ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e...

32
Ano 14 - n o 62 - setembro 2007

Upload: phamdieu

Post on 11-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

Ano 14 - no 62 - setembro 2007

Page 2: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Esta é a primeira oportunidade que tenho de falar com os leitores da Em Rede neste espaço e fi co muito contente de poder, logo nesta minha primeira participação, compartilhar com todos vocês este importante momento pelo qual passa a Bridgestone Firestone.

Estamos em um período de constante aumento da nossa capacidade de produção para atender

ao segmento de pneus de alta performance, um mercado em franca expansão e com uma demanda crescente.

Esta conquista é fruto dos altos investimentos que a companhia realizou nos últimos anos, cerca de US$ 460 milhões, tanto na construção da fábrica de Camaçari, quanto na modernização da sua planta industrial de Santo André. Agora, estamos concretizando esse esforço e entregando para o consumidor brasileiro produtos com a mais alta tecnologia disponível no nosso segmento.

Mas é claro que este ciclo só pode ser completo se tivermos como fazer chegar estes produtos de alta tecnologia ao consumidor fi nal.

E aí está outro fator que muito nos entusiasma: a ampliação de nossa gama de revendedores. Tivemos, recentemente, a entrada de importantes revendas, reforçando ainda mais a nossa já competente e profi ssional rede. Empresas com a tradição e a força da Rede Zacharias, por exemplo, certamente irão contribuir para chegarmos com nossos produtos e nossa tecnologia cada vez mais a um número maior de consumidores.

Temos a certeza de que, ao lado de nossos revendedores, estamos construindo estruturas sólidas para um futuro promissor, com produtos de alta tecnologia e uma rede de revendas profi ssional e capacitada.

Vamos continuar juntos trilhando este caminho!

Humberto GómezPresidente e diretor-geral da Bridgestone Firestone do Brasil

Prontos para o futuro

2

Carta ao Leitor

Afi liada

Publicação da Bridgestone Firestone

do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Conselho EditorialHumberto Gómez, Alfonso Zendejas,

Raul Viana, Marco Antônio Carneiro e Silvana Batirow

Editora ChefeMaria Teresa Orlandi

(MTB 32257)

ElaboraçãoMultiart Comunicação e

Propaganda Ltda.

ApoioJoel C. Oliveira Junior

RedaçãoVinícius Carvalho e Lilian Nakashima

FotosRenato Rodrigues

Editor de ArteElcio Macchia

ColaboraçãoRafael Ferrari

Fotolitos e impressãoGráfi ca Santa Edwiges

2

Page 3: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

3026

2522

2016

1210

4

Rede Zacharias se une a BFBR com 29 lojas em SP e RJ

Índice

Bridgestone GIII ganha 14 novas medidas

Campanhas da BFBR trazem resultados para as revendas

Circuito Premiado premia vencedores do período

Agricultura em alta impulsiona vendas

Dario Franchitti é campeão na IRL A importância do balanceamento nos pneus de carga

Do campo para a estrada: a história da Transportadora Jolivan

BFBF conquista novas empresas para Rede de Revendas

Mais opções de crédito na hora de comprar pneus

8

ultados para as revendas

3

hora de comprar pneus

p g

Page 4: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Cliente

4

uem hoje vê os irmãos João, Lindor e Vassoir Paganini à frente da Transportadora Jolivan não faz idéia do lon-go e duro caminho que eles percorreram para criar esta empresa de sucesso, que hoje conta com uma das maio-res frotas de caminhões do Estado do Espírito Santo e atende clientes como Gerdau, Bom Bril, Suzano, Uni-

lever, Procter & Gamble, Belgo Mineira, entre outras.

Para se ter uma idéia, a família Paganini ganhava o seu susten-to cuidando da roça e vendendo os seus produtos na feira do povoado de Nova Estrela, na região montanhosa do Espírito Santo. Era uma vida dura de trabalho de sol a sol para toda a família. Até que um dia, um dos irmãos, João, comprou um “lote” de burros e começou a mudar essa história. Dos primeiros “carretos” feitos no lombo de animais surgiu o di-nheiro para comprar um primeiro caminhão usado: um Ford 58. Logo em seguida, a frota foi duplicada com um outro caminhão para o irmão Lindor.

Foi assim que nasceu a T. Paganini, uma pequena transpor-tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do Espírito Santo, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Em 1976, o ir-mão mais novo, Vassoir, uniu-se a eles e também passou a fazer os carretos.

Estrada para o sucesso

Após um longo caminho com muito trabalho, mas também uma série de difi culdades, em 1989, os três irmãos Paganini resolveram fundar a Transportadora Jolivan, com a visão de que era preciso profi ssionalizar a empresa e investir em pes-soal, infra-estrutura, equipamentos e tecnologia para oferecer um serviço de qualidade cada vez maior aos seus clientes.

Atualmente a Jolivan transporta cargas fechadas dos segmen-tos de siderurgia, alimentos, químicos, farmacêuticos, produ-tos de higiene e saúde, papel e celulose, entre outros.

A Jolivan hojeCom sede em Iconha, no Espírito Santo, a empresa conta com 22 fi liais nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, uma frota com mais de 800 caminhões, gerencia-mento de risco, rastreamento por satélite e tudo o mais que uma grande empresa de transporte pode oferecer.

E foi exatamente esta capacidade de sempre estar se atualizan-do, buscando melhorias e uma apurada visão comercial que transformou a empresa no que ela é hoje.

Para citar um exemplo emblemático da visão dos irmãos, há cerca de dez anos eles perceberam que as importações e ex-

Com muito trabalho e dedicação, irmãos Paganini deixam para trás a dura vida do campo e constroem uma das maiores transportadoras do Espírito Santo, a Jolivan

Q

Page 5: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

5

portações tendiam a crescer cada vez mais e, aproveitando-se da proximidade dos portos de Tubarão e Vitória, investiram em atrair clientes deste setor. “Hoje temos uma enorme quan-tidade de importadores que usam nossos serviços no Porto de Vitória. Acredito que somos a empresa que mais transporta produtos importados que ali chegam”, comenta Lindor.

Oportunidades comerciais aliadas à redução de custosMas nem só de bons clientes e de qualidade de serviço se faz uma empresa vencedora. É sabido que hoje a redução de custos é uma necessi-dade inerente para qualquer segmento de negócios. E foi pensando assim que a em-presa investiu há pouco mais de um ano na troca de fornecedores de pneus.

“Por muito tempo usamos uma outra marca de pneus, mas quando resolvemos fazer um teste com os pneus Bridgestone vimos que o seu custo x benefício era muito mais vantajoso, uma vez que o pneu oferece maior durabilidade e resistência”, comenta Lindor.

Com um trabalho bastante rigoroso realizado no controle de pneus, a empresa pôde perceber que a troca de fornecedor rendeu frutos positivos e hoje 80% de sua frota é equipada com pneus Bridgestone.De olho no futuro, a empresa investe na formação de seu pessoal, dando subsídio para que a sua equipe administrativa possa cursar faculdade e trazer o conhecimento acadêmico para aprimorar a administração da empresa.

Filho de Lindor, Heider Paganini, diferentemente de seu pai e seus tios, teve a oportunidade de cursar uma faculdade, mas

não abre mão da experiência e do aprendizado que adquire cada dia na convivência com os fundadores da empresa.

“O que eles aprenderam aqui no trabalho diário não há es-cola nenhuma no mundo que possa ensinar. Meu objetivo é conseguir aliar tudo o que eles

conhecem com os ensinamentos da faculdade, para que possamos sempre estar crescendo e prontos para as mu-danças constantes de mercado”.

Nivaldo José Silva, Assessor Comercial da BFBR, ao lado da equipe da Jolivan: José Arthur Pinto, Lindor, Heider e Roberto

Os três irmãos sócios da Jolivan: João, Lindor e Vassoir

“...Quando resolvemos fazer um teste com os pneus Bridgestone

vimos que seu custo x benefício era muito mais vantajoso, uma vez que o pneu oferece maior durabilidade e

resistência”, comenta Lindor Paganini.

Page 6: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

6

Cliente

anaus se destaca por suas peculiaridades, tanto na ri-queza de suas manifestações culturais quanto por suas características socioeconômicas.

