ano 1 . nº 3 informativo da parÓquia nossa senhora...

8
SETEMBRO 2018 DAS GRAÇAS INFORMATIVO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA Ano 1 . nº 3 ACONTECEU PÁG.3 COMUNIDADE PÁG.6 AGENDA PAROQUIAL PÁG.7 SEMANA DE ESTUDOS BÍBLICOS LIVRO DA SABEDORIA “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6) 24 A 28 DE SETEMBRO, ÀS 19H30, NAS COMUNIDADES

Upload: trandan

Post on 14-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SETEMBRO 2018

DAS GRAÇASINFORMATIVO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORAAno 1 . nº 3

ACONTECEU PÁG.3

COMUNIDADE PÁG.6

AGENDA PAROQUIALPÁG.7

SEMANA DE ESTUDOS BÍBLICOS LIVRO DA SABEDORIA

“A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6)

24 A 28 DE SETEMBRO, ÀS 19H30, NAS COMUNIDADES

22

ACO

NTE

CEU

Das Graças Setembro 2018

EDIT

ORI

AL

Pe. Enivaldo João de Oliveira, Sch.P

EXPEDIENTE

PárocoPadre Enivaldo João de Oliveira Sch.P

VigáriosPadre Arilson Aparecido de Oliveira Sch.P Padre Sihembile Victorien Gaudens Manga Sch.P

EditoraCláudia Maria Lopes

Conselho EditorialEquipe Pascom

Projeto Gráfico e DiagramaçãoWs1 Comunicação(33) [email protected]

Designer GráficoAriane Subtil(33) [email protected]

Contato ComercialWillerson Soares (Will)(33) [email protected]

Tiragem/Periodicidade3.000 exemplares / Mensal

ImpressãoGráfica e Editora Unidos (33) 3271-7589

FuncionamentoSecretaria Paroquial: 2ª a 6ª – 8h às 20h Sábado – 8h às 14hMissas na Matriz: 2ª a 6ª – 19h Sábado – 19h30Domingo – 7h / 10h / 19h30

EndereçoAvenida Minas Gerais,1510 – Nossa Senhora das Graças Governador Valadares-MG CEP: 35060-360

Telefone: (33) 3271-7396 / 98815-5426

[email protected]

Para que n’Ele nossos povos tenham vida – A sabedoria é um espírito amigo do ser humano

Para incentivar aos fiéis católicos a ler mais a Bíblia, a CNBB, desde 1971, adota o mês de setembro como o “Mês da Bíblia”. A proposta é a de aproveitar o mês para estimular os fiéis a adquirirem a sua Bíblia e organizarem círculos de estudos bíblicos, dedicando de forma especial a um livro ou a parte de um livro das Sagradas Escrituras.

Em novembro de 1965, no final do Concílio Ecumênico Vaticano II, o Papa Paulo VI promulgou a Constituição Dogmática Dei Verbum. Nela se afirma que “toda pregação eclesiástica, como a própria religião cristã, deve ser alimentada e regida pela Sagrada Escritura”, que constitui “alimento da alma e perene fonte de vida espiritual” (n. 21). O Concílio retomou a afirmação de Santo Agostinho de que “ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Por isso, fez um convite aos cristãos para que se achegassem ao texto sagrado “pela Sagrada Liturgia, pela piedosa

leitura e por cursos bíblicos”. Citando Santo Ambrósio, alertou para a necessidade de a leitura da Sagrada Escritura vir acompanhada pela oração, “pois a Deus falamos quando rezamos e a Ele ouvimos quando lemos os divinos ensinamentos” (25).

A partir do Concílio, a Igreja começou a incentivar as famílias a terem a sua Bíblia em casa. Por isso, hoje já são poucas as famílias católicas que ainda não têm Bíblia. Porém, ter a Bíblia em casa não é suficiente para um cristão. É preciso também ler o que nela está escrito. E a leitura não pode ser feita da mesma forma como se lê um jornal ou um romance policial. A Bíblia deve ser lida em clima de oração e com o coração voltado para Deus, prestando atenção à mensagem que Ele nos quer passar.

