ano 28 dez/16 - previdência complementar · que este natal seja de menos selfies festivos e mais...

8
FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT DEVOLUÇÃO PARA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR R. Comendador Araújo, 551, 9º andar | 80420-000 | Curitiba - PR notícias Investimentos 03 Em outubro a Fibra repetiu o bom desempe- nho de setembro, superou a meta atuarial e também ampliou a vantagem em função da forte recuperação da bolsa de valores. Saúde 04 Veja como é possível passar as festas de final de ano sem perder a linha e manter uma alimentação saudável. Educação Financeira 05 Veja algumas dicas para fazer o seu dinheiro render e presentear quem você ama, sem contrair dívidas para 2017. Quem está chegando 06 Grato pelo convite para participar do Fibra Notícias, e honrado por fazer parte do quadro da Itaipu, Douglas Maske é o funcionário que está chegando. Onde anda você 07 A história do mês é de Alcides Amaral, que está “na lida” desde criança, e até pouco tempo trabalhava como motorista particular. Carteira da Fibra 08 Acompanhe os resultados da carteira de investimentos. Destaque 02 Que este Natal seja de menos selfies festivos e mais abraços amigos. Mais importante que uma foto na memória do celular é a marca que fica no coração. A Fibra deseja a todos um FELIZ NATAL! Que no próximo ano possamos compartilhar juntos novas conquistas. Boas festas e um ótimo Ano Novo para você e sua família. notícias Ano 28 nº 221 Dez/16 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL | FIBRA - COMPROMISSO ATRAVÉS DO TEMPO

Upload: vonguyet

Post on 12-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT DEVOLUÇÃO PARA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR

R. Comendador Araújo, 551, 9º andar | 80420-000 | Curitiba - PR

notícias

Investimentos03Em outubro a Fibra repetiu o bom desempe-nho de setembro, superou a meta atuarial e também ampliou a vantagem em função da forte recuperação da bolsa de valores.

Saúde04Veja como é possível passar as festas de final de ano sem perder a linha e manter uma alimentação saudável.

Educação Financeira05Veja algumas dicas para fazer o seu dinheiro render e presentear quem você ama, sem contrair dívidas para 2017.

Quem está chegando06Grato pelo convite para participar do Fibra Notícias, e honrado por fazer parte do quadro da Itaipu, Douglas Maske é o funcionário que está chegando.

Onde anda você07A história do mês é de Alcides Amaral, que está “na lida” desde criança, e até pouco tempo trabalhava como motorista particular.

Carteira da Fibra08Acompanhe os resultados da carteira de investimentos.

Destaque02Que este Natal seja de menos selfies festivos e mais abraços amigos. Mais importante que uma foto na memória do celular é a marca que fica no coração.

A Fibra deseja a todos um FELIZ NATAL! Que no próximo ano possamos compartilhar juntos novas conquistas. Boas festas e um ótimo Ano Novo para você e sua família. 

notíciasAno 28

nº 221Dez/16

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL | FIBRA - COMPROMISSO ATRAVÉS DO TEMPO

2 Dezembro | 2016

Ano Atípico

Rua Comendador Araújo, 551, 9º andarCEP 80420-000 | Curitiba - PRTelefone (41) 3321.4001 e 0800414404 | Fax (41) 3321.4256www.fundacaoitaipu.com.br | [email protected]ório em Foz do Iguaçu: Centro Executivo de Itaipu | Telefone: (45) 3520.5210

DIRETORIA EXECUTIVASílvio Renato Rangel Silveira (diretor-superintendente), Denyse Gubert Rocha (diretora de Administração e Processos), Florício Medeiros da Costa (diretor de Seguridade)

CONSELHO DELIBERATIVOJoão Emílio Corrêa da Silva de Mendonça (presidente), Ariel da Silveira (presidente substituto) e Rosimeri Fauth Ramada Martins. Representante dos Ativos: Laerti Alves Quadrado e Eron Márcio Nyznyk Representante dos Assistidos: Saulo Assumpção

CONSELHO FISCALMárcia Abreu de Aguiar Buerger (presidente) e Viviane Aparecida da Silva (presidente substituta) Representante dos Ativos: Adriana Moreira Representante dos Assistidos: José Antônio Santos