Coração da Amazônia, a cidade não possui ligação por terra com o restante do País e toda a logística de comércio tem que ser realizada através de embarca-ções que atravessam os rios Amazonas e Negro.

Outra importante característica é a Zona Franca de Manaus, onde há total isenção de impostos para a entrada de produ-tos importados, nos mais variados segmentos, entre eles o de pneus, provocando uma concorrência acirrada.

Esses são alguns dos desafi os enfrentados por qualquer empre-sário e empreendedor na região. A Japurá Pneus, revenda Brid-gestone Firestone, transformou esses desafi os em oportunida-des que proporcionaram seu crescimento e desenvolvimento.

Focada no mercado de varejo e em oferecer produtos de alto valor agregado, como pneus Bridgestone de alta performance, a Japurá lidera o segmento de pneus em Manaus e nas demais cidades onde está instalada: Porto Velho e Cacoal (RO), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).É o que explica Marcus Martins, diretor comercial da em-presa e fi lho de Alcides da Silva Filho, fundador da Japurá. “Quando os pneus importados começaram a entrar com ainda mais força no Brasil, tivemos um período de bastante difi culdade, mas aí resolvemos focar 100% no varejo e usar a força da tradição da nossa marca na cidade aliada à tecnolo-gia da Bridgestone Firestone para mostrar ao nosso cliente os diferenciais dos produtos de qualidade que podemos oferecer a eles”, comenta.

E a estratégia mostrou-se acertada, resultando em um grande aumento na venda de pneus Bridgestone.

Uma nova e importante aliada

E a Japurá Pneus ganhou uma importante aliada na sua es-tratégia: a nova fábrica da Bridgestone Firestone em Cama-çari. Voltada para a produção de pneus de alta performance e localizada no Nordeste, a fábrica trará mais agilidade para as demandas das revendas das regiões Norte e Nordeste, como a Japurá e de seus clientes, além de oferecer uma maior gama de produtos.

“A primeira nota faturada da fábrica de Camaçari foi nossa”, comemora Suzana Martins, diretora fi nanceira da empresa e irmã de Marcus.

Para garantir e ampliar todas essas conquistas, a Japurá Pneus investe fortemente também em treinamento de sua equipe, contando com uma área de Recursos Humanos bem estrutu-rada e que capacita constantemente seus colaboradores.

“Além disso, apesar da barreira geográfi ca da distância, sem-pre que possível, mandamos nossos gerentes aos treinamentos oferecidos pela Bridgestone Firestone”, conta Marcus.

Atenta ao mercado e ao futuro, a Japurá prepara-se agora para a inauguração de mais duas revendas, uma delas em Manaus e a outra em Ji-Paraná (RO). “Esta cidade de Rondônia é uma importante fronteira agrícola da região Norte e nossa presença neste ponto será fundamental para expandirmos nossa venda em pneus agrícolas, de carga e camionete”, conclui Marcus.

Focados no varejo e no atendimento

Mesmo em um mercado com total isenção fi scal para importados,

Japurá Pneus atinge a liderança no segmento de pneus

M

Page 7: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

7

Símbolo de um período áureo de Manaus, Teatro Amazonas é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade

SuáMTAéptmn

Um pouco de históriaA Japurá Pneus foi fundada em 1973 por Alcides da Silva Filho. Nascido em Minas Gerais, Alcides trabalhava como bancário e foi transferido para Manaus. Após 18 anos, decidiu criar o seu próprio negócio.

Naquele período, a capital do Amazonas experimentava um im-portante ciclo de crescimento, e a construção da BR 319 (que liga Manaus a Porto Velho) foi a inspiração para Alcides apostar no mercado de pneumáticos.

Após anos trabalhando com uma loja multimarcas, em 1999, Al-cides e seus fi lhos Marcus e Suzana, que já estavam à frente dos negócios da empresa, resolveram ter uma revenda exclusiva Brid-gestone Firestone.

Com grande aceitação por parte dos clientes à nova marca, a em-presa iniciou um ciclo de expansão, aliando a tradição do nome Japurá à força das marcas Brid-gestone e Fires-tone.

Os proprietários da Japurá Pneus: Marcus Martins, Alcides da Silva Filho e Suzana Martins

Com trabalho diferenciado, a revenda destaca-se pela venda de pneus Bridgestone, com alto valor agregado.

Sí b l dS

Page 8: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Cliente

Além da chegada da Rede Zacharias, a rede Bridgestone Firestone conta com mais sete lojas. Todas trabalham com produtos e servi-ços para veículos de passeio, camionete, carga e agrícola, além de dispor de uma linha completa de pneus da marca. Os novos pon-tos de venda possuem serviços de alinhamento, balanceamen-to, cambagem, suspensão, freio e troca de óleo, entre outros.A padronização visual aplicada é a mesma de todos os pon-tos de vendas Bridgestone no mundo e o espaço interno foi pensado de forma a deixar o ambiente mais confortável e atraente para o consumidor.

Expansão de Norte a Sul"Essas novas lojas também utilizam no mercado um conceito inovador de comunicação com o consumidor de pneus, baseado em um grande projeto de arquite-tura, marketing e comunicação estratégica. Com esse novo conceito, pretendemos transmitir para o cliente a própria experiência que ele tem com nossas marcas - a tecnologia, precisão e modernidade dos produtos Bridgestone e a tradição, qualidade e segurança dos produtos Firestone", afirma, Alfonso Zendejas, diretor comercial da BFBR.

BFBR inaugura mais lojas na Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná

Parceiros crescendoCentro Automotivo Kranz

8

O Centro Automotivo Kranz, que já faz parte da rede Bridgestone Firestone desde 2003, hoje está com quatro lojas e três delas - duas em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo - acabam de ser inauguradas. A quarta loja está localizada na capital gaúcha.

ATDL Pneus

Outro parceiro que inaugurou mais uma loja foi a ATDL, que fica em Londrina (PR). A revenda é exclusiva BFBR desde 2006 e possui outra loja em Maringá.

E, por fim, a Iguatemi Pneus, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), inaugurou mais uma loja no Sertão

Iguatemi Pneus

Page 9: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

9

Comaflex Av. Benedita Silveira, 78 - Centro - Barreiras (BA) - Tel.: (77) 3611-8484

Eco Pneus Rod. PA 481, Km 11 - Murucupi - Barcarena (PA) - Tel.: (91) 3235-6605

Centro Automotivo Kranz Av. do Forte, 706 - Bairro Vila Ipiranga - Porto Alegre (RS) - Tel.: (51) 3344-8888

Av. Ipiranga, 3960 - Bairro Jardim Botânico - Porto Alegre (RS) - Tel.: (51) 3029-3600

Av. Nações Unidas, 2815 - Bairro Rio Branco - Novo Hamburgo (RS) - Tel.: (51) 3065-3600

ATDL Av. Tiradentes, 106 - Shangri-Lá - Londrina (PR) - Tel.: (43) 3357-4141

Iguatemi Av. Juscelino Kubitschek, lote 5 a 7 - Chácara Botelho - Jardim Paraíso - Luís Eduardo Magalhães (BA) - Tel.: (77) 3628-6562

Novas lojas BFBR

Confira a lista completa de revendas exclusivas em www.bfbr.com.br

Comafl exLocalizada em Barreiras, região oeste da Bahia, a Comafl ex atua há mais de 15 anos no segmento de pneus e, recente-mente, passou a trabalhar como revendedora exclusiva BFBR. “A Bridgestone Firestone traz um grande valor de marca para o consumidor. Certamente, temos muito a agregar à nossa empresa vinculando-a à credibilidade que a BFBR tem no mercado”, afi rma Juber Rosa da Silva Jr., proprietário da Co-mafl ex.

Eco PneusA outra nova parceira é a Eco Pneus, de Barcarena, a 123 km de Belém. Esta revenda também comercializa uma linha completa de pneus e serviços, incluindo ainda pneus para veículos fora de estrada. “Devido à minha grande experi-ência com pneus da marca, tanto como usuário quanto como funcionário de outras revendas, decidi abrir uma loja exclu-siva Bridgestone Firestone. Tenho conhecimento prático da qualidade dos produtos, o que facilita muito nosso trabalho”, conta o proprietário da revenda, Antônio Vandimar Simões, que há 30 anos trabalha com pneus Firestone.

