ano 18, nº 808 embrapa clima temperado 08/12 a 14/12/2012 ... · gestora e o clorador embrapa. o...

4
Ano 18, nº 808 Motivar à diversificação de culturas Embrapa Clima Temperado 08/12 a 14/12/2012 Agricultores e pesquisadores trocam experiências e conhecem a BRS Rainha Paulo Lanzetta Paulo Lanzetta Uma caminhada ao conhe- cimento pelos participantes. A Vitrine Tecnológica composta por equipamentos, com baixos cus- tos de elaboração e exploração para facilitar a vida no campo. O pesquisador Carlos Reisser Jr. apresentou o Coletor Solar, o Carbonizador de Casca de Ar- roz e o Injetor de Biofertilizantes. O analista Rafael Porto apre- sentou a Fossa Séptica Biodi- gestora e o Clorador Embrapa. O Cultivo da Oliveira: Coleção de cultivares mostrou 13 cultivares promissoras para região e o seu manejo orgânico, apre- sentado pelo pesquisador Enilton Coutinho. O pesquisador Flávio Carvalho e o extensionista da Emater/RS Roberto Leaes Simch, incentivaram a volta da prática de adubação verde apresentan- do opções de gramíneas e legu- minosas. Já a batata-doce, cul- tura com multiplicidade de uso, serviu para o pesquisador Luís Suita de Castro mostrar possibi- lidades de renda aos agricultores. Em uma das estações foi feito o lançamento na região, da cultivar de batata – BRSIPR Bel, com alto teor de matéria seca, conferindo qualidade excepcional na fritura. Pacotes de batata palha, produzi- das pela Embrapa e a agroindústria local Prolazer foram saboreadas pelos participantes. Uma coleção de cultivares de amendoim e de mandioca foi preparada pelo pes- quisador José Ernani Schwengber ao dar importância à caracteriza- ção e coleta de materiais crioulos. O analista José Faustini de Oliveira apresentou o Sistema Intensivo de Cultivo de Arroz (SICA), através de uma unidade de observação instalada na Estação. E a Compostagem Laminar foi mostrada pelo pesquisador Gus- tavo Schiedeck. Cada agricultor le- vou um Kit agroecológico (mudas de batata-doce, sementes de milho crioulo, de abóbora e uma garrafa de húmus) para sua propriedade. Na ocasião, foi feito o lan- çamento da BRS Rainha, uma bergamota de qualidade tar- dia, fácil de descascar, pos- suindo poucas sementes e de porte grande. Sua produtivi- dade é de 23 toneladas/ha/ano. A EEC foi local de apren- dizagem para 250 agricultores familiares de diversas localida- des do RS, neste dia 6, no Dia de Campo Alternativas para Diver- sificação da Agricultura Familiar. As boas-vindas do chefe ge- ral, Clenio Pillon, destacou a im- portância de diversificar a pro- dução e a renda dos agricultores. O coordenador técnico da EEC, Carlos Alberto Medeiros, comen- tou que “o evento vem acelerar a diversificação, que está se perden- do ao longo dos anos”. E o agricul- tor de Vera Cruz/RS Eledor Ebert confirmou, “é uma oportunidade para diversificarmos nossas plan- tações e sabermos as variedades corretas que devemos plantar”. Paulo Lanzetta Paulo Lanzetta Lirio Reichert

Upload: phunghanh

Post on 08-Nov-2018

243 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano 18, nº 808

Motivar à diversificação de culturasEmbrapa Clima Temperado 08/12 a 14/12/2012

Agricultores e pesquisadores trocam experiências e conhecem a BRS Rainha

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Uma caminhada ao conhe-cimento pelos participantes. A Vitrine Tecnológica composta por equipamentos, com baixos cus-tos de elaboração e exploração

para facilitar a vida no campo. O pesquisador Carlos Reisser Jr. apresentou o Coletor Solar, o Carbonizador de Casca de Ar-roz e o Injetor de Biofertilizantes. O analista Rafael Porto apre-sentou a Fossa Séptica Biodi-gestora e o Clorador Embrapa.

