ano v - nº 55 - julho de 2017 - pascom - pastoral da ... julho.pdf · sibilitados ou afastados de...

8
Ressoar - 1 Julho de 2017 Ano V - Nº 55 - Julho de 2017 - Pascom - Pastoral da Comunicação acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

Upload: dodieu

Post on 26-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ressoar - 1 Julho de 2017

Ano V - Nº 55 - Julho de 2017 - Pascom - Pastoral da Comunicação

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

2 - Ressoar Julho de 2017

Está muito claro que o Papa Francisco não quer uma Igreja que fica apenas cui-

dando de si mesma. Quer uma Igreja que saia do isolamen-

to, levando o Evangelho para o mundo. Igreja próxima da vida das pessoas, falando uma linguagem compre-

ensível, sobretudo aos mais simples. A Igreja não está no centro. Quem está no centro é Jesus Cristo, que a envia para a periferia. Periferia não só geográfica, mas existencial.

A vida de Jesus de Nazaré esteve sempre volta-da para o anúncio do Reino do Pai. Por isso, formou ao seu redor uma comunidade, criou um movimento,

reuniu homens e mulheres de todas as condi-ções, preparou-os para a missão. Já no tempo de seu ministério público enviou os discípulos em missão, dois a dois, às aldeias e cidades aonde deveria ir (Lc 10,1). Depois de ressus-citado enviou-os em missão ao mundo inteiro a anunciar a Boa Nova a toda criatura (Mc 16,15). Desde o início a comunidade de Jesus é, por essência, missionária.

Uma paróquia missionária torna-se uma rede de comunidades que alcançam o máxi-mo possível de pessoas. Nela, os agentes de pastoral, a começar com o pároco e os mem-bros do CPP, pensam e agem para fora. Pre-ocupam-se com as periferias geográficas e existenciais, como ensina o papa Francisco. Elaboram sua agenda não a partir do que já

existe e para fortalecer a instituição eclesial, mas a partir das urgências vitais das pessoas, de suas necessidades físicas e espirituais. É claro que para isso é preciso contar com mais pessoas e mais recursos. Aqui está o desafio: acreditar que quando se vai para fora, vão surgir, como dom do Senhor, essas pessoas e esses recursos.

Assim, dentro das prioridades das Santas Missões Populares, nossa Paróquia realizará a SEMANA MISSIONÁRIA PAROQUIAL de 13 a 20 de agosto para reavivar o espírito missionário em seus fiéis e chegar ao máximo possível de irmãos e irmãs que estão impos-sibilitados ou afastados de nossa convivência eclesial e comunitária.

Venha conosco! Assuma seu batismo!

EDITORIAL Frei Mário Sérgio, ofmcap

SINAIS DE FÉQuando os jesuítas chegaram ao Brasil, no século XVI, trouxe-

ram a tradição das festas religiosas e perceberam que isso ajudava na missão de catequizar.Os jesuítas notaram que as festas juninas coincidiam com o período em que os índios faziam seus rituais pela fertilidade do campo.

Essa também passou a ser uma festividade de todos, quer seja para agradecer pela fartura das colheitas, reforçar os laços familia-res ou para rezar no sentido de que a próxima safra seja farta.

Frei Mário Sérgio, em entrevista a este repórter na rádio Socie-dade de Feira de Santana, lembrou uma passagem da vida de Santo Antônio que justifica a confiança dos devotos e a fama de casamen-teiro: “Esse título, explicou, se deve a um fato: uma jovem pobre teria pedido a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento por causa da baixa condição financeira de sua família, o frei teria abençoado a moça e pedido que confiasse; pas-sados alguns dias, a mulher teria recebido tudo o que precisava e conseguiu se casar”.

Não se deve esquecer também, a profundidade dos textos dou-trinários de Santo Antônio e que fizeram com que o Papa Pio XII o declarasse doutor da Igreja.

São João Batista

Muitas vezes confundido com João evangelista, era filho do sa-cerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Anun-ciou o nascimento do prometido Messias, Jesus Cristo, “preparando os caminhos do Senhor”.

São Pedro

Segundo as Sagradas Escrituras, Jesus confiou “as chaves do céu” a Pedro, ou seja, foi dada a este Santo, a autoridade de pastore-ar a Igreja, interligando-a ao céu. Seu sucessor é o Papa.

Instrumento deCatequese

Ao mesmo tempo em que diver-tem as pessoas, os festejos voltados a esses santos tão populares no Nordeste, demonstrando a religio-sidade do nosso povo.