Novos parceiros

Page 10: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

10

Gestão

Facilidade para micros, pequenas e médias empresas com o Cartão BNDESMicros, pequenas e médias empresas nacionais já podem com-prar pneus Bridgestone e Firestone para equipar os veículos de sua frota com diversas opções de parcelamento e taxa de juros de cerca de 1% ao mês.

O Cartão BNDES conta com toda a segurança de um cartão de crédito e oferece taxas abaixo das do mercado e opções de parcelamentos a longo prazo. A empresa portadora do Cartão recebe um limite de crédito rotativo pré-aprovado de até R$ 250 mil e pode fi nanciar a compra de pneus para caminhões, ônibus, veículos agrícolas, caminhões fora de estrada, industriais, carre-gadeiras e compactadores em 12, 18, 24 ou 36 meses.

Além de pneus, mais de 50 mil produtos podem ser adquiridos com o cartão, desde máquinas e equipamentos diversos, compu-tadores, insumos, móveis, acessórios, entre outros.

Para obter o cartão, a empresa deve exercer atividades eco-nômicas apoiadas pelo BNDES, estar em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais e ter conta em um dos bancos emissores do cartão (Banco do Brasil, Bradesco ou Caixa Eco-nômica Federal). Todas as faturas são debitadas automatica-mente na conta corrente da empresa. A solicitação é feita via internet, pelo site www.cartaobndes.gov.br, acessando o link “Solicite aqui o seu cartão”.

Este benefício já é oferecido por cerca de 50 revendas Bridgesto-ne Firestone em diversas regiões do País e será expandido para as demais lojas gradativamente.

Facilidade na hora de comprar pneus

EM REDDDDDDEEEEEE

Além de pneus, mais de 50 mil produtos podem ser adqcom o cartão, desde máquinas e equipamentos diversos, ctadores, insumos, móveis, acessórios, entre outros.

Para obter o cartão, a empresa deve exercer atividadnômicas apoiadas pelo BNDES, estar em dia com oFGTS, RAIS e tributos federais e ter conta em um dos emissores do cartão (Banco do Brasil, Bradesco ou Caixnômica Federal). Todas as faturas são debitadas autommente na conta corrente da empresa. A solicitação é finternet, pelo site www.cartaobndes.gov.br, acessando“Solicite aqui o seu cartão”.

Este benefício já é oferecido por cerca de 50 revendas Brine Firestone em diversas regiões do País e será expandidodemais lojas gradativamente.

A rede de revendedores Bridgestone Firestone está oferecendo condições

especiais na venda de pneus de todas as linhas: Carga, Passeio, Camionete,

Fora de Estrada e Agrícola. São linhas de crédito e fi nanciamentos

com condições e taxas altamente atrativas, viabilizadas por meio de

parcerias com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento

Econômico e Social), GVI (Grupo Vicunha) e Visanet.

Conheça um pouco mais sobre cada uma das novidades:

Novas parcerias da BFBR proporcionam maior prazo de pagamento ao consumidor com juros vantajosos

Page 11: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

Opções para todos os tipos de público

Confira algumas das vantagens em cada um dos novos tipos de financiamento:

Cartão BNDES

Público: micros, pequenas e médias empresas

Vantagens: pagamento em até 36 vezes, com taxa de juros de cerca de 1% ao mês.

Cartões Visa

Público: todos os clientes que possuem cartões da bandeira Visa.

Vantagens: opções de pagamento em cartão de crédi- to em até 10 vezes e promoção especial no Visa Electron com pagamento em até 48 vezes (conforme anúncio).

As taxas de juros variam de 2,5% a 4% ao mês.

Crédito GVI

Público: consumidor em geral

Vantagens: o cliente pode parcelar a compra de pneus em cheques pré-datados em até 12 vezes, com taxa de juros a partir de 2,65% ao mês.

11

Crédito descomplicado e aprovação rápida com a GVICom a parceria fi rmada entre a Bridgestone Firestone e a GVI, braço de varejo do Banco Fibra S/A, o consumidor já pode par-celar a compra de pneus em cheques pré-datados em até 12 ve-zes, com taxa de juros a partir de 2,65% ao mês. A GVI Promotora de Vendas é uma empresa controlada pelo Grupo Steinbruch, grupo de reconhecido sucesso com mais de 40 anos de atividades no Brasil, detém, entre outros investimen-tos, o controle societário da Vicunha Têxtil - a maior indústria têxtil produtora de índigo na América Latina - e da CSN - uma das empresas líderes no setor siderúrgico latino-americano.A análise e aprovação do crédito nas revendas BFBR é ágil e sem burocracias. As lojas possuem acesso ao sistema da GVI via in-ternet, o que possibilita o envio eletrônico das propostas e uma maior rapidez na aprovação.

Cartões de crédito e débito, o segmento de pagamento que mais cresce no Brasil e no mundoO segmento de cartões de crédito vem crescendo acima de 20% ao ano. O mercado brasileiro chegou a março de 2007 com 155 milhões de cartões de crédito e débito Visa, emiti-dos no Brasil.Sempre buscando oferecer as melhores alternativas de com-pra, conforto e segurança aos seus consumidores, a Bridges-tone Firestone se uniu à Visanet e disponibiliza em suas re-vendas opções de pagamento em cartão de crédito, débito e parcelamento escalonado em até 10 vezes. Já no cartão Visa Electron o cliente pode realizar pagamentos à vista ou parcelar em até 48 vezes* com juros pré-fi xados pelo banco emissor do cartão. *Fonte: Visa

Page 12: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Para Ana Cláudia Zacharias, presidente da Rede Zacharias, um dos fatores determinantes na escolha da BFBR foi a possi-bilidade de se unir a uma marca tradicional, com uma ampla linha de pneus de alta qualidade técnica, que permite atuar nos segmentos passeio e carga. “A expectativa agora é que essa seja uma parceria de muito sucesso, considerando o expres-sivo share de reposição de pneus originais e a possibilidade de abertura de novas lojas em regiões onde ainda não há a presença de outros revendedores”, conta Ana Cláudia.

Referência no mercadoAs 29 lojas da nova revenda vão se somar aos atuais 500 pontos de vendas da BFBR em operação. Hoje, a Rede Zacharias opera com um quadro de aproximada-mente 290 colaboradores e é reconhecida como refe-rência em qualidade, segurança e bom atendimento, já tendo atendido a mais de 15 milhões de consumidores em sua existência.

No Rio de Janeiro, suas lojas estão presentes em Niterói, Nova Iguaçu e na capital. Em São Paulo estão nas cidades de Guaratinguetá, São José dos Campos, Mogi das Cru-zes, Guarujá, Guarulhos, Jundiaí, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Sorocaba, além da capital.

Confira os endereços da Rede Zacharias no site da Bridgestone: www.bfbr.com.br

12

Cliente

á mais de 70 anos comercializando pneus e serviços automotivos nos estados de São Paulo e Rio de Ja-neiro, a tradicional Rede Zacharias de Pneus agora é revenda exclusiva Bridgestone Firestone. O acordo foi fi rmado em agosto e, segundo Alfonso Zendejas, diretor comercial da BFBR, a chegada da Zacharias fortalece a rede de revendedores como um todo, au-mentando o número de lojas, a presença da marca em

regiões importantes e agregando valor a uma rede já reconhe-cida no mercado pela alta qualidade no atendimento e em produtos e serviços.

Tradição unida à tecnologiaRede Zacharias de Pneus agora é Bridgestone Firestone

A5Rmrte

NNdzBa

CB

Rua Barão de Limeira, 477, Centro de São Paulo. Foi nesse endereço que, em 1934, nasceu a Casa Zacharias,

oferecendo serviço pioneiro com a troca de pneus em ambiente fechado, modelo de atendimento seguido posteriormente pelos seus principais concorrentes. A Zacharias foi ainda a introdutora do conceito de

concentração dos serviços realizados na parte baixa de um veículo, denominados “undercar” (troca de amortecedores, freios, etc..), que passaram a ser

efetuados em um só lugar

H

Ana Cláudia Zacharias, proprietária da Rede Zacharias, Paulo Lima, gerente nacional de Vendas, e Álvaro Brasil, gerente de Desenvolvimento de Revendas

Tradição desde 1934

Page 13: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

Bridgestone Potenza GIII.A mesma tecnologia usada na F1.™

Page 14: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Cliente

Cartão de crédito Rede ManausEm junho, com ampla campanha de divulgação, a Rede Ma-naus lançou um cartão de crédito com sua bandeira. Inovador no mercado de pneus, o cartão de crédito Rede Manaus é resultado de uma parceria com a Fininvest e foi criado para facilitar as compras dos clientes caminhoneiros e garantir seu crédito.

