ano viii - n. 74 - agosto 2018 - distribuiÇÃo gratuita...

12
1 www.jornaldogutierrez.com.br - 99769.1491 Ano VIII - N. 74 - AGOSTO 2018 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Santo Agostinho . Prado . Barroca . Grajaú Alteração de trânsito gera transtorno na região O que em tese deveria ser feito para trazer melhorias surtiu efeito contrário em uma das principais passagens de fluxo de veículos entre os bairros Grajaú, Barroca e Prado, caminho utilizado diariamente por grande parte dos moradores da região, inclusive do Gutierrez. O que antes funcionava Pág 7 de maneira razoável virou agora um verdadeiro caos. Uma mudança que envolveu as Ruas Rio Negro e Pedra Bonita – alterando o sentido do cruzamento da Avenida Amazonas em direção ao Prado – deixou os motoristas muito insatisfeitos, que reclamaram em peso nas nossas redes sociais Novo Site! Jornal do Gutierrez inova mais uma vez e desenvolve um site moderno para os moradores. Plataforma online, adaptada também para mobile (ce- lular e tablete), já está no ar com notícias locais diárias sobre o bairro e região. JG continua sendo jornal regional de Belo Horizonte mais seguido nas redes sociais, tanto no Instagram quanto no Facebook. Pág 12 Perigo no bairro Jardim América Tempo insuficiente do semáforo para travessia de pedestres somada à imprudência de alguns transeuntes torna um dos principais cruzamentos da região palco certo de constantes atropelamentos. Assustados, moradores locais Pág 6 Pág6 Evento Barroca Tênis Clube realizou feijoada em julho Dia dos Pais Veja expectativa do comércio para a data Pág 10 Regional Oeste Supressão de árvores ameçadas foi debatida por Comissão Pág 5 sobre mais esta pérola da empresa que controla o trânsito em BH. Indignados e sem entender o motivo das alterações, moradores alertaram para os graves problemas que começaram a surgir após a mudança, cujos detalhes você verá na matéria a seguir. avisaram autoridades, que resolveram fazer reunião de emergência para tentar buscar alternativas em curto prazo para o problema.

Upload: trantuyen

Post on 12-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

www.jornaldogutierrez.com.br - 99769.1491 Ano VIII - N. 74 - AGOSTO 2018 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Santo Agostinho . Prado . Barroca . Grajaú

Alteração de trânsito gera transtorno na região

O que em tese deveria ser feito para trazer melhorias surtiu efeito contrário em uma das principais passagens de fluxo de veículos entre os bairros Grajaú, Barroca e Prado, caminho utilizado diariamente por grande parte dos moradores da região, inclusive do Gutierrez. O que antes funcionava Pág 7

de maneira razoável virou agora um verdadeiro caos.

Uma mudança que envolveu as Ruas Rio Negro e Pedra Bonita – alterando o sentido do cruzamento da Avenida Amazonas em direção ao Prado – deixou os motoristas muito insatisfeitos, que reclamaram em peso nas nossas redes sociais

Novo Site!Jornal do Gutierrez inova mais uma vez e desenvolve um site moderno para os moradores. Plataforma online, adaptada também para mobile (ce-lular e tablete), já está no ar com notícias locais diárias sobre o bairro e região. JG continua sendo jornal regional de Belo Horizonte mais seguido nas redes sociais, tanto no Instagram quanto no Facebook.

Pág 12

Perigo no bairro Jardim AméricaTempo insuficiente do

semáforo para travessia de pedestres somada à imprudência de alguns transeuntes torna um dos principais cruzamentos da região palco certo de constantes atropelamentos. Assustados, moradores locais

Pág 6Pág6

EventoBarroca Tênis Clube realizou feijoada em julho

Dia dos PaisVeja expectativa do comércio para a data

Pág 10

Regional OesteSupressão de árvores ameçadas foi debatida por Comissão

Pág 5

sobre mais esta pérola da empresa que controla o trânsito em BH. Indignados e sem entender o motivo das alterações, moradores alertaram para os graves problemas que começaram a surgir após a mudança, cujos detalhes você verá na matéria a seguir.

avisaram autoridades, que resolveram fazer reunião de emergência para tentar buscar

alternativas em curto prazo para o problema.

2

Injeção de ânimoPor Rodrigo [email protected]

O mês de agosto, seguido da volta às aulas e do f im das fér ias, t raz novo ânimo para o desenvolvimento da região, bem como indica um novo momento para o comércio local , a começar pela data do Dia dos Pais. Com retorno def ini t ivo da vida comercial mais at iva no bairro e na cidade, agos-to marca o início do período mais aquecido do ano para a economia, um al ív io para quem ainda espera que 2018 possa ser um bom ano, com um impacto me-nor possível da cr ise econômica e de confiança que se instalou no país nos últ imos anos.

