anunciar jesus 1ª edição

4
Força fé e foco, estas três pala- vras resumem os quarenta anos da Renovação Carismática Católica de Salvador (RCC). Quarenta anos de muita força em Deus Pai, muita fé em Jesus Cristo e o Espírito San- to vêm-nos dar o foco e a direção para um novo dia. Tudo começou, pela coragem e força de escutar a Deus e colocar em prática o desejo de fazer ecoar a sua voz, tudo isso, foi permitido pela graça do Espírito Santo. Jesus vem se manifestando de todas as formas nos grupos de oração, nas comunidades e em cada um que se abre para viver uma nova experiência no Seu amor. O movimento RCC nos ensina a vi- ver e praticar o amor de Deus Pai de uma forma renovada. Um Deus que não nos julga e sim nos acolhe da forma que so- mos. Grandes graças aconteceram e vêm acontecendo a cada encon- tro, a cada evento e a cada pro- jeto da RCC Salvador e, o Grupo de Oração, é o local aonde Deus vem alimentar o seu povo e seus ministérios. Enfrentamos muitas lutas e ainda teremos que enfren- tar, pois o nome do Senhor precisa ser proclamado, pois é necessário combater o bom combate para ter- mos a nossa coroa. Lembrando que tudo isso teve início em 1973 e de lá para cá só vi- eram graças sobre nós. Depois do Congresso Nacional, em junho de 1975, o padre Eduardo Dougher- ty veio pela primeira vez a Salva- dor para um final de semana sobre aprofundamento dos dons. O en- contro contou também com a pre- sença do cardeal Brandão Vilela na missa de encerramento. Um dos assuntos abordados no curso foi o da necessidade de se criar uma equipe de serviço para a RCC em Salvador. As primei- ras coordenadoras do movimento foram as irmãs Sara Gurgel Frota, Maria Dalvanir Figueira Rosado, Terezinha Serrano e Ana Maria Góes de Souza. Em 1981 existiam 26 grupos de oração registrados e distribuídos pelo centro e periferia. Hoje novos grupos estão surgindo e tantos outros estão com a vida de oração encaminhada. O crescimento da RCC na capital baiana vem se fir- mando, após realização de semi- nários de Vida no Espírito, uma porta para uma nova vida. Uma vida de graça! OS 40 ANOS DA RCC SALVADOR ALVADOR OS 40 ANO Janeiro de 2014 - Ano I/Nº 01

Upload: rccsalvador

Post on 08-Apr-2017

116 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Força fé e foco, estas três pala-vras resumem os quarenta anos da Renovação Carismática Católica de Salvador (RCC). Quarenta anos de muita força em Deus Pai, muita fé em Jesus Cristo e o Espírito San-to vêm-nos dar o foco e a direção para um novo dia.

Tudo começou, pela coragem e força de escutar a Deus e colocar em prática o desejo de fazer ecoar a sua voz, tudo isso, foi permitido pela graça do Espírito Santo.

Jesus vem se manifestando de todas as formas nos grupos de oração, nas comunidades e em cada um que se abre para viver uma nova experiência no Seu amor. O movimento RCC nos ensina a vi-ver e praticar o amor de Deus Pai de uma forma renovada.

Um Deus que não nos julga e

sim nos acolhe da forma que so-mos. Grandes graças aconteceram e vêm acontecendo a cada encon-tro, a cada evento e a cada pro-jeto da RCC Salvador e, o Grupo de Oração, é o local aonde Deus vem alimentar o seu povo e seus ministérios. Enfrentamos muitas lutas e ainda teremos que enfren-tar, pois o nome do Senhor precisa ser proclamado, pois é necessário combater o bom combate para ter-mos a nossa coroa.

Lembrando que tudo isso teve início em 1973 e de lá para cá só vi-eram graças sobre nós. Depois do Congresso Nacional, em junho de 1975, o padre Eduardo Dougher-ty veio pela primeira vez a Salva-dor para um * nal de semana sobre aprofundamento dos dons. O en-contro contou também com a pre-

sença do cardeal Brandão Vilela na missa de encerramento.