Com este cartão, o caminhoneiro não só pode fazer compras em até 6x sem juros em qualquer loja de carga da Rede Ma-naus, como também pagar produtos em qualquer estabeleci-mento comercial conveniado com a bandeira Mastercard e até fazer retirada de dinheiro em espécie em bancos 24 horas.

“Para nosso negócio, facilitar as compras dos caminhoneiros, permitindo a escolha do prazo mais adequado, signifi ca au-mento de vendas. Além disso, o cartão possui um apelo emo-cional de identifi cação imediata do caminhoneiro com a em-presa, criando um relacionamento de fi delidade, oferecendo diferenciais para o portador do cartão. Nossa expectativa é de implementá-lo em 100% de nossa carteira de autônomos”, afi rma Celso Bérgamo, diretor da Rede Manaus.

Boas idéias, bons negócios

Revendas BFBR investem em diferenciais para conquistar o cliente

RR Pneus na maior feira agropecuária do ParáSempre inovando em ações diferenciadas de marketing, a RR Pneus marcou presença na 41ª AGROPEC - Feira Agro-pecuária de Paragominas, realizada de 11 a 19 de agosto.

Em um vistoso estande com três ambientes, a revenda promo-veu um farto coquetel para recepcionar seus convidados. Na parte externa, foram expostos diversos modelos das marcas Bridgestone e Firestone, todos voltados para a Linha Carga Radial, A 2 e OTR.

A RR Pneus recebeu em seu estande o Sr. Adnam Demachki, prefeito de Paragominas, Zenaldo Coutinho, Deputado Fe-deral, entre outras autoridades políticas da região, além de diversos empresários e clientes do Grupo RR Pneus.

“A AGROPEC é de suma importância para a RR Pneus, que atua de forma séria e constante na região de Paragominas. Essa feira representa uma excelente oportunidade para estrei-tarmos os laços com nossos clientes e expor os diversos pneus da linha Bridgestone Firestone”, afi rma Ricardo Lucas, dire-tor de negócios da RR Pneus.

14

Page 15: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

15Chegaram as novas medidas do pneu Potenza GIII. A melhor tecnologia das pistas de Fórmula 1 para o seu carro.

A Bridgestone coloca no seu carro.

Page 16: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

O principal pneu esportivo da Bridgestone para os segmentos de alta e altíssima performance, o Potenza GIII, está chegando ao mercado em mais 14 medidas que vão do aro 15 ao 18 entre este mês de outubro e março de 2008. A linha estará completa, com um total de 23 medidas disponíveis ao consumidor nas revendas Bridgestone em todo o país.

P roduzido na nova fábrica da empresa em Camaçari (BA), o Potenza GIII leva para os carros de passeio a tecnologia dos pneus da Fórmula 1, que têm o mesmo nome – Potenza, benefício exclusivo da Bridgestone.

Nas novas medidas, o pneu equipa no mercado de reposição veículos como Civic, Audi, BMW,

Mercedes, Astra, Vectra, Golf, Fusion, Zafira, Xsara, Stilo, Jeta, Mégane, Peugeot 307, Saveiro, entre outros.

“O segmento de pneus de alta e altíssima performance (aros a partir de 15 e velocidade V ou maior) está em franco crescimento e a ampliação da linha Potenza GIII vem ao encontro desta demanda, oferecendo ao mercado um produto que conta com a tecnologia de ponta da Bridgestone”, afirma Alfonso Zendejas, diretor comercial da empresa.

Tecnologia

Inspirado no pneu da Fórmula 1, o Potenza GIII tem um desenho unidirecional da banda de rodagem, o que garante uma excelente performance, além de aumentar a esportividade do veículo, com design moderno e arrojado.

Esse desenho aumenta o contato do pneu com o piso em situações extremas, como manobras, freadas e

Produto diferenciado

acelerações bruscas, inclusive em pisos molhados, onde o risco de aquaplanagem é significativamente reduzido.

O pneu foi desenvolvido com a tecnologia exclusiva uni-T (Tecnologia Única em Pneus), – resultante de pesquisas, laboratórios e, principalmente, das competições –, que garante mais conforto e estabilidade nas pistas, proporcionando manobras mais precisas, redução do consumo de combustível, alto desempenho e durabilidade.

Em testes realizados no Campo de Provas da Bridgestone, o Potenza GIII apresentou melhor resultado técnico em comparação com a concorrência nos quesitos aderência no molhado e no seco, tração no molhado e no seco e dirigibilidade no molhado.

16

Campanha de mídia

Com o slogan “Das pistas da Fórmula 1 para o seu carro”, a Bridgestone lançou em 5 de novembro campanha de mídia criada pela MPM Propaganda para divulgação do Potenza GIII em revis-tas e internet que vai até dezembro. As revistas são Quatro Rodas, Playboy, Motorshow, Revista A, Rolling Stone, Oficina Mecânica, Auto e Técnica, Speedway, F1 Racing, Autoesporte, Época, Época Negócios, entre outras. Na internet, a veiculação acontece nos por-tais Globo.com (Globoesporte) e Webmotors.

Page 17: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

17

Page 18: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

18

Confi ra as principais características e benefícios do Potenza GIII

Consistent Surface Contact (Superfície Consistente de Contato)

Otimiza o contato de cada bloco da rodagem com o solo, para melhor performance de dirigibilidade, conforto e menor desgaste.

Como a tecnologia é revertida em benefícios ao consumidor

Compreensive Tyre Design Method II (Método de Desenho do Pneu II)

Otimiza o design do pneu, para melhor contato com o solo, a fim de proporcionar melhor dirigibilidade aliada ao conforto.

Rim Guard (Protetor da Roda e Pneu)

Protege a roda e o pneu contra danos causados pelo meio-fio e outros objetos. Funciona como uma saliência reforçada de borracha que cobre a lateral do pneu, impondo uma barreira de proteção entre a roda e a guia.

Flat Force Block (Bloco de Força Plana)

Proporciona maior estabilidade na direção em função da maior uniformidade e rigidez dos blocos, independentemente de seu tamanho.

Características Benefícios

Tecnologia uni-TGarante conforto ao dirigir, com um rodar macio, silencioso e estabilidade nas pistas.

Desenho da banda de rodagemAumenta o contato com o piso em situações extremas (manobras, freadas e acelerações bruscas).

Desenho da banda de rodagem unidirecionalFacilita aderência em pisos molhados, diminuindo o risco de aquaplanagem.

Produto diferenciado

Page 19: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

A tecnologia da Fórmula 1 para o seu carroAs competições automobilísticas são o principal laboratório da Bridgestone. Toda experiência adquirida nas pistas é trans-ferida para os produtos da empresa com um único objetivo: levar a segurança e performance da F1 para o cotidiano do consumidor.

Dois anos é o tempo aproximado que a Bridgestone leva para que essa transferência de tecnologia seja feita. Se novos com-postos ou materiais trazem bons resultados nos testes da F1, a divisão de materiais logo começa a trabalhar nessas novas modifi cações nos pneus que são comercializados.

Os 10 anos na Fórmula 1 e a presença em outras categorias, como a IRL e ChampCar, no Brasil, a Fórmula Truck, aliados

à força global da Bridgestone – presente em 25 países, com cinco centros técnicos, campos de prova e um centro tecnoló-gico com mais de mil funcionários dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de pneus – formam a base que consolida a empresa como a maior produtora mundial de pneus e arte-fatos de borracha e líder em tecnologia no setor.

Essa tecnologia resultante de pesquisas, laboratórios e, prin-cipalmente, das competições é a uni-T (Ultimate Network of Intelligente Tire Technology). Utilizada mundialmente e em constante desenvolvimento pela Bridgestone, a uni-T permi-te maior desempenho em todos os fatores que aferem a qua-lidade de um pneu (dirigibilidade em pista seca e molhada, durabilidade, conforto, ruído e tração).