De agora até dezembro, é hora de tentar invest ir, arr iscar e buscar não só minimizar os danos de um primeiro semestre complicado, mas apostar em es-tratégias e soluções que possam gerar resultados sa-t isfatór ios neste momento de incerteza. Este período agitado traz também a volta do caos que já estamos acostumados em um bairro que já foi um dia pacato e “ inter iorano”. É preciso ainda mais paciência para se conviver em um espaço cada vez mais movimentado e que traz alguns paradoxos: bom para se viver, com tudo que você precisa, mas também onde se é preciso tomar cada vez mais cuidados com a violência urbana.

Preocupando-se sempre com a qual idade de vida dos moradores, na revital ização dos espaços públi-cos, na segurança e na harmonia entre a v iz inhança, o JG traz mais uma edição com atuações diretas nestas questões, sempre a gosto dos próprios lei tores, que nos sugerem boa parte das pautas e das demandas que acreditam ser urgentes na região.

Este mês, o destaque vai também para as questões que afetam a vida de todos, como as mudanças no trânsito, perigos nas ruas e a necessidade de manu-tenção e cuidado dos espaços públicos, como a Praça Leonardo Gutierrez. E não se esqueça: as promoções e novidades das lojas mais bacanas da região, que são nossas parceiras, também estão aqui , com aquele “tempero” local que você já conhece. Que o mês seja promissor, que comecemos esta nova etapa com o pé direi to e um ótimo Dia dos Pais a todos!

Papelaria OpusRua André Cavalcanti, 583

Gutierrez CenterPraça L. Gutierrez, 195

Círculo MilitarAv. Raja Gabaglia, 350

Barroca Tênis ClubeRua Américo Macedo, 348

Praça Leonardo GutierrezParóquia e Banca do Grande

Panificadora RomaninaRua Turqueza, 721 - Prado

Boníssima DelikatessenAv. Raja Gabaglia - Gutierrez

Regional Oeste PBHAv. Silva Lobo - Grajaú

* Bancas, lojas de conveniência e supermercados da região

O Jornal do Gutierrez é uma publicação da: Rodrigo Scapolatempore MachadoCNPJ: 13.563.641/0001-04

[email protected]@jornaldogutierrez.com.br

EXPEDIENTEEditor ResponsávelRodrigo Scapolatempore - MTb 11.118/MG - JP

Diretora Vivian Coelho (31) 99769.1491

ImpressãoO Tempo Serviços Gráficos - (31) 2101.3807

Tiragem5.000 exemplares

Distribuição gratuita

Comercial: (31) 9 9769.1491www.jornaldogutierrez.com.br

Jornal do Gutierrez

@jornalgutierrez

O conteúdo das propagandas aqui veiculadas é de inteira e ex-clusiva responsabilidade dos respectivos autores e anunciantes envolvidos, conforme os artigos 45 e 49 do capítulo IV do Códi-go Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.*As fotos sem crédito são de produção própria do jornal, com todos os direitos reservados.

Edição anterior

Pontos fixos de distribuição:

FALA MORADOR

Flagra! Paineira de quatro décadas na mira da Prefeitura

* A participação dos moradores é essencial para a gente! Nos envie fotos, vídeos e notícias em tempo real,

marque @jornalgutierrez no Instagram e use nossas hashtags #curtaseubairro, #instagutz, #jornaldogutierrez

Estamos solicitando a colaboração do Jornal do Gutierrez no sentido de impedir o corte de uma Paineira de mais de 40 anos. A árvore está situada na Praça Maria José Laviola, ao lado do Supermercado BH, no bairro Grajaú. A afirmação é da moradora Amaziles Ornellas.

“Estamos de acordo com a revitalização da praça (que se faz necessária), desde que não haja a supressão dos bancos nem o corte dessa árvore, a única existente neste local. Agradecemos pela atenção ao nosso pedido. Obrigada mais uma vez”, diz no comunicado ao JG.

Para mandar sua foto de algum flagra do bairro ou região, o email é [email protected]. Mande também via direct pelo Instagram @jornalgutierrez. Coloque informações adicionais, como localização, envolvidos, seu nome e profissão e detalhes do acontecimento.

Capina no Grajaú

Na quarta, 18/07, a Prefeitura promoveu capina nas ruas Pra-tápolis e Barbosa Resende, no Grajaú. Só que não recolheu o mato cortado, deixando um monta na esquina. No dia se-guinte ocorreu a varredura quinzenal das ruas e os funcioná-rios responsáveis pela limpeza também ignoraram o monte de mato cortado. Como faço para fazer isso chegar até a pre-feitura? Grato pela atenção.

Luiz Miranda

Praça Leonardo Gutierrez

Olá. Quero dar uma sugestão. Moro perto da Praça Leo-nardo Gutierrez. Uma pracinha que precisa ser revitalizada. Seus brinquedos estão mal conservados, piso irregular pre-cisando ser restaurado. Ponto nobre do bairro, recebendo em seu redor vários estabelecimentos comerciais. Sei que a situação com os cofres públicos está complicada, mas par-cerias com empresas privadas poderiam ser incentivadas. Fica a dica.

