antologia da poesia negra brasileira. o negro em … antologia da poesia negra brasileira. o negro...

1
74 Antologia da Poesia Negra Brasileira. O negro em versos Ana Beatriz Gomes* Esta antologia surge para dar a conhecer uma fatia bastante viva e expressiva da poesia brasileira, que permanece desconhecida para a maior parte do público em geral: a poesia negra. Ainda que a população negra e mulata seja maioria no território brasileiro, a literatura permanece até hoje como território de brancos. Bastante completa e abrangente, a seleção contempla a poesia escrita pelo negro e sobre o negro no Brasil em diferentes períodos históricos, desde o século XVIII até os dias atuais. Antecedendo o conjunto de poemas que exemplificam a produção de um determinado momento, os organizadores têm o cuidado de apresentar um pequeno panorama da situação do negro no momento histórico em questão, o que enriquece a compreensão dos poemas. A presença do negro nesta antologia, portanto, se faz duplamente: não somente a origem dos poetas é negra, mas também a sua temática. O que temos aqui é, fundamentalmente, uma busca de identidade -- o negro debruçando-se sobre si mesmo, sobre sua história. Essa busca pode, às vezes, adquirir uma forma mais clássica e distanciada; outras vezes é atravessada pelo tom sarcástico e mordaz; outras vezes, ainda, assume-se como um grito de dor, e ainda pode ser música, celebração. A história que esse livro nos propõe é uma história difícil e dolorida, permeada de conflitos e tensões que permanecem até hoje, disfarçados sob o racismo cordial tipicamente brasileiro. É, porém, também uma história de força e resistência; história de gente que, apesar de toda a dor, soube desmontar estereótipos e levantar a voz alto o bastante para se fazer ouvir, a despeito dos olhares tortos que desejassem fazê-la calar. “Antologia da Poesia Negra Brasileira – o negro em versos”.Lançado pela Editora Moderna/Salamandra organizado por Luiz Carlosdos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares. * Professora da Universidade Federal do Piauí, integrante do Grupo Ifaradá/UFPI

Upload: nguyendat

Post on 21-Sep-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 74

    Antologia da Poesia Negra Brasileira.O negro em versos

    Ana Beatriz Gomes*

    Esta antologia surge para dar a conhecer uma fatia bastante viva e expressiva da poesia brasileira, que permanece desconhecida para a maior parte do pblico em geral: a poesia negra. Ainda que a populao negra e mulata seja maioria no territrio brasileiro, a literatura permanece at hoje como territrio de brancos.

    Bastante completa e abrangente, a seleo contempla a poesia escrita pelo negro e sobre o negro no Brasil em diferentes perodos histricos, desde o sculo XVIII at os dias atuais. Antecedendo o conjunto de poemas que exemplificam a produo de um determinado momento, os organizadores tm o cuidado de apresentar um pequeno panorama da situao do negro no momento histrico em questo, o que enriquece a compreenso dos poemas. A presena do negro nesta antologia, portanto, se faz duplamente: no somente a origem dos poetas negra, mas tambm a sua temtica. O que temos aqui , fundamentalmente, uma busca de identidade -- o negro debruando-se sobre si mesmo, sobre sua histria. Essa busca pode, s vezes, adquirir uma forma mais clssica e distanciada; outras vezes atravessada pelo tom sarcstico e mordaz; outras vezes, ainda, assume-se como um grito de dor, e ainda pode ser msica, celebrao.

    A histria que esse livro nos prope uma histria difcil e dolorida, permeada de conflitos e tenses que permanecem at hoje, disfarados sob o racismo cordial tipicamente brasileiro. , porm, tambm uma histria de fora e resistncia; histria de gente que, apesar de toda a dor, soube desmontar esteretipos e levantar a voz alto o bastante para se fazer ouvir, a despeito dos olhares tortos que desejassem faz-la calar.

    Antologia da Poesia Negra Brasileira o negro em versos.Lanado pela Editora Moderna/Salamandra organizado por Luiz Carlosdos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares.

    * Professora da Universidade Federal do Piau, integrante do Grupo Ifarad/UFPI