19

O design da lateral do Potenza GIII, inspirado no pneu de Fórmula 1, aumenta a esportividade do carro. O seu desenho unidirecional da banda de rodagem aumenta o contato do pneu com o piso em situações extremas, como manobras, freadas e acelerações bruscas, inclusive em pisos molhados.

Bridgestone Potenza GIII e o Bridgestone Potenza utilizado na F-1: semelhanças muito além do nome

Page 20: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Venda e Ganhe com Bridgestone Em julho e agosto, a Bridgestone promoveu duas campanhas que movimentaram toda a cadeia de negócios, incentivando os vendedores nas lojas com a “Venda Campeã - Venda e Ganhe com Bridgestone” e os consumidores, que ganharam brindes exclusivos na compra de pneus Bridgestone ou Firestone.

Na campanha Venda Campeã, os vendedores foram pre-miados com uma comissão especial a cada unidade de pneu vendida nas linhas Passeio e Camionete. Os resultados foram comemorados pelos revendedores.

“Este foi provavelmente o melhor de todos os incentivos já realizados para os vendedores. Nossa equipe fi cou bastante motivada e agora a expectativa é de que outras campanhas de incentivo como essa sejam realizadas”, conta Handerson Jun-queira Rabela, proprietário da PA Pneus, revenda de Pouso Alegre (MG).

Outra revenda que se entusiasmou com o resultado foi a Be-lém Pneus, de São Paulo (SP). “Essa campanha gerou um comprometimento ainda maior dos nossos vendedores, que aproveitaram para colocar em prática os conhecimentos ad-quiridos no Portal de Treinamento do Circuito Premiado”, afi rma Helena Oliveira da Silva, gerente da revenda.

No Norte do País o sucesso da campanha se repetiu. “A siste-mática dessa campanha foi toda perfeita: o valor de remunera-ção, os produtos colocados em foco, a forma de remuneração imediata e também o controle fácil e preciso. A BFBR está de parabéns pela iniciativa “, afi rma Ricardo Lucas, diretor de negócios da RR Pneus, de Belém (PA).

Campanhas que fazem a diferença

O resultado comentado pelos revendedores pôde ser comprovado em pesquisa realizada com as lo-jas participantes.

Durante a Campanha Venda Campeã, 32% das revendas tiveram um aumento nas vendas da linha Bridgestone superior a 20%, segundo a pesquisa.

Já no período da promoção “Compre pneus da Bridgestone Firestone e ganhe uma mochi-la e um squeeze”, 51% das revendas par-ticipantes tiveram incremento de vendas superior a 10%.

BFBR investe na motivação da equipe das revendas e na satisfação dos consumidores fi naisais

Mochila e squezze para clientesEm parceria com a rede de revendedores, a BFBR lançou no período de julho a agosto mais uma promoção de sucesso. O consumidor que comprou quatro pneus das linhas PSR ou LTR Bridgestone, ou ainda quatro pneus Firestone Des-tination montados nas revendas participantes da promoção, ganhou uma mochila e um squezze exclusivos.

Quem aderiu à promoção não hesita em afi rmar que a ação fez a diferença nos resultados do seu negócio. “Nossas vendas no varejo tiveram um aumento de 10% a 15% no período dessa promoção. Muitas vezes, esse tipo de promoção acaba decidindo a venda”, afi rma Wilson Pippi Junior, proprietário da Pippi Pneus, do Rio Grande do Sul.

Em Angra dos Reis (RJ), a Auto Center Daniel também sentiu os efeitos dessa iniciativa. “Promoções como esta são sempre muito boas para encantar o cliente. Todas as nossas lojas participaram e o resultado foi bastante motivador, prin-cipalmente para os vendedores, pois também participamos da Venda Campeã”, conta Alfredo Ricardo Silva Daniel, pro-prietário da Auto Center Daniel.

20

Cliente

Page 21: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

21

Estar sempre atenta às tendências internacionais do seu setor e às necessidades de seus clientes é uma máxima das empresas vencedoras. E com a Bridgestone Firestone isso não é dife-rente.

Por isso, recentemente, a empresa fechou uma parceria com a LC Transportes, Logística e Armazéns Gerais Ltda. Pelo acor-do entre as empresas, a Bridgestone produz os pneus e a LC fi ca responsável por todo o processo de montagem do con-junto pneu-roda que será destinado aos caminhões da Volvo. Além disso, todo o processo de armazenamento e logística também fi ca a cargo da LC.

É o que explica Carlos Rogério Magalhães, gerente de Con-tas Equipamento Original. “Este tipo de processo já é uma tendência na Europa e em outros mercados pelo mundo e a Volvo nos propôs a começar este tipo de trabalho aqui no Brasil. A grande vantagem desse processo é que cada empresa se dedica exclusivamente a seu foco de negócio. No nosso caso, produzir pneus. A montagem fi ca a cargo de uma em-presa que também se especializa nisso, oferecendo ao cliente

Um serviço sob medidaBridgestone Firestone desenvolve serviço de montagem no Brasil e já fornece à Volvo conjunto completo pneu-roda

fi nal um serviço mais es-pecífi co e de melhor qua-lidade”, explica.

E a LC ABC realmente se preparou com o que há de melhor e mais mo-derno nos processos de montagem. A empresa conta com equipamentos de ultima geração para montar e balancear o con-junto pneu-roda, além de contar ainda com todo o processo logístico que in-clui retirada dos pneus na fábrica da BFBR e entrega ao cliente fi nal.

“A LC ABC nasceu e faz parte do Grupo LC, que é especializado em logística integrada.

Logo, temos uma grande experiên-cia neste setor”, comenta Severino Donizetti Brainer, diretor do Grupo LC.

Hoje a empresa trabalha com uma capacidade bem aquém de monta-gem do que o que pode produzir, mas o investimento foi feito pensan-do no futuro. “Esta é uma tendência de mercado e estamos certos de que, no futuro, todas as montadoras ado-tarão este modelo”, analisa João Soa-res Catão, também da LC ABC.

E mais uma vez a Bridgestone Fires-tone terá sido pioneira!

João Soares Catão e Severino Donizetti Brainer, da LC ABC, e Carlos Rogério Magalhães, gerente de Contas Equipamento Original da BFBR

cDL

Hcgmddntr

Et

JoBMO

Page 22: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Cliente

22

ma tarde de descontração, com boa música, diversão e troca de idéias. Foi nesse clima que a Bridgestone Firestone promoveu, no dia 25 de agosto, o Circuito Itinerante, que concluiu o primeiro trimestre do Circuito Premiado 2007. O evento foi realizado no Espaço Veridiana, nos Jardins, em São Paulo.

Antes de reconhecer os vencedores, a BFBR apresentou o show da Torres Jazz Band, bastante interativo e dinâmico. Com repertório diverso e explicando como funcionam os instrumentos do jazz, o líder da banda, entre uma música e outra, falou sobre liderança, trabalho em equipe, improvisação, entre outros conceitos importantes para o dia-a-dia dos participantes.

Depois da palestra-show, a BFBR homenageou os vencedores do pri-meiro trimestre do Circuito Premiado, entregando-lhes troféus e placas. O primeiro Circuito Itinerante deste ano encerrou-se com um jantar de confraternização entre todos os convidados.

Bridgestone Firestone realiza o 1º Circuito Itinerante do ano

O que é o Circuito Itinerante?

É o evento no qual serão reconhecidos os vencedores do Circuito Premiado nos pri-meiro e segundo trimestres. É itinerante, pois a cada premiação o evento é realiza-do na região que tiver mais vencedores no período.

Além das revendas e do escritório ven-cedores, todos os revendedores BFBR da região e o escritório anfitrião são convi-dados para o evento.