O Cultivo da Oliveira: Coleção de cultivares mostrou 13 cultivares promissoras para região e o seu manejo orgânico, apre-sentado pelo pesquisador Enilton Coutinho. O pesquisador Flávio Carvalho e o extensionista da Emater/RS Roberto Leaes Simch, incentivaram a volta da prática de adubação verde apresentan-do opções de gramíneas e legu-minosas. Já a batata-doce, cul-tura com multiplicidade de uso, serviu para o pesquisador Luís Suita de Castro mostrar possibi-lidades de renda aos agricultores.

Em uma das estações foi feito o lançamento na região, da cultivar de batata – BRSIPR Bel, com alto teor de matéria seca, conferindo qualidade excepcional na fritura. Pacotes de batata palha, produzi-das pela Embrapa e a agroindústria local Prolazer foram saboreadas

pelos participantes. Uma coleção de cultivares de amendoim e de mandioca foi preparada pelo pes-quisador José Ernani Schwengber ao dar importância à caracteriza-ção e coleta de materiais crioulos.

O analista José Faustini de Oliveira apresentou o Sistema Intensivo de Cultivo de Arroz (SICA), através de uma unidade de observação instalada na Estação. E a Compostagem Laminar foi mostrada pelo pesquisador Gus-tavo Schiedeck. Cada agricultor le-vou um Kit agroecológico (mudas de batata-doce, sementes de milho crioulo, de abóbora e uma garrafa de húmus) para sua propriedade.

Na ocasião, foi feito o lan-çamento da BRS Rainha, uma bergamota de qualidade tar-dia, fácil de descascar, pos-suindo poucas sementes e de porte grande. Sua produtivi-dade é de 23 toneladas/ha/ano.

A EEC foi local de apren-dizagem para 250 agricultores familiares de diversas localida-des do RS, neste dia 6, no Dia de Campo Alternativas para Diver-sificação da Agricultura Familiar.

As boas-vindas do chefe ge-ral, Clenio Pillon, destacou a im-portância de diversificar a pro-dução e a renda dos agricultores. O coordenador técnico da EEC, Carlos Alberto Medeiros, comen-tou que “o evento vem acelerar a diversificação, que está se perden-do ao longo dos anos”. E o agricul-tor de Vera Cruz/RS Eledor Ebert confirmou, “é uma oportunidade para diversificarmos nossas plan-tações e sabermos as variedades corretas que devemos plantar”.

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Liri

o R

eich

ert

Linha Aberta nº 808, de 08/12 a 14/12/2012

Avaliação do CO em 2012

A presidente da comis-são do CO, Eliana Silveira, avalia o processo como po-sitivo, já que o espírito de colaboração, as relações hu-manas, o comprometimen-to, trabalho em equipe e a parceria são constantes, “a grande parte dos empregados aderiram à missão de for-mular e colocar em prática ações de melhoria”, analisa.

Eliana lembra que, em um dos depoimentos, um co-lega citou os cutucões que o CO sofre na época de avaliação dos empregados e confirma que é um momento delicado. “Geralmente àqueles que sen-tem-se insatisfeitos, depois do stress, voltam mais for-tes do que antes”, comentou.

A Feira de Produtos Or-gânicos, a Embrapa Letrada e a Ginástica Laboral foram atividades planejadas para promover a integração, além da coluna no Linha Aberta, onde todos puderam se ma-nifestar sobre o assunto. Se-gundo ela, independente de algumas dificuldades, tanto de relacionamento interpes-soal, como de execução do trabalho, a UD apresenta um clima bastante favorável. “O CO é uma construção do dia a dia, devemos fazer a nossa parte, e a maioria das pes-soas estão comprometidas com sua melhoria”, concluiu.

