anotações treinamento

2

Click here to load reader

Upload: murilo-boteon

Post on 22-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Treinamento Protheus

TRANSCRIPT

Page 1: Anotações Treinamento

Atualização de PTM e LIB

As atualizações de PTM e LIB são feitas via DevStudio da mesma maneira que fazemos no Logix (Atualização de Repositório). Importante: No Logix temos a rotina .atualizarpo.sh a qual se encarrega de criar uma nova pasta e copiar o último RPO para dentro dela. No Protheus não temos essa opção, por isso devemos sempre realizar o backup manualmente do RPO antes de fazer alguma atualização.

PARA REALIZAR QUALQUER TIPO DE ATUALIZAÇÃO NO PROTHEUS (incluindo atualização de PTM) NÃO DEVE HAVER NENHUM USUÁRIO CONECTADO NA APLICAÇÃO. O PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO PRECISA DE ACESSO EXCLUSIVO NO RPO.

Atualização RPO

Para realizar a atualização do RPO, basta apenas substituir o arquivo na pasta APO. Antes de realizar o procedimento é sempre necessário que se faça um backup do RPO que será substituído.

Atualização Build (Binário)

Para realizar a atualização do Build do Protheus é necessário substituir os arquivos na pasta BIN, sendo que o único arquivo da pasta que não deve ser alterado é o appserver.ini. Sempre fazer um backup da pasta BIN antes de jogar os novos arquivos para dentro da pasta.

Tabelas banco Protheus

As tabelas do Protheus são criadas de acordo com a necessidade de utilização dos programas. Exemplo: A tabela de clientes é criada apenas quando eu acesso o programa de cadastro de clientes pela primeira vez.No ambiente Riclan, o nome das tabelas é formado “sigla+010”. Como exemplo, temos a tabela de cadastro de funcionários, SRA010, onde temos a siga (SRA), código da empresa (01) e um dígito verificador da Totvs (0). Sendo assim, caso tenhamos 2 empresas e ambas tiverem cadastro de funcionários, eu vou ter no banco a tabela SRA010 e SRA020. Para Riclan isso não é válido, pois temos apenas uma empresa 01 e as filiais não são consideradas.

Customizações

Caso tenhamos programas customizados no Protheus, devemos sempre ter guardado o fonte dos programas conosco, pois, quando for feita alguma atualização geral do RPO os fontes customizados deverão ser compilados novamente via DevStudio. O processo de compilação irá gerar um PTM, o qual deverá ser aplicado no RPO. Esse procedimento é válido apenas para os programas que possuem customizações. Em aula o professor deu uma importância muito grande para que seja feita uma documentação contendo todos os fontes customizados do Protheus, para que após uma atualização geral de RPO, fique fácil identificar o que será necessário compilar novamente.

Page 2: Anotações Treinamento

Balance

Utilizado quando um appserver consome muita memória da máquina (servidor). Para que a aplicação não exceda a capacidade de memória é criado outro appserver para que ambos possam dividir a capacidade do processamento e não sobrecarregar a memória do servidor. O processo de balance é formado por um appserver Master e um ou mais appserver Slaves.

Ex. Caso tenhamos um appserver Master e dois appservers Slaves, quando um usuário se conectar no Protheus, o appserver Master irá direcionar essa conexão para consumir memória no appserver 1. Caso outro usuário entre no Protheus o appserver Master irá direcionar essa nova conexão para o appserver 2 e assim sucessivamente.

Hoje no Protheus (Riclan) devido ao baixo número de usuários temos somente 1 appserver. No Logix como temos vários usuários rodando processos grandes e pesados, temos vários appservers.

Para a criação dos appservers, podemos criar vários appservers em um único servidor ou então caso tenhamos mais de um servidor, podemos criar um appserver em cada servidor. (Como se fosse um cluster).