cidade, e a freguesia de Ramalde em particular, ficou com um novo e moderno traçado viário, complementando o anterior e resolvendo alguns problemas de trânsito e de comunicação entre várias zonas locais.Simultaneamente, surgiu por fim o tão aguardado Metro, que serve há já algum tempo a freguesia de Ramalde, e que presentemente pára em três estações distintas – Ramalde, Francos e Viso –, comunicando com cada vez mais pontos da cidade e arredores e conquistando a aderência da população, que o vai incluindo aos poucos na sua rotina quotidiana. Todas estas novas infra-estruturas ramaldenses convivem lado a lado com as suas marcas do passado, representando o futuro auspicioso de uma freguesia em pleno desenvolvimento e na sendo do progresso…

Hospital da Prelada

Casa de Saúde da Boavista

Escola Fontes Pereira de Melo

Inatel

Pavilhão do Grupo Desportivo do Viso

PatRIMónIO aRquItECtónICO

Pavilhão Gimnodesportivo Fontes Pereira de Melo

Pavilhão Gimnodesportivo EB 2/3 do Viso

Page 9: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

9

Estações de Metro Sede dos Bombeiros Voluntários

Campo Sintético do Viso Quinta da Prelada

Estádio do Bessa Século XXI

Jardim de Infância Vasco da Gama Jardim de Infância Ferreira de Castro

PatRIMónIO aRquItECtónICO

Page 10: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’
Page 11: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

ÍnDICE DE Ruas

Page 12: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

12

PROGRaMas

act. de enriquecimento curricular

Consubstanciando a política seguida pela Junta, desde 2002 (OTLJ – Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens), e a convite da comunidade escolar desenvolvemos estas actividades nas escolas até às 17h30, proporcionando às crianças de Ramalde, do 1º. Ciclo do Ensino Básico, várias actividades extra-curriculares, a saber: Inglês, Música, Actividades Físicas e Motoras, Matemagicando, Bê-à-Bá.pt e Xadrez. Celebramos protocolos com a Câmara Municipal do Porto e com a Dren - Direcção Regional de Educação do Norte que regula funcional e financeiramente estas actividades.

Responsáveis: Prof. Telmo Lopes e Dr. Paulo Silva

PROGRaMas, sERvIçOs E EstRutuRas FunCIOnaIs

Ramaldinho

creche “os ramaldinhos”

Este equipamento é destinado a crianças entre os 3 meses e os 3 anos e funciona no Equipamento Social Ferreira de Castro, sito à Rua Ferreira de Castro. A criação desta resposta social resultou de um protocolo celebrado entre esta autarquia e a Associação de Solidariedade e Acção Social de Ramalde, ficando esta IPSS com a responsabilidade pela gestão do equipamento.

coro infantil e juvenil de ramalde

O “Coro Infantil e Juvenil” de Ramalde é um projecto inovador da autarquia de Ramalde, iniciado em 2007, numa sinergia com as escolas e a comunidade.Visa proporcionar às crianças e adolescentes que frequentam os nossos estabelecimentos de ensino (EB1 e EB2/3 e Secundárias) um conhecimento ao nível do canto, abraçando diferentes géneros musicais e, criar factores de motivação por esta arte coral. Entre diversas actuações realizadas ao longo da sua existência, destaca-se a sua participação na Assembleia da República pelo projecto “Ramalde com as Crianças”, várias actuações pelas Escolas e Paróquias da Freguesia, Fundação Engenheiro António de Almeida, Orfeão da Madalena e RTP no Programa da Praça da Alegria.

Maestrina: Lígia CastroPianista: Sandra Tavares

olimpíadas de ramalde As I Olimpíadas de Ramalde são uma iniciativa da JF Ramalde que pretende promover o desenvolvimento do espírito desportivo, a prática regular da actividade física e a sã convivência entre todas as crianças da freguesia.Esta actividade desenvolve-se nas escolas durante 4 meses, terminando num grande encontro com a duração de 2 dias, nas instalações desportivas da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

projecto “eu tenho um cd”

“Eu tenho um CD” é um trabalho musical na área do projecto de Inglês e Música das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Ramalde, com osalunos do 4.º ano das EB1. O seu objectivo é deixar um testemunho da passagem destes alunos pelo 1.º Ciclo e, sobretudo, pelas AEC de Ramalde. O CD contém 16 temas cantados pelos alunos, totalmente adaptadas pelos professores de Música e pelos professores de Inglês. O seu conteúdo foi pensado de modo interdisciplinar, apelando aos vários conhecimentos e ao trabalho dos professores de diversas áreas, com especial incidência dos deMúsica e dos de Inglês.

“o ramaldinho”

O Ramaldinho é a mascote criada pelo Gabinete de Desporto, Educação e Juventude, que visa ser o interlocutor privilegiado na comunicação entre a Junta e as crianças das escolas da freguesia.Simboliza o perfil da criança da freguesia identificada com a sua própria educação primária escolar e cívica.

escola de futebol “o ramaldinho”

Vocacionada para o ensino do futebol a crianças dos 6 aos 10 anos e jovens dos 11 aos 14 anos, a Escola de Futebol “o Ramaldinho” tem como principaisobjectivos a promoção de valores como o fairplay, a amizade, o respeito pelos outros e o desenvolvimento das capacidades técnico-fisicas.

