ano 21, nº 951 embrapa clima temperado 27/06 a 03/07/2016 ... · vencido o primeiro ano de ......

4
Ano 21, nº 951 Embrapa & Escola está com edital aberto Embrapa Clima Temperado 27/06 a 03/07/2016 O Programa Embrapa & Es- cola, coordenado pelos empre- gados Diná Bandeira, Rosân- gela Alves e Rui Madruga, do Núcleo de Responsabilidade So- cial (Nures), completa 10 anos. Desde 1993, o Programa pres- ta apoio a escolas e servidores de toda comunidade de ensi- no fundamental. Dentro das ações do projeto, estão inclu- sas: visitas à UD, exposições de projetos com no foco no meio ambiente, palestras, feiras de ciências e agroecológicas nas escolas, visita a agricultores fa- miliares, entre outros. O objetivo do projeto é di- vulgar o trabalho realizado na Embrapa, através de uma lin- guagem adaptada para o pú- blico do ensino fundamental, além de despertar nos jovens o senso crítico da sociedade à responsabilidade social e am- biental. “É um projeto impor- tante que pode influenciar no nível de interesse do aprendi- zado da criança e pode, mais tarde, definir a vida profissio- nal delas, além de conscien- tizar às práticas ambientais e à ingestão de alimentos mais saudáveis”, afirma Diná Ban- deira. AS VISITAS SÃO PROGRAMADAS É indicado que o Nures seja comunicado sobre o agenda- mento e recepção de escolas na UD. Em 2016 duas escolas fizeram a visita: Colégio Sino- dal Alfredo Simon e Escola de Educação Especial Louis Brail- le. Além disso, é necessário que as escolas disponibilizem servi- ço de transporte. Para receber as crianças é necessário respei- tar as regras estabelecidas no manual do Programa Embrapa & Escola. As instituições de ensino podem acessar o edital de participação disponível no link https://www.embrapa. br/clima-temperado/respon- sabilidade-socioambiental/ programa-embrapa-escola. Desde 2015, um grupo de colaboradores com o Programa está elaborando um manual, com lançamento em breve, que normatiza esta ação para todas as UDs da Empresa. PALESTRAS As escolas são acolhidas com palestras rápidas em auditório e há a programação de passeios aos campos experimentais, de- pendendo do conteúdo traba- lhado pela série escolar. Para a realização das mini-palestras, o Programa conta com diver- sos colaboradores da UD, que contribuem no processo de educação ambiental comple- mentar ao processo pedagógi- co da escola. O Programa Embrapa & Es- cola na UD aborda em suas mi- ni-palestras temas como Agro- biodiversidade, Agroecologia, Nutrição e Saúde. A coordenação do Progra- ma convida os empregados in- teressados em se envolver no atendimento, ou trazer suges- tões às visitas na UD, que en- trem em contato com o Nures no ramal 8217. Divulgação Instituições de ensino podem se inscrever para visitação. E empregados para atendimento ao Programa.

Upload: lamdung

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano 21, nº 951

Embrapa & Escola está com edital abertoEmbrapa Clima Temperado 27/06 a 03/07/2016

O Programa Embrapa & Es-cola, coordenado pelos empre-gados Diná Bandeira, Rosân-gela Alves e Rui Madruga, do Núcleo de Responsabilidade So-cial (Nures), completa 10 anos. Desde 1993, o Programa pres-ta apoio a escolas e servidores de toda comunidade de ensi-no fundamental. Dentro das ações do projeto, estão inclu-sas: visitas à UD, exposições de projetos com no foco no meio ambiente, palestras, feiras de ciências e agroecológicas nas escolas, visita a agricultores fa-miliares, entre outros.