Em artigo recente, publicado na imprensa, o Arcebispo de Porto Ale-gre (RS), Dom Jaime Spengler, cha-mou a atenção para esse aspecto. O prelado assinala os sinais de fé que se podem observar nessas comemo-rações, principalmente tendo em vista os santos comemorados.

“A religiosidade popular que se expressa de forma tão humana, simples e rica nas festas juninas – disse ele - pode ser uma expres-são de desejo profundo na alma de nossa gente que busca um mundo melhor’.

O desejo latente de um mundo marcado por paz, fraternidade e justiça, move a fé de nosso povo, que por isso mesmo, inspirado em Santo Antônio, nunca se cansa de lutar para superar todo tipo de dificuldades.

Já São João nos dá o exemplo do empenho por cooperar na pre-paração de caminhos em vista de um mundo melhor para as novas gerações.

Enquanto São Pedro reaviva em nós um fundamento firme, sobre o qual se possa construir um futuro promissor, a partir de um pro-jeto claro de nação.

Diante do crescimento que tivemos como cristãos, na trezena de Santo Antônio, nos resta agradecer e louvar a Deus por tudo. Por in-tercessão dos Santos Antônio, Pedro e João: Deus abençoe o Brasil!

Tanúrio Brito (radialista)

Ressoar - 3 Julho de 2017

SANT’ANA mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus.

Senhora Sant’Ana padroeira de Feira de Santana.

SANT’ANA mãe de Nossa Se-nhora e avó de Jesus.

A importância de Sant’Ana está intimamente ligada a Jesus.

Sant’Ana é venerada por ser a mãe de Maria e avó de Jesus.

Pelo fato da igreja acreditar que Jesus é Deus, é que venera-mos sua mãe.

Para ser Mãe de um Deus San-tíssimo, era necessário que a Vir-gem Maria nascesse sem o pecado original. Assim, Sant’Ana gera Maria imaculada (Sem pecado), o que chamamos de Conceição Ima-culada. Por isso, dizemos de Ma-ria o que nos diz a Bíblia no Cân-tico dos Cânticos: “uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram--na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na”. (Cânticos 6, 9).

Mas não bastava nascer sem pecado era ne-cessário que Maria fosse educada na fé e pre-servada, pela graça, para evitar todo vício e parte dessa responsabilidade esteve também sobre as mãos de seus pais, Sant’Ana e São Jo-aquim.

Sant’Ana zelou pelas virtudes daquela que seria a Mãe do Santo dos santos, Jesus, Deus feito homem pela carne de Maria.

De acordo com a Paróquia de Sant’Ana, da Arquidiocese de São Paulo, os dados biográfi-cos que sabemos sobre os pais de Maria nos foram ligados pelo Protoevangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

Sant’Ana, pertencia à família do sacerdote Aarão. Seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Conta-se que Joaquim foi censurado pelo sacerdote Ruben por não ter filhos, quando Sant’Ana já era idosa e estéril.

Confiando no poder divino, São Joaquim re-tirou-se ao deserto para rezar e fazer penitên-

cia, e ali um anjo lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces.

Tendo voltado ao lar, algum tempo depois, Sant’Ana ficou grávida de Maria. E aí, no sá-bado, oito de setembro do ano 20a. C nasceu--lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam que em hebraico significa Senhora da Luz tra-duzido para o latim como Maria. Maria foi ofe-recida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.

A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no Oriente, onde foram cultua-dos desde os primeiros séculos de nossa era no século VI. Já no Ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710 suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, onde foram distribuídas para muitas igrejas do Ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha.

Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, O Papa Urbano IV oficializou seu culto. Em 1584, O Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja em 1879. Na França, o culto da mãe teve um im-pulso depois das aparições da santa em Auray, em 1623.

Em Feira de Santana a devo-ção à mãe da mãe de Jesus só foi introduzida quando Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão doaram, em 1732, cem braças de terra, na região do alto da Boa Vis-ta, para construção de uma capela em honra de São Domingos e Se-nhora Sant’Ana, seus santos pa-droeiros.

Com o passar dos anos a cape-la, que fazia parte da Freguesia de São José das Itapororoca, foi cres-cendo e serviu de ponto de referên-cia para a realização da famosa feira de gado, chamada de “feira de Santana”.

A história da cidade coincide com a historia da devoção a Santa-na. Em 1833, a instalação do mu-nicípio, com o título de vila, e a eleição dos primeiros vereadores realizada no interior da capela de “Sant’Ana dos Olhos D’Água da Feira”.