Responsável: Prof. Telmo LopesCoordenação Técnica: Paulo Pegado

hORáRIOPavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3 Maria LamasEscalão dos 6 aos 10 anos - das 11H00 às 12H30;Escalão dos 11 aos 14 anos - Sábado das 9H30 às 11H00 e 2ª Feira das 17H30 às 18H30.

Pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3 visoEscalão dos 6 aos 10 anos e Escalão dos 11 aos 14 anos - das 10H00 às 12H00 e 2ª Feira das 18H30 às 19H30.

Otlj ocupação dos tempos livres dos jovens

Instituímos este programa em 2002 para ocupação dos tempos livres das crianças e jovens da freguesia. Apesar da criação das AEC, mantemos em funcionamento o programa que acompanha as crianças e jovens sinalizados em acções complementares específicas em diversos domínios do desporto, lazer, formação e educação.

Responsáveis: Prof. Telmo Lopes e Dr. Paulo Silva

Page 13: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

13

PROGRaMas, sERvIçOs E EstRutuRas FunCIOnaIs

universidade +sénior

A abertura de uma Universidade Sénior é uma aposta na educação prolongada dos mais velhos e é sempre um motivo de orgulho tanto para quem a promove como para quem a vai desfrutar – e isto porque é um exemplo de que a sede do conhecimento humano deve ser sempre saciada desde a infância até à idade adulta.

Responsável: Dra. Tânia Rodrigues

projecto “crescer e formar”

Este projecto visa o sucesso educativo dos alunos e das suas famílias através do reforço das suas competências. Pretende ajudar as crianças do ensino básico a motivarem-se para o estudo, a serem perseverantes e aesforçarem-se, no sentido de as tornar mais autónomas e responsáveis. Esta é uma iniciativa de carácter sócio-educativo que tem merecido a maior atençãoda Junta de Freguesia de Ramalde.

Responsáveis: Prof. Telmo Lopes e Dra. Manuela Luna

centro de dia artur brás

Esta resposta social dirigida a 35 cidadãos séniores da freguesia é fruto também do protocolo celebrado entre esta autarquia e a ASAS de Ramalde. Localiza-se igualmente no Equipamento Social Ferreira de Castro. Estas respostas sociais apresentam uma boa funcionalidade, estando dotadas dos equipamentos essenciais ao conforto e bem estar dos seus utilizadores.

projecto ramal(de) intervenção

Este projecto, também financiado pelo Programa Escolhas, resulta de uma candidatura submetida por esta autarquia, como entidade promotora, tendo como entidade gestora ASAS de Ramalde, tendo sido aprovada para o triénio de 2010-2012.Integram, também o consórcio deste projecto um conjunto de instituições parceiras representativas da parte oriental da freguesia, área territorial de intervenção ( Agrupamento Habitacional do Viso e os Bairros do Viso e Ramalde do Meio).Nesta zona verificam-se graves problemas de exclusão social que afectam sobretudo a população infantil e juvenil, pelo que os eixos de actuação do projecto se centram na educação/formação, na participação cívica e comunitária e na mediação familiar.

Consórcio: JF Ramalde, ASAS de Ramalde, Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Agrupamento Vertical das Escolas do Viso, Paróquia Senhora do Porto, Associação Social, Cultural e Desportiva do Bairro do Viso e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Porto Central.

voluntariado

Uma das apostas desta autarquia é a promoção de uma sociedade civil mais activa e participativa. Esta pode ser materializada através da criação de uma rede de voluntários, tendo por base um sentimento de partilha e de respeito pelos outros. Esta doação de si “aos outros” tem inerente uma vocação, que assenta na valorização humana, no estreitamento de laços, no combate ao isolamento e na partilha de saberes e experiências.

Responsáveis: Dra. Manuela Luna, Dra. Carla Machado

coro sénior de ramalde

Foi criado um “Coro Sénior de Ramalde”, que integra vários cidadãos de ambos os géneros da nossa Freguesia, utentes dos Centros de Dia e Convívio e do nosso GSSP – Gabinete do serviço Social e de Psicologia.O entusiasmo, a entrega, a partilha e a alegria de participação dos nossos sénior (mais de trinta), são o expoente daquilo que pensamos e implementamos nesta freguesia, gradualmente, desde o nosso primeiro mandato, numa política Social e de Solidariedade com toda a comunidade: programas diversos de convívio, participação, envolvimento, conhecimento, em suma, de ocupação dos tempos livres dos seniores.

Maestrina: Daniela RodriguesPianista: Sandra Tavares

encontros inter-geracionais

Estes encontros, que contam já com a 6ª edição, são um estímulo à comunicação intergeracional através do intercâmbio de vivências e experiências entre as crianças das escolas EB1 e os seniores dos Centros de Dia/Convívio da Freguesia.