COMITÊ DE INVESTIMENTOSLuiz Covello Rossi (presidente), Mariana Favoreto Thiele (presidente substituta), Andrea Silva Medeiros. Representante dos Ativos: Alexandra Dias Mendoza e Sílvio José Silvestre Representante dos Assistidos: Luís Carlos da Conceição

JORNALISTA RESPONSÁVELMaria Júlia Jacubiak | Reg. Prof. DRT 857

PROJETO GRÁFICO E PROGRAMAÇÃO VISUALElize Garcia Design Studiowww.elizegarcia.com | [email protected]

IMPRESSÃOGráfica Primagraf (41) 3076-9600 [email protected]: 1.150 exemplares

As matérias publicadas no Fibra Notícias são de caráter meramente informativo, não gerando qualquer espécie de direito ou obrigação por parte da Fibra

Este ano foi atípico para nós brasileiros. Teve impeachment, novo presidente, jogos olímpicos, crise econômica, crise

política, aprofundamento das investigações da Lava Jato, proposta de alterações nas regras da previdência, enfim, foi um ano cheio de emoções, de surpresas, algumas boas, outras nem tanto. Neste contexto de turbulência, a Fibra encara o ano como difí-cil, mas com saldo positivo, e perspectivas de melhora no médio prazo.

A Fibra trabalhou duro neste ano, e apesar do cenário desafiador, manteve o que era bom e avançou em vários aspectos. Conquistou a marca de R$ 3 bilhões, o que demonstra equilíbrio e solidez de patrimô-nio. Avançou nos estudos de seu novo plano de benefícios. Investiu forte em inovação e ampliou seus canais de comunicação com os Participantes. Elegeu os novos membros do Conselho Fiscal. Fomos reconhecidos perante o sistema de previdência complementar com o Prêmio Nacional de Seguridade Social da Abrapp e com o Prêmio de Dirigente do Ano da Ancepp, e novamente aprovados pelos Participantes na Pesquisa de Satisfação. Mas quero destacar o que realmente nos motiva: é ver aqui no Fibra Notícias depoimentos de novos funcionários da Itaipu e de assistidos, afirmando que a Fundação tem um papel importante em suas vidas.

Essas declarações nos motivam. Só temos a agradecer. Por mais um ano você foi para nós um Participante, um amigo que acreditou em nosso trabalho e nos presen-teou com sua confiança. Por isso repito, é o propósito focado nos outros que dá sentido a tudo que fazemos. E aproveito para reno-var esse compromisso para 2017 e desejar a você e sua família um Feliz Natal, e um novo ano de muita paz e luz.

Sílvio RangelDiretor-superintendente

Refletindo nossas relações no mundo virtual

A entrevista sobre perspectivas para 2017 e o papel da Fibra nesse contexto ganhou outra direção. Ao falar sobre

esse tema o Diretor-superintendente da Fundação, Silvio Rangel, trouxe uma questão mais oportuna. Um chamamento à natureza solidária, afável e humana. Um tema que nos conduz à reflexão se queremos que o futuro seja um lugar melhor.

Para ele, o principal desafio que estamos vivendo, não no Brasil, mas no mundo, está relacionado à instabilidade das relações sociais, instigada pelo aumento da velocidade da informação e a diminuição da qualidade da informação. Em sua opinião, “a interação digital aproxima o que está longe e afasta o que está perto, um paradoxo que gera oportunidades e riscos”.

BOM E RUIMPara Rangel, “aproximar o que está longe

é bom, por exemplo, quando colocamos avós em contatos com familiares que moram longe, quando aproximamos a relação familiar em grupos de whattsapp, facebook ou outros, permitindo-nos comemorar as vitórias uns dos outros. Por outro lado, aproximar o que está longe é muito ruim quando trazemos para dentro de nossas casas influências negativas, mentiras e tantas outras possibilidades deste vasto mundo digital”.

Da mesma forma, complementa, “afastar o que está perto quase nunca é bom, salvo quando diante de uma situação de crise o apoio de longe nos traga consolo. Mas afastar quem está perto pode ser muito ruim (e nor-malmente é), quando isto é uma fuga, quando afastamos nossos familiares da convivência diária, do abraço, da troca de ideias”.