Devido à importância da vila, a sede da Freguesia se transferiu de São José para capela de Sant’Ana, em 1846, ocasião em que começa-ram os primeiros melhoramentos na velha edificação, que foram tes-temunhados, em 1859, pelo impe-rador D. Pedro II quando passou por nossa cidade.

A Freguesia ou Paróquia, com a instalação da Diocese, a 21 de ju-lho de 1962, teve a sua Matriz ele-vada à dignidade de Catedral. Com a criação da Província Eclesi-ástica de Feira de Santana, foi acrescido o título de Metropolita-na, sendo deste modo a Catedral Metropolitana de Sant’Ana.

ISA LEE

4 - Ressoar Julho de 2017

Flor do Carmelo, Nossa Alegria!!Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Se-

nhora do Monte Carmelo é um título consa-grado à Virgem Maria.O nome de Nossa Senho-ra do Carmo está totalmente ligado a região do Monte Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”). Foi ali que os profetas Elias e Eli-seu se refugiaram, tornando o lugar o cenário de um dos acontecimentos mais importantes do Antigo Testamento e onde se reuniram e juntos construíram uma pequena capela em homena-gem a Nossa Senhora.

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo é comemorada no dia 16 de julho.

A principal característica desta invocação mariana é a apresentação e a recomendação de uso do Escapulário do Carmo, símbolo que re-presenta a consagração do devoto cristão à Vir-gem Maria e o ato de estar ao serviço do Reino de Deus, recebendo muitas indulgências, muitas graças e outros benefícios espirituais.

O Escapulário do Carmo é um sinal de alian-ça com Nossa Senhora, e exprime a consagração de quem o usa a Ela. Segundo a devoção católi-ca, assim como vestia Maria a seu Filho Jesus, da mesma forma Maria quer revestir também a nós, seus filhos adotivos.

O Escapulário do Carmo, enquanto veste devocional, surgiu no século XII. No dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock suplicava a Nos-sa Senhora ajuda para resolver um problema

da Ordem do Carmo, da qual era o Prior Geral. Enquanto ele rezava, a Virgem Maria apareceu--lhe, trazendo o Escapulário nas mãos, e disse essas confortadoras palavras: “Recebe, Meu fi-lho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da Minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas: o que com ele morrer, não padecerá no fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

O Cristão precisa ter consciência de que o Es-capulário não é um sinal “mágico” de salvação e não é uma espécie de amuleto cujo uso o dispen-sa das exigências da vida cristã.

A Ordem dos Carmelitas proveu para o mun-do muitos santos importantes como: Santa Tere-za D’Ávila, Santa Terezinha do Menino Jesus e São João da Cruz, entre outros.

Em nosso Estado, a Ordem Terceira dos Car-melitas (composta por fiéis leigos) está presente nas cidades de Salvador, desde 1636 e Cachoeira (1691). Nestas cidades, sob a guarda dos Irmãos e Irmãs da Ordem, está um rico e belo acervo que vale a pena ser conhecido e preservado.

Em Feira de Santana, temos duas Comuni-dades que cultivam a devoção a Nossa Senhora do Carmo e que neste mês de julho, neste Ano Santo Mariano, louvarão à Virgem Maria, sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo:

• Comunidade Nossa Senhora do Carmo (Pa-

róquia Santo Antônio) - Rua Estrada do Calun-du, Parque Lagoa Salgada;

• Comunidade Nossa Senhora do Carmo (Pa-róquia Catedral de Santana) - Av. Vasco Filho, 940 - Serraria Brasil.

Flor do Carmelo, Nossa Alegria! Salve, Salve Maria Salve, salve Maria!

LUZIA CRISTINA CARDOSO

Famílias Restauradas1-Famílias Restauradas, sementeiras do amor, carregam em seu existir, o dom de fazer fluir a beleza do Criador.2-Fostes chamadas por Deus, a proclamar a ternura, irrigando os corações com porções de doçura, fazendo jorrar a bondade onde o chão é terra dura.3-Desafios no matrimônio podem se elencar um monte que atrapalham a caminhada em busca de novos horizontes.4-A luta é árdua, às vezes dói no coração vem a vontade de desistir. Mas o amor fala mais alto, o querer se faz forte enfrentando objeção, a união faz a força na prática da oração.5-Restauradas são as famílias que da Palavra do Senhor e da santa Eucaristia alimentam-se com fé. Ventos fortes, tempestades, dificulda-des de toda sorte que surgem na caminhada serão vencidos pelo Pão do céu e a Palavra par-tilhada.6-Famílias Restauradas sacramento do amor. Quão grandiosa é sua missão nesse mundo do Senhor. Que a Santíssima Trindade, Família por excelência, seja sempre a fortaleza curan-do as desavenças.

