antigo regime(história)

14
ANTIGO REGIME Características gerais do Absolutismo Francês nos séculos XVII: Os reinados de Luís XIV e Luís XV Grupo: Mariane Santos, Bárbara Souza, Bruna Doti e Matheus Jaú Turma: 1° A

Upload: mariane19

Post on 21-Jun-2015

696 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Antigo regime(história)

ANTIGO REGIME

Características gerais do Absolutismo Francês nos séculos XVII:

Os reinados de Luís XIV e Luís XV

Grupo: Mariane Santos, Bárbara Souza, Bruna Doti e Matheus Jaú Turma: 1° A

Page 2: Antigo regime(história)

O reinado de Luís XIV

Para Luís XIV o luxo era como uma regra em seu reinado

O inícioNa França, a centralização do poder nas mãos do rei foi um processo lento e gradual, que evoluiu em direção ao absolutismo. O auge do absolutismo francês se deu no reinado de Luís XIV (1643-1715), que, por sua conduta à frente do governo, ficou conhecido como Rei Sol.

Page 3: Antigo regime(história)

Luís XIV tinha apenas 5 anos quando o seu pai morreu e então sua mãe deu o poder da França ha um político experiente, o cardeal Mazzarino. Na época a França estava envolvida na Guerra dos Trinta Anos( 1618-1648). Para suprir os custos da guerra o mesmo criou impostos, aumento o valor dos que já existiam e levou os preços dos cargos públicos que a monarquia francesa vendia para cobrir as despesas da família real e dos nobres que viviam na corte.

Page 4: Antigo regime(história)

A tomada do poder

Em 1661, com a morte do cardeal Mazzarino, Luíz XIV tomou o poder, e no mesmo o ‘’REI SOL’’ exigia dos seus súditos total obediência e lealdade, fiscalizava com rigor a execução de suas ordens e ocupava-se pessoalmente dos assuntos ligados ao governo. Enfim, ele agia de acordo com a frase atribuída a ele: “O Estado sou eu”. 

Page 5: Antigo regime(história)

O palácio começou ser construído nas primeiras décadas do século XVII. Em 1664, durante o governo de Luis XIV, foi finalizado.

Palácio de Versalhes 

Page 6: Antigo regime(história)

Caraterísticas Políticas

Durante seu longo reinado (54 anos), além de usar o exército para impor sua autoridade, Luís XIV procurou também atender aos interesses de

importantes setores da nobreza e da burguesia.

A política internacional de Luís XIV teve dois objetivos básicos: dar a hegemonia francesa na Europa e estender seus domínios até fronteira do reino. Para isso, o rei manteve uma eficiente atividade

diplomática e umpoderoso exército, com o qual empreendeu várias guerras durante seu

reinado, algumas delas são :

Guerra da Devolução (1667-1668): após a morte de Filipe IV, da Espanha,Luís XIV reclamou direitos sobre territórios nos Países Baixos. Derrotou oexército espanhol, mas teve de enfrentar uma coalizão formada pela Ingla-terra, Holanda, Áustria e Suécia. Em 1668, assinou a Paz de Aquisgran, pormeio da qual a França obteve algumas regiões nos Países Baixos.

Page 7: Antigo regime(história)

Luís XIV com seu exército em Flandes.ao fundo as cidades conquistadas

Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1713): ao morrer o último rei Habsburgoda Espanha, Carlos II, o trono ficou vago. Luís XIV desejava que a coroa fossedada a seu neto, Filipe de Anjou. Após tratativas diplomáticas, Filipeassumiu o trono espanhol, provocando a reação daÁustria, que tinha seu próprio pretendente ao tro-no. Uma coalizão liderada pela Inglaterra e pelaHolanda derrotou as forças de Luís XIV. Na Utrecht, em 1713, a Inglaterra foi a principal vence-dora do conflito, obtendo vantagens comerciaise territoriais sobre a Espanha. A partir de então,a Inglaterra assumiu a condição de dentro da economia mundial Européia

Page 8: Antigo regime(história)

O reinado de Luís XVLuís XV de Bourbon, o Bem-Amado (Versalhes, 15 de fevereiro de 1710 – Versalhes, 10 de maio de 1774), rei da França (1715-1774), filho de Luís, duque da Borgonha, e bisneto de Luís XIV, a quem sucedeu.Tinha apenas cinco anos quando o trono ficou vago com a morte de Luís XIV. O reino teve dois regentes enquanto o príncipe não atingia a maioridade: Filipe (duque de Orléans), sobrinho de Luís XIV e, depois, o duque de Bourbon, que o fez casar-se com Maria Leszczynska, princesa da Polônia.

