ano xliii julho/agosto nº 04 - unesp · o mundo — um sonho dourado, a vida — um hino...

4
O O O C F F A XLIII Ano Julho/Agosto nº 04 V Concurso de Fotografias - Edição 2017 Clicando a Unesp de Jaboticabal ... ALEXSANDRO DA SILVA SOARES (Vida de Estudante) Fotos Premiadas EDVAL PESSOA (Iluminados) EDVAL PESSOA (Raio de Luz) OLAVO DE SANTIS BIANCHI (Reflexo da Alvorada) PAULO A. TOSTA (Beleza Dourada) PAULO A. TOSTA (Fé e Esperança) VALDIR DE BELLO JUNIOR Florada dos Ipês (Ouro-Branco) Comissão Organizadora do Concurso: Hedlamar Ap. F. da Silva Bernache Luciana Carla Agostinho Maria Clara B. de Paulo Borges Paulo A. Tosta - Presidente Comissão de Apoio: Anderson Julião Pinto Valdir de Bello Junior Comissão Avaliadora: Cláudio Ap. Takahashi José Renato Kamla José Mauricio Barbanti Duarte Apoio: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Câmpus de Jaboticabal Pedro Luís da Costa Aguiar Alves ( Antonio Sergio Ferraudo ( Diretor) Vice-Diretor) Comunicamos que está em funcionamento na Seção Técnica de Comunicações (Protocolo) um setor de Achados e Perdidos. Dessa forma, solicitamos a todos aqueles que acharem algo extraviado que o encaminhe para essa Seção. A Direção Comunicamos que está em funcionamento na Seção Técnica de Comunicações (Protocolo) um setor de Achados e Perdidos. Dessa forma, solicitamos a todos aqueles que acharem algo extraviado que o encaminhe para essa Seção. A Direção. Prezados Docentes, Funcionários e Alunos,

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano XLIII Julho/Agosto nº 04 - Unesp · O mundo — um sonho dourado, A vida — um hino d'amor! Que aurora, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele

O O O C F F AXLIIIAno Julho/Agosto nº 04

V Concurso de Fotografias - Edição 2017Clicando a Unesp de Jaboticabal ...

ALEXSANDRO DA SILVA SOARES (Vida de Estudante)

Fotos Premiadas

EDVAL PESSOA (Iluminados)

EDVAL PESSOA (Raio de Luz)

OLAVO DE SANTIS BIANCHI (Reflexo da Alvorada)

PAULO A. TOSTA (Beleza Dourada)

PAULO A. TOSTA (Fé e Esperança)

VALDIR DE BELLO JUNIORFlorada dos Ipês (Ouro-Branco)

Comissão Organizadora do Concurso:

Hedlamar Ap. F. da Silva Bernache Luciana Carla Agostinho Maria Clara B. de Paulo Borges

Paulo A. Tosta - Presidente

Comissão de Apoio:Anderson Julião Pinto Valdir de Bello Junior

Comissão Avaliadora:Cláudio Ap. Takahashi José Renato KamlaJosé Mauricio Barbanti Duarte

Apoio: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Câmpus de Jaboticabal Pedro Luís da Costa Aguiar Alves (

Antonio Sergio Ferraudo (Diretor)

Vice-Diretor)

Comunicamos que está em funcionamento na Seção Técnica de Comunicações(Protocolo) um setor de Achados e Perdidos.Dessa forma, solicitamos a todos aqueles que acharem algo extraviado que o encaminhepara essa Seção.

A Direção

Comunicamos que está em funcionamento na Seção Técnica de Comunicações(Protocolo) um setor de Achados e Perdidos.Dessa forma, solicitamos a todos aqueles que acharem algo extraviado que o encaminhepara essa Seção.

A Direção.

Prezados Docentes, Funcionários e Alunos,

Page 2: Ano XLIII Julho/Agosto nº 04 - Unesp · O mundo — um sonho dourado, A vida — um hino d'amor! Que aurora, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele

Os maravilhosos avós 3.0

Definitivamente, os avôs e avós de hoje em dia são maravilhosos, essenciais e insubstituíveis para os menores membros da família; uma família que,por outro lado, eles criaram com muito esforço. São o dedo indicador que aponta o horizonte para que seus descendentes não se percam nos pequenos detalhes da vida.

Para muitas pessoas, transformar-se em avô é uma parte muito importante do ciclo da vida, e os netos serão muito importantes para a maioria deles. Significa uma nova relação que sem dúvidas potencializa seu bem-estar físico, psicológico e social. De alguma forma o encontro com a nova vida também significa um novo nascimento para eles.