Rosângela Maria

3

Pracinha pede socorro

Parte da história e símbolo do bairro, a Praça Leonardo Gutierrez é o maior palco de confraternização local entre os moradores. A famosa Pracinha do Gutz é endereço certo quando há festas da Paróquia, encontros de amigos antigos, eventos musicais e gastronômicos (como os food trucks), além de ser um ambiente acolhedor que recebe crianças, idosos e até mesmo pessoas que desejam fazer atividades físicas.

O problema é que, mesmo com toda esta importância, a praça continua precisando de reformas, manutenção constante de jardinagem, limpeza e, principalmente, a troca e adequação dos brinquedos (foto) e da modernização dos aparelhos de ginástica, já defasados.

Indignados com o descaso, os moradores reclamam. O morador Danilo Maia, que nos enviou esta imagem do brinquedo, denunciou

a situação da praça, já que o local recebe boa parte das crianças e idosos locais. “Lamentável! Pontas de ferro enferrujadas, lascas de madeira, pregos soltos!”, salienta para os perigos.

Segundo ele, não é só a questão estética, mas uma condição de segurança. “Precisamos rever urgente a qualidade destes brinquedos, que deveriam estar em perfeitas condições para nossos pequenos”, finaliza. A Prefeitura, conforme informações da Regional Oeste, não deu previsão de algum projeto de impacto para o local.

Para Rosângela, que mora nos arredores, é necessária uma urgente revitalização. “Seus brinquedos estão mal conservados, piso irregular precisando de restauração. É um ponto nobre do bairro, com vários estabelecimentos comerciais em volta”, afirma.

BAIRRO

TradiçãoConsiderada uma espécie de

centrinho local, um reduto familiar e interiorano, que guarda tradições e costumes típicos dos moradores mais antigos da região e se renova como um símbolo da união da vizinhança. Esta é uma das definições da Praça Leonardo Gutierrez.

Espaço de referência, o local reúne a velha guarda e a juventude, e resiste bravamente com seu verde e árvores de vegetação típica à expansão urbana pela qual viveu o Gutierrez nas últimas décadas. Ponto de encontro de aposentados, de comerciantes conhecidos e praticamente a “sede simbólica” da paróquia. Tudo isso pode ser atribuído a este local tão querido, que faz parte não só da história regional, mas de Belo Horizonte.

Coração, símbolo do bairro e ponto de encontro da família, juventude e da velha guarda, Praça Leonardo Gutierrez está largada

www.fundacaotorino.com.br/centrodelinguas

www.facebook.com/centrodelingua

Aprenda italiano, vivenciando a cultura, ou inglês, experimentando a metodologia da Universidade de Oxford.

COMECE NO CENTRO DE LÍNGUAS DA FUNDAÇÃO TORINO, REFERÊNCIA NO ENSINO DE IDIOMAS. Aulas particulares ou em turmas. Você escolhe!

3289-4239Unidades: Prado,

Praça da Liberdade e Belvedere

MatRiCulAs AbeRtAs!

5

Supressão de árvores de grande porte será averiguada em visitas técnicas

MEIO AMBIENTE

A necessidade da supressão de árvores de grande porte que apresentam risco de queda iminente motivou o requerimento de três visitas técnicas aprovadas na terça-

feira (17/7) na Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. A realização de audiência externa para debater a situação do antigo ACM Recanto, no Bairro Betânia, e o

pedido de diligência do relator a PL que dispõe sobre licenciamento de bancas de revista receberam votação favorável.

Acolhendo requerimento do

vereador Irlan Melo (PR), foram aprovadas duas visitas técnicas para verificar a situação de árvores de grande porte que, segundo denúncias de moradores, estariam correndo o risco de cair. No dia 2 de agosto, os vereadores visitaram um imóvel na Rua José de Araújo Fernandes, no Bairro Salgado Filho, a pedido dos proprietários, já idosos.

Segundo eles, a Prefeitura se recusa a suprimir o espécime e também não autoriza sua retirada pelos próprios moradores. Na semana seguinte, será verificado o risco de queda de outra árvore, na Rua Benjamim Flores, Bairro Cinquentenário, cujo tronco estaria completamente oco, demandando sua supressão em caráter de urgência. As visitas deverão ser acompanhadas por representantes das Regionais, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

BetâniaA situação de uma área de

preservação permanente localizada

no Bairro Betânia, Regional Oeste, será tema de audiência pública externa no próximo dia 1º de agosto. O terreno de aproximadamente 28 mil m², situado na Av. Tereza Cristina, teria sido abandonado pela Associação Cristã de Moços (ACM), que mantinha um clube no local. O local já foi objeto de duas visitas técnicas e de uma audiência pública da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público estadual; na ocasião, foram acordados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com o ente privado e o Município, que não teriam sido cumpridos até o momento.