União que gera fru-tos, filhos bênçãos de Deus.Razão de constituir uma família.Amparada na doação sem medida.Desprendi-mento, cres-cimento, diálogo.Amar para sempre e ser feliz.Sejam assim nossas famílias com ternura e harmonia, que louvem sempre o Deus da vida, seja noite, seja dia!

Feira de Santana, junho de 2017.

Frei Adezi Amarante

7-Família de Nazaré, modelo de santidade, pro-teja nossas famílias do campo e da cidade. O amor seja o dom que transforma, restaura,re-nova, e dá verdadeira paz! Que nossas Famílias sejam Restauradas, sempre mais!

“Fazei tudo o que Ele vos disser”(Jo 2,5)Assim falou Maria aos que serviam.Matrimônio testemunho, graça e vocação.Instrumento divino em favor da união.Livres para o amor e para amar.Infinita beleza, presente do criador.Ainda que seja um grande desafio.Sabedoria, força e fé, amor partilhado, susten-táculo do homem e da mulher.

Removendo as montanhas com a leveza do amor.Esposos que se amam, buscando o Senhor.Se pertencem, caminham juntos na alegria e na dor.Tudo suporta, vencendo as contrariedades.Aumentado o querer bem fruto da maturidade.

Ressoar - 5 Julho de 2017

SEMANA MISSIONÁRIA PAROQUIAL – 2017Tema: Família – Uma Aliança de Amor

Roteiro13/08– Domingo08h30min – Celebração Eucarística na sede, com envio dos Missionários. Nas demais Comunidades, Celebração Euca-rística no horário habitual.

14/08– Segunda-feira Escolher casas de pessoas de caminhada para fazer o primeiro encontro e convidar as pessoas próximas para participarem.07h40min – Encontro dos Missionários na Igreja08h – Saída para visitar as famílias14h –Continuação das visitas19h30min – Primeiro encontro na casa de uma família escolhida

15/08 – Terça-feiraEscolher 10 (dez) casas de pessoas enfer-mas para visitar.Escolher casas de pessoas de caminhada para fazer o segundo encontro e convidar as pessoas próximas para participarem.07h40min – Encontro dos missionários na Igreja.08h – Saída para visitar os enfermos.14h – Continuação da visita aos enfer-mos.19h30min – Segundo encontro na casa de uma família escolhida.

16/08 – Quarta-feira 07h40min – Encontro dos missionários na Igreja.08h – Saída para visitar enfermos e ido-sos.14h – Saída para visitar os enfermos no Hospital Clériston Andrade.

19h – Reza do Terço na Igreja.19h30min – Celebração da Pala-vra com palestra ministrada por um casal, tanto na Sede quando nas Comunidades, encerrando com a Santa Eucaristia.

17/08– Quinta-feiraAdoração ao Santíssimo Sacra-mento pelas famílias, durante todo o dia (sede e Comunida-des). Roteiro a ser preparado por cada Comunidade.19h30min – Encerramento com louvor e missa ou celebração da Palavra com a Santa Eucaristia.

18/08–Sexta-feira07h40min – Encontro dos Mis-sionários na Igreja.08h – Saída para visitar enfer-mos, idosos, enlutados e outros.14h – Continuação das visitas.19h30min – Caminhada pela fa-mília com orações e cânticos pe-las ruas das Comunidades.

19/08– Sábado18h – Noite da Juventude na Comunida-de Santa Mônica, inserida na programa-ção da festa em louvor à Padroeira da Comunidade.

20/08– Domingo08h30min – Encerramento da Semana Missionária Paroquial em todos os eixos:Eixo Pai: Capuchinhos, Santa Mônica e São Tarcísio. Celebração nos Capuchi-

nhos com Frei Mário Sérgio.Eixo Filho: Rainha da Paz, São Roque e São Francisco. Celebração na Comunidade Rainha da Paz.Eixo Espírito Santo: Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora do Carmo e São Jorge. Celebração às 16 horas, na Comu-nidade Nossa Senhora do Amparo.Eixo Maria Mãe de Deus: Imaculada Con-ceição, São Pedro e Santa Rita. Celebra-ção na Comunidade Santa Rita.

