anuário do futebol passo-fundense 2012

60
ANUÁRIO DO FUTEBOL PASSO-FUNDENSE | 1

Upload: lucas-scherer

Post on 07-Apr-2016

270 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2

LUCAS SCHERER

Anuário do Futebol Passo-Fundense

Nº 1 | Ano 1-2012

Lucas Scherer CardosoPasso Fundo | RSJaneiro | 2013

Versão Eletrônica

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3

S326d Scherer, Lucas

Anuário do Futebol Passo-Fundense / Lucas Scherer. – Ano 1, n. 1 – 2012. Passo Fundo: O autor, 2013.

60 p.; il. color.; 21 cm.

1. Futebol – História – Passo Fundo. 2. Anuário. 3. Notícias. I. Título.

CDD 796.3308

Anuário do Futebol Passo-Fundense 2012þ futebolpassofundo.wordpress.com� [email protected] AnuarioFutebolPF

Nº 1 | Ano 1-2012Versão eletrônica (2013)

Contribuições na forma de artigos ou efemérides podem ser enviadas para o e-mail do Anuário.

Todas as declarações publicadas nos artigos são deresponsabilidade dos autores.

O material publicado no Anuário do Futebol Passo-Fundense pode ser reproduzido, copiado, gravado, transcrito outransmitido por meios mecânicos, fotográfi cos ou eletrônicos desde que citada a autoria, nos termos da licença CreativeCommons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, acesse o site da CreativeCommons (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt_BR) ou envie uma carta para a Creative Commons(444 Castro Street, Suíte 900, Mountain View, Califórnia, 94041, USA).

*Para Thomaz Mazzoni e Amaro Júnior

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4

APRESENTAÇÃO

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5

O Anuário do Futebol Passo-Fundense chega neste início de 2013 com a ideia de ser um projeto em longo prazo. Esta publicação é a materialização de um antigo sonho e surge cla-ramente infl uenciada pelos almanaques esportivos editados por Thomas Mazzoni, em São Paulo, e Amaro Júnior, no Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1920 e 1950. Dois jorna-listas que merecem ser apresentados.

O italiano Thomaz Mazzoni é considerado o principal jor-nalista da história de A Gazeta Esportiva, de São Paulo. Maz-zoni imigrou para o Brasil com os pais quando criança. Chegou a jogar futebol na várzea em São Paulo, mas quebrou a perna em 1918 e foi obrigado a abandonar os campos, dando início a sua carreira no jornalismo. Em 1928, já na redação de A Gazeta Esportiva, publicou a primeira edição do seu Almanaque Es-portivo, que reunia registros detalhados dos principais acon-tecimentos esportivos daquele ano.

No jornalismo esportivo, Mazzoni começou uma “reno-vação da linguagem do futebol”, criando termos que ainda hoje são utilizados, como os apelidos dos principais clássicos paulistas (como “Choque Rei”, entre Palmeiras e São Paulo ou “Derby Paulista”, entre Corinthians e Palmeiras) e de clubes (como “mosqueteiro” para o Corinthians e “tricolor” para o São Paulo). Em seus textos, criou um “diálogo com o leitor” e pas-sou a chamar os jogadores pelo modo como eram conhecidos, fosse por nomes, apelidos ou diminutivos.

Além dos almanaques, publicados até 1951, escreveu de-zenas de livros sobre esporte. Considerado especialista em todos eles, ganhou dos colegas de redação e amigos o apelido de Olimpicus. Para “testar” seus conhecimentos, participou de “O Céu é o Limite” da TV Tupi, um programa de perguntas e respostas. Ganhou todos os prêmios. Escreveu para a Gazeta até sua morte, em 1970.

Foi nos almanaques de Thomaz Mazzoni que o jornalista Amaro Júnior se inspirou.

José Ferreira Amaro Júnior foi um dos primeiros jornalis-tas esportivos do Rio Grande do Sul. Sempre envolvido com os esportes, organizou o primeiro time de basquete no estado, em 1924 na ACM, a Associação Cristã de Moços de Porto Ale-gre. Aqui, “abro parênteses”. A importância de Amaro Júnior foi tanta para o basquete gaúcho que se criou um torneio com seu nome. Eu mesmo participei de algumas edições, jogando pelo time da minha escola, o Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo.

Amaro Júnior ajudou a fundar em 1936, como jornalista, a Folha da Tarde, da Empresa Jornalística Caldas Júnior. Em 1945 foi um dos fundadores da Acepa, a Associação dos Cronistas Es-portivos de Porto Alegre, hoje Aceg, Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos. Amaro Júnior ainda tem como credenciais o título de “Jornalista Símbolo do Esporte Amador do Rio Gran-de do Sul”, recebido em 1980. Conhecia todos os níveis do es-porte, do olímpico ao amador; fazia regulamentos e elaborava provas esportivas; e tinha um programa na Rádio Difusora onde dava aulas de ginástica. Seu Almanaque Esportivo foi publicado entre 1942 e 1958. Amaro Júnior morreu em 1982.

Feitas as apresentações, voltamos a este Anuário.

Procurei registrar os fatos mais importantes que marca-ram 2012 no futebol de Passo Fundo e os resultados de to-dos os jogos envolvendo equipes da cidade em amistosos e competições no ano que passou. Para isso, considerei Passo Fundo, Gaúcho e Vila Nova (este apenas em suas participa-ções internacionais como clube de categorias de base), além dos campeonatos municipais amador e veterano promovidos pela prefeitura de Passo Fundo (por sua tradição), e da Copa

O AnuárioEdição traz o resultado de 243 jogos por 12 campeonatos, com

os 187 principais fatos de 2012, além de destacar 256 datas

importantes dos últimos 130 anos para o futebol passo-fundense.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 6

Coca-Cola, pela possibilidade de levar seus campeões (atletas não federados) a atuarem como gandulas na Copa das Confe-derações deste ano. Outras competições amadoras não fazem parte deste levantamento por critérios pessoais de relevância ou de acompanhamento, pela difi culdade e grande número de jogos, mesmo se consultadas fontes primárias de informação, como os clubes sociais, ou se monitoradas fontes secundárias, como jornais, revistas, rádios e sites na internet. Nada que im-peça que sejam contempladas em futuras edições do Anuário.

Mais uma vez, a exemplo do livro “Os Donos da Bola: A História do Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fun-do” (disponível gratuitamente no site livroosdonosdabola.wordpress.com) lançado em 2012, publico apenas em forma-to eletrônico, pelo custo do investimento em uma edição im-pressa sem patrocínio e pelo restrito mercado de distribuição. É preciso ser realista quanto a isto e mesmo uma busca por parceria neste projeto exigiria ainda mais tempo de dedicação. Minha intenção não é ganhar dinheiro com este trabalho (até porque o patrocínio seria apenas para cobrir custos com im-pressão), mas disponibilizar um material que sirva de fonte de pesquisa para imprensa, pesquisadores de futebol, curiosos, e (por que não?) os próprios clubes.

As fontes de informação utilizadas no anuário estão refe-renciadas nas últimas páginas. O material fotográfi co usado é o disponibilizado pelas assessorias de imprensa ou comunica-ção dos clubes, federações ou promotores das competições.

A primeira parte do Anuário traz um resumo diário dos principais acontecimentos envolvendo clubes, jogadores ou

personalidades ligadas de alguma maneira a Passo Fundo. A segunda parte apresenta os resultados de 2012 e estatísticas por competição por clube (e, se for o caso, ainda por categoria), além de uma fi cha com informações básicas de cada equipe. Na terceira parte do Anuário são destacados os acontecimen-tos relevantes para a história do futebol em Passo Fundo.

Ao contrário de “Os Donos da Bola”, uso no Anuário uma diagramação contemporânea. Mais uma vez, as ilustrações são de minha autoria. Por motivos que para mim são claros, não coloco nos uniformes marcas de patrocínio (a não ser dos fa-bricantes do material esportivo), o que pode mudar no futuro. Os escudos e as logotipias de competições são propriedades dos clubes ou das associações ou federações promotoras dos eventos e aqui são usadas sem fi ns comerciais.

A capa e a contracapa também são minhas criações. A capa mostra o que seria o uniforme de uma “equipe de Passo Fun-do”, que levaria a cuia, um dos nossos símbolos, no escudo (também minha criação). O azul e o verde são claras referên-cias à bandeira do município. A imagem com a silhueta dos tor-cedores pode ser facilmente encontrada em uma busca na in-ternet, inclusive com a utilização livre para fi ns não comerciais e sem necessidade de identifi cação de autoria (dependendo do arquivo utilizado, como o deste caso).

Como sempre, correções e sugestões são bem-vindas para aprimorar esta que, espero, seja apenas a primeira edição do Anuário do Futebol Passo-Fundense. !

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 7

Sumário

EditorialUm 2012 de ótimas e surpreendentes notícias

8 28 4312 37 57OPINIÃO JOGOS NA HISTÓRIA

2012 ESTATÍSTICAS FONTES

O ano de 2012 foi especial no futebol de Passo Fundo. Na Divi-são de Acesso, o Passo Fundo parecia que não ia empolgar, apesar do investimento do clube no grupo de jogadores. Os amistosos preparatórios contra o Ypiranga, o time sub-23 do Internacional, a Chapecoense e o Lajeadense foram preocupantes, com nenhuma vitória. Mas quando o campeonato começou, o time engrenou. A incrível sequência invicta no Vermelhão da Serra, apesar das der-rotas quando jogava como visitante, trouxe os torcedores de volta ao estádio. Foram espetáculos empolgantes, mesmo com o frio do outono e do inverno do Planalto Médio. Mais de 8 mil pessoas nas arquibancadas para assistir a jogos inesquecíveis, como a vi-tória de virada sobre o São Paulo de Rio Grande.

No lado alviverde da cidade, não se sabia nem se era possível esperar algo. A participação na Segunda Divisão era certa, mas os primeiros jogadores tiveram seus nomes confirmados apenas na semana de estreia no campeonato. O resultado não poderia ser diferente. Nos primeiros 6 jogos, 2 empates e 4 derrotas. Mas en-

tão o jovem time também se acertou. Conseguiu as vitórias que precisava, passou de fase e, no mata-mata, provou que 94 anos de tradição também entram em campo. Com resultados imprová-veis, garantiu o acesso.

Já para o Vila Nova foi o ano da ascensão internacional. Os meninos do Vila foram, injustamente, vice-campeões em um tor-neio na França onde o time não sofreu gol e acabou caindo nos pênaltis. Depois, venceu sua primeira taça fora do país, na Itália.

“Fora das quatro linhas” (como é bom usar clichês nos textos de futebol...), 2012 também foi incrível. O Gaúcho, depois de mui-to tempo (para alguns credores foram décadas) conseguiu pagar todas as suas dívidas, ainda que perdendo definitivamente seu estádio. Sem problema. Vem aí a nova Arena Wolmar Salton. E, com ela, a certeza de mais histórias inesquecíveis.

Que 2013 seja ainda melhor. !

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 8

OPINIÃO

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 9

O tenente Marion Cobretti era o líder do Esquadrão Zum-bi, formado por policiais especializados em serviços que nin-guém mais queria fazer. Cobretti, ou Cobra, usava sempre luvas de couro pretas, óculos escuros espelhados e palito de fósforo no canto da boca. “Stallone: Cobra” marcou minha geração nos anos 1980 e hoje é um fi lme de culto. Não pela história. Pelo personagem.

Cobra teve que encarar uns malucos que queriam fundar um tal de “Mundo Novo”. O fato era tão importante para a his-tória que não mereceu explicação alguma. O que importa é que algumas cenas se tornaram clássicas. O fi lme começa com um sujeito segurando uma bomba e uma espingarda e man-tendo reféns em um supermercado. A polícia cerca o local. Quando as negociações falham, Cobra é chamado. O diálogo com o bandido é um momento antológico (e precisa ser visto na versão dublada):

-Cretino... Você adora dar tiro. Eu odeio gente assim. Você é um imaturo, você é um... cocô! E eu vou matar você.

Em casa, Marion Cobretti recobrava as forças limpando sua pistola enquanto comia pizza cortando as fatias com uma tesoura. Perto dele, o detetive Harry “Dirty” Callahan, de Clint Eastwood em “Perseguidor Implacável” e o arquiteto Paul Ker-sey, de Charles Bronson em “Desejo de Matar” não passavam de coroinhas.

Um site especializado em cinema contabilizou 52 mor-tes durante os 87 minutos do fi lme. Numa delas, Cobra “lê” os direitos de um criminoso se debatendo em chamas, sendo queimado vivo:

A versão hollywoodiana de um mito do futebol gaúcho*Por Lucas Scherer

-Você tem o direito de permanecer calado...

Quando lembro de Marion Cobretti, lembro também de Daizon Pontes.

Daizon, um dos imortais da história do futebol nacional, foi apontado pela revista Placar como o detentor do recorde nacional de expulsões: 18, entre 1959 e 1974. Seis delas por ofensa e outra por agressão ao árbitro. Isso que os cartões no futebol só apareceram na Copa do Mundo de 1966. Antes, para ser expulso, era preciso ser muito mau.

O zagueiro Daizon Pontes começou a se destacar no Cru-zeiro de Porto Alegre. Um dia, ao fi nal de um treino, o técnico Foguinho entrou no vestiário e viu um menino de 13 anos com a mão na perna, chorando de dor. Ele perguntou o que havia acontecido. A resposta:

-O Daizon me bateu.

O técnico encontrou Daizon em um canto, arrependido:

-É que ele ofendeu minha família, “seu” Foguinho. E isso eu não admito.

Em dezembro de 1961, o Cruzeiro viajou pela América Central e Colômbia para fazer alguns amistosos. No jogo con-tra o Herediano da Costa Rica, um cachorro invadiu o campo. Era uma tática utilizada pela torcida do time da casa para es-friar os jogos complicados. Ninguém conseguia pegar o animal e tirá-lo de campo. Picasso, goleiro do Cruzeiro e profundo co-nhecedor do “espírito inquieto” de Daizon, provocou:

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 0

argentino, que saiu de campo se contorcendo de dor.

Mas ele se dizia justo. Garantia que nunca bateu por bater:

-Eu tinha de levar alguma coisa antes. E se fosse para “dar pau” eu dava dentro e fora de casa. Até hoje tem jogador que ba te em casa e quando sai até se machuca pra não jogar. Eu não.

Algo incomum na época, Daizon foi suspenso por doping, pelo uso de cloridrato de prolintano. A substância tinha o no-me comercial de Katovit, um xarope muito usado por estudan-tes. Era um complexo vitamínico que ajudaria a aumentar a ca pa cidade de concentração e a repor energias.

-Logo depois que aconteceu o caso, eu virei garoto-propa-ganda e ganhei três caixas do laboratório. Fiz um teste. Aquilo era uma porcaria, só servia para criança mesmo.

-E aí? Tem um cachorro no campo.

-Se ele passar aqui é logo pau!

-Olha ali atrás.

Era o cachorro.

Daizon deu um “carrinho” no bicho, que morreu. Para ter-minar, o outro zagueiro do Cruzeiro, Osmar, pegou o cachorro morto pelo rabo e o atirou na torcida do Herediano.

Mas Daizon não era só violência. Ele também jogava bola. Em 1963 trocou o Cruzeiro pelo Flamengo do Rio de Janeiro. Era chamado de “Bellini Gaúcho” pela imprensa carioca. Isso mesmo. Daizon foi comparado ao capitão da primeira con-quista da Copa do Mundo pelo Brasil. Considerado o melhor zagueiro do sul do país, também era disputado por outro time do Rio, o América. A Revista do Esporte chegou a cogitar seu nome entre os convocados para a disputa da Copa de 1966 se mantivesse o futebol apresentado nos campos gaúchos.

Mas a história foi outra. Ficou apenas três meses no Fla-mengo, sendo expulso de um treino pelo técnico Flávio Costa depois de um lance violento contra Airton Beleza:

-Joguei o Beleza na grade. “Só por isso” fui expulso.

Daizon voltaria para marcar época no Gaúcho entre 1966 e 1974.

Aqui, dizia que para Internacional ou Grêmio serem campeões estaduais era preciso entrar na área do time do estádio Wolmar Salton, onde imperava soberano com seus cotovelos e joelhos.

-Muitas vezes o centroavante adversário vinha provocar, cuspir na cara, passar a mão na minha perninha, sabe... Tinha uma hora que eu me irritava.

Era o momento de colocar as coisas nos seus devidos lugares:

-Eu saltava e levantava o joelho nas costas do camarada, mas sem o juiz ver, sem prejudicar o time com uma expulsão, porque era melhor eu fazer uma coisa dessas do que cuspir na cara do camarada. Ainda bem que não tinha tevê mostrando os jogos na época.

O atacante argentino Scotta, do Grêmio, foi um dos que ti-veram a ideia de cuspir em Daizon.

-Na hora eu não fi z nada. Só falei pra ele: “nós vamos con-versar daqui a pouco” e segui o cara pelo campo todo.

Não apenas seguiu como seu joelho acabou nas costas do

“Eu não vou pra machucar.Eu vou pra chegar junto.

Só que eu tenhoo corpo ‘espaçoso’.”

“Pra ganhar o Gauchão,tem que entrar na área

em Passo Fundo.”

As canelas roxas dos adversários se acumulariam até 1974. Já perto da aposentadoria, em uma entrevista para a revista Placar, disse que não deixaria o futebol sem concluir uma mis-são: bater, para valer, em um árbitro. A profecia foi cumprida em novembro daquele mesmo ano.

O Gaúcho enfrentava o Internacional de Santa Maria no estádio Presidente Vargas e terminava o primeiro tempo ven-cendo por 1 a 0 com gol de Paraná. Estreando o técnico Santa-rém, o alviverde se defendia bem e explorava o contra-ataque, com os lançamentos precisos de Roberto, os avanços de Leivi-nha e as arrancadas do goleador Bebeto.

Então veio o segundo tempo e a atuação decisiva do árbi-tro José Luiz Barreto.

Aos seis minutos, o zagueiro Lívio do Gaúcho tocou com a mão na bola fora da área. Barreto assinalou o pênalti. Tadeu co-brou, mas o goleiro Carlos Alberto defendeu. Aos 14 minutos, Edson foi lançado. Percebendo a chegada de Daizon Pontes, o atacante se jogou dentro da área e o árbitro marcou a segunda penalidade máxima contra o Gaúcho. Daizon, que sequer en-costou em Edson, pegou a bola e falou:

-Por que tu mesmo não bates o pênalti, Barreto?

Em seguida, dois socos no rosto do árbitro. O zagueiro foi ex-pulso e na confusão sobrou até para um cabo da Brigada Militar. Ainda tonto, Barreto ordenou a cobrança do pênalti, dessa vez convertida por Silvio, enquanto policiais, dirigentes e repórteres ainda estavam dentro de campo. O Gaúcho perderia por 3 a 1 e Daizon deixaria o estádio fugindo pelos fundos, só de calção, cruzando um cemitério, com os brigadianos atrás dele.

Em Passo Fundo, o anti-herói foi recebido pela torcida com carreata, buzinaço pelas avenidas da cidade e churrasco até às

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 1

cinco da madrugada. Pela agressão, seria suspenso do futebol por 18 meses.

-Foi fruto de invenção e sensacionalismo – diria tempos de pois, desconsiderando a existência de fotos daquele dia.

Essa história transformaria defi nitivamente Daizon Pontes em uma lenda.

Há pouco tempo reencontrei Daizon num jantar. Enquanto todos pediam carne e massa, o ídolo pediu peixe. O zagueiro mais macho de todos os tempos pedindo peixe? Prestei aten-ção para saber que bebida acompanharia. Se ordenasse vinho (e pior, se se mostrasse conhecedor do tipo de vinho que com-binasse com o peixe), eu seria testemunha de uma calamida-de. Eis que o mito falou:

-Traz uma cerveja bem geladinha.

Um amigo retrucou dizendo que peixe não combinava com cerveja.

-Então traz massa e carne.

E, virando para o amigo, emendou:

-E tu, tu vai tomar no teu isqueiro!

Daizon sempre será Daizon. !

*Daizon Pontes morreu no dia 23 de junho, aos 72 anos, em sua casa em Passo Fundo. Ele havia sofrido um acidente vascular ce-rebral no fi nal de 2011 e tinha Alzheimer. O corpo do ex-jogador foi sepultado no dia seguinte no cemitério Memorial da Paz em Passo Fundo. Daizon pediu para ser enterrado com a camisa do Gaúcho, como se estivesse entrando em campo. Pelo alviverde, jogou em 1961 e entre 1965 e 1974 e venceu o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão (1966), a Copa Everaldo Marques da Silva (1970) e 3 Campeonatos Citadinos (1961, 1966, 1967). A des-pedida foi no dia 24 de novembro de 1974, no jogo Gaúcho 2 a 0 Esportivo pelo Gauchão, no Wolmar Salton. Ao fi nal do jogo, Daizon deu uma volta olímpica pelo gramado, sendo aplaudido entusiasticamente pela torcida. Ele guardou a bola do jogo e en-tregou a camisa número 6 para a fi lha Denize, que com sua mu-lher Osmilda, assistiram-no jogando pela primeira vez. Daizon iria a julgamento dois dias depois pelo incidente do jogo contra o Internacional-SM (a agressão contra o árbitro José Luiz Barre-to) no Tribunal de Justiça Desportiva. Depois de uma suspensão de 18 meses (reduzida para 12), ele voltaria ao futebol no dia 22 de fevereiro de 1976, já pelo 14 de Julho. O jogo valia pela Copa Cícero Soares. O 14 venceu o Guarany de Espumoso por 4 a 0.__________*Lucas Scherer é jornalista, autor dos livros “Bebeto: O Canhão da Serra” e “Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Fu-tebol de Passo Fundo”.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 2

2012

��

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 3

2012, dia a diaAs vitórias, as derrotas e as histórias que fi zeram um ano

inesquecível no futebol de Passo Fundo, dentro e fora de campo

Janeiro10, terça-feiraO Passo Fundo completa 26 anos de fundação e apresenta jo-gadores e uniformes para a disputa da Divisão de Acesso de 2012 em um jantar no CTG Dom Luís Felipe de Nadal.

11, quarta-feiraAberta ofi cialmente a temporada 2012 com o primeiro treino do Passo Fundo no estádio Vermelhão da Serra, 55 dias antes da estreia do clube na Divisão de Acesso.

20, sexta-feiraO técnico Ricardo Attolini comanda o primeiro treino coletivo do Passo Fundo. A equipe titular tem Souza; Brasinha, Berga-min, Glauber e Diego; Marcus, Danilo, Fernandinho e Da Silva; Sertão e Guto.

23, segunda-feiraComeçam os treinos da equipe sub-20 (juniores) do Passo Fundo para a disputa do Campeonato Estadual da categoria. O comando é do técnico Joubert.

29, domingoNo primeiro amistoso na temporada, o Passo Fundo perde para o time reserva do Ypiranga de Erechim por 1 a 0 no Vermelhão da Serra, gol de Julio César, aos 36 minutos do primeiro tempo.

Fevereiro1, quarta-feiraO Gaúcho anuncia para a segunda quinzena de março o início de sua temporada, com a avaliação de jogadores de 15 a 20 anos que possam fazer parte do grupo para a disputa da Se-gunda Divisão em agosto.

4, sábadoO jogador passo-fundense Marquinho, formado nas categorias de base do Gaúcho, é apresentado como novo reforço da Roma da Itália. O meia deixou o Fluminense emprestado por € 500 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) por um contrato de seis meses.

11, sábadoEm sua segunda apresentação na temporada, o Passo Fundo empata com a equipe sub-23 do Internacional por 0 a 0 no es-tádio Vermelhão da Serra.

15, quarta-feiraJogando amistoso em Coronel Freitas (SC), o Passo Fundo em-pata por 0 a 0 com o time reserva da Chapecoense.

24, sexta-feiraIntegrantes do Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014 vistoriam em Passo Fundo as estruturas que a cidade oferece. No Estado, 22 cidades são candidatas a centro de treinamento de seleções.

25, sábadoO Passo Fundo vai a Fontoura Xavier enfrentar a seleção local e vence sua primeira partida no ano, por 2 a 0, com gols de Fernandinho e Guto.

28, terça-feiraNo último amistoso antes da estreia no Campeonato Gaúcho, o Passo Fundo recebe o Lajeandense e perde por 1 a 0 no está-dio Vermelhão da Serra, gol de Robert.

Março4, domingoEm Frederico Westphalen, o Passo Fundo estreia na Divisão de

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 4

Acesso perdendo para o União Frederiquense por 2 a 1. Ítalo abre o placar para os donos da casa aos 32 minutos. Guto, de pênalti, empata aos 4 do segundo tempo. Gabriel, aos 44 mi-nutos, garante a vitória do União Frederiquense.

6, terça-feiraO Vila Nova/Passo Fundo confi rma a participação da categoria sub-13 na 27ª edição do Mundial de Clubes (Mondial Pupilles) que acontece em Plomelin, França, de 17 a 20 de maio.

7, quarta-feiraEstreando diante do torcedor, o Passo Fundo vence o Brasil de Farroupilha por 2 a 1, gols de Gil, aos 18 minutos, e de Glauber, a 1 minuto e de Sena, aos 27 do segundo, para os visitantes.

9, sexta-feiraA direção do Passo Fundo decide dispensar por indisciplina o goleiro Dida e multar, pelo mesmo motivo, o lateral-esquerdo Diego, o volante Danilo e o meia Diego Miranda. Da Silva Ala-goano e Adriel acabam dispensados por defi ciência técnica. Já o ala Gilvan prefere sair depois de receber uma proposta do Campinense da Paraíba.

10, sábadoO jogador Graciano dos Santos Neto, de 26 anos, morre afoga-do na barragem do rio Jacuí, em Ernestina. Ele tentava salvar um amigo que pedia socorro ao tentar atravessar o lago. Gra-ciano começou a carreira como lateral-direito no Gaúcho.

11, domingoO Passo Fundo traz um ponto do empate em Vacaria contra o Glória por 0 a 0 pela terceira rodada da Divisão de Acesso.

14, quarta-feiraPela quarta rodada da Divisão de Acesso, o Passo Fundo empa-ta por 1 a 1 com o Juventus em Santa Rosa. Cinval abre o placar para os donos da casa aos 40 segundos de jogo. Bergamin em-pata logo depois, aos 6 minutos.

18, domingoO Passo Fundo vence o Milan por 2 a 0 no estádio Vermelhão da Serra e sobe para a quarta colocação do grupo. Os gols são de Gil, aos 23 minutos, e Guto, aos 22 do segundo tempo.