Espécimes situam-se em três pontos da Regional Oeste e apresentariam risco de queda

6

TRÁFEGO

Atropelamentos preocupam moradores no Jardim América

Via de grande circulação no Bairro Jardim América, na Regional Oeste, a Avenida Barão Homem de Melo, no cruzamento entre as Ruas Gustavo Cândido de Souza e Tibiriçá, tem sido palco de constantes atropelamentos, de acordo com denúncias e relatos apresentados recentemente por moradores da região.

Para verificar a situação, a

Importante cruzamento da Avenida Barão Homem de Melo registra alto número de acidentes

PBH.GOV.BR

SuBstituiçãO de toda a iluminaçãO púBlica poR lâmPadaS de lEd.

A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando sério para melhorar a iluminação pública da nossa cidade.

Estamos substituindo 180 mil pontos de iluminação convencional por lâmpadas de LED, que iluminam mais, duram mais e consomem menos.

O trabalho de substituição será realizado em toda a cidade e está bem adiantado.

35 mil pontos já foram instalados nas regiões de Venda Nova, Norte e Barreiro, as mais populosas de Belo Horizonte.

Essa é uma cidade de verdade e que tem trabalhado sério para resolver os problemas de verdade.

OBRas paRa deixar a cidade maiS iluminada E seguRa.

rua JOãO GualBErto de aBrEu VENDA NOVA

Trabalho adiantadonas regionais Venda Nova,Norte e Barreiro.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário fez uma visita técnica ao local no dia 27 de julho, quinta-feira, após a denúncia dos moradores. A atividade foi aberta à participação de qualquer cidadão interessado. No encontro, foram avaliadas as causas das ocorrências e debatidas propostas de nova sinalização e alterações no

tempo do semáforo.

CausasDe acordo com a comunidade,

um dos principais motivos para os constantes acidentes no cruzamento das vias seria o tempo da sinalização de pedestres, considerado insuficiente para a travessia. Ainda de acordo com os moradores, vários atropelamentos ocorridos no local já resultaram em mortes.

Para evidenciar o problema e provocar o Poder Executivo a tomar medidas urgentes, a visita contou com a presença do diretor presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Bouzada.

*Superintendência de Comunicação Institucional

EVENTO

Barroca realiza suatradicional Feijoada

O Barroca Tênis Clube, com sede localizada na Rua Américo Macedo, no Gutierrez, é um dos mais tradicionais clubes de Belo Horizonte. Parte da infância e juventude de boa parte dos moradores locais, o Barroquinha, como é conhecido carinhosamente, continua sendo ponto de encontro das antigas turmas do bairro.

Para selar esta premissa, o clube realizou a tradicional Feijoada BTC 2018 no dia 21 de julho, sábado, que durou do período da tarde até o início da noite. Com show de música ao vivo e presença marcante de idosos e crianças, a confraternização foi uma verdadeira celebração da família da região, regada a uma boa cerveja e a uma deliciosa feijoada preparada por quem entende.

TradiçãoVale lembrar que as festas do

Barroca, desde a década de 1960, são famosas por toda a cidade e marcaram época no Gutierrez e região. Reveillon, Festa Junina, Garota Piscina e muitas outras comemorações estão marcadas na memória e no coração dos moradores do Gutz.

O Barroca já completou 60 anos e, recentemente, passou por um processo de revitalização e reequilíbrio financeiro, através de uma parceria com uma construtora que comprou parte do terreno do clube, levantando capital e quitando antigas dívidas.

7

Mudança na circulação complica trânsito local

O entorno da Avenida Amazonas na região dos bairros Barroca e Prado ganhou mudanças feitas recentemente pela empresa que controla o trânsito em Belo Horizonte, a BH Trans. Anteriormente, quem vinha do primeiro e queria seguir para o segundo atravessando a via podia fazê-lo pela Rua Rio Negro.

Agora, a travessia foi fechada e transferida para a Rua Pedra Bonita, paralela, que ganhou um semáforo no cruzamento, como você pode ver no mapa. A Rua Rio Negro passou a dar acesso apenas para Avenida Amazonas no sentido Centro.

O problema é que a Rua Pedra Bonita, mais estreita, passou a receber fluxo intenso, o que está causando transtornos para quem quer cruzar para o Prado, trajeto que, inclusive, não é feito diretamente pela própria rua, sendo necessário virar à esquerda na Amazonas e então pegar a Rua Rio Negro novamente na entrada do Prado. No mínimo, confuso.

ConfusãoPelo visto, a repercussão não

foi positiva por parte de grande parte dos moradores que transitam pelo local. Para a moradora Jessica Bortot, a mudança piorou um fluxo que de certa forma ocorria normalmente. “Ficou horrível. E agora ao invés de atravessar direto, você tem que entrar na Avenida Amazonas e ir para a pista de ônibus para virar para a Rio Negro. Em horário de pico então, ficou um caos!”, opinou.