O objetivo do projeto é di-vulgar o trabalho realizado na Embrapa, através de uma lin-guagem adaptada para o pú-blico do ensino fundamental, além de despertar nos jovens o senso crítico da sociedade à responsabilidade social e am-biental. “É um projeto impor-tante que pode influenciar no nível de interesse do aprendi-zado da criança e pode, mais tarde, definir a vida profissio-

nal delas, além de conscien-tizar às práticas ambientais e à ingestão de alimentos mais saudáveis”, afirma Diná Ban-deira.As visitAs são progrAmAdAs

É indicado que o Nures seja comunicado sobre o agenda-mento e recepção de escolas na UD. Em 2016 duas escolas fizeram a visita: Colégio Sino-dal Alfredo Simon e Escola de Educação Especial Louis Brail-le. Além disso, é necessário que as escolas disponibilizem servi-ço de transporte. Para receber as crianças é necessário respei-tar as regras estabelecidas no manual do Programa Embrapa & Escola. As instituições de ensino podem acessar o edital de participação disponível no link https://www.embrapa.br/clima-temperado/respon-sabilidade-socioambiental/programa-embrapa-escola.

Desde 2015, um grupo de colaboradores com o Programa está elaborando um manual,

com lançamento em breve, que normatiza esta ação para todas as UDs da Empresa.pAlestrAs

As escolas são acolhidas com palestras rápidas em auditório e há a programação de passeios aos campos experimentais, de-pendendo do conteúdo traba-lhado pela série escolar. Para a realização das mini-palestras, o Programa conta com diver-sos colaboradores da UD, que contribuem no processo de educação ambiental comple-mentar ao processo pedagógi-co da escola.

O Programa Embrapa & Es-cola na UD aborda em suas mi-ni-palestras temas como Agro-biodiversidade, Agroecologia, Nutrição e Saúde.

A coordenação do Progra-ma convida os empregados in-teressados em se envolver no atendimento, ou trazer suges-tões às visitas na UD, que en-trem em contato com o Nures no ramal 8217.

Div

ulga

ção

Instituições de ensino podem se inscrever para visitação. E empregados para atendimento ao Programa.

Linha Aberta nº 951, de 27/06 a 03/07/2016

1- Você se sente cansado ou es-gotado

Você se sente constantemente cansado, lento e fisicamente esgo-tado. Atividades que você realizava antigamente sem muitos esforços, agora parecem pesados e levam mais tempo para ser concluídos.

2- Você deixou de realizar ativi-dades que realmente amava

O total ou parcial desinteres-se em atividades que você sempre gostou de fazer, como tocar um ins-trumento, praticar um esporte, cozi-nhar e etc, pode significar que você está depressivo.

3- Seus hábitos alimentares es-tão anormais

A mudança no seus hábitos ali-mentares podem mudar principal-mente por 2 motivos: O primeiro deles é o caso da pessoa que passa a comer muito mais do que era acos-tumada, neste caso a pessoa encon-tra na comida a sua única fonte de prazer.

Já no segundo caso, o depressivo deixa de comer a quantidade con-vencional, para comer praticamente nada, e a depressão afeta o seu ape-tite tornando o ato de comer algo desagradável.

4- Você se irrita facilmente, coisa que não acontecia antes

As pessoas frequentemente an-dam te dizendo que você está muito estressado? Muitas vezes você pode não perceber o quanto a sua taxa de estresse realmente está alta, mas co-meça a acreditar e concordar com as pessoas a sua volta.

2

SAC tem novo prazo para respostasServiço

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) tem sido objeto de constantes melhorias na Embrapa e agora conta com novas metas de prazo de atendimento e satis-fação. Ferramenta importante de relacionamento com a sociedade, o SAC influencia na percepção do cidadão em relação à Empresa ao prestar informações corretas, com conteúdo e qualidade, dentro de prazos adequados. Com a implan-tação do sistema OcoMon, em julho de 2014, todas as demandas de atendimentos realizados pelas UDs passaram a ser registradas em um único local, facilitando a sistematização de informações e o

4 sinais que podem apontar que você está com depressão

acompanhamento da qualidade e satisfação de cada atendimento.

Vencido o primeiro ano de adaptação e melhorias no uso do novo sistema, a Empresa estabe-lece mais um desafio: diminuir o tempo médio de atendimento de cada demanda de cinco para quatro dias úteis. Além disso, a satisfação, que já era monitorada, agora também tem meta: manter entre 90 e 100% os atendimen-tos considerados ótimos e bons. As metas estão compromissadas na ação gerencial corporativa de Melhoria de Atendimento ao Ci-dadão e refletidas nas agendas de todas as UDs.