A equipe sub-20 do Passo Fundo estreia no Campeonato Esta-dual com um empate diante do São Borja por 1 a 1, no estádio Vicente Goulart, em São Borja.

19, segunda-feiraLançado “Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Fute-bol de Passo Fundo”, pelo jornalista Lucas Scherer. O livro traz todos os resultados do Campeonato Municipal de futebol da cidade entre as décadas de 1920 e 1970 e pode ser baixado gratuitamente no site livroosdonosdabola.wordpress.com.

21, quarta-feiraJogando no estádio Vermelhão da Serra, a equipe sub-20 do Passo Fundo perde para o União Frederiquense, de Frederico Westphalen, por 2 a 1.

22, quinta-feiraO Passo Fundo vence o Santo Ângelo por 2 a 0 no estádio Ver-

melhão da Serra, e assume a liderança do grupo na Divisão de Acesso. Os gols são marcados pelos volantes Marcus, aos 12 minutos, e Mario, aos 36 do segundo tempo.

25, domingoNo estádio Arthur Mesquita Dias em Sapucaia do Sul, o Passo Fundo empata por 1 a 1 com a Sapucaiense. Da Silva abre o marcador para o tricolor aos 9 minutos, mas Leandro empata no fi nal do primeiro tempo. O Passo Fundo cai para a terceira colocação.

Pela terceira rodada do Campeonato Estadual sub-20, o Passo Fundo vai a Santo Ângelo e empata com o time da casa por 0 a 0.

28, quarta-feiraJogando em Panambi, o Passo Fundo perde para o time da casa por 1 a 0. O gol é marcado por Flávio Bugrão, aos 16 minutos do segundo tempo. Com a derrota, o Passo Fundo fi ca em quin-to lugar na classifi cação, com 12 pontos, e perde uma invenci-bilidade de seis jogos.

Abril1, domingoNo encerramento do primeiro turno da Divisão de Acesso, o Passo Fundo vence o Esportivo por 2 a 1 no estádio Verme-lhão da Serra, terminando em terceiro lugar na classifi cação. O marcador é aberto pelos visitantes, com Paulo Josué, aos 10 minutos. Guto empata aos 20. O volante Gil garante a vitória aos 8 minutos do segundo tempo.

Inicia a Copa Sub-17 da FGF. O Passo Fundo estreia perdendo para o Guarany em Espumoso por 1 a 0. Ainda estão no grupo Três Passos, Paarc de Santo Ângelo e São Borja.

3, terça-feiraO atacante do Passo Fundo Sandro Sotilli retorna do São Luiz de Ijuí, onde estava por empréstimo para disputar o Campeonato Gaúcho, e começa os treinamentos no Vermelhão da Serra.

4, quarta-feiraA equipe sub-20 do Passo Fundo consegue a primeira vitória no Campeonato Gaúcho, goleando o Uruguaiana por 3 a 0 no Vermelhão da Serra.

Na segunda partida do dia, desta vez pela segunda rodada da Copa FGF, a equipe sub-17 do Passo Fundo é surpreendida pelo São Borja e perde por 4 a 2.

8, domingoNa estreia pelo returno da primeira fase da Divisão de Acesso, o Passo Fundo vai a Bento Gonçalves e é derrotado pelo Es-portivo por 2 a 1, gols de Cassiano, aos 23 minutos do primeiro tempo, e Mateus, aos 19 do segundo. Da Silva desconta aos 38 para o tricolor, que reclama de um gol anulado de Sandro Sotilli e de um pênalti que o árbitro não teria marcado.

10, terça-feiraNo programa “Jogo Limpo” da rádio Uirapuru, o presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, diz que o clube está desistindo de recu-perar o estádio Wolmar Salton, perdido desde 2006 por deci-

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 5

sões judiciais. Rosso espera anunciar novidades para a torcida alviverde em 30 dias, mas garante que o clube vai participar do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, que começa no dia 5 de agosto.

11, quarta-feiraPelo Campeonato Gaúcho sub-17, o Passo Fundo vai a Santo Ângelo e é goleado pelo Paarc Sport por 4 a 0.

Já no estadual da categoria Sub-20, o Passo Fundo vence o Uruguaiana fora de casa por 1 a 0 e assume a vice-liderança.

12, quinta-feiraO Passo Fundo vence o Panambi no Vermelhão da Serra por 2 a 1 e volta à zona de classifi cação da Divisão de Acesso. O trico-lor abre o marcador com Gil, aos 6 minutos. Aos 43, o Panambi empata com Cristiano. A vitória do time da casa chega com o gol de Sandro Sotilli, aos 26 minutos do segundo tempo.

14, sábadoO presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, cumpre a promessa e anuncia no programa “Comando da Madrugada”, da Rádio Uirapuru, que o clube irá construir um novo estádio Wolmar Salton no parque de exposições de Passo Fundo, que também leva o nome do patrono alviverde. A área será cedida pela pre-feitura em comodato e o estádio terá uma capacidade inicial para 3 mil torcedores.

15, domingoO Passo Fundo chega a sexta vitória consecutiva pela Divisão de Acesso no estádio Vermelhão da Serra. Desta vez, vence o Sapucaiense por 2 a 0, gols de Glauber, aos 2, e Guto, aos 11 minutos do segundo tempo.

18, quarta-feiraO Passo Fundo sai em desvantagem contra o Santo Ângelo, fora de casa, mas consegue um empate já nos acréscimos do jogo. Aos 5 minutos, Paulinho abre o placar. Marabá amplia aos 33. No segundo tempo, Sandro Sotilli desconta aos 11. E aos 49 minutos outra vez Sotilli salva o Passo Fundo. O empate por 2 a 2 mantém a equipe na quinta posição da Divisão de Acesso.

Já a equipe sub-20 do Passo Fundo empata por 1 a 1 com o Santo Ângelo no Vermelhão da Serra e mantém o segundo lugar do grupo, enquanto o sub-17 vence a primeira na Copa FGF: 4 a 1 no Três Passos, também jogando em Passo Fundo, mas insufi ciente para tirar o time do último lugar do grupo.

O Passo Fundo ganha de uma empresa de implementos agrí-colas da cidade um carro maca para melhorar o atendimento médico aos jogadores no Vermelhão da Serra.

Em entrevista ao programa “Esportes no 20”, do jornalista Mei-relles Duarte, o presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, diz que o clube tem vários jogadores de categorias de base treinando pelo Estado e que eles devem formar a base do time para a dis-puta do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. Rosso tam-bém afi rma que o Gaúcho já tem treinador e preparador físico defi nidos, mas não revela nomes por “questões estratégicas”.

21, sábadoO Passo Fundo segue sem vencer fora do Vermelhão da Serra.

Desta vez, empata com o Milan em Júlio de Castilhos. O tricolor sai na frente com Sandro Sotilli, aos 37 minutos, mas sofre o empate com gol de Alfi nete, aos 20 do segundo tempo.

Pela Copa FGF sub-17, o Passo Fundo perde mais uma, desta vez por 2 a 1 para o Três Passos, no estádio Luiz Medeiros, e mantém a última colocação.

24, terça-feiraEm entrevista à Rádio Planalto, a juíza Lizandra Villarroel, da Terceira Vara Cível de Passo Fundo, fala sobre a decisão que impede que a arrematação do estádio Wolmar Salton seja anulada. Também se espera por uma tentativa de conciliação entre as partes envolvidas no processo.

O Passo Fundo anuncia a volta de Juarez Villela. Um dos prin-cipais técnicos da história do clube, Villela assume a coordena-ção da equipe sub-20 do clube.

O Departamento de Futebol Profi ssional da Federação Gaúcha de Futebol convoca os clubes fi liados para o Congresso Técni-co do Campeonato da Segunda Divisão, marcado para o dia 7 de maio no auditório da FGF em Porto Alegre.

25, quarta-feiraPelo Estadual júnior, a equipe sub-20 do Passo Fundo vai a Fre derico Westphalen e perde por 2 a 0 para o União Frederi-quense, líder do grupo. O Passo Fundo é o terceiro colocado, ain da na zona de classifi cação para a segunda fase.

26, quinta-feiraO Passo Fundo chega a sétima vitória consecutiva no Verme-lhão da Serra. Desta vez, vence o Juventus de Santa Rosa por 4 a 1. Jean Paulo abre o placar logo aos 3 minutos. Guto amplia aos 18. Adriano diminui aos 38, de pênalti. No segundo tem-po, Guto marca mais um, aos 10. Enquanto uma forte neblina se forma sobre o gramado, Sandro Sotilli faz o quarto, aos 29 minutos. Com o resultado, o tricolor sobe para a quarta coloca-ção, enquanto o Juventus é rebaixado para a Segunda Divisão.

28, sábadoA equipe sub-20 do Passo Fundo vence o São Borja por 2 a 1 no Vermelhão da Serra e termina a primeira fase do Campeo-nato Estadual no terceiro lugar do grupo E, garantindo vaga pa-ra a próxima fase.

29, domingoApoiado por mais de 2 mil torcedores, o Passo Fundo vence o Glória por 2 a 0 no Vermelhão da Serra pela Divisão de Acesso. Diego Miranda faz o primeiro logo aos 2 minutos. Também aos 2 minutos, mas do segundo tempo, Sandro Sotilli con fi rma a vi tória do tricolor. O Passo Fundo se classifi ca para a próxima fase com duas rodadas de antecedência.

Pela Copa FGF sub-17, o Passo Fundo recebe o Paarc de Santo Ângelo e vence por 4 a 1, o que ainda é insu fi ciente para tirar o time da última posição do grupo.

Maio2, quarta-feiraPoupando alguns jogadores, o Passo Fundo perde para o Brasil

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 6

por 2 a 0, nas Castanheiras, em Farroupilha, e termina a primei-ra fase sem vencer fora de casa. Os gols são de Hyantony.

A equipe sub-17 do Passo Fundo vai a São Borja e perde para o time da casa por 2 a 1, sendo eliminada da Copa FGF da cate-goria com uma rodada de antecedência.

5, sábadoEncerrando sua participação na Copa FGF sub-17, a equipe do Passo Fundo perde por 3 a 1 para o Guarany de Espumoso, lí-der do grupo, no campo da UPF.

6, domingoO Passo Fundo vence o União Frederiquense por 2 a 0 e ter-mina a primeira fase da Divisão de Acesso na segunda colo-cação do grupo, com 32 pontos (dois a menos que o Esportivo de Bento Gonçalves) e nove vitórias em nove jogos no estádio Vermelhão da Serra. Os gols são marcados por Sandro Sotilli, cobrando pênalti, aos 29 minutos, e Sertãozinho, aos 28 da se-gunda etapa. Na segunda fase, o tricolor vai enfrentar Brasil de Pelotas, Riograndense de Santa Maria, São Paulo de Rio Gran-de, Brasil de Farroupilha e União Frederiquense.

7, segunda-feiraA Federação Gaúcha de Futebol realiza o congresso técnico do campeonato da Segunda Divisão em Porto Alegre. O Gaúcho fi ca no Grupo A, com Aimoré de São Leopoldo, Nova Prata, Igre-jinha, Cachoeira de Cachoeira do Sul, Atlético de Carazinho e Garibaldi. No Grupo B estão Guarany de Bagé, Bagé, São Borja, Tupi de Crissiumal, Três Passos e Uruguaiana. A Associação Ro-sário de Esportes desiste de participar. O campeonato inicia no dia 5 de agosto. Na primeira fase os clubes jogam em turno e returno dentro do grupo, classifi cando-se os quatro primeiros para as quartas-de-fi nal. As fases de quartas-de-fi nal, semifi -nais e fi nal serão realizadas com jogos de ida e volta.

Divulgados os grupos da segunda fase do Campeonato Gaú-cho sub-20. O Passo Fundo fi ca no Grupo H, com Juventude de Caxias do Sul, Lajeadense de Lajeado e Brasil de Pelotas.

9, quarta-feiraO Passo Fundo estreia na segunda fase do Campeonato Gaú-cho sub-20 vencendo o Lajeadense por 2 a 1 no estádio Ver-melhão da Serra.

10, quinta-feiraNo último dia de inscrições de jogadores no Campeonato Gaú-cho da Divisão de Acesso, a diretoria do Passo Fundo confi rma que o elenco está fechado. “Investimos, trouxemos jogadores bons, de qualidade e nível de série A, por isso pedimos que o nossos torcedores continuem nos apoiando, pois agora mais do que nunca precisamos manter a força que temos em casa”, diz o presidente Selvino Ferrão em entrevista ao jornal O Na-cional. Por outro lado, são anunciadas as dispensas do meia Fernandinho e do lateral-esquerdo Michel. O Passo Fundo também reajusta os valores dos ingressos para os jogos da se-gunda fase no Vermelhão da Serra. Cadeiras passam a custar R$ 25 e arquibancadas R$ 15 (R$ 5 para mulheres). A justifi ca-tiva é o investimento feito para a formação do elenco.

11, sexta-feiraO Gaúcho reúne sua diretoria e a imprensa em um almoço para

comemorar os 94 anos da fundação do clube. O presidente Gilmar Rosso confi rma que o clube mandará seus jogos na Se-gunda Divisão no estádio Vermelhão da Serra. Rosso também reafi rma a intenção de o clube construir um novo estádio e a ideia de levar o Gaúcho para disputar a primeira divisão esta-dual em 2018, ano do centenário do clube.

12, sábadoO Passo Fundo começa a segunda fase da Divisão de Acesso empatando por 1 a 1 com o São Paulo no estádio Aldo Dapuz-zo em Rio Grande. O time da casa sai na frente aos 38 minutos, com Maicon Sapucaia cobrando falta. O Passo Fundo empata aos 32 do segundo tempo, com Jean.

A equipe sub-20 do Passo Fundo vai a Pelotas e empata por 1 a 1 com o Brasil pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Estadual Júnior.

14, segunda-feiraOs jogadores da categoria sub-13 (nascidos em 1999) do Vila Nova/Passo Fundo embarcam para a disputa da 27ª edição do Mundial de Clubes (Mondial Pupilles) que acontece em Plome-lin, França, de 17 a 20 de maio. A delegação é formada por 16 atletas, dois dirigentes e alguns pais. O Vila Nova/Passo Fundo está no Grupo 3, com sede nas comunidades de Gourlizon, Plo-néis, Guengat e Plogonnec. Na primeira fase, enfrenta Brussels da Bélgica, Aygreville da Itália, Liandysul do País de Gales, e os franceses Lorient, Valenciennes, Maintenon Pierre, Plouzané e a Seleção GPGP. Apenas os dois primeiros se classifi cam para a próxima fase.

16, quarta-feiraEm mais uma rodada do Campeonato Gaúcho sub-20, o Passo Fundo vai a Caxias do Sul e perde para o Juventude por 1 a 0.

17, quinta-feiraNo primeiro dia de competições no Mundial de Clubes de Plo-melin, na França, o Vila Nova/Passo Fundo vence o Aygreville da Itália por 3 a 0. Na segunda rodada, nova vitória, desta vez por 4 a 0 sobre o Maintenon Pierre. No terceiro jogo do dia, empate por 0 a 0 com o Valenciennes e o terceiro lugar provi-sório do grupo.

18, sexta-feiraO Vila Nova/Passo Fundo termina o segundo dia do Mundial de Clubes na França com 100% de aproveitamento, depois de vencer o time local, a Seleção GPGP, por 2 a 0, o Liandysul do País de Gales por 1 a 0 e os franceses do Plauzané por 3 a 0. A equipe sobe para a vice-liderança do grupo, faltando ainda dois jogos pela fase de classifi cação.

19, sábadoO Vila Nova/Passo Fundo encerra a primeira fase do Mundial de Clubes na França como líder do grupo, depois de vencer o Lorient por 2 a 0 e empatar com os belgas do Brussels por 0 a 0. O time do técnico Diego soma 20 pontos, com seis vitórias e dois empates, 15 gols marcados e nenhum sofrido. Ainda no sábado, pelas oitavas-de-fi nal, o Vila Nova/Passo Fundo passa pelo Le Mans, da França, por 1 a 0.

20, domingoO Vila Nova/Passo Fundo sub-13 é vice-campeão do Mundial

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 7

de Clubes de Plomelin. No domingo, o time disputa três par-tidas: vence o Caen da França por 1 a 0 nas quartas-de-fi nal; o Stade Rennais, também da França, novamente por 1 a 0; e empata com os belgas do Anderlecht por 0 a 0 na decisão. A partida assistida por cerca de 6 mil pessoas vai para os pênal-tis. O time de Passo Fundo abre 2 a 0, mas acaba perdendo três oportunidades de fechar a série e acaba derrotado por 3 a 2. É a primeira vez em 27 edições que uma equipe brasileira deci-de o título do campeonato. O goleiro Yan é o menos vazado da competição, por não sofrer nenhum gol nos 12 jogos disputa-dos. O zagueiro Wandri recebe o prêmio de melhor jogador.

O Passo Fundo perde os 100% de aproveitamento jogando no Vermelhão da Serra pelo Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. O tricolor empata por 1 a 1 com o União Frederi-quense, em jogo transmitido na noite de sábado pela TV Com. O União sai na frente com Gillian, aos 32 minutos. Também aos 32, mas do segundo tempo, Sertãozinho empata para o time da casa. O Passo Fundo continua em segundo lugar no grupo.

22, terça-feiraA delegação do Vila Nova/Passo Fundo é recebida com festa e desfi la no carro do Corpo de Bombeiros pela conquista do vice-campeonato do Mundial de Clubes de Plomelin. A carrea-ta parte do trevo de acesso da BR-386 e segue até o estádio Vermelhão da Serra, onde acontece uma confraternização com familiares e torcedores. Para o coordenador do Vila Nova, Car-los Alberto de Oliveira, a equipe superou as expectativas: “A amizade que fi zemos lá é uma das nossas maiores conquistas. O pessoal que conhecemos no ano passado ia ao estádio tor-cer por nós, foi emocionante.”

23, quarta-feiraO Passo Fundo volta a vencer no Vermelhão da Serra pela Di-visão de Acesso. A vitória por 2 a 1 sobre o Brasil de Pelotas começa aos 41 minutos com gol de Sandro Sotilli. Logo aos 4 minutos do segundo tempo, o atacante perde a chance de am-pliar ao perder um pênalti. Aos 18, André Ribeiro empata para o Brasil. Mas, aos 25 minutos, Sotilli se redime e faz, de cabeça, o gol da vitória tricolor. O time assume a liderança do grupo.

Pelo campeonato estadual sub-20, o Passo Fundo perde no-vamente para o Juventude pela primeira rodada do returno da segunda fase, em pleno estádio Vermelhão da Serra. Apesar das duas derrotas em sequência, o tricolor é o vice-líder do grupo.

26, sábadoPela penúltima rodada da segunda fase do Gauchão sub-20, o Passo Fundo vence o Brasil de Pelotas por 1 a 0 no Vermelhão da Serra e fi ca a um empate da classifi cação.

O Gaúcho faz um “peneirão” no estádio Fredolino Chimango, no antigo quartel do Exército, para selecionar jovens jogadores interessados em fazer parte do grupo que disputará a Segun-da Divisão. Dos 40 atletas presentes, 20 são selecionados para uma segunda rodada de testes.

30, quarta-feiraO Passo Fundo complica sua classifi cação para a fase fi nal da Divisão de Acesso ao ser goleado pelo Riograndense em Santa Maria por 3 a 0. O tricolor tem um gol anulado por impedimen-

to aos 2 minutos. Aos 44, Vagner, contra, abre o placar para o time da casa. Aos 4 minutos do segundo tempo, David amplia. Aos 27, Tiago Duarte fecha o placar. O Passo Fundo agora é o quarto colocado do grupo.

Pelo Estadual Sub-20, o Passo Fundo empata por 1 a 1 com o Lajeadense no estádio Elísio Trevisol, em Lajeado, e se classi fi -ca para as quartas-de-fi nal como o segundo colocado do grupo H. O time enfrenta agora o Grêmio de Porto Alegre, em jogos de ida e volta.

Junho2, sábadoO Gaúcho faz a segunda peneira para selecionar jovens atletas para o grupo que vai disputar a Segunda Divisão do Gauchão.

3, domingoDepois de alguns dias de pressão sobre a equipe e o técnico Ricardo Attolini, o Passo Fundo volta a vencer pela Divisão de Acesso. No Vermelhão da Serra, o tricolor faz 3 a 2 sobre o Bra-sil de Farroupilha e termina o primeiro turno da segunda fase na terceira colocação. Os visitantes saem na frente com Hyan-tony, aos 10 minutos. Aos 24, Mario completa um cruzamento de Da Silva para empatar. Aos 4 minutos do segundo tempo, Guto converte pênalti sofrido por Sandro Sotilli. Aos 26, Tiago Renza empata cobrando falta. No minuto seguinte, Guto ga-rante a vitória do Passo Fundo.

6, quarta-feiraO Passo Fundo vence pela primeira vez fora de casa na Divi-são de Acesso. Em jogo antecipado contra o Brasil, em Pelotas, logo aos 6 minutos Guto abre o placar em pleno estádio Bento Freitas. Aos 29, mais uma vez Guto marca para o Passo Fundo. Aos 41, Sandro Sotilli dá números fi nais: 3 a 0. O Passo Fundo sobe para a vice-liderança do grupo, com um jogo a mais que os adversários.

Pela partida de ida das quartas-de-fi nal do Campeonato Gaú-cho sub-20, o Passo Fundo empata por 0 a 0 contra o Grêmio no estádio Vermelhão da Serra.

9, sábadoO Gaúcho faz a terceira peneira para selecionar jovens atletas para o grupo que vai disputar a Segunda Divisão do Gauchão.

10, domingoO Passo Fundo perde por 2 a 0 para o Brasil no estádio das Cas-tanheiras em Farroupilha. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Tiago faz 1 a 0 em cobrança de falta. O placar é fechado aos 33 do segundo tempo, com Glauber marcando contra. Apesar do resultado, o Passo Fundo se mantém na segunda posição do grupo e na zona de classifi cação para a fase fi nal.

13, quarta-feiraO Passo Fundo é eliminado do Campeonato Gaúcho sub-20 ao perder por 7 a 1 para o Grêmio no jogo de volta pelas quartas-de-fi nal em Eldorado do Sul.

14, quinta-feiraJogando no estádio Vermelhão da Serra, o Passo Fundo volta a

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 8

vencer pela Divisão de Acesso. A vitória sobre o Riograndense de Santa Maria é construída aos 4 minutos, com Diego marcan-do de cabeça depois da cobrança de um escanteio. O tricolor é líder do grupo, a duas rodadas do fi nal da fase.

15, sexta-feiraA Primeira Vara de Família da Comarca de Passo Fundo autoriza a venda do estádio Wolmar Salton, do Gaúcho. As empresas in-teressadas na compra devem apresentar suas propostas até 30 de junho. A homologação da compra e venda será feita pela Jus-tiça. Com a venda do estádio, o clube pretende pagar as dívidas pendentes, com um detalhe: cada um dos cerca de 60 credores receberá um máximo de 30% do valor devido pelo Gaúcho. Para gerir as ações referentes à venda do estádio, é formada uma comissão composta por Marco Steff ani, Gilmar Rosso, Ruy Mattos de Souza, Patrícia Alovisi, Estelita Salton, Genoíno Tonial, Dárcio Vieira Marques e Alberi Falkembach Ribeiro. “De certa forma fi co triste com o fato de termos que vender a ‘nossa casa’, mas é o que temos a fazer no momento. Se tudo der certo, com o valor arrecadado vamos quitar todas as dívidas do clube e, com o que sobrar, começar a construção de uma nova casa, um novo estádio”, diz o presidente do clube, Gilmar Rosso.

A Federação Gaúcha de Futebol anuncia mudanças no grupo do Gaúcho na Segunda Divisão. Com a desistência do Uru-guaiana, a chave agora tem Aimoré, Atlético de Carazinho, Igre-jinha, Garibaldi e Nova Prata. O Cachoeira passa para o Grupo B, que fi caria com duas equipes a menos.

16, sábadoNo estádio Fredolino Chimango, o Gaúcho faz um treino contra uma equipe formada por jogadores amadores de Passo Fundo para avaliar alguns dos atletas selecionados nos “peneirões” promovidos pelo clube.

18, segunda-feiraA Federação Gaúcha de Futebol anuncia em Porto Alegre os grupos da primeira fase da Copa FGF, que em 2012 homena-geia o desportista e ex-dirigente do Grêmio Hélio Dourado. O Passo Fundo está no Grupo C, com Caxias e Juventude, de Caxias do Sul, Riopardense de Rio Pardo, Santo Ângelo, Ypiran-ga de Erechim e União Frederiquense de Frederico Westpha-len. A competição inicia no dia 5 de agosto.

20, quarta-feiraO Passo Fundo vai a Frederico Westphalen e é derrotado pelo União por 1 a 0, fi cando sem chances de classifi cação anteci-pada para o quadrangular fi nal da Divisão de Acesso. O único gol do jogo é marcado por Gillian, aos 13 minutos. O tricolor precisa agora de uma vitória contra o São Paulo de Rio Grande, na última rodada, no Vermelhão da Serra, para não precisar de outros resultados para se classifi car.

21, quinta-feiraO Vila Nova/Passo Fundo embarca para a disputa da 26ª edi-ção da Atri Cup em Atri, na Itália, a 139 km de Roma. A Atri Cup é uma miniolimpíada com diversas modalidades, entre elas o futebol, para atletas de seis a 18 anos. A equipe vai ser repre-sentada pelos meninos da categoria sub-17.

23, sábadoMorre em Passo Fundo, aos 72 anos, o ex-jogador Daizon Pontes.

O zagueiro foi um dos maiores nomes da história do Gaúcho, onde teve duas passagens entre 1961 e 1974. Fez 376 jogos e 20 gols pelo alviverde, conquistando o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão (1966), a Copa Everaldo Marques da Silva (1970) e três Campeonatos Citadinos (1961, 1966, 1967). Daizon mor-reu em casa. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral no fi nal de 2011 e tinha Alzheimer. Técnico e bom no jogo aéreo, Daizon se destacava pela força e violência. Foi considerado o jogador mais indisciplinado do futebol brasileiro pela revis-ta Placar por suas expulsões e suspensões. O momento mais marcante da carreira aconteceu em 1974, num jogo do Gaúcho contra o Internacional de Santa Maria. Daizon agrediu o árbitro José Luis Barreto ao ser expulso após a marcação de um pênalti contra o Gaúcho. Acabou suspenso por 18 meses, mas a pena foi reduzida para um ano. Ele jogou ainda pelo Arsenal de Guer-ra, Pombal, Santoangelense, Elite, Cruzeiro de Porto Alegre, Fla-mengo e América do Rio de Janeiro, Pelotas, 14 de Julho e Gua-rany de Espumoso. Depois de deixar o futebol, Daizon Pontes se aposentou como funcionário público municipal. O corpo do ex-jogador foi sepultado no dia seguinte no cemitério Memorial da Paz em Passo Fundo. Daizon havia pedido para ser enterrado com a camisa do Gaúcho, “como se estivesse entrando em cam-po”, como contou a fi lha Denize.