Um dos assuntos abordados no curso foi o da necessidade de se criar uma equipe de serviço para a RCC em Salvador. As primei-ras coordenadoras do movimento foram as irmãs Sara Gurgel Frota, Maria Dalvanir Figueira Rosado, Terezinha Serrano e Ana Maria Góes de Souza.

Em 1981 existiam 26 grupos de oração registrados e distribuídos pelo centro e periferia. Hoje novos grupos estão surgindo e tantos outros estão com a vida de oração encaminhada. O crescimento da RCC na capital baiana vem se * r-mando, após realização de semi-nários de Vida no Espírito, uma porta para uma nova vida. Uma vida de graça!

OS 40 ANOS DA RCC SALVADORALVADOROS 40 ANO

Janeiro de 2014 - Ano I/Nº 01

2

Notícias

EXPEDIENTE

Colaboração: Conselho da Renovação Carismática Católica de Salvador . Edição e redação: Ministério de Comunicação Social. (71) 3321-4745. Revisão Indira Naiara. Fotos: Jadilson Santos. Tiragem: 2 mil exemplares. Renovação Carismática

Católica de Salvador, Av Joana Angélica , 41 , Nazaré Salvador - BA. Telefax: (71) 3321-4745

A Renovação Carismá-tica Católica da Arquidi-ocese de São Salvador da Bahia realizou de 20 a 25 de outubro do ano pas-sado, as Semanas Mis-sionárias e as Semanas de Evangelização Setorial. Foram realizadas inicial-mente as etapas de capaci-tação para os servos dos Grupos de Oração dos setores da diocese. Neste

ano fomos motivados pelo tema do “Ano da Fé” e a temática anual da RCC nacional: “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé” (1 Jo 5, 4b).

Foi formada uma “comissão missionária”, composta por mem-

bros dos grupos de oração dos setores, com o objetivo de facilitar a comunicação e a realização do projeto. Aconteceram dois encon-tros nos meses de fevereiro e julho apenas para os representantes das semanas missionárias nos setores,

Semana Missionária 2013

Por Maria Anete Marçal Reis - Representante das Semanas Missionárias

Semana Minssionária em São Cristóvão

Jovens da RCC na JMJ

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações,” esse foi o toque de lar-gada para os jovens da Renovação Carismática Católica de Salvador (RCC) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento que a-conteceu entre os dias 23 e 28 de julho marcou o ano de 2013, assim como um selo marcado no coração de cada pe-regrino.

A cidade do Rio de Janeiro foi o grande cenário dessa celebração de fé, e reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens que viveram um encontro de amor, sonhado por Deus

e abraçado por cada um. Para o padre José Car-

los Ferreira, administra-dor da Paróquia São José de Amaralina, que acom-panhou 16 jovens na JMJ, “o evento é um profícuo momento de espiritu-alidade do peregrino, daqueles que desejam fazer uma experiência de encontrar o Rosto hu-mano de Cristo no rosto trans* gurado de cada jovem nas diversas reali-dades e culturas, * siono-mias e sentimentos, sons e imagens”. Segundo ele, o olhar de quem acredita que nos jovens pode-se encontrar o “belo hori-zonte” para a vida, o ou-

com o objetivo de instrui-los e motiva-los para o serviço missionário nos setores.

Os resultados desta missão foram muito posi-tivos. Foram evangelizadas em média 2500 pessoas, mil a mais que no ano de 2012, o que para nós repre-senta um esforço a mais dos servos que trabalharam nesta última missão.

Para 2014 desejamos que o ar-dor missionário não cesse, mas continue aceso no coração de to-dos os carismáticos de nossa dio-cese. “Ide por todo mundo e pre-gai o Evangelho a toda criatura.” (Mc.16,15)

sado desejo de serem os santos do Milênio, colo-cando-se na contramão de uma sociedade mate-rialista e consumista, que nega e despreza valores fundamentais para a vida humana, para a formação do ser humano.