Responsáveis: Dra. Adelaide Mariz, Dra. Tânia Rodrigues

programas ocupacionais

A Junta de Freguesia de Ramalde foi pioneira com o projecto “Vigilância nas Escolas EB1 e Jardins-de-Infância de Ramalde” através de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, desde 2002. No âmbito dos programas ocupacionais, a Junta recruta junto do Centro de Emprego cidadãos que se encontrem em situação de desemprego e a receber subsídio.Através desses recursos, a Junta proporciona de forma mais eficaz no controlo e acompanhamento das entradas/saídas de alunos/adultos que frequentam aqueles equipamentos escolares, proporcionando aos desempregados, que já auferem de subsídio de desemprego, uma ocupação na vida activa.

apoio à família

É de grande importância o apoio às famílias antes e após as actividades curriculares, e antes e após as AEC, bem como nos períodos de interrupção lectiva (Campos de Férias de Natal, Carnaval, Páscoa e Verão)

As actividades propostas para 08/09 em todas as EB1 em regime normal são: Estudo Acompanhado e Dança; em regime extra: Informática, Natação e Karaté. Em algumas EB1 ainda Futebol, Hóquei e Teatro.

Responsáveis: Prof. Telmo Lopes e Dr. Paulo Silva

projecto raiz

O Projecto Raiz é um projecto de intervenção comunitária dirigido às crianças e jovens dos Bairros de Ramalde e das Campinas. Este projecto é financiado pelo Programa Governamental “Escolhas”, desde 2004, e foi criado por um consórcio constituído pelas instituições mais importantes da freguesia de Ramalde, entre as quais esta Autarquia. A entidade promotora e gestora deste projecto é a Obra Social do Sagrado Coração de Maria (Colégio Nossa Senhora do Rosário), fazendo parte do consórcio: Junta de Freguesia de Ramalde, Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia, Agrupamento Vertical das Escolas do Viso, Paróquia de Ramalde, Associação Católica ao Serviço da Juventude Internacional Feminina e a Obra Frei Gil - Porto.

Otls ocupação tempos livres dos séniores

O OTLS é um programa direccionado para os seniores da freguesia, com a vertente desportiva, lúdica, recreativa e formação.

Responsáveis: Dra. Adelaide Mariz, Dra. Tânia Rodrigues

Page 14: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

14

taxasPROGRaMas, sERvIçOs E EstRutuRas FunCIOnaIs

cultura/associativismo

O movimento associativo é também uma das referências culturais mais importantes da nossa freguesia, produto da capacidade empreendedora e solidária dos ramaldenses. Ao nível cultural são de destacar actividades como o folclore, o teatro, exposições, a organização debates e colóquios.A Junta de Freguesia ao longo dos últimos anos tem desenvolvido uma cooperação com as instituições, apoiando as iniciativas com as mesmas envolvendo meios financeiro, técnico e logístico.

Responsáveis: Dra. Adelaile Mariz,Dr. Artur Pereira

sERvIçOs

“front offices”

atendimento geralAtendimento personalizado e em tempo útil, com administração do processo de gestão “filas” que permite uma racionalização e gestão dos tempos e especialidades. Informatização total dos Serviços.

cemitério Atendimento personalizado e gestão integrada do cemitério.Projecto de alargamento do cemitério e requalificação da via pública em curso.

águas do porto, emPoderão ser liquidadas, as facturas das Águas do Porto, no nosso Balcão dos CTT.

cttFunciona na Junta de Freguesia de Ramalde um Posto dos CTT.Este posto está em funcionamento nas horas de expediente da Junta de Freguesia, ou seja das 9h às 19h30, está habilitado a efectuar todas as operações normais e de rotina, equivalentes às de qualquer Posto dos CTT. É possível efectuar vários tipos de operações como a compra de selos e envio de correspondência, o pagamento de diversos serviços (como água, luz ou telefone), pagamento de reformas, carregamento de telemóveis, pagamento de impostos ou cotizações para a Segurança Social, etc…

segurança socialO Protocolo existente entre a Junta de Freguesia de Ramalde e o Centro Distrital de Solidariedade do Porto tem em vista a aplicação no terreno de um Projecto-piloto de parceria entre as Juntas de Freguesia e a Segurança Social Tal facto proporciona ao cidadão uma maior proximidade aos serviços da Seg. Social, facultando, essencialmente, a facilidade em duas vertentes:A obtenção de formulários e a recepção e encami-nhamento de requeri-mentos ou processos para o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto.

observatório de ramalde (linha dedicada: 808 244 255)

O Observatório tem por objecto monitorizar permanentemente a situação da freguesia em diversas áreas, nomeadamente, o ambiente, urbanismo, mobilidade, segurança, limpeza urbana, saneamento, via pública, sinalização, edificado.