Page 9: Antigo regime(história)

Após a morte de Fleury, em 1743, Luís, exibindo amantes oficiais — Mmes de Châteauroux, de Pompadour e du Barry, com quem ele esbanjou enormes quantias de dinheiro - decidiu governar sem primeiro-ministro, assumindo verdadeiramente o poder, mas provou ser um rei fraco, que reduziu o prestígio da monarquia francesa tanto interna quanto externamente. Dirigiu, sobretudo, as relações exteriores. Apesar de tradicionalmente ser conhecido como homem voltado ao prazer e aos caprichos, Luís XV fez destacar o Reino no plano intelectual e das artes. Entre as amantes do rei, destacou-se a marquesa de Pompadour, que o influenciou fortemente, sobretudo na área da política externa.

Madame de

Pompadour

Page 10: Antigo regime(história)

Os últimos anos do reinado foram marcados por uma recuperação interna e pelo revigoramento da aliança com a Áustria. O reinado viu a prosperidade da aristocracia e da opulenta burguesia, apesar de o país estar à beira da bancarrota. O fracasso do rei em solucionar os assuntos financeiros fez com que ele deixasse para seu sucessor, Luís XVI, um governo insolvente.

Page 11: Antigo regime(história)

O mercantilismoColbert, ministro da Fazenda, foi o princi-pal colaborador de Luís XIV. Instituiu o orçamento anual e aplicou as teorias mercantilistas, segundo as quais a riqueza de uma nação se obtém vendendo muito para as outras nações ecomprando pouco. Dessa forma, a nação teria sempre uma balança comercial favorável.Para sustentar essa política exportadora, era necessário contar com uma poderosa marinha mercantil e de guerra. Assim, a França aumentou sua frota e iniciou a expansão colonial, visando obter mercados e matérias-primas para os produtos manufatorados franceses.

Page 12: Antigo regime(história)

Princípios do Mercantilismo

Metalismo: O acúmulo de metais preciosos como ouro e prata.Balança comercial favorável: Exportar mais e importar menos.Protecionismo: O estado intervém na economia protegendo o mercado interno ou criando impostos.Colonialismo: Conquista de novas terras para a exploração.

Page 13: Antigo regime(história)

Conflitos ReligiososA maioria da população francesa daquela época vivia mergulhada na pobreza e sobrecarrecagada de impostos. J.B. Colbert estimulou a economia francesa, mas não conseguiu equilibrar  as finanças do país, principalmente por causa dos gastos escandalosos da corte, das sucessivas guerras externas e da fuga de capitais, motivada pela intolerância religiosa,

É que Luís XIV perseguiu os protestantes franceses (muitos deles ricos negociantes),  que, por isso, deixaram o país rumo à Suíça, Inglaterra ou Holanda, levando consigo seus capitais.

PROTESTANTES X CATÓLICOS

Page 14: Antigo regime(história)

Referências Bibliográficashttp://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/o-absolutismo-e-o-rei.htm

http://www.coladaweb.com/historia/luis-xiv-o-verdadeiro-rei-absoluto

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-dos-trinta-anos/luis-xiv-3.php

http://vaniareginahistoria.blogspot.com.br/2010/04/mercantilismo.html

http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_moderna/pdf/hisger18.pdf

http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080914071725AAisJzT

http://cephm-apogeudoabsolutismo.blogspot.com.br/

http://www.slideboom.com/presentations/404136/O-ABSOLUTISMO-e-O-MERCANTILISMO

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACH8AJ/calvinismo