Os avós oferecem a seus netos uma infinidade de coisas que permanecerão no tempo: amor, valores, experiências,segredos, amizade, companhia e todo tipo de cuidados e entretenimentos. É como se os netos lhes concedessem aimortalidade pessoal, pois o que conseguirem transmitir para os pequenos ficará no mundo através deles.

Os avós atualizados

Vivemos em uma realidade na qual a figura dos avós foi engrandecida e ganhou peso na criação dos novos membrosda família. O aumento da expectativa de vida e o avanço da sociedade fez com que o conceito de avô de hoje em diase tornasse algo muito além do tradicional.

A sociedade é outra, ja não existe um tipo de família, mas sim vários, e nos encontramos com avós jovens, cheios de energia, que praticam esportes, que brincam no parque, e aqueles que amam fazer compras e excursões. Os novos avós chegam revitalizados e com muita coisa para passar aos recém-chegados.

São dignos de ser 3.0 porque, com certeza, as coisas do mundo moderno também estão incorporadas na grande listade coisas que fascinam os seus netos. Admiram seus avós que possuem celulares de última geração e televisões gigantespara dormir assistindo depois de comer (isso sim, enquanto os aconchegam). Estamos diante de heróis adaptados aomundo real, sem saber às vezes quem é o nativo digital.

Um relacionamento mutuamente benéfico

A verdade é que tanto os netos como os avós obtêm um grande benefício ao passar tempo juntos. A criança adora afigura dos seu avós, e eles se sentem muito bem na companhia dessas pequenas pessoas que têm energia de sobra emuita vontade de descobrir o mundo.

Os antepassados têm um papel fundamental na criação dos pequenos. Conseguem criar um vínculo afetivo seguro comeles sem ter que assumir a responsabilidade educativa que recai sobre os pais: não têm que ditar normas, apenas garantir em alguns casos que elas estejam sendo cumpridas. Só aproveitam o aqui e o agora sem questionar-se constantemente sobre suas ações no processo de educação e criação.

Para os netos, seus avós são seus companheiros de batalha nas descobertas que fazem no dia a dia. Mas, sobretudo…são aqueles que fazem magia. Por exemplo, preparam comidas deliciosas, levam para lugares novos, conhecem os sonsde todos os animais (até dos que não existem), curam machucados e arranhões e, além disso, dão chocolate. Mas o que os torna irresistíveis é que costumam contar com tempo de qualidade para compartilhar.

Misteriosamente sabem consertar qualquer falha, cortam as unhas sem machucar e há até mesmo avós que são capazesde cozinhar sem que saia fumaça da panela. Como não, espantam a Cuca e qualquer outro ser de fantasia que ouseaparecer em casa para interromper o sonho dos pequeninos. Surpreendente…O amor verdadeiro e incondicional dos avós

Queridos avós maravilhosos, quero dizer que os vejo quando passeiam com seus netos, quando cuidam deles, quando preparam a comida para toda família enquanto tiram uma foto do pequenino rindo para mandar a sua mãe ou pai, paraque esses fiquem tranquilos enquanto terminam de trabalhar. Isso sim que é 3.0.

E se paramos para pensar, talvez não deva existir um amor incondicional tão puro como o destes heróis. São imensamentefelizes, pois têm a certeza de que aquilo que sentiram quando foram pais é o que sentem agora seus próprios filhospor esses pequenos aventureiros.

A você que eu não conheço (ou sim), continue sendo esse avô ou avó maravilhoso(a) que você é, porque as pegadas que vai deixar para o seu neto ou neta são indestrutíveis. Cada dia que termina está cheio de recordações essenciais que seinstalam na memória da criança, e que mais tarde serão seus pequenos refúgios quando fizer muito frio lá fora e quiserencontrar calor. Porque não há nada como o calor dos avós.

https://amenteemaravilhosa.com.br/os-maravilhosos-avos-3-0/

Page 3: Ano XLIII Julho/Agosto nº 04 - Unesp · O mundo — um sonho dourado, A vida — um hino d'amor! Que aurora, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele

na cozinha

O O O C F F A

Frango com creme de milho

Ingredientes

Modo de preparo

1 kg de filé de frango temperado

1 pacote de sopa creme de cebola

1 lata de milho verde em conserva

1 copo de requeijão

1q de xícara(chá) de queijo parmesão ralado

óleo para untar.

1 pacote de batata palha

Unte uma assadeira com óleo

e coloque os filés de frango.