Colocar em prática o que a Bíblia propõe é o grande desafio para os cristãos. Mahatma Gandhi, depois de ter lido a Bíblia, se desiludiu profundamente com os cristãos que levavam uma vida em total desacordo com os ensinamentos de Jesus. Dizia ele: “Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. O problema são vocês, cristãos, que não vivem o que a Bíblia ensina”.

Aproveitemos a graça do mês de setembro, para criar maior familiaridade com a Palavra de Deus. Procuremos dar-lhe um lugar de destaque em nossas casas e tirar alguns minutos do dia para ler algum texto bíblico. Se tivermos oportunidade, participemos de círculos e estudos da Bíblia que existem em nossa paróquia e muito pode nos ajudar a nos familiarizar com a Palavra de Deus. Acima de tudo coloquemos em prática o que a Palavra de Deus nos propõe. A exemplo da mãe de Jesus, “que guardava tudo em seu coração”, guardemos a Palavra de Deus, meditando sobre aquilo que ela nos propõe.

Nesse sentido, aproveito para sugerir e convidar a todos/as a participarem da Semana Bíblica, que acontecerá nos dias 24 a 28, em cada comunidade. Cada comunidade tem a sua organização própria. Procurem se informar, para não deixar passar esse momento. Aproveitem essa oportunidade e dediquem um tempo para estudar e refletir o Livro da Sabedoria. Deixem se surpreender pela Sabedoria de Deus que nos orienta para a Vida. Nas páginas 4 e 5, Glaucilene e Márcia Maria nos deixam um aperitivo da beleza e encanto desse livro. Não deixem de fazer uma leitura atenta e se encantar por um estudo mais aprofundado do mesmo.

Fica o meu abraço e os votos de um ótimo mês de setembro centrado na escuta atenta da Palavra

de Deus e na busca de colocá-la em prática.

3

Das Graças Setembro 2018

3

ACO

NTE

CEU

Semana Nacional da Família

Espiritualidade Calasância

Formação de Liturgia

Almoço Família

Oficina Catequética

4 5

Das Graças Setembro 2018

4

CAPA

4

SETEMBROMÊS DA BÍBLIA

Procure a Sabedoria e ela se deixará encontrar

4 555

CAPA

Na 55ª Semana de Estudos Bíblicos, proposta pela CNBB,

estudaremos o Livro da Sabedoria.

“A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.

No Brasil, o mês de setembro é dedicado à Bíblia, e o último dia de setembro é considerado o Dia da Bíblia. Isso se deve ao fato de 30 de setembro ser o dia de São Jerônimo, que foi quem traduziu a Bíblia do hebraico e do grego para o latim, que, na época, era a língua falada no mundo (como o inglês hoje), e usada na liturgia da igreja.

A Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todos os idiomas e, também, o mais vendido. A Bíblia é a carta amorosa de um pai a seus filhos. É fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. É formado de histórias de um povo, o Povo de Deus, que tem o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreende que a vida é um projeto de Amor que parte de Deus e volta para Ele. Nesse mês da Bíblia, somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que tanto tem a nos revelar e instruir.

Na 55ª Semana de Estudos Bíblicos, proposta pela CNBB, estudaremos o Livro da Sabedoria. “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.

Esse livro foi escrito numa época em que o povo de Deus vivia em Alexandria. A cidade possuía um porto artificial, voltado para o Mediterrâneo com intenso movimento comercial e cultural. Havia até a maior biblioteca da Antiguidade, um museu e um farol. Esse farol era uma das sete maravilhas do mundo antigo. Juntamente com Roma e Antioquia, a Alexan-dria era uma das três principais cidades poderosas e prósperas do mundo greco-romano. O Egito era um dos lugares preferidos dos judeus que fugiam da fome, conflitos e outras dificuldades. (Assim como os migrantes de hoje).

