angolanos pelo mundo março 2016

62
1 ESPÍRITO EMPREENDEDOR Jair Pereira Pedrota Kiesse A pioneira do basquet Janice Dos Santos SANGUE ANGOLANO MOVE EUROPA Edição trimestral Março 2016 2

Upload: angolanospelomundo

Post on 27-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

entrevistas a Angolanos e descendentes, na diáspora e na terra mãe.

TRANSCRIPT

Page 1: Angolanos pelo mundo março 2016

1

Espírito EmprEEndEdor

Jair Pereira

Pedrota KiesseA pioneira do basquet

Janice Dos SantossanguE angolano movE

Europa

Edição trimestral Março 2016

2

Page 2: Angolanos pelo mundo março 2016

2

Page 3: Angolanos pelo mundo março 2016

3

APMDIRETOR

REDATOR

ADMINISTRADOR

Feliciano Dos Santos

DIRETOR DE ARTE

DESENHO

PAGINAÇÃO

Aldair Dos Santos

REDAÇÃO

Anacleto Betuel

RELAÇÕES PÚBLICAS

João Andrade

MARKETING Y PUBLICIDADE eDELEGADO / ANGOLA

Jair Pereira

PUBLICIDADE

SECRET ENERGY DRINK

THF2000

COCONOTE

DON SILÊNCIOSO

MAVAM

EMAIL: [email protected]/angolanospelomundo

https://www.facebook.com/Angolanos-pelo-mundo-920386318026517

ESPIRITO EMPREENDEDOR JAIR PEREIRA..................................................................5-9

SANGUE ANGOLANO MOVE EUROPAJANICE DOS SANTOS................................................10-14

A PIONEIRA DO BASQUETPEDROTA KIESSE......................................................17-21

TOQUE ROMÂNTICO..........................................................24-29

ANGOLANEANDO.................................................................32-45

O BAÚ DAS RECORDAÇÕES.............................................46-51

Page 4: Angolanos pelo mundo março 2016

4

Page 5: Angolanos pelo mundo março 2016

5

Page 6: Angolanos pelo mundo março 2016

6“Como empreender com 1.500kzs?”

Page 7: Angolanos pelo mundo março 2016

7

Jair Pereira representa a classe de cidadão que crê que a criatividade aporta mais-valia ao País, que empreender é sinônimo de êxito individual e colectivo. Quando se fala de em-preender, sempre pensamos numa actividade privada, Não tem porquê; mesmo sendo funcionário podemos e devemos ser empreendedores: por exemplo, um funcionário dos correios pode limitar-se ao reparto de cartas e esperar o salário. Mas o funcionário criativo (empreendedor), além de repartir, está pensando em que aspecto pode melhorar o seu trabalho, é de aí que nascem os famosos produtos com patentes comerciais, os produtos revolucionários, ou simplesmente criação de actividade laboral; Em fim alguém que con-tribui a inovar e ao desenvolvimento local ou em grande escala.

APM: Quem é o cidadão Jair Pereira?

JAIR: Sou um cidadão que amo meu País, sou um cidadão com uma mente inquieta, gosto de pensar e inovar; actualmente frequento o 3º ano de economia no PIAGET, Sou trabal-hador da TAAG, mas apesar de toda esta carga ocupacional, não me impede ser criativo e empreendedor.

APM: fale-nos do novo projecto de empreendedorismo.

JAIR PEREIRA“Espírito empreendedor “

Page 8: Angolanos pelo mundo março 2016

8

JAIR: meu objectivo é ajudar os meus compatriotas a assumir riscos; riscos medidos para começar projetos que possam tirar a uma imensa maioria deles do desemprego.Começamos difundindo os benefícios implícitos ao empreender, bem como o perigo do imobilismo. Nesta ordem de ideias começaram a aderir ao projeto muitos humildes muní-cipes que aspiram muito mas que contemplar os dias passando.

APM: que apoios recebe?