Compromisso

A UD trabalha com um banco de respostas nas mais diversas áreas, mas devido à diversidade de temas demandados e perguntas muitas vezes específicas, o apoio de pesqui-sadores e técnicos é fundamental para que a resposta seja dada com qualidade e dentro do prazo. “Como a nossa UD trabalha com diversos temas, recebemos muitas demandas de atendimento, inclusive apoiando a Sede no (re)direcionamento das perguntas. A disponibilidade e co-laboração dos colegas para o pronto atendimento dos questionamentos tem sido fundamental. Agradecemos a estes colegas e esperamos continuar contando com seu apoio”, comenta

Fonte: http://www.vocesabia.net/sau-de/

METAS SAC 2016

Atendimento em4 dias úteis

Índice de satisfação entre 90 e 100%

Hilda Gomes, empregada responsá-vel pelo atendimento do SAC da UD.

resultAdos

De janeiro a maio deste ano já fo-ram mais 350 atendimentos registra-dos no sistema OcoMon. No mesmo período, a média de tempo de atendi-mento da UD foi de 2,9 dias úteis e o índice de satisfação de 95%.

Pau

lo L

anze

tta

Linha Aberta nº 951, de 27/06 a 03/07/2016

Giro pela Unidade

3

23/06 - Workshop Pragas em Citros

A UD realizou com parceiros o Workshop Manejo de Pragas dos Citros. Painelistas da Fundecitrus, de São Paulo/SP, abordaram temas como a pinta-preta, o cancro cítrico e o Greening (HLB), que exige medidas preventivas, já que a doença que ainda não chegou aos pomares gaúchos.Já o pesquisador da UD, Rober-to Pedroso,debateu as políticas público privadas para a citricultura no Estado.O evento ocorreu no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí/RS e reuniu cerca de 120 pessoas, entre produtores, estudantes, técnicos do Mapa, da Secretaria de Agricultura do RS e repre-sentantes da Emater/RS-Ascar, Fepagro e UFRGS.

21 a 23/06 - Seminário da Cebola

Tavares/RS sediou o XXVIII Seminário Nacional da Cebola e o XIX Seminário de Cebola do Mer-cosul, evento que teve a participação de cerca de 350 pessoas. A pesquisadora da UD, Daniela Lo-pes Leite, apresentou a palestra “A Semente: o co-meço de tudo” onde abordou aspectos botânicos e da qualidade da semente, fatores que influen-ciam na polinização das plantas e na qualidade na semente; o processo de certificação das semen-tes e o registro nacional de cultivares do Mapa.

21 e 24/06 - Dia de Campo UFPel

Na terça (21), estiveram na UD alunos dos cursos de Engenharia Agrícola e Hídrica, já na sexta (24) participaram acadêmicos das Engenharias Hídrica e Sanitária Ambiental, além do curso de Geografia, todos da UFPel. Nos dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pesquisas de agrometeorologia da UD com o pes-quisador Carlos Reisser. “Na prática, é possível rela-cionar o ensino visto dentro da sala de aula. É inte-ressante nos integrarmos das pesquisas realizadas na Embrapa, podendo assim até fazer estágio aqui”, res-salta a aluna de Engenharia Hídrica, Lorena Ferreira.

Dan

iela

Lei

te

24/06 - Dia de Campo UFFS

Alunos do curso de Agronomia da UFFS de Pontão/RS e Instituto Educar, estiveram na UD para um Dia de Cam-po. A colega Andréa Noronha, ministrou a apresentação institucional da UD e os pesquisadores Carlos Reisser e Rosa Lía Barbieri falaram sobre os trabalhos desenvolvi-dos por suas linhas de pesquisa. À tarde os alunos visita-ram a EEC, recepcionados pelo colega Lírio Reichert, que falou sobre as pesquisas em agroecologia; e a ETB, onde vi-sitaram o Sispel acompanhados do colega Sérgio Bender, que abordou as forrageiras BRS e a criação de terneiras.