O Vila Nova/Passo Fundo estreia na Atri Cup com uma goleada por 11 a 0 sobre o italiano Teate 2008.

25, segunda-feiraNa segunda rodada da Atri Cup, a equipe sub-17 do Vila Nova/Passo Fundo vence outra vez. Agora, contra a equipe dona da casa, o Hatria Calcio por 2 a 0. Uma vitória na última rodada garante o time de Passo Fundo na fi nal da competição.

27, quarta-feiraEm um jogo emocionante, com cerca de 8 mil pessoas no Vermelhão da Serra, o Passo Fundo vence o São Paulo de Rio Grande por 2 a 1, de virada, e se classifi ca para o quadrangular fi nal da Divisão de Acesso. Os visitantes saem na frente a 1 mi-nuto de jogo, com Rafael Refatti. O empate surge aos 10 minu-tos da segunda etapa. Sandro Sotilli sofre pênalti de Rodrigo. Na cobrança, Guto faz o gol. A vitória chega aos 17 minutos, quando Diego conclui um escanteio cobrado por Diego Miran-da. O jogo é assistido nas tribunas pelo presidente da Fede-ração Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto. As duas vagas na Série A serão disputadas ainda pelo União Frederiquense, Esportivo e Guarany de Camaquã.

O Vila Nova/Passo Fundo vence os italianos do Fater Angelini por 6 a 0 e está na fi nal da Atri Cup. É a segunda vez no ano que uma equipe do Vila Nova chega a uma decisão de um campeo-nato internacional.

A greve no Judiciário gaúcho afeta o prazo para que empresas interessadas em apresentar propostas de compra da área do estádio Wolmar Salton. O prazo volta a ser contado quando encerrar a paralisação dos funcionários. A data fi nal para apre-sentação de propostas era 30 de junho.

28, quinta-feiraA equipe sub-17 do Vila Nova/Passo Fundo é campeã da 26ª edição da Atri Cup, na Itália. O título é conquistado com mais uma vitória sobre os donos da casa, o Hatria Calcio, desta vez

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 1 9

por 2 a 1. Além da taça de campeão, Claudio leva o prêmio de goleiro menos vazado da competição (1 gol sofrido) e Germa-no o de artilheiro (5 gols marcados).

30, sábadoO Passo Fundo começa o quadrangular fi nal da Divisão de Acesso empatando com o Esportivo no Vermelhão da Serra. Mais de 8 mil pessoas assistem a Mateus abrir o placar para os visitantes aos 8 minutos. Aos 30, Diego empata para o tri-color. Aos 7 do segundo tempo, o Esportivo fi ca mais uma vez na frente na cobrança de pênalti de Rafael Bittencourt. O Passo Fundo busca mais uma vez o empate, com Sandro Sotilli, aos 27 minutos.

Julho 3, terça-feiraO Cachoeira Futebol Clube desiste de participar da Segunda Divisão, em ofício enviado para a Federação Gaúcha de Fute-bol. É a segunda desistência na competição, que agora tem 11 clubes. No Grupo B, onde estava o Cachoeira, das cinco equi-pes, quatro passam para a segunda fase.

4, quarta-feiraPela segunda rodada do quadrangular fi nal da Divisão de Acesso, o Passo Fundo vai até Frederico Westphalen e mais uma vez perde para o União. O único gol da partida é marcado aos 45 minutos do segundo tempo, por Manivela.

5, quinta-feiraA Federação Gaúcha de Futebol divulga a tabela de jogos da primeira fase da Segundona. O Gaúcho estreia no dia 5 de agosto contra o Nova Prata, fora de casa. O primeiro jogo em Passo Fundo, no estádio Vermelhão da Serra, é contra o Atléti-co de Carazinho, no dia 12.

8, domingoO Passo Fundo perde mais uma vez e se complica no quadran-gular fi nal da Divisão de Acesso. O jogo em Camaquã, marcado para as 11 horas da manhã, precisou ser transferido para as 15 horas depois que o bandeirinha Marcelo Barison sentiu uma lesão nas costas durante o aquecimento. Em um gramado em péssimas condições pela chuva que castigou Camaquã duran-te a semana, o Passo Fundo sofre o primeiro gol logo aos 6 mi-nutos, com Alexandre Matão cobrando falta. O empate surge aos 4 do segundo tempo, quando Sandro Sotilli é derrubado na área. Guto cobra o pênalti e faz o gol do Passo Fundo. Três minutos depois, Carlinhos chuta sem ângulo, rasteiro e fraco. A bola escapa das mãos do goleiro Souza e passa entre suas pernas, garantindo a vitória do Guarany por 2 a 1. Encerrado o primeiro turno, o Passo Fundo tem apenas um ponto em três jogos e vê a classifi cação ameaçada.

12, quinta-feiraEm entrevista na Rádio Planalto, o presidente do Gaúcho, Gil-mar Rosso, fala sobre a expectativa da venda do estádio Wol-mar Salton e revela o valor da dívida do clube: R$ 5,5 milhões.

14, sábadoComeça a 23ª edição do Campeonato de Futebol de Campo da Primeira Divisão de Passo Fundo. A abertura acontece no

estádio Delmar Sittoni. Neste ano, 22 equipes amadoras dis-putam o título. Na partida inaugural, o Cruzeiro vence o Aimoré por 2 a 0.

15, domingoO Passo Fundo recebe o Guarany de Camaquã pela quarta ro-dada do quadrangular fi nal da Divisão de Acesso precisando de uma vitória para continuar na briga por uma vaga. A equipe tem dois gols anulados pelo árbitro Leandro Vuaden e vê o Guarany acertar duas bolas na trave. O tão esperado gol sai aos 9 minutos do segundo tempo, com Sandro Sotilli completando cruzamen-to. Aos 27 minutos, Vagner comete pênalti. Esquerdinha cobra e empata para os visitantes. Com o empate, o Passo Fundo passa a depender de outros resultados para garantir a vaga.

16, segunda-feiraEm reunião na noite seguinte ao empate com o Guarany, a di-reção do Passo Fundo decide manter a comissão técnica para os dois jogos fi nais. O presidente Selvino Ferrão confi rma tam-bém a participação do clube na Copa FGF, que inicia em 5 de agosto e que este ano leva o nome de Copa Hélio Dourado.

17, terça-feiraA Federação Gaúcha de Futebol anuncia mudanças na Copa Hélio Dourado. Com a desistência do Santo Ângelo, o grupo do Passo Fundo na primeira fase ganha a presença do Milan de Júlio de Castilhos.

18, quarta-feiraO Passo Fundo volta a vencer pela Divisão de Acesso depois de quatro jogos, contra o União de Frederico Westphalen. No Vermelhão da Serra, Diego Miranda abre o placar em uma co-brança de falta aos 3 minutos. Aos 15 segundos da etapa fi nal, Sandro Sotilli deixa Diego Miranda na cara do gol para marcar o 2 a 0. Com a vitória, o Passo Fundo passa para a terceira colo-cação. O time precisa vencer o Esportivo em Bento Gonçalves e torcer por um empate entre União e Guarany de Camaquã para se classifi car para a Divisão Especial.

19, quinta-feiraA Federação Gaúcha de Futebol divulga a tabela de jogos do primeiro turno da primeira fase da Copa Hélio Dourado, a Copa FGF. O Passo Fundo estreia contra o Caxias no dia 8 de agosto no estádio Centenário.

22, domingoO improvável acontece. O Passo Fundo vence o Esportivo por 1 a 0 em Bento Gonçalves e volta a Primeira Divisão do Rio Grande do Sul. Precisando ganhar no estádio Montanha dos Vinhedos, o tricolor consegue o gol apenas no segundo tempo. Aos 7 minutos, na cobrança de escanteio, Glauber completa de cabeça e faz o gol da classifi cação. O time é ajudado pelo Gua-rany de Camaquã, que vence o União Frederiquense por 2 a 1 em Frederico Westphalen. Os jogadores do Passo Fundo são recebidos por uma multidão e comemoram a vaga em um des-fi le no caminhão do Corpo de Bombeiros. Agora o time decide o título da Divisão de Acesso contra o Esportivo, na melhor de dois jogos.

24, terça-feiraO presidente da Federação Gaúcha de Futebol Francisco No-veletto Neto, reúne os presidentes de clubes do interior, in-

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 0

A torcida de voltaOs modestos públicos que iam ao Vermelhão da Serra nos últimos tempos deram lugar a multidões. Na foto acima, arquibancadas cheias no dia 15 de julho para verPasso Fundo e Guarany de Camaquã pela Divisão de Acesso.

O adeus a um mitoDaizon Pontes morre em junho, depois de sofrer

com as complicações de um acidente vascular cerebral.Gostava tanto do Gaúcho que pediu para ser enterrado com

a camisa do clube, como se estivesse entrando em campo.

A vitória da tradiçãoUm time formado por garotos e com o presidente atuando como gandula. Tinha tudo para dar errado. Mas o Gaúcho surpreendeu a todos e foi vice-campeão da Segundona.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 1

A capa é nossa!Há muito tempo o Passo Fundo não fazia por merecerdestaque nas capas dos jornais da cidade. Em 2012, a vaga entre os grandes do Rio Grande do Sul valeu a página inteira.

Dale, Boquita, dale!Não deu para Cruzeiro, Juventude, Pumas, Nacional

nem Olimpia. O Boca Junior (acima) goleou o Ipiranga por4 a 1 na fi nal do Campeonato Municipal e levantou a taça.

Voando altoO Vila Nova fi ca com o vice-campeonato no Mundial Sub-13 de Clubes de Plomelin na França, mas o goleiro Yan dáespetáculo e termina como o menos vazado da competição, não levando gol nos 12 jogos disputados.

O novo Wolmar SaltonO Hospital São Vicente de Paulo compra

o Wolmar Salton e chega ao fi m a história do estádioinaugurado em 1957. Mas a Arena Wolmar Salton

já tem local para ser construída: atrás do Ginásio Teixeirinha.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 2

cluindo Passo Fundo (representado pelo vice-presidente de futebol, Evandro Zambonatto) e Esportivo, para discutir e pau-tar a reunião do Congresso Técnico do Campeonato Gaúcho marcada para novembro. A reunião também inclui uma visita às obras da Arena do Grêmio. O congresso técnico acontece em novembro, durante um cruzeiro pelo Caribe oferecido pela empresa patrocinadora do Gauchão.

25, quarta-feiraSob uma forte neblina, o Passo Fundo larga com derrota na fi nal da Divisão de Acesso. Cerca de 2 mil pessoas vão ao está-dio Vermelhão da Serra e veem o Esportivo abrir o placar aos 9 minutos com Raone. Diego Miranda empata aos 15. Aos 34 minutos do segundo tempo, Rafael Bittencourt cobra falta e a bola desvia em Dirley, enganando o goleiro Souza e garantin-do a vitória do Esportivo. É a primeira derrota do Passo Fundo no estádio Vermelhão da Serra na Divisão de Acesso. O time precisa vencer a partida de volta por dois gols de diferença para fi car com o título.

28, sábadoO Passo Fundo empata com o Esportivo por 1 a 1 e é vice-campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. O time precisava vencer o Esportivo por dois gols de diferença na Montanha dos Vinhedos e abriu o placar com Sandro So-tilli, aos 14 minutos. O empate da equipe de Bento Gonçalves aconteceu aos 38 minutos, com Zeferino. A campanha teve 36 jogos, com 16 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. O tricolor fez 49 gols e sofreu 37.

30, segunda-feiraA direção do Passo Fundo anuncia a desistência da Copa Hélio Dourado, que começaria no dia 5 de agosto. Em comunicado divulgado à imprensa, são alegados como motivos a “falta de tempo hábil para montagem de uma equipe para a competi-ção, pelo fato de o time ter disputado a Divisão de Acesso até sua fase fi nal; e a necessidade de estruturar a parte física do clube, tais como vestiários, academia, reforma do gramado, iluminação, alojamentos, etc., cujas despesas inviabilizarão a montagem de uma equipe competitiva”. A equipe que vai disputar o Campeonato Gaúcho em 2013 deve ser anunciada em novembro.

Agosto1, quarta-feiraA Fifa e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 divulgam a primeira versão do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS). Dos 54 CTS de todo o País, sete são gaúchos: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul (com dois locais), Farroupilha, Lajeado e Viamão. A lista defi -nitiva será divulgada no fi nal de 2013. As cidades que fi zerem parte do catálogo serão aquelas que poderão hospedar sele-ções durante a Copa.

Com a desistência do Passo Fundo em disputar a Copa Hélio Dourado, a Federação Gaúcha de Futebol decide mudar mais uma vez o número de clubes classifi cados para a fase de mata-mata da competição. Com a saída do tricolor e do União Fre-deriquense, o grupo C fi caria apenas com cinco clubes e todos passariam para a próxima fase.

5, domingoO Gaúcho volta a campo depois de mais de um ano sem jogar e é derrotado na estreia da Segunda Divisão por 2 a 0 em Nova Prata. A equipe da casa marca duas vezes com Fininho, ex-Pas-so Fundo, aos 13 minutos do primeiro tempo e aos 11 do se-gundo. O Gaúcho, ainda sem técnico (foi comandado pelo au-xiliar Lisandro), tem um jogador e o preparador físico expulsos.

7, terça-feiraCelso Freitas é anunciado como treinador do Gaúcho. Freitas foi o comandante do time em 2004, quando levou o Gaúcho ao vice-campeonato da Copa FGF (derrota para o Esportivo na fi nal), que garantiu o alviverde no Campeonato Brasileiro da Série C em 2005. Ainda em 2005, ele também classifi cou o Gaúcho para a Primeira Divisão do Rio Grande do Sul.

11, sábadoO professor Agostinho Both lança o livro “Atrás da Bola”. A obra conta a trajetória do jogador Da Silva, que começou no Internacional e passou pelas seleções brasileiras das catego-rias de base e então “se desfez como cobertura de merengue e permaneceu anônimo no time do Esporte Clube Passo Fundo”. Agostinho Both é doutor em Educação e professor na Universi-dade de Passo Fundo. O livro está à venda na Livraria Nobel e custa R$ 20. O valor arrecadado será repassado para a família de Da Silva.

12, domingoO Gaúcho estreia em casa pela Segunda Divisão e não passa de um empate com o Atlético de Carazinho no estádio Ver-melhão da Serra. No jogo marcado também pelo reencontro com o técnico Celso Freitas, os visitantes saem na frente, com Alemão, aos 35 minutos do segundo tempo. Logo depois, aos 39, Alfi nete marca o primeiro gol do clube na competição e ga-rante o empate.

16, quinta-feiraEm jogo-treino disputado no Colosso da Lagoa, em Erechim, o Gaúcho empata por 0 a 0 com o Ypiranga. No primeiro tempo, os donos da casa atuam com o time titular, que participa da Copa Hélio Dourado (FGF). O jogo-treino marca a estreia do atacante Da Silva com a camisa do Gaúcho.

19, domingoO Gaúcho termina a terceira rodada da Segunda Divisão nova-mente sem vencer. Desta vez a derrota é para o Aimoré em ple-no estádio Vermelhão da Serra. O time de São Leopoldo abre o placar com Lucas Silva, logo aos 3 minutos. Lukinhas, aos 32 minutos do segundo tempo, garante a vitória dos visitantes. O Gaúcho é o último colocado do grupo, com apenas um ponto.

25, sábadoO Gaúcho conquista apenas o segundo de 12 pontos dispu-tados pela Segunda Divisão. Em Igrejinha, no estádio Carlos Schwingel, o time da casa sai na frente com Beloir, aos 9 minu-tos do segundo tempo. Da Silva tem a chance de empatar, mas perde um pênalti. O gol alviverde sai apenas aos 48 minutos, quando Jéferson, de fora da área, acerta o ângulo do gol defen-dido por Fernando.

27, segunda-feiraO Gaúcho fi rma convênio com a Universidade de Passo Fundo

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 3

por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. A par-ceria é para propiciar a preparação e a recuperação dos atletas do Gaúcho na Clínica de Fisioterapia da UPF, além de disponi-bilizar o campo de futebol da universidade para treinamento do time, que utilizava o gramado do Seminário Nossa Senhora Aparecida. O convênio assinado pelo reitor José Carlos Carles de Souza e o presidente Gilmar Rosso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado anualmente.

30, quinta-feiraO Passo Fundo elege seu Conselho Deliberativo. Dos 42 con-selheiros, 26 comparecem para a votação. Por unanimidade, são eleitos Marcus Grazziotin, presidente; Luis Paulo Valério, vice-presidente; e Alberto Poltronieri, secretário.

Setembro2, domingoJogando no Vermelhão da Serra, o Gaúcho perde a terceira partida pela Segundona, e encerra o primeiro turno da compe-tição sem vitória. Desta vez, a derrota é para o Garibaldi, por 2 a 0. O alviverde tem a chance de marcar só no segundo tempo, mas André Tereza desperdiça uma cobrança de pênalti, defen-dida pelo goleiro Baiano. Pouco tempo depois, aos 18 minutos, Glickson chuta da entrada da área e abre o placar para os visi-tantes. Aos 45 minutos, Dênio se antecipa à zaga e dá números fi nais ao jogo. Segundo a FGF, a renda do jogo é de R$ 50, com cinco torcedores pagando ingresso.

3, segunda-feiraO Gaúcho abre inscrições para sua escolinha de futebol, com atletas entre as categorias sub-10 e sub-17. Os treinos acon-tecem todos os sábados, das 14 às 17 horas, no campo do Se-minário Nossa Senhora Aparecida. O professor Marco Aurélio é um dos coordenadores. O clube tem 45 inscritos, mas a inten-ção é chegar a 150 atletas.

Morre o ex-jogador Reis Jorge Custódio, aos 71 anos. Reis teve passagens pelo Rio Grandense e 14 de Julho, além do Grêmio Santanense, Veterano de Carazinho, Rio Grande, Grêmio, Santa Cruz, Hercílio Luz, Acafol e Tupi de Crissiumal. Depois de jogar futebol com seus amigos no sábado, Reis passou mal na se-gunda-feira e sofreu uma série de infartos.

5, quarta-feiraO Ministério do Esporte confi rma sete locais para centro de treinamento da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul: Estádio Municipal das Castanheiras, em Farroupilha; Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves; estádios Centenários e Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul; Centro Esportivo Lajeaden-se, em Lajeado; Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas; e Centro de Treinamento Vila Ventura, em Viamão. Assim, confi r-ma-se a exclusão de Passo Fundo, que postulava uma vaga. As seleções participantes podem escolher o local onde farão os trabalhos antes e durante as competições. Os centros servem como base para as seleções durante o Mundial.

9, domingoO Gaúcho abre o returno da primeira fase da mesma maneira que encerrou o turno: perdendo para o Garibaldi. Desta vez,

o jogo é numa chuvosa tarde de domingo no estádio Alcides Santa Rosa. Aos 38 minutos, Glickson abre o placar para o time da casa. Gavião, aos 41 do segundo tempo, defi ne o marcador. Com o resultado, o alviverde chega a seis jogos sem vitória.

16, domingoO Gaúcho consegue sua primeira vitória pela Segunda Di-visão. Jogando na tarde de sexta-feira no Vermelhão da Ser-ra, com portões abertos, o alviverde faz 2 a 1 no Igrejinha. O primeiro gol é de Castagnette, aos 36 minutos. Os visitantes empatam com Crouch, aos 6 do segundo tempo. A primeira vi-tória alviverde é assegurada por Da Silva, 15 minutos depois. O Igrejinha reclama de um pênalti não marcado e de um gol não validado pelo árbitro, que deu 7 minutos de acréscimos no segundo tempo. A vitória recoloca o Gaúcho na luta pela classifi cação para a segunda fase.

23, domingoJogando no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, o Gaúcho empata por 1 a 1 com o Aimoré e mantém a esperança de clas-sifi cação. O Aimoré marca com Lucas Silva aos 5 minutos do primeiro tempo. O gol de empate do Gaúcho surge apenas aos 40 do segundo tempo, com Leo. O alviverde precisa vencer o Atlético de Carazinho para chegar à última rodada, contra o Nova Prata, com chances de classifi cação.

30, domingoO Gaúcho vence o Atlético de Carazinho por 2 a 0 no estádio Paulo Coutinho e continua com chances de classi fi cação para a próxima fase. Os dois gols do jogo são marcados pelo zagueiro Adriano, aos 14 e aos 31 minutos da primeira etapa, aprovei-tando cobranças de escanteios. O resultado deixa a equipe de Passo Fundo ainda na quinta posição, com 9 pontos.

Outubro3, quarta-feiraMorre William Martins Leite, o Pocho, de 53 anos, ex-treinador de Passo Fundo e Gaúcho. Nos últimos anos, Pocho se dedicava à for-mação de novos jogadores no Ernestina Futebol Clube.

4, quinta-feiraAnunciado o plano “Torcedor Fiel - Cadeira” do Passo Fundo. Por R$ 500, o torcedor tem entrada garantida em todos os jogos no estádio Vermelhão da Serra, camiseta e estaciona-mento durante a temporada 2013. Dias depois é anunciado o plano “Torcedor Fiel - Arquibancada”. Por R$ 200, o torcedor garante ingresso nos jogos no Vermelhão e uma camiseta.

6, sábadoO Gaúcho empata com o Nova Prata no estádio Vermelhão da Serra pela última rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Gauchão. Apesar do 0 a 0, o alviverde se classifi ca para as quartas-de-fi nal graças à derrota do Igrejinha para o Aimoré por 2 a 0 em São Leopoldo. Na próxima fase, o Gaúcho enfren-ta o Três Passos. Logo após o fi nal da partida, o técnico Celso Freitas deixa o comando da equipe para treinar o Garibaldi, que pode ser adversário do Gaúcho nas semifi nais.

9, terça-feiraO presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, anuncia que o prepa-

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 4

rador físico Marco Aurélio e o preparador de goleiros Roberto Ciaparini dividirão o comando técnico da equipe até o fi nal da Segunda Divisão.

11, quinta-feiraO Gaúcho apresenta uma novidade durante o treino. O ex-za-gueiro e capitão da equipe Sergião se oferece para ajudar na preparação física da equipe. Sergião é formado em Educação Física e assim não sobrecarrega o trabalho de Marco Aurélio, agora técnico alviverde.

14, domingoNa primeira partida pelas quartas-de-fi nal da Segunda Divisão, o Gaúcho perde para o Três Passos no estádio Vermelhão da Serra. O único gol é marcado por Tiago Saraçol, cobrando pê-nalti aos 43 minutos do segundo tempo. O destaque negativo é a falta de pontaria do Gaúcho. O ataque do time de Passo Fundo não acertou um chute no gol do Três Passos. Agora, o Gaúcho precisa vencer o jogo de volta no mínimo por 1 a 0 para forçar uma decisão por pênaltis.

16, terça-feiraEm entrevista no programa “Panorama Esportivo”, da Rádio Planalto, o presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, revela que o clube está próximo de um acordo para a venda do estádio Wolmar Salton e o pagamento de todas as dívidas do clube. Segundo o presidente alviverde, o valor devido pelo Gaúcho chega aos R$ 5,86 milhões. Rosso diz que foram apresentadas duas propostas de compra do estádio. O nome do comprador só será divulgado depois de concluído todo o processo.

19, sexta-feiraO Passo Fundo promove um jantar comemorativo no CTG Dom Luis Felipe de Nadal pela conquista da vaga no Campeonato Gaúcho. Segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas par-ticipam. No evento acontece o sorteio de planos sócio-torce-dores para a temporada 2013 e a assinatura de um novo pa-trocinador. Também é apresentado o modelo das camisas que vão ser utilizadas no Campeonato Gaúcho.

21, domingoO Gaúcho consegue uma inesperada vitória por virada con-tra o Três Passos, na casa do adversário, e se classifi ca para a semifi nal da Segunda Divisão. Depois de perder por 1 a 0 no jogo de ida, o Gaúcho sofre o primeiro gol no estádio Luiz de Medeiros aos 34 minutos, com Juninho aproveitando um erro na saída de jogo do zagueiro Marcelo. O empate vem aos 13 do segundo tempo, com Leo, que havia substituído Castagnette minutos antes. O gol da vitória sobre o até então único invicto do campeonato acontece aos 42 minutos, outra vez com Leo, concluindo um cruzamento de Paulo Josué. Na próxima fase, o Gaúcho enfrenta o Garibaldi.

26, sexta-feiraO diretor de futebol do Passo Fundo, Moisés Alves, anuncia a contratação do meia Claiton, de 34 anos, o principal reforço tricolor para o Campeonato Gaúcho. O jogador se destacou pelo Internacional e teve passagens por Santos, Botafogo e Atlético Paranaense, além do futebol japonês.

27, sábadoO Bangu vence o Corujão por 2 a 1 e é o campeão da 9ª edição

do Campeonato de Futebol de Campo de Passo Fundo na ca-tegoria veteranos.

29, segunda-feiraO Gaúcho abre as semifi nais da Segunda Divisão vencendo o Garibaldi por 1 a 0 no estádio Vermelhão da Serra. Apesar de disputado numa segunda-feira à noite, o jogo tem o melhor público do clube no ano. O gol é marcado pelo atacante Da Silva, aos 45 minutos do primeiro tempo. O alviverde precisa agora de um empate (ou até derrota, dependendo do placar) no jogo de volta, em Garibaldi, para se classifi car para a fi nal e garantir uma vaga na Divisão de Acesso em 2013.

31, quarta-feiraO Passo Fundo apresenta sua nova sala de musculação no es-tádio Vermelhão da Serra. O anúncio faz parte das melhorias em infraestrutura prometidas pelo clube para a disputa do Campeonato Gaucho em 2013.