U

Page 23: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.brwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww.w.w.w.w.w.w.w.bbfbbbbbbbbfbfbfffffffffffbbbffbbbbbbfbfffbbbbbbffbbbbbfbbffbbbbbbbbbbfbbfbbbbbbbbbbbbffbbbbbbbbbbfbbbbbfffbbbfbbbfffb bbbbbbrbbbrbrbrbrbrbbbbbbbbbrbbbbbbbbbbbrbbbbrbbbbbrbbbbbbbbbbbbbbbrbrrbbrbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbrbbbbbbbbbbb .c.c.c.c.c.c.ccc.c.cccomomomomomomomomommomomom.b.b.bb.b.b.b.bbbbbbbrrrrrrrrrrrrr

5

Conheça os vencedores do primeiro trimestreRevendas e lojas - Grupos

Grupo Monza

RECAPEX - Loja: Ribeirão Preto 1

Grupo Monte Carlo

CIRNE PNEUS - Loja: Prudente de Moraes

Grupo Silverstone

R. CASTIGLIO PNEUS - Loja: Itápolis

Grupo Barcelona

PNEUS VISA - Loja: Visa Edéia

Grupo Xangai

ODAIR PNEUS - Loja: Odair Garça

Grupo Interlagos

PNEUS ALBUQUERQUE - Loja: Albuquerque Dutra

Grupo Istambul

AUTO CENTER PNEUFORTE - Loja: Pneuforte

Grupo Indianápolis

RODA VIVA PNEUS - Loja: Roda Viva

Grupo Hockenheim

CACILHA PNEUS - Loja: Cacilha Pneus

Grupo Monte Fuji

NOVA REDE PNEUS - Loja: Nova Rede

Revendas e lojas - Pole Position

Escritório Belo Horizonte

PNEUS VISA - Loja: Visa Edéia

Escritório Curitiba

PIPPI PNEUS - Loja: Sto Angelo I

Escritório Recife

PARNAMIRIM PNEUS - Loja: Parnamirim Pneus

Escritório Rio de Janeiro

AUTO CENTER PNEUFORTE - Loja: Pneuforte

Escritório São Paulo

PNEUS ALBUQUERQUE - Loja: Albuquerque Dutra

Escritório e integrantes BFBR Escritório Rio de Janeiro

Ubiratã Santos de Souza - supervisor de Vendas e Serviços

Márcia Barbosa Piergallini - supervisora Adm. de Vendas e Serviços

José Carlos Gentil Silva - assessor Comercial

Marco Antônio França dos Santos - assessor Comercial

José Francisco Macedo Shuvartz - vendedor Interno

Uataru Tamura - Melhor integrante indireto do Brasil

23O evento contou com o show da Torres Jazz Band, que, de forma bem humorada e interativa, fez uma alusão dos instrumentos do jazz a conceitos importantes para o dia-a-dia dos convidados, como liderança, trabalho em equipe e improvisação.

Page 24: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

Cliente

“O Circuito Premiado está tendo uma resposta muito sa-tisfatória em nossas revendas, estamos realmente aprendendo muito com esta ação da Bridges-tone Firestone. Por isso acredi-to que este é um programa que deve continuar prosseguindo nesse ritmo e ser incentivado sempre”. Vicente Albuquerque - Pneus Albuquerque

Prêmios no catálogo eletrônicoOs vencedores do Circuito Premiado agora têm à sua disposição um catálogo eletrônico para escolher seus prêmios. O catálogo, publicado no site do programa, apresenta as opções a escolher, entre produtos de infor-mática, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, cine/foto/som, entre outros.A entrega é realizada em domicílio, no endereço que o vencedor indicar.

“O Circuito Premiado vem evoluindo bastante e percebe-mos isso ao ver o quanto está cada vez maior o envolvimento das revendas. Um dos refl exos dessa evolução é a diversidade de revendas entre as premiadas. Vemos revendas do Brasil todo, entre pequenas, médias e grandes. Aqueles que não tiveram um bom desempenho nesta primeira etapa certa-mente, com um empenho ainda maior, têm muitas chan-ces de chegar à fi nal e conquistar excelentes resultados”. Paulo Lima, gerente nacional de Vendas.

“Participar do Circuito Premiado tem feito uma di-ferença imensa em nossa revenda, pois tem facilitado muito o nosso trabalho. Os vendedores têm se esfor-çado muito e estamos todos orgulhosos de vencer este trimestre, pois a concorrência é bastante acirrada”. José Inácio Caribé - Roda Viva Pneus

Depoimentos de titulares premiados

“Nosso pessoal vem adquirin-do muitos conhecimentos pe-los cursos on-line. Estão todos muito empenhados, interagindo bastante e ninguém quer parar. Eles estão sempre buscando mais conhecimentos pelo Circuito Premiado. Eu acho ótimo con-tar com uma equipe como essa!” Camila Leal Cacilha - Cacilha Pneus

“O Circuito Premiado é uma oportunidade para nos apri-morar e para servir cada vez melhor o nosso cliente. E isso vem sendo feito de uma for-ma que integra nossa equipe, motivando todos na busca de um só objetivo. Isso para nós é o mais importante”. José Ricardo Lima Mozart - Auto Center Pneuforte

“Participamos do Circuito Premiado há dois anos e esta é a primeira vez que vencemos um trimestre. O que vemos em nossa revenda é uma gran-de evolução, a turma unida, crescendo motivada com os prêmios e com os conhecimen-tos. E quem ganha com isso é o cliente”. Lucio Batista de Moura - Pneus Visa

24

Page 25: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

25

pós dois anos de safras abaixo da média, investimentos reduzidos, problemas climáticos e cambiais, a agri-cultura brasileira está passando por um momento de grande crescimento, levando consigo diversos outros segmentos ligados diretamente à produção do campo.

Só para se ter uma idéia, a estimativa do IBGE é de que a safra agrícola deste ano atinja 133,4 milhões de toneladas, um índice 11,8% acima da safra de 2006.

Com isso, todos os setores que estão intimamente ligados à agricultura também vêm apresentando bons indicadores em 2007. Segundo a Anfavea (Associação Nacional de Fabrican-tes Veículos Automotores), a produção de tratores teve uma alta de 46,2% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2006. O mercado interno de máquinas agrícolas também apresentou expansão de 34% no semestre.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea para máquinas agrícolas, Gilberto Zago, a recuperação do agronegócio está na raíz da retomada do investimento, robustecida com o re-cente anúncio do Plano Safra 2007-2008, que teve aumento de valores para fi nanciamento e redução de taxas de juros.

Setor agrícola em altaBom desempenho do setor agrícola impulsiona a indústria de tratores, implementos e pneus

Alfonso Zendejas, diretor Comercial, Valdir Melo, gerente de Planejamento de Marketing da Valtra, Humberto Gómez, presidente da BFBR, Orlando Capelossa Silva, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Valtra, Newton Mourão, gerente Equipamento Original, e Nilton Visnadi, gerente de Contas AG/OTR Equipamento Original, durante Agrishow 2007

Uma das empresas benefi ciadas por este crescimento do mercado é a Valtra. A montadora de tratores colocou mais um turno de trabalho em sua fábrica e, mesmo assim, já está com sua produ-ção totalmente comprometida até o fi nal do mês de novembro.

É o que explica Orlando Capelossa Silva, diretor de Vendas e Pós-Vendas da empresa. “O ano de 2007 está muito bom em relação aos anos anteriores, mas temos que levar em conta que os últimos anos foram abaixo do esperado. Com a força agrícola do País e os investimentos principalmente no etanol, tenho a certeza de que temos um potencial ainda maior para ser explorado”.

Diante da grande demanda, principalmente proveniente das montadoras, a Bridgestone Firestone aumentou sua produção de pneus agrícolas este ano, registrando um acréscimo signifi cativo de pneus produzidos no primeiro semestre, com relação ao mes-mo período de 2006.

Além da Valtra, a Firestone atende clientes como John Deere, Case New Holland, Agrale, Yanmar e Massey Ferguson, ofere-cendo ao mercado uma linha completa de pneus agrícolas para tratores de pequena, média e grande potência, colheitadeiras, pulverizadores e implementos agrícolas diversos.

A

Mercado

Page 26: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

IRL/F-Mundial

Dario Franchitti é campeão na IRLRegularidade durante todo o ano e sorte na última etapa dão título inédito ao piloto escocês

Com o objetivo de tornar-se cada vez mais forte fora dos Estados Unidos, berço da categoria, a Fórmula Mundial, competição que tem o patrocínio e a exclusividade dos pneus Bridgestone, contou nesta temporada de 2007com duas novas provas no calendário: as etapas da Bélgica e Holanda, realizadas em agosto e setembro, respectivamente. Agora, além dos Estados Unidos, já são cinco os países que se-diam as provas da categoria: Austrália, Bélgica, Canadá, México e Holanda. E o piloto francês Sebastien Bourdais aproveitou-se da

Escocês Dario Franchitti é o grande campeão da temporada 2007

Contando com bastante sorte na última volta da última etapa da temporada, o escocês Dario Franchitti conquistou, no dia 9 de setembro, o título 2007 da IRL, categoria que conta com a patrocínio e a exclusividade dos pneus Firestone.

