anexo planejamento - merces

43
Oficina “Filme Xuxa em O mistério de Feiurinha”

Upload: mariadasmerces

Post on 15-Jun-2015

4.725 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Oficina “Filme Xuxa em O mistério de Feiurinha”

Pedro Bandeira de Luna Filho

Santos _SP9 de março,1942.

É um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. É o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares).

VIDA PESSOAL

Dedicou-se ao teatro amador, até mudar para São Paulo a fim de estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP).

Morando então na capital, teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício.

Atualmente mora em São Roque.

CARREIRA LITERÁRIA

Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos.

Mas desde 62, Pedro já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livrinhos infantis.

Seu primeiro livro foi "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, e fez um grande sucesso.

Mas foi com "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes - que ele considera seu público alvo - que ele se consagrou. Este foi seu livro com o a maior vendagem de exemplares de todos os tempos.

A partir de 1983, Pedro Bandeira dedicou-se inteiramente à literatura. Ele garante que a experiência em jornais e revistas o ajudaram como escritor, uma vez que o jornalista é obrigado a estar preparado para escrever sobre quase tudo. A inspiração para cada história, segundo o autor, vinha de livros que leu e nos acontecimentos de sua própria vida.

Durante a semana vamos à biblioteca conhecer as obras de

Pedro Bandeira?A Contadora de Histórias A Droga da Obediência A Droga do Amor A Eleição da Criançada A Escola da Vida A Hora da Verdade A Marca de uma Lágrima A Onça e o Saci Agora Estou Sozinha… Amor Impossível, Possível Amor Anjo da Morte As Cores de Laurinha Brincadeira Mortal Caso da Borboleta Como conquistar essa garota

De Punhos Cerrados Descanse em paz Meu Amor Droga de Americana! É Proibido Miar Gente de Estimação Histórias de Amor Lembrancinhas Pinçadas Láaa do Fundo Mais Respeito, Eu Sou Criança! Malasaventuras, Safadezas de Malasartes Mariana Minha Primeira Paixão O Avesso dos Coroas O Contrário dos Caretas O Dinossauro que Fazia Au-au O Fantástico Mistério de Feiurinha

O Grande Desafio (livro) O Medo e a Ternura O Melhor Presente O Par de Tênis O Pequeno Dragão O Pequeno Fantasma O Poeta e o Cavaleiro O primeiro amor de Laurinha O Reizinho da Estrada O Vírus Final Obrigado, Mamãe! Pântano de Sangue Prova de Fogo Ritinha Danadinha Rosaflor e a Moura Torta Uma ideia solta no ar Um Crime mais que Perfeito

Vamos conhecer a fantástica história de Feiurinha?

Ficha TécnicaDiretor: Tizuka YamazakiElenco: Xuxa Meneghel, Sasha Meneghel, Bernardo Mesquita, Bruna Marquezine, Angélica, Luciano Huck, Luciano Szafir, Giulia Gam.Produção: Xuxa Meneghel, Mônica Muniz, Luís Cláudio Lopaz MoreiraRoteiro: Claudio Lobato, Gabriela AmaralTrilha Sonora: Ary SperlingDuração: 82 min.Ano: 2009País: BrasilGênero: InfantilCor: ColoridoDistribuidora: PlayArteEstúdio: Xuxa Produções / Globo Filmes Classificação: Livre

A divertida história de Pedro Bandeira gira em torno de um grande mistério que agita todo o mundo do faz de conta: a Princesa Dona Feiurinha Encantada tinha desaparecido do país das Fadas.

Outros personagens do reino, como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, entre muitas outras, ficam com medo de que isto também aconteça com elas e decidem enviar um emissário ao Escritor para que ele possa decifrar o mistério.

O Escritor, recebe a inesperada visita daqueles personagens das histórias de fadas que povoaram sua infância. Acaba se convencendo de que o mundo encantado e seus habitantes fazem parte da realidade, mesmo que esta realidade seja a da imaginação. Decide, então, ajudá-los a descobrir o que ocorreu com a Princesa Feiurinha.

Com auxílio de sua velha governanta Jerusa, ele recupera a história de Feiurinha e chega à conclusão de que ela desaparecera porque não tinha sido registrada por nenhum escritor. Portanto, a história não poderia sobreviver na imaginação infantil, nem mesmo na de qualquer leitor, porque sem o auxílio dos livros, dificilmente poderiam conhecê-la. Só alguém como Jerusa que ouviu a avó contá-la há mais de sessenta anos teria condições de se lembrar. O Escritor decide então recuperar a história da princesa desaparecida e registrá-la em livro.

Vamos assistir ao filme “Xuxa em O mistério de

Feiurinha?

Dinâmica para divisão de grupos

1º grupo:

Cinderela

Era filha de um comerciante rico, porém quando seu pai morreu, a madrasta malvada e as duas filhas a fizeram de criada.

Um dia houve um baile, mas a princesa não poderia ir pois tinha de limpar a casa e não tinha um vestido bonito para usar na festa.

Sua fada madrinha apareceu e limpou toda a casa num piscar de olhos e deu um vestido lindo para a moça, porém, ele só duraria até meia noite. No baile conheceu um príncipe que se apaixonou pela princesa.

Ao chegar meia noite a dama voltou para casa, e deixou cair na escada seu sapatinho de cristal.

Querendo encontrá-la, o príncipe ordenou que todas as moças do reino experimentassem o sapato. A princesa experimentou e o sapato serviu. A jovem e o príncipe se casaram e viveram felizes para sempre.

2º grupo: Branca de Neve

Era uma linda princesa que vivia num castelo com seu pai e sua mãe.

Passado algum tempo, o rei enviuvou e voltou a casar com uma mulher belíssima, mas extremamente cruel e, além disso feiticeira que desde o primeiro dia tratou muito mal a menina.

Quando o rei morreu, a feiticeira, vendo que a Branca de Neve possuiria uma beleza que excederia a sua, obrigou-a a fazer todo o trabalho no castelo.

A rainha tinha um espelho mágico e todos os dias lhe perguntava quem era a mulher mais bonita do mundo. Um dia, o espelho respondeu que a rainha era bela, mas que Branca de Neve era mais bela do que ela.

A inveja da malvada rainha a fez mandar um caçador levar Branca de Neve, ao bosque, e lá matá-la. Como prova de que havia cumprido este ato, ordenou-lhe que trouxesse o coração de Branca de Neve.

Mas, o caçador teve pena da princesa e poupou-lhe a vida, ordenou-lhe que fugisse. Para comprovar que havia obedecido às ordens da madrasta, entregou-lhe o coração de um veado .

Branca de Neve andou pelo bosque e, quando estava muito cansada, adormeceu profundamente numa clareira. No dia seguinte, quando acordou, estava rodeada pelos pequenos animais da floresta, que a levaram até uma casinha no centro do bosque e lá ela conheceu os sete anõezinhos que cuidou dela com todo o carinho.

A malvada rainha não tardou, por meio do seu espelho mágico, a saber que Branca de Neve estava viva e continuava a ser a mulher mais bonita do mundo. Decidiu então acabar pessoalmente com a vida da princesinha. Disfarçou-se de pobre-velhinha-indefesa, envenenou uma maça e foi até a casinha dos anões. Quando eles sairam para trabalhar, ofereceu a maçã envenenada e Branca de Neve mordeu-a e caiu adormecida.

Quando os anõezinhos regressaram, pensaram que Branca de Neve tivesse morrido. De tão linda, eles não tiveram coragem de enterrá-la. Então fizeram um caixão de diamantes.

Estavam junto da princesa adormecida, quando por ali passou o príncipe do reino vizinho que há muito tempo a procurava. Ao ver a bela Branca de Neve deitada no seu leito, aproximou-se dela e deu-lhe um beijo de amor. Este beijo quebrou o feitiço e a princesa despertou. O príncipe pediu à Branca de Neve que casasse com ele. E o feliz casal encaminhou-se para o palácio do príncipe e foram felizes para sempre...

3º grupo: Rapunzel

Um casal sem filhos que queria uma criança vivia ao lado de um jardim murado que pertencia a uma bruxa. A esposa, no fim da gravidez, viu uma árvore com suculentos frutos no jardim, e os desejou. Por duas noites, o marido saiu e invadiu o jardim da bruxa para recolher para a esposa, mas na terceira noite, enquanto escalava a parede para retornar para casa, a bruxa apareceu e acusou-o de furto.

O homem implorou por misericórdia, e a mulher velha concordou em absolvê-lo desde que a criança lhe fosse entregue ao nascer. Desesperado, o homem concordou; uma menina nasceu, e foi entregue à bruxa, que nomeou-a Rapunzel. O nome da planta que o marido roubou.

Quando Rapunzel alcançou doze anos, a bruxa trancafiou-a numa torre alta, sem portas ou escadas, com apenas um quarto no topo. Quando a bruxa queria subir a torre, mandava que Rapunzel estendesse suas tranças, e ela colocava seu cabelo num gancho e sua por eles.

Um dia, um príncipe que cavalgava no bosque, ouviu Rapunzel cantando na torre. Encantado foi procurar a menina, e encontrou a torre, mas nenhuma porta. Então observou como a bruxa entrava e quando a malvada foi embora, pediu que Rapunzel soltasse suas tranças e, ao subir, pediu-a em casamento.

Rapunzel concordou. Juntos fizeram um plano: o príncipe viria cada noite. Um dia, Rapunzel pergunta inocentemente a bruxa porque seu vestido estava começando a ficar apertado em torno de sua barriga, revelando tudo para a bruxa (que soube que Rapunzel estava grávida, o que significava que um homem se encontrara com ela).

Na raiva, a bruxa cortou cabelo de Rapunzel e lançou um feitiço, para que ela vivesse em um deserto. Quando o príncipe chegou naquela noite, a bruxa deixou as tranças caírem para transportá-lo para cima. O príncipe percebeu horrorizado que Rapunzel não estava mais ali; a bruxa disse que nunca mais a veria e empurrou-o até os espinhos de baixo, que o cegaram.

Durante meses ele vagueou através das terras infrutíferas do reino, e Rapunzel mais tarde deu à luz duas crianças gêmeas. Um dia, ela estava bebendo água e começou a cantar com sua bela voz de sempre.

O príncipe ouviu-a e encontrou-se com ela. As lágrimas de Rapunzel curaram a cegueira, e a família foi viver feliz para sempre no reino do príncipe.

4º grupo: Bela Adormecida

Era uma vez um rei e uma rainha que não tinham filhos. Quando nasceu uma filha ficaram radiantes. Os reis fizeram uma grande festa para comemorar o nascimento da menina. Convidaram todo o reino e principalmente as dozes fadas que concediam dons às crianças. Durante a festa as doze fadas deram à menina o poder da beleza e bondade.

Quando a décima primeira fada concedeu a sua dádiva ouviu-se um grande estrondo.Era a décima terceira fada que não tinha sido convidada para a festa. Muito zangada por não ter sido convidada para participar na festa,a fada deu uma prenda à princesa. Quando esta fizesse quinze anos iria picar-se numa roca e morreria. Só que no meio daquele reboliço a décima segunda fada ainda não tinha dito qual seria a sua prenda.Sabia que não podia retirar a maldição da outra fada,mas podia torná-la mais suave.Disse então que a princesa iria picar-se na roca,mas não morreria.Em vez disso iria dormir um sono de cem anos.

E assim foi,a princesa cresceu e tornou-se numa jovem bonita e bondosa. Mas na manhã do seu décimo quinto aniversário,a princesa levantou-se cedo e foi passear pelo reinado,quando viu uma luz brilhante,cheia de curiosidade subiu umas escadas e abriu uma porta.Do outro lado da porta estava uma senhora muito velha sentada a fiar. A menina teve ainda mais vontade de ver de perto o que era aquilo e perguntou se podia experimentar.Mas mal pôs o dedo na roca picou-se e adormeceu. Nesse preciso momento todo o reinado adormeceu.

Passado cem anos,um príncipe passava ali perto do castelo e reparou que os muros estavam cobertos de folhas.Cheio de coragem o príncipe arriscou passar pela sebe que tapava o castelo e nesse preciso momento as folhas encheram-se de flores e o caminho abriu-se. Este ficou muito admirado ao ver toda gente a dormir dentro do castelo,até que reparou numa menina que estava adormecida. Olhou para ela e ficou logo apaixonado pela sua beleza.

Inclinou-se e a beijou. Ao fim de tantos anos a princesa abriu os olhos e a primeira coisa que viu foi a beleza do príncipe. Aos poucos todas as pessoas do reino abriram os olhos. Pouco tempo depois,o príncipe e a princesa casaram e orei deu outra grande festa,só que desta vez teve muito cuidado com as pessoas que convidou.

5º grupo: A Bela e a Fera

Era uma vez um comerciante que morava com sua filha, uma moça tão bonita que o seu nome era Bela.Voltando de uma viagem, o mercador viu um castelo com um lindo jardim cheio de flores. Resolveu levar uma rosa para Bela.

Quando ele colheu a rosa daquele jardim, uma fera apareceu e disse:-Você não devia mexer no meu jardim, por isso vai ser meu prisioneiro!O comerciante respondeu:-Perdão senhor, era um presente para minha filha!Mas a fera não queria saber estava furiosa.O mercador então pediu para a fera deixar ele se despedir de sua filha.

Chegando em sua casa chorou, porque sua filha ficaria sozinha no mundo.Bela então disse:-Papai, deixe-me ir com você, quero falar com a fera.-Não adianta, minha filha!Disse o comerciante. Mas Bela tanto insistiu que o pai levou-a com ele.

Chegando no castelo, bela disse para a fera:-Deixe meu pai ir embora, ele está velho e doente, eu fico no lugar dele.A fera concordou e o pai de Bela muito triste foi embora.

Os dias passavam no castelo. A fera, mesmo sendo muito feia, era boa e gentil com Bela. Liam livros juntos, conversavam e brincavam no jardim. De tão amigos, a fera deixou Bela ir visitar seu pai.

Quando Bela voltou, encontrou a Fera muito doente. Bela assustada disse:-Fera, não morra, estou aqui! Eu te amo! E beijou o rosto da Fera.

No mesmo instante, começou na fera uma transformação. A fera deixou de existir e em seu lugar surgiu um lindo príncipe.O príncipe contou para Bela que uma bruxa o enfeitiçou e ele só voltaria ao normal com um beijo de amor.Quebrado o encanto, o príncipe e a Bela se casaram e foram felizes para sempre

6º grupo: Chapeuzinho vermelho

CHAPEUZINHO ERA UMA LINDA MENINA QUE ADORAVA PASSEAR NO BOSQUE. ELA IA SEMPRE À CASA DE SUA VOVOZINHA PARA LEVAR DOCES.

UM DIA, CHAPEUZINHO, A CAMINHO DA CASA DE SUA VOVOZINHA, ENCONTROU UM LOBO MUITO MALVADO QUE QUERIA COMER SEUS DOCINHOS.

CHAPEUZINHO SE RECUSOU A DAR OS DOCINHOS E FUGIU.

O LOBO, MUITO MALVADO, FOI ATÉ A CASA DA VOVOZINHA, SE DISFARÇOU E FICOU À ESPERA DE CHAPEUZINHO...

CHAPEUZINHO É SALVA POR UM VALENTE CAÇADOR QUE SALVA TAMBÉM SUA VOVOZINHA, QUE FORA ENGOLIDA PELO LOBO MALVADO!

7º grupo: João e Maria

João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que de acordo com esposa, decide largá-los na floresta porque a família não tem mais condições de mantê-los.

No caminho pela floresta João e Maria espalham pela floresta migalhas de pão, porém essas migalhas acabam sendo devoradas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.

Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa.

A bruxa planejava engordar as crianças para depois comer de sua carne. Enquanto João se alimentava e aos poucos engordava, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima.

Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a jogam dentro do próprio forno.

Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando consigo providencias suficientes para o resto de suas vidas.

E agora! Vamos produzir com o filme?

1º grupo: Como vocês perceberam no filme todas as fadas buscam desvendar o sumiço de Feiurinha. Ilustre através de quadrinhos , o momento em que a fada Cinderela Encantada vem ao mundo real, encontra com João e Maria que a leva ao famoso escritor Pedro Bandeira.

2º grupo: Assim como Cinderela, as demais princesas, sairam do mundo encantado e vieram resgatar a história de Feiurinha. Diante da angústia das fadas, Jerusa, a secretária do escritor, informa que conhece a história de Feiurinha e começa a narrar. Incorpore Jerusa e narre o início da história até o momento do rapto da pequena princesa pelas bruxas Ruim, Malvada e Pior Ainda.

3º grupo: Após o rapto, Feiurinha vivia como prisioneira no castelo das bruxas e era constantemente maltratada por Belezinha. Confeccionem um cartaz ilustrado apresentando as características (Físicas e psicológicas) de Feiurinha e Belezinha.

4º grupo: Elaborem uma pequena dramatização apresentando a briga entre Feiurinha e Belezinha.

5º grupo: Como vocês perceberam as bruxas tinham transformado o príncipe em bode. Retextualizem através de desenho ou colagem:

_O encontro de Feiurinha com o príncipe;

_Retorno da bruxas da festa e a descoberta do desencantamento do príncipe.

6º grupo:Retextualizem através de desenho ou colagem:

_ O momento em que as bruxas jogam a capa sobre Feiurinha e ela se transforma em bruxa;

_Retorno do príncipe, luta com as bruxas e quebra do encanto de Feiurinha, que volta a ser princesa;

7º grupo: Como vocês perceberam na obra e no filme, a senhorita Chapeuzinho Encantada foi a única princesa que não se casou. Dêem um final diferente para a história e inclua uma nova personagem na cena.

8º grupo: Imaginem que vocês irão publicar a obra “O fantástico mistério de Feiurinha”. Confeccionem uma capa e um título bem interessante para o livro.