Sérgio S

ilvaP

aulo

Lan

zett

aP

aulo Lanzetta

Linha Aberta nº 951, de 27/06 a 03/07/2016

27/06 - Carlos Luiz da Ferreira29/06 - Maria Laura Turino Mattos30/06 - Lester Amorim Pinheiro01/07 - Carlos Adão Machado 03/07 - Lilian Sosinski03/07 - Gilberto Nava

Pé na estrada

4

Fonte: SGP

Fonte: SCS

Primeiro Ecoponto de Pelotas já recolheu mais de 18 toneladas de lixo

Agenda30/06 - Dia de Campo da Figueira - Canguçu/RS

Em março desse ano a Prefeitu-ra Municipal de Pelotas inaugurou o primeiro Ecoponto da cidade. Localizado na avenida Juscelino Kubischek de Oliveira, nº 3195, o local valoriza o descarte corre-to de diversos materiais, evitando a poluição ambiental, a prolife-ração de doenças e alagamentos.

O Ecoponto fica aberto de se-gunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h e recebe móveis desmontados, plásticos de origem domiciliar, restos de podas e jardi-nagem, resíduos de construção ci-vil (aterro, argamassa, concreto e

Meio Ambiente

Aniversários

tijolos), papelão, vidros e metais. O objetivo é atender pequenos gera-dores, de até 1,5m³ de lixo por dia.

Desde a inauguração foram re-colhidas cerca de 18 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. Os ma-teriais recicláveis recolhidos são en-viados para seis cooperativas con-veniadas, que fazem rodízio entre si, trocando a cada 30 dias. Lixos resultantes de galhação, podas e jar-dinagem, madeira e resíduos cons-trução civil são encaminhados para a Central de Recebimento de Resí-duos Sólidos. E móveis desmonta-dos vão para o transbordo SANEP.

QUANDO? QUEM? ONDE? O QUÊ?

27 a 29/06 Joel Henrique Caroso Montenegro/RSParticipar como palestrante do Curso de Sistemas Agroflorestais em parceria com a EMATER

30/06 Carlos Roberto Martins Canguçu/RS Participar de Dia de Campo sobre Figueira

EXPEDIENTE: O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Adm.: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Jair Nachtigal. Edição: Cíntia Franco (CONRERP 3040/RS). Diagramação: Letícia Eloi e Rosana Bosenbecker (estagiárias). Circulação: Equipe NCO. Redação: Cíntia Franco, Letícia Eloi Pinto (estagiária) e Vanessa Kleber (estagiária). Colaboração: Ana Paula Camargo e Eliz Rickes. Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected].

pilhAs e bAteriAs:Loja C&A (Centro) , Macro atacado Treichel (Três Vendas), Supermerca-

do Peruzzo (Fragata; Laranjal)lâmpAdAs FluoresCentes:

Solução Ambiental (rua Barão de Tramandaí, Três Vendas), Supermer-

cado Peruzzo (Fragata; Laranjal) eletrôniCos, eletrodoméstiCos:

Cedi Planeta Viva (Lobo da Costa, 1.274) - Tel. 3028-8279, Cooperativa

de Lixo Eletrônico (Marcílio Dias, 392) - Tel. 8127-7026

resíduos de oFiCinA meCâniCA (Con-tAminAdos Com óleo):

Solução Ambiental (Barão de Tra-mandaí, 149) - Tel. 32734008

mediCAmentos venCidos:Farmácias Panvel (Centro), Farmácias

São João (todas as lojas) óleo de CozinhA:

Ronald’s coleta - Tel. 9107.6336 embAlAgens de CosmétiCos: O boticário (Todas as lojas)

os mAteriAis que não são reCebidos no eCoponto podem ser depositAdos

em outros loCAis, ConFirA A listA:

mAteriAl reCiClável Abril/Kg mAio/Kg

Papelão/Papel 4.219 3.630

Sucata (Ferro, cobre, alumínio, metal) 3.136 2.340

Plástico 510 800

Vidro 2.000 2.000

Total: 9.865 8.770

Div

ulga

ção