antiguidade oriental mesopotâmia 1

12
MESOPOTÂMIA ESCOLA ESTADUAL “JOSÉ ALVES RIBEIRO” Profª. Fatima Freitas

Upload: fatima-freitas

Post on 22-Jan-2018

182 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

MESOPOTÂMIA

ESCOLA ESTADUAL “JOSÉ ALVES RIBEIRO”

Profª. Fatima Freitas

Page 2: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

A palavra Mesopotâmia significa “entre rios”. Assim era conhecida a região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Armênia e, depois de atravessarem o território do atual Iraque, desembocam no Golfo Pérsico.

A Mesopotâmia fazia parte da região denominada Crescente Fértil , englobando uma área que se estendia até o Egito. Ganhou essa denominação pela fertilidade e pelo formato, semelhante ao da Lua na fase crescente.

Page 3: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

Na região em que viveram os povos mesopotâmicos situam-se hoje o Iraque, a Síria, a Turquia e o Kuwait.

Atualmente a principal riqueza da região é o petróleo.

POVOS QUE HABITARAM:

SUMÉRIOS. ACÁDIOS. BABILÔNIOS. ASSÍRIOS. CALDEUS

Page 4: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

POVO PERÍODO

CARACTERÍSTICAS

Sumérios 3.500 a 2.340 a.C.

Origem desconhecida, chegaram à região por volta do 4º. Milênio a.C., se estabeleceram nas ricas planícies próximas do Golfo Pérsico. Prováveis inventores da roda, usada nos veículos e na fabricação de vasos de cerâmica, criaram uma das mais antigas escritas, a cuneiforme. Cidades: Ur, Nipur, Lagash, Eridu.

Acádios 2.340 a 2.000 a.C.

Viviam no norte das cidades sumérias, formaram o I Império Mesopotâmico, absorveram a cultura suméria. Principais cidades: Agadê e Sippar.

Babilônios ou Amorritas

2.000 a 1.550 a.C.

Invadiram e dominaram a Mesopotâmia e sob o comando do rei Hamurábi (Código de Hamurabi), formaram um Estado unificado, fundando o I Império Babilônico.

Page 5: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

Cassitas 1.550 a 1.300 a.C. Invadiram a região com exércitos poderosos e melhoraram as técnicas agrícolas e introduziram o cavalo na região.

Assírios 1.300 a 612 a.C. Provenientes de Assur, eram guerreiros, possuíam uma potente força militar com armaduras, armas de ferro, carros de guerra e cavalaria., praticavam empalamento, torturas e incendiavam cidades Capital: Nínive. Foram dominados pelos Caldeus

Caldeus 612 a 539 a.C. Fundaram o II Império Babilônico, conquistaram a Síria e a Palestina. Rei mais importante: Nabucodonosor que conquistou o Reino de Judá . O Império teve fim em 539 a.C. quando foi dominado pelos persas.

Page 6: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

SOCIEDADE

Era rigidamente hierarquizada. Estando assim dividida:

No topo da pirâmide estava o rei= representante dos deuses, cujos atos e autoridade eram quase inquestionáveis.

Abaixo vinham os sacerdotes, nobres e chefes militares. (ocupavam altos cargos e possuíam influência política.

Camada intermediária: fiscais, escribas e comerciantes.Trabalhadores livres: camponeses e artesãos., pagavam

impostos ao governo.Escravos: geralmente prisioneiros de guerra, ou dívidas.

Page 7: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

ECONOMIAA base da economia era agricultura e pecuária,

complementada pelo comércio.Cultivavam trigo, cevada, gergelim e legumes.Criavam carneiros, ovelhas, bois, jumentos e mais tarde

cavalos.Geralmente a família trabalhava junta e as que possuíam

condições contratavam pessoas para auxiliar nos trabalhos e as mais abastadas compravam escravos.

Boa parte da produção destinava-se à alimentação dos moradores das cidades.

Nas cidades havia vários profissionais como carpinteiros, artesãos, escultores, que geralmente trabalhavam nas oficinas de artesanato.

Mantinham relações comerciais com outros povos e compravam matéria prima para a fabricação de armas e jóias, exportavam tecidos e cereais.

Page 8: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

RELIGIÃO

Eram politeístas e cada cidade possuía seu deus protetor no templo principal. Acreditavam em gênios protetores, heróis e demônios.

Os deuses mesopotâmicos eram ao mesmo tempo entidades do bem e do mal, exigentes e temíveis, adotavam represálias contra aqueles que não cumpriam suas obrigações. Essa crença originou o mito do dilúvio.

Acreditavam que os mortos iam para junto de Nergal, “deus do reino de onde não se volta”, cujos domínios eram guardados pelos demônios causadores de doenças.

Os zigurates eram os locais de morada dos deuses quando estes vinham à Terra.

Os principais deuses mesopotâmicos eram: Marduk (Babilônia), Enki (deus das águas, Enil (deus do ar e do destino), Shamash (deus do sol e da justiça), Ishtar ( deusa do amor e da fertilidade), Ninmah (deusa da terra e da fertilidade)

Page 9: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1
Page 10: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

A CULTURA MESOPOTÂMICA

Astronomia- elaboraram cartas astronômicas, diferenciavam estrelas de planetas, fixaram os doze signos do zodíaco, criaram um calendário lunar de doze meses (seis de 30 dias, seis de 29 dias) ao qual de tempos em tempos acrescentavam um mês extraordinário, uma ampulheta para medir o tempo e um engenhoso sistema de pesos e medidas.

Na matemática: resolviam complexos problemas de geometria, aritmética e elaboraram o conceito de que um mesmo algarismo pode ter diferentes valores, conforme o lugar que ocupa no número.

Contribuições mais significativas: semana de 7 dias (cada dia dedicado aos 5 planetas conhecidos por eles mais o Sol e a Lua),

a divisão do dia em horas, minutos e segundos, a divisão do círculo em 360 graus e o processo de multiplicação.

Page 11: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

A escrita mesopotâmica inventada pelos sumérios era chamada cuneiforme e seus sinais eram talhados com um estilete em placas de argila, compunha-se de 350 caracteres. Devido ao intercâmbio comercial essa escrita acabou sendo adotada por quase todos os povos da Ásia Ocidental.

Page 12: Antiguidade oriental   mesopotâmia 1

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HISTÓRIA GLOBAL – GILBERTO COTRIMHISTÓRIA NOVO ENSINO MÉDIO – COLEÇÃO NOVO OLHAR HISTÓRIA – MARCO

PELLEGRINIIMAGENS GOOGLE