Segundo Christiane Valente, o que era normal foi piorado. “Ficou muito ruim mesmo. Piorou todo o trânsito na região, não consigo

ver explicação para o que fizeram”, afirmou. Débora Araújo também deixou seu registro. Para ela, ficou péssimo. “Sabe aquela famosa frase de que nada que esteja tão ruim que não possa piorar? Pois é. Ficou assim, cada vez pior o trânsito”, disse. Fernanda Barcelos acrescentou: “Um verdadeiro absurdo, sem justificativa”.

No Instagram do JG (@jornalgutierrez), a indignação foi unanimidade entre os moradores, que estão perplexos com a implantação de uma engenharia de tráfego pouco inteligente na região. “Quando vi esta alteração fiquei meia hora tentando entender qual era o problema que eles pretendiam melhorar e não consegui”, acrescentou o morador Matheus Santiago.

Outra moradora, que passa todos os dias no local, Tatiana foi categórica. “Ficou péssimo. Agora está tendo muito congestionamento e já começou a ter acidentes. Um dia desses houve uma batida entre uma moto que descia a Rua Campos Elíseos e um carro que atravessou o cruzamento da Rua Pedra Bonita”, complementou.

Outra mudança ocorreu na Rua Chapecó, entre Amazonas e Brumadinho, que passa a ser mão única. O ponto de ônibus que existia na Amazonas 3.484, entre Pedra Bonita e Rio Negro (sentido Bairro), foi desativado.

TRÂNSITO

Rua Rio Negro não cruza mais a Avenida Amazonas, sentido Barroca-Prado

8

Você já conhece a bolsa febre do verão gringo?

MODA

Se você tem instagram e segue as fashionistas, provavelmente já viu essa bolsa de bambu. O nome dela é Ark Bag. Desenvolvida pela marca norte americana Cult de Gaia.

Em cada 10 fashionistas gringas, 9 já postaram seus looks com essa bolsa. A Ark Bag ou arco de bambu virou febre na Rede Social.

A criadora A criadora, Jasmin Larian, disse que se inspirou num modelo vintage de bambu que

encontrou. O modelo se encontra esgotado, mas encontramos replicas por aqui. O valor da bolsa nos sites internacionais a média é de $130,00. Site: https://www.modaoperandi.com

Por aqui encontramos modelo parecido no site: https://www.

Lipocavitação

/ Depilação a laser

Bele Machado - blogueira do blog

Garota Te Conto Tudo

itbagbrasil.com.br/Não apenas a bolsa e bambu

estão na moda, mas a bolsas de palha também está presente para nossas produções do dia a dia deixando de ser apenas uma bolsa de praia.

9

Aventuras e encantos no páis da copa, Rússia

A Copa do Mundo acabou e nós te convocamos para continuar batendo uma bola no incrível país do strogonoff, das matrioskas, do balé Bolshoi dentre outros encantos da Rússia. A primeira dica é para o bolso: você que não foi durante a Copa, comemore, pois irá gastar bem menos e aproveitar todo legado deixado pelo evento da FIFA. Seguindo na linha economia, ao chegarmos no aeroporto internacional, prevaleceu a ousadia do lado feminino do casal e acabamos embarcando na aventura de chegar ao nosso hotel pegando transporte público sem entender uma palavra sequer de russo e do alfabeto cirílico, a mímica e empatia funcionaram – bom lembrar

que por lá poucos entendem inglês – e valeu muito a pena! Acabamos nos ambientando com a lógica do incrível metro russo - lotado, maravilhoso e “super” subterrâneo que utilizamos muito nos dias seguintes - fugimos dos grandes engarrafamentos e ainda economizamos bons rublos – moeda local – que foram convertidos em strogonoff da melhor qualidade!

Ficamos muito bem acomodados no Metropol Hotel, localizado a alguns passos da indescritível Praça Vermelha e do teatro do Bolshoi. Chegamos ao hotel e já era noite na capital russa, mas isso não foi empecilho para deixarmos as malas no quarto e partir a pé, cerca de dois minutos de caminhada, rumo a famosa

praça palco de grandes eventos históricos. De repente viramos para o lado esquerdo e lá estava ela, a famosa e imponente Praça Vermelha, com uma área de quase quatro campos oficiais de futebol cercada de um lado pelo Kremlin – centro político e administrativo do país - e do lado oposto, o shopping GUM, antigo mercado soviético e hoje um dos shoppings mais luxuosos do mundo! Fechando o quadrilátero da praça, temos o marco zero da cidade, um famoso prédio vermelho que é o Museu de História e de frente a ele, a icônica e impressionante Catedral de São Basílio com suas cúpulas aceboladas e coloridas destacando-se no complexo pela impressionante beleza que realmente nos deixou deslumbrados, parece de brinquedo, saída de um filme de conto de fadas. Depois de algumas fotos à noite voltamos para o hotel, pois no dia seguinte

TURISMO

voltaríamos ao local para explorarmos com mais calma.