“A semana da Jor-nada com certeza foi a semana mais especial e inesquecível da minha vida. Tudo que vi e vivi foi um aprendizado, um enriquecimento espiri-tual. Fazíamos tudo com muita alegria, a todo tempo as pessoas esta-vam cantando, sorrin-do,” conta Caíque Melo, jovem da Paróquia São

José de Amaralina que teve a oportunidade de participar de sua primei-ra jornada.

E com a esperança renovada temos a certeza que um novo desejo de levar o Amor para aque-les que ainda não ex-perimentaram brota no coração de cada jovem que pôde escutar através do Papa o próprio Cristo que fala “Ide sem medo servir”, é o que diz a jo-vem Denise Rosa mem-bro do grupo de oração Sopro Divino (P. São José de Amaralina), “A JMJ Rio 2013 acabou. Aca-bou? Não, está apenas começando”.

3

Notícias

Suscitado pelo nosso hoje Papa Emérito Bento XVI chegou ao * m o Ano da Fé, e, olhando para o que somos e * zemos neste ano de 2013, vimos con* rmada em nossos Gru-pos de Oração a moção profética da RCC do Brasil: “Esta é a Vitória que vence o mundo: a nossa fé“. (IJo 5,4).

O grupo de oração tem sido por vários anos um refúgio para muitos, um lugar de certezas, onde podemos a* rmar: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família” (At 16,31). Em um mundo onde a descon* ança, o descrédito e o de-samor campeiam, nossas reuniões têm demonstrado e a* rmado o contrário, um lugar privilegiado, onde, com o exercício dos dons extraordinários, evidenciou-se em muitos momentos os milagres, prodígios e sinais realizados por Deus no nosso meio.

Sinais que são visíveis e que têm con* rmado o poder de Deus nas nossas vidas, inquestionável para nós, pelos inúmeros testemu-nhos espalhados por todo o país.

E como fé é o dom dado pelo Senhor das nossas vidas, busca-mos no decorrer deste ano, no exercício do nosso carisma, está fé carismática, expectante, carac-terística marcante da RCC, e, vale pontuar, as pessoas adentraram nossas portas porque veem de

Robson Freitas - MCS Feira de Santana-Bahia

O Ano da fé e o Grupo de Oração

Projeto Quero Orar tem apoio da Setur

O Projeto Quero Orar ganhou um grande refor-ço este ano. A Renovação Carismática Católica de Sal-vador fechou uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado Bahia (Setur), por intermédio do deputado es-tadual Yulo Oiticica.

A parceria começou a ser costurada em uma reunião no dia 09 de janeiro deste ano, com a presença do asses-sor do deputado, João Lúcio, o coordenador da RCC Salvador, Agnaldo Borges, e o secretário de Turismo da Bahia, João Carlos. Na ocasião, foram discutidas as ações do governo da Bahia para fortalecer o turismo religioso no

evento oferecerá aos fiéis momentos de diversão e vivência da fé. Constam na programação shows de diversos artis-tas católicos dentre eles estão a cantora Aline Brasil (Cam-pos dos Goitacazes, RJ), o Ministério Música Rainha da Paz (Itabuna, BA), o Ministério Música

forma convincente este sinal, esta marca em nós.

Elas buscam, tem sede de uma fé, que para nós é como um raio de luz que parte de Deus para a alma. O Espírito Santo, que é o autor da fé, vem ao mundo de hoje reavivar, dando assim sentido à vida cristã de muitos batizados que viviam in-diferentes ao seu estado.

Assim, onde há trevas, cansaço, desilusão, o GO foi/é o espaço us-ado por Deus para reavivamento do homem, da comunidade, da paróquia. Negar esta benção é ne-gar, limitar, a ação D’ Ele no meio de nós, que colocou em nossos corações o carisma da Renovação Carismática Católica.

Porque o bem comum, por in-tercessão de Nossa Senhora, é o que queremos, o que buscamos e o que sonhamos para nós e para to-dos. Amém!