Composição Presidente: Manuel MaioCoordenação: Jorge Silva, Vogal da JFRCoordenação Interna: Artur Pereira (Adjunto do Executivo), Amaro Correia, Arménio Morais, Henrique Geração, Horácio Leite, José Manuel Varela e Paulo Moz Barbosa

A sua opinião é importante. Participe comunicando-nos os casos de que tenha conhecimento.Tel. 226 165 690 - Fax 226 102 774 E-Mail: [email protected]

gssp gabinete de serviço social e psicologia

Aconselhamento e orientação psicossocial às famílias. Sinalização e monitorização de casos sociais problemáticos e seu acompanhamento. Apoio aos Jardins-de-infância e Escolas do 1º. Ciclo da Freguesia. Apoio técnico às instituições de solidariedade social e associações de pais. Promoção e organização de eventos sociais, culturais, lúdicos e recreativos.

Coordenação: Dra. Manuela Luna (Vogal JFR).Equipa: Dra. Ana Maria Carvalho

gabur gabinete de apoio aos utentes

Consultadoria económica e jurídica.Atendimento, por marcação prévia, às sextas-feiras de tarde.

Responsáveis: Dra. Isabel Moreira, Dr. António Sereno e Dra. Paula Duarte

“netspace” – espaço internet

Temos um espaço de Internet para acesso gratuito a todos os cidadãos, inclusive, para disponibilização dos serviços de pesquisa, pagamentos “on-line” e tratamento de textos.

gip gabinete de inserção profissional

O Gabinete de Inserção Profissional visa apoiar Jovens e Adultos desempregados em estrita cooperação com o Centro de Emprego do Porto Ocidental. A Junta de Freguesia de Ramalde sempre atenta às dificuldades dos seus cidadãos, apresentou a sua candidatura que, uma vez aprovada, deu origem à criação do nosso GIP – Gabinete de Inserção Profissional.Através do contacto com este Gabinete os cidadãos da Freguesia poderão encontrar as informações e o apoio que necessitam, nomeadamente o acesso a instrumentos sobre a procura de primeiro emprego, estágios, formação profissional e à integração e promoção à transição na vida activa.

A Animadora: Dra. Alexandra Sampaio

Page 15: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

15

taxasORGanIGRaMa FunCIOnal

COnsElhO COnsultIvO Da juvEntuDE DE RaMalDEO Conselho Consultivo da Juventude funciona sob a Presidência da Junta de Freguesia de Ramalde, e tem como objectivo tornar efectiva a participação dos jovens de Ramalde, no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida da população jovem da Freguesia.

COnsElhO COnsultIvO Da EDuCaçãOA criação deste Conselho tem por finalidade o aconselhamento ao Presidente da Junta.Envolve toda a comunidade educativa e seus agentes, entidades ou seus representantes, com especial destaque para as escolas e seu pessoal docente e não docente, pais ou encarregados de educação. È também composto por todos os estabelecimentos de ensino privado da freguesia, interagindo-se as políticas, experiências e qualidade dos dois sistemas: publico e privado.

Page 16: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

16

zona empresarial do portoR Engenheiro Ferreira Dias 433, 4100 PortoTel. 226 153 500

assOCIaçÕEs

a restauradora em ramaldeRua Dr. Pedro de Sousa, 725 - 4100-392 PortoTel. 22 617 44 43

“adere” - associação desportiva e recreativa do recifeRua Cidade do Recife, 152 - 6.º A - 4250-262 PortoTelm. 93 628 51 86 - Fax 22 610 14 76 URL: http://adere.planetaclix.pt

asas de ramalde associação de solidariedade e acção social de ramaldeRua de Nagasaki, s/n - 4250-323 PortoTel. 22 616 44 12 - Fax 22 532 11 67

associação católica internacional ao serviço da juventude feminina – lar nossa senhora do acolhimentoRua Aires Gouveia Osório, 172Tel. 22 617 51 87

associação columbófila de pereiróRua da Preciosa, 150 - 4100-416 PortoTel. 22 617 54 72 / 22 618 86 73

associação cultural e social “a voz”Praceta Jaime Cortesão (Bairro de Ramalde do Meio)Blc 4, Ent 56 - Casa 31 - 4250-235 Porto

associação deficientesdas forças armadasRua Pedro Hispano, 1105 - 4250-368 PortoTel. 22 832 07 44 / 22 834 72 00 - Fax 22 832 52 42URL: http://www.adfa-portugal. com

associação de moradores do bairro central de francosRua Central de Francos, pré-fabricado - junto ao bloco 4 - 4200-125 PortoTel. 22 830 35 68 / 22 831 66 90

associação moradores torre 4 do visoRua D. Jerónimo de Azevedo - Torre 4 - Entrada 572, Ap. 24250-238 Porto

associação de moradores da zona de francosRua A, 45/49 - 4100-011 PortoTel. 22 609 77 28