Reserve.

Bata no liquidificador a sopa de cebola,

o milho com o líquido da conserva e o requeijão.

Distribua o creme sobre os filés e salpique

o parmesão.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio,

preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Retire o papel-alumínio e mantenha no forno até

dourar, por 5 minutos aproximadamente.

http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/frango-com-creme-de-milho-5149f229c5a6457fec000040.html

Desperdício de comida: como evitar

Raproveite os alimentos, evite gastos com água, energiae faça o branqueamento de vegetais

Antes de sair para o supermercado, planeje o cardápio dasemana. Desse modo, você compra apenas o suficiente, semdeixar que nada se estrague desnecessariamente. Dê preferênciaao consumo de frutas e legumes da estação. Além de seremmais baratos, indiretamente você também economiza emcombustível, diminuindo a emissão de poluentes na atmosferapor conta das distâncias mais longas que produtos fora de épocausualmente requerem em seu transporte.O mesmo ocorre ao consumir produtos feitos em sua região,pois os gastos com transporte e manipulação de alimentostambém são reduzidos. E se esse alimento for um legume e tiversido comprado a granel, não se preocupe com sua limpeza. Uma batata com um pouco de terra, por exemplo, dura bem mais epode ser facilmente lavada na hora de seu preparo. No entanto,ao fazer compras, não toque nos alimentos que não for levar. A manipulação de frutas e legumes diminui sua vida útil.

Não coloque no seu prato mais do que vai comer. O desperdíciode comida também gera desperdício de água (cerca de 70% daágua disponível é gasta nas lavouras) e poluição da atmosfera(devido ao combustível gasto com transporte e ao CO2 liberadoem sua decomposição sem o aproveitamento).Se algumas partes de legumes estragarem, não desperdice. Corteo que não serve e utilize os restos para fazer uma seleta, umótimo acompanhamento para pratos assados. O mesmo acontececom o feijão, que pode se transformar em uma deliciosa sopa.Arroz, cenouras e carne podem virar bolinhos e as frutas setornam compotas, geleias e recheios de tortas e bolos. Tambémé possível compostar certos alimentos que sobrarem.Evite o desperdício de gás, óleo e energiaPara evitar o desperdício de gás, retire os congelados do freezercom antecedência. Eles descongelarão naturalmente facilitando na hora de cozinhar. O óleo utilizado para frituras pode causar entupimentos e dificultar o tratamento do esgoto se jogado emralos ou pias. Para descartá-lo, o eCycle te ajuda: guarde em um pote fechado e descarte em postos especializados no recolhimentodeste tipo de material. Não guarde comida ainda quente nageladeira, pois força o funcionamento mais potente e gasta muitomais energia para resfriar seu interior.

Antes de ir viajar, esvazie o freezer e a geladeira e desplugue-osda tomada. Não é necessário resfriar alimentos se ninguém vai consumir.Em estações mais frias do ano, ajuste o termostato de sua geladeirapara não resfriar demais os alimentos e economizar energia.Gás de cozinha também pode ser poupado com atitudes comoabaixar a chama do fogão quando a água ferver, usar apenasa quantidade de água necessária e colocar alimentos duros de molho antes de cozinhar.Branqueamento

O processo de branqueamento de verduras faz com que osalimentos durem cerca de seis meses. Basta colocá-los em águafervente, esperar que ela volte a ferver e então mergulhá-los na água fria. Deste modo, as enzimas que atuam sobre eles ficaminativas, prolongando a vida útil.

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/236-comida-na

-mesa-sem-desperdicio.html

Page 4: Ano XLIII Julho/Agosto nº 04 - Unesp · O mundo — um sonho dourado, A vida — um hino d'amor! Que aurora, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele

AN

IVE

RS

ÁR

IOS

Informativo da Sociedade dosServidores da UNESP -Câmpus de Jaboticabal.Publicado desde 1975

Seção Técnica de Apoio aoEnsino, Pesquisa e Extensão

Via de Acesso ‘’Prof. Paulo Donato

Castellane’’, S/N - Zona Rural

14.884-900 - Jaboticabal, SP

* Acesse a versão on-line de no site da FCAVcl icando em Diretor iaAcadêmica em seguidaSeção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão- S T A E P E . Mande sugestões para

o f o f o c a @ f c a v. u n e s p . b r

A Direção.

A direção

JULHO

Achados e Perdidos

Prezados Docentes, Funcionários e Alunos,

Poemas...