No período grego (323-350 a C), os colonos judeus militares estabeleceram em vários pontos do Egito, tornando-se a mais forte concentração de judeus no mundo antigo. Eles adquiriram quase todos os direitos referentes à cidadania. Foi nessa cidade que o Antigo Testamento foi traduzido do hebraico para o grego, o que originou a Bíblia, conhecida como tradução dos “Setenta” ou “Septuaginta”. Porém, para conseguir o direito à cidadania plena, os judeus têm que renunciar a fé dos antepassados e assumir uma sociedade idólatra, o que leva a comunidade judaica a uma profunda crise e cisma interna; de um lado, o grupo que queria a abertura à cultura helenística, abandonando a fé dos antepassados e, de outro, um grupo dos que queriam perseverar na fé. É nesse contexto que surge o livro da Sabedoria, escrito por um leigo, profundo conhecedor da língua, da filosofia e dos costumes gregos, mas também conhecedor da literatura bíblica e da tradição judaica. Um grande defensor da identidade cultural escreveu esse livro, para animar o povo na perseverança e para vencer a idolatria oficial, resgatando a sabedoria de Deus manifestada na história da humanidade.

Sabedoria não é uma ideia, é uma proposta de vida, somos chamados a ser reflexos de Deus. O autor relê as escrituras de um jeito novo. O livro da sabedoria contempla apenas duas categorias de pessoas: os justos que caminham com Deus e os injustos que não conhecem a Deus ou não são fiéis a Ele. O traço mais importante é a fidelidade a Deus que se dá através da prática da justiça. Ela é o binóculo que o autor entrega ao leitor para que ele possa enxergar melhor e mais longe. Os justos são os sábios que se apoiam em Deus. Jesus é o grande justo, viveu fazendo o bem e foi fiel até a cruz e ressurreição. Sua morte desmascara o sistema político e religioso que oprimia o povo, no mundo antigo, na sua época e ainda hoje. Somos chamados a ser os justos do nosso tempo. O autor sagrado diz que “a memória da virtude é imortal” (Sb.4,1). O injusto não tem memória, seu nome some na história. Lázaro e o rico, o rico não tem nome, no evangelho. Todos se lembram de Ir. Doroth, D. Oscar Romero e tantos outros, mas ninguém se lembra de quem os matou. A vida do justo não será em vão.

Texto adaptado de "Introdução ao livro da Sabedoria. Revista Vida Pastoral; Setembro - Outubro Ed.323 - Ano 59

“A Bíblia é a carta amorosa

de um pai a seus filhos. É fruto da

comunicação entre Deus

que se revela e a pessoa

que acolhe e responde à revelação.”

Das Graças Setembro 2018

CAPA

6

Das Graças Setembro 2018

6

COM

UN

IDAD

ES

Lúcia FurbinoCOMUNIDADE BOM PASTOR

A comunidade Bom Pastor iniciou suas atividades pastorais na década de 60, com a chegada das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado (Sérgia, Simone, Carmem, Vicentina), que criaram o grupo de Círculos Bíblicos, chamado de “Fatos da Vida”. O grupo se reunia nas casas das pessoas próximas à região da comunidade Santa Efigênia e na sede da “Creche do Pe. Mateus ou Bom Pastor”, como era chamada.

Em um lote doado pelo Sr. Epitácio, foram construídos uma creche e, em cima desta, um salão de reuniões. O Pe. Mateus era um dos responsáveis pela creche. Nessa época, ele já distribuía sopa, mas, com a construção da creche, o serviço ficou mais organizado.

As celebrações aconteciam aos domingos, às 18h30, com os padres que residiam no Colégio Ibituruna. Eram realizadas no salão que se localizava na parte superior da creche, porque ainda não se tinha uma capela própria.

As irmãs Missionárias de Jesus Crucificado sempre diziam “que não bastava participar das missas, era necessário participar da comunidade”. Houve também um grande incentivo à Catequese, à formação de um Grupo de Jovens e de um Coral. Após a indicação das irmãs, algumas lideranças, como Sr. Francisco Ventura, D. Izabel, D. Fátima, Sr. Honorato, D. Izaltina, D. Sebastiana, Sr. Vito, Sr. Salvador, Sr José Rodrigues, Sr. José Paulo da Silva e Sr. José Ricardo Barcelos Barros passaram a se reunir também no salão da creche, fornecendo sopa para as crianças mais carentes.

O Pe. José Maria foi o primeiro a celebrar missa no salão e depois os padres Eulálio e Mateus. Com o incentivo direto da irmã Carmem, foram surgindo vários Círculos Bíblicos, e a Comunidade foi tomando corpo. O próximo passo dado foi o de escolher o nome da Comunidade. Pensou-se no nome “Bom Pastor”, a creche tinha esse mesmo nome, mas, na época, ela estava desativada. Depois de muitas reuniões, ficou definido o nome da comunidade como Comunidade Bom Pastor. E, no espaço onde funcionava a creche, passou a funcionar um consultório médico, com dois pediatras Dr. José Maria Caldeira e Dr. José Salomé. Pe. Mateus também foi o idealizador desse projeto.

A comunidade foi crescendo e se organizando para os momentos da celebração e das ações pastorais. Dona Lúcia Furbino era responsável por lavar as roupas litúrgicas e preparar, todos os sábados, o espaço celebrativo. O chão e as janelas de madeiras precisavam ser lavados sempre que fossem usar o salão. Como o local ficava em cima de uma pedreira, dava muita poeira. Depois, em conversa com o Pe. Alberto Tellechea, resolvemos dividir as funções comunitárias e D. Déia passou a lavar os paramentos litúrgicos da comunidade.

Já na gestão do Pe. Jésus, no mês de maio, realizávamos mutirões, festas, leilões, a fim de arrecadar fundos para a construção do templo. Os prêmios do leilão eram muitos simples, como cestinha de frutas, frango com vinho e tudo que recebíamos de doação. Um senhor chamado “Bilar” era responsável

por cantar o leilão. A partir daí, surgiu a Pastoral do Dízimo, que recolhia toda renda, prestava conta e guardava na caderneta de poupança. Dona Lúcia Furbino e a Ilma eram responsáveis por essa atividade.

A primeira reforma do espaço foi or-ganizada pelo padre Eulálio através dos muitos mutirões e, depois, a construção da capela atual foi preparada pelo Pe. Xavier Galarza, que ganhou os mate-riais da prefeitura para a construção e, novamente, foram organizados mui-tos mutirões. A comunidade promovia churrasco para o almoço e o mutirão se tornava uma alegria só. Com o pas-sar dos anos, foram realizados vários ajustes de construção, para atender as atividades das tantas pastorais que já havia na comunidade.

Certa época, uma chuva muito forte derrubou o muro próximo à capela. Pe. Alfonso López já residia em Valadares e ajudou bastante nesse momento. Ele deu ideia de aproveitar o espaço e fazer novas salas embaixo e, em cima, um salão para as festividades da comu-nidade. Mas, a comunidade não tinha recursos financeiros para realizar essa obra, Pe Alfonso tirou muitas fotos dos lugares que necessitavam de ajuda na comunidade e, quando foi de férias para Espanha, retornou com a ajuda finan-ceira para a construção.

A comunidade Bom Pastor só tem a agradecer a cada Padre Escolápio que, quando chegava em Valadares, reali-zava obras de melhoria e deixava seu legado pastoral que, até hoje, perpetua nos agentes e moradores dessa região.

Das Graças Setembro 2018

AGENDA PAROQUIAL

Curiosidade

O sino da comunidade Matriz O sino foi fabricado pela fundição Bellini, da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul,

e foi trazido de navio até o Porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo, chegando à matriz, no ano de 1954, vindo de trem pela estrada de ferro Vitória – Minas. Na época, o Sr. João Giacomini e Afonso Cometti eram ferroviários e escoltaram o sino desde Vitória até Valadares. Ao chegar em Valadares, o sino foi desembarcado do trem e instalado provisoriamente sobre um cavalete de madeira na porta da Igreja Matriz. O Sr. Afonso Cometti sugeriu ao padre Henrique Gerardts que fizessem uma campanha para construir a torre. O slogan era “Badale o sino e dê sua colaboração”. Assim os fiéis ajudaram com as contribuições a pagar as despesas de aquisição da torre para colocar o sino. O sino da comunidade matriz é o maior da cidade de Governador Valadares.

DATA DIA HORA ATIVIDADE GRUPO LOCAL ÂMBITO1/09 sábado 19:30 Conselho Fraternidade Brasil Fraternidade Escolápia Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Província1/09 sábado Conselho Presenças Locais (1-22) Religiosos Província2/09 domingo 8:00 Formação Pastoral do Batismo Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia2/09 domingo 19:30 Bênção Gestantes Pastoral Familiar Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia3/09 segunda 5:00 Amanhecer com Jesus (3-6) Liturgia Comunidade Nª Sra da Boa Esperança Comunidades4/09 terça 8:30 Reunião Equipe Presença Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Presença4/09 terça 19:30 Conselho Local Fraternidade Escolápia Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Presença5/09 quarta 19:00 Jubileu de 50 anos do Conselho Particular Nª Sra. Das Graças Sociedade São Vicente de Paulo Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia5/09 quarta Assembleia Escolápia (5-7) Brasil6/09 quinta 20:00 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia7/09 sexta 19:30 Triduo (7-9) Liturgia Comunidade Nª Sra da Boa Esperança Paróquia11/09 terça 8:30 Reunião Equipe Presença Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Presença11/09 terça 10:00 Articulação Movimento Calasanz Movimento Calasanz Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Presença12/09 sexta 19:30 Formação Liturgia Liturgia Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia13/09 quinta 19:30 Reunião Equipe Boa Nova Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia13/09 quinta 19:30 Encontro de Preparação (14) Pastoral do Batismo Comunidade Bom Pastor Paróquia15/09 sábado 14:00 Formação Inicial - Catequistas novos Movimento Calasanz Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Presença15/09 sábado 8:00 Retiro Espiritual Pentecostes I (15-16) Movimento Calasanz Recanto Calasanz Paróquia16/09 domingo 17:00 Encontro de Preparação Pastoral do Batismo Comunidade Santa Efigênia Paróquia18/09 terça 8:30 Reunião Equipe Presença Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Presença18/09 terça 19:30 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade Nª Sra da Boa Esperança Paróquia18/09 terça 19:30 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade Santa Efigênia Paróquia18/09 terça 19:30 Encontro Família Solidária Pastorais Sociais Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia19/09 quarta 19:30 Triduo (19-21) Liturgia Comunidade Santa Efigênia Paróquia20/09 quinta 19:30 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade Bom Pastor Paróquia20/09 quinta 19:30 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade São José de Calasanz Paróquia20/09 quinta 19:30 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade Nª Sra do Perpétuo Socorro Paróquia20/09 quinta 19:30 Reunião Pastoral Dízimo Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia21/09 sexta 19:30 Conselho Pastoral Coordenação Comunidade Nª Sra. Da Conceição Paróquia21/09 sexta 19:30 Festa Santa Efigênia Liturgia Comunidade Santa Efigênia Paróquia21/09 sexta 19:30 Formação agentes Pastoral do Dízimo Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia22/09 sábado 7:30 Encontro Despertar - RCC (22 e 23) Renovação Carismática Católica Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia22/09 sábado 13:00 Festa Projeto Família Solidária Pastorais Sociais Colégio Ibituruna Presença22/09 sábado 14:00 Retiro Espiritual Catequese com Adultos Movimento Calasanz Centro Itaka Escolápios Paróquia22/09 sábado 20:00 Noite de Prosa Coordenação Comunidade São José de Calasanz Paróquia23/09 domingo 8:00 Retiro e Celebração da Misericórdia - Catequese de Emaús Movimento Calasanz Recanto Calasanz Presença23/09 domingo 14:00 Festa das Comunidades Paróquia Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Diocese24/09 segunda 19:30 Semana Biblíca (24-28) Equipe Boa Nova Comunidades Paróquia25/09 terça 19:00 Trídudo São Vicente de Paulo (25 a 27) Sociedade São Vicente de Paulo Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia29/09 sábado 16:00 Gincana Bíblica Movimento Calasanz Comunidades Paróquia29/09 sábado 19:00 Ordenação Prebisteral Diácono Alexandre Religiosos Aracaju - Sergipe Província30/09 domingo 8:00 reencontro família jovem Pastoral Familiar Comunidade Matriz Nª Sra das Graças Paróquia

Itaka – Escolápios em “O Tesouro de Senegal”

As campanhas de solidariedade são uma oportunidade para conhecer lugares distantes e realidades diferentes que nos convidam a repensar a forma como vivemos. Então começamos a perceber que, em todos os lugares, podemos encontrar valores e elementos positivos para compartilhar e oferecer ao planeta. O lema deste ano "O Tesouro de Senegal" enfatiza tudo de valor que o país africano tem para ensinar ao mundo.