O experiente piloto da Andretti Green era o segundo coloca-do na etapa de Chicago, mas acabou sendo benefi ciado pelo abandono de Scott Dixon que fi cou sem combustível na úl-tima volta da corrida, deixando o título nas mãos do escocês.

A etapa do Chicagoland Speedway foi marcada por muitas paralisações e entradas do pace car. Sexto na prova e terceiro na temporada, o brasileiro Tony Kanaan também disputava com Dixon e Franchitti o título, mas teve difi culdades logo no começo da prova e teve que fazer uma parada prematura nos boxes, prejudicando seu planejamento.

Cruzando fronteirasFórmula Mundial realiza etapas na Bélgica e Holanda, fortalecendo-se no Velho Continente

Com isso, os dois principais postulantes ao título iniciaram uma perseguição à dupla da Penske, que havia feito uma boa largada e tomado as duas primeiras colocações. Mas não de-morou muito para que Sam Hornish Jr e Hélio Castro Neves cedessem à pressão dos dois, perdendo as posições após as paralisações na primeira metade da prova. Pior para o escocês, que viu o neozelandês da Chip Ganassi assumir a ponta e segurá-la por um boa parte das 200 voltas.

Porém, o experiente escocês levou sorte: Scott Dixon liderava a prova e garantia o título, mas parou sem combustível na úl-tima volta. Com isso, Franchitti precisou apenas comemorar dentro de seu car ro e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando o título que havia deixado escapar em 99, quando foi derrotado por Juan Pablo Montoya nos crité-rios de desempate.

Escocês Dario Franchitti é o grande campeão da temporada 2007

oportunidade de estar em seu continente para conseguir uma im-portante vitória na Bélgica e um sexto lugar na Holanda, o que o mantém na liderança isolada da competição com 301 pontos, se-guido pelo inglês Justin Wilson, vencedor na Holanda, com 243. O brasileiro Bruno Junqueira tem a nona posição e Roberto Moreno a 20ª.A próxima e penúltima etapa da temporada 2007 da Fór-mula Mundial acontece no dia 21 de outubro, em Surfers Paradise, Austrália.26

Page 27: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

Fórmula-1

que poucos esperavam aconteceu. O piloto da Ferrari Kimi Raikkonen, que possuía as menores chances de fi car com o título antes do Grande Prêmio Brasil, re-alizado em Interlagos, no dia 21 de outubro, acabou conseguindo a vitória na última prova e conquistou o mundial.

Além da ótima performance na pista de São Paulo, Raikkonen contou também com a sorte. Os seus

concorrentes diretos pelo título, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, não fi zeram os pontos necessários para garantir as primeiras colocações na classifi cação. Alonso foi terceiro em Interlagos e Hamilton, sétimo.

Raikkonen começou no automobilismo em competições nacionais e internacionais de Kart quando tinha apenas dez anos. Com um currículo invejável nas categorias menores

entrou na Fórmula 1 pela Sauber, em 2001. Neste ano de estréia, fez com que a Sauber conquistasse o melhor resultado de sua história: o 4º lugar geral no Campeonato Mundial de Construtores. A sua grande atuação o levou à McLaren para substituir o bi-campeão mundial Mika Hakkinen, que anun-ciou sua saída em 2002.

Mas todo o seu talento e potencial foi confi rmado mesmo na temporada de 2003, quando disputou o título mun-dial com Michael Schumacher até a última corrida do campeonato. Em 2005 um novo vice-campeonato, sen-do desta vez superado pelo seu companheiro de equipe, Fernando Alonso.

Após um ano ruim em 2006 novamente na McLaren, em 2007, Raikkonen trocou a escuderia pela Ferrari como subs-tituto de Schumacher.

27

O“As inovações na regra de pneus em 2007, com a necessidade de termos que usar dois tipos diferentes de compostos por corrida e com a visibilidade disso para o público, foram bem interessantes para a categoria. Além disso, com todos usando o mesmo composto há um aumento da competitividade o que é sempre muito bacana”.Felipe Massa

“Em 2006 não corri com os pneus Bridgestone e tive muita dificuldade de adaptação. Neste ano com a exclusividade da marca tive novamente a oportunidade de guiar com estes pneus que são mais aptos para o meu estilo de pilotagem”Rubens Barrichello

Raikkonen é campeão do mundoNa última corrida do ano, piloto fi nlandês da Ferrari vence e fi ca com o título da temporada

Bridgestone promove coletiva com pilotos brasileirosNa semana que antecedeu o Grande Prêmio Brasil de Fór-mula 1, a Bridgestone, fornecedora exclusiva dos pneus para a categoria, realizou, em São Paulo, uma coletiva de imprensa com os pilotos Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, da Honda.

Durante o bate papo com a imprensa, os pilotos analisaram seus desempenhos na temporada 2007, além de projetar possibilidades para a próxima temporada.

De contrato renovado com a Ferrari até 2010, Felipe Massa espera poder brigar pelo título em 2008, enquanto que Bar-richello crê em um carro mais competitivo da Honda para a próxima temporada.

“EmpnedifiNesda opopnemeRu

Massa e Barrichello analisam pneus

Page 28: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

28

Arrancadão

or onde passa, o Arrancadão de Tratores é um verda-deiro sucesso! A competição de tratores, que se iniciou de forma tímida em 1990, em Maripá, no Paraná, vem ganhando cada vez mais fãs e hoje arrasta grande pú-blico por todas as cidades onde passa, até mesmo no nosso vizinho Paraguai.

Neste ano, a competição, que coloca lado a lado trato-res especialmente preparados e que chegam a alcançar a in-crível marca de 120 quilômetros por hora, já fez a festa em Primavera do Leste (MT), no Paraguai e, no último dia 7, em Não-Me-Toque (RS).

Está prevista, ainda, para 11 de novembro a etapa mais tradi-cional do ano: em Maripá, casa da categoria.

E é claro que em uma competição que utiliza o principal veículo da agricultura, o trator, a Firestone, marca Líder do Campo, não poderia deixar de marcar presença. Desde o iní-cio da categoria, a empresa é patrocinadora da competição e todos os tratores são equipados com pneus Firestone.

“Os eventos do Arrancadão reúnem um público bastante ligado ao segmento agrícola e daí a importância de ter-mos uma visibilidade junto a este segmento”, afirma o analista de Marketing para o segmento agrícola, Rafael Ferrari Nogueira.

Arracandão em dose tripla

PPúblicos do Mato Grosso, Paraguai e Rio Grande do Sul recebem prova de tratores

EM REDE

Page 29: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

29

O piloto paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) venceu a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Tru-ck, realizada no dia 7 de outubro, no Autódromo Inter-nacional de Curitiba. Foi a quarta vitória do ex-piloto da Fórmula Indy neste ano, que abriu maior vantagem de pontos para o segundo colocado Roberval Andrade (Scania), terceiro na prova de ontem. Giaffone agora tem 124 pontos contra 101 de Roberval. Wellington Cirino

Giaffone abre vantagemPiloto paulista vence etapa de Curitiba e torna-se favorito para título da temporada

. .

“Pro

moçã

o vá

lida

de 2

1/09

/200

7 até

06/

10/2

007

ou e

nqua

nto d

urar

em o

s es

toque

s de

prê

mios

e/ou

pn

eus

das

linha

s pa

sseio

, cam

ionete

, car

ga, a

gríco

la e

fora

de e

strad

a, Br

idges

tone

ou F

iresto

ne

comp

rado

s e m

ontad

os na

loja.

Paga

mento

s em

cheq

ue ou

cartã

o de c

rédit

o suje

itos à

análi

se de

créd

ito.

Prom

oção

váli

da s

omen

te na

s re

vend

as B

ridge

stone

Fire

stone

par

ticipa

ntes

nos

estad

os d

o PR

e S

C. Re

gulam

ento

comp

leto

e lis

ta da

s re

vend

as p

artic

ipante

s dis

ponív

eis n

o sit

e ww

w.br

idges

tone.c

om.br

PASSE JÁ EM UMA REVENDA BRIDGESTONE FIRESTONE PARTICIPANTE E APROVEITE!