MAIS ABRAÇOSNo mundo digital posições veementes são

postadas sem pensar nas consequências, sem preocupar-se se aquele conteúdo ofenderá alguém, sem verificar se é verídico...

Como diz Rangel, “protegidos pela impessoalidade digital, primeiro nos tornamos capazes de escrever coisas que não falaríamos se estivéssemos à frente das pessoas, ou então escrevemos de forma dura e intolerante algo que, na presença de outros, falaríamos de forma mais amena. Esta intolerância digital está sendo trazida para o mundo real. Depois de passar a escrever de forma intolerante, passamos também a falar e a agir dessa forma”. E para finalizar, ele deixa um recado: “meu desejo é que neste Natal possamos deixar um pouco de lado os celulares e vivenciar um pouco mais nossos lares. Menos selfies festivos e mais abraços amigos. Afinal, o que importa não é a foto que ficará na memória do celular, mas a marca que ficará no coração de cada um”.

DestaqueEditorial

Expediente

Quando o mundo digital se torna mais forte do que o mundo real estamos passando por uma crise, que para ser enfrentada precisa ser antes percebida.

3notícias

No Fibra Notícias de outubro informa-mos que os resultados acumulados dos investimentos ao final do mês

de setembro superavam a meta atuarial. No mês de outubro não foi diferente, a Fibra não só superou a meta como também ampliou a vantagem em função da forte recuperação da bolsa de valores.

Assim, a Fibra encerrou outubro com rentabilidade acumulada de 12,25%, contra 10,83% da meta atuarial. A carteira de renda variável obteve performance de 9,10%, em grande parte em função da melhora nas expectativas para retomada da economia brasileira: queda da taxa de juros no Brasil, desaceleração dos índices de inflação, retomada do fluxo de entrada de investidores estrangeiros no Brasil (contras-tando com a saída de recursos observada no mês anterior).

PERSPECTIVASO cenário mais positivo para a bolsa

se refletiu em estabilidade de prêmios de títulos públicos no mês de outubro. Diante disso, a manutenção de recursos em caixa, que estão atrelados ao CDI, permitiu que a carteira de renda fixa da Fibra superasse o seu índice de referência no mês. A carteira de investimentos da Fibra permanece con-servadora, com cerca de 86% do patrimônio total alocado em produtos de renda fixa, em sua grande maioria títulos públicos Federais.

Para o final do ano, acredita-se ser possível superar a meta atuarial, a depender da evolução dos mercados nos dois meses restantes. Dentre os fatores de mercado que podem impactar os resultados da Fundação, são monitorados constantemente: cenário político e condi-ções macroeconômicas, tanto local quanto

internacionalmente, atividade econômica, evolução da taxa de juros Selic e câmbio.

Política de Investimentos

A Política de Investimentos da Fibra para 2017 foi aprovada pelo Con-selho Deliberativo no dia 12/12. Para o próximo ano a Fundação manterá o conservadorismo na alocação dos investimentos, em consonância com os estudos de ALM (Asset Liability Management). A íntegra da Política de Investimentos 2017 está disponível no site www.fundacaoitaipu.com.br.

Fibra segue superando a meta atuarial

Depois de receber o prêmio nacional, Rangel agora é reconhecido em casa.

Investimentos

Previpar homenageia Silvio Rangel

A diretoria da Previpar (Associação dos Fundos de Pensão do Paraná) homenageou o Diretor-supe-

rintendente da Fibra com uma placa comemorativa à distinção recebida por ele como Dirigente do Ano do sistema. A intenção era destacar o brilhantismo de Rangel em sua atuação na própria região, e pelos serviços que sempre se dispôs a oferecer à Previpar em diversos momentos da sua carreira, além de já ter sido diretor presidente da entidade. Ele recebeu a placa após sua exposição como palestrante

convidado do evento Dinâmicas AssPreviSite com a Previc em parceria com a Previpar – “Mudanças 2016: Status atual do Sistema, cenário vigente e visão das expectativas”, realizado em 25 de novembro pela Previpar.