Bem cedinho pulamos da cama e mais uma surpresa: NEVE!!! Foi difícil acreditar porque não era época para isso. Um verdadeiro presente que fez os olhos do lado masculino do casal milhas, que nunca tinha visto neve e sempre quis pisar na Praça Vermelha, brilhar, aquele resgate da surpresa no olhar de uma criança, coisas que viagens nos proporcionam a todo momento. Gratidão! Fomos correndo para a praça registrar esse momento, brincar, congelar, lógico!

Começamos nosso tour pelo mausoléu do Lenin. A fila é inevitável, mas bem rápida, pois a visita é controlada com uma breve caminhada em torno da câmara que conserva perfeitamente o corpo do líder soviético desde a década de 70. De lá fomos ao GUM. Detalhe: ficamos impressionados como a história deixa marcas, nas

LCMPa r q u i t e t u r a

RESIDENCIAL COMERCIAL DESING DE AMBIENTES

LEONARDO COELHO & MARINA DE PAULO

www.lcmparquitetura.com Rua Maria Macedo, 233, Sala 704, Nova SuissaBelo Horizonte - MG

(31) 99564-1491 | (31) [email protected]

Tatiane Abreu e Tadeu Barros, moradores do Grajaú

@casalmilhas

Casal Milhas

[email protected]

entradas dos ambientes públicos se passa por revista e detectores de metais, inclusive no shopping. No GUM vale experimentar o famoso picolé com padrões de qualidade datados da antiga URSS na década de 40. Outra experiência gastronômica dentro do shopping fica por conta do tradicional strogonoff, uma delícia! Do shopping saímos em direção a um sonho: conhecer de perto a Catedral de São Basílio! Essa visita e outras dicas ficam para o próximo mês. Até mês que vem e muitas milhas!

10

BH Fight2526.9085

Rua Contria, 1439Grajaú

BH Fight Team2526.0396

Rua Peperi, 291Nova Granada

31 8205.6080 @bhfight facebook.com/academiabhfight

✓ Muay Thai✓ Boxe✓ MMA✓ Jiu Jitsu (adulto e infantil)

✓ Taekwondo (adulto e infantil)

✓ Capoeira (adulto e infantil)

✓ Muay Thai✓ Boxe✓ MMA✓ Jiu Jitsu (adulto e infantil)

✓ Taekwondo (adulto e infantil)

✓ Capoeira (adulto e infantil)

✓ Funcional Fight✓ Musculação✓ Kids✓ Krav Maga✓ Kick Boxing✓ Judô Infantil

✓ Funcional Fight✓ Musculação✓ Kids✓ Krav Maga✓ Kick Boxing✓ Judô Infantil

✓ Zumba✓ Musculação✓ Spinning✓ Localizada✓ Treino Funcional✓ Pilates✓ GAP

✓ Zumba✓ Musculação✓ Spinning✓ Localizada✓ Treino Funcional✓ Pilates✓ GAP

BH Fight2526.9085

Rua Contria, 1439Grajaú

BH Fight Team2526.0396

Rua Peperi, 291Nova Granada

Confeitaria Afetiva

A pergunta tem surgido com frequência desde o dia em que abrimos as portas da Doce Leva. Vou tentar respondê-la e contar um pouco sobre por que abrir meu primeiro negócio, uma confeitaria afetiva.

Cresci colocando a mão na massa do pão de queijo sovado pela minha avó. Observava como ela fazia para enrolar cada um e tentava copiá-la. Tanto amor só poderia dar em coisa boa. O afeto na cozinha se expressa no cuidado com os detalhes em cada etapa do processo culinário. Desde a escolha dos ingredientes à paciência para esperar o tempo certo, a atenção plena na panela fazem toda a diferença. O resultado é sentido com prazer, o afeto se transforma em sabor.

Quando optamos por fazer a receita do zero e usar ingredientes frescos, ao invés de substitutos

industrializados, nos aproximamos de uma cozinha mais afetiva. Parece simples, e é! Quer dizer, deveria ser. No entanto, me surpreendi ao descobrir que na confeitaria isso não era tão comum como imaginava.

Vamos usar o creme de confeiteiro como exemplo. Base de vários recheios na confeitaria clássica, são necessários quatro ingredientes para prepará-lo: gemas, leite, amido e açúcar. Ainda assim, muitos cremes por

aí são feitos a partir de misturas pré-prontas, finalizadas no microondas. Dessa forma, certos cuidados com o processo são deixados de lado, como a qualidade dos insumos, a quantidade de açúcar, o uso de saborizantes naturais. É como se o arroz com feijão do dia-a-dia fossem comprados enlatados. Difícil de imaginar isso acontecendo na casa da minha avó.

Precisamos resgatar o valor de um doce bem feito, com qualidade e afeto. A confeitaria merece um espaço de destaque em nossos paladares. A começar por um creme de confeiteiro artesanal saborizado com laranja, café ou o que tiver de melhor na geladeira. Espero contribuir para que isso aconteça compartilhando minha paixão pelos doces no bairro onde cresci.