JAIR: apoio público quase nenhum, salvo algumas Administrações municipais que nos cedem alguns espaços para estas palestras. Assim, tivemos a honra de palestrar um nú-mero considerável de participantes no Município do Kilamba, Kassequel, Cazenga, Icolo e bengo entre outros.

APM: quais são as perspectivas a curto e longo prazo?

JAIR: dentro dos nossos escassos recursos económicos, pretendemos levar nossas pales-tras numa primeira fase a todos os municípios de Luanda, mas a longo prazo pretende-mos palestrar a empreendedores de todas as províncias do País, recebendo ferramentas úteis que os ajudarão na criação de seus negócios. Por outro lado pensamos também criar pequenas associações de empreendedores para intercâmbios de ideias.

APM: que valoração faz destes poucos meses de trabalho?

JAIR: positivo, ver como brilham os olhos de esperança daqueles que não tinha ferramen-

Page 9: Angolanos pelo mundo março 2016

9

Page 10: Angolanos pelo mundo março 2016

10

tas para começar a dar forma os seus sonhos, ver como alguns abrem já seus negócios, é gratificante. Não falo por falar nem vendo fumo, eu mesmo sou um exemplo que mostra que empreender não é um bicho de 7 cabeças; comecei um projeto com apenas 1.500 kzs e funciona.

APM: conta-nos como foi possivel empreender com 1.500kz?

JAIR: Estava desempregado e tinha que pagar 20.000.00kz de aluguer da casa onde vivia, buscando emprego dei com um ginásio que pagava 15.000.00kz por colaborar com eles, evidentemente este salário não chegava para pagar as despesas do mês. Nisso comecei a ajudar alguns atletas que me pagavam 500.00kz, vendo os resultados, uma senhora pe-diu-me treinamento pagando 1.500.00kz aceitei, mas o mais importante é que ela sem-pre insistiu que abrisse meu próprio negócio; meu próprio ginásio, então tive a ideia de começar a dar treino ao ar livre cobrando 2.000.00kz, já com isso podia pagar o aluguer e comer. Como não podia comprar máquinas e outros instrumentos, mandava fazer alguns no serralheiro e assim fui avançando. Meu Pai tinha uma clínica de fisioterapia com o qual aproveitei parte do espaço para usar como ginásio; hoje tenho o Strong Gym com mais de 30 usuários. Graças os 1.500.00kz e o impulso daquela senhora pude empreender meu primeiro negócio “um ginásio ao ar livre”

Page 11: Angolanos pelo mundo março 2016

11

Page 12: Angolanos pelo mundo março 2016

12

Page 13: Angolanos pelo mundo março 2016

13

Page 14: Angolanos pelo mundo março 2016

14

Janice dos Santos é filha de pai Angolano e mãe Espanhola. O An-golano estabeleceu-se na Espanha desde os anos 90; Precoce, detém até o momento o recorde de ser o diplomático mais jovem na história de Angola nomeado com tão só 22 anos como 3º

secretário da embaixada de Angola na Republica do Gabão. Seguindo a mesma precocidade, Ja-nice dos Santos com tão só 21 anos é a Manager responsável de negociar e mover grande parte do tráfico rodado de mercadorias que circula na Europa a cargo da empresa FERCAM/Áus-

tria. Imagem de jovem actual, está formada em Comércio internacional e fala Inglês, francês es-panhol, Alemão e Por-tuguês, o que lhe per-mite manter uma vasta rede de contactos com profissionais de diferen-tes países, o que consti-tui uma mais-valia para qualquer empresa.

JANICE DOS SANTOS,

sanguE angolano movEEuropa

“Controlo o passado, organizo o presente, e planifico o futuro”

Page 15: Angolanos pelo mundo março 2016

15

PM: qual é o seu dia a dia?

JANICE: Às 7 da manhã a cidade desperta...e toda gente vai pro metro, parece um gigantesco formigueiro! Começo a trabal-har as 8h mas antes preparo um bom pequeno almoço no escritório enquanto repasso as tarefas do dia. Depois co-meçam as chamadas telefóni-cas, os e-mails, as negociações e os problemas... Durante 8h vigio que tudo corra segundo o previsto, e que o cliente consiga o serviço desejado e a tempo. Podia dizer que “controlo o passado, organizo o presente, e planifico o futuro”. Cada dia tenho que supervisar que ontem tudo tenha saído bem, que hoje tudo esteja sain-do bem e que amanhã tudo saia segundo o previsto.