Os presentes aplaudiram e se soli-darizaram com a homenagem prestada a Rangel, que agradeceu e destacou a relevância do reconhecimento recebido pelo sistema e, emocionado, falou da importância de receber esta distinção de seus parceiros em sua própria “casa”.

4 Dezembro | 2016

Com as festas de fim de ano vem também a preocupação com a balança: será que é possível comer bem sem

perder a linha e manter uma alimentação saudável? Com certeza, para a maioria dos nutricionistas isso é possível e não precisa ser doloroso.

A primeira dica é fazer um lanche leve antes de sair de casa. A ceia pode ser servida mais tarde, mas aí você não vai exagerar no prato.

Outra dica é não misturar carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa ou arroz com batata. Escolha o que mais gosta e consuma somente um deles.

Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras.

Troque a sobremesa por frutas. Os doces à base de leite são, em geral, muito calóricos. Nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e fazem bem para o coração. Podem ser consumidas na medida certa. Já panetones com chocolate têm mais calorias que a versão com frutas cristalizadas.

Os nutricionistas Gabriel Alvarenga e Marina Morgado, consultores do site Bodytech, dizem ainda, que as carnes magras (chester, peru, lombo, etc.) são mais saudáveis, e destacam um aspecto importante.

SEM CULPA“Para quem cuida da alimentação o ano

todo e pratica exercícios regulares, sincera-mente não serão duas noites do ano (Natal e Ano Novo) fora da “dieta” que irão gerar um grande problema/prejuízo ou uma “engorda” considerável. Ou seja, o recado é que nestas duas noites cada um deve agir conforme sua vontade e consciência, mas de preferência com bom senso nas quantidades. Se quiser comer os alimentos menos saudáveis e mais calóricos, ok. A questão é que, após as festividades, deve-se voltar cumprir uma boa alimentação e manter os exercícios regulares.”

Fonte: site Hospital viValle e Bodytech

Saúde

Ceias de Natal e Ano Novo são sempre uma tentação. O segredo está em ter bom senso e não exagerar, afinal, o objetivo das festas é reunir amigos e familiares.

Bom senso é a melhor dica para curtir as festas de fim de ano

Porque enfeitamos uma árvore no Natal?Do solstício de inverno ao maior impulso de vendas para o comércio, o Natal reúne muitos símbolos, e um dos mais emblemáticos é a árvore, que segundo a tradição cristã, simboliza a vida.

No mundo todo milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore, uma tradição muito antiga entre muitos povos. Existem várias versões para a

história da árvore de Natal, mas relatos mais antigos revelam que a primeira árvore foi decorada na Letônia, em 1510. Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, que ao caminhar à noite pela floresta ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa, para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Outros relatos datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, província francesa. Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Jesus levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, únicas árvores que permanecem verdes na neve. Outros historiadores dizem que o costume remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno. E tem quem diga

que a árvore de Natal foi criada na Alemanha e tratava-se de um pinheiro enfeitado com maçãs. Histórias e datas diferem um pouco entre si, porém, uma coisa é certa, a ideia da árvore conquistou católicos, protestantes e ortodoxos, mas só chegou na América Latina no século XX.

TEMPO DE PREPARAÇÃO Há quem diga que a árvore deve ser montada

em 6 de dezembro, dia de São Nicolau, um arcebispo turco do século 4 que costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira, colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas na época de Natal. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para o mundo inteiro na figura do Papai Noel.

Segundo a tradição, a árvore e toda decoração natalina deve ser desmontada no Dia de Reis, 6 de janeiro, quando os três Reis Magos encontraram o menino Jesus e ele então foi revelado a todas as nações.

Fonte: sites sobre a história do Natal

Curiosidade

4 Dezembro | 2016

5notícias

Como reflexo de um ano difícil para a economia nacional, a expectativa do desempenho do varejo em relação às

vendas do Natal em 2016 não é muito boa. Porém, na maioria das famílias, o momento da troca de presentes é mais aguardado que a própria ceia, principalmente quando há crianças. Para que a alegria dos pequenos não seja conquistada às custas do endivi-damento dos adultos e para que não seja necessário abrir mão do presente, é preciso ter cautela na hora das compras. Confira as dicas dos educadores finan-ceiros Silvio BianchI e Pedro Bragiio para não deixar a data passar em branco e nem desequilibrar as finanças.