2

O Núcleo de Garantia da Qualidade (NGQ) é composto por Angelo Lopes, Cintia Brenner Franco, Denilson Anthonisen (co-ordenador), Diná Lessa Bandeira, Edegar Gonçalves Fonseca, Fa-

Pau

lo L

anze

tta

Gestão à Vista

biane da Silva Porto, Juliana Hey Coradin, Leonardo Ferreira Du-tra, Lilian Winckler Sosinski, Luis Eduardo Antunes, Maria de Fá-tima Cortelini, Paulo César Gar-cia e Ricardo Alexandre Valgas.

Conheça o NGQ

- orientar as equipes envolvidas em ensaios para assegurar a ade-quação aos requisitos das nor-mas da série ISO;- orientar as equipes envolvidas em estudos para assegurar a ade-quação aos princípios das boas práticas (NIT/DICLA);- supervisionar as ações de capa-citação das equipes de laborató-rios e campos experimentais;- supervisionar os programas de comparação interlaboratorial de calibração e de auditorias inter-nas;- orientar as equipes internas em auditorias de terceira parte;- dar suporte técnico aos respon-sáveis pelos laboratórios no con-trole operacional, na aquisição de insumos e na manutenção da infraestrutura, de equipamentos e de instrumentos de uso labora-torial;

- apoiar as áreas técnicas e admi-nistrativas nos assuntos relativos à gestão dos laboratórios da UD;- propor e monitorar a imple-mentação de ações e diretrizes com vistas à gestão ambiental;- acompanhar a elaboração de projetos, orientando os empre-gados e a chefia-geral sobre me-lhorias na área ambiental da Em-brapa Clima Temperado;- supervisionar a implementação de ações corretivas e preventivas para não conformidades que es-tejam ocasionando, ou possam vir a ocasionar danos ambientais;- revisar a política ambiental da Embrapa Clima Temperado, quando pertinente;- propor a programação ambien-tal anual da UD em conformida-de com o Sistema de Gestão Am-biental (SGA)

Atribuições do NGQ

Linha Aberta nº 808, de 08/12 a 14/12/2012

Giro pela Unidade

3

A pesquisadora Maria do Carmo Raseira recebeu, na Sede, o pesquisador da Universidade de Arkansas (EUA) John Clark, para uma avaliação dos programas de me-lhoramento de amora-preta e frutas de caroço. A ava-liação foi realizada através de visitas aos campos de se-edlings, campos de coleção e produtores locais. Ainda foi realizado um seminário e uma reunião, enfatizando aspectos de biologia molecular, com a equipe que par-ticipa dos projetos de melhoramento das duas espécies.

Uma produção de 180 dúzias de ovos por semana se-rão comercializadas todas às quintas-feiras, na feira em frente a Prefeitura Municipal de Canguçu/RS. O resultado desta produção faz parte das ações do pro-jeto Avicultura Colonial, que busca agregar valor ao alimento e a renda do produtor. A diferença está no uso de ração à base de batata-doce. Há cinco pon-tos de venda no município. A ação conjunta é da UD, IFSul/CAVG e Escola Técnica Estadual de Canguçu.

Durante o 3º Fórum de Integração Comunitária, no CTG Batalha do Seival, em Candiota/RS, os benefi-ciários dos projetos socioambientais da Eletrobrás CGTEE apresentaram suas experiências. Parceiros no projeto Quintais Orgânicos de Frutas junto a UD, foi montado estande com amoras, pêssego, sucos e geléias para degustação dos participantes e dis-tribuição de mudas. O programa é realizado desde 2004, e já atingiu 1.113 quintais em 113 municípios.

A última reunião do Projeto MP1 Transição Agroecoló-gica, realizada na Sede, serviu para fazer uma reflexão sobre a contribuição do trabalho, realizado ao longo de quatro anos, para os Sistemas de Base Ecológica. Os dois comitês presentes, Comitê de Reflexão Conceitual e o Comitê de Gestão Operacional, já começaram a ar-ticular os detalhes para a continuação dos estudos na área e elaboração de nova proposta de trabalho. Parti-ciparam do projeto 250 pesquisadores de 25 Unidades.