6 - Ressoar Julho de 2017

ACONTECEU NA PARÓQUIA

No dia 18 de junho, tive a alegria de batizar esses três jo-vens: Luciano , Maicon e Jorge . “Bem-vindos à Igreja Católi-ca! Discípulos missionários do Senhor!”. O batismo aconteceu na Capela do Convento Santo Antônio, orientados pelo cate-cumenato da Paróquia, sob a coordenação de Ruy Carvalho e do Frei Mario Sergio dos San-tos Souza.

Frei Mario Sergio

A comunidade São Pedro realizou entre os dias 26 de junho a 2 de ju-lho os festejos em homenagem ao seu padroeiro. Foram sete dias em que a comunidade celebrou a Eucaristia em noites cheias de fé e espírito de fraternidade.

Os festejos contaram com a par-ticipação dos irmãos das comunida-des do âmbito paroquial e também dos movimentos, pastorais e grupos, além da participação de representan-tes de outras paróquias da nossa Ar-quidiocese.

Vivemos dias de reflexão acerca do tema “Família fonte da Missão”, em consonância com a preocupação pastoral do Papa Francisco no que se refere à acolhida e ao cuidado com a vida em família, tendo em vista a necessidade de permanecermos em estado de Missão, atendendo à pro-posta arquidiocesana das Santas Missões Populares. `

Após os dias de festa, o sentimen-to que fica é de gratidão pela escolha do Deus que nos ama, que nos salva e que nos fez comunidade para, jun-tos, sermos sinais do seu amor para aqueles que ainda não o conhecem. Assim, seguindo o exemplo de Pedro, queremos continuar a missão de ser-mos “pescadores de homens”, neste ano em que também fizemos a aber-tura do jubileu dos 40 anos de funda-ção da nossa comunidade.

Edivone Bispo

Nem o frio impediu nossos jovens do grupo Ressurgir da Paróquia San-to Antônio e crismandos de levan-tarem bem cedo para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi na Avenida Senhor dos Pas-so, no dia 15 de junho.

O forró de Tonho foi um sucesso graças a sua participação! A equi-pe dirigente do Encontro de Casais com Cristo 2017 da Paróquia Santo Antônio vem agradecer a todos que marcaram presença e que colabora-ram para a realização deste evento. Agradecemos aos patrocinadores, paroquianos, amigos... Foi bom ver a alegria, animação e tantos sorrisos, famílias se divertindo, dançando, tantas crianças brincando... Obriga-do a todos e até 2018 com a interces-são do Glorioso Santo Antônio.

Equipe Dirigente

O Grupo de Oração São Francis-co de Assis, da Renovação Carismáti-ca Católica RCC da Paróquia Santo Antônio, Arquidiocese de Feira de Santana-Ba, realizou a Experiência de Oração para crianças usando uma metodologia proposta pelo Ministério respectivo da RCC Brasil, levando o primeiro anúncio da Palavra de Deus a 88 meninos e meninas com idade entre 07 a 10 anos. Uma novidade do encontro aconteceu em uma ati-vidade paralela oferecida aos pais, uma oficina de alimentos saudá-veis, quando foram usados produtos naturais. Os pais aprenderam a fa-zer biomassa de banana doce, sucos verdes, entre outras propostas para mudança dos hábitos alimentares da família. Frei Mario Sergio OfmCap participou ativamente do encontro, celebrando com muita alegria no sá-bado (15) com uma abordagem lúdica do evangelho do dia, envolvendo com seu carisma as crianças.

Robson

Também no dia 16 de julho, foram batizados esses jovens adultos na Comunidade São Francisco de Assis, na Artemia Pires.

Batismo do Catecumenato

Festa de São Pedro

Forró de Tonho

Tapetes:Corpus Christi

Experiência de Oração

Ressoar - 7 Julho de 2017

Frei Elenilson Pereira – Agradecimento

Atendendo ao chamado da Ordem Franciscana, o Frei Elenilson Pereira do Nascimento passará a integrar a Fraternidade de Nossa Senhora da Pie-dade, em Salvador,onde exercerá a missão de Eco-nômo Provincial da Província dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe. Frei Elenilson, que chegou à nossa Paróquia em janeiro/2012, exerceu, na Fra-ternidade Santo Antônio, as funções de Vigário Paroquial, Superintendente da Rádio Sociedade AM de Feira de Santana e Princesa FM.Foi Dire-tor do Centro de Assistência Social Santo Antônio e atendia às necessidades pastorais dos paroquia-nos da Igreja Santo Antônio e das Comunidades Santa Mônica, Rainha da Paz e Nossa Senhora do Carmo que integram a Paróquia Santo Antônio.