EntIDaDEs

governo civil do distrito do portoRua Gonçalo Cristóvão, 373 Apartado 852 - 4000-270 PortoTel: 22 209 75 00 Email: [email protected]

câmara municipal do portoPraça General Humberto Delgado 4049-001 PortoTel. 22 209 71 00 - Fax. 22 209 70 00URL: www.cm-porto.ptEmail: [email protected]

centro distrital de solidariedade e segurança social do portoRua António Patrício, 262 - 4199-001 PortoTel. 22 608 81 00 - Fax 22 609 18 31 Email: [email protected]

instituto do emprego e da formação profissionalRua Eng.º Ezequiel de Campos, 488 - 4149 PortoTel. 22 615 92 00 - Fax 22 617 15 13

direcção regional do ippar .casa de ramaldeRua da Igreja de Ramalde, 1 - 4149-011 PortoTel. 22 619 70 80 - Fax 22 617 9385 Email: [email protected]: Dr. Lino Tavares

instituto nacional do desporto .delegação regional do norteRua António Pinto Machado, 60 - 3.º 4100-068 PortoTel. 22 609 69 75 - Fax 22 609 54 24

inatelRua Dr. Aarão de Lacerda - 4100-015 PortoTel. 22 618 46 84 - Fax 22 610 97 21

ministério de economia .direcção regional do norteRua Direita do Viso, 120 - 4269-002 PortoTel. 22 619 20 00 - Fax 22 619 21 99URL: http://www.dre-norte.min-economia.pt Email: [email protected]

instituto da comunicaçãoRua Direita do Viso, 59 - 4250-198 PortoTel. 22 619 80 00 - Fax 22 619 80 01

direcção regional de mobilidade e transportes do norteAvenida Fontes P Melo 485, 4149-015 PortoTel. 226 196 400

antral (taxis)R D. Jerónimo Azevedo 611 4200 PortoTel. 225 323 350

PsP/PORtO

comando metropolitano do portoLargo 1.º de Dezembro - 4000-404 PortoTel. 22 209 2000

psp - comando/divisão/esquadras13.ª esq. - carvalhidoRua Monte dos Burgos, 116 - 4250-309 PortoTel. 22 832 49 84

16.ª esq. - pinheiro mansoRua do Pinheiro Manso, 325 - 4100-412 PortoTel. 22 617 59 61

17.ª esq. - boavistaRua João de Deus, 28 - 4100-456 PortoTel. 22 606 33 55

18.ª esq. - c. francosRua Central de Francos, 89 - 4250-125 PortoTel. 22 832 44 12

InstItuIçÕEs

fundação eng.º antónio de almeidaRua Tenente Valadim, 231/325 - 4100-479 PortoTel. 22 606 74 18 - Fax 22 600 43 14 Email: fundaç[email protected]

bombeiros voluntários portuensesRua das Cruzes, 580 - 4100-365 PortoTel. 22 615 18 00/06 - Fax 22 615 18 07

santa casa da misericórdia do portoParque de Campismo da PreladaQuinta da Prelada - Monte dos Burgos - 4250 PortoTel. 22 831 37 59

escola de gestão do portoR Salazares 842 - 4149-002 PORTO Tel. 226 153 270

Ctt (RaMalDE)

junta de freguesiaRua Igreja Ramalde 92 - 4100 PortoTel. 226 165 690 Email. [email protected]

pereiró (porto)Praça Afranio Peixoto, 101 - 4100-996 PortoTel. 22 619 82 10 - Fax 22 619 82 16

carvalhidoRua da Prelada, 90 - 4250-375 PortoTel. 22 834 95 40

pedro hispanoRua Pedro Hispano - 4100 PortoTel. 22 607 89 38

InFORMaçÕEs útEIs

Page 17: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

17

InFORMaçÕEs útEIs

associação dos sinistrados do trabalhoRua Aires Gouveia Osório, 140 A - 4100-024 PortoTel. 22 617 67 96 - Fax 22 617 86 08

associação social, cultural e desportiva do bairro do visoBal. Ringue Desportivo A.S.C. e Desportiva do Bairro do Viso, 3 - 4250-206 PortoTelm. 93 322 19 30

atlético clube do carvalhidoRua Central de Francos, 374 - 3.º Dt.º - 4250 PortoTelm. 96 470 26 35 - Fax 22 485 32 56

boavista futebol clubeRua O Primeiro de Janeiro - 4100-365 PortoTel. 22 707 10 20 - Fax 22 606 85 48 URL: http://www.boavistafc.pt

caleidoscópio (associação de apoio e terapeutica das perturbações do desenvolvimento)Rua D. Jerónimo de Azevedo - Torre 4 - Entrada 574, 4250-238 PortoTelm 93 212 00 04/05

casa da juventude do visoRua D. Jerónimo de Azevedo, 486 4250-240 Porto Tel: 226168210

cb. os camurçasAv. Vasco da Gama (autocarro) - 4100-488 PortoTelm. 93 833 47 78

cecdal - clube de educação, cultural, desportiva e ar livre da appacdmRua Tenente Valadim, 157 - 4100-123 PortoTel. 22 606 79 77

centro associativo dos blocos residenciais da preladaRua Central de Francos, 288 - 2.º esq. - 4250-123 PortoTel. 22 831 70 07

centro social do conjunto habitacional de augusto gilRua Augusto Gil, 148 - 4100-096 PortoTel. 22 609 24 09

associação recreativa e desportiva “o refúgio”Rua Monte dos Burgos, 905 A - Loja 7 e 84250-319 Porto

obra do frei gil-lar de crianças e jovensRua Professor Mota Pinto, 399/419, 4100 -356 Porto