AGOSTO

Casimiro de Abreu

MEUS OITO ANOS

Oh! que saudades que tenhoDa aurora da minha vida,Da minha infância queridaQue os anos não trazem mais!Que amor, que sonhos, que flores,Naquelas tardes fagueirasÀ sombra das bananeiras,Debaixo dos laranjais!Como são belos os diasDo despontar da existência!— Respira a alma inocênciaComo perfumes a flor;O mar é — lago sereno,O céu — um manto azulado,

O mundo — um sonho dourado,A vida — um hino d'amor!Que aurora, que sol, que vida,Que noites de melodiaNaquela doce alegria,Naquele ingênuo folgar!O céu bordado d'estrelas,A terra de aromas cheiaAs ondas beijando a areiaE a lua beijando o mar!Oh! dias da minha infância!Oh! meu céu de primavera!Que doce a vida não eraNessa risonha manhã!Em vez das mágoas de agora,Eu tinha nessas delíciasDe minha mãe as caríciasE beijos de minhã irmã!Livre filho das montanhas,Eu ia bem satisfeito,Da camisa aberta o peito,— Pés descalços, braços nus— Correndo pelas campinasA roda das cachoeiras,Atrás das asas ligeirasDas borboletas azuis!Naqueles tempos ditososIa colher as pitangas,Trepava a tirar as mangas,Brincava à beira do mar;Rezava às Ave-Marias,Achava o céu sempre lindo.Adormecia sorrindoE despertava a cantar!................................Oh! que saudades que tenhoDa aurora da minha vida,Da minha infância queridaQue os anos não trazem mais!— Que amor, que sonhos, que flores,Naquelas tardes fagueirasA sombra das bananeirasDebaixo dos laranjais!

01/07 VANESSA SAYURY N. C. S. CAPITA01/07 IZILDO JOSÉ SANT'ANNA03/07 RUBEN PABLO SCHOCKEN ITURRINO04/07 ADAUTO DA SILVA ALVES05/07 NILTON ROBERTO MARUCCI05/07 VANESSA MIRANDA DE O MARCHIORI05/07 EDSON GIANGRECCO07/07 JOÃO PAULO POLIA ENNES07/07 ROBERTA VANTINI07/07 ADOLORATA AP. BIANCO CARVALHO08/07 ARTHUR BERNARDES CECILIO FILHO09/07 REGINA APARECIDA L. DE CAMARGO09/07 MOYSÉS VICARI09/07 TARCISO PHILADELPHO CARNEIRO09/07 SILVAR DO AMARAL QUIRINO11/07 NILSON KENDI OGASSAHARA11/07 NILVA KAZUE SAKOMURA12/07 VALDIR ALEXANDRE FERREIRA12/07 DALVA APARECIDA PEDRO13/07 MARIA DO CARMO FARIA PAES14/07 MARCÍLIO VIEIRA MARTINS FILHO14/07 MARCOS ANTONIO ROCHA15/07 ADEMILSON APARECIDO SERVIDONE15/07 ALICE DELÉO RODRIGUES16/07 BRANCA ROCHIDALI JOSÉ17/07 GIBSON CAETANO PADUA18/07 ARNALDO JOSÉ FERRARI18/07 EDMAR DELEGÁ DA SILVA18/07 LILIAN SIRIGLIANO SIMÕES18/07 ALEXANDRA MARIA D. L. SEGALI18/07 BRUNO WATANABE MINTO18/07 ANTONIO CARLOS INNOCENTE19/07 NIVEA MARIA BRANCACCI L. ZEOLA19/07 RODRIGO TAKESHI UCHIYAMA19/07 ITAMAR ANDRIOLI21/07 JOSÉ ROBERTO TURCO22/07 RAPHAEL DE CAMPOS CASTILHO22/07 PAULO CESAR DOS SANTOS22/07 LUIZ CARLOS RETTONDIN22/07 HÉLIO JOSE MONTASSIER22/07 SERGIO LUIS NOBUKUNI24/07 MARCIA REGINA MACRI FERREIRA24/07 MARIANA MENDES MORETE26/07 HERMES ASCARI26/07 ANDRÉ LUIS CAMARGO26/07 SILAS SOARES DA CRUZ26/07 GUILHERME DE CAMARGO FERRAZ29/07 JOSÉ VALCIR FIDELIS MARTINS29/07 LIGIA HELENA B. DE AMORIM29/07 JOÃO LUIZ DONI30/07 MARLI SAES30/07 MARCELO DA COSTA FERREIRA30/07 SONIA MARIA R. CARREGARI30/07 RACHEL ZOCCAL SABA31/07 LUCIANA MARIA SARAN31/07 CARLOS AUGUSTO ARAUJO VALADÃO

01/08 VICENTE BENEDITO LIGEIRO02/08 EDUARDO CUSTÓDIO GASPARINO02/08 RENATO CANDIDO04/08 BERNADETE LOURDES P. PENARIOL05/08 ELIZABETE REGINA L. PELICANO05/08 EDSON LUIS ROQUE MARIOTTO06/08 CLAUDIA MARIA T. FIORILLO06/08 ELISABETH CRISCUOLO URBINATI07/08 WALDEMAR DIBELLI JUNIOR07/08 ADHEMAR SANCHES07/08 MARTA DELMINO DE ANDRADE08/08 ISABEL CRISTINA BOLELI08/08 LETÍCIA PEIXINHO T. MARQUES08/08 DURVALINA MARIA M. DOS SANTOS08/08 MARIA CRISTINA DOS SANTOS09/08 WALTER MALDONADO JUNIOR09/08 MARIA ISABEL MORETTI SOARES09/08 GABRIELA M. DA S. M. OLIVEIRA10/08 ANDRESSA DE SOUZA POLLO10/08 ANTONIO SERGIO FERRAUDO10/08 FABRICIO S. DE OLIVEIRA10/08 CELSO DE DEUS S. DE OLIVEIRA11/08 FERNANDO SEBASTIAN BALDI REY11/08 MÁRCIO ADRIANO FAVERO11/08 FERNANDA REGO FREITAS SUZUKI12/08 MARCELO SARTORE12/08 ERNESTO ROBERTO TEIXEIRA13/08 ALOISIO MIRANDA CASTRO13/08 LIZANDRA AMOROSO

14/08 SAMIR ISSA SAMARA14/08 ELIANA CRISTINA DE O. LUCAS15/08 MARTA VERARDINO DE STEFANI15/08 MARIA DA GLÓRIA BUZINARO16/08 ADRIANA CRISTINA DAMATO16/08 JACKSON ANTONIO M. DE SOUZA17/08 ANDREIA MARIZE RODRIGUES17/08 ELIANE DE JESUS F. DA S. SOUZA19/08 MARCELO FERRARI DE OLIVEIRA19/08 ANGELA REGINA ARDUINO19/08 TATIANA MAXIMINO DE M. PASSOS20/08 JESAIAS ISMAEL DA COSTA20/08 ANTONIO TADEU DE ANDRADE20/08 JAMIL ISRAEL D. SINIGALIA21/08 DAIANA CRISTINA PEREIRA CABRAL21/08 DONIZETE PEREIRA DOS SANTOS21/08 SIDNÉIA DE AGUIAR FERREIRA21/08 SHEILA FARIAS ALVES GARCIA22/08 ROBERTO CARLOS COSTA23/08 JOAQUIM GONÇALVES MACHADO NETO23/08 ANA PAULA LARA M. SANCHES25/08 PAULO ALEXANDRE DA SILVA25/08 GILSON HÉLIO TONIOLLO25/08 ROBERTO ALVES DE OLIVEIRA25/08 JOSÉ LUIZ DACAL SEGUIM26/08 PAULO CESAR DA SILVA26/08 JANAINA CONTRO GABRIEL26/08 DONIZETI APARECIDO DE PAULA26/08 ROSELÍ PESSÔA26/08 CÁSSIA REGINA CARNEVALLI27/08 CAROLINA FERNANDES27/08 HELENARA MACHADO DA SILVA28/08 CIBELE CHALITA MARTINS28/08 ARACYARA MARIA SILVA AFFONSO28/08 VERA FERNANDA M. H. DE LIMA28/08 ROBERTO MORANDIM29/08 DIOGO CESAR TIBALDI30/08 WLADEMIR CARNEVALLI30/08 SEBASTIÃO F. DA SILVA FILHO30/08 SANDRA MARA N. DA SILVA31/08 OSMAR EDUARDO DE MELLO31/08 ELCIO ROBERTO TEIXEIRA

Nascimento: 4 de janeiro de 1839Falecimento: 18 de outubro de 1860Nova Friburgo, Rio de JaneiroNacionalidade: BrasileiroEscola/tradição: Romantismo

Casimiro José Marques de Abreu foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo.Filho do fazendeiro português José JoaquimMarques de Abreu e de Luísa Joaquina dasNeves, uma fazendeira de Barra de São João, v i ú v a d o p r i m e i r o c a s a m e n t o .