1 - SAIBA O QUANTO GASTAR Antes mesmo de entrar na primeira

loja, faça as contas em casa e veja o quanto da sua renda você pode compro-meter com os presentes de Natal. Para isso, basta checar o seu planejamento financeiro e verificar o que sobrará depois de quitar todas as despesas. Definido esse limite, faça o possível para não o ultrapassá-lo.

2 - DEFINA AS PESSOAS QUE FAZ QUESTÃO DE PRESENTEAR

Planeje como dividirá o dinheiro que

possui para comprar lembranças para cada uma delas. Faça uma lista com o nome do presenteado, o presente que tem em mente para ele, o custo aproximado e a forma de pagamento. Depois, some o total e avalie se cabe no seu bolso. Se o valor ultrapassar o limite definido no passo anterior, reavalie a lista e diminua um pouco o valor de cada mimo ou o número de pessoas presenteadas.

3 - ABUSE DA CRIATIVIDADE Que tal presentear as pessoas com algo

que você mesmo fez? Pode ser uma cesta de Natal com comidinhas gostosas, uma caneca com trufas de chocolate ou até um vasinho decorado com uma flor bonita.

Além de permitir economizar dinheiro, a lembrança será personalizada e o sortudo que recebê-la sentirá o afeto e carinho que você colocou no presente.

4 - ANTECIPE AS COMPRAS Não deixe para ir às ruas às vésperas do

Natal, pois os preços sobem à medida que a data se aproxima. Procure se planejar com

antecedência e tire um tempinho para pesquisar o preço do que quer comprar em sites e lojas físicas.

5 - USE PARTE DO 13ºSe necessário, vale usar uma

pequena parte dessa renda para comprar os presentes à vista. Além de não acumular dívidas, quem sabe você ainda não consegue um bom desconto nessas condições?

6 - COMPRE PELA INTERNET Geralmente os sites oferecem preços

mais baixos do que o das lojas físicas. E isso sem contar a comodidade de comprar o que você quer sem ter que gastar tempo e paciência em filas. Só não deixe de confirmar os antecedentes do site, e não se esqueça de pesquisar em mais de uma loja online para comparar os preços.

Confira as dicas dos educadores financeiros Silvio BianchI e Pedro Bragiio

É possível presentear quem você ama sem ficar no prejuízo

Educação financeira

Para que a alegria dos pequenos não seja conquistada às custas do endividamento dos adultos é preciso ter

cautela na hora das compras.

6 Dezembro | 2016

Para dar continuidade aos seus objetivos, em 2017 Douglas começa o curso de Engenharia Elétrica, no Centro

Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). E apesar de se dizer o “pai do sedentarismo”, o novo Técnico em Eletrotécnica da Usina pode não gostar de esportes, mas é um rapaz dinâmico, já tendo conquistado um bom currículo profissional.

Natural de Foz de Iguaçu, Douglas teve seu primeiro registro em carteira aos 22 anos, como estagiário na Manutenção em Equipamentos de Alta Tensão da Itaipu, em 2010. “Minha trajetória foi degrau a degrau, iniciei como estagiário aqui, depois trabalhei como Auxiliar de Manutenção no Makro Atacadista, depois fui para o Super Muffato como Eletricista, e posteriormente, em 2012, aí como Eletrotécnico, fui para a empresa Motormac, onde trabalhei como técnico em grupos geradores a Diesel”. No período que esteve na Motormac, Douglas fez cursos e vivência de campo, e atuou também na área

Eletromecânica. Mas como almejava uma esta-bilidade profissional maior, em 2014, quando saiu o edital do concurso da Itaipu, não pensou duas vezes. “Fiz o concurso, porém sem muita expectativa, pois como estava com uma rotina de trabalho muito apertada, não tinha tempo para estudar, mas acabei sendo convocado em 2016”, conta ele feliz.

Assim começa a história de mais um profissional da Itaipu.