APM: gosta do seu trabalho?

JANICE: É um trabalho inte-

ressante já que põe à prova a minha capacidade de decisão e de soluções de problemas em tempo record; às vezes tenho que tomar decisões que impli-cam grandes quantidades de dinheiro em questão de segun-dos, si um cliente liga e decide uma mudança radical do plano previsto, tenho que dar-lhe uma solução no mesmo instantete

e que haja benefícios para ambos.

APM: Qual é a sua carteira de contactos profissionais?

JANICE: Não posso dar nomes, é segredo profissional. Trabal-ho com os mercados Europeus com produtos provenientes e com destino ao velho continen-te. Os meus principais clientes são grandes multinacionais dedicadas ao metal, madeira e eletrodomésticos.

APM: quantas toneladas de mercadoria moves e negocias por dia?

JANICE: Por dia podíamos estar falando de umas 300 toneladas.

APM: quantos camiões podem

Page 16: Angolanos pelo mundo março 2016

16

“Gostaria continuar explorando o mercado Austríaco”

Page 17: Angolanos pelo mundo março 2016

17

“Gostaria continuar explorando o mercado Austríaco”

Page 18: Angolanos pelo mundo março 2016

18

estar circulando por dia em toda Europa contratados por ti?

JANICE: Contrato uns 12 ca-miões por dia, e cada um deve cumprir as condições exatas que os clientes marcam, por certo muito exigentes. Muitas vezes falamos de diferenças de centímetros, equipamentos especiais ou outros requerimen-tos. Cada minuto tenho que supervisar os transportes em curso, que não haja problemas e si surgem resolver-los antes mesmo que o cliente se aperce-ba.

APM: que classe de produtos costumas negociar?

JANICE: Tudo o que possa trans-portar por estrada, nada fora do comum.

APM: qual é o produto mas raro que tiveste que negociar?

JANICE: Normalmente são produtos standards, no entanto

há clientes que querem umas medidas especiais que a maio-ria dos camiões não têm... É claro, desde Viena não posso ir a França com um metro para medir a altura do camião e con-firmar que cumpre os requisi-tos...!!

APM: que perspectivas tens para o futuro?

JANICE: Gostaria continuar ex-plorando o mercado Austríaco e descobrir todas as possibilida-des de este extraordinário País, nunca sabemos o que o futuro nos deparará!

APM: o que pensas de Angola?

JANICE: Penso que é um País com muitíssimas possibilida-des pela riquezas que tem e também bastante dinâmico. Na Áustria por exemplo, não temos matérias prima de valor, nem somos produtores; no entanto esta gente sabe explorar e tirar benefício do pouco que têm, e

dos produtos de outros Países que sim são produtores.Trata-se de vender imagem e poder, e acredito que Angola tem todos os ingredientes para ser um referente económico em África e chamar atenção do mundo inteiro.

APM: Gostarias de trabalhar em ou para Angola?

JANICE: Porque não! Seria uma experiência completamente nova para mi, e me ajudaria a familiarizar-me com a terra do meu Pai e parte das minhas origens também.

Page 19: Angolanos pelo mundo março 2016

19

Page 20: Angolanos pelo mundo março 2016

20

Page 21: Angolanos pelo mundo março 2016

21

APM: com que idade começou a jogar pro-fissionalmente?

Pedrota:Pra ser sin-cera, naquela altura 1976 não se praticava desporto profissional em Angola era mais a força de vonta-

de e amor ao despor-to. Na altura tinha 16 anos quando integra-va a equipa principal do Sporting de Luan-da e também a seleção nacional de Basquete-bol.APM: que recordaçoēs guarda daqueles anos?