Laco

Afo

nso

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

01 a 06/12 - Pesquisador americano visita UD

04 e 05/12 - Projeto Transição Agroecológica

29/11 - Programa Avicultura Colonial

28/11 - Fórum Eletrobrás CG

TEE

Linha Aberta nº 808, de 08/12 a 14/12/2012

4

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Cristiane Betemps (7418RS) Diagramação: Manuelle Motta. Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps, Laco Afonso (15785RS); Manuelle Motta (estagiária). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

08/12 - Jorge Ferraz Sampaio

09/12 - Joseane Lopes Garcia

10/12 - Juliana Hey Coradin

12/12 - Luis Fernando Jackson

13/12 - Carlos Isair Tavares

14/12 - Sérgio Emilio Bonemann

Premiação

Agenda

Aniversários

Pau

lo L

anze

tta

Trabalhos em destaque

Bolsistas orientados por pes-quisadores da Unidade vêm ga-nhando destaque nos trabalhos apresentados em encontros cien-tíficos.

A estudante Giseli Crizel, e a equipe orientada pelo pesqui-sador Rufino Cantillano, obteve destaque com menção honrosa, no XIV Encontro de Pós-Gradua-

ção da UFPel, realizado no final de outubro no campus das Ciências Sociais, com o trabalho Alterações nos teores de ácido ascórbico, anto-cianinas e carotenóides em moran-gos produzidos a partir de mudas de matrizes radiadas com UV-C.

Já a aluna Tainã de Figuei-redo Cardoso, bolsista de Inicia-ção Científica no Laboratório de

11/12 - Reunião do Fórum da

Agricultura Familiar (EEC)

11 a 13/12 - IV Encontro de Ini-

ciação Científica e Pós Graduação

da Embrapa Clima Temperado

(Sede)

14/12 - Confraternização de

final de ano (Sede)

Pé na estrada10 /12 José D. Vianna Porto Alegre/RS Reunião do Conselho Técnico Administrativo

10 e 11/12 Daniela L. Leite São José do Norte/RS Colheita e avaliação de unidade de observação de cebola agroecológica

11/12 Carlos A. Flores Porto Alegre/RS Reunião do Projeto de Conservação do Solo e Água no RS

Reprodução Animal e orientada pela pesquisadora Lígia Pegoraro, ganhou o primeiro lugar na área das Ciências Agrárias modalida-de pôster no Congresso de Ini-ciação Científica da UFPel, reali-zado de 21 a 23 de novembro. A qualidade técnica dos resultados e da apresentação fez com que o trabalho intitulado Influência de Diferentes Gradientes de Densi-dade Utilizados na Seleção Esper-mática na Produção In Vitro de Embriões Bovinos fosse escolhi-do entre outros 260 trabalhos. “É um reconhecimento da impor-tância e do impacto que nossas ações de pesquisa têm nos siste-mas de produção animal e acima de tudo recompensa do trabalho, orgulho da equipe e exemplo para outros alunos”, destacou Lígia.

Adeus

A EEC serviu para acolher as cin-zas do ex-pesquisador Alberto Lessa Machado que faleceu, no domingo (02/12), aos 91 anos. Lessa trabalhou na área de So-ciologia Rural por 32 anos, sendo chefe da UEPAE de Cascata de 1969 a 1973. O ex-pesquisador estava aposentado desde 2001.

Ações Natal 2012 - 8ª Edição do Natal da Cida-dania, no dia 10/12 no Parque Dom Antônio Zattera, com atrações culturais, exposições e serviços para a comunidade;

- Arrecadação de alimentos, roupas e calçados, na secreta-ria da ETB, a serem entregues à familias carentes do Capão do Leão/RS na Celebração Festiva da Vida, dia 18/12 na ETB;

- Acesse o blog operacaonatal-pelotas.blogspot.com e ajude a Comunidade Quilombo do Algodão. Mais informações no NCO ou pelo ramal 8113/8215.

Pau

lo L

anze

tta