Tel. 22 205 60 47 - Fax 22 609 08 05

onda aberta - associaçãoRua Pinheiro Manso, 62 - 4100-409 PortoTel. 22 610 25 15

grupo de jovens da paróquia da boavistaRua Azevedo Coutinho, 103 - 4100 PortoTel. 22 600 26 91

centro social, cultural e desportivo do bairro de ramaldeAlameda Aquilino Ribeiro, Bloco 2,- entrada 55 - Cave - 4100-084 PortoTelm. 96 833 00 05

centro social, desportivo e cultural do bairro das campinasRua Diogo de Noronha - 4100-204 PortoTel. 22 610 76 65

club sportivo nun’álvaresSede: R. do CarvalhidoParque Desportivo: Rua Particular de Monsanto, 157 - 4250-362 PortoTel. 22 832 75 17

comissão de condomínios do parque habitacional da preladaAlameda Dr. António Macedo,119-S8,4250-053 PortoTel. 22 930 20 00

comissão de jovens de ramaldeRua Central de Francos, 332 - 4250-123 PortoTelm. 96 826 95 22

conjunto dramático 26 de janeiroRua de Requesende, 194 - 4200 PortoTel. 22 831 79 41

exército de salvaçãoAv. Vasco da Gama, 645 - Loja 1 - 4100-491 PortoTel. 22 617 27 69 - Fax 22 617 11 20Email: [email protected]

ginásio da ponte futebol clubeRua Ramalde do Meio, 392 - 4250-390 PortoTel. 22 616 37 57

grupo desportivo, recreativo e cultural do c.social bairro de francosRua do Padre Américo, largo do bloco 14 - Ringue - 4100-044 Porto / Tel. 22 609 83 78

grupo desportivo e cultural da paróquia da boavistaRua Azevedo Coutinho, 141 - 4100-101 PortoTel. 22 600 26 91

grupo desportivo e cultural sto. eugénioRua das Andorinhas, 18 - 4250-036 PortoTel. 22 832 77 30 URL: http://www.santoeugenio.com.sapo.pt

grupo desportivo de francosRua Direita de Francos, 961 - 4250-194 PortoTel. 22 831 85 01

grupo desportivo do visoRua Direita do Viso, 522 - 4250-197 PortoTel. 22 616 33 41

grupo de teatro “olho vivo”Rua Santa Luzia, 339 - 4200 PortoTel. 22 832 11 39

lar de idosos das irmãzinhas dos pobresRua Pinheiro Manso, 217 - 4100 PortoTel. 22 616 61 90 / 22 610 16 84

“os telhudos de ramalde”Rua Dr. Pedro de Sousa, 212 - 4100-386 PortoTel. 22 618 07 64

ramaldense futebol clubeRua Dr. Pedro Sousa, 725 - 4100-389 PortoTel. 22 617 67 82 - Fax 22 610 94 14

união das associações de ramaldeRua Cidade de Jena, 230 - r/c Esq. - 4250-137 PortoTelm. 91 965 03 54

PaRquEs InFantIs

cidade cooperativa da preladaRamalde / Porto

escola da vilarinhaRamalde / Porto

blocos residenciais da preladaRamalde / Porto

assOCIaçÕEs / FEDERaçÕEs

associação futebol do portoRua António Pinto Machado, 96 - 4100-068 PortoTel. 22 600 86 78

associação de andebol do portoRua António Pinto Machado, 60 - 4100-068 PortoTel. 22 605 21 30

associação de basquetebol do portoRua António Pinto Machado, 60 - 1.º - 4100 PortoTel. 22 605 21 80

associação de atletismo do portoRua António Pinto Machado, 60 - 2.º - 4100 PortoTel. 22 605 38 13

associação de ciclismo do portoRua António Pinto Machado, 60 - 4100-068 PortoTel. 22 609 01 77

Page 18: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

18

associação de voleibol do portoRua António Pinto Machado, 60 - 2.º - 4100-068 PortoTel. 22 609 14 03

associação hóquei em campo do portoRua António Pinto Machado, 60 - S.30 - 4100 PortoTel. 22 609 20 00

federação hóquei em campoAv Dr. Antunes Guimarães, 961 - 4100-082 PortoTel. 22 619 71 80