INVESTIMENTOMas para chegar ao cargo que ocupa

hoje Douglas se dedicou bastante. Além da formação em Eletrotécnica, fez outros cursos profissionalizantes e vários cursos de aprimoramento e treinamentos, tanto em Elétrica como em Mecânica. E apesar de ter poucos anos de experiência, ele já aprendeu que um bom profissional precisa ter ética e comprometimento com a empresa, honrar o uniforme que está vestindo. “Penso que dedicação e responsabilidade também são virtudes a serem cultivadas para atingir nossos objetivos. Da mesma forma, acho importante manter uma boa relação com todos, contribuindo assim para que o ambiente de trabalho seja o melhor possí-vel”, diz ele.

FIBRAComo o pai, que também trabalha na

Itaipu e deverá se aposentar em 2017, Douglas pretende seguir o mesmo caminho. Tanto que um mês depois da contratação já aderiu à Fibra. “Tomei essa decisão motivado pelas inúmeras indicações de funcionários

mais antigos, e também por ser uma instituição sólida e confiável, pois no futuro, quando já estiver com o corpo fadigado, precisando descansar, de fato eu consiga ter uma boa velhice”. Mas agora, com apenas 27 anos, iniciando uma nova etapa em sua vida, os planos são outros.

VIDA PESSOALDouglas vive com Amanda Paula de

Souza Valencio e não tem filhos. “Mas pretendo ter, porém, só depois que fizer o meu casamento”, diz ele que, com apenas dois meses de namoro, assumiu compro-misso com a Amanda e foram viver juntos há oito anos.

Ele também pretende viajar pelo Brasil e depois para o exterior. Mas esses ainda são planos de ‘médio prazo’, porque no momento seu foco é o diploma de Engenheiro Eletri-cista. “Caso isso não seja possível ou ainda demore algum tempo, vou me dedicar ao máximo no trabalho, buscando sempre me atualizar e propor melhorias”.

A busca da estabilidade requer dedicação Ao ingressar no quadro da Itaipu em 4 de outubro de 2016, Douglas Maske chegou no auge de sua carreira na área técnica. “Alcancei meu ideal, mas pretendo continuar estudando para expandir os horizontes”, diz ele.

Quem está chegando

7notícias

Alcides começou a trabalhar na Itaipu quando ela era apenas o berço de um

projeto, ainda na fase de desa-propriação da área que abrigaria

a construção da maior hidrelétrica do mundo e a grande obra brasileira.

“Esperei meses para entrar na empresa, pois ainda estavam formando o quadro de funcionários, mas fui chamado, fiz os exames médicos e contratado como motorista. Era o emprego almejado”, diz ele com orgulho. Isso foi em 18 de novembro de 1976. Exatos 40 anos e um mês.

Nessa época a sede da Itaipu era no centro de Foz do Iguaçu, só bem depois é que foi para a sede em que está hoje. E como Alcides era motorista de todo mundo, vivia levando e trazendo o pessoal do escritório para a “vila”. “Fiz muito esse trajeto na época das desapropriações, levava as chefias e os fiscais para a vila A, B e C de segunda-feira a sábado”. Ele começou a trabalhar na coordenação, ficou oito anos, e depois foi para a garagem,

onde se aposentou. “E começaria tudo de novo se fosse possível, porque era muito bom trabalhar lá”, comenta.

APOSENTADORIAAlcides falou diversas vezes que gosta-

ria de estar trabalhando até hoje. “Sempre cumpri meu dever, não tinha hora, quando precisavam de mim eu estava sempre pronto, fazia hora extra sem problemas. Senti ter de sair”, diz ele com pesar.

Aposentado desde abril de 1995, Alcides só se afastou do trabalho porque teve um problema no coração e outras complicações. “Eu tinha 34 anos de empresa, era moço ainda, mas como achei que ia morrer, me aposentei, só que depois disso ainda trabalhei bastante como motorista particular, e com satisfação, pois sempre tive muitos amigos e eles me chamavam, viajei bastante”.