Novembro1, sexta-feiraA Federação Gaúcha de Futebol sorteia os grupos do Campeo-nato Gaúcho de 2013. O Passo Fundo fi ca no Grupo A, com Grê-mio, Pelotas, Cruzeiro de Porto Alegre, Lajeadense de Lajeado, Caxias de Caxias do Sul, Cerâmica de Gravataí e Novo Hambur-go. O Grupo B tem Internacional, Esportivo de Bento Gonçalves, São José de Porto Alegre, São Luiz de Ijuí, Juventude de Caxias do Sul, Canoas, Santa Cruz de Santa Cruz do Sul e Veranópolis. O Passo Fundo estreia no dia 20 de janeiro contra o Internacional no estádio Beira-Rio. Assim como nos últimos anos, serão dois turnos. Na Taça Piratini, os times enfrentam adversários do ou-tro grupo. Na Taça Farroupilha, os enfrentamentos são dentro do grupo. O campeão de cada turno disputa a decisão e, se um clube vencer os dois turnos, será campeão antecipado.

4, domingoEm uma partida histórica, o Gaúcho consegue a vaga na Di-visão de Acesso do Rio Grande do Sul em 2013. Jogando em Garibaldi, o alviverde perde para o time da casa, mas garante a classifi cação para a fi nal (e a vaga) pelo gol qualifi cado. O Ga-ribaldi abre o placar com Dênio, logo aos 5 minutos. O Gaúcho marca o gol que garantiria sua classifi cação apenas aos 12 do segundo tempo, com Castagnette. O Garibaldi volta a ter es-peranças de se classifi car quando Uilian recoloca os donos da casa em vantagem aos 17 minutos. Mas o Gaúcho consegue segurar a pressão e está na fi nal, quando enfrenta o Aimoré de São Leopoldo. Os jogadores são recebidos com festa em Passo Fundo. A delegação faz uma carreata percorrendo o trajeto da avenida Presidente Vargas até a avenida Brasil.

10, sábadoA jornalista Rosângela Borges, do jornal Diário da Manhã, publi-ca em sua coluna “Pinceladas”, que o interessado em comprar o estádio Wolmar Salton do Gaúcho é o Hospital São Vicente de Paulo. “Na segunda-feira (dia 12) a direção deve divulgar a negociação, que depende de decisões jurídicas. O Hospital es-taria esperando a homologação que libera a venda para poder adquirir o terreno. Não se sabe ainda qual a obra prevista”.

O Gaúcho ataca mais que o Aimoré, mas é goleado por 3 a 0

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 5

na primeira partida da fi nal da Segunda Divisão no estádio Vermelhão da Serra. O Aimoré abre o placar aos 3 minutos de jogo, com Gian. Apesar do gol, o Gaúcho domina o primeiro tempo. Na segunda etapa, o time de São Leopoldo amplia aos 8 minutos, com Márcio Reis, depois de uma falha na saída de bola do zagueiro Marcelo. O terceiro gol sai aos 23 minutos, com Tiago Matos, em nova falha da zaga alviverde. Nikolas e Iuri ainda são expulsos e o Gaúcho precisa vencer a partida de volta por quatro gols de diferença para levar o título no tempo normal de jogo.

11, domingoO Boca Junior do loteamento São Bento vence o Ipiranga por 4 a 1 e conquista o título do 23º Campeonato Municipal de Fu-tebol de Passo Fundo. O jogo no estádio Delmar Sittoni tem os gols de Marcelo, Ezequiel, Sergião e Kadu para os campeões e Douglas para o Ipiranga. Com a conquista, o Boca Junior ganha o direito de disputar em 2013 o Campeonato Estadual de Fu-tebol Amador – Copa Polar da Várzea representando a cidade de Passo Fundo. Na disputa do terceiro lugar, o Cruzeiro vence o Revelação por 4 a 3 nos pênaltis, depois de um empate por 3 a 3 no tempo normal.

13, terça-feiraO ex-presidente do Passo Fundo durante a temporada 2009 e empresário José Felipe Benvegnú, de 52 anos, morre no Hos-pital São Vicente de Paulo, onde estava internado desde o dia 7 de novembro, vítima de um acidente de trânsito na ERS-324 entre Marau e Vila Maria. Benvegnú era dono de um supermer-cado no bairro Lucas Araújo e ocupou ainda a presidência do Conselho Deliberativo do Passo Fundo.

Os jogadores do Gaúcho entregam brinquedos às crianças atendidas pela Fundação Benefi cente Lucas Araújo, o Lar da Menina, em Passo Fundo. A iniciativa parte do atacante Da Sil-va, que no início da competição fez uma promessa. “Prometi a Deus que, se nós conseguíssemos subir para a Divisão de Aces-so, juntamente com meus companheiros, faria essa doação em agradecimento, e hoje podemos estar aqui realizando o sonho dessas crianças. Estou muito feliz”, diz ao jornal O Nacional. O Lar da Menina atende a 174 crianças em dois turnos e conta com 35 professores.

Em entrevista à rádio Uirapuru, o prefeito Airton Dipp anun-cia que o município chegou a um acordo com o Gaúcho para repassar em forma de concessão de uso pelos próximos 30 anos uma área nas proximidades do Ginásio Teixeirinha para a construção do novo estádio do clube. Para Dipp, “o repasse de concessão de uso é a melhor forma de ajudar o Gaúcho neste momento, até mesmo prevendo eventuais problemas fi nanceiros futuros, sendo que neste formato de concessão o estádio não pode ser penhorado”. O processo de repasse de concessão precisa passar por aprovação na Câmara de Verea-dores antes da sanção do prefeito.

O Passo Fundo assina contratos com os patrocinadores do clu-be para a temporada 2013. O presidente tricolor, Selvino Fer-rão, ao lado dos demais dirigentes e conselheiros, recebe os diretores das empresas para um jantar em uma churrascaria no bairro São Cristóvão. Também são apresentados os primeiros jogadores contratados para 2013 e é feita uma homenagem ao ex-presidente José Felipe Benvegnú.

14, quarta-feiraA Federação Gaúcha de Futebol anuncia para o dia 15 de de-zembro o congresso técnico da Divisão de Acesso 2013 em Bento Gonçalves. Participam representantes dos 16 clubes: Ai-moré de São Leopoldo; Avenida de Santa Cruz do Sul; Brasil de Farroupilha; Brasil e Farroupilha de Pelotas; Gaúcho de Passo Fundo; Glória de Vacaria; Guarany de Camaquã; Internacional e Riograndense de Santa Maria; Panambi; Riopardense de Rio Pardo; Santo Ângelo; São Paulo de Rio Grande; União Frederi-quense de Frederico Westphalen e Ypiranga de Erechim. Em entrevista ao site Peleia FC, o presidente da FGF, Francisco No-velletto, confi rma o início da competição para o dia 31 de mar-ço. Os três melhores sobem para a Primeira Divisão em 2014.

A Câmara de Vereadores realiza sessão solene em homena-gem ao Gaúcho pela conquista da vaga na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho de 2013. A sessão foi proposta pelo vereador Juliano Roso.

16, sexta-feiraOs jogadores que vão disputar o Gauchão 2013 pelo Passo Fundo se apresentam no estádio Vermelhão da Serra para dar início à pré-temporada. O técnico Ricardo Attolini continua no comando do tricolor. Os atletas fazem avaliação física nos la-boratórios e clínicas da Faculdade de Educação Física e Fisio-terapia da UPF. “O objetivo é verifi car se os atletas estão equili-brados neste pré-início de temporada e se existe algum défi cit muscular para que seja trabalhado antes da competição. Essa parceria já vem trazendo muitos resultados, conseguindo pre-venir futuras lesões, evitando problemas maiores e qualifi can-do os nossos jogadores”, diz o professor Cleiton Bona.

O zagueiro Júlio Santos, 30 anos, chega para reforçar o Passo Fundo. Ele é recebido no aeroporto Lauro Kortz pelo diretor de futebol do clube, Moisés Alves. Júlio Santos estava no Mazem-be, da República Democrática do Congo, mas não fazia parte do grupo que venceu o Internacional no Mundial de Clubes da Fifa em 2010 nos Emirados Árabes Unidos.

18, domingoO Gaúcho perde por 2 a 0 para o Aimoré em São Leopoldo e é vice-campeão da Segunda Divisão. O Aimoré abre o placar no estádio Cristo Rei aos 14 minutos, com Toto, em um contra-a-taque. Aos 31, Lukinhas aproveita a cobrança de um escanteio e completa o marcador.

23, sexta-feiraA direção do Passo Fundo anuncia a realização dos dois pri-meiros amistosos em preparação à disputa do Campeonato Gaúcho de 2013. O tricolor enfrenta o Ypiranga no dia 5 de dezembro em Erechim e no dia 15 em Passo Fundo.

27, terça-feiraO Passo Fundo faz a apresentação ofi cial da equipe para 2013 no Vermelhão da Serra. O grupo tem 30 jogadores e apenas os atletas contratados que disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro não estavam presentes.

28, quarta-feiraO Hospital São Vicente de Paulo compra a área do estádio Wolmar Salton por R$ 8,6 milhões. O anúncio é feito em entre-vista coletiva no Ministério Público Estadual. O valor será pago

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 6

em seis parcelas. A audiência teve a presença do presidente do Gaúcho, Gilmar Rosso, do promotor de Justiça Mário Guadag-nin, do presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima e dos advo-gados Cássio Moreira e José Alexandre dos Santos. Na área de 21 mil m2, o São Vicente planeja construir uma nova unidade e consolidar seu projeto de expansão. O processo é marcado por vários entraves judiciais, como arrematação questionada na Justiça, inúmeras penhoras na matrícula do imóvel e tomba-mento municipal do estádio Wolmar Salton, decretado como medida para evitar o fechamento do clube e a especulação imobiliária.

O passo-fundense Luiz Felipe Scolari é anunciado pela Confe-deração Brasileira de Futebol como o novo técnico da seleção, substituindo Mano Menezes. Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, deve fi car até a Copa do Mundo de 2014. Em 2012, Scolari treinou o Palmeiras e ganhou a Copa do Brasil.

Dezembro2, domingoMorre aos 84 anos o ex-jogador do Gaúcho Telmo Aita. Ele es-tava internado na UTI do Hospital da Cidade desde o dia 26 de novembro por complicações decorrentes de uma pneumonia. Aita jogou no Gaúcho em 1948. Foram 23 partidas, 3 gols e os títulos do Torneio Relâmpago, Início e Citadino da Liga Passo-Fundense de Futebol. Ele também participou do Campeonato Gaúcho de Amadores daquele ano. O ex-jogador ainda se des-tacou no atletismo, participando de corridas de rua em diver-sos estados do país e recentemente havia sido homenageado na Câmara de Vereadores com outros ex-atletas do Gaúcho.

3, segunda-feiraCecy Leda Gabriel Scolari, mãe do técnico da seleção brasilei-ra, Luiz Felipe Scolari, morre aos 89 anos em Passo Fundo. Ela estava internada no hospital São Vicente de Paulo com pro-blemas respiratórios provocados por uma pneumonia desde o fi nal de outubro. Dona Leda realizou durante muitos anos trabalhos sociais na igreja São Vicente, no bairro Boqueirão. Felipão estava em Passo Fundo, visitando a mãe, quando foi anunciado técnico da seleção. Além dele, Dona Leda deixou as fi lhas Cleusa, de 68 anos, e Cleonice, de 59.

4, terça-feiraUma audiência pública na Câmara de Vereadores aprova a concessão de uma área com 37.150 m2 para o Gaúcho cons-truir seu novo estádio, com o nome provisório de “Arena Ni-nho do Periquito”. O espaço, desapropriado pela prefeitura em 1996, fi ca atrás do Ginásio Teixeirinha, com entrada pela Perimetral Sul (ERS-324). A concessão de uso por 30 anos ob-tém o apoio unânime dos presentes na audiência. As condi-ções de uso e especifi cações da área são apresentadas pelos secretários de Administração, Paulo Magro, e de Planejamen-to, Elenice Pastore. O engenheiro civil Jorge Gomes Rossato apresenta um projeto idealizado para o uso do local. Embora o compromisso inicial seja limitado ao estabelecimento de um campo de futebol, existe a ideia da construção de uma arena para 10 mil pessoas.

5, quarta-feiraO Passo Fundo perde seu primeiro amistoso em preparação

para a temporada 2013. Jogando no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, o tricolor é vencido por 2 a 1. O primeiro gol do time da casa é aos 17 minutos, em cobrança de falta de Lineker. O Ypiranga amplia aos 29, com Tiago. Ainda no primeiro tem-po, aos 39 minutos, Diego Miranda faz o gol do Passo Fundo.

Integrantes das diretorias do Gaúcho e do Hospital São Vicen-te de Paulo visitam o estádio Wolmar Salton. O administrador do São Vicente, Ilário De David diz que a intenção é instalar na área de 21 mil m2 “um hospital geral, com estrutura moderna e diferenciada”.

6, quinta-feiraO atacante Sandro Sotilli não é mais jogador do Passo Fundo, pelo qual foi artilheiro do clube na Divisão de Acesso. O presi-dente Selvino Ferrão justifi ca a saída de Sotilli pelos “valores pedidos pelo jogador” para a renovação.

9, domingoO Grêmio Petrópolis vence o Vitória/Barcelona do bairro São José por 1 a 0 no estádio Delmar Sittoni e conquista o título da 24ª edição da Segunda Divisão do Campeonato Municipal Amador de Passo Fundo. As duas equipes estão classifi cadas para a Primeira Divisão de 2013.

11, terça-feiraO Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado aprova uma alteração no Plano Diretor do município, modifi cando os usos da área do antigo estádio Wolmar Salton, recentemente adquirida pelo Hospital São Vicente de Paulo. Os usos apro-vados estão direcionados para serviços médicos hospitala-res, garagens coletivas, serviços bancários, de educação e de cultura, além do comércio varejista e de serviços. O Conselho também foi contrário ao uso da área para destinação fi nal de resíduos e efl uentes urbanos e industriais.

13, quinta-feiraO meia-esquerda Diego Miranda, de 21 anos, do Passo Fundo, é convocado para a Seleção Gaúcha Sub-23 que vai disputar a Copa Antel na cidade de Flores, no Uruguai, entre os dias 18 e 22 de dezembro. O torneio amistoso terá ainda as seleções sub-20 do Uruguai e do Chile e a equipe sub-23 do Atlético Paranaense. A estreia da Seleção Gaúcha é contra os donos da casa. Diego Miranda começou no Gaúcho e em 2012 atuou no Passo Fundo, onde foi um dos destaques da equipe na conquista da vaga para a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho.

A Federação Gaúcha de Futebol convoca os 16 clubes que disputarão a Divisão de Acesso em 2013, incluindo o Gaúcho, para discutir a alteração do início do campeonato, previsto para agosto. A intenção dos clubes é que a competição come-ce em março.

15, sábadoA Federação Gaúcha de Futebol realiza o congresso técnico da Divisão de Acesso 2013. A competição começa no dia 17 de março. O Gaúcho fi ca no Grupo B, com Brasil de Pelotas, In-ternacional de Santa Maria, União Frederiquense de Frederico Westphalen, Riopardense de Rio Pardo, Guarany de Camaquã, Glória de Vacaria e Ypiranga de Erechim. No Grupo A, estão Aimoré de São Leopoldo, Riograndense de Santa Maria, Bra-sil de Farroupilha, São Paulo de Rio Grande, Panambi, Avenida

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 7

de Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Farroupilha de Pelotas. O Gaúcho estreia fora de casa contra o Avenida.

Jogando no estádio Vermelhão da Serra, o Passo Fundo vence o Ypiranga por 2 a 1 no segundo amistoso da pré-temporada 2013. O tricolor sai na frente com Guto, aos 7 minutos do segun-do tempo. Nilto empata aos 13. A vitória vem aos 18, com João Paulo. A partida tem alguns momentos de confusão e Janderson ainda deixa o campo com suspeita de fratura no nariz.

O Vila Nova/Passo Fundo vence a Juventus de Teutônia por 2 a 1 no campo do Grêmio Petrópolis em Passo Fundo e é cam-peão estadual do campeonato da Suligafi (Super Liga Gaúcha de Futebol Infantil), na categoria sub-13. Pela categoria sub-15 da Suligafi , o Vila Nova/Passo Fundo perde por 4 a 3 nos pênal-tis para o Cruzeiro de Porto Alegre, depois do empate sem gols no tempo normal, e é vice-campeão estadual.

17, segunda-feiraO Passo Fundo começa a treinar com a bola que será utilizada no Campeonato Gaúcho 2013. A bola, com detalhes em laran-ja e azul, é fornecida pela Penalty.

18, terça-feiraOs vereadores de Passo Fundo aprovam por unanimidade a concessão da área pública para o Gaúcho construir seu novo es-tádio. O projeto, de autoria da prefeitura, determina que o clube poderá usufruir do terreno, de 3,7 hectares localizado atrás do Ginásio Teixeirinha, por 30 anos. Para se tornar lei, agora é pre-ciso a sanção do prefeito Airton Dipp. A partir da doação da área pública, o Gaúcho pode iniciar os trâmites para a construção do estádio. O projeto da Arena está estimado em R$ 8 milhões. Par-te da verba virá do valor da venda do estádio Wolmar Salton. O restante deverá ser arrecadado com a comunidade, apoiadores, empresas e patrocinadores. No projeto de lei está estipulado o prazo de um ano para que as obras sejam iniciadas. Pelos planos da direção, o primeiro tijolo da arena com capacidade para 10 mil torcedores deve ser colocado em março. Do antigo estádio Wolmar Salton, a direção pretende utilizar as cercas de mil ca-deiras das sociais e também as traves.

O meia-atacante do Passo Fundo Diego Miranda é titular da Se-leção Gaúcha sub-23 que disputa a Copa Antel na cidade de Flo-res, no Uruguai, com as seleções sub-20 do Uruguai e do Chile e a equipe sub-23 do Atlético Paranaense. Na primeira partida do quadrangular, a Seleção Gaúcha vence o Uruguai por 3 a 1.

19, quarta-feiraOs presidentes dos clubes do interior do Rio Grande do Sul que disputam o Campeonato Gaúcho se reúnem no estádio Al-fredo Jacconi, em Caxias do Sul. “A intenção é formar uma coa-lizão para que se tenha mais força nos bastidores”, diz Selvino Ferrão, presidente do Passo Fundo. Os encontros acontecerão a cada 90 dias, sempre em algum clube do interior.

20, quinta-feiraA Seleção Gaúcha, com o meia-atacante do Passo Fundo Die-go Miranda, é derrotada pelo Atlético Paranaense por 1 a 0 na Copa Antel no Uruguai.

21, sexta-feiraContinuam as obras de melhorias no estádio Vermelhão da Ser-

ra para o Campeonato Gaúcho de 2013. Depois das reformas no gramado, arquibancadas, cadeiras e cabines de imprensa, começa a construção de 2 mil m 2 na parte do estádio com frente para a avenida Presidente Vargas. No local será construído um prédio com dois pavimentos através de permuta. No térreo ha-verá uma loja, disponibilizada por um período de 20 anos, para uma empresa de materiais de construção. Ao lado funcionará a secretaria e uma loja própria do Passo Fundo, para a venda de produtos ofi ciais do clube. No pavimento superior serão dois espaços. Um destinado a uma churrascaria, que será terceiriza-da, e outro para um salão de eventos a ser explorado pelo clube.

22, sábadoNo último jogo pela Seleção Gaúcha na Copa Anatel, no Uruguai, o meia-atacante Diego Miranda do Passo Fundo é expulso no empate por 1 a 1 contra o Chile. O resultado garante o título para os chilenos e o vice-campeonato para os gaúchos. Diego Miranda foi titular em todas as partidas da Seleção Gaúcha.

O Grêmio Petrópolis vence por 3 a 1 a Seleção do 23º Cam-peonato Municipal da Primeira Divisão de Passo Fundo no estádio Delmar Sittoni e fi ca com o troféu Olair Teixeira de Oli-veira. A taça leva o nome de um dos maiores apoiadores do esporte amador de Passo Fundo e ex-dirigente do Uruguaiana.

27, quinta-feiraO prefeito Airton Dipp assina a concessão de uso da área de 3,7 hectares atrás do Ginásio Teixeirinha por 30 anos renová-veis para o Gaúcho construir seu novo estádio. O prazo para início da construção é de um ano. A pedido de Dipp, o estádio terá o nome Arena Wolmar Salton.

28, sexta-feiraA direção do Passo Fundo anuncia o cancelamento do amistoso contra o Caxias, o último jogo do clube em 2012, devido ao mau tempo. A partida é remarcada para o dia 5 de janeiro no estádio Vermelhão da Serra. Também é confi rmado o amistoso para o dia 9 com os uruguaios do Cerro, mas o jogo contra o Caracas da Venezuela, marcado para o dia 13, pode não ser realizado. Neste caso, o adversário deve ser a Chapecoense de Santa Catarina. !

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 8

JOGOS

� �

��

��

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 2 9

Amistosos

29-jan | Vermelhão da Serra | Passo FundoPasso Fundo vs. Ypiranga 0-1Y: Julio César

12-fev | Vermelhão da Serra | Passo FundoPasso Fundo vs. Internacional Sub-23 0-0

15-fev | Municipal | Coronel Freitas-SCChapecoense vs. Passo Fundo 0-0

25-fev | Municipal | Fontoura XavierSeleção de Fontoura Xavier vs. Passo Fundo 0-2PF: Fernandinho, Guto

28-fev | Vermelhão da Serra | Passo FundoPasso Fundo vs. Lajeadense 0-1L: Robert

5-dez | Colosso da Lagoa | ErechimYpiranga vs. Passo Fundo 2-1Y: Lineker, Tiago; PF: Diego Miranda

15-dez | Vermelhão da Serra | Passo FundoPasso Fundo vs. Ypiranga 2-1PF: Guto, João Paulo; Y: Nilto

Campeonato GaúchoDivisão de Acesso

Primeira Fase | Grupo 2

4-mar | Vermelhão da Colina | Frederico WestphalenUnião Frederiquense vs. Passo Fundo 2-1UF: Ítalo, Gabriel; PF: Guto

7-mar | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Brasil-FA 2-1PF: Gil, Glauber; B: Sena

11-mar | Altos da Glória | VacariaGlória vs. Passo Fundo 0-0

14-mar | Carlos Denardin | Santa RosaJuventus vs. Passo Fundo 1-1J: Cinval; PF: Bergamin

18-mar | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Milan 2-0PF: Gil, Guto

22-mar | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Santo Ângelo 2-0PF: Marcus, Mario

25-mar | Arthur Mesquita Dias | Sapucaia do Sul Sapucaiense vs. Passo Fundo 1-1S: Leandro; PF: Da Silva

28-mar | Complexo Esportivo Piratini | PanambiPanambi vs. Passo Fundo 1-0P: Flávio Bugrão

1-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Esportivo 2-1PF: Guto, Gil; E: Paulo Josué

8-abr | Montanha dos Vinhedos | Bento GonçalvesEsportivo vs. Passo Fundo 2-1E: Cassiano, Mateus; PF: Da Silva

12-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Panambi 2-1PF: Gil, Sandro Sotilli; P: Cristiano

15-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Sapucaiense 2-0PF: Glauber, Guto

18-abr | Zona Sul | Santo ÂngeloSanto Ângelo vs. Passo Fundo 2-2SA: Paulinho, Marabá; PF: Sandro Sotilli (2)

22-abr | Miguel Wairich Filho | Júlio de CastilhosMilan vs. Passo Fundo 1-1M: Alfi nete; PF: Sandro Sotilli

26-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Juventus 4-1PF: Jean Paulo, Guto (2), Sandro Sotilli; J: Adriano

29-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Glória 2-0PF: Diego Miranda, Sandro Sotilli

2-mai | Castanheiras | FarroupilhaBrasil-FA vs. Passo Fundo 2-0B: Hyantony (2)

6-mai | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. União Frederiquense 2-0PF: Sandro Sotilli, Sertãozinho

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Esportivo 34 10-4-4 24-16 82.Passo Fundo 32 9-5-4 27-16 113.Glória 29 9-2-7 28-23 54.Santo Ângelo 29 9-2-7 22-20 25.Brasil-FA 28 8-4-6 26-18 86.União Frederiquense 27 8-3-7 26-26 07.Panambi 24 7-3-8 29-34 -58.Sapucaiense 18 5-3-10 24-28 -49.Juventus 18 4-6-8 17-28 -1110.Milan 14 4-2-12 16-30 -14

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 0

Segunda Fase | Grupo 3

12-mai | Aldo Dapuzzo | Rio GrandeSão Paulo vs. Passo Fundo 1-1SP: Maicon Sapucaia; PF: Jean

20-mai | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. União Frederiquense 1-1PF: Sertãozinho; UF: Gillian

23-mai | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Brasil-PE 2-1PF: Sandro Sotilli (2); B: André Ribeiro

30-mai | Eucaliptos, Santa MariaRiograndense-SM vs. Passo Fundo 3-0R: Vagner (contra), David, Tiago Duarte

3-jun | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Brasil-FA 3-2PF: Mario, Guto (2); B: Hyantony, Tiago Renza

6-jun | Bento Freitas | PelotasBrasil-PE vs. Passo Fundo 0-3PF: Guto (2), Sandro Sotilli

10-jun | Castanheiras | FarroupilhaBrasil-FA vs. Passo Fundo 2-0B: Tiago, Glauber (contra)

14-jun | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Riograndense-SM 1-0PF: Diego

20-jun | Vermelhão da Colina | Frederico WestphalenUnião Frederiquense vs. Passo Fundo 1-0UF: Gillian

27-jun | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. São Paulo 2-1PF: Guto, Diego; SP: Rafael Refatti

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.União Frederiquense 19 5-4-1 16-11 52.Passo Fundo 17 5-2-3 13-12 13.Brasil-PE 15 5-0-5 12-13 -14.São Paulo 14 3-5-2 16-11 55.Brasil-FA 9 2-3-4 13-17 -46.Riograndense-SM 5 1-2-6 10-16 -6

Quadrangular Final

30-jun | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Esportivo 2-2PF: Diego, Sandro Sotilli; E: Mateus, Rafael Bittencourt

4-jul | Vermelhão da Colina | Frederico Westphalen União Frederiquense vs. Passo Fundo 1-0UF: Manivela

8-jul | Coronel Silvio Luiz | CamaquãGuarany-CQ vs. Passo Fundo 2-1G: Alexandre Matão, Carlinhos; PF: Guto

15-jul | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Guarany-CQ 1-1PF: Sandro Sotilli; G: Esquerdinha

18-jul | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. União Frederiquense 2-0PF: Diego Miranda (2)

22-jul | Montanha dos Vinhedos | Bento GonçalvesEsportivo vs. Passo Fundo 0-1PF: Glauber

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Esportivo 10 3-1-2 9-7 22.Passo Fundo 8 2-2-2 7-6 13.Guarany-CQ 8 2-2-2 7-8 -14.União Frederiquense 7 2-1-3 8-10 -2