PaRóquIas

paróquia da boavistaRua Azevedo Coutinho - 4100 PortoTel. 22 600 26 91 - Fax 22 609 21 96

paróquia do carvalhidoPraça Exército Libertador - 4100 PortoTel. 22 931 30 73

paróquia senhora do portoRua Senhora do Porto - 4250 PortoTel. 22 831 14 48

paróquia de ramaldeRua Igreja de Ramalde, 55 - 4100-281 PortoTel. 22 617 57 41

EstabElECIMEntOs DE EnsInO - PúblICOs

EsCOlas Eb1 jaRDIns DE InFÂnCIa

eb1/jardim de infância dos castelosRua Castelo de Guimarães, 218 - 4200 PortoTel./Fax 22 831 25 95

eb1/jardim de infância das cruzesRua das Cruzes, 847 - 4200 PortoTel./Fax 22 616 47 70

eb1/jardim de infância do visoRua Cidade do Recife - 4200 PortoTel./Fax 22 616 01 88

eb1/jardim de infância da vilarinhaRua do Douro - 4100 PortoTel./Fax 22 618 38 35

eb1/j. de infância padre américo (francos)Rua Padre Américo - 4100 PortoTel. 22 606 62 12 - Fax 22 543 08 23URL: http://www.eb1-porto-m45.rcta.pt

eb1/jardim de infância de joão de deusRua João de Deus, 399 - 4100 PortoTel. 22 609 81 82

eb1/jardim de infância dos correiosBairro dos CTT - Rua dos Choupos - 4100 PortoTel./Fax 22 610 24 58

eb1/ jardim de infância das campinasRua D. Estevão da Gama - 4100 PortoTel. 22 617 37 73

jardim de infância vasco da gama (junta de freguesia de ramalde)Av. Vasco da Gama - Ed. Pré-fabricado - 4100 PortoTel. 22 617 2814 Email. [email protected]

jardim de infância ferreira de castro(junta de freguesia de ramalde)Rua Ferreira de Castro - Viso - 4100 PortoTel. 22 53 20 500 Email. [email protected]

EsCOlas Eb2/3 E sECunDáRIas

escola eb2/3 maria lamasTravessa da Prelada, 4 - 4250-379 PortoTel. 22 834 86 20 - Fax 22 834 86 21 Email: [email protected]

escola eb2/3 visoCódigo A 44 L - 4200 PortoTel. 22 830 28 97/8 - Fax 22 830 29 26 Email: [email protected]

escola secundária fontes pereira de meloRua 1.º de Janeiro - 4100 PortoTel. 22 606 95 64 - Fax 22 600 88 02URL: http://www.esec-f-pereira-melo.rcts.pt

escola secundária clara de resendeRua 1.º de Janeiro - 4100 PortoTel. 22 606 46 89 - Fax 22 600 66 30URL: http://www.esec-clara-resende.rcts.pt

EstabElECIMEntOs DE EnsInO - PRIvaDOscolégio nossa senhora do rosárioAv. da Boavista, 2856 - 4100-120 PortoTel. 22 619 75 90 - Fax 22 619 75 96

escola infantil “a flor”Rua do Carvalhido, 159 - 4250-102 PortoTel. 22 831 23 25

colégio santa rita de expoente, mais, lda.Rua Pedro Hispano, 1268 - 4250-365 PortoTel. 22 830 36 57

infantário o sininhoRua Dr. Melo Leote, 225 - 4100 PortoTel. 22 617 80 05

infantário mimosRua de S. Vicente, 91 - 4100 PortoTel. 22 830 01 54

colégio espinheira rioRua Senhora do Porto, 741 - 4250-461 PortoTel. 22 832 00 09

externato s. joão de britoRua Felizardo de Lima, 65 - 4100-238 PortoTel. 22 617 41 27

j. de infância do viso/asas de ramaldeR. de Nagasaki, s/n - 4250 PortoTel. 22 616 4412

jardim de infância do patronato de santa maria de ramaldeR. Direita de Francos - 4200 PortoTel. 22 831 1451

jardim de infância acácio gomesR. Maria Lamas, 492 - 4100 PortoTel. 22 832 9650

infantário nossa senhora de fátimaR. da Prelada, 33 - 4100 PortoTel. 22 832 5415

pequenos talentosRua S.João de Brito, 334 - 4100-452 PortoTel. 226 182 000

associação nova auroraRua Prof. Agostinho da Silva, 34 - 4250-017 PortoTel. 228 310 595

casa do cucoEst. Interior da Circunvalação, 10447 - 4250 PortoTel. 228 314 153

creche o patatiRua Pereira de Novais, 17 - 4100-405 PortoTel. 226 066 393

fantasias lda.Rua Tenente Valadim, 554 - 4100-477 PortoTel. 226 000 932

os gambozinos, associação culturalRua de Francos 554, 4250-217 PortoTel. 22 830 22 45 - Fax 22 830 22 45Email: [email protected]

InFORMaçÕEs útEIs

Page 19: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

19

atl’s

paróquia da boavistaRua Azevedo Coutinho - 4100 PortoTel. 22 600 26 91

patronato sta. maria de ramaldeRua Direita de Francos - 4200 PortoTel. 22 831 14 51

espaço criançaBairro Ramalde do Meio - Bl. 3 - Cave 9 - 4250 PortoTel. 22 617 74 56

asas de ramalde – eb1 do visoRua Cidadede Recife, s/n.º - 4200 PortoTelm. 96 985 95 31

EquIPaMEntOs DEsPORtIvOs

ringues:- Bairro Santo Eugénio- Bairro das Campinas- Bairro Central de Francos- Bairro do Viso- Bairro dos Choupos- Bairro de Francos- Associação Deficientes das Forças Armadas

estádios/campos:- Estádio do Bessa Século XXI;- Inatel;- Ramaldense;- Sintético do Viso.

pavilhões:- Pavilhão do Viso;- Escola EB2/3 do Viso;- Bombeiros Voluntários Portuenses;- Fontes Pereira de Melo;- Maria Lamas.

