anotações - Ética do servidor público

3
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL DECRETOS 1.171/94 E 6.029/07 ÉTICA : é uma ciência de estudo da filosofia, e dita normas, baseadas no senso comum, que revelam a melhor forma de o homem agir em sociedade e consigo mesmo. Existem dois tipos: a ética normativa, que propõe a conduta correta, e a ética metaética, que investiga casos como bem e mau, certo e errado, etc. A ética é verdadeiramente universal. Independe da cultura. Ética é um conjunto de princípios, não condutas sociais. A ética é o estudo filosófico da moral, baseado em conceitos temporais e não temporários. MORAL : significa “costumes”, proveniente do latim. Apesar de parecidos e confundidos, ética e moral são termos distintos. O primeiro trata o comportamento humano como objeto de estudo, e o segundo se o ocupa em atribuir um valor à ação. A moral, pelo contrário da ética, é dinâmica e depende do contexto (lugar, cultura, religião, e outros fatores). A moral é relativa. Temporária. Mutável. Existe moral (jamais ética) entre bandidos, por exemplo. São regras de convivência social. DIREITO : devido às más atitudes do ser humano, a sociedade resolveu constituir o Estado, cujo grande instrumento é o “Direto”, que é o conjunto de leis e disposições legais que regulam as relações com a sociedade. O Direito surge da sistematização da lei, e a lei, por sua vez, surge justamente pela concretização

Upload: hellyson

Post on 19-Nov-2015

6 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

etica do servidor maranhao

TRANSCRIPT

CDIGO DE TICA PROFISSIONALDO SERVIDOR PBLICO CIVILDO PODER EXECUTIVO FEDERALDECRETOS 1.171/94 E 6.029/07

TICA: uma cincia de estudo da filosofia, e dita normas, baseadas no senso comum, que revelam a melhor forma de o homem agir em sociedade e consigo mesmo. Existem dois tipos: a tica normativa, que prope a conduta correta, e a tica metatica, que investiga casos como bem e mau, certo e errado, etc.A tica verdadeiramente universal. Independe da cultura. tica um conjunto de princpios, no condutas sociais. A tica o estudo filosfico da moral, baseado em conceitos temporais e no temporrios.MORAL: significa costumes, proveniente do latim. Apesar de parecidos e confundidos, tica e moral so termos distintos. O primeiro trata o comportamento humano como objeto de estudo, e o segundo se o ocupa em atribuir um valor ao. A moral, pelo contrrio da tica, dinmica e depende do contexto (lugar, cultura, religio, e outros fatores).A moral relativa. Temporria. Mutvel. Existe moral (jamais tica) entre bandidos, por exemplo.So regras de convivncia social.DIREITO: devido s ms atitudes do ser humano, a sociedade resolveu constituir o Estado, cujo grande instrumento o Direto, que o conjunto de leis e disposies legais que regulam as relaes com a sociedade.O Direito surge da sistematizao da lei, e a lei, por sua vez, surge justamente pela concretizaonormativa de um costume, que um princpio moral aceito pela sociedade.

TICA NO SERVIO PBLICO: funo pblica est sujeita ao interesse pblico, da coletividade ou da Administrao. O servidor deve manter o padro tico no somente no exerccio de sua funo, mas tambm na vida privada. O servio pblico deve seguir alguns princpios:

1. LEALDADE: todo ato administrativo deve seguir fielmente o que diz a lei. A eficcia de toda atividade administrativa est vinculada ao atendimento da Lei e do Direito

2. IMPESSOALIDADE: todos devem ser tratados de forma igualitria e respeitando a lei. Praticar os atos em prol da coletividade e no por interesse unicamente prprio.

3. MORALIDADE: respeito ao padro moral para no comprometer os bons costumes da sociedade. Junto ao Direito, atribuir o Moral.

4. PUBLICIDADE: transparncia de todo ato pblico, salvo os casos previstos em lei. Todo ato dever ser publicado.

5. EFICINCIA: ser o mais eficiente possvel na utilizao dos meios que so postos a sua disposio. Exige que a Administrao atue com presteza, perfeio e sempre tenha por objetivo atingir resultados em prol do interesse pblico.

DEONTOLOGIA: uma cincia que estuda os deveres de uma determinada profisso, como por exemplo, a deontologia dos mdicos, dos jornalistas e dos servidores pblicos. O profissional brasileiro est sujeito a uma deontologia prpria a regular o exerccio de sua profisso conforme o Cdigo de tica de sua classe.