Diocesano da RCC Salvador e pregação de Joelson Silva (Feira de Santana, BA), além da par-ticipação do Arcebispo Primaz do Brasil, o Cardeal Dom Murilo Krieger.

estado. Na ocasião, Borges pediu o

apoio do deputado ao projeto “Quero Orar”, que acontecerá no dia 16 de fevereiro no Cen-tro Administrativo da Bahia. O

João Lúcio, João Carlos e Agnaldo Brito, da esquer para a direita.

4

Pastoreando

Ao se despedir de seus colabo-radores, Jesus lhes ordenou: “Ide, pois, fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,19). A Igreja vive desta ordem – ou, como lembra-va Paulo VI: “A Igreja existe para evangelizar!” Sua missão é imensa, pois há multidões que ainda não foram atingidas pela proposta de nosso Senhor, Salvador e Mestre.

Não diria que o mundo atual seja mais difícil de ser evangeli-zado do que aquele enfrentado pelos primeiros apóstolos e cris-tãos. Temos, sim, alguns desa* os que são próprios de nossa época, a exigir de nós especial criatividade. É aqui que situo a importância do uso dos meios de comunicação no serviço evangelizador. Para “fazer discípulos em todas as nações”, a Igreja não pode se contentar com

o uso do púlpito e de catequese. Precisa utilizar-se também de jor-nais e revistas, de visitas domicili-ares e de emissoras de rádio; de canais de televisão e de páginas na internet.

Em resposta à ordem de “fazer discípulos”, precisamos nos per-guntar constantemente: como uti-lizar os meios de comunicação? Que meios usar? O que fazer para tê-los à nossa disposição? Há mui-to trabalho à nossa espera. Longe de nos deixar levar pela agitação, caindo no risco do “fazer por fa-zer”, é preciso olhar para a frente, con* ando na palavra de Cristo: “Eu estarei convosco todos os dias!” (Mt 28,20).

Sejam essas as motivações da RCC de nossa Arquidiocese, ao lançar este jornal mensal.

Palavra do presidente

Dom Murilo S.R. Krieger, scj - Arcebispo de São Salvador da Bahia Como todos sabem, fui elei-to para presidir a Renovação Carismática Católica da Arquidi-ocese de São Salvador da Bahia por um período de dois anos, com di-reito a reeleição, se esta for a von-tade de Deus e dos irmãos da RCC Salvador. Iniciamos os trabalhos com muitos desa* os: unir e fazer comunhão com todos os irmãos do movimento, com as novas co-munidades e outros seguimentos da sociedade. Realizamos a Vigília de Pentecostes, superlotando a Ig-reja da Piedade. Comemoramos os 40 anos da RCC Salvador em 02 de junho, na Fraternidade Betânia. Para celebrar a data, no dia 06 de junho, pela manhã, uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores e à noite, deste mesmo dia, uma Celebração Eucarística em ação de graças, presidida pelo Padre Láza-ro. Outro motivo de jubilo para o conselho diocesano da RCC Salva-dor, foi a realização com sucesso do Maria Jovem, na Fraternidade de Betânia, que contou com partici-pação de mais de duas mil pessoas.

Estamos lançando este jornal como mais um meio de comuni-cação da RCC Salvador. Espero contar com todos no ano que se inicia para continuarmos a missão que nos foi con* ada neste tempo. Que Deus abençoe a todos e um Feliz 2014!

Agnaldo Borges de BritoPresidente do Conselho Diocesano

A evangelização através dos meios de comunicação

Retiro de Carnaval

O Setor 3/4 da RCC Salvador realizam um retiro de Carnaval nos dias 01, 02 e 03 de Março, das 8h às 18h com o tema “Reunidos num só corpo pela força da cruz” (cf. Efésios 2,16b). O retiro será na Comunidade Imaculado Coração de Maria, em Itacaranha.

Adoração, Missa, pregação, con* ssão, apresentações artísticas e Louvor, são algumas das atrações do evento, que contará com a part-ticipação do Pe. Joelson Andrade, Pe. Ricardo Henrique, Pe. Josuel Jesus e Pe. Adriano. Maiores infor-mações: 3321-4745.