EstabElECIMEntOs DE saúDE

hospital da preladaRua Sarmento de Beires - 4250-449 PortoTel. 22 833 11 54 - Fax 22 832 54 65

casa de saúde da boavistaRua Domingos Machado - 4250-201 PortoTel. 22 833 90 00 / 22 830 08 93

centro de saúde de aldoar - portoRua Alcaide Faria, 2 - 4100-033 PortoTel. 22 616 64 94/5/6 - Fax 22 610 45 50 • email: [email protected]

unidade de saúde do carvalhidoRua dos Castelos de Numão, 25 - 4250-113 PortoTel. 22 830 10 45 - Fax 22 830 04 01

unidade de saúde de ramalde - s. salvadorRua de S. Salvador - 4100 PortoTel. 22 616 53 40 - Fax 22 610 53 48

unidade de saúde de serpa pintoR. de Serpa Pinto, 417 - 4100 PortoTel. 22 831 2353

FaRMáCIas

farmácia de pereiróR Preciosa 35 / 4100-418 PortoTel: 226 164 124 / Fax: 226 181 027

farmácia do lagoR Professor Mota Pinto 6-I / 4100-353 Porto

farmácia almeidaR Castelo Numão 37 / 4250-113 PortoTel: 228 314 658 / Fax: 228 314 658

farmácia alves da silvaR João Deus 22-r/c / 4100-456 PortoTel. 226 096 613 / Fax. 226 093 163

farmácia guimarães R Francos 37 / 4250-218 PORTOTel. 228 310 103

farmácia da vilarinhaAvenida Doutor Antunes Guimarães 91 / 4100-079 Porto Tel. 226 100 576

farmácia da preladaR Central Francos 316 / 4250-123 PORTO Tel. 228 301 850 / Fax. 228 301 850

farmácia do pinheiro mansoR São João Brito 25 / 4100-454 Porto Tel. 226 172 601 / Fax. 226 168 848

farmácia do visoR Cidade Recife 312 / 4200 PORTO Tel. 226 160 176 / Fax. 226 106 617

InFORMaçÕEs útEIs

Page 20: ‘ao Serviço Dos Cidadãos’

tElEFOnEs útEIsDO PORtOCentro de Arbitragem - 225 029 791 Deco - 223 389 033

Ass. Comerciantes - 225 899 020 Emergência - 112

Hospital Santo António - 222 077 500

Hospital São João - 225 512 100

Hospital Maria Pia - 226 089 900

Maternidade Júlio Dinis - 226 087 400 Cruz Vermelha - 226 006 353

aGEnDa 21 lOCalRamalde integra o projecto Agenda 21 Local, da autoria da Lipor, cujo tema central é a sustentabilidade do planeta. A Educação Ambiental é o objectivo deste projecto, pretendendo-se envolver toda a comunidade da freguesia.

bIblIOtECa-MusEu ‘aGOstInhO Da sIlva’Um espaço de leitura e cultura, com um acervo bibliográfico muito direccionado para a literatura infanto-juvenil, onde se realiza semanalmente “A Hora do Conto”.

RaMalDE COM as CRIançasA autarquia de Ramalde (Assembleia e Junta), numa manifestação política conjunta, criou um projecto de cidadania, intitulado “Ramalde com as Crianças”, com o objectivo de valorizar a formação democrática e cívica das nossas crianças do 1º.Ciclo, a exemplo do que decorre na Assembleia da Republica, nos universos dos 2º e 3º ciclos.Inclui-se este projecto na preparação para o exercício duma cidadania activa e consciente e ainda na valorização e enriquecimento curricular. Serão eleito 19 “deputados” em cada escola de Ramalde para poderem começar a dar os primeiros passos na sua vida democrática.

Centro Intoxicações - 808 250 143

Bombeiros Portuenses - 226 151 800

Sapadores Bombeiros - 225 073 700

Loja do Cidadão - 808 241 107

PSP - 222 092 000

Polícia Judiciária - 225 070 800

SMAS - 225 190 800

EDP - 800 506 506

Raditáxis - 225 073 900

RaMalDE sOlIDáRIOA actual conjuntura económica e social levou esta autarquia a repensar novas formas de colocar ao dispor da população serviços que permitam colmatar/amenizar algumas das suas necessidades. Imbuído neste espírito surge o Projecto “Ramalde Solidário” que, através das acções que promove, pretende fomentar uma sociedade mais justa, equitativa e solidária.Neste âmbito, desenvolvemos uma campanha de recolha e distribuição de vestuário, brinquedos, livros e roupa de cama; bem como, servimos, diariamente, uma refeição quente a pessoas carenciadas, contando sempre com uma equipa de voluntários.