Por Isabela Guimarães

EMPRESA

Isabela Guimarães

ECONOMIA

Cinco em cada dez consumidores de BH vão presentear no Dia dos Pais

Metade dos belo-horizontinos (51,9%) pretendem presentear no Dia dos Pais deste ano, de acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com consumidores da capital.

Em 2017, este percentual era de 69%, o que indica que os consumidores estão mais cautelosos na hora de ir às compras. “Mesmo com a melhora de alguns indicadores econômicos, como taxa de juros e inflação, o cenário econômico do País ainda é instável. No segundo trimestre de 2018, tivemos a greve dos caminhoneiros que impactou, negativamente em todos os setores da economia e abalou a confiança dos consumidores”, justifica o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.

A estimativa da CDL/BH é que R$ 1,81 bilhão seja injetado no comércio da capital em função da data e a expectativa de crescimento é de 1,98% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os 48,1% que disseram que não irão comprar presentes, 40% afirmaram que o motivo para isso são os problemas financeiros (falta de dinheiro/corte nos gastos,

desemprego e endividamento) .“Esse comportamento é ainda mais evidente entre os consumidores da classe E, em que 41,5% disseram que não vão presentear pois ainda estão com pendências financeiras ou desempregadas”, comenta Falci.

Perto de casaDe acordo com 59% dos

entrevistados, o local escolhido para adquirir o presente para o Dia dos Pais será em estabelecimentos que fiquem perto de suas casas. Já 27,6% preferem próximo ao trabalho. O shopping center foi à opção citada por 54,7% dos consumidores como lugar ideal para a realização das compras, seguido pelas lojas de rua em centro comercial (36,6%).

TíqueteO tíquete médio dos presentes

deste ano deve ser de R$ 113,39. O valor é 5,56% maior do que o registrado no ano passado. De acordo com o tipo do produto escolhido, o valor desembolsado pelo consumidor pode variar. Quem for presentear com eletrodomésticos irá desembolsar o maior valor, o tíquete médio para estes itens será de R$ 313,64. A compra de relógios deve girar em torno de R$ 225,01. Já os menores valores pagos serão em roupas (R$ 98,95) e bombons (R$ 50).

Os consumidores, que estão

dispostos a desembolsar um valor mais alto nesse Dia dos Pais, pertencem a Classe A/B (R$ 144,65). Já entre os gêneros, o tíquete médio dos homens será um pouco mais alto (R$ 109,05) que o das mulheres (R$ 108,64). Na abertura da pesquisa

por faixa etária, as pessoas entre 55 e 64 anos são os consumidores que apresentaram o maior valor para o tíquete médio (R$ 134,73). Já os que pretendem desembolsar o menor valor são as pessoas de 25 a 34 anos (R$ 83,34).

O dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada pela maioria dos consumidores (35,9%). Já 30,2% dos consumidores vão optar pelo cartão de débito. “A taxa de desemprego no País ainda está elevada, e as pessoas estão evitando situações que possam gerar o endividamento. Por isso eles estão optando pela compra do presente à vista, pagando em dinheiro”, esclarece o presidente da CDL/BH. Entre aqueles que vão dividir o pagamento no cartão de crédito (21,4%), a maioria fará em três prestações (12,5%). As outras formas citadas foram: à vista no cartão de crédito (10,6%) e parcelado no cartão da própria loja (1,9%).

PreferênciaO produto mais procurado

neste Dia dos Pais para presentear serão as roupas, conforme 38,8% dos entrevistados. “A escolha pelas roupas se deve ao fato da grande variedade de produtos e preços disponíveis para escolha”, afirma Falci. Os calçados e acessórios também estão entre os itens mais procurados (35,4%). Em seguida, aparecem os perfumes/artigos de barbearia (9,4%); material esportivo (5%); vinhos/bebidas (3,8%); bombons (2,4%); utensílios domésticos (1,6%); eletrodomésticos/eletrônicos (1,4%); livros (1,1%); relógios (0,4%) e não responderam (0,6%).

Consumidor prefere por comprar perto de casa para data que deve gerar R$1,8 bilhão

Doce Leva chega com proposta diferenciada no bairro; charmosa cafeteria oferece um ambiente acolhedor

11

OPINIÃO

, impermeabilizações

Reconhecimento às ações solidárias na região

Uns dizem 1.000 (mil), outros dizem 5.000 (cinco mil), e ainda outros confirmam 10.000 (dez mil) habitantes no Morro do Cascalho, comunidade que faz parte do Conglomerado Morro do Cascalho. A região se estende de cima para baixo: do conhecido ‘campão’ de areia, próximo à Polícia Federal, até a Avenida Silva Lobo. Alguns consideram que continua, até um pouco depois da Avenida, chegando até a Cruz de Malta.

No que diz respeito a projetos, o Morro das Pedras dá um show! Gostaria de ressaltar os trabalhos da Cruz de Malta, da Casa do Pequeno Cristo, da Capela Nossa Senhora Aparecida, e do Teatro/Encenação de Páscoa promovido pelo grupo Filhos da Misericórdia.