Foto para efeito Ilustrativo.

Na compra de 4 Pneus Passeio ou 2 Pneus das

demais Linhas Bridgestone ou Firestone*, montados na

loja, você Ganha 2 Camisetas, 2 Bonés e 2 Ingressospara a Arquibancada

Excusiva Fórmula Truck.

Consulte Regulamento nas Revendas Participantes

COMPRE PNEUSBRIDGESTONEOU FIRESTONE

2 Camisetas, 2 Bonés e 2 convites para Fórmula Truck.

E GANHE:

(*CAMIONETE, CARGA, AGRÍCOLA E FORA DE ESTRADA)

JOB61•OutDoor FTruck Curitiba.in1 1 12.09.07 11:55:10

Promoção agita revendasPatrocinadora oficial da Fórmula Truck, a Bridgestone aproveita o sucesso da competição junto ao público para realizar promoções de vendas nas regiões onde as etapas são realizadas.

Em Goiânia, ao lado das revendas Pneulândia, Pneus 85 e Justino Pneus, a empresa realizou a seguinte promoção: na compra de quatro pneus da linha Passeio ou dois pneus de qualquer outra linha Bridgestone ou Firestone, o consumi-dor das revendas participantes ganhou um kit contendo um par de ingressos, camisetas e bonés para assistir à corrida em uma arquibancada coberta exclusiva da Bridgestone.

(Mercedes-Benz) que estava na briga direta pelo título deste ano, abandonou a prova com problemas hidráulicos que atingiram o câmbio e o freio. Ele não marcou pon-tos e se mantém na terceira posição no campeonato, mas com apenas 76 pontos ficou com pouquíssimas chances de brigar pelo título nas duas últimas etapas do ano em Campo Grande, MS (11 de novembro), e Brasília, DF (dia 16 de dezembro).

Anderson Rodrigues Ferreira, gerente da Pneus 85, co-mentou que a promoção trouxe como resultado um au-mento de fluxo na loja e, conseqüentemente, de vendas. “A Fórmula Truck é uma competição que já caiu no gosto do povo e com a promoção tivemos excelentes resulta-dos. Além disso, tivemos a presença do caminhão Brid-gestone da Truck em frente a nossa loja, o que chamou ainda mais atenção dos clientes”, analisou.

Cerca de 1300 pessoas estiveram presentes na arquiban-cada da Bridgestone em Goiânia e na etapa de Curitiba a mesma promoção foi realizada com a participação das re-

vendas Aska, JK Pneus, Pneuforte, Prisma Pneus, Torres e Breithaupt.

Elias da Silva Santos, um dos pro-prietários da Torres Pneus de Curi-tiba, aprovou a promoção. “Aju-dou a alavancar as vendas. Muitas vezes um cliente entrava na loja para trocar só dois pneus e acaba-va trocando os quatro para a apro-veitar a promoção”, comentou.

F-Truck

Page 30: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

EM REDE

30

azer o balanceamento de pneus deveria ser uma ro-tina na vida de todo caminhoneiro ou profissional do setor de transporte rodoviário de cargas e passa-geiros. No entanto, por mais que isto já seja uma ação rotineira, ainda é comum que muitas pessoas não saibam ao certo o porquê da importância desse

procedimento, quando devemos fazê-lo e que tipo de ba-lanceamento é o mais adequado.

A pergunta inicial que devemos nos fazer é: por que de-vemos balancear os pneus? Bom, em primeiro lugar, não balanceamos pneus, mas sim o conjunto pneu/roda, e este procedimento tem por objetivo manter a dirigibi-lidade e a capacidade de frenagem dos veículos em suas melhores condições, além de não provocar um desgaste irregular no pneu.

Muito bem, até aí tudo certo! Mas você deve estar se perguntando: “por que os conjuntos tornam-se desbalan-ceados?”

Bom, o que acontece é que variações de peso podem ocorrer dentro de um componente. Uma parte de uma roda ou pneu pode ser mais pesada que outra e até a base de uma válvula pode desequilibrar um conjunto bem ba-lanceado. O equilíbrio pode ser obtido de duas principais formas: através do balanceamento estático e o dinâmico.

Balanceamento estáticoPara entendermos o que é o balanceamento estático va-mos imaginar o seguinte: se fosse possível esmagar um pneu e roda em um disco plano, e então colocar aquele disco plano em um ponto no centro do conjunto, você poderia adicionar pesos até o disco parecer estar “balan-ceado”. É claro que não se pode fazer isso de fato, mas esta é a idéia por trás do balanceamento estático. Ele tem esse nome, pois poderia ser feito com o conjunto parado (ou “estático”), usando uma balança, por exemplo. Na prática, o balanceamento feito sem remover o conjunto do veículo com luz estroboscópica (dito “no local”) é um balanceamento estático.

Nesta edição da Em Rede estréia uma coluna que abordará temas de utilidade para a

manutenção de pneus de carga e passeio.

Elaborada pelo Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Firestone, José

Carlos Quadrelli, a sessão “De olho nos pneus” esclarecerá dúvidas comuns aos motoristas

e abordará temas importantes para o uso adequado e a melhor conservação do pneu.

Confi ra:

Por José Carlos Quadrelli

Balanceamento dinâmicoJá o balanceamento dinâmico geralmente ajuda a corrigir problemas que o balanceamento estático não consegue. O equipamento é mais complexo, mas a maioria dos siste-mas de balanceamento dinâmicos realmente mede forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o equilíbrio estático é automáti-co, e, portanto, um balanceamento estático em separado não é necessário. Normalmente é feito em máquinas de coluna, com o conjunto removido do veículo, que deter-minam a quantidade de peso que deve ser adicionada em cada lado da roda (portanto em dois planos e não apenas um como no estático).

Quando balancear?Algumas frotas balanceiam rotineiramente. Outras balan-ceiam apenas os pneus dos cavalos mecânicos ou somen-te os pneus direcionais dos cavalos, ou os dianteiros no caso de ônibus. Há ainda as que fazem o balanceamento somente se houver desgaste irregular ou se existir recla-mação de distúrbio de direção. Pode-se fazer um teste, usando dois grupos de veículos quase idênticos, balan-ceando um e o outro não. Verifique o desempenho dos pneus, observando seu grau de desgaste, se está irregular ou não e se existem distúrbios de direção.

A Bridgestone também recomenda que se faça o balance-amento como o primeiro passo para resolver reclamações de vibração. É relativamente rápido, simples e barato, e pode aliviar muitos problemas de desgaste e de direção.

Até a próxima!

Um conjunto de pneu e roda que não esteja balanceado pode pular, “bambolear” ou vibrar, causando problemas de desgaste ou de dirigibilidade.

Ume ba“bcadedi

O balanceamento no veículo de carga

F

De olho nos pneus

Page 31: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

www.bfbr.com.br

31

Mural

www.bfbr.com.br

Bridgestone e Bandag juntas nas duas principais festas para o segmento de cargas do Brasil. A Festa do Carreteiro, realizada em Aparecida do Norte (SP), e a do Caminhoneiro, que acontece anualmente em Guarulhos (SP)

Circuito Premiado

Circuito Premiado

Equipe do Escritório Rio de Janeiro premiada no Circuito Itinerante.

Festas do Carreteiro e Caminhoneiro

Muita integração e descontração marcaram a festa

Gerentes da Zacharias Pneus participam de treinamento de integração com a BFBR

Page 32: Ano 14 - n 62 - setembro 2007 - escuderia.bridgestone.com.br · tadora que carregava cimento e madeira entre os Estados do ... cola nenhuma no mundo que ... a Japurá lidera o segmento

A BRIDGESTONE, MAIOR FABRICANTE DE PNEUS DO MUNDO,

ACABA DE ADQUIRIR A BANDAG, MAIOR EMPRESA DE RECAPAGEM DO MUNDO.

JUNTAS, OFERECEM A VOCÊ SERVIÇOS E PRODUTOS

COM TECNOLOGIA E QUALIDADE SUPERIOR EM TODO O CICLO DE VIDA

DO PNEU, ALÉM DA MAIOR REDE DE TRUCK CENTERS DO BRASIL.

BRIDGESTONE E BANDAG.

AGORA UNIDAS PARA VOCÊ.