Final

25-jul | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Esportivo 1-2PF: Diego Miranda; E: Raone, Rafael Bittencourt

28-jul | Montanha dos Vinhedos | Bento GonçalvesEsportivo vs. Passo Fundo 1-1E: Zeferino; PF: Sandro Sotilli*Passo Fundo vice-campeão

Campeonato GaúchoSegunda Divisão

Primeira Fase | Grupo A

5-ago | Mário Cini | Nova PrataNova Prata vs. Gaúcho 2-0NP: Fininho (2)

12-ago | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Atlético-CZ 1-1G: Alfi nete; A: Alemão

19-ago | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Aimoré 0-2A: Lucas Silva, Lukinhas

25-ago | Carlos Schwingel | IgrejinhaIgrejinha vs. Gaúcho 1-1I: Beloir; G: Jéferson

2-set | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Garibaldi 0-2G: Glickson, Dênio

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 1

9-set | Alcides Santa Rosa | GaribaldiGaribaldi vs. Gaúcho 2-0G: Glickson, Gavião

16-set | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Igrejinha 2-1G: Castagnette, Da Silva; I: Crouch

23-set | Cristo Rei | São LeopoldoAimoré vs. Gaúcho 1-1A: Lucas Silva; G: Leo

30-set | Paulo Coutinho | CarazinhoAtlético-CZ vs. Gaúcho 0-2G: Adriano (2)

7-out | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Nova Prata 0-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Aimoré 23 7-2-1 23-7 162.Garibaldi 19 6-1-3 15-10 53.Nova Prata 18 5-3-2 9-4 54.Gaúcho 10 2-4-4 7-12 -55.Igrejinha 9 2-3-5 8-11 -36.Atlético-CZ 3 0-3-7 4-22 -18

Quartas-de-fi nal

14-out | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Três Passos 0-1TP: Tiago Saraçol

21-out | Luiz de Medeiros | Três PassosTrês Passos vs. Gaúcho 1-2TP: Juninho; G: Leo (2)

Semifi nais

29-out | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Garibaldi 1-0G: Da Silva

4-nov | Alcides Santa Rosa | GaribaldiGaribaldi vs. Gaúcho 2-1Gb: Dênio, Uilian; G: Castagnette

Final

10-nov | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Gaúcho vs. Aimoré 0-3A: Gian, Márcio Reis, Tiago Matos

18-nov | Cristo Rei | São LeopoldoAimoré vs. Gaúcho 0-2A: Toto, Lukinhas*Gaúcho vice-campeão

Copa FGFSub-17

Primeira Fase | Grupo G

1-abr | Angelo Macalós | EspumosoGuarany-ES vs. Passo Fundo 1-0

4-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. São Borja 2-4

11-abr | CT Paarc Sport | Santo ÂngeloPaarc vs. Passo Fundo 4-0

18-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Três Passos 4-1

21-abr | Luiz de Medeiros | Três PassosTrês Passos vs. Passo Fundo 2-1

29-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Paarc 4-1

2-mai | Vicente Goulart | São BorjaSão Borja vs. Passo Fundo 2-1

5-mai | Campo da UPF | Passo Fundo Passo Fundo vs. Guarany-ES 1-3

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Guarany-ES 16 5-1-2 13-10 32.Três Passos 14 4-2-2 13-12 13.São Borja 12 3-3-2 18-15 34.Paarc 8 2-2-4 12-14 -25.Passo Fundo 6 2-0-6 13-18 -5

Campeonato GaúchoJúnior

Primeira Fase | Grupo E

18-mar | Vicente Goulart | São Borja São Borja vs. Passo Fundo 1-1

21-mar | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. União Frederiquense 1-2

25-mar | Zona Sul | Santo ÂngeloSanto Ângelo vs. Passo Fundo 0-0

4-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Uruguaiana 3-0

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 2

11-abr | Felisberto Filho | UruguaianaUruguaiana vs. Passo Fundo 0-1

18-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Santo Ângelo 1-1

25-abr | Vermelhão da Colina | Frederico WestphalenUnião Frederiquense vs. Passo Fundo 2-0

28-abr | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. São Borja 2-1

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.União Frederiquense 14 4-2-2 18-10 82.São Borja 12 3-3-2 19-11 83.Passo Fundo 12 3-3-2 9-7 24.Santo Ângelo 11 2-5-1 10-8 25.Uruguaiana 4 1-1-6 10-30 -20

Segunda Fase | Grupo H

9-mai | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Lajeadense 2-1

12-mai | Bento Freitas | PelotasBrasil-PE vs. Passo Fundo 1-1

16-mai | CT Juventude | Caxias do SulJuventude vs. Passo Fundo 1-0

23-mai | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Juventude 0-1

26-mai | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Brasil-PE 1-0

30-mai | Elísio Trevisol | LajeadoLajeadense vs. Passo Fundo 1-1

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Juventude 16 5-1-0 10-2 82.Passo Fundo 8 2-2-2 5-5 03.Lajeadense 5 1-2-3 6-8 -24.Brasil-PE 4 1-1-4 7-13 -6

Quartas-de-fi nal

6-jun | Vermelhão da Serra | Passo Fundo Passo Fundo vs. Grêmio 0-0

13-jun | CT Hélio Dourado | Eldorado do SulGrêmio vs. Passo Fundo 7-1

27º Mondial PupillesPlomelin Sub-13 (França)

Primeira Fase | Grupo 3

17-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRAVila Nova vs. Aygreville-ITA 3-0

17-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Vila Nova vs. Maintenon Pierres-FRA 4-0

17-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Valenciennes-FRA vs. Vila Nova 0-0

18-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Vila Nova vs. Sélection GPGP-FRA 2-0

18-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Llandysul-GAL vs. Vila Nova 0-1

18-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Plauzané-FRA vs. Vila Nova 0-3

19-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Lorient-FRA vs. Vila Nova 0-2

19-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Vila Nova vs. Brussels-BEL 0-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Vila Nova 20 6-2-0 15-0 152.Brussels 19 6-1-1 16-3 133.Lorient 19 6-1-1 9-2 74.Valenciennes 16 5-1-2 15-3 125.Plouzane 8 2-2-4 7-10 -36.Aygreville 8 2-2-4 5-13 -87.Llandysul 7 2-1-5 12-10 28.Sélection GPGP 5 1-2-5 3-16 -139.Maintenon Pierres 0 0-0-8 0-25 -25

Oitavas-de-fi nal

19-mai | Stade de Plogonnec | Plogonnec-FRA Vila Nova vs. Le Mans-FRA 1-0

Quartas-de-fi nal

20-mai | Stade de Plomelin | Plomelin-FRA Caen-FRA vs. Vila Nova 0-1

Semifi nais

20-mai | Stade de Plomelin | Plomelin-FRA Vila Nova vs. Stade Rennais-FRA 1-0

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 3

Final

20-mai | Stade de Plomelin | Plomelin-FRA Vila Nova vs. Anderlecht-BEL 0-0*Nos pênaltis, Anderlecht-BEL 3-2*Vila Nova vice-campeão

26ª Atri CupSub-17 (Itália)

Primeira Fase | Grupo A

24-jun | Centro Turistico Integrato | Atri-ITAVila Nova vs. Teate 2008-ITA 11-0

25-jun | Centro Turistico Integrato | Atri-ITA Vila Nova vs. Hatria Calcio-ITA 2-0

27-jun | Centro Turistico Integrato | Atri-ITA Vila Nova vs. Fater Angelini-ITA 6-0

Final

28-jun | Centro Turistico Integrato | Atri-ITA Hatria Calcio-ITA vs. Vila Nova 1-2*Vila Nova campeão

23º Campeonato Municipal1ª Divisão

Primeira Fase*O primeiro critério para desempate em caso de igualdade de pontos é o número de cartões amarelos e vermelhos recebidos

Grupo A14-jul | Aimoré vs. Cruzeiro 0-221-jul | ATR vs. 13 de Abril 1-35-ago | Boca Junior vs. Aimoré 3-25-ago | Cruzeiro vs. ATR 3-011-ago | Cruzeiro vs. Boca Junior 0-012-ago | 13 de Abril vs. Aimoré 2-019-ago | 13 de Abril vs. Cruzeiro 1-11-set | Aimoré vs. ATR 6-22-set | Boca Junior vs. 13 de Abril 1-07-set | ATR vs. Boca Junior 4-2

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Cruzeiro 8 2-2-0 6-1 52.Boca Junior 7 2-1-1 6-6 03.13 de Abril 7 2-1-1 6-3 34.Aimoré 3 1-0-3 8-9 -15.ATR 3 1-0-3 7-14 -7

Grupo B15-jul | Pumas vs. Copacabana 0-121-jul | Juventude vs. Torres 2-028-jul | Pumas vs. Juventude 0-14-ago | Atlético Expresso vs. Pumas 1-15-ago | Copacabana vs. Juventude 5-212-ago | Copacabana vs. Atlético Expresso 1-112-ago | Torres vs. Pumas 1-318-ago | Juventude vs. Atlético Expresso 4-019-ago | Torres vs. Copacabana 1-026-ago | Atlético Expresso vs. Torres 3-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Juventude 9 3-0-1 9-5 42.Copacabana 7 2-1-1 7-4 33.Atlético Expresso 5 1-2-1 5-6 -14.Pumas 4 1-1-2 4-4 05.Torres 3 1-0-3 2-8 -6

Grupo C22-jul | Arena vs. Olímpia 2-022-jul | Nacional vs. Revelação 1-528-jul | Santa Cruz vs. Revelação 1-628-jul | Ipiranga vs. Olímpia 4-14-ago | Olímpia vs. Nacional 1-14-ago | Santa Cruz vs. Arena 3-25-ago | Ipiranga vs. Revelação 0-311-ago | Revelação vs. Arena 0-011-ago | Ipiranga vs. Nacional 3-012-ago | Olímpia vs. Santa Cruz 2-218-ago | Ipiranga vs. Arena 2-119-ago | Nacional vs. Santa Cruz 5-019-ago | Revelação vs. Olímpia 2-026-ago | Arena vs. Nacional 1-4 2-set | Ipiranga vs. Santa Cruz 1-2

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Revelação 13 4-1-0 16-2 142.Ipiranga 9 3-0-2 10-7 33.Nacional 7 2-1-2 11-10 14.Santa Cruz 7 2-1-2 8-16 -85.Arena 4 1-1-3 6-9 -36.Olímpia 2 0-2-3 4-11 -7

Grupo D15-jul | União vs. Tupi 2-222-jul | Bahia vs. Portela 2-422-jul | União Olímpia vs. Independente 3-228-jul | União vs. Portela 3-14-ago | Tupi vs. Bahia O-W5-ago | Portela vs. União Olímpia 1-15-ago | União vs. Independente 0-211-ago | União vs. União Olímpia 4-212-ago | Independente vs. Bahia 1-312-ago | Portela vs. Tupi W-O18-ago | Independente vs. Portela 0-0

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 4

18-ago | União vs. Bahia 2-119-ago | União Olímpia vs. Tupi W-O2-set | Bahia vs. União Olímpia 3-22-set | Tupi vs. Independente O-W

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.União 10 3-1-1 11-8 32.Bahia 9 3-0-2 9-9 03.Portela 8 2-2-1 6-6 04.União Olímpia 7 2-1-2 8-10 -25.Independente 7 2-1-2 5-6 -16.Tupi 1 0-1-4 0-0 0

Segunda Fase*O primeiro critério para desempate em caso de igualdade de pontos é o número de cartões amarelos e vermelhos recebidos

Grupo E8-set | Copacabana vs. Nacional 0-216-set | Cruzeiro vs. Nacional 2-016-set | União vs. Copacabana 1-222-set | Nacional vs. União 3-123-set | Cruzeiro vs. Copacabana 5-030-set | Cruzeiro vs. União 4-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Cruzeiro 9 3-0-0 11-0 112.Nacional 6 2-0-1 5-3 23.Copacabana 3 1-0-2 2-8 -64.União 0 0-0-3 2-9 -7

Grupo F8-set | Juventude vs. Bahia 3-216-set | Bahia vs. Ipiranga 0-316-set | Juventude vs. 13 de Abril 1-122-set | 13 de Abril vs. Bahia 1-323-set | Juventude vs. Ipiranga 2-230-set | Ipiranga vs.13 de Abril 2-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Ipiranga 7 2-1-0 7-2 52.Juventude 5 1-2-0 6-5 13.Bahia 3 1-0-2 5-7 -24.13 de Abril 1 0-1-2 2-6 -4

Grupo G15-set | Portela vs. Boca Junior 0-015-set | Revelação vs. Atlético Expresso 2-223-set | Atlético Expresso vs. Portela 0-023-set | Revelação vs. Boca Junior 1-129-set | Revelação vs. Portela 4-129-set | Boca Junior vs. Atlético Expresso 0-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Revelação 5 1-2-0 7-4 32.Boca Junior 3 0-3-0 1-1 03.Atlético Expresso 3 0-3-0 2-2 04.Portela 2 0-2-1 1-4 -3

Terceira Fase*O primeiro critério para desempate em caso de igualdade de pontos é o número de cartões amarelos e vermelhos recebidos

Grupo H12-out | Juventude vs. Cruzeiro 0-221-out | Revelação vs. Juventude 5-228-out | Cruzeiro vs. Revelação 3-3

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Cruzeiro 4 1-1-0 5-3 22.Revelação 4 1-1-0 8-5 33.Juventude 0 0-0-2 2-7 -5

Grupo I12-out | Nacional vs. Ipiranga 2-421-out | Boca Junior vs. Nacional 2-128-out | Ipiranga vs. Boca Junior 0-1

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Boca Junior 6 2-0-0 3-1 22.Ipiranga 3 1-0-1 4-3 13.Nacional 0 0-0-2 3-6 -3

Semifi nal4-nov | Cruzeiro vs. Ipiranga 1-1*Nos pênaltis, Ipiranga 5-44-nov | Boca Junior vs. Revelação 2-1

Terceiro Lugar11-nov | Cruzeiro vs. Revelação 3-3*Nos pênaltis, Cruzeiro 4-3

Final11-nov | Ipiranga vs. Boca Junior 1-4*Boca Junior campeão

24º Campeonato Municipal2ª Divisão

Fase Seletiva

Semifi nais2-dez | Juventus vs. Vitória/Barcelona 1-1*Nos pênaltis, Vitória/Barcelona 6-52-dez | Santa Cruz vs. Grêmio Petrópolis 1-5

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 5

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Capão Bonito 9 3-0-0 5-0 52.Corujão 6 2-0-1 8-1 73.Aliança 3 1-0-2 0-12 -124.Corinthians 0 0-0-3 0-0 0

Grupo D9-set | Colorado vs. 13 de Abril 2-016-set | Colorado vs. Milionários 0-416-set | 13 de Abril vs. Tupi 1-422-set | Tupi vs. Milionários 0-129-set | Colorado vs. Tupi 0-229-set | 13 de Abril vs. Milionários 2-4

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Milionários 9 3-0-0 9-2 72.Tupi 6 2-0-1 6-2 43.Colorado 3 1-0-2 2-6 -44.13 de Abril 0 0-0-3 3-10 -7

Quartas-de-fi nal12-out | Felini Imóveis vs. Corujão 2-2*Nos pênaltis, Corujão 4-312-out | Capão Bonito vs. São Cristóvão 1-1*Nos pênaltis, Capão Bonito 5-413-out | Bangu vs. Tupi 3-113-out | Milionários vs. Aimoré 0-2

Semifi nais20-out | Bangu vs. Capão Bonito 0-0*Nos pênaltis, Bangu 3-120-out | Corujão vs. Aimoré 0-0*Nos pênaltis, Corujão 6-5

Terceiro Lugar27-out | Capão Bonito vs. Aimoré 4-3

Final27-out | Bangu vs. Corujão 2-1*Bangu campeão

Copa Coca-Cola Sub-15Etapa Local | Passo Fundo

Categoria Feminina

Primeira Fase

Grupo Único15-set | Mecânica SC vs. Meninas do CTS 2-015-set | Frederico Ferri vs. EE Santo Pazini 1-716-set | Mecânica SC vs. Frederico Ferri 10-016-set | Meninas do CTS vs. EE Santo Pazini 0-022-set | Mecânica SC vs. EE Santo Pazini 3-022-set | Meninas do CTS vs. Frederico Ferri 8-0

Final9-dez | Vitória/Barcelona vs. Grêmio Petrópolis 0-1*Grêmio Petrópolis campeão* Grêmio Petrópolis e Vitória Barcelona classifi cados para o Cam-peonato Municipal 1ª Divisão 2013

TroféuOlair Teixeira de Oliveira

12-dez | Sel. Camp. Municipal 1ª Div. vs Grêmio Petrópolis 1-3

9º Campeonato MunicipalVeteranos

Primeira Fase

Grupo A8-set | Bangu vs. Os Amigos 2-115-set | Conesul vs. Os Amigos 2-216-set | Bangu vs. São Cristóvão 1-122-set | Bangu vs. Conesul 1-023-set | São Cristóvão vs. Os Amigos 1-030-set | São Cristóvão vs. Conesul 2-2*O Amigos da Bola desistiu

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Bangu 10 3-1-0 4-2 22.São Cristóvão 8 2-2-0 4-3 13.Conesul 5 1-2-1 4-5 -14.Os Amigos 4 1-1-2 3-5 -25.Amigos da Bola 0 0-0-4 0-0 0

Grupo B15-set | Farroupilha vs. Felini Imóveis 2-222-set | Aimoré vs. Felini Imóveis 1-429-set | Aimoré vs. Farroupilha 5-0*Continental e Independente desistiram

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Felini Imóveis 10 3-1-0 6-3 32.Aimoré 9 3-0-1 6-4 23.Farroupilha 7 2-1-1 2-7 -54.Continental 0 0-0-3 0-0 04.Independente 0 0-0-3 0-0 0

Grupo C9-set | Capão Bonito vs. Corujão 1-015-set | Aliança vs. Corujão 0-823-set | Capão Bonito vs. Aliança 4-0*O Corinthians desistiu

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 6

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Mecânica SC 9 3-0-0 15-0 152.Meninas do CTS 4 1-1-1 8-2 63.EE Santo Pazini 4 1-1-1 7-4 34.Frederico Ferri 0 0-0-3 1-25 -24

Terceiro Lugar22-set | EE Santo Pazini vs. Frederico Ferri 2-0

Final23-set | Mecânica SC vs. Meninas do CTS 5-0*Mecânica SC classifi cada para a Etapa Nacional-Preliminar

Categoria Masculina

Primeira Fase

Grupo A15-set | Meninos do São José vs. CTS 1-715-set | Mini Craque TG vs. Olé Society 10-016-set | CTS vs. Olé Society W-O16-set | Mini Craque TG vs. Meninos do São José 0-222-set | Meninos do São José vs. Olé Society W-O22-set | CTS vs. Mini Craque TG 0-0

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.CTS 7 2-1-0 8-1 72.Meninos do São José 6 2-0-1 4-7 -33.Mini Craque TG 4 1-1-1 10-2 84.Olé Society 0 0-0-3 0-12 -12

Grupo B15-set | Fagundes dos Reis vs. Independente B 0-315-set | Meninos do Vila vs. Independente A 1-016-set | Independente B vs. Independente A 2-116-set | Meninos do Vila vs. Fagundes dos Reis 1-022-set | Fagundes dos Reis vs. Independente A 2-122-set | Independente B vs. Meninos do Vila 0-2

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Meninos do Vila 9 3-0-0 4-0 42.Independente B 6 2-0-1 5-3 23.Fagundes dos Reis 3 1-0-2 2-5 -34.Independente A 0 0-0-3 2-5 -3

Grupo C15-set | Frederico Ferri vs. Celeiro de Talentos 0-715-set | Acad. Futebol TG vs. Tric. Vermelhão 2-016-set | Celeiro de Talentos vs. Tric. Vermelhão 3-116-set | Acad. Futebol TG vs. Frederico Ferri 9-022-set | Frederico Ferri vs. Tric. Vermelhão 1-222-set | Celeiros de Talentos vs. Acad. Futebol TG 2-3

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Academia de Futebol TG 9 3-0-0 14-2 122.Celeiro de Talentos 6 2-0-1 12-4 83.Tricolor do Vermelhão 3 1-0-2 3-6 -34.Frederico Ferri 0 0-0-3 1-18 -17

Grupo D15-set | Guerreiros do Vermelhão vs. Ginásio Guri 0-415-set | Bola 10 vs. Vila Nova 7-016-set | Ginásio Guri vs. Vila Nova 1-116-set | Bola 10 vs. Guerreiros do Vermelhão 4-122-set | Guerreiros do Vermelhão vs. Vila Nova 2-122-set | Ginásio Guri vs. Bola 10 0-1

Classifi caçãoEquipe PG V-E-D GP-GC SG1.Bola 10 9 3-0-0 12-1 112.Ginásio Guri 4 1-1-1 5-2 33.Guerreiros do Vermelhão 3 1-0-2 3-9 -64.Vila Nova 1 0-1-2 2-10 -8

Semifi nais23-set | CTS vs. Meninos do Vila 0-0*Nos pênaltis, CTS 4-223-set | Academia de Futebol TG vs. Bola 10 1-0

Terceiro Lugar23-set | Meninos do Vila vs. Bola 10 1-0

Final23-set | CTS vs. Academia de Futebol TG 0-1*Academia de Futebol TG classifi cada para a Etapa Nacional-Pre-liminar !

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 7

ESTATÍSTICAS

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 8

Passo FundoEsporte Clube Passo Fundo10-jan-1986Estádio Vermelhão da SerraÅ 54 3312-0802þ ecpassofundo.com.br� [email protected]

esporteclubepassofundo

Principais desempenhos em 2012

Campeonato Gaúcho Divisão de Acessovice-campeão (classifi cado para o Campeonato Gaúcho)Campeonato Gaúcho Júniorquartas-de-fi nalCopa FGF Sub-17primeira fase

Competição PG J V E D GP GC SG A

Amistoso 8 7 2 2 3 5 5 0 38%

Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso 58 36 16 10 10 49 37 12 54%

2012 66 43 18 12 13 54 42 12 51%

Local PG J V E D GP GC SG A

Casa 49 22 15 4 3 37 17 20 74%

Fora 17 21 3 8 10 17 25 -8 27%

2012 66 43 18 12 13 54 42 12 51%

Jogador J G CA CV

Alagoano 4 0 0 0

Barão 25 0 7 0

Bergamin 22 1 2 0

Bernardi 1 0 0 0

Brasinha 5 0 0 0

Bruno 1 0 0 0

Bruno Grassi* 2 -3 0 0

Cássio 1 0 0 0

Cereta 2 0 0 0

Chiquinho 2 0 0 0

Cícero 1 0 0 0

Claiton 2 0 0 0

Da Silva 31 2 1 0

Danilo 27 0 1 0

Diego 32 3 2 0

Jogador J G CA CV

Diego Miranda 37 5 3 0

Douglas* 2 -0 0 0

Dudu 10 0 0 0

Edinho 6 0 0 0

Edinho Recife 12 0 1 0

Elison 1 0 0 0

Eliton 1 0 0 0

Emanuel 3 0 0 0

Fabiano Diniz 23 0 4 0

Fernandinho 14 1 2 0

Fininho 14 0 1 0

Gil 31 4 7 2

Gilvan 4 0 0 0

Glauber 39 3 4 0

Guto 37 14 3 1

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 3 9

Jogador J G CA CV

Henrique 2 0 0 0

Janderson 2 0 0 0

Jean Paulo 16 2 0 0

Jeferson 2 0 0 0

João Felipe 4 0 1 0

João Paulo 1 1 0 0

José Augusto 1 0 0 0

Júlio Santos 2 0 0 0

Lucas 1 0 0 0

Maicon 14 0 0 0

Manuel 1 0 0 0

Marcus 37 1 2 0

Jogador J G CA CV

Mario 31 2 6 1

Mateus 2 0 0 0

Mathias 2 0 0 0

Michel 6 0 0 0

Neto 1 0 0 0

Sandro Sotilli 24 13 0 0

Sertãozinho 18 2 0 0

Souza* 40 -39 0 0

Vagner 9 0 0 0

William* 1 -0 0 0

Xaro 2 0 0 0

*Goleiro*Os cartões amarelos e vermelhos são relativos aos jogos pelo Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso

% 99 4 14....foi o aproveitamento

do Passo Fundo jogando no estádio Vermelhão da Serra

em 2012 pela Divisão de Acesso e amistosos.

...vitórias consecutivasno Vermelhão da Serra.

Dos 18 jogos pela Divisão de Acesso no estádio, o

Passo Fundo só perdeu um.

...cartões vermelhos e47 amarelos em 36 jogos pela Divisão de Acesso.

A disciplina também ajudou o Passo Fundo neste ano.

...gols em 37 jogos.Guto foi o artilheiro de 2012 pelo tricolor no ano da volta

ao Gauchão, com um gola mais que Sandro Sotilli.

