ano vi | nº 38 | junho/ julho 2013

2
Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Ano VI • Nº 38 • Junho / Julho 2013 www.sindicato.org.br pontual IMPRESSO N o mês de junho acontecem as tradicionais festas juninas. Por serem bastante populares, estas festas se estendem para o mês de julho, sendo conhecidas também como festas julinas. Comemorações de santos populares, comidas e músicas típicas marcam estas festas, que já fazem parte do folclore brasileiro, principalmente em cidades do interior, como Birigui. No entanto, por se tratar de comemorações ligadas ao sentimento do povo brasileiro, muita gente gosta de festejar por meio de fogueiras, fogos de artifício e balões. Mas são necessários muitos cuidados para que a festança seja saudável a todos e não prejudique o meio ambiente, principalmente ao utilizar fogo, pois as festas acontecem em época de clima seco, o que contribui para o alastramento de queimadas. Sobre os balões, o melhor a fazer é evitá-los. Afinal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, de fevereiro de 2008, soltar balões e produzi-los é crime. A pena prevista para quem infringir a lei é de detenção de um a três anos ou multa. Não solte balões, pois são muitos os estragos que podem gerar. Festividades exigem precauções para com o meio ambiente Nas festas juninas e julinas, cuidados são necessários para sua segurança e do meio ambiente Precauções De acordo com o portal Ambien- te Brasil, acontece por ano no Brasil cerca de um milhão de acidentes com queimaduras, destes, em torno de 200 mil são notificados pelos hospitais e 10 mil se tornam vítimas. Das pessoas atendidas anualmente, 40% estão na faixa entre 3 a 12 anos de idade. Por isso são necessários alguns cuidados para não estragar a folia durante os festejos juninos e julinos: - Não permita que seus fi- lhos adquiram fogos de artifícios. - Só solte foguetes utilizando varas longas. Jamais use fogos em ambien- tes fechados e nunca os aponte para pessoas ou janelas. - Nunca construa fogueiras grandes. - Evite brincadeiras próximas à fogueira.

Upload: sinbi-birigui

Post on 26-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO VI | Nº 38 | Junho/ Julho 2013

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Ano VI • Nº 38 • Junho / Julho 2013 • www.sindicato.org.br

pon

tual

IMPRESSO

No mês de junho acontecem as tradicionais festas juninas. Por serem bastante populares,

estas festas se estendem para o mês de julho, sendo conhecidas também como festas julinas. Comemorações de santos populares, comidas e músicas típicas marcam estas festas, que já

fazem parte do folclore brasileiro, principalmente em cidades do interior, como Birigui.

No entanto, por se tratar de comemorações ligadas ao sentimento do povo brasileiro, muita gente gosta de festejar por meio de fogueiras, fogos de

artifício e balões. Mas são necessários muitos cuidados para que a festança seja saudável a todos e não prejudique o m e i o a m b i e n t e, principalmente ao utilizar fogo, pois as festas acontecem em época de clima seco, o que contribui para o alastramento de queimadas.

Sobre os balões, o melhor a

fazer é evitá-los. Afinal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, de fevereiro de 2008, soltar balões e produzi-los é crime. A pena prevista para quem infringir a lei é de detenção de um a três anos ou multa. Não solte balões, pois são muitos os estragos que podem gerar.

Festividades exigem precauções para com o meio ambiente

Nas festas juninas e julinas, cuidados são necessários para sua segurança e do meio ambiente

PrecauçõesDe acordo com o portal Ambien-

te Brasil, acontece por ano no Brasil cerca de um milhão de acidentes com queimaduras, destes, em torno de 200 mil são notificados pelos hospitais e 10 mil se tornam vítimas. Das pessoas atendidas anualmente, 40% estão na faixa entre 3 a 12 anos

de idade. Por isso são necessários alguns cuidados para não estragar a folia durante os festejos juninos e julinos:

- Não permita que seus fi-lhos adquiram fogos de artifícios.

- Só solte foguetes utilizando varas longas. Jamais use fogos em ambien-tes fechados e nunca os aponte para pessoas ou janelas.

- Nunca construa fogueiras grandes.- Evite brincadeiras próximas

à fogueira.

Page 2: ANO VI | Nº 38 | Junho/ Julho 2013

Apoio:

EcoSinbi utiliza papel FSC Você Sabia?

Secretaria do Meio Ambiente mobiliza alunos para plantio de árvores

Fiveltec realiza manutenção de áreaverde e conscientiza colaboradores

Birigui sempre à frente

A Fiveltec, associada ao Sinbi e parceira do EcoSinbi, realizou em julho, por meio do “Projeto Plantar”, uma ação de cons-cientização com os funcionários. Após um café da manhã para integração dos voluntários, foi organizado um mutirão

Você percebeu que o EcoSinbi mudou? Desde a edição passada trocamos o papel reciclato pelo FSC (Forest Stewardship Council). Este papel é ambientalmente correto O selo FSC indica que houve reflorestamento para compensar as árvores utilizadas na fabricação do papel.

para manutenção e limpeza das áreas verdes cultivadas pelos parceiros Sinbi, Prefeitura Municipal e Fiveltec, localizadas no Distrito Industrial de Birigui.

Segundo o técnico de segurança da empresa, Giuliano Pagani Brambila, o objetivo é promover o compromisso ambiental. “As áreas verdes não são res-ponsabilidades apenas dos parceiros, mas sim, de todos os colaboradores”. Giuliano explica que os trabalhadores cuidam das árvores e colhem os frutos que as espécies frutíferas oferecem.

Durante a Semana do Meio Ambiente a Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, realizou o plantio de 40 mudas de árvores nativas no bairro Laluce II. A ação foi desenvolvida junto a 40 alunos da escola Regina Valarine Vieira. Os moradores do bairro serão responsáveis pela ma-nutenção das mudas plantadas, visto que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos.

Além da ação no bairro, os alunos plantaram sete árvores no calçamento ao redor da escola.

Com a chegada o inverno, a estação mais fria do ano, desde 21 de junho, o ar fica mais seco. Por isso, podem aparecer doenças típicas da estação como gripes, viroses e doenças crônicas transmitidas pelo próprio ar. Portanto, evite ambientes fechados. Sempre abra portas e jane-las para circular ar natural, principalmente em locais com muitas pessoas. Opte por sucos que ofereçam vitamina C, que estimula a imunidade do organismo.

Área verde da Fiveltec conta com 20 espécies diferentes de árvores