Já se passaram mais de 15 anos e Alcides está firme e saudável, só que agora não está mais trabalhando. Está curtindo o merecido descanso, mas sua vida toda foi de muita labuta. Começou a trabalhar com o pai no comércio aos sete anos de idade, depois foi para a roça. Do sítio foi para a prefeitura de Foz de Iguaçu, em 1958, onde trabalhou quase dez anos como motorista. Saiu da prefeitura para trabalhar como motorista particular, mas agora com um caminhão tanque e depois com taxi. Só depois de rodar bastante é que ele foi para Itaipu.

FAMÍLIANesse meio tempo Alcides se casou,

viveu 30 anos com a esposa, teve filhos,

se separou, casou de novo, e em janeiro fará 25 anos de casado com Arminda Alves Correia. Diz que não viaja muito, nem a passeio, mas curte a família.

Alcides tem três filhos e três netos, dois são filhos de Amauri, que trabalha como segurança na Itaipu; e o outro neto é filho de sua caçula, Islem Glenar. O segundo filho dele, Amarildo, é seu dependente até hoje por motivos de saúde, e mora com a irmã.

ITAIPU E A FIBRAHoje com 79 anos completos em

outubro, Alcides gosta de falar da Itaipu, a quem se refere como sendo sua segunda mãe. “Essa empresa é meu orgulho, não aceito que alguém fale mal dela, sou muito grato por ter trabalhado lá”. E diz que a Fibra é a sua terceira mãe. “Eu me filiei à Fundação assim que foi criada, e graças a ela hoje vivo bem”. E também é por conta disso que ele pode fazer planos para o futuro. Seu sonho é viver mais uns anos para curtir a vida.

Mais um funcionário que viu a Itaipu nascer, crescer e chegar à maturidade Sempre responsável em sua profissão, Alcides Amaral foi motorista na Itaipu, nunca bebeu e nem fumou, e deixa como conselho para quem está começando, ter respon-sabilidade, respeito e amor ao trabalho.

Onde anda Alcides Amaral

Onde anda você

Ao lado do carro que oficialmente trabalhava

Alcides com colegas de escritório, hoje aposentados

8 Dezembro | 2016

RECESSO

A Fibra estará em recesso no período de 26 a 30 de dezembro, retornando às atividades no dia 02 de janeiro.

EMPRÉSTIMO

A Carteira de Empréstimo também estará fechada durante o recesso. Os interessados em solicitar empréstimo devem fazê-lo até o dia 21. A liberação será no dia 23 de dezembro, quando serão encerradas as atividades de 2016 da Fibra.

FUTEBOL SOLIDÁRIO

Além do objetivo de confraternização e integração das equipes, em paralelo ao 7º Campeonato de Futebol Suíço, promovido pela Previpar, foi realizado também o campeonato Solidariedade. Cada instituição participante fez uma campanha de arrecadação de alimentos, que foram doados a entidades carentes de Curi-tiba. No campo, o campeonato foi realizado de 17 de setembro a 26 de novembro, e a disputa pelo título foi acirrada. Depois de empatar (1x1) com a equipe do Multipatrocinado no tempo normal, a Fibra venceu nos pênaltis (3x1). Segundo o capitão do time, Eduardo Baldissera, “tivemos dificuldades durante vários anos, mas nunca dei-xamos de participar, sonhar e lutar para que um dia chegássemos ao topo. E esse dia chegou!”. E o técnico do time, Florício Medeiros da Costa, acres-centou: “a união e a garra fizeram a diferença para nós, mas todos estão de parabéns, atingi-mos o objetivo maior, foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos”. Participaram do campeonato os times: Fibra, Fundação Copel, Fusan, Multipatrocinado, Bradesco e Associação dos Aposentados da Fundação Copel (APFC). O time da Fibra foi formado por colaboradores e Participantes, e por amigos da Funbep (Itaú) e da Fapa (Emater) que não tiveram quórum para formar seus times.

USO EXCLUSIVO DOS CORREIOS

Ausente Não existe o número indicado

Desconhecido

Outro (especificar)

Falecido

Recusado

Mudou-se

Endereço insuficiente:

Data: Rubrica do Responsável:

DEVOLUÇÃO PARA FUNDAÇÃO ITAIPU-BRRua Comendador Araújo, 551, 9º andar

CEP: 80420-000 - Curitiba - PR

Fibra recados Carteira de Investimentos OUTUBRO 2016