Técnico J V E D

Ricardo Attolini 43 18 12 13

2012 43 18 12 13

Gráfi co de desempenho | jogo a jogo

D

E

V

L: estádio Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves | P: 505 | R: R$ 6.159 | A: Leandro Vuaden | G: Glauber 54 (0-1)Esportivo: Adilson; Dirley, Deurick, Victor e Raone; Fábio Olivei-ra, Mateus Santana, Lucas Winck e Cereta (Joninhas); Maranhão (Luan) e Mauro (Cadu). T: Luis Carlos WinckPasso Fundo: Souza; Fininho, Mario (Bergamin), Glauber e Da-nilo; Diego, Marcus (Vagner), Jean Paulo e Dudu; Maicon (Da Silva) e Guto. T: Ricardo Attolini

EsportivoPasso Fundo

01

Jogo inesquecível

22-jul-2012Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso

*O jogo pela última rodada do quadrangular fi nal da Divisão de Acesso valia vaga na decisão. O Esportivo já estava classi fi -cado. O Passo Fundo precisava vencer e torcer por uma vitória do Guarany de Camaquã contra o União Frederiquense, em Frederico Westphalen. O Guarany venceu por 2 a 1. O Passo Fundo conseguiu sua vitória aos 9 minutos do segundo tempo, quando Glauber completou uma cobrança de escanteio. No mais, o jogo foi morno (foram pouquíssimas faltas e nenhum cartão), com interesse só do Passo Fundo. Quando Leandro Vuaden apitou o fi m, começou a festa tricolor. O Passo Fundo estava outra vez entre os grandes do Rio Grande do Sul.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 0

GaúchoSport Club Gaúcho12-mai-1918Estádio Vermelhão da Serra*Å 54 9981-4139 þ sportclubgauchopassofundo.blogspot.com.br� [email protected]

Sport-Clube-GAÚCHO-de-Passo-Fundo-RS sportclubgaucho (não ofi cial)

*O clube mandou seus jogos de 2012 no estádio do Passo Fundo

Principal desempenho em 2012

Campeonato Gaúcho Segunda Divisãovice-campeão (classifi cado para a Divisão de Acesso)

Competição PG J V E D GP GC SG A

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 16 16 4 4 8 11 21 -10 33%

2012 16 16 4 4 8 11 21 -10 33%

Local PG J V E D GP GC SG A

Casa 8 8 2 2 4 4 10 -6 33%

Fora 8 8 2 2 4 7 11 -4 33%

2012 16 16 4 4 8 11 21 -10 33%

Jogador J G CA CV

Adriano 12 2 4 0

Alécio 14 0 3 1

Alfi nete 3 1 0 0

André Tereza 7 0 2 0

Castagnette 12 2 5 0

Da Silva 14 2 1 0

Diogo 1 0 0 0

Foguinho 6 0 0 0

Fortes 14 0 6 0

Gui 13 0 5 2

Ito 13 0 4 0

Iuri 14 0 2 1

Jeferson 1 1 1 0

Leo 13 3 1 0

Maicon 12 0 1 1

Marcelo 15 0 4 0

Jogador J G CA CV

Marcos 1 0 0 0

Mozatto 7 0 1 1

Nikolas 12 0 6 1

Paulo 2 0 2 0

Paulo Josué 10 0 4 0

Rômulo 2 0 0 0

Souza* 14 -20 3 1

Tavares 3 0 0 0

Tite* 3 -1 0 0

Vitinho 3 0 1 1

*Goleiro

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 1

33% 2 0,5 3....foi o aproveitamentodo Gaúcho no estádioVermelhão da Serra etambém fora de sua“casa emprestada”.

...pontos ganhos nosprimeiros 18 disputados.Parecia que a campanha

na Segunda Divisãoseria catastrófi ca.

...gol marcado, em média, pelo Gaúcho jogando no

Vermelhão da Serra.A média fora de casa

foi de 0,9 gol por partida.

...gols em 13 jogos.O reserva Leo foi o artilheiro

de 2012, com dois golsna vitória heroica contra o Três Passos no mata-mata.

Técnico J V E D

Lisandro Leite 1 0 0 1

Celso Freitas 9 2 4 3

Marco Aurélio 6 2 0 4

2012 16 4 4 8

Gráfi co de desempenho | jogo a jogo

D

E

V

L: estádio Alcides Santa Rosa, Garibaldi | P: 220 | R: R$ 1.100 | A: Francisco Silva Neto | G: Dênio 5 (1-0), Castagnette 57 (1-1), Uilian 62 (2-1) | CA: Bocão, Jonathan, Baiano, Vitinho, Paulo Jo-sué, Castagnette, Mozzato, Ito, Da Silva, Nikolas | CV: Marcinho, MozzatoGaribaldi: Baiano; Ojeda, Uilian, Leando e Ivan (Luan); Bocão, Diógenes, Dênio (Vitinho) e Marcinho; Gavião e Glickson (Jona-than). T: Celso FreitasGaúcho: Souza; Iuri, Marcelo, Ito e Alécio; Mozzato, Castagnette (Foguinho), Adriano (Nikolas) e Leo (Maicon); Paulo Josué e Da Silva. T: Marco Aurélio

GaribaldiGaúcho

21

Jogo inesquecível

4-nov-2012Campeonato Gaúcho Segunda Divisão

*O jogo valia pela partida de volta das semi fi nais da Segunda Divisão. O Gaúcho vencera o primeiro jogo por 1 a 0 e seclassifi caria para a fi nal da competição, e para a Divisão de Acesso, com um empate por qualquer resultado ou por uma derrota por até um gol de diferença, desde que marcasse gols. A ideia era tocar a bola e testar a paciência do Garibaldi, mas logo aos 5 minutos Dênio fez o primeiro gol do time da casa. O Gaúcho conseguiu o empate com Castagnette, aos 12 do segundo tempo, em um chute colocado, de fora da área. Mais uma vez, a tranquilidade durou 5 minutos, até Uilian recolocar o Garibaldi na frente. A partir daí, a pressão foi total. Mas o Gaúcho soube se segurar até o apito fi nal, aos 50 minutos do segundo tempo!

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 2

Vila NovaEsporte Clube Vila Nova2-abr-1975Estádio Vermelhão da Serra*Å 54 8408-2246þ blogvilanova.blogspot.com.br� [email protected]

ecvilanova vilanova.vilanova.7 (não o fi cial)

*O Vila Nova tem parceria com o Passo Fundo e manda seus jogos principais no Vermelhão da Serra.

Principais desempenhos em 2012

Campeonato Gaúcho Sub-13 Suligafi campeão Atri Cup Sub-17 (Itália)campeãoMondial Pupilles Plomelin Sub-13 (França)vice-campeãoCampeonato Gaúcho Sub-15 Suligafi vice-campeão Copa Internacional Flores da Cunhacampeão (sub-14, sub-13)vice-campeão (sub-15)Campeonato Regionalpentacampeão infantil

*Com esta camisa, o Vila Nova foi vice-campeão no Campeonato Mundial de Clubes de Plomelin, na França

10 56 100% 0....títulos conquistados, além

de 5 vices, 2 terceiros e 4 quartas colocações, em 21

troféus conquistados.

...gols marcados pela equipe sub-13 em 13 jogos peloEstadual Suligafi , média

de 4,3 gols por partida que garantiram o título inédito.

...de aproveitamentoda equipe sub-13 no Esta-

dual Suligafi . Foram13 vitórias em 13 jogos.

...gol sofrido em 12 jogos no Mondial Pupilles de Plomelin na França. Apesar da marca, a equipe sub-13 perdeu o

título nos pênaltis.

148 602 64,1....jogos em todas as

categorias de base em que o Vila Nova participa foram

disputados em 2012.

...vitórias, 33 empatese 61 derrotas. As equipesdo Vila Nova tiveram umaproveitamento de 66%dos pontos disputados.

...gols marcados pelosatletas do clube em 2012.

A média foi de 2,5 golspor partida.

...mil quilômetrospercorridos pelas equipes do

Vila Nova, que jogaram em 52 cidades do país

e do exterior.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 3

NA HISTÓRIA�

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 4

Na históriaQuando nasceu o artilheiro do seu time? Quanto tempo

faz que foi ganho aquele título? Saiba agora...

Janeiro4-jan-1938... Nasce em Bagé (RS), Amancio (Amancio Fróes da Sil-veira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (74 anos)

4-jan-1942... O Independente disputa o primeiro jogo de sua história. O alvinegro convidou o Rio Grandense, bicampeão da cidade e da região, e acabou goleado por 7 a 2. Flávio fez o primeiro gol do clube. (70 anos)

5-jan-1946... Nasce em São Gabriel (RS), Adair Bicca, um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (66 anos)

6-jan-1941... Nasce em Passo Fundo, Reis (Reis Jorge Carvalho Custódio), um dos principais jogadores da história do Rio Gran-dense. (71 anos)

6-jan-1958... Nasce em Passo Fundo, Kita (João Leithardt Neto). O centroavante iniciou sua carreira no Gaúcho, passando depois por mais de uma dezena de clubes, com destaque para 14 de Ju-lho, Internacional, Internacional de Limeira, Juventude, Flamen-go, Grêmio e Atlético Paranaense. Foi artilheiro dos campeona-tos Gaúcho e Paulista, além de várias vezes campeão estadual e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, com a Seleção Brasileira. Em 2011, precisou amputar o pé esquerdo depois de contrair uma infecção hospitalar. (54 anos)

7-jan-1904... Nasce Arno Pini, o massagista mais famoso da história do futebol passo-fundense. (108 anos)

10-jan-1986... Fundação do Esporte Clube Passo Fundo. (26 anos)

12-jan-1922... Nasce em Passo Fundo, Prinche (Clodomiro Machado), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, 14 de Julho e Rio Grandense. (90 anos)

12-jan-1934... Nasce em Tubarão (SC), Altino Nascimento,

ídolo do Gaúcho, onde terminou a carreira como jogador e co-meçou a de treinador, além de atuar como supervisor e prepa-rador físico. Nascimento também dirigiu o 14 de Julho e rece-beu o prêmio Belford Duarte para jogadores que nunca foram expulsos em suas carreiras. (78 anos)

12-jan-1940... Nasce em Passo Fundo, Wilson Morais, um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (72 anos)

15-jan-1979... Morre em Passo Fundo, aos 85 anos, Juvenal da Luz (Juvenal Hippolito da Luz), um dos fundadores e conside-rado o mais fanático torcedor do 14 de Julho. (33 anos)

16-jan-1940... Nasce em Porto Alegre (RS), Arthur (Arthur An-drade de Moraes), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (72 anos)

16-jan-1945... Nasce em Encantado (RS), Marioti (José Anto-nio Mariotti), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. Autor do primeiro gol do estádio Vermelhão da Serra. (67 anos)

18-jan-1964... O Gaúcho inaugura seu departamento de pis-cinas, as primeiras da cidade. A iniciativa do presidente João Maluli aumenta signifi cativamente o número de sócios do clu-be, incrementando também a verba a ser utilizada no departa-mento de futebol. (48 anos)

22-jan-1990... Disputando um amistoso preparatório ao Cam-peonato Gaúcho contra a equipe amadora do Dinamite, em Sananduva, o Passo Fundo aplica a maior goleada da sua his-tória: 13 a 0. Rubens estabeleceu também o maior número de gols marcados por um jogador do Passo Fundo numa mesma partida: 7! (22 anos)

22-jan-2006... Em uma partida com sete gols, o Passo Fundo

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 5

lutou muito, mas não conseguiu segurar o Internacional, que jogou pelo Campeonato Gaúcho com a base que conquistaria a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2006. O time da capital logo abriu 2 a 0. Ferreira e Felipe, em uma tarde inspirada, descontaram para o Passo Fundo. Mesmo com dois jogadores a menos durante 25 minutos, o Passo Fundo não de-sistia. A recompensa veio no fi nal do jogo. Felipe, nome da par-tida ao lado de Mossoró, limpou três zagueiros na grande área e defi niu o 4 a 3. (6 anos)

23-jan-1942... O Rio Grandense joga a partida mais importan-te da história do clube. No Fortim da Baixada, em Porto Alegre, a equipe enfrenta o Internacional pelas semifi nais do Cam-peonato Gaúcho de 1941 e é derrotada por 7 a 1. (70 anos)

23-jan-1997... O Passo Fundo recebe o Olimpia, do Paraguai, no estádio Vermelhão da Serra para seu primeiro jogo interna-cional e acaba perdendo o amistoso por 4 a 1. (15 anos)

25-jan-1976... Morre em Passo Fundo, aos 62 anos, Célio Bar-bosa (Célio Ferreira Barbosa), um dos principais jogadores da história do Cruzeiro, Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. Também considerado um dos maiores nomes da arbitragem do futebol passo-fundense. (36 anos)

26-jan-1932... Nasce em Passo Fundo, Careca (Oly Antonio Albuquerque), um dos principais jogadores da história do Gaú-cho, Atlético e 14 de Julho. (80 anos)

26-jan-1949... Nasce em Urussanga (RS), Vacaria (Olávio Dorico Vieira), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. (63 anos)

28-jan-1993... Morre aos 56 anos, Gitinha (Manoel Bonifácio Porciúncula Nunez), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, onde ainda foi treinador. Voltou da aposentadoria para jogar pelo 14 de Julho, que também treinou. (19 anos)

Fevereiro1-fev-1984... O centroavante Kita marca um dos gols da vitó-ria do Internacional sobre o Anapolina no estádio Beira-Rio por 5 a 0, o seu primeiro em um Campeonato Brasileiro. (28 anos)

3-fev-1942... Nasce em Arroio do Meio (RS), Poletto (Paulo Sérgio Poletto), um dos principais treinadores da história do Passo Fundo. (70 anos)

3-fev-1970... Morre em Passo Fundo, aos 87 anos, Tia Carlota(Carlota Rico Loureiro), mãe dos fundadores do Gaúcho Alfre-do e Gil Loureiro. Tia Carlota foi a responsável por costurar os primeiros uniformes do Gaúcho. (42 anos)

6-fev-1936... Nasce em Passo Fundo, Heitor Verardi, um dos principais jogadores da história do Independente e do 14 de Julho. (76 anos)

6-fev-1987... Primeiro jogo do Passo Fundo no estádio Verme-lhão da Serra, mais de um ano depois da fundação do clube. O jogo contra o Juventude pelo Campeonato Gaúcho termina em-patado por 0 a 0. (25 anos)

9-fev-1943... Nasce em General Câmara (RS), João Pontes (João Dalacena Pontes), um dos principais jogadores da histó-ria do Gaúcho. Irmão de Daizon Pontes. (69 anos)

9-fev-1969... Depois de cerca de cinco anos de construção é inaugurado o estádio Vermelhão da Serra, do 14 de Julho. O jogo é contra o Aimoré de São Leopoldo pelo Campeonato Gaúcho. Mariotti, aos 24 minutos, fez o primeiro gol do novo estádio. João Pedro marcou aos 30 e o 14 venceu o Aimoré por 2 a 0. (43 anos)

13-fev-1971... O 14 de Julho é goleado por 5 a 1 pelo Esportivo no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. Foi a pior derrota da história dos colorados no Campeonato Gaúcho. (41 anos)

14-fev-1975... O Gaúcho recebe o Palmeiras, a Academia de Fu-tebol, para um jogo amistoso no estádio Wolmar Salton. O time paulista foi o único na década de 1960 a não deixar o Santos de Pelé ganhar um Campeonato Paulista. A vitória foi do Palmeiras, por 3 a 1, que tinha Djalma Santons, Djalma Dias, Valdemar Ca-rabina, Ademir da Guia, Gildo e Tupanzinho. (47 anos)

18-fev-1996... Morre aos 51 anos, Mariotti (José Antonio Ma-riotti), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. Autor do primeiro gol do estádio Vermelhão da Serra. (16 anos)

18-fev-2008... Morre aos 70 anos, Amancio (Amancio Fróes da Sil-veira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (4 anos)

21-fev-2004... O Passo Fundo precisa esperar 14 anos, até o terceiro clássico, para vencer o Gaúcho. Felipe e Fabio Lopes, no segundo tempo, garantem a primeira vitória do tricolor, e de virada, no estádio Vermelhão da Serra. (8 anos)

22-fev-1938... Nasce em Passo Fundo, Vadecão (Oswaldo Spannenberg), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense, 14 de Julho e Gaúcho. (74 anos)

24-fev-1951... Nasce em Passo Fundo, Serginho (Sérgio Rubens Mariano), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (61 anos)

Março 3-mar-1968... Garrincha, então com 35 anos, veste a camisa do 14 de Julho na disputa de um amistoso no estádio Celso Fiori contra o Atlântico de Erechim. Os visitantes vencem por 1 a 0, gol de Waldemar, aos 37 minutos. Visivelmente fora de forma, Garrincha atuou apenas no primeiro tempo e acertou um chute na trave do goleiro do Atlântico. (44 anos)

4-mar-1967... Morre em Passo Fundo aos 63 anos, Arno Pini, o massagista mais famoso da história do futebol passo-funden-se. (45 anos)

5-mar-1929... Nasce em Passo Fundo, Valdemar Verardi, um dos principais jogadores da história do Independente. (83 anos)

7-mar-1882... Nasce em Passo Fundo, Nicolau Araújo Verguei-ro, primeiro patrono do Sport Club Gaúcho. (130 anos)

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 6

9-mar-1986... O Passo Fundo vai a Soledade enfrentar o Pam-peiro no primeiro jogo de sua história. O tricolor vence o amis-toso por 4 a 2. O primeiro gol da equipe é marcado por Edenir, aos 19 minutos do segundo tempo. (26 anos)

12-mar-1882... Nasce em Passo Fundo, Tia Carlota (Carlota Rico Loureiro), mãe dos fundadores do Gaúcho Alfredo e Gil Loureiro. Tia Carlota foi a responsável por costurar os primei-ros uniformes do Gaúcho. (130 anos)

13-mar-2005... O atacante Felipe marca o primeiro gol na vitória por 3 a 0 do Passo Fundo contra o São José de Porto Alegre no estádio Vermelhão da Serra, e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho com 10 gols. (7 anos)

14-mar-1903... Nasce em Porto Alegre (RS), Honorino Malhei-ros, um dos principais jogadores e colaboradores da história do Gaúcho. (109 anos)

16-mar-1956... Morre aos 74 anos em Passo Fundo, Nicolau Araújo Vergueiro, primeiro patrono do Sport Club Gaúcho. (56 anos)

18-mar-1946... Nasce em Porto Alegre (RS), Zangão (Luiz Car-los Lopes Bastos), um dos principais goleadores da história do Gaúcho, artilheiro da Copa Everaldo Marques e da Copa Gover-nador do Estado em 1970 (66 anos)

18-mar-1998... No estádio Sady Schmidt, em Campo Bom, o atacante Felipe marca seu primeiro gol pelo Passo Fundo, na derrota por 3 a 1 para o 15 de Novembro pelo Campeonato Gaúcho. (14 anos)

21-mar-1904... Nasce em Passo Fundo, Dionísio Lângaro(Dyonísio Lângaro), um dos fundadores e dos principais joga-dores da história do 14 de Julho. (108 anos)

21-mar-1968... O Gaúcho perde por 8 a 0 para o Grêmio, a maior derrota sofrida em um campeonato estadual. Após o oita-vo gol, os dirigentes do Gaúcho mandaram os jogadores cair em campo, simulando lesões. Foi o que fi zeram Daizon Pontes, Ro-berto, Flávio e Machado. Com apenas seis homens do alviverde em campo, sem mais substituições para serem feitas, o árbitro Agomar Martins foi obrigado a encerrar a partida. (44 anos)

29-mar-2006... O atacante Felipe marca o gol do Passo Fundo no empate por 1 a 1 contra a Ulbra em Canoas, e se torna arti-lheiro da Copa Emídio Perondi com 9 gols. (6 anos)

Abril1-abr-1951... O Independente convida o Grêmio para inaugu-ração do seu estádio, a Tingaúna, no bairro Boqueirão. Exatas 3.445 pessoas pagam ingresso, lotando o estádio. O primeiro gol é marcado por Rubens Hoff meister, um dos jogadores con-vidados pelo Independente a participar do jogo (o clube tinha medo de sofrer uma goleada histórica). A partida foi disputada sob um temporal no segundo tempo e terminou empatada por 3 a 3 com o Grêmio empatando apenas aos 43 minutos do se-gundo tempo. (61 anos)

2-abr-1975... Fundação do Esporte Clube Vila Nova, clube de

categorias de base que mantém parceria com o Passo Fundo. (37 anos)

3-abr-1922... Nasce em Passo Fundo, Heitor Moura, um dos principais jogadores e treinadores da história do 14 de Julho. (90 anos)

5-abr-1914... Nasce Vicente Souza, um dos principais jogado-res da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (98 anos)

6-abr-1986... O Passo Fundo estreia em uma competição per-dendo por 1 a 0 para o Ypiranga no Colosso da Lagoa em Ere-chim, pelo Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão. (26 anos)

7-abr-1977... Inaugurada a iluminação do estádio Vermelhão da Serra, no empate por 1 a 1 entre o 14 de Julho e o Brasil de Pelotas pelo Campeonato Gaúcho. (35 anos)

10-abr-1938... Nasce em Rio Pardo (RS), Machado (Ramos da Luz), um dos principais jogadores e treinadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (74 anos)

10-abr-1941... O 14 de Julho faz um dos maiores jogos da sua história, enfrentando o Internacional numa partida amistosa que comemorava o cinqüentenário da elevação de Passo Fun-do de vila para cidade, em 1891. O jogo foi no estádio da Mon-tanha, do Gaúcho, que lotou. O 14 abriu o placar com Pupe, aos 5 minutos. O Internacional terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 1. Mas o 14 de Julho não desistiu e conse-guiu empatar por 4 a 4. (71 anos)

11-abr-1963... Nasce em Santo André (SP), Cabrinha (Milton Cacioli Júnior), um dos principais jogadores da história do Pas-so Fundo. (49 anos)

12-abr-1966... Morre em Porto Alegre (RS), Delmar Sittoni, jogador do Gaúcho que dá nome ao estádio municipal de fute-bol de Passo Fundo. (46 anos)

12-abr-1968... Nasce em Casca (RS), Ricardo Attolini (José Ri-cardo Attolini), um dos principais técnicos do Passo Fundo e do Gaúcho, clubes onde também foi jogador e auxiliar técnico. (44 anos)

13-abr-1977... Inaugurada a iluminação do estádio Wolmar Salton. Foi na derrota do Gaúcho para o Pelotas por 3 a 1 pelo campeonato estadual. O sistema de iluminação seria vendido na década de 1990 para o clube arrecadar dinheiro. (35 anos)

13-abr-1986... O Passo Fundo marca seu primeiro gol em uma competição. A honra cabe a Cláudio Freitas, que marca tam-bém os outros dois gols na vitória de 3 a 1 sobre o Botafogo de Três de Maio no estádio Wolmar Salton pelo Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. (26 anos)

14-abr-1955... A Seleção de Passo Fundo perde por 5 a 4 para o Olaria do Rio de Janeiro em amistoso noturno no estádio Celso Fiori. O clube do Rio de Janeiro excursiona por Santa Catarina e joga apenas esta partida no Rio Grande do Sul. A Seleção de Pas-so Fundo é formada por Caíco, Dindo, Djalma, Omir e Prinche, do Gaúcho; Antoninho, Bruno Palma, Demóstenes, Egydio Reolon, Evaldo e Nívio, do Independente; Gentil, Gradin e Hugo Loss, do

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 7

14 de Julho; e Calé, do Rio Grandense. Os técnicos da seleção são Vicente Souza, do Gaúcho, e o sargento Moisés, do Indepen-dente. A Seleção de Passo Fundo surpreende e abre o placar. O Olaria empata em seguida, mas o primeiro tempo termina com vitória dos passo-fundenses por 3 a 2. Logo no início da segun-da etapa, os cariocas empatam novamente. Zizi recoloca a se-leção na frente, mas o Olaria busca o empate outra vez. Aos 40 minutos, Olavo cobra uma falta de longa distância e garante a vitória de virada para os cariocas. (57 anos)

14-abr-1965... Morre em Passo Fundo aos 64 anos, Arthur Lângaro, um dos fundadores e primeiro presidente do 14 de Julho. (47 anos)

16-abr-1967... O Gaúcho empata por 0 a 0 com o 14 de Julho e conquista a Taça Arno Pini. Na primeira partida, disputada no dia 19 de março no estádio Wolmar Salton, o alviverde havia ganho por 3 a 1. (45 anos)

17-abr-1978... Nasce em Ernestina (RS), o atacante Felipe(Felipe Reinaldo da Silva), maior goleador da história do Passo Fundo. Pelo time do Vermelhão da Serra, Felipe é artilheiro da Copa Mais Fácil (1999), Campeonato Gaúcho (2000, 2005) e Copa Emídio Perondi (2006). (34 anos)

18-abr-1976... Morre aos 70 anos, Javel (Javel Morais Silveira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (36 anos)

19-abr-1942... O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1, na prorrogação, e conquista o Torneio da Cruz Vermelha. Nos pri-meiros jogos do dia, o Gaúcho vencera o Independente por 3 a 0 e o 14 de Julho o Rio Grandense por 1 a 0. (70 anos)

18-abr-1990... Primeiro jogo entre Passo Fundo e Gaúcho. Logo aos 3 minutos, o volante alviverde Flávio marca o primei-ro gol da história dos clássicos. O amistoso no estádio Verme-lhão da Serra termina 2 a 2. (22 anos)

19-abr-1966... Nasce em Sapucaia do Sul (RS), o meia Cláu-dio Freitas (Cláudio Luiz Martha de Freitas), maior artilheiro do Passo Fundo até o surgimento de Felipe. Habilidoso e go-leador, mas indisciplinado e enfrentando problemas na vida pessoal, passou por vários clubes ao longo da carreira, sendo campeão da Copa do Brasil de 1994 pelo Grêmio. (46 anos)

21-abr-1985... Gaúcho e 14 de Julho formam um combinado para enfrentar o Internacional, numa partida amistosa que ser-viu de pagamento pelos passes de Marquinhos e Leocir, que deixavam Passo Fundo para jogar no Inter. Loreno colocou os passo-fundenses na frente no Vermelhão da Serra ainda no primeiro tempo. O Inter empataria com Pinga. E Kita virou para o Inter, aos 48 minutos do segundo tempo. (27 anos)

23-abr-1939... O Grêmio 3º Regimento de Cavalaria, antigo Cruzeiro, vence o Rio Grandense por 5 a 2 e conquista o Cam-peonato da Cidade – Casa Rádio. O torneio foi disputado numa melhor de três partidas e o título fi cou com o 3º Regimento, que já havia vencido o primeiro jogo por 4 a 1. (73 anos)

23-abr-1975... Morre em Passo Fundo, aos 53 anos, Heitor Moura, um dos principais jogadores e treinadores da história do 14 de Julho. (37 anos)

23-abr-1989... O Passo Fundo faz a melhor apresentação de sua história contra a dupla Grenal em Porto Alegre. O time perdia para o Grêmio por 2 a 0 até os 33 minutos do segundo tempo, quando reagiu e conseguiu o empate com Luiz Freire e Casanova. No Campeonato Gaúcho de 1989 os jogos empata-dos eram defi nidos em cobranças de pênaltis. E o Passo Fundo surpreendeu mais uma vez, vencendo por 4 a 2. (23 anos)

23-abr-2010... Morre em Passo Fundo, aos 74 anos, Heitor Ve-rardi, um dos principais jogadores da história do Independen-te e do 14 de Julho. (2 anos)

26-abr-1911... Nasce em Bento Gonçalves (RS), Wolmar Sal-ton (Wolmar Antonio Salton), segundo patrono do Sport Club Gaúcho. (101 anos)

27-abr-1913... Fundação do extinto União Sport Club, primei-ro time de futebol de Passo Fundo. (99 anos)

29-abr-1950... O Atlético faz seu primeiro jogo da história, con-tra o Independente pelo Campeonato Citadino. O placar fi nal é de 1 a 1. O primeiro gol do clube foi marcado por Nery. (62 anos)