Ao senhor, Frei Elenilson, os nossos agradecimentos pelos cuidados com a Mes-se, com o anúncio ardoroso da Palavra, tanto nas Missas que celebrava, quanto nas mensagens nos diversos meios de comunicação.

Temos certeza que o senhor estará sempre presente em nossas orações e que, pela intercessão de Santo Antônio e Nossa Senhora da Piedade, os dons do Espíri-to Santo estejam sempre presentes em sua vida, mantendo-o fiel à espiritualidade franciscana - “Servir ao amor e ao Servo”.

Muitíssimo obrigado! Paz e Bem!LUZIA CRISTINA

Nos dias 01,02, 03 de setembro ocorrerá o 3° Acampamento de jovens com o Frei Mário Sérgio. Serão três dias de muita alegria, vivên-cia e aprendizado. Você não pode ficar de fora, teremos gincana, luau, e muito mais. Direcione os jovens para o melhor caminho, o caminho de Deus. Inscrições até dia 13/08 investimento de R$60,00. Jovens de 14 a 25 anos.

3º Acampamento de Jovens

8 - Ressoar Julho de 2017

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOAv. Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos CEP 44050-500 – Feira de Santana – Ba

E-mail: [email protected] de Feira de Santana

Pastoral da ComunicaçãoPároco: Frei Mário Sérgio SouzaCoordenadora:Ana MoreiraJORNAL RESSOAR: Aline Barreto, Angélica Pedreira, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdinha Grillo, Everilda Sampaio, Maiza Vacarezza, Antonio Roberto Gonçalves, Luzia Crislina G. Cardoso, Gutemberg Suzart, Zeca e Patrícia.

WEBTV CAPUCHINHOS:Lorenna Cerqueira, Sandoval Lima, Leticia Aquino Luiz Aquino, Vanessa Gomes.

ANO : 2017

MÊS: JUNHO

Horários de Missas:

Terças, quartas e quintasdas 8h30min às 11h30min

Domingo: 6h30min; 8h30min e 17hTerça-feira: 6h30mim e 17hQuarta-feira: 6h30min e 19h 30minQuinta-feira: 6h30min e 20hSexta-feira: 6h30 minSábado: 6h30min

Paróquia Santo Antônio

Igreja Santo Antônio

Obs: Toda quarta-feira acontece a Oração do Terço às 19h; E toda quinta-feira, O Santíssimo fica exposto para adoração, durante todo o dia, a partir das 07h até às 19h 30min. Em seguida, louvor e missa.Comunidade Nossa Senhora da Conceição Domingo, às 17h - Av. Noide de Cerqueira, SIM

Comunidade Nossa Senhora do Amparo1° e 3° domingo, às 09h - Rua Periférica,Parque Lagoa Subaé

Comunidade Nossa Senhora do Carmo (*)Estrada Lagoa do Peixe, s/n° - Lagoa do Peixe

Comunidade Rainha da Paz1° e 3° domingo, às 08h 30minEstrada Velha de Jaíba, s/n° - Jaíba

Comunidade Santa MônicaDomingo, às 07h e quinta-feira às 19h 30minR. São Francisco, de Assis, 1220, Sta. Mônica

Comunidade Santa Rita1° e 3° domingo, às 19h 30minRua Angra dos Reis, Pq Getúlio Vargas

Comunidade São Francisco1° e 3° domingo, às 18h Av. Artêmia Pires, Registro

Comunidade São Jorge1° e 3° domingo, às 16hEstrada do Calundu, Lagoa Salgada

Comunidade São Pedro2° e 4° domingo, às 07h; e 1ª, 3ª e 4ª sexta-feira, às 19h 30min - Parque Getúlio Vargas

Comunidade São Roque (*) - Fazenda São Roque

Comunidade São TarcísioTerça-feira (a combinar data), às 19h 30minRua Pedro Suzart, 986 - Brasília

-(*) Contatar a Secretaria.-(**) Transmissão ao vivo da missa das 08:30 h, através da WEB TV Capuchinhos. Para acessar: - Site: www.paroquiadosantoantonio.com.br-Youtube:www.youtube.com/user/webtvcapuchinhos -Facebook: www.facebook.com

Seja dizimista!

Dízimo

Frei VandeíA Paróquia Santo Antô-

nio lhe acolhe com grande carinho e amor. Que Jesus Cristo lhe conceda a graça de ser feliz em nosso meio. Conte com nosso apoio e orações.

Seja bem-vindo!