A Cruz de Malta atende entorno de 600 famílias! Entre jovens, adolescentes, crianças e idosos também. Lá acontece de tudo. Artesanato, costura, música, dança, esporte. Uma menção para a diretora Elizabeth, que está à frente do projeto há tantos anos com tanto empenho. A Cruz de Malta merece uma matéria mais detalhada e especial, dedicada para apresentar os vários projetos que promovem em prol da comunidade. Quem sabe numa próxima edição!

A Casa do Pequeno Cristo também faz um trabalho lindo com entorno de 80 crianças, através do

reforço escolar, aulas de música, esporte e formações.

Há três anos o jovem Matheus fundou o grupo Filhos da Misericórdia, fazendo o belo trabalho de encenar o teatro da Paixão de Jesus. O primeiro ano veio cheio de dificuldades e desafios, mas hoje, após três anos de atuação, o grupo conta com mais de 100 voluntários que servem em um roteiro de peça complexa. Também organizam a missa da Alvorada. E vislumbram outra peça para o natal. O interessante deste projeto é a capacidade de integrar moradores do Gutierrez e do Morro do Cascalho, que participam como atores da peça. Uma oportunidade real de harmonia entre as duas regiões, com realidades sociais distantes.

Acrescento, por fim, que desde os meus 14 anos de idade (há 16 anos) frequento aquela região. Inicialmente foi como jovem Vicentino, fazendo o trabalho de visitação das casas de famílias em situação de necessidade emergencial. Distribuíamos

alimento, roupas, oração e uma palavra de orientação para elevar a dignidade da família. Também procurávamos um trabalho no caso de desemprego dos familiares. Hoje os vicentinos da região continuam esta missão, são mais de 200 famílias

Danilinho MaiaEngenheiro e morador do bairro há 29 anoswww.danilinhomaia.com.br

atendidas semanalmente, e mais de 100 vicentinos bem dispostos.

Bom, há muito para se dizer sobre o Morro do Cascalho. É necessário admitir que existe um contexto social difícil por lá também. Existe violência. E existe também

uma realidade com a qual não gostamos de lidar. Mas existe muita luz, muita gente batalhando pelo bem, pelo futuro, pelas crianças, pela educação.

E é nisso que devemos focar e direcionar os holofotes!

12

DIGITAL

Novo site do Jornal do Gutierrez já está no ar com muitas novidades

No mês de julho, o novo site www.jornaldogutierrez.com.br chegou com um novo layout e proposta para abastecer os moradores de notícias sobre o bairro e a região. Eventos, trânsito, denúncias, flagras e muito mais do Gutierrez e entorno a um clique de você. Embora tenha a versão impressa como seu carro-chefe, o Jornal do Gutierrez está antenado nas inovações e exigências da nova era digital e na forma com que o jornalismo online está se desenvolvendo.

Por isso, investe cada vez mais em seus canais digitais. Desenvolvido pela Aplus Tecnologia, que fica no bairro Prado, o site tem plataforma atualizada para dispositivo móvel (celular e tablete) com leitura específica e navegação adaptada para estes mecanismos. O design foi

pensado para oferecer um trabalho prioritariamente jornalístico. Além disso, as edições impressas serão disponibilizadas na íntegra em pdf com acesso facilitado.

Atuando de maneira integrada, a equipe do Jornal do Gutierrez preparou com carinho a modernização de seu site, que está agora ainda mais interativo, com design arrojado e com mais espaços para as notícias que te interessam.

Sobre esta novidade, a publicitária Vivian Coelho, diretora do JG, afirma que o jornal sempre cresceu com o apoio e participação do morador e, apostar no conteúdo web e nas redes sociais, é uma forma de aumentar ainda mais esta interação. “Sabemos que o jornal é forte em sua versão impressa, mas o mundo de hoje pede que as mídias

sejam integradas e as plataformas online devem acompanhar e trabalhar paralelo com o impresso, multiplicando informações e trazendo

cada vez mais proximidade entre conteúdo e público”, explica.

Com notícias locais diárias, endereço eletrônico vira referência para moradores da região

InstagramAtualmente, são mais de 6 mil

seguidores e interação diária com o morador, que também nos abastece de fotos e notícias sobre o bairro e região, numa via de mão dupla democrática e transparente, sempre em prol das causas e interesses da região. Hoje, o JG é o jornal de bairro mais seguido no seu segmento em BH. No Instagram @jornalgutierrez, stories em tempo real, flagras de problemas no bairro e belas imagens são postadas diariamente. É por isso que nenhum jornal no mesmo perfil em Belo Horizonte tem tantos seguidores nesta rede como o JG.

Recentemente, o jornal participou do seminário Reload no Sebrae Minas com o tema “Mídias sociais para alavancar negócios”, onde se debateu estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas. “Precisamos estar de olho em como usar melhor cada vez mais estas preciosas ferramentas digitais para beneficiar nosso leitor, aumentar a retenção de conteúdo e por consequência fortalecer nossos patrocinadores”, completa a diretora.