Pedrota: quando as coisas se fazem por amor, desfruta-mos muito mais; por exemplo me lembro do primeiro cam-peonato nacional de basquetebol feminino que se realizou em Angola na província

A pioneira do basquetebol Angolano

PEDROTA KIESSE

Encima: Ivone, Carla Carvalho, e Pedrota Kiesse á dereitaEmbaixo: Ondina, Helia, Ana María

Page 22: Angolanos pelo mundo março 2016

22

do Huila, as condições não eram como as de hoje, falando de des-portistas de elite, mas a ilusão de competir era tanta que nem re-parávamos

APM: com que idade começou a jogar pro-fissionalmente?

Pedrota:Pra ser sin-cero, naquela altura 1976 não se praticava desporto profissional em Angola era mais força de vontade e amor ao desporto. Na altura tinha 16 anos quando integrava a equipa principal do Sporting de Luanda e também a seleção nacional de Basquetebol.

APM: quando decidiste emigrar é porque?

Pedrota: em 1983 com meu pesar deci-dimos emigrar para Suíça, o porquê, acho

que foi um cúmulo de circunstâncias que depois de tantos anos já não saberia concre-tizar, suponho que o atraso sócio-económico que o País atravessava foi determinante.

APM: como foram os primeiros anos na diáspora?

Pedrota: como todos emigrados, os pri-meiros dias não fo-ram fáceis, mas com o tempo e vontade de integrar-se tudo fica mais fácil. Se bem que a vida na Suíça não me convencia porque vivíamos das ajudas sociais e não era este o meu objetivo, de-cidimos estabelecer-mos na Áustria, País que me dava outras oportunidades de for-mação, e aqui estou a mais de 30 anos com uma família formada.

APM: Te sentes inte-

grada na sociedade Austríaca?

Pedrota: sem duvidas, Áustria é um País mo-delo no mundo, é um exemplo de como de-vem funcionar as in-fraestruturas públicas, uma sociedade culta não só pela formação intelectual mas tam-bém moral e cívica. Não existem margina-dos sociais porque as ajudas publicas favo-recem uma vida dig-na a todos.

APM: como vê Angola desde a distância?

Pedrota:Triste... é complicado, doí-me muito ver o País como está; Mudemos de as-sunto...!

APM: pensa voltar?

Pedrota : gostaria, mas vejo pouco pro-vável. Me valorizam mais fora que na min-ha própria terra.

Page 23: Angolanos pelo mundo março 2016

23

Page 24: Angolanos pelo mundo março 2016

24

Page 25: Angolanos pelo mundo março 2016

25

Page 26: Angolanos pelo mundo março 2016

26

Page 27: Angolanos pelo mundo março 2016

27

Page 28: Angolanos pelo mundo março 2016

28

Es

Toqu

e ro

mân

tico

Page 29: Angolanos pelo mundo março 2016

29

Toqu

e ro

mân

tico

Page 30: Angolanos pelo mundo março 2016

30

Page 31: Angolanos pelo mundo março 2016

31

Page 32: Angolanos pelo mundo março 2016

32

Page 33: Angolanos pelo mundo março 2016

33

Page 34: Angolanos pelo mundo março 2016

34

Page 35: Angolanos pelo mundo março 2016

35

Es

Ango

lane

ando

Caju

eiro

Page 36: Angolanos pelo mundo março 2016

36

CAJUEIRO

Page 37: Angolanos pelo mundo março 2016

37

Page 38: Angolanos pelo mundo março 2016

38

Cajú

O cajueiro é uma planta tropical, originária do Brasil, e hoje dispersa em diversos territórios tropicais do Mundo. O maior produtor mundial de caju é o Brasil, onde a sua cul-tura e exploração comercial geram

Page 39: Angolanos pelo mundo março 2016

39

em divisas um valor que chega a atingir mui-tos milhões de dólares. A planta é uma árvo-re frondosa com gran-de poder de adaptabili-dade e que não requer grande as-sistência. Em Angola en-contra-se em estado selvagem, vegetando

Page 40: Angolanos pelo mundo março 2016

40

nos platós próximos da costa.

Cajú e a sua castanha

É constituído de duas partes: a cas-tanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudo-fruto confundido com o fruto. Esse

Page 41: Angolanos pelo mundo março 2016

41

compõe-se de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermel-ho.

É rico em vitamina C e ferro e aju-da a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos ra-dicais livres. Além de ser consumido ao natural, o caju pode ser utiliza-

Puré de Jimguba

Page 42: Angolanos pelo mundo março 2016

42

do na preparação de sumos, doces, passas, gelados e licores.

Cajúeiro

A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco para acompan.

Page 43: Angolanos pelo mundo março 2016

43

har bebidas, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada na confeção de alguns pra-tos quentes.

Page 44: Angolanos pelo mundo março 2016

44

Rapariga MumuilaLago do Arco, situado na provincia de Namibe, é um maravilhoso cenário para passar o fim de semana

Page 45: Angolanos pelo mundo março 2016

45

O gado na estrada do caminho ao Camucuio municipio da Província do Namibe

Jardim cidade do namibe

Lago do Arco, situado na provincia de Namibe, é um maravilhoso cenário para passar o fim de semana

Page 46: Angolanos pelo mundo março 2016

46

Mulher himba

Típica juntada da familia debaixo da figueira

Pôr do sol no lago do Arco, provincia do Namibe

Page 47: Angolanos pelo mundo março 2016

47

Rapazes extraindo agua num posso de caminho ao Camucuio

Mulher himba

Cume nebuloso da serra da Leba, provincia da Huila

Page 48: Angolanos pelo mundo março 2016

48

Welwitschia mirabillis, planta do deserto na provincia do Namibe

Page 49: Angolanos pelo mundo março 2016

49

Page 50: Angolanos pelo mundo março 2016

50

O baú d

as reco

rdaçöe

s

Page 51: Angolanos pelo mundo março 2016

51

O baú d

as reco

rdaçöe

s

Cine cazenga : por aqui passaram obras de grande gabarito internacional, desde os filmes de cawboy americanos , os de guerra Sovieticos ate alguma Espanhola como “Me olvidé de vivir” (Julio Igle-sias)

Walkman, o aparelho que revolucionou o pasatempo dos jovens angolanos.

Fisga, a arma que salvava a mesa dos famelicos miudos da rua, mas ao mesmo tem-po, servia para caçar por simples diversão

Page 52: Angolanos pelo mundo março 2016

52

Page 53: Angolanos pelo mundo março 2016

53

Prédio da Cuca em plena praça da María da Fonte

Page 54: Angolanos pelo mundo março 2016

54

Cuantos bolos fizeram as delicias das festas em Angola utilizando estes hu-mildes fornos tradicionais as mulheres desta terra merecem uma homenagem.

1

3

Page 55: Angolanos pelo mundo março 2016

55

1. Recolher obrigatório. Homens feitos refens na sua propia casa

2. Chá com pão, o salvador dos miu-dos que tinham que ir para escola de manhãzinha e, porquê não, o matabicho dos menos favorecidos

3. Passavite, a chave secreta de uma boa sopa

4. Simson. Revolucionou o trans-porte dos pobres. A locura das miu-das

2

4

Page 56: Angolanos pelo mundo março 2016

56

creative designer

Mesa café design

Conjunto recepção hotel

Mesa design modular

[email protected]

Page 57: Angolanos pelo mundo março 2016

57

Mesas para degustação “gourmet”

Garrafeira design

Instalação modelo

Movel deposito guardachuva

Page 58: Angolanos pelo mundo março 2016

58

Page 59: Angolanos pelo mundo março 2016

59

Page 60: Angolanos pelo mundo março 2016

60

Page 61: Angolanos pelo mundo março 2016

61

Page 62: Angolanos pelo mundo março 2016

62

Buscas uma editora? Nós buscamos talento

Descubre como publicar na Coconote.Envíe-nos seu manuscrito em: [email protected] www.facebook.com/Coconote-774645272618934/