anexo i - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/cfm/2008/termo_…  · web...

39
ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA I – JUSTIFICATIVA O Conselho Federal de Medicina (CFM) publica regularmente dois veículos de comunicação institucional, destinados aos médicos e demais profissionais da área da Saúde, bem como, aos Conselhos Regionais de Medicina, associações médicas, bibliotecas públicas e cursos de Ética Médica e Bioética. Tais publicações são, a saber: Jornal Medicina, publicado desde 1985 e editado mensalmente a partir de 1997. Revista Bioética, publicada semestralmente desde 1992. Revisão de textos avulsos provenientes da Diretoria do CFM, tais como, pareceres, processos-consulta, resoluções, mensagens e outras publicações como livros ou manuais, além de seleção de imagens para ilustrar artigos no Jornal Medicina ou outras publicações da CONTRATANTE. O Jornal Medicina tem 24 páginas e previsão de 12 edições anuais (número que pode ser reduzido). Impossível definir o número de laudas e imagens, porque cada edição tem característica própria que decorre dos temas a serem tratados e do formato escolhido para tanto. Além disso, dada a característica jornalística do veículo é possível que uma edição já em fase de finalização tenha sua pauta alterada em decorrência de fatos ocorridos posteriormente à definição original da pauta de edição, o que implica em aumento da quantidade de laudas a serem trabalhadas. A Revista Bioética é uma revista científica que segue os critérios de normalização definidos pelo Vancouver Style. Apresenta artigos de Bioética e Ética Médica, enviados espontaneamente por diferentes autores, professores, médicos, cientistas e pesquisadores ao CFM. Esses textos são submetidos à apreciação e correção do dos editores bem como do Conselho Editorial da Revista. Atualmente a publicação do periódico é semestral, mas

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

I – JUSTIFICATIVA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publica regularmente dois veículos de comunicação institucional, destinados aos médicos e demais profissionais da área da Saúde, bem como, aos Conselhos Regionais de Medicina, associações médicas, bibliotecas públicas e cursos de Ética Médica e Bioética. Tais publicações são, a saber:

Jornal Medicina, publicado desde 1985 e editado mensalmente a partir de 1997.

Revista Bioética, publicada semestralmente desde 1992.

Revisão de textos avulsos provenientes da Diretoria do CFM, tais como, pareceres, processos-consulta, resoluções, mensagens e outras publicações como livros ou manuais, além de seleção de imagens para ilustrar artigos no Jornal Medicina ou outras publicações da CONTRATANTE.

O Jornal Medicina tem 24 páginas e previsão de 12 edições anuais (número que pode ser reduzido). Impossível definir o número de laudas e imagens, porque cada edição tem característica própria que decorre dos temas a serem tratados e do formato escolhido para tanto. Além disso, dada a característica jornalística do veículo é possível que uma edição já em fase de finalização tenha sua pauta alterada em decorrência de fatos ocorridos posteriormente à definição original da pauta de edição, o que implica em aumento da quantidade de laudas a serem trabalhadas.

A Revista Bioética é uma revista científica que segue os critérios de normalização definidos pelo Vancouver Style. Apresenta artigos de Bioética e Ética Médica, enviados espontaneamente por diferentes autores, professores, médicos, cientistas e pesquisadores ao CFM. Esses textos são submetidos à apreciação e correção do dos editores bem como do Conselho Editorial da Revista. Atualmente a publicação do periódico é semestral, mas está planejada para tornar-se trimestral a partir de 2009. O número de laudas também não pode ser definido a priori dada a característica dos artigos a serem publicados, mas atualmente a quantidade de páginas por é edição é de 160 (cento e sessenta), resguardado o limite de 25% (vinte e cinco por cento), para mais ou para menos, estabelecido na Lei de Licitações.

Como ocorre em qualquer veículo voltado à comunicação escrita - jornais, revistas, periódicos, livros - para a publicação dos textos a serem divulgados se fazem

Page 2: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

necessárias as atividades de copisdecagem e revisão, explicitadas a seguir no item IV – DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS, que envolvem processos de trabalho que buscam garantir a qualidade do texto e da impressão do material a ser publicado, respectivamente. Portanto, a contratação de empresa para prestar serviços referentes a tais atividades é imprescindível à qualidade do material a se publicado, pelo CFM, agregando valor aos produtos dos veículos de comunicação institucional. A falta de tais serviços está diretamente relacionada, também, com eventual aumento de custo, caso as publicações tenham de ser refeitas por conter erros evitáveis, provenientes da falta de tais processos de trabalho.

Como as citadas publicações do CFM têm caráter contínuo, os referidos serviços também precisam ser contratados de forma continuada. Deve-se salientar, no entanto, que se cumpridos os critérios de qualificação explicitados neste Termo de Referência a mesma empresa poderá prestar serviço aos dois produtos publicados pelo Conselho, ou seja, o Jornal Medicina e a Revista Bioética.

Como os referidos veículos, já vêm sendo publicados a mais de uma década, pode-se considerar as próprias edições como estudos preliminares que atestam a necessidade da contratação, objeto deste Termo de Referência.

Além de atender as necessidades acima dos veículos de comunicação institucional, acima especificadas, a contratação desses serviços destinar-se-á também a subsidiar a edição dos textos institucionais do Conselho.

II – OBJETIVO

Garantir a qualidade e correção das mensagens escritas, editadas pelo Conselho Federal de Medicina, tanto nos veículos institucionais de comunicação, Jornal Medicina e Revista Bioética, quanto em textos avulsos ou outras publicações eventuais.

III – OBJETO DA CONTRATAÇÃO

Prestação de serviços de copidescagem, revisão de textos publicados no Jornal Medicina; copidescagem e revisão de textos publicados na Revista Bioética; revisão de textos avulsos provenientes da Diretoria do CFM, tais como, pareceres, processos-consulta, resoluções, mensagens e outras publicações como livros ou manuais, além de seleção de imagens para ilustrar artigos no Jornal Medicina ou outras publicações da CONTRATANTE.

Mediante contrato a ser celebrado entre as partes, o Conselho Federal de Medicina, doravante nomeado no presente Termo de Referência como CONTRATANTE,

2

Page 3: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

incumbirá a empresa vencedora no certame licitatório, no presente instrumento chamada, a partir de agora, CONTRATADA, a execução dos serviços de copidescagem, revisão, seleção de imagens, ilustrações e revisão de textos publicados no Jornal Medicina, copidescagem e revisão, esta última junto à empresa de diagramação, dos artigos e textos publicados na Revista Bioética, revisão de textos avulsos provenientes da Diretoria do CFM, tais como, livros, pareceres, resoluções, mensagens e outros, conforme especificado acima.

IV – DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Copidesque – Esta atividade consiste em dar redação final dos textos destinados à publicação, se necessário reescrevendo, ampliando ou reduzindo. A correção, aperfeiçoamento e adequação devem obedecer às normas/parâmetros de sintaxe, gramaticais, editoriais etc., atentando-se sempre à correta utilização do vernáculo. Faz-se necessário, também, apontar e propor soluções para construções verbais que apresentem problemas de sentido, mantendo a mensagem textual a mais clara e objetiva possível evitando, tanto utilizar palavras eminentemente técnicas ou desnecessariamente eruditas quanto chulas, que possam dificultar a boa leitura e o entendimento completo por parte do leitor. Os textos editados deverão ser submetidos à aprovação dos editores dos referidos veículos, aos autores dos textos ou aos responsáveis por sua divulgação e publicação nos diferentes setores do CFM que os tenham demandado.

Revisão – Esta etapa do trabalho é posterior à fase de copidesque e refere-se à confrontação/verificação exata do texto considerado finalizado (diagramado) com o texto digitado no computador (copidescado). Cada palavra deve ser cuidadosamente verificada de modo a eliminar erros e imperfeições, quantas vezes a CONTRATANTE considerar necessário, pois essa fase precede o envio à gráfica e impressão do material. A revisão deverá ser executada em conjunto com a empresa de diagramação que presta serviço ao CONTRATANTE e sob a supervisão deste. A revisão inclui tanto aspectos ortográficos quanto gráficos, bem como os relacionados à formatação dos textos, ou seja, a padronização gráfica de cada um dos veículos de comunicação. Devem ser considerados, portanto, a correta separação silábica; a hifenização indevida dos períodos; o correto e regular espaçamento de caracteres ao longo do texto; utilização correta das fontes selecionadas, incluindo a verificação de tamanho, estilo e efeitos; o alinhamento correto do texto, segundo mancha gráfica do projeto editorial; o alinhamento de parágrafos segundo o projeto gráfico dos veículos; o entrelinhamento do texto; bem como a reprodução completa de cada texto, incluindo tabelas, quadros, legendas, caixas de texto, ilustrações, fotografias e

3

Page 4: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

referências bibliográficas. No caso do Jornal Medicina esse trabalho deverá ser realizado na sede do Conselho Federal de Medicina, ou em local indicado pela CONTRATANTE. No caso da Revista Bioética, a CONTRATADA irá trabalhar na empresa onde a revista será diagramada (atualmente localizada em Brasília-DF) ou em outro local indicado pela CONTRATANTE.

Seleção de Arte – Essa atividade é ilustrativa. Consiste numa reinterpretação da matéria, expressa por meio da utilização de uma imagem (foto, desenho, obra de arte) cuja visualização possa refletir a mensagem que se deseja transmitir. A ilustração deverá refletir fielmente o conteúdo do texto, ser de domínio público (ou free) e ser devidamente aprovada pela direção do Jornal Medicina ou da Revista Bioética, conforme for o caso. As ilustrações poderão ser encaminhadas tanto em papel, para serem escaneadas, quanto em meio magnético, em alta resolução.

Dadas a freqüência e tamanho das publicações institucionais, explicitadas na Justificativa acima, os serviços poderão ser executados em local e horário definidos pela CONTRATADA, desde que sejam cumpridos os prazos de devolução do material a ser copidescado ou revisado, definido segundo a complexidade e tamanho de cada tipo de trabalho, conforme especificado a seguir:

Copidesque

O prazo de devolução do texto pronto do Jornal Medicina para envio à diagramação, deverá ser em até 05 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao Setor de Imprensa do CONTRATANTE, em disquete ou via e-mail, na versão Word 2000 ou mais recente ou em Rich Format Text (RTF).

O prazo de devolução do texto pronto para envio à diagramação da Revista Bioética deverá ser de, no máximo, 10 (dez) dias. O material deverá ser entregue ao Setor Biblioteca e Revista Bioética do CONTRATANTE, em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF).

O prazo de devolução do texto pronto para publicação dos demais documentos deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao setor responsável do CFM em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF). Ressalva-se a copidescagem de livros, cujo prazo será igual ao da Revista Bioética ou proporcionalmente maior, considerando o critério de dez dias para realizar o copidesque de 160 páginas. Revisão

4

Page 5: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

O prazo de devolução do texto pronto para publicação do Jornal Medicina, deverá ser de até 05 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao Setor de Imprensa do CONTRATANTE, em disquete ou via e-mail, na versão Word 2000 ou mais recente ou em Rich Format Text (RTF).

O prazo de devolução do texto pronto para publicação da Revista Bioética deverá ser de até 05 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao Setor Biblioteca e Revista Bioética do CONTRATANTE, em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF).

O prazo de devolução do texto pronto para publicação dos demais documentos deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao setor responsável do CFM em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF).

Os serviços a serem executados serão entregues pela CONTRATANTE à CONTRATADA em meio eletrônico (arquivo Word ou RTF), acrescido de cópia impressa para conferência, quando for o caso. Ao recebê-los a CONTRATADA assinará recibo apresentado pela CONTRATANTE, que comprovará a data do pedido do trabalho.

V – PROCEDIMENTOS, METODOLOGIAS E OUTRAS ESPECIFICAÇÕES

5.1 – PROCEDIMENTOS E METODOLOGIAS

- Ao realizar as atividades de copidescagem e revisão a CONTRATADA deverá reparar, corrigir, remover, reconstituir ou substituir às suas expensas, no total ou em parte, os produtos que são objetos do Contrato a ser celebrado entre as partes nos quais se verificarem vícios, defeitos ou incorreções.

- Todo desenvolvimento dos serviços se dará em estreito relacionamento com a direção, superintendência, equipe técnica do CONTRATANTE bem como com o gestor do Contrato.

- Manter durante a execução do Contrato todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na presente licitação.

- Responder pelas despesas resultantes de quaisquer ações, demandas, decorrentes de danos seja por culpa sua ou qualquer de seus empregados e prepostos, obrigando-se, outrossim, por quaisquer responsabilidades decorrentes de ações judiciais de terceiros, que lhe venham a ser exigidas por força de lei, ligadas ao cumprimento do Contrato.

5

Page 6: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

- Responsabilizar-se por todas e quaisquer despesas decorrentes de salários, encargos sociais, horas-extras, impostos, bem como quaisquer acidentes de que possam ser vítimas os seus empregados quando em serviço, e por tudo quanto á legislação vigente lhes assegure, inclusive férias, aviso prévio, indenização e quaisquer outros direitos.

- Em nenhuma hipótese, veicular publicidade acerca dos serviços executados ao CONTRATANTE, a não ser que haja prévia e expressa autorização.

5.2 – RELATIVOS À QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

5.2.1 – Dada a especificidade dos documentos, textos e artigos a serem copidescados e revisados, faz-se necessário que a empresa contratada comprove capacidade técnica relacionada não apenas ao domínio do vernáculo, mas, também, no que tange à comprovação dos conhecimentos e titularidades acadêmicas necessárias para a adequada compreensão dos conceitos e termos técnicos utilizados nas áreas da Medicina e Saúde.

5.2.2 – A capacitação técnica será aferida por:

a) apresentação de 2 (dois) certificados de capacitação técnica expedidos, por pessoas jurídicas de direito público ou privado, em nome da empresa ou do responsável técnico pela elaboração do trabalho, atestando que presta ou já prestaram os serviços semelhantes ao objeto desta licitação (20 pontos cada); (II) diploma de conclusão de curso superior do responsável pelo trabalho, na área objeto da presente licitação, com mais de 10 (dez) anos de formado (60 pontos); (III) diploma de conclusão de curso superior do responsável pelo trabalho, na área objeto da presente licitação, com menos de 10 anos de formado (30 pontos).

5.2.3 – No caso de, durante a vigência do contrato, haver mudança do responsável técnico, o novo responsável deverá apresentar os documentos acima especificado para aprovação de seu nome como executor/responsável pela realização do serviço.

5.2.4 – Declaração de que a empresa não utiliza mão de obra direta ou indireta de menores, nos termos do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, em conformidade com a Lei nº 9.854, de 27.10.1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.358, de 5.9.2002, nos moldes do Anexo II, modelo 02 do Edital originado a partir deste termo de referência.

VI – AVALIAÇÃO DO SERVIÇO

6

Page 7: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

6.1 – VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO E QUALIDADE DO TRABALHO APRESENTADO

Além do critério fundamental de cumprimento do prazo de execução do serviço, as tarefas de copidescagem e a revisão de texto serão avaliadas pela qualidade do produto final. O produto apresentado pela CONTRATADA será avaliado mediante leitura pelos editores responsáveis dos veículos de comunicação institucional do CFM, supra citado, ou pessoa por estes designada.

Em relação à copidescagem do Jornal Medicina serão aceitos os textos escritos de forma clara e correta que não sejam prolixos, rebuscados ou utilizem termos técnicos desnecessariamente. No caso da Revista Bioética é exigido, também, precisão e rigor semântico na adequação de palavras e períodos, utilização do vernáculo culto, correta utilização de termos científicos da área da Saúde, Medicina e afins, além de conhecimento das regras de normalização da Revista (Vancouver Style), no que tange, especialmente, ao copidesque das referências bibliográficas.

No que diz respeito à revisão para os dois veículos de comunicação do CFM serão avaliados, além dos aspectos ortográficos e gramaticais do texto diagramado, aqueles atinentes ao aspecto gráfico da diagramação, propriamente dita, que se referem a: correta separação silábica; a hifenização indevida dos períodos; o correto e regular espaçamento de caracteres ao longo do texto; a utilização correta das fontes selecionadas, incluindo a verificação de tamanho, estilo e efeitos; o alinhamento correto do texto, segundo mancha gráfica do projeto editorial; o alinhamento de parágrafos segundo o projeto gráfico dos veículos; o entrelinhamento do texto; bem como a reprodução completa de cada texto, incluindo tabelas, quadros, legendas, caixas de texto, ilustrações, fotografias e referências bibliográficas.

Caso sejam constatados erros ortográficos, gramaticais, alteração de sentido ou supressões indevidas em relação ao original, tais incorreções deverão ser prontamente reparadas, sem ônus para a contratante.

Em qualquer destas situações a CONTRATADA deverá realizar as mudanças em até 48h, quando se tratar de partes selecionadas do material (matérias, artigos, partes, capítulos ou tópicos) ou em 96 horas, em se tratando alterações maiores, que envolvam a totalidade do material ou mais de uma das partes acima citadas.

Além destas, concernentes ao próprio desempenho das atividades de copidesque e revisão, outras alterações também poderão ser necessárias no decurso do processo de edição do Jornal Medicina, da Revista Bioética, de textos avulsos e outros em decorrência de mudanças no original, definidas pelas circunstâncias ou propostas pelos

7

Page 8: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

autores. Tais alterações também deverão ser objeto de copisdeque e revisão, imediatos, sem ônus para a contratante. Nesses casos extemporâneos, admite-se que a CONTRATADA possa requerer período de 24 horas após a solicitação do serviço para iniciar o trabalho.

A CONTRATANTE considerará cada fase do trabalho concluída, seja copidesque ou revisão, quando não encontrar mais erros no material apresentado pela CONTRATADA. A CONTRATADA deve trabalhar em estreita parceria com a contratante em todas as etapas da copidescagem e revisão, para que seja alcançado o melhor resultado possível.

VII – DA UNIDADE DE PAGAMENTO

A unidade para pagamento dos dois tipos de serviço será a lauda, definida como 1.000 caracteres sem espaço. Não haverá outra definição de lauda, quer seja por outro número de caracteres ou por quantidade de linhas. Na definição da quantidade não serão contabilizados fragmentos ou trechos de textos que não cheguem a completar uma lauda (1.000 caracteres sem espaço), ou seja, não serão consideradas quaisquer frações de lauda. O arredondamento será feito para o número inteiro imediatamente inferior.

No certame a CONTRATADA deverá definir o valor da lauda para cada tipo de tarefa, ou seja, para copidescagem e para revisão. O valor a ser pago pelo serviço de edição de cada um dos veículos de comunicação do CFM, Jornal Medicina e Revista Bioética, será dado pela somatória dos produtos do valor da lauda em cada tipo de tarefa, obtidos pela multiplicação do valor unitário da lauda pelo número de laudas trabalhadas. Assim, o valor a ser pago para os serviços de copidescagem e revisão de uma edição do Jornal Medicina ou da Revista Bioética podem ser expressos pela seguinte fórmula:

VLcopidesk x nL + VL revisão x nL = preço do serviçoSendo:

VL = valor da laudanL = quantidade de laudas

Também será considerado o valor unitário cobrado pela seleção de imagens, que será acrescido a essa fórmula no preço final. O valor cobrado pela seleção de imagens será dado pela fórmula:

VI x nI = preço do serviço

8

Page 9: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

Sendo:

VI = Valor unitário de seleção de cada imagemnI = quantidade de imagens

Os pagamentos serão efetuados em moeda corrente nacional, em até 10 (dez) dias úteis, após a certificação da execução das obrigações contratuais, mediante a apresentação da nota fiscal mensal devidamente atestada pelo gestor do contrato. Para pagamento dos serviços é necessário que as notas fiscais apresentadas venham acompanhadas de: comprovante de regularidade (certidão negativa) perante as Fazendas Federal, Estadual e Municipal do domícilio ou sede do licitante e comprovante de regularidade (certidão negativa) perante a Seguridade Social (INSS), inclusive relativa ao Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS) bem como quaisquer outros documentos que se façam necessários por força da legislação, especificados no Edital. Se, quando da efetivação do pagamento, as certidões de regularidade perante Fazendas Federal, Estadual e Municipal, a Seguridade Social (INSS), inclusive relativa ao Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS), estiverem com a validade expirada, o pagamento ficará retido até a apresentação de novos documentos dentro do prazo de validade.

A nota fiscal também deverá vir acompanhada dos seguintes documentos:

a) recolhimento da contribuição previdenciária estabelecida para o empregador e de seus empregados, conforme dispõe o artigo 195, § 3º da Constituição Federal, sob pena de rescisão contratual;

b) recolhimento do FGTS, referente ao mês anterior;

c) pagamento de salários no prazo previsto em Lei, referente ao mês anterior;

d) fornecimento de vale transporte e auxílio alimentação quando cabível;

e) pagamento do 13º salário;

f) concessão de férias e correspondente pagamento do adicional de férias, na forma da Lei;

g) realização de exames admissionais e demissionais e periódicos, quando for o caso;

9

Page 10: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

h) eventuais cursos de treinamento e reciclagem;

i) encaminhamento das informações trabalhistas exigidas pela legislação, tais como: a RAIS e a CAGED;

j) cumprimento das obrigações contidas em convenção coletiva, acordo coletivo ou sentença normativa em dissídio coletivo de trabalho; e

k) cumprimento das demais obrigações dispostas na CLT em relação aos empregados vinculados ao contrato.

Havendo erro no documento de cobrança, ou outra circunstância que impeça a liquidação da despesa, esta ficará pendente e o pagamento sustado até que o Contratado providencie as medidas saneadoras necessárias, não ocorrendo, neste caso, qualquer ônus ao CONTRATANTE.

Caso o CFM não cumpra o prazo de 10 (dez) dias para o pagamento, pagará à contratada atualização financeira de acordo com a variação do IPCA/IBGE, proporcionalmente aos dias de atraso.

Caso a licitante goze de algum benefício fiscal, ficará responsável pela apresentação de documentação hábil, ou, no caso de optante pelo SIMPLES NACIONAL - Lei Complementar n 123/2006, pela entrega de declaração, conforme modelo constante da IN n 480/04, alterada pela IN nº 706/07, ambas da Secretaria da Receita Federal. Após apresentada a referida comprovação, a licitante vencedora ficará responsável por comunicar a este CFM qualquer alteração posterior na situação declarada, a qualquer tempo, durante a execução do contrato.

VIII – DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

O critério de julgamento do EDITAL, a ser elaborado a partir deste Termo de Referência, será TÉCNICA E PREÇO, sendo considerada vencedora aquela licitante que obtiver maior vantagem de pontos, numa escala de 0 a 100. Atribuindo-se peso 60 (sessenta) para CAPACIDADE TÉCNICA e peso 40 (quarenta) para PROPOSTA DE PREÇO, sendo:

PROPOSTA COMERCIAL

PP (PROPOSTA DE PREÇO) (R$) = _________________

PROPOSTA DE PREÇOS: A proposta de preços obedecerá a fórmula a seguir:VLcopidesk + VL revisão+ VI = preço do serviço

10

Page 11: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

Sendo:

VL = valor da lauda em cada tipo de serviçoVI = Valor unitário de seleção de cada imagem

As notas referentes ao preço serão atribuídos de acordo com aplicação de seguinte fórmula:

Menor Preço apresentado x 10P = --------------------------------------------- = Nota do Preço

Preço em Questão

PONTUAÇÃO FINAL

A pontuação final de cada participante será definida pela seguinte fórmula

PF (Pontuação Final) = 40xPP + 60xPT = ________________

Onde:

PF= Pontuação FinalPP= Proposta de PreçoPT = Proposta Técnica

IX – DO PAGAMENTO

9.1 – Estabelecida a empresa vencedora do certame o contrato definirá que o CONTRATANTE pagará à CONTRATADA:

a) Pela copidescagem de textos para o Jornal Medicina e Revista Bioética o valor fixo e irreajustável de R$ XXXXXXX (XXXX), por lauda de 1.000 caracteres sem espaço;

b) Pela revisão de textos para o Jornal Medicina e Revista Bioética o valor fixo e irreajustável de R$ XXXXXXX (XXXX), por lauda de 1.000 caracteres sem espaço;

c) O mesmo valor estipulado acima para revisão de textos avulsos proveniente a Diretoria do CONTRATANTE, tais como, pareceres, processos-consulta,

11

Page 12: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

resoluções, mensagens etc, ou seja, o valor fixo e irreajustável de R$ XXXXXX (xxxxxxx) por lauda de 1.000 caracteres sem espaço.

d) pela seleção de imagens para o Jornal Medicina o valor fixo e irreajustável de R$ (XXXXX) por imagem;

9.2 – O CONTRATANTE efetuará o pagamento no prazo de 10 (dez) dias contados da data de entrega da respectiva nota fiscal que deverá estar devidamente atestada pelo servidor responsável pelo contrato.

9.3 – Na contagem do prazo para a efetivação do pagamento pelo CONTRATANTE, serão deduzidos os dias decorridos por responsabilidade da CONTRATADA, tais como os ocasionados pela sua demora na apresentação do documento hábil de cobrança, ou em substituí-lo, quando emitido com erro.

9.4 – As eventuais despesas bancárias decorrentes de transferências de valores para outras praças ou agências são de responsabilidade do CONTRATANTE.

9.5 – Os pagamentos processados pelo CONTRATANTE não isentam a CONTRATADA de suas obrigações e responsabilidades vinculadas à prestação dos serviços.

9.6 – Na apresentação da fatura a CONTRATADA deverá apresentar a prova de regularidade perante o INSS, FGTS, GPS e GFIP.

X – DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 30 DE ABRIL DE 2008

a) Trata-se de trabalho para o qual não há pessoal especializado contratado pelo CFM;

b) Benefícios diretos e indiretos da contratação: obter a melhor qualidade técnica e gráfica para o Jornal Medicina, para a Revista Bioética e demais textos e documentos do CFM;

c) Conexão entre contratação e planejamento: o jornal Medicina e a Revista Bioética foram planejados para ser um espelho de qualidade perante os médicos brasileiros;

d) Não há agrupamento de itens em lotes;

e) Não há critérios ambientais para esse trabalho;

12

Page 13: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

f) Serviço continuado, conforme definido acima;g) Não há inexigibilidade ou dispensa de licitação e

h) Não há estudos preliminares.

XI – DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

O CONTRATADO obrigar-se-á:

a) A cumprir e executar fielmente o objeto o contrato;b) A reparar, corrigir, remover, reconstituir ou substituir às suas expensas, no total

ou em parte, o objeto deste contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados;

c) A manter durante a execução deste contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na presente licitação;

d) A responder pelas despesas resultantes de quaisquer ações, demandas, decorrentes de danos, seja por culpa sua ou qualquer de seus empregados e prepostos, obrigando-se, outrossim, por quaisquer responsabilidades decorrentes de ações judiciais de terceiros, que lhe venham a ser exigidas por força de lei, ligadas ao cumprimento do contrato;

e) a garantir que todo desenvolvimento dos serviços se dê em estreito relacionamento com a direção, superintendência e equipe técnica do CONTRATANTE;

f) Os serviços de desenvolvimento poderão ser realizados nas instalações do CONTRATADO, quando assim se mostrar mais produtivo e conveniente para as partes;

g) Responsabilizar-se por todas e quaisquer despesas decorrentes de salários, encargos sociais, horas-extras, impostos, bem como quaisquer acidentes de que possam ser vítimas os seus empregados quando em serviço, e por tudo quanto a legislação vigente lhes assegure, inclusive férias, aviso prévio, indenização e quaisquer outros direitos;

h) Em nenhuma hipótese, o CONTRATADO poderá veicular publicidade acerca dos serviços executados ao CONTRATANTE, a não ser que haja prévia e expressa autorização;

O CONTRATANTE obrigar-se-á:

a) Disponibilizar todos os meios necessários para a realização dos serviços, bem

como efetuar o pagamento, conforme previsto neste contrato;

13

Page 14: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

b) Permitir o acesso do CONTRATADO ao local determinado para prestação dos serviços objeto deste contrato, quando necessário, devendo tomar todas as providências administrativas que estejam ao seu alcance para garantir o livre desempenho de suas atividades;

c) Fiscalizar e acompanhar toda a execução dos serviços, por meio de um funcionário especialmente designado para isso, anotando em registro próprio todas as ocorrências relacionadas ao mesmo;

d) Aprovar, quando necessário, a modificação dos materiais e equipamentos a serem utilizados para a execução deste contrato;

e) Fazer cumprir o disposto nas cláusulas deste contrato;

f) O CONTRATANTE exime-se de qualquer responsabilidade por danos causados pelo CONTRATADO na execução dos serviços do objeto do presente contrato, respondendo a mesma por quaisquer danos eventualmente causados;

g) Informar ao CONTRATADO sempre que notar falhas no sistema de execução dos serviços contratados;

h) A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada por meio de instrumentos de controle, que compreendam a mensuração dos seguintes aspectos:

I – os resultados alcançados em relação ao CONTRATADO, com a verificação dos prazos de execução e da qualidade demandada para os produtos apresentados;

II – os recursos humanos empregados, em função da formação profissional exigida;

III – o cumprimento das demais obrigações decorrentes do contrato; e

IV – a satisfação do público usuário.

i) Na fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas e sociais nas contratações continuadas com dedicação exclusiva dos trabalhadores da CONTRATADA, exigir-se-á, dentre outras, as seguintes comprovações:

14

Page 15: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

I – recolhimento da contribuição previdenciária estabelecida para o empregador e de seus empregados, conforme dispõe o artigo 195, § 3o da Constituição Federal, sob pena de rescisão contratual;

II - recolhimento do FGTS, referente ao mês anterior;

III – pagamento de salários no prazo previsto em Lei, referente ao mês anterior;

IV – fornecimento de comprovação de entrega de vale transporte e auxílio alimentação quando cabível;

V – pagamento do 13º salário;

VI – concessão de férias e correspondente pagamento do adicional de férias, na forma da Lei;

VII – realização de exames admissionais e demissionais e periódicos, quando for o caso;

VIII – eventuais cursos de treinamento e reciclagem;

IX – cumprimento das obrigações contidas em convenção coletiva, acordo coletivo ou sentença normativa em dissídio coletivo de trabalho; e

X – cumprimento das demais obrigações dispostas na CLT em relação aos empregados vinculados ao contrato.

XII – DA VIGÊNCIA

O contrato terá vigência de 01 (um) ano a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos de 12 meses até o limite de 60 meses, nos termos da Lei 8.666/93, por decisão do Conselho Federal de Medicina.

XIII – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes do presente contrato correrão por conta da rubrica 33.40.02.04 – Serviços Técnicos Profissionais.

XIV – DOS GESTORESAntonio Fernando Bueno Marcello Dora Porto

Gestor Gestora Substituta

15

Page 16: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

ANEXO II

MODELOS

MODELO 01 - CREDENCIAMENTO

MODELO 02 – TERMO DE DESISTÊNCIA

MODELO 03 – DECLARAÇÃO (ITEM 6.6)

16

Page 17: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

MODELO 01

AO

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM

BRASÍLIA - DF

REFERÊNCIA: TOMADA DE PREÇO Nº 001/2008- CFM

ASSUNTO: CREDENCIAMENTO

Prezados Senhores.

Na qualidade de representante legal de nossa Empresa e, em atendimento ao que prescreve o subitem 5.3, DA Tomada de Preços aqui referenciada, credenciamos o Sr. ________________________________________, portador da Carteira de Identidade Nº_______, Órgão Expedidor ______________, datada de ___________, CIC Nº ______________________, domiciliado e residente na (o) _________________________________, telefone(s) para contato nºs _________________, _________________, para nos representar na licitação em causa, conferindo ao mesmo, amplos e ilimitados poderes para assinar quaisquer documentos relacionados com a precitada licitação.Na oportunidade, passamos a informar abaixo, os dados para elaboração de eventual contrato, com esta Empresa:

DA EMPRESA:

Nome Completo:

Endereço:

Filial em Brasília ou Representante:

CNPJ (Número):

Inscrição Estadual (Número):

FAX (número):

Telefone (Número):

17

Page 18: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

E-Mail:

DO RESPONSÁVEL PELA ASSINATURA DO CONTRATO:

Nome:

Nacionalidade:

Naturalidade:

Estado Civil:

Profissão:

Residência e Domicílio:

Telefone(s) para Contato:

Carteira de Identidade (Nº, Órgão Expedidor, Data):

CPF (Número):

Brasília - DF, xx de xxxxxxxx de 2009.

Nome do Responsável Legal

18

Page 19: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

MODELO 02

T E R M O D E D E S I S T Ê N C I A

Por este instrumento, considerando o julgamento da Comissão de Licitação, no que tange ao exame da documentação de habilitação das firmas participantes desta licitação, por economia processual, para permitir a abertura das propostas, DESISTIMOS DO DIREITO DE RECURSO na fase de habilitação, nos termos do artigo 43 da Lei n.º 8.666/93.

Brasília - DF, xxxxxxxxxxxxx de 2009.

Assinatura dos representantes legais ou titulares das empresas participantes:

1 - .....................2 - .....................3 - .......................4 - ......................5 - ......................6 - ......................7 - ......................8 - ......................9 - .....................10 - ....................

19

Page 20: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

MODELO 03

D E C L A R A Ç Ã O (subitem 6.6)

(Razão Social da Licitante).........................,inscrita no CNPJ nº................., sediada no......................, por intermédio de seu representante legal o(a) Sr(a)........................, portador(a) da Carteira de Identidade nº ..............e do CPF nº................., DECLARA, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei nº 8.666/93, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27.10.1999, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: Emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz (....)

______________________________(Local/Data)

________________________________(Assinatura Representante Legal)

(Observação: em caso afirmativo, assinalar com “X” a ressalva acima)

20

Page 21: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

ANEXO III

DECLARAÇÃO PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Ref: Pregão CFM nº 008/2008.

..........................inscrita no CNPJ sob o nº ................., por intermédio de seu represente legal o(a) Sr.(a) ..................................., portador(a) da Carteira de Identidade nº....,DECLARA, para fins legais, ser microempresa/empresa de pequeno porte nos termos do artigo 3º da Lei Complementar nº 123/2006, não estando incurso nas exclusões do § 4º do citado artigo.

Data

Assinatura do representante legal

21

Page 22: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

ANEXO IV

PLANILHA DE PREÇOS – TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2008PROPOSTA COMERCIAL

PP (PROPOSTA DE PREÇO) (R$) = _________________

PROPOSTA DE PREÇOS: A proposta de preços obedecerá a fórmula a seguir:

Vlcopidesk + VL revisão + VI = preço do serviço

Sendo:V – valor da lauda do copideskVL = valor da lauda em cada tipo de serviço de revisão de textoVI = valor unitário de seleção de cada imagem

As notas referentes ao preço serão atribuídas de acordo com aplicação de seguinte fórmula:

Menor Preço apresentado x 10P = ---------------------------------------------- = Nota do Preço

Preço em Questão

BRASÍLIA/DF DE DE 2009.RAZÃO SOCIAL: CNPJ:ENDEREÇO TELEFONE: FAX:VALIDADE DA PROPOSTA: [NÃO INFERIOR A 60 (SESSENTA DIAS)]

22

Page 23: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

ANEXO V

MINUTA DE CONTRATO CFM – TOMADA DE PREÇO Nº 001/2008

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE COPIDESCAGEM, SELEÇÃO DE IMAGENS, REVISÃO DE TEXTOS PUBLICADOS NO JORNAL MEDICINA E NA REVISTA BIOÉTICA E REVISÃO DE TEXTOS AVULSOS PROVENIENTES DA DIRETORIA DO CFM, QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E (XXXXXXXXXXXXXXXXX) NA FORMA ABAIXO:

O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, Entidade de Fiscalização da Profissão Médica, instituída pela Lei n.º 3.268, de 30 de setembro de 1957, e regulamentada pelo Decreto n.º 44.045, de 19 de julho de 1958, com alterações da Lei n.º 11.000, de 15 de dezembro de 2004, com sede no SGAS 915 Sul, Lote 72 - Brasília - DF, CNPJ n.º 33.583.550/0001-30, por intermédio de seu representante legal, consoante delegação de competência conferida pela Lei n.º 3.268/57, neste ato representado pelo seu Presidente, EDSON DE OLIVEIRA ANDRADE, brasileiro, casado, médico, portador da Carteira de Identidade n.º 208.063/SSP/AM, CPF n.º 038.566.822-87, doravante denominado CONTRATANTE, e do outro lado xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, inscrita no CNPJ n.º xxxxxxxxxxxxxxxx, estabelecida na xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, representada neste ato por xxxxxxxxxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, residente e domiciliado na xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, doravante denominada CONTRATADA, resolvem celebrar o presente Contrato, com fulcro na Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, mediante as cláusulas e condições seguintes:

1 – CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

1.1 – Este contrato tem por objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de copidescagem e revisão de textos publicados no Jornal Medicina; copisdescagem e revisão de textos publicados na Revista Bioética; revisão de textos avulsos provenientes da Diretoria do CFM, tais como, pareceres, processos-consulta, resoluções, mensagens e outras publicações como livros ou folhetos; bem como seleção de imagens para ilustrar artigos no Jornal Medicina ou outras publicações da CONTRATANTE.

1.2 – Em caso de decisão da Diretoria do CONTRATANTE, poderá ser quebrada a exclusividade da prestação dos serviços objeto deste contrato, sem que caiba ao CONTRATADA qualquer indenização.

23

Page 24: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

2 – CLÁUSULA SEGUNDA – DA ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO

2.1 – Os serviços objeto deste contato abrangem:

2.1.1 – Copidesque: Esta atividade consiste em dar a redação final dos textos destinados à publicação, se necessário reescrevendo, ampliando ou reduzindo. A correção, aperfeiçoamento e adequação devem obedecer às normas/parâmetros de sintaxe, gramaticais, editoriais etc., atentando-se sempre à correta utilização do vernáculo. Faz-se necessário, também, apontar e propor soluções para construções verbais que apresentem problemas de sentido, mantendo a mensagem textual a mais clara e objetiva possível, evitando utilizar palavras eminentemente técnicas ou desnecessariamente eruditas quanto chulas, que possam dificultar a boa leitura e o entendimento completo por parte do leitor. Os textos editados deverão ser submetidos à aprovação dos editores dos referidos veículos, aos autores dos textos ou aos responsáveis por sua divulgação e publicação nos diferentes setores do CFM que os tenham demandado.

2.1.2 – Revisão: Esta etapa do trabalho é posterior à fase de copidesque e refere-se à confrontação/verificação exata do texto considerado finalizado (diagramado) com o texto digitado no computador (copidescado). Cada palavra deve ser cuidadosamente verificada de modo a eliminar erros e imperfeições, quantas vezes a CONTRATANTE considerar necessário, pois essa fase precede o envio à gráfica e impressão do material. A revisão deverá ser executada em conjunto com a empresa de diagramação que presta serviço ao CONTRATANTE e sob a supervisão deste. A revisão inclui tanto aspectos ortográficos quanto gráficos, bem como os relacionados à formatação dos textos, ou seja, a padronização gráfica de cada um dos veículos de comunicação. Devem ser considerados, portanto, a correta separação silábica; a hifenização indevida dos períodos; o correto e regular espaçamento de caracteres ao longo do texto; utilização correta das fontes selecionadas, incluindo a verificação de tamanho, estilo e efeitos; o alinhamento correto do texto, segundo mancha gráfica do projeto editorial; o alinhamento de parágrafos segundo o projeto gráfico dos veículos; o entrelinhamento do texto; bem como a reprodução completa de cada texto, incluindo tabelas, quadros, legendas, caixas de texto, ilustrações, fotografias e referências bibliográficas. No caso do Jornal Medicina, esse trabalho deverá ser realizado na sede do Conselho Federal de Medicina, ou em local indicado pela CONTRATANTE. No caso da Revista Bioética, a CONTRATADA irá trabalhar na empresa onde a revista será diagramada (atualmente localizada em Brasília-DF) ou em outro local indicado pela CONTRATANTE.

2.1.3 – Seleção de Arte: Essa atividade é ilustrativa. Consiste numa reinterpretação da matéria, expressa por meio da utilização de uma imagem (foto, desenho, obra de arte) cuja visualização possa refletir a mensagem que se deseja transmitir. A ilustração

24

Page 25: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

deverá refletir fielmente o conteúdo do texto, estar em domínio público (ou free) e ser devidamente aprovada pela direção do Jornal Medicina ou da Revista Bioética, conforme for o caso. As ilustrações poderão ser encaminhadas tanto em papel, para serem escaneadas, quanto em meio magnético, em alta resolução.

2.2 – O Jornal Medicina tem 24 páginas e previsão de 12 edições anuais (número que pode ser reduzido). Impossível definir o número de laudas e imagