ano x • nº 56 encontros bÍblicos · mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões....

16
ENCONTROS BÍBLICOS OUTUbrO • 2018 ANO X • Nº 56 CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA

Upload: dodung

Post on 24-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

ENCONTROS BÍBLICOSOUTUbrO • 2018

ANO X • Nº 56

CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA

Page 2: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

02

PREPARAR O AMBIENTE: Bíblia, flores, fotos de familiares, uma imagem de Maria (Nossa Senhora do Rosário ou Nossa Senhora Aparecida).

Irmãs e irmãos, iniciemos com alegria nosso primeiro Encontro Bíblico do mês de outubro. Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida pelo ímpeto missionário, quando escutou do anjo Gabriel que seria a Mãe do Salva-dor, e saiu apressadamente para estar com sua prima Isabel. Nesta semana lembrare-mos Maria em seus títulos de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Concei-ção Aparecida. Rezemos, ainda, pelos casais que assumem a missão de testemunhar a Palavra de Deus pelo Matrimônio, cantando:

Deus Pai, amoroso e misericordioso, que une tantos homens e mulheres pelo sagra-do laço do Matrimônio, conceda às nossas famílias o dom do diálogo fraterno, a fim de que nossos lares sejam verdadeiras escolas do amor e da unidade. Dê-nos ainda um coração simples e verdadeiro como o das crianças, para que sejamos dignos do Seu Reino. Amém!

No trecho do Evangelho de Marcos que vamos escutar, Jesus está a caminho de Je-rusalém e se encontra na região da Judeia. Território que era governado por Hérodes Antipas, que havia mandado matar João Batista por ter questionado sua união com He-rodíades, esposa do seu irmão Filipe. Nesse ambiente, os Fariseus colocam Jesus a pro-va perguntando “...se era permitido ao homem divorciar-se da sua mulher.” Colocam em questão um tema polêmico, sobre o matrimônio e o divórcio. Ao retomar a Lei de Moisés (Dt 24,1) e o relato da criação, Jesus indica que o projeto originário de Deus para o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro, para se completarem, para se ajudarem, para viverem o amor, este que é vínculo de união fraterna. Um casal que se ama, precisa construir esse ambiente de diálogo, de paciência, de perdão, para gerar uma família unida e feliz. Jesus, ao final, usa as crianças como modelo de discípu-lo. Com o coração aberto para acolher, sem falsidades e ironias, um coração confiante para se deixarem ser amparados pelos braços dos pais e serem amados. Que a escuta da Palavra faça brotar em nosso coração o desejo de viver um amor que seja grande e verdadeiro, para nos lançarmos ao encontro do outro nosso irmão.

ACOLHIDA1

OrAçãO InICIAL2

PrEPArAr PArA EsCutAr A PALAVrA 3

FAMÍLIA: JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS UMA SÓ CARNE1O ENCONTRO BÍBLICO | 27º semana do tempo comum | De 07/10/18 a 13/10/18

Vem, Maria, vem, vem nos ajudar neste caminharTão difícil, rumo ao Pai. [bis)

Vem, querida Mãe, nos ensinarA ser testemunhas do amor.Que fez do teu Corpo sua morada,Que se abriu para receber o Salvador.

Page 3: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

03

A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós. (bis)1. Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor.2. É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.3. Neste encontro da Eucaristia, aprendemos a grande lição.

Leitura: Evangelho de Marcos 10, 2-16

PARA MEDITAR:a) Qual a importância do Matrimônio para nós? Como a sociedade compreende esse Sacramento?b) Nossas famílias vivem o amor como compromisso duradouro, como aliança que une para eternidade?c) Nosso coração é simples e verdadeiro como o das crianças?

a) Os Fariseus procuravam uma forma de condenar Jesus. Eles o questionaram sobre o divórcio. Jesus indica que o amor é o laço que une o homem e a mulher para toda a vida. Quando existe o amor, o divórcio não se torna realidade. Porém, o amor é como uma planta, precisa ser cuidado, senão morre. Estamos cuidando do amor em nossas famílias? Estamos manifestando esse amor aos nossos familiares?

b) A Lei de Moisés permitia ao homem dar uma certidão de divórcio para mulher em algumas circunstâncias. Alguns interpretavam essa lei de forma que o homem poderia rejeitar a sua mulher até se caso ela não cozinhasse bem. Jesus os condena dizendo que essa lei foi escrita por causa da dureza do coração deles. Eles justifica-vam essa dureza pela lei. Em nossas famílias, quais as justificativas usamos, no tempo de hoje, para não vivermos o amor?

c) Jesus diz que o Reino de Deus é daqueles que são como crianças. Crianças são inocentes, verdadeiras, confiam nos outros. Crianças são puras de coração. São ca-pazes de se lançarem nos braços do pai e mãe, esperando tudo deles, confiam que são amadas. Temos demonstrado amor às crianças de nossas famílias? Somos como crianças, para possuir o Reino?

Com confiança filial, elevemos a Deus as nossas preces, os nossos pedidos:

Todos: Maria, Senhora Aparecida, intercedei por nós!

1. Rezemos pela Igreja, com a missão de anunciar ao mundo o amor de Deus. Para que todo batizado assuma seu compromisso de servir ao Reino, com alegria e otimismo.

2. Rezemos pelas nossas famílias, para que sejam testemunhas da unidade. Que em nossos lares haja mais diálogo, respeito e amor.

APrOfunDAr A PALAVrA5

rEzAr A PALAVrA 6

EsCutAr E MEDItAr A PALAVrA 4

Page 4: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

04

3. Rezemos pelas crianças, para que sejam amadas e cuidadas por suas famílias e nossa comunidade.

(Preces espontâneas)

Pai-nosso

Deus de amor e bondade, abençoai as nossas famílias. Que o marido e mulher se amem e construam um lar feliz. Cumulai-nos de vossos dons para que sejamos no mundo sinal da sua presença. Dai-nos o ímpeto missionário, para sairmos do nosso comodismo e irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados. Maria, Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, intercedei por nós!

“Nós, cristãos, discípulos do Senhor, pedimos às famílias do mundo que nos ajudem. Somos tantos a participar nesta celebração e isso, em si mesmo, já é algo de profé-tico, uma espécie de milagre no mundo de hoje, que está cansado de inventar novas divisões, novas rupturas, novos desastres. Quem dera que fôssemos todos profetas! Quem dera que cada um de nós se abrisse aos milagres do amor a bem da família própria e de todas as famílias do mundo, para assim – estou a falar de milagres de amor – podermos superar o escândalo dum amor mesquinho e desconfiado, fechado em si mesmo e impaciente com os outros! A propósito da palavra «impaciente», dei-xo-vos uma pergunta à qual cada um responderá para si: na minha casa, grita-se ou fala-se com amor e ternura? É uma boa maneira de medir o nosso amor.

Como seria bom se, por todo lado, mesmo para além das nossas fronteiras, pudés-semos encorajar e apreciar esta profecia e este milagre! Renovemos a nossa fé na palavra do Senhor, que convida as nossas famílias para esta abertura; que convida a todos a participarem na profecia da aliança entre um homem e uma mulher, que gera vida e revela Deus. Que nos ajude a participar na profecia da paz, da ternura e do carinho familiar. Que nos ajude a participar no gesto profético de cuidar, com ternura, paciência e amor, das nossas crianças e dos nossos avós.

Toda pessoa que desejar formar, neste mundo, uma família que ensine os filhos a ale-grar-se por cada ação, que se proponha vencer o mal – uma família que mostre que o Espírito está vivo e operante –, encontrará gratidão e estima, independentemente do povo, região ou religião a que pertença.

Que Deus nos conceda a todos ser profetas da alegria do Evangelho, do Evangelho da família, do amor da família, ser profetas como discípulos do Senhor, e nos conceda a graça de ser dignos desta pureza de coração que não se escandaliza do Evangelho. Que assim seja.”

(Papa Francisco na Homilia de 27 de setembro de 2015)

PALAVrA E VIDA8

OrAçãO QuE BrOtA DA PALAVrA 7

Page 5: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

05

Que nenhuma família comece em qualquer de repenteQue nenhuma família termine por falta de amorQue o casal seja um para o outro de corpo e de menteE que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponteQue ninguém interfira no lar e na vida dos doisQue ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonteQue eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!

Que a família comece e termine sabendo aonde vaiE que o homem carregue nos ombros a graça de um paiQue a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calorE que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!Abençoa, Senhor, a minha também. (2x)

Que marido e mulher tenham força de amar sem medidaQue ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdãoQue as crianças aprendam, no colo, o sentido da vidaQue a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhosQue o ciúme não mate a certeza do amor entre os doisQue no seu firmamento a estrela que tem maior brilhoSeja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

PREPARAR O AMBIENTE: Bíblia, uma cruz e em torno dela sejam dispostas repre-sentações de bens materiais (recortes de revistas e jornais, palavras escritas, ou os celulares de todos os presentes, como forma de expressar o desapego).

Queridos irmãos em Cristo, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Hoje uma per-gunta irá nos motivar em nosso encontro: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” É a pergunta do homem rico a Jesus. Abramos nosso coração para encontrar essa resposta, cantando:

O Senhor necessitou de braços para ajudar a ceifar a messeE eu ouvi seus apelos de amor, então respondi: aqui estou! Aqui estou!

CAntEMOs A PALAVrA9

JESUS OLHA COM AMOR E CONVIDA-NOS A SEGUI-LO

2O ENCONTRO BÍBLICO | 28º semana do tempo comum | De 14/10/18 a 20/10/18

ACOLHIDA1

Page 6: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

06

Eu vim para dizer que eu quero te seguir,Eu quero viver com muito amor o que aprendi.

Eu vim para dizer que eu quero te ajudar,Eu quero assumir a tua cruz e carregar.

Senhor Jesus Cristo, Bom Mestre, ensina-nos a sermos despojados dos valores ma-teriais e a cuidar dos mais pobres. Inspira-nos ações concretas para construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos terão voz, vez e lugar. Mostra-nos que a solidariedade é a ponte que nos une e nos garante um tesouro no céu. E que possa-mos deixar tudo para te seguir. Amém!

Um homem ajoelha-se diante de Jesus e pergunta o que deve fazer para ganhar a vida eterna. A tradição do povo de Israel indicava que o cumprimento dos manda-mentos garantiria essa vida de comunhão com Deus. Jesus responde nessa mesma direção e o homem responde que tem observado os mandamentos desde a juventu-de. Nessa hora Jesus reconhece a sinceridade, a honestidade e o desejo pela busca da verdade nesse homem. Então, Jesus olha para ele com amor e dá as indicações para que alcance um outro patamar no caminho para a vida eterna: o desapego. Seguir Jesus Cristo exige o desapego dos bens materiais, que não são ruins em si mesmos, mas que podem gerar o egoísmo e autossuficiência. O caminho do Reino exige a doação de si, do compromisso com os irmãos. As riquezas nos prendem às coisas e nos tornam pobres de espírito. Deixemos a Palavra fecundar nosso coração na vivência da solidariedade.

Leitura: Evangelho de Marcos 10, 17-30

PARA MEDITAR:a) Conhecemos e estamos seguindo os mandamentos?b) Como os discípulos reagiram ao ouvir a resposta de Jesus ao homem rico?c) Quem pode ser salvo?

a) Jesus indica que o caminho para alcançarmos a vida eterna passa pela observância dos mandamentos e pelo desapego dos bens materiais. Nós temos vivido esse desa-pego, atentos aos mandamentos de Deus?

PrEPArAr PArA EsCutAr A PALAVrA 3

OrAçãO InICIAL2

EsCutAr E MEDItAr A PALAVrA 4

APrOfunDAr A PALAVrA5

Eu vim para escutar...

Tua palavra, tua palavraTua palavra de amor

Eu gosto de escutar...Eu quero entender melhor...O mundo ainda vai viver...

Page 7: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

07

b) Jesus olha com amor para o homem rico, pois reconhece nele um bom coração, que deseja seguir Jesus. Ele se colocou com humildade diante de Jesus. Em nosso caminho cristão, estamos buscando viver essa intimidade com o Bom Mestre, Jesus?

c) Os discípulos ficam espantados com as palavras de Jesus sobre o desapego como um passo para a vivência da comunhão com Deus. Acreditam que é um caminho de-safiador, parecendo ser até impossível. Jesus diz que para Deus que tudo é possível. Temos criado essa confiança em Deus?

Na certeza de sermos filhos e filhas, amados e amadas de Deus, elevemos nossas súplicas, confiantes na presença de Deus, que é amor e misericórdia, dizendo:

Todos: Jesus, olhai por nós com amor!

1. Nossas comunidades de fé se constituem como espaço de vivência fraterna. Dai-nos, Senhor, um coração simples para compreender que o Reino se edifica pela nossa unidade, rezemos!

2. Somos um povo peregrino nesta terra. Nossa missão é viver a fraternidade. Que nossas ações sejam sempre movidas pela solidariedade, a fim de vencer o apego às riquezas, abrindo nossos corações aos nossos irmãos, rezemos!

3. O apego aos valores materiais gera corações endurecidos pelo egoísmo. Dai-nos, Senhor, a graça do desapego, para nos revestirmos de sincera humildade e bondade, rezemos!

(Preces espontâneas)

Pai-nosso

Bom Mestre, em toda a nossa vida, temos observado os vossos mandamentos, te-mos nos esforçados para fazer o bem e sermos solidários. Mas as nossas fraquezas nos deixam egoístas, nos fecham em nós mesmos, tornando-nos incapazes de ser solidários. Ensinai-nos a lógica do vosso Reino, para que sejamos dom na vida dos irmãos, que nosso coração saiba partilhar, amar e se entregar em vista da construção de um mundo mais fraterno. Queremos deixar tudo, todos bens materiais, para vos seguir, para estar junto de Vós.

“Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é punhado de areia e, diante dela, a prata, será como a lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos.”

OrAçãO QuE BrOtA DA PALAVrA 7

rEzAr A PALAVrA 6

PALAVrA E VIDA8

Livro da Sabedoria 7, 7-11

Page 8: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

08

Me chamaste para caminhar na vida contigoDecidi para sempre seguir-te, não voltar atrásMe puseste uma brasa no peito e uma flecha na almaÉ difícil agora viver sem lembrar-me de ti

Te amarei, Senhor, te amarei, SenhorEu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti (2x)

Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem respostaEu pensei na fuga esconder-me, ir longe de tiMas tua força venceu e ao final e eu fiquei seduzidoÉ difícil agora viver sem saudades de ti

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitárioPois conheces a minha fraqueza e o meu coraçãoVem, ensina-me a viver a vida na tua presençaNo amor dos irmãos na alegria, na paz, na união

PREPARAR O AMBIENTE: Bíblia, velas, flores e símbolos missionários (sandália, caja-do, cruz, terço).

Quem quiser ser grande, quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. Irmãos e irmãs, nesse encontro somos chamados a vencer a lógica dos poderosos e assumir a humildade como regra de vida. Cantando, iniciemos nosso momento de partilha da Palavra de Deus:

Deus Pai, que em Jesus Cristo revelou ao mundo vosso amor, na humildade da man-jedoura, no serviço da Cruz, concedei-nos a graça de um coração humilde, impulsio-nando-nos a sermos servos por amor aos irmãos. Assim como Vós, que não veio para

CAntEMOs A PALAVrA9

QUEM QUISER SER O PRIMEIRO,SEJA O ESCRAVO DE TODOS

3O ENCONTRO BÍBLICO | 29º semana do tempo comum | De 21/10/18 a 27/10/18

ACOLHIDA1

OrAçãO InICIAL2

Tu te abeiraste da praia,Não buscaste nem sábios nem ricos,Somente queres que eu te siga!

Senhor, tu me olhaste nos olhos,A sorrir, pronunciaste meu nome.

Lá na praia, eu larguei o meu barco,Junto a Ti buscarei outro mar!

Tu sabes bem que, em meu barco,Eu não tenho nem ouro nem espadas,Somente redes e o meu trabalho.

Page 9: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

09

ser servido, mas para servir a dar vida para nos resgatar, que nos tornemos servidores de uma humanidade redimida em vosso amor. Amém!

Dois discípulos de Jesus, os filhos de Zebedeu, Tiago e João, pedem para que seja dado a eles uma posição destaque no Reino. Os outros dez discípulos reagem com indignação. Na verdade, todos os doze discípulos manifestaram o desejo ambicioso de realizar seus sonhos de grandeza, poder e autoridade. Ainda não entenderam a lógica do Reino, que é amor e doação. Jesus insiste em sua catequese mostrando aos discípulos a lógica do seu reinado, onde quem quiser ser o primeiro e o maior, que seja aquele que serve. O Reino de Deus é dom de serviço, de amor, diferente da lógica dos poderosos que tiranizam e exploram os mais pobres. Jesus se coloca como referência de serviço ao dar a sua vida para o resgate de muitos. E convida-nos a seguir seus passos, beber o cálice Dele e ser batizado por Seu batismo. Assim nos associamos a Jesus em sua missão, assumindo nosso batismo.

Toda semente é um anseio de frutificare todo fruto é uma forma da gente se dar.

Põe a semente na terra, não será em vão Não te preocupes a colheita, plantas para o irmão (2x)

Leitura: Evangelho de Marcos 10, 35-45

PARA MEDITAR:a) O que está por trás do pedido de Tiago e João, os filhos de Zebedeu?b) Como entender a indignação dos outros discípulos diante do pedido de Tiago e João?c) Qual a lógica que rege nossa vida: a do desejo de poder ou a do serviço amoroso?

a) Os filhos de Zebedeu se antecipam e pedem a Jesus um lugar de destaque quando chegar a Sua glória. Eles esperavam que o Reino fosse se estabelecer como indicado em Dn 7, 13-14, um reino de poder. Desejam, assim, satisfazer seus sonhos humanos, de ter poder e autoridade. Como nos colocamos no caminho do Reino? Desejamos poder, ser reconhecidos simplesmente ou desejamos ser verdadeiros servidores?

b) Quando Jesus fala do “Cálice” e do “Batismo”, Ele refere-se à associação a sua pró-pria vida. O verdadeiro discípulo é aquele que se põe a seguir os passos de Jesus, no amor e na doação. Estamos nos configurando a Cristo em nossas escolhas?

c) Jesus condena os poderosos que tiranizam e exploram os pequeninos do Reino, e diz que entre nós não deve ser assim pois quem quiser ser grande seja antes o que serve. Estamos assumindo essa atitude de serviço em nossas comunidades?

PrEPArAr PArA EsCutAr A PALAVrA 3

APrOfunDAr A PALAVrA5

EsCutAr E MEDItAr A PALAVrA 4

Page 10: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

10

Irmãos e irmãs, confiantes na bondade de Deus, que nos escuta, elevemos a Ele a nossas preces, dizendo:

Todos: Senhor Jesus, fazei de nós servidores do Vosso Reino!

1. Senhor, nessa semana que celebramos o Dia das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária, ajudai-nos a dar testemunho do Vosso amor, contribuindo com a evangelização dos povos, nós vos pedimos!

2. Senhor, que a nossa contribuição com a Coleta mundial para as Missões alimente a força missionária nos confins do mundo e impulsione a Igreja a ir ao encontro dos pequeninos que estão sob a tirania dos poderosos, nós Vos pedimos!

3. Senhor, ensinai-nos a sermos fiéis servidores do vosso Reino, vencendo em nós a tentação do poder e a vaidade do reconhecimento pelo bem que fazemos, nós Vos pedimos!

(Preces espontâneas)

Pai-nosso

Deus Pai, que nos chama a seguir o Filho Jesus, “que não veio para ser servido, mas servir e dar a vida”, pela força do vosso Espírito, ajuda-nos a sermos discípulos servi-dores e que nosso testemunho fecunde o mundo com amor e bondade, livrando a humanidade do desejo do poder que escraviza e da autoridade que tiraniza.

“Por que o mar é tão grande?Tão imenso?Tão poderoso?

É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.”

(Paulo Roberto Gaefke)

A ti, meu Deus,Elevo meu coração,Elevo as minhas mãos,Meu olhar, minha voz.A ti, meu Deus eu quero oferecer,Meus passos e meu viver,Meus caminhos, meu sofrer.

PALAVrA E VIDA8

OrAçãO QuE BrOtA DA PALAVrA 7

rEzAr A PALAVrA 6

CAntEMOs A PALAVrA9

Page 11: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

11

A tua ternura Senhor vem me abraçar,E a tua bondade infinita me perdoar.Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração.Eu quero sentir o calor de tuas mãos.

A ti, meu Deus,Que és bom e que tens amor,Ao pobre, ao sofredor,Vou servir, esperar.Em ti, Senhor,Humildes se alegrarão,Cantando a nossa canção,De esperança e de paz.

PREPARAR O AMBIENTE: Bíblia, uma cruz com vela ao lado, imagem de São Judas Tadeu (se possível).

Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos a este encontro. Partilharemos a Palavra de Deus, para proclamá-la no mundo pelo nosso testemunho de vida. Que tenhamos a coragem de nos levantar, quando caídos pelas nossas angústias e nossos vícios, e ir até o Mestre, pois Jesus nos chama. Com alegria, iniciemos nosso encontro cantando:

Deus de amor e bondade, acolhei nossa súplica e concedei-nos a graça de vos servir sempre mais e melhor. Que o encontro com vosso amado Filho Jesus nos ensine a enxergar vossas maravilhas, especialmente os sinais do Reino em nossa vida comuni-tária. Ensinai-nos, ainda, a ver e sentir Sua presença em nossos irmãos, especialmente nos mais pobres. Amém!

CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA

4O ENCONTRO BÍBLICO | 30º semana do tempo comum | De 28/10/18 a 03/11/18

ACOLHIDA1

OrAçãO InICIAL2

Seu nome é Jesus Cristo e passa fome,E grita pela boca dos famintos.E a gente quando vê passa adiante,Às vezes para chegar depressa à igreja.

Entre nós está e não O conhecemosEntre nós está e nós O desprezamos

Seu nome é Jesus Cristo e está sem casa,E dorme pelas beiras das calçadas.E a gente quando vê aperta o passo,E diz que ele dormiu embriagado.

Page 12: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

12

Jesus, ao sair da cidade de Jericó, encontra um cego e mendigo, Bartimeu, sentado à beira do caminho. No contexto do povo de Israel, as doenças eram consideradas re-sultado do pecado. E, quanto mais grave o pecado, tanto mais grave seria sua conse-quência. Dessa forma, a cegueira era considerada uma maldição, por limitar a pessoa de ler e estudar a palavra de Deus. Quando Bartimeu ouviu dizer que Jesus estava passando, ele toma consciência de sua condição de miséria e escravidão e clama por Jesus, o Filho de Davi. Ele reconhece que Jesus é o messias e vê Nele a oportunidade de transformar a vida, mesmo diante das pessoas que o repreendiam e queriam que ele se calasse, que continuasse em sua vida miserável. Jesus para, dedica tempo a esse clamor e manda que chamem o cego. E à pergunta de Jesus sobre o que ele que-ria, ele pede a visão, para enxergar um novo caminho, uma nova vida. Graça que ele alcança e, depois desse encontro, larga tudo e passar a seguir Jesus. Torna-se, assim, o modelo no seguimento do Cristo, convidando-nos a abandonar nossas cegueiras para estar junto de Jesus.

Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiçaE tudo o mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia!

Aleluia, aleluia,Aleluia, aleluia, aleluia!

Não só de pão o Homem viverá, mas de toda palavraQue procede da boca de Deus, aleluia, aleluia!

Se vos perseguem por causa de mim, não esqueçais o porquê.Não é o servo maior que o Senhor, aleluia, aleluia!

Leitura: Evangelho de Marcos 10, 46-52

PARA MEDITAR:a) Como podemos dimensionar o sentimento de exclusão sentido por Bartimeu, o cego de Jericó?b) Por que as outras pessoas repreendiam para que Bartimeu se calasse?

a) Bartimeu, cego e mendigo, era tido como um excluído pela sociedade daquele tempo. Uma pessoa que não enxergasse e não pudesse estudar a palavra de Deus era considerada como um amaldiçoado por excelência. Quando ouviu que Jesus passava, ele decide por mudar de vida, por se libertar de suas cegueiras, para ver a vida nova.

PrEPArAr PArA EsCutAr A PALAVrA 3

EsCutAr E MEDItAr A PALAVrA 4

APrOfunDAr A PALAVrA5

Page 13: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

13

Quais as cegueiras que nos impedem de viver uma vida autêntica e feliz?b) Ao gritar por Jesus, o Filho de Davi, Bartimeu, foi repreendido pelas pessoas. Essa atitude demonstra os obstáculos que enfrentamos em nossa vida quando tomamos a decisão por seguir Jesus. Muitas vezes nossos próprios familiares e amigos nos im-pedem de viver plenamente nossa missão, de buscar nossa intimidade com o Cristo. Existem pessoas assim em nossa vida?

c) Mesmo diante das pessoas que o repreendiam, Bartimeu gritou ainda mais alto. Não poderia deixar que esse obstáculo o impedisse de encontrar Jesus. Temos nos esforçado para vencer os obstáculos que nos afastam de Jesus?

d) Ao receber a cura para sua cegueira, Bartimeu larga tudo, mesmo o tudo dele sen-do apenas um manto, e passa a seguir Jesus. Estamos seguindo Jesus? Falamos Dele em nossas atitudes e palavras?

Com a mesma fé e confiança do cego Bartimeu, elevemos a Deus nossos pedidos, comprometendo-nos a seguir Jesus, dizendo:

Todos: Filho de Davi, tem piedade de nós!

1. Senhor Jesus, abençoa a Igreja espalhada pelo mundo inteiro, para que os seus ministros, em comunhão com nosso Papa Francisco, possam iluminar as cegueiras da escravidão com Tua Palavra que gera vida, rezemos!

2. Bom Jesus, dá-nos força para vencer os obstáculos que nos separam de Ti, para que nosso testemunho sempre anuncie teu amor que nos liberta das nossas ceguei-ras, dos nossos pecados, rezemos!

3. Mestre Jesus, conceda-nos a graça da perseverança, para que possamos Vos seguir construindo um tempo de paz e justiça, resgatando todos os excluídos da nossa so-ciedade, rezemos!

(Preces espontâneas)

Pai-nosso

Jesus, filho de Davi, tem piedade de nós, teu povo. Dê-nos sempre te seguir com amor e coragem, para testemunharmos tua presença que liberta e que da vida. Que, ao te encontrar, sejamos revigorados e entendamos que o Reino se vive com man-sidão, leveza e humildade. Ajuda-nos a viver em comunhão com nossos irmãos e irmãs, e que nossas atitudes sempre os encorajem, a fim de que possamos, todos juntos, ir ao teu encontro.

OrAçãO QuE BrOtA DA PALAVrA 7

rEzAr A PALAVrA 6

Page 14: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

14

Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou,jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.Sim, eu quero que o meu Amor ajude o meu irmão a caminhar guiado por tua mão. Em tua lei, em tua luz, Senhor!

Esta terra, os astros, o sertão em paz. Esta flor e o pássaro feliz que vês, não sentirão,não poderão jamais viver esta vida singular que Deus nos dá.

Em minh’alma cheia do amor de Deus, palpitando a mesma vida divinal.Há um resplendor secreto do infinito Ser. Há um profundo germinar de eternidade.

RefeRências

Cardeal Newman - Luz terna suave, em http://www.canticos.org/luz-terna-suave/

FRANCISCO. Homilia do dia 27 de setembro de 2015.

GAEFKE, Paulo Roberto – A Grandeza do Mar, em https://www.pensador.com/frase/NTI3Njcz/

Livro da Sabedoria 7, 7-11, em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=11

expediente

RoteiRo: Padre Wellington Santos

cooRdenação: Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R

Padre Joel Maria dos Santos

secRetaRia executiva: Flórence A. Moreira Rodrigues

Revisão Linguísticae oRtogRáfica:

José Francisco Lima Xavier

pRoJeto gRáficoe diagRaMação:

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte

iMpRessão: O Lutador

PALAVrA E VIDA8

CAntEMOs A PALAVrA9

Que importa se é tão longe, para mim,A praia donde tenho de chegar,Se sobre mim levar constantementePousada a clara luz do teu olhar?

Nem sempre te pedi como hoje te peçoPara seres a luz que me ilumina;Mas sei que ao fim terei abrigo e acessoNa plenitude da tua luz divina.

Esquece os meus passos mal andados,Meu desamor perdoa o meu pecado.Eu sei que vai raiar a madrugadaE não me deixarás abandonado.

Se Tu me dás a mão, não terei medo,Meus passos serão firme no andar.Luz terna, suave, leva-me mais longe:Basta-me um passo para a ti chegar.

(Cardeal Newman)

Page 15: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,
Page 16: ANO X • Nº 56 ENCONTROS BÍBLICOS · Mês que dedicamos nosso tempo e oração pelas missões. Maria foi movida ... o homem e a mulher, é que eles foram criados um para o outro,

www.ARQuiDiOcESEbh.ORg.bR

/Arquidiocese.de.BH @arquidiocesedebh

ENCONTROS BÍBLICOS

Envie uma foto do seu encontRo BíBLico em família ou com os amigos para a gente: [email protected]

Ela poderá ser utilizada nas próximas publicações ou compartilhada nas redes sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Peça o seu exemplar para o próximo mês: 31 3273-8703 | 3422-3441

[email protected]

www.lojacristorei.com.br

31 98766-5532