Maio1-mai-1990... O Gaúcho vence o Passo Fundo por 3 a 0 no es-tádio Wolmar Salton e conquista a Taça Arno Pini. No primeiro jogo, no dia 18 de abril no Vermelhão da Serra, os times ha-viam empatado por 2 a 2. (22 anos)

3-mai-2009... O atacante Felipe marca um dos gols do Goiás na decisão do Campeonato Goiano contra o Atlético (vitória por 2 a 0) e, além do título, torna-se artilheiro da competição, com 12 gols. (3 anos)

4-mai-1986... Morre aos 45 anos, Montezzana (José de Borba Montezzano), um dos principais jogadores da história do Gaú-cho. (26 anos)

5-mai-1938... Nasce em Passo Fundo, Nadir (Nadir Antonio Smaniotto), um dos principais jogadores da história do Inde-pendente e do Gaúcho. (74 anos)

8-mai-1940... Fundação da extinta Liga Passo-Fundense de Desportos, que renovou a disputa do Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo. (72 anos)

10-mai-2000... O atacante Felipe marca o único gol na vitória por 1 a 0 do Passo Fundo contra o Caxias no estádio Vermelhão da Serra, e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho com 13 gols. (12 anos)

12-mai-1918... Fundação do Sport Club Gaúcho. (94 anos)

12-mai-1971... Morre em Passo Fundo, Vete (Luiz Carlos Mader), um dos principais jogadores da história do Gaúcho (que também treinou), 14 de Julho, Atlético e Independente. (41 anos)

18-mai-1986... Morre, aos 68 anos, Vadila Marques (Osvaldo Mendes Marques), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense, Gaúcho e Independente. (26 anos)

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 8

18-mai-2003... Jogando em Campo Bom pelo Campeonato Gaú-cho, o Passo Fundo sofre a maior derrota da sua história: 8 a 0 para o 15 de Novembro, com 5 gols marcados por Sandro Sotilli. O tri-color termina a partida com dois jogadores expulsos. (9 anos)

20-mai-2000... Recorde de público no estádio Vermelhão da Serra. O estádio recebe 18.350 pessoas (12.989 pagantes) para ver o Grêmio de Ronaldinho pelo Campeonato Gaúcho. O Passo Fundo perde por 2 a 1, e Ronaldinho não marca gol. (12 anos)

22-mai-1977... O 14 de Julho vence o Grêmio e se torna a pri-meira equipe de Passo Fundo a vencer a dupla Grenal. O amis-toso no estádio Vermelhão da Serra recebe um bom público e tem até apresentação de paraquedistas. O único gol do colora-do contra o time do técnico Telê Santana é do meia Zé Augusto, aos 22 minutos. (35 anos)

25-mai-1936... Nasce em Arroio Grande (RS), Gitinha (Manoel Bonifácio Porciúncula Nunez), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, onde ainda foi treinador. Voltou da apo-sentadoria para jogar pelo 14 de Julho, que também treinou. (76 anos)

27-mai-1911... Nasce em Bagé (RS), Jamegão (Orestes da Rosa Pastorini), um dos principais jogadores da história do Cruzeiro, Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. (101 anos)

28-mai-1918... Fundação da extinta Associação Passo-Fun-dense de Desportos, primeira liga de futebol de Passo Fundo. (86 anos)

30-mai-1900... Nasce em Passo Fundo, Arthur Lângaro, um dos fundadores e primeiro presidente do 14 de Julho. (112 anos)

30-mai-1926... O Rio Grandense joga a primeira partida de sua história. Na cancha do Gaúcho, perde para o alviverde por 1 a 0, gol de Javel. (86 anos)

31-mai-2009... Morre em Passo Fundo, aos 58 anos, Serginho(Sérgio Rubens Mariano), um dos principais jogadores da his-tória do Gaúcho. (3 anos)

Junho1-jun-1892... Nasce em Venâncio Aires (RS), Antonio Junquei-ra da Rocha, um dos fundadores do Gaúcho, responsável por redigir os estatutos do clube e por comprar a área onde foi construído o primeiro campo alviverde, em frente ao quartel do Exército. Também foi presidente do Gaúcho. (120 anos)

1-jun-1934... Nasce em Passo Fundo, Antonio Carlos Verardi, um dos principais jogadores da história do Independente. (78 anos)

2-jun-1953... Nasce em Tapejara (RS), Leocir (Leocir Pedro Dall’Astra), um dos principais jogadores do 14 de Julho e do Passo Fundo, clube que também treinou. (59 anos)

6-jun-1931... Fundação do extinto Sport Club Cruzeiro. (81 anos)

6-jun-1976... O 14 de Julho goleia o Ta-Guá de Getúlio Vargas

por 8 a 0 pela Copa Governador do Estado, a maior vitória do clube em uma competição estadual. (36 anos)

8-jun-2007... Exatos 50 anos depois de sua inauguração, du-rante as comemorações dos 150 anos de emancipação de Passo Fundo, o estádio Wolmar Salton é tombado provisoria-mente pela prefeitura, passando a ser considerado patrimônio histórico-cultural do município. Com a decisão deveriam ser preservados o campo, as arquibancadas e a fachada principal no seu aspecto original, uma área de 15 mil metros quadrados no bairro Boqueirão. (5 anos)

9-jun-1975... Morre em Passo Fundo, aos 83 anos, Antonio Junqueira da Rocha, um dos fundadores do Gaúcho, responsá-vel por redigir os estatutos do clube e por comprar a área onde foi construído o primeiro campo alviverde, em frente ao quar-tel do Exército. Também foi presidente do Gaúcho. (37 anos)

12-jun-1920... O Grêmio vence o Gaúcho por 1 a 0 em jogo desempate e vence a Estatueta Cine Coliseu. No primeiro jogo, as equipes fi caram no 1 a 1. (92 anos)

12-jun-2007... Morre em Passo Fundo, aos 84 anos, Prinche(Clodomiro Machado), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, 14 de Julho e Rio Grandense. (5 anos)

13-jun-1971... O 14 de Julho se torna o primeiro time de Pas-so Fundo a vencer o Internacional. A partida pelo Campeonato Gaúcho no estádio Vermelhão da Serra termina 1 a 0, gol do atacante Pedrada, aos 12 minutos do segundo tempo. (41 anos)

16-jun-2001... Marcelo Buda marca o segundo gol do Gaúcho na derrota contra o Internacional de Santa Maria no estádio Wolmar Salton pela Segunda Divisão e se torna o artilheiro da competição, com 13 gols. (11 anos)

18-jun-1922... Acontece o primeiro jogo entre Gaúcho e 14 de Julho de que se tem notícia em jornais de Passo Fundo. A edição do jornal A Época do dia 22 de junho não detalha as equipes. Há registro de um grande público na cancha do Boqueirão, incluin-do mulheres (algo não muito comum na época), assistindo ao jogo. O placar foi aberto por Brasileiro, de pênalti. Logo após a saída de jogo, Mundica ampliou. Ainda no primeiro tempo Ama-deo descontou, também de pênalti. Chutando de longe, Pacco fez 3 a 1 para o 14 de Julho. Aos 28 minutos do segundo tempo, Deoclécio chutou fraco, mas o sufi ciente para marcar o segundo gol do Gaúcho. (90 anos)

18-jun-1977... Morre em Passo Fundo, aos 67 anos, Alceu Laus, um dos fundadores do Independente e comerciante res-ponsável por instalar um serviço de alto-falantes no centro da cidade que transmitia notícias, avisos, músicas e resultados dos jogos de futebol em uma época que Passo Fundo ainda não tinha emissoras de rádio. (35 anos)

20-jun-1914... Nasce em Passo Fundo, Célio Barbosa (Célio Ferreira Barbosa), um dos principais jogadores da história do Cruzeiro, Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. Também consi-derado um dos maiores nomes da arbitragem do futebol pas-so-fundense. (98 anos)

21-jun-2007... Num leilão de aproximadamente 10 minutos, a

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 4 9

O abraço do títuloO Gaúcho vence o Uruguaiana por 6 a 0 (5 a 0 no temponormal e 1 a 0 na prorrogação) e vence o CampeonatoGaúcho da Segunda Divisão de 1966 debaixo de muita chuva. Na foto acima, Arthur e Honorato comemoram um dos gols, com Vera, do Uruguaiana, no chão.

Os 130 anos do patronoO dia 7 de março marcou os 130 anos do nascimento

de Nicolau Araújo Vergueiro (acima, à direita, discursando na

Câmara Federal), primeiro patrono do Gaúcho. Médico, foiprefeito, deputado estadual e federal, além de escritor.

Nasce um clubeEm 10 de janeiro de 1986, com a presença de dirigentes do 14 de Julho e do Gaúcho, no plenário da Câmara de Vereadores era fundado o Passo Fundo. O novo clube vestiria as cores dos seus antecessores: o vermelho (14), o verde e o branco (Gaúcho). Nascia o “tricolor do Planalto Médio”.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 0

O craque musicalCélio Barbosa é um dois maiores goleadores do futebol dePasso Fundo. Passou pelo Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. Foi técnico e árbitro. E ainda era músico. Tocava saxofone e se apresentava na rádio Passo Fundo com sua orquestra.

Orgulho da cidadeA torcida do 14 de Julho se acostumou a comemorar títulos

� �

nos anos 1950 e 1960. Ao apito fi nal do árbitro em cada jogo decisivo, a cena era sempre a mesma: torcida invadindo o

campo e começando a comemoração ali mesmo, no gramado.

O primeiro timeLogo no primeiro ano de existência, o Passo Fundoconquistou o título do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O time treinava no Vermelhão da Serra e jogava no Wolmar Salton, porque o campo no Boqueirão atraía maispúblico do que o da São Cristóvão. O destaque naquele ano era o meia-atacante Cláudio Freitas (o penúltimo, da esquer-da para a direita na fi la de baixo), até hoje considerado um dos melhores jogadores da história do tricolor.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 1

área do estádio Wolmar Salton, incluindo as piscinas, é leiloa-da e arrematada por 1,1 milhão de reais. O comprador foi um jovem de 21 anos que movia uma ação contra o Gaúcho desde 1996. Na época com dez anos, o jovem se afogou na piscina do clube, fi cando com graves sequelas. (5 anos)

22-jun-1947... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 5 a 1 no estádio da Montanha e conquista a Taça Rádio Passo Fundo. (65 anos)

23-jun-1921... Gaúcho e 14 de Julho disputam aquele que teria sido o primeiro clássico entre os dois, antes mesmo da fundação do time rubro. A explicação é que os colorados consideram 27 de junho de 1921 como a data ofi cial da sua fundação, o dia da posse da sua primeira diretoria. O jornal A Época falou sobre o jogo mas, lamentavelmente, não informou o resultado, dando destaque justamente para a posse dos diretores. (91 anos)

27-jun-1921... Fundação do extinto Grêmio Esportivo e Re-creativo 14 de Julho. (91 anos)

29-jun-1975... O Gaúcho enfrenta o Internacional pelo Cam-peonato Gaúcho no jogo que marca o recorde de público no estádio Wolmar Salton. A derrota alviverde por 3 a 1 foi assis-tida por incríveis 16.501 pessoas, mais de três vezes a capaci-dade ofi cial do estádio! (37 anos)

Julho2-jul-1952... Nasce em Uruguaiana (RS), Pedro (José Pedro Agapito Rodrigues), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (60 anos)

3-jul-1939... Nasce em Porto Alegre (RS), Daizon Pontes, um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Ju-lho. (73 anos)

11-jul-1921... Nasce em Santo Ângelo (RS), Gradin (Pedro Rosa), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (91 anos)

11-jul-1935... O Rio Grandense vai a Cruz Alta enfrentar seu homônimo em estreia por uma competição estadual. A equipe vence por 6 a 3 pelo Campeonato Gaúcho. (77 anos)

12-jul-1975... O centroavante Bebeto marca aos 35 minutos do segundo tempo de jogo contra o Cachoeira no estádio Joa-quim Vidal em Cachoeira do Sul (derrota do Gaúcho por 2 a 1) pelo Campeonato Gaúcho, e se torna artilheiro da competição com 13 gols. (37 anos)

13-jul-1969... Gaúcho e 14 de Julho empatam por 1 a 1 no primeiro clássico disputado pelo Campeonato Gaúcho. As tor-cidas lotaram o Wolmar Salton. Mariotti abre o placar aos 43 minutos do primeiro tempo para o 14. O Gaúcho só empataria aos 39 minutos do segundo tempo, com Marciano. (43 anos)

14-jul-1989... Morre em Passo Fundo aos 85 anos, Dionísio Lângaro (Dyonísio Lângaro), um dos fundadores e dos princi-pais jogadores da história do 14 de Julho. (23 anos)

14-jul-2010... Morre em Passo Fundo, aos 68 anos, Raul (Raul

Alves Matté), um dos principais jogadores da história do Gaú-cho. Também treinou o Gaúcho e o 14 de Julho. (2 anos)

17-jul-1938... Inaugurado o estádio da Montanha, ou da Ver-gueiro, casa do Gaúcho durante 13 anos. A partida amistosa entre o Gaúcho e o Cruzeiro, time da Brigada Militar, termina empatada por 3 a 3, com o atacante do Cruzeiro Célio Barbosa marcando o primeiro gol do novo estádio. (74 anos)

19-jul-1905... Nasce em Pelotas (RS), Celso Fiori (Celso da Cunha Fiori), patrono do Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho. (107 anos)

19-jul-1951... Nasce em Itaqui (RS), Téio (João Carlos Ribeiro Corrêa), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (61 anos)

20-jul-1953... Nasce em Passo Fundo, Jair (Jair dos Santos Pache-co), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (59 anos)

21-jul-1918... O Grêmio de Passo Fundo vence o Gaúcho por 2 a 1, naquele que é considerado o primeiro jogo da história das duas equipes. (94 anos)

21-jul-1997... Morre em Passo Fundo, aos 59 anos, Nadir (Na-dir Antonio Smaniotto), um dos principais jogadores da histó-ria do Independente e do Gaúcho. (15 anos)

25-jul-1937... Nasce em Guaporé (RS), Armando Rebechi, um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Ju-lho. Autor do primeiro gol do estádio Wolmar Salton. (77 anos)

26-jul-1959... O 14 de Julho empata por 1 a 1 com o Gaúcho no estádio Celso Fiori e conquista a Taça Ruy Gomes de Pinho. No primeiro jogo, no Wolmar Salton, o 14 de Julho havia ganho por 1 a 0. (53 anos)

27-jul-1918... Fundação do extinto Grêmio Foot Ball Club. (94 anos)

27-jul-1919... O Gaúcho vence o Grêmio por 2 a 1 na série que fecha os jogos amistosos entre as equipes no ano. Na outra partida, vitória também do Gaúcho, por 1 a 0. (93 anos)

30-jul-1938... O Cruzeiro vence o Estudantil por 7 a 1 e con-quista o Torneio William Schisler, que leva o nome do reitor do Instituo Gymnasial. O Estudantil é formado por alunos do IG. Também participam do torneio as equipes dos Bancários, Samrig e Rio Grandense. (74 anos)

31-jul-2010... Morre em Passo Fundo, aos 59 anos, Téio (João Carlos Ribeiro Corrêa), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (2 anos)

Agosto1-ago-1954... O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1 no está-dio Celso Fiori e conquista a Taça Café Vitória. (58 anos)

3-ago-1984... Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Kita marca contra o Marrocos e garante a vitória da seleção brasileira por

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 2

2 a 0. Foi o único gol do atacante passo-fundense na Olimpía-da e também pela seleção. (28 anos)

3-ago-2005... O Gaúcho vence os catarinenses do Atlético de Ibirama por 2 a 0 na estreia alviverde em uma competição na-cional, o Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Sandro Paulista, aos 31 minutos de jogo. O Gaúcho terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás do Glória de Vacaria. Na segunda fase, a equipe foi eliminada pelo Novo Hamburgo. (7 anos)

5-ago-1940... Nasce em Porto Alegre (RS), Cavalheiro (José Antonio Cavalheiro), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e 14 de Julho. (72 anos)

5-ago-1973... O centroavante Bebeto do Gaúcho marca aos 32 minutos de jogo contra o Internacional de Santa Maria no estádio Presidente Vargas (empate por 1 a 1) pelo Campeonato Gaúcho, e se torna artilheiro da competição com 13 gols. (39 anos)

7-ago-1937... O Instituto Gymnasial vence o Cruzeiro por 1 a 0 no seu campo e conquista o Torneio Dia do Município. (75 anos)

7-ago-1952... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 0 no está-dio Celso Fiori e conquista a Taça Casa Rádio. (60 anos)

7-ago-1975... O Gaúcho vence a Seleção Amadora de Passo Fundo por 4 a 2 e conquista a 1ª edição da Taça Oliquerque no estádio Wolmar Salton. (37 anos)

7-ago-1976... A Seleção Amadora de Passo Fundo surpreende o 14 de Julho no Vermelhão da Serra e conquista a 2ª edição da Taça Oliquerque com uma vitória por 1 a 0. (36 anos)

8-ago-1925... Fundação do extinto Rio Grandense Foot Ball Club. (87 anos)

8-ago-1984... O Brasil de Kita perde a fi nal dos Jogos Olím-picos para a França por 2 a 0 e fi ca com a medalha de prata. Kita é o primeiro passo-fundense a conquistar uma medalha olímpica. (28 anos)

12-ago-1928... O 14 de Julho inaugura seu novo estádio na Vila Rodrigues, onde hoje fi ca a Corsan. Treinado por Victor Graeff , o 14 vence o amistoso contra o Rio Grandense por 2 a 1. (84 anos)

12-ago-1973... O centroavante Bebeto marca um dos gols da derrota da Seleção Gaúcha do Interior por 3 a 2 para o Nacio-nal do Uruguai no estádio Centenário, em Montevidéu, seu pri-meiro jogo internacional. (39 anos)

18-ago-1973... Nasce em Rondinha (RS), Sandro Sotilli (San-dro Carlos Sotilli), um dos principais jogadores da história do Passo Fundo. (39 anos)

21-ago-1918... O Grêmio vence o Gaúcho por 2 a 0 na série que fecha os jogos amistosos entre as equipes no ano. Nas outras duas partidas, vitória do Grêmio por 2 a 1 e empate por 2 a 2. (94 anos)

22-ago-1947... Nasce em Porto Alegre (RS), Roberto (Manoel Roberto Antonello), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho e do Gaúcho. (65 anos)

22-ago-2006... Morre aos 85 anos, Gradin (Pedro Rosa), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Ju-lho. (6 anos)

24-ago-1957... Inaugurado o novo estádio da Montanha, do Gaúcho, que depois passaria a se chamar Wolmar Salton. O Gaúcho recebeu o Grêmio para o amistoso festivo e acabou goleado por 8 a 2. O primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo atacante Rebechi. (55 anos)

25-ago-1937... Nasce em Passo Fundo, Branco (Luiz Wilson Ughini), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e Independente. (75 anos)

26-ago-2009... O atacante Felipe marca o gol do empate com o Atlético Mineiro no estádio Mineirão em Belo Horizonte pela Copa Sul-Americana, seu primeiro em uma competição conti-nental. (3 anos)

27-ago-2004... Morre, aos 69 anos, Maneca (Darci Lopes da Silva), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho e do Gaúcho. (8 anos)

28-ago-1985... Gaúcho e 14 de Julho entram em campo no Wolmar Salton para o último clássico Ga-Qua da história. O alviverde vence o amistoso por 1 a 0, gol de Larry. (27 anos)

Setembro1-set-1951... O Atlético estreia em competições estaduais ven-cendo o Lutador de Estação Getúlio Vargas por 3 a 2 na casa do adversário, pelo Campeonato Gaúcho Amador. (61 anos)

1-set-1958... Nasce em Passo Fundo, Gilmar Rosso, presidente do Gaúcho responsável por manter o clube em atividade durante um dos períodos mais críticos economicamente do clube. Rosso também comandou os processos de venda do estádio Wolmar Salton e a quitação das dívidas do clube em 2012. (53 anos)

1-set-1984... Morre aos 73 anos em Passo Fundo, Wolmar Sal-ton, segundo patrono do Sport Club Gaúcho. (28 anos)

3-set-1978... O Gaúcho vence o Santo Ângelo por 9 a 1, a maior goleada alviverde no campeonato estadual. Para a sor-te do time das Missões, nesta época Bebeto estava no Caxias. Dos 13 jogadores do Gaúcho que participaram da partida, sete fi zeram gol (o meia Pontes e o zagueiro Airton do Santo Ângelo ajudaram com mais dois, contra). (34 anos)

3-set-1986... O centroavante Kita marca um dos gols da vitó-ria da Internacional de Limeira sobre o Palmeiras no Morumbi em São Paulo e, além do título do Campeonato Paulista, torna-se artilheiro da competição, com 24 gols. (26 anos)

5-set-1992... Morre em Passo Fundo, aos 60 anos, Careca (Oly Antonio Albuquerque), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, Atlético e 14 de Julho. (80 anos)

5-set-2004... O Gaúcho vence o Internacional por 1 a 0 pela Copa FGF, a primeira vitória na história sobre uma equipe da dupla Gre-nal. Rodrigo marca o único gol no estádio Wolmar Salton. (8 anos)

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 3

7-set-1893... Nasce em Passo Fundo, Juvenal da Luz (Juvenal Hippolito da Luz), um dos fundadores e considerado o mais fa-nático torcedor do 14 de Julho. (119 anos)

7-set-1946... Nasce em Soledade (RS), o centroavante Bebe-to (Alberto Vilasboas dos Reis), maior goleador da história do Gaúcho. Pelo time do Wolmar Salton, Bebeto é artilheiro da Copa Governador do Estado (1972, 1973 e 1975), Campeona-to Gaúcho (1973 e 1975) e Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão (1984), além de ser o goleador do Campeonato Gaú-cho Amador (1964, pelo Pampeiro), e do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão (1966, pelo 14 de Julho). (66 anos)

7-set-1953... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 4 a 1 no estádio Celso Fiori e conquista o Troféu Rádio Passo Fundo. (59 anos)

8-set-1940... O Rio Grandense vence o Gaúcho em pleno campo da Vergueiro por 3 a 2 e conquista seu primeiro título do Campeonato Citadino dentro de campo (havia sido procla-mado campeão em 1935). O atacante Celio Barbosa é o desta-que da fi nal, marcando os três gols do time. (72 anos)

9-set-2001... A estreia do Passo Fundo numa competição na-cional é marcada por um temporal de granizo que interrompe o jogo por 30 minutos. Mesmo com o gramado tomado por poças da água, o árbitro paranaense Sérgio Cristo prossegue o jogo. O resultado: Passo Fundo e Marcílio Dias, de Santa Catari-na, não saem do 0 a 0. (11 anos)

9-set-2011... Morre em Campo Grande (MS), aos 59 anos, Pe-dro (José Pedro Agapito Rodrigues), um dos principais jogado-res da história do Gaúcho. (1 ano)

12-set-1976... O centroavante Bebeto marca um dos gols da vitória do Caxias sobre o Internacional no estádio Centenário por 2 a 1, seu primeiro em um Campeonato Brasileiro. (36 anos)

13-set-1959... Nasce em Espumoso (RS), China (Henrique Val-mir da Conceição), um dos principais jogadores da história do Passo Fundo, campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes pelo Grêmio em 1983. (98 anos)

13-set-1963... Nasce em Passo Fundo, Darlan Schneider (Dar-lan José Schneider), auxiliar de preparação física da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002. Sobrinho do técnico Luiz Felipe Scolari. (49 anos)

15-set-1946... No campo da Vila Vergueiro, o Independentevence o 14 de Julho por 3 a 2 e garante seu primeiro título do Campeonato Citadino. Este também foi o primeiro jogo trans-mitido pelo rádio em Passo Fundo. (66 anos)

16-set-1917... Fundação do extinto Sport Club Serrano. (95 anos)

16-set-1951... Na inauguração do estádio Vitório Verardi, na vila Exposição, o Atlético sofre sua pior derrota em uma com-petição estadual. A equipe é goleada por 7 a 0 pelo Ypiranga de Erechim pelo Campeonato Gaúcho Amador. (61 anos)

17-set-1933... O Cruzeiro faz o primeiro jogo de sua história. O time da Brigada Militar enfrenta o Rio Grandense no seu

campo na vila Rodrigues (que antes pertencia ao 14 de Julho) e vence por 2 a 0. (79 anos)

18-set-1977... O meia Luiz Freire marca dois gols contra o Santa Cruz nos Plátanos em Santa Cruz do Sul (vitória por 3 a 1), e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho pelo Esportivo de Bento Gonçalves, com 13 gols. (35 anos)

19-set-2003... Morre aos 57 anos em Porto Alegre (RS), Bebe-to, o Canhão da Serra, maior nome da história do Sport Club Gaúcho. (9 anos)

20-set-1946... Com um time de aspirantes (a categoria júnior da época), o Independente vence o Gaúcho por 2 a 1 e conquista o Torneio Multi-Esportivo do Instituto Educacional. (66 anos)

20-set-1970... O Gaúcho vence o Barroso-São José de Porto Alegre por 1 a 0 no estádio Beira-Rio e conquista a Copa Eve-raldo Marques de Souza. O gol foi de um dos artilheiros da Copa, o atacante Zangão, cobrando pênalti. O nome da com-petição homenageava o lateral-esquerdo Everaldo do Grêmio, primeiro atleta de um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo, em 1970 no México. A taça foi entregue pelo próprio Everaldo ao capitão Raul Matté. (42 anos)

20-set-1970... O atacante Zangão do Gaúcho marca o gol da vitória por 1 a 0 contra o Barroso-São José no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e, além de garantir o título da Copa Everaldo Marques, torna-se artilheiro da competição com 4 gols, ao lado de Clodomar, do Barroso-São José e de Birinha, do Farroupilha. (42 anos)

23-set-1942... Criada a Liga do Futebol Menor, formada pelas equipes do Avenida, Cruzeiro, União e Independente (time do colégio Conceição). (70 anos)

25-set-1918... O Gaúcho vence o Grêmio de Passo Fundo por 2 a 1 e conquista a medalha de prata oferecida pela livraria A Minerva, o primeiro título do clube. (94 anos)

26-set-1926... O Gaúcho do técnico Amadeo Cortazzo goleia o 14 de Julho por 4 a 1 na sua cancha no Boqueirão e conquista o primeiro título da sua história, o Campeonato Citadino, com gols de Delveaux I, Javel, Paulo e mais uma vez Javel. Com a vitória, o alviverde ganha o direito de jogar o Campeonato Gaúcho, onde passa pelo Tabajara (3 a 0), Guarany de Cruz Alta (2 a 1) e perde para o Guarany de Cachoeira do Sul por 3 a 2, depois de ter dois gols anulados e dois pênaltis não marcados. (86 anos)

26-set-1937... O Cruzeiro vence o Gaúcho por 6 a 3 e con-quista a Taça da Primavera. O torneio seria disputado em uma melhor de três jogos. Mas o Gaúcho, contando com jogadores emprestados pelo Instituto Gymnasial, acaba desistindo de-pois da primeira partida. (75 anos)

27-set-1955... Nasce em Porto Alegre (RS), Celso Freitas (Cel-so dos Santos Freitas), um dos principais treinadores da histó-ria do Gaúcho. (57 anos)

29-set-1916... Nasce em Passo Fundo, Papagaio (Miguel Oli-veira Monteiro), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense e do Gaúcho. (96 anos)

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 4

29-set-1957... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 1 a 0 no es-tádio Celso Fiori e se sagra campeão do centenário de Passo Fundo. O jogo que vale o título é disputado pelo Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O gol é de Caíco, aos 29 minutos do segundo tempo. (55 anos)

30-set-1889... Nasce em Passo Fundo, Lauro Xavier de Castro, primeiro presidente do Gaúcho. (123 anos)

30-set-1909... Nasce em Tijucas (SC), Alceu Laus, um dos fundadores do Independente e comerciante responsável por instalar um serviço de alto-falantes no centro da cidade que transmitia notícias, avisos, músicas e resultados dos jogos de futebol em uma época que Passo Fundo ainda não tinha emis-soras de rádio. (103 anos)

30-set-1946... O Independente estreia em competições esta-duais. A equipe é derrotada pelo Veterano de Carazinho por 3 a 2 na prorrogação, depois de 2 a 2 no tempo normal. (66 anos)

30-set-1951... O Atlético vence o Lutador por 6 a 0 no estádio Vitório Verardi, sua maior goleada em uma competição esta-dual, pelo Campeonato Gaúcho Amador. (61 anos)

Outubro1-out-1977... O Gaúcho vence a Seleção Amadora de Passo Fundo por 2 a 0 no estádio Vermelhão da Serra e conquista a 3ª edição da Taça Oliquerque. (35 anos)

2-out-1990... Morre aos 85 anos em Passo Fundo, Celso Fiori, patrono do Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho. (22 anos)

3-out-1935... Nasce em Porto Alegre (RS), Maneca (Darci Lo-pes da Silva), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho e do Gaúcho. (77 anos)

11-out-2000... O atacante Felipe marca no empate do Vitória da Bahia contra o Vasco da Gama no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (2 a 2), seu primeiro gol em um Campeonato Brasileiro. (12 anos)

12-out-1938... Nasce em Carazinho (RS), Meca (Américo Mar-tins de Oliveira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (74 anos)

12-out-1972... Morre em Passo Fundo, aos 69 anos, Honori-no Malheiros, um dos principais jogadores e colaboradores da história do Gaúcho. (40 anos)

16-out-1966... O centroavante Bebeto marca um gol contra o Ypiranga de Erechim no estádio Celso Fiori (vitória por 3 a 2), e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho da Segunda Divi-são pelo 14 de Julho, com 19 gols. (46 anos)

20-out-1918... Nasce em Passo Fundo, Vadila Marques (Osval-do Mendes Marques), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense, Gaúcho e Independente. (94 anos)

20-out-1949... Nasce em Passo Fundo, Leivinha (Valdir Scarsi), um dos principais jogadores do Gaúcho. (63 anos)

21-out-1941... Fundação do Independente Grêmio Atlético de Amadores. (71 anos)

23-out-1977... O meia Luiz Freire marca pelo Caxias contra o Avaí no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis (vitória do Caxias por 2 a 1) seu primeiro gol em Campeonato Brasileiro. (35 anos)

26-out-2008... O Passo Fundo conquista sua primeira vitória contra uma equipe da dupla Grenal. Pela Copa FGF, em Eldo-rado do Sul, o tricolor vence o Grêmio (que jogava com uma equipe sub-20) por 1 a 0, gol de Teilor. (4 anos)

28-out-1942... Nasce em Caxias do Sul (RS), Raul (Raul Alves Matté), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Também treinou o alviverde e o 14 de Julho. (70 anos)

29-out-1944... O Rio Grandense goleia o Eberle em Caxias do Sul por 6 a 1 pela semifi nal do Campeonato Gaúcho Amador, a maior vitória do clube em uma competição estadual. (68 anos)

29-out-1961... Gaúcho e 14 de Julho empatam por 1 a 1 no estádio Wolmar Salton pela Taça da Amizade no estádio Wol-mar Salton. Desta vez não há briga, mas também não é marca-do jogo de desempate e ninguém fi ca com a Taça. (51 anos)

Novembro2-nov-2011... Morre em Passo Fundo, aos 62 anos, Leivinha(Valdir Scarsi), um dos principais jogadores do Gaúcho. (1 ano)

4-nov-1936... A Federação Rio-Grandense de Futebol declara o Cruzeiro campeão da 7ª Região Estadual. É também o pri-meiro título do Campeonato Citadino dos militares. (72 anos)

6-nov-1987... Morre aos 70 anos em Passo Fundo, Altino Nascimento, ídolo do Gaúcho, onde terminou a carreira como jogador e começou a de treinador, além de atuar como super-visor e preparador físico. Nascimento também dirigiu o 14 de Julho e recebeu o prêmio Belford Duarte para jogadores que nunca foram expulsos em suas carreiras. (25 anos)

9-nov-1948... Nasce em Passo Fundo, o técnico Luiz Felipe Sco-lari, um dos treinadores mais vitoriosos do futebol nacional, campeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira (2002), da Taça Libertadores da América, Recopa Sul-Americana, Copa Mercosul, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas e campeonatos estaduais, além de campeonatos nacionais no Kuwait e Uzbequistão. (64 anos)

10-nov-1952... Nasce em Colorado (RS), Luiz Freire (Luiz Ar-noldo Ellwanger Freire), um dos principais jogadores do Gaú-cho e do Passo Fundo, clube que também treinou. Foi artilhei-ro do Campeonato Gaúcho de 1977 pelo Esportivo de Bento Gonçalves, com 13 gols. (60 anos)

10-nov-1968... Inaugurado o estádio municipal Delmar Sit-toni na vila Dona Eliza. Devido ao mau tempo, ao fi nal da so-lenidade de inauguração decide-se cancelar o jogo que seria realizado entre Gaúcho e Independente. (44 anos)

11-nov-1973... A “Batalha de Erechim”, uma briga generali-

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 5

zada entre os jogadores do Gaúcho e do Ypiranga pela Copa Governador do Estado, termina com a expulsão de 21 jogado-res. Tudo começa com uma confusão entre Daizon Pontes e o goleiro Valdir numa cobrança de escanteio. A batalha campal só termina com a entrada dos dirigentes e dos treinadores em campo. O árbitro e seus assistentes, Paulo Salazar e Walter Silva, decidem sair do gramado e ir para os vestiários. Os di-rigentes dos dois times tentam convencer o trio a continuar a partida, mas Hedo Porto Alegre se nega, afi rmando que expul-sou os 11 jogadores do Ypiranga e 10 do Gaúcho. A exceção é o ponta Mosquito. (39 anos)

11-nov-1982... O centroavante Kita marca na vitória do Ju-ventude contra o Al Ettifaq (1 a 0) no amistoso disputado no estádio Príncipe Mohamed bin Fahd em Dammam, na Arábia Saudita, seu primeiro gol em um jogo internacional. (30 anos)

16-nov-1975... O centroavante Bebeto marca aos 28 minutos de jogo contra o Atlético de Carazinho no estádio Wolmar Sal-ton (vitória por 1 a 0), e se torna artilheiro da Copa Governador do RS pelo Gaúcho, com 15 gols. (37 anos)

17-nov-1968... Com dois gols de Santarém e um de Picão, o 14 de Julho vence o Internacional de Santa Maria por 3 a 1 no estádio Celso Fiori e conquista a Segunda Divisão do Campeo-nato Gaúcho. (44 anos)

19-nov-1934... Nasce em Passo Fundo, Meirelles Duarte (An-tônio Augusto Meirelles Duarte), principal nome do jornalismo esportivo passo-fundense. Começou a carreira em 1951 na rádio Vera Cruz de Getúlio Vargas e em 1952 entrou para a Rá-dio Passo Fundo. Passou por praticamente todos os veículos de comunicação da cidade. (78 anos)

20-nov-1949... Inauguração ofi cial do estádio da Baixada(Celso Fiori), do 14 de Julho, onde hoje fi ca a estação rodoviá-ria. O time rubro recebe o “rolo compressor” do Internacional e acaba goleado por 8 a 1. No dia anterior, o Gaúcho faz o pri-meiro jogo do estádio, contra o mesmo Inter, e também acaba goleado, por 8 a 2. (63 anos)

21-nov-1954... Morre aos 45 anos, Harry Becker, um dos prin-cipais jogadores da história do Gaúcho. (58 anos)

23-nov-1983... O centroavante Kita marca os dois gols da vi-tória do Juventude sobre o São Paulo em Rio Grande por 2 a 1, e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho com 15 gols. (29 anos)

23-nov-1986... No estádio Wolmar Salton, Cláudio Freitas faz o primeiro gol da vitória de 3 a 1 do Passo Fundo sobre o Ypi-ranga na penúltima rodada fase fi nal do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão e chega aos 12 gols na competição. Ele é um dos artilheiros do campeonato, ao lado de Da Silva (São José), Gér-son (Ypiranga), e Luís Carlos Gaúcho (14 de Julho de Santana do Livramento). (26 anos)

24-nov-1943... O Rio Grandense vence o Gaúcho por 4 a 2 e conquista o Torneio Victor Graeff . (69 anos)

25-nov-1949... Fundação do extinto Esporte Clube Atlético. (63 anos)

27-nov-2005... Morre aos 62 anos, João Pontes (João Dalace-na Pontes), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Irmão de Daizon Pontes. (7 anos)

28-nov-1971... Jogando amistosamente contra o Ouro Verde em Coronel Bicaco, o Gaúcho aplica a maior goleada da sua história: 10 a 1. O destaque fi ca para Bebeto, que marca três vezes, e Luiz Freire, com dois gols. Completam a goleada Luiz Carlos, Tadeu, Cid, Ariovaldo e Ademir. (41 anos)

28-nov-1974... Nasce em Gravataí (RS), Sergião (Sergio Alba-no Martin), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do Passo Fundo. (38 anos)

28-nov-1999... O atacante Felipe marca três vezes contra o Caxias no estádio Vermelhão da Serra (vitória por 4 a 2), e se torna arti-lheiro da Copa Mais Fácil pelo Passo Fundo, com 7 gols. (13 anos)

29-nov-1933... Nasce em Cachoeira do Sul (RS), Eloy Taschet-to (Eloy Selésio Taschetto), patrono do Esporte Clube Passo Fundo. (79 anos)

29-nov-1936... O Cruzeiro estreia em campeonatos gaúchos empatando com o Riograndense de Cruz Alta por 3 a 3 fora de casa. (76 anos)

29-nov-1970... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista a Taça Prefeito Guaracy Barroso Marinho. (42 anos)

30-nov-1986... O Passo Fundo empata por 0 a 0 com o São José no estádio Passo D’Areia em Porto Alegre e conquista a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. (26 anos)

Dezembro1-dez-1940... Nasce em Bagé (RS), Montezzana (José de Borba Montezzano), um dos principais jogadores da história do Gaú-cho. (72 anos)

3-dez-1972... O centroavante Bebeto marca duas vezes contra o Bagé no estádio Wolmar Salton (empate por 3 a 3), e se torna artilheiro da Copa Governador do Estado pelo Gaúcho, com 15 gols. (40 anos)

5-dez-1965... Os jogadores do Gaúcho e do 14 de Julho dispu-tam um jogo diferente, dividindo-se pela cor da pele. A partida entre a Seleção de Jogadores Negros e a Seleção de Jogado-res Brancos é disputada no estádio Wolmar Salton e termina empatada por 2 a 2. (47 anos)

6-dez-1970... O atacante Zangão do Gaúcho marca o gol do empate por 1 a 1 contra o Esportivo no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e se torna artilheiro da Copa Governador do Esta-do com 3 gols, ao lado de Arnaldo, do Cruzeiro de Porto Alegre. (42 anos)

6-dez-2000... O meia Paulo Gaúcho marca o primeiro gol do Gaúcho contra o Lajeado na vitória por 3 a 1 no estádio da Timbaúva, em Porto Alegre, e se torna o artilheiro da Terceira Divisão, com 15 gols. (12 anos)

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 6

7-dez-1905... Nasce em Cruz Alta (RS), Javel (Javel Morais Silvei-ra), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (107 anos)

9-dez-1984... O Gaúcho vence o clássico local contra o 14 de Julho por 1 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista a Segun-da Divisão do Campeonato Gaúcho pela terceira vez. (28 anos)

9-dez-1984... Bebeto marca o único gol da vitória do Gaúcho contra o 14 de Julho no jogo que garante o título da Segunda Di-visão e garante a artilharia do campeonato, com 19 gols. (28 anos)

9-dez-2000... O Gaúcho empata com o Grêmio Santanense por 0 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista a Terceira Di-visão do Campeonato Gaúcho com uma rodada de antecedên-cia. (12 anos)

10-dez-1939... O Gaúcho perde para o Grêmio Santanense por 2 a 1 no estádio da Vila Cruzeiro, do 14 de Julho, e termina o campeonato estadual em terceiro lugar, a melhor colocação do clube até hoje na competição. Para chegar até a fase fi nal do Campeonato Gaúcho, o alviverde passa pelo Riograndense de Cruz Alta, Riograndense de Santa Maria e Bagé. (73 anos)

11-dez-1960... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 2 no es-tádio Wolmar Salton pela segunda partida da Taça da Amizade (a primeira é vencida pelo Gaúcho). Assim que o árbitro Moisés Santos apita o fi nal da partida, começa uma briga generaliza-da. Um jogo extra deveria ser marcado para decidir a Taça, mas isso não acontece e não há campeão. (52 anos)

11-dez-1977... Com gols de Da Costa (contra) e Juarez, o Gaú-cho faz 2 a 0 no Cachoeira no estádio Joaquim Vidal, em Ca-choeira do Sul, e conquista a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho pela segunda vez. (35 anos)

11-dez-1977... Juarez marca o segundo gol contra o Cachoei-ra (vitória do Gaúcho por 2 a 0) na fi nal da Segunda Divisão e se torna o artilheiro da competição, com 11 gols. (35 anos)

12-dez-1940... Rio Grandense e 14 de Julho empatam por 2 a 2 o jogo extra valendo o título da Taça Pneus Atlas, também disputado pelo Gaúcho. Devido ao novo empate, seria preciso realizar novo jogo extra. Com o fi nal do ano se aproximando, a partida não foi realizada. (72 anos)

13-dez-1985... O Gaúcho enfrenta um combinado de jogado-res na partida festiva que marca a despedida de Bebeto dos gramados. O amistoso no Wolmar Salton termina com a vitória da Seleção dos Amigos do Bebeto por 3 a 1. Bebeto não mar-ca, mas tem a chance de deixar sua marca numa cobrança de pênalti defendida pelo goleiro Valdir, que é fortemente vaiado pela torcida. (27 anos)

16-dez-1973... O centroavante Bebeto marca duas vezes con-tra o Bagé no estádio Wolmar Salton (vitória por 4 a 1), e se torna artilheiro da Copa Governador do Estado pelo Gaúcho, com 13 gols. (39 anos)

18-dez-1952... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 2 em amistoso no estádio Celso Fiori. É a primeira partida disputada sob iluminação artifi cial em Passo Fundo. São três postes no lado das gerais e dois no lado das arquibancadas sociais. Em

cada um dos postes, há cinco holofotes de lâmpadas de carvão comum de 1.000 watts. (60 anos)

18-dez-1966... O Gaúcho vence o Uruguaiana por 5 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação no estádio Wolmar Sal-ton e conquista a Primeira Divisão de Profi ssionais (Segunda Divisão) do Campeonato Gaúcho, tornando-se a primeira equi-pe de Passo Fundo a participar da Primeira Divisão desde o fi m do campeonato estadual por zonas, em 1961. (46 anos)

18-dez-1967... Disputado o primeiro clássico feminino entre o Gaúcho e o 14 de Julho, que também teria sido o primeiro jogo de futebol entre mulheres na cidade. O clássico é jogado por estudantes do CENAV (Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, atual EENAV). O grande destaque da primeira parti-da é a atacante Adalzira, do 14 de Julho. Pelo lado do Gaúcho os destaques são a ponteira-esquerda Ione e a centroavante Lourdes. O jogo termina 1 a 1, gols de Adalzira e Tânia. O árbi-tro é o zagueiro Daizon Pontes. (45 anos)

27-dez-1945... Nasce em Soledade (RS), Juarez Villela (Juarez Lorena Villela), um dos principais treinadores da história do Passo Fundo. (67 anos)

29-dez-1957... O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista o Troféu Vanguardeira por também haver ganho o primeiro jogo por 2 a 0. Ao fi m da parti-da, o árbitro Heran Garibotti, que faz sua estreia nos gramados, é espancado por torcedores do Gaúcho, inconformados com a derrota do time. (55 anos)

30-dez-1939... Nasce em Porto Alegre (RS), Santarém (Anto-nio Carlos Lemos Santarém), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho, Gaúcho e Independente. (73 anos) !

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 7

FONTES

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 8

Apresentação gráfi caHATJE, Marli. Jornalismo esportivo impresso do RS - primeiros cronistas. Disponível em http://expressconsultoria.com.br/co-mefe/arquivos/17-05-2011/1%AA%20Parte%20-%20%20RS%20-%20primeiros%20cronistas%20Word2010.pptx

ArquivoArquivo Histórico Regional (Passo Fundo)

JornaisDiário da Manhã, Passo Fundo (RS)O Nacional, Passo Fundo (RS)

RevistaRevista Placar (SP)

LivrosAMARO JÚNIOR, José Ferreira. Almanaque Esportivo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tipografi a Thurmann, Ano V, 1946AMARO JÚNIOR, José Ferreira. Almanaque Esportivo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tipografi a Thurmann, Ano VIII, 1949AMARO JÚNIOR, José Ferreira. Almanaque Esportivo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tipografi a Thurmann, Ano XIII, 1954AMARO JÚNIOR, José Ferreira. Almanaque Esportivo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tipografi a Thurmann, Ano XIV, 1955BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. São Paulo, BSP: Ática, 1990 COELHO, P.V. Jornalismo Esportivo. São Paulo: Contexto, 2003COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfi co: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000DAMIAN, Marco Antonio; FREITAS, Cesar. Enciclopédia do Fute-bol Gaúcho, Vol. I - Ídolos e Craques. Passo Fundo: Passografi c, 2009DUARTE, Marcelo; DAMATO, Marcelo. Lancepédia: A enciclopé-dia do futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Areté Editorial, 2009HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002

LOPEZ, Antonio Alcoba. Cómo hacer periodismo deportivo. Madrid: Editorial Paraninfo, 1993MAZZONI, Thomaz. Almanaque Esportivo de 1928. São Paulo, Ferrari & Losasso Empreendimentos Gráfi cos, 1928MIRANDA, Fernando Borgmann Severo; MENDES, Jeferson dos Santos Mendes. Passo Fundo: O Passo das Ruas. Passo Fundo: Méritos, 2011SCHERER, Lucas. Bebeto: O Canhão da Serra. Passo Fundo: Pas-sografi c, 2010SCHERER, Lucas. Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo. Passo Fundo: Lucas Scherer, 2012STYCER, Mauricio. História do Lance!: Projeto e prática do jor-nalismo esportivo. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2008ZERO HORA. Gauchão: A História Ilustrada de uma Tradição. Porto Alegre: Zero Hora, 2001

SitesAssociação Cristã de Moços (www.acm-rs.com.br)Asociación Uruguaya de Fútbol (www.auf.org.uy)AS Roma (www.asroma.it)Atri Cup (www.atricup.it)Blog do Juares (juares69.blogspot.com.br)Central do Futebol Gaúcho (copafutebolrs.blogspot.com)Comitê Gestor da Copa 2014-RS (www.copa2014.rs.gov.br)Confederação Brasileira de Futebol (www.cbf.com.br)Copa Coca-Cola (copa.cocacola.com.br)Copero FC (www.coperofc.com)Esportes no 20 (www.tvpassofundo.com.br)Federação Gaúcha de Futebol (www.fgf.com.br)Fifa (fi fa.com)Futebol de Farroupilha (futeboldefarroupilha.blogspot.com.br)FutebolGaucho.com (www.futebolgaucho.com)Gaúcho (sportclubgauchopassofundo.blogspot.com.br) Gaúcho (facebook.com/pages/Sport-Clube-GAÚCHO-de-Pas-so-Fundo-RS/152786168125012)Gaúcho (fã page) (facebook.com/sportclubgaucho)Grêmio (gremio.net) Globo Esporte (globoesporte.com)Hospital São Vicente de Paulo (www.hsvp.com.br)Índio Capilé (www.indiocapile.com.br)

Fontes

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 5 9

Jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br)Jornal Diário da Manhã (www.diariodamanha.com)Jornal O Garibaldense (www.jornalogaribaldense.com.br)Jornal O Nacional (www.onacional.com.br)Jornal Vale dos Sinos (www.jornalvs.com.br)Jornal Zero Hora (zerohora.com)Leis Municipais (www.leismunicipais.com.br)Literatura na Arquibancada (www.literaturanaarquibancada.com)Milton Neves (terceirotempo.bol.uol.com.br)Mondial Pupilles Plomelin (mondialplomelin.net)Os Donos da Bola (livroosdonosdabola.wordpress.com)Passo Fundo (www.ecpassofundo.com.br) Passo Fundo (facebook.com/esporteclubepassofundo)Peleia FC (www.peleiafc.com)Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br)Projeto Passo Fundo (www.projetopassofundo.com.br)Rádio Luz e Alegria (www.luzealegria.com.br)Rádio Planalto (www.rdplanalto.com) Rádio Tertúlia WEB (www.tertuliaweb.com.br)Rádio Uirapuru (www.rduirapuru.com.br)Tenfi eld (www.tenfi eld.com.uy)Universidade de Passo Fundo (www.upf.br)Vila Nova (blogvilanova.blogspot.com.br)

SoftwareHistória do Brasileirão de 1971 a 2001. Placar. São Paulo, 2002. TabelaoPlacar.exe, 36,3 MB. Multimedia Toolbook

CapaIlustração de Lucas Scherer

Projeto gráfi co e editoraçãoLucas Scherer

Escudos e uniformesOs escudos das equipes são propriedades registradas (quando o caso) dos respectivos clubes. Os uniformes foram criados a partir da observação de fotografi as, utilizando os templates “FbKits-Template Pack v10”

Créditos das fotos e ilustraçõesPág. 3: 1-Arte de Lucas Scherer sobre reproduções do Anuário Esportivo de Amaro JúniorPág. 5: 1-Reproduções do Anuário Esportivo de Amaro JúniorPág. 8: 1-Reprodução revista PlacarPág. 11: 1-Arte de Lucas Scherer sobre reprodução do jornal O NacionalPág. 12: 1-Lucas Scherer; 2-Blog do Vila Nova; 3-Arte de Lucas Scherer sobre foto do Yahoo Maps; 4-Blog do JuaresPág. 20: 1-Facebook do Passo Fundo; 2-Reprodução jornal O Na-cional; 3-Blog do GaúchoPág. 21: 1-Reprodução jornal O Nacional; 2-Prefeitura de Passo Fundo; 3-Facebook do Vila Nova; 4-Blog do GaúchoPág. 28: 1-Facebook do Passo Fundo; 2-Rádio Luz e Alegria; 3-Índio Capilé; 4-Facebook do Passo Fundo; 5-FutebolGaúcho.com; 6-Facebook do Passo Fundo; 7-Blog do Vila Nova; 8-Blog do Gaúcho; 9-Site do Grêmio; 10-Facebook do Passo FundoPág. 37: 1-Arte de Lucas Scherer sobre arquivo Stats Graphic e fotos utilizadas no AnuárioPág. 43: 1-Arte de Lucas Scherer sobre arquivo Euro2012Pág. 49: 1-Arquivo de Lucas Scherer; 2-Arquivo de Nicolau Ver-gueiro, disponível no site do Projeto Passo Fundo; 3-Arquivo de Meirelles Duarte

Pág. 50: 1-Arquivo de Lucas Scherer; 2-Arquivo de Meirelles Duar-te; 3-Antônio CaxambuPág. 57: 1-Arte sobre reprodução do Almanaque Esportivo de Amaro Junior

[email protected]@yahoo.com

Este livro usa as tipologias Aller, Webdings e Wingdings.

Abreviaturas usadas nas tabelas: PG (pontos ganhos), J (jogos), V (vitórias), E (empates), D (derrotas), GP (gols pró), GC (gols contra), SG (saldo de gols), A (aproveitamento de pontos em %).

Abreviaturas usadas nas fi chas dos jogos: L (local), P (público), R (renda), A (árbitro), G (gol), CA (cartão amarelo), CV (cartão vermelho), T (técnico).

Nas súmulas das partidas, os gols indicam o tempo corrido de jogo. Exemplos: Fulano 12 (gol marcado aos 12 minutos de jogo); Fulano 48+ (gol marcado aos 48 minutos do primeiro tempo); Fu-lano 57 (gol marcado aos 12 minutos do segundo tempo); Fulano 91+ (gol marcado aos 46 minutos do segundo tempo).

Texto fi xado conforme as regras do Novo Acordo Ortográfi co da Língua Portuguesa.

A N U Á R I O D O F U T E B O L P A S S O - F U N D E N S E | 6 0

Lucas Scherer nasceu em Passo Fundo em 1979.É jornalista, roteirista e tradutor.

Iniciou como repórter no jornal O Nacional.Na RBS TV foi repórter, editor e apresentador.

Também foi professor no curso de jornalismo da Universidade de Passo Fundo. Passou pelo jornal

La Nación, em Buenos Aires, e trabalhou comtradução de fi lmes e seriados e escrevendo

roteiros para o programa Zapping Zone do Disney Channel. Atualmente é jornalista

na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia,Santa Catarina. Escreveu seu primeiro livro,

Bebeto - O Canhão da Serra, em 2010. Em 2012 foi a vez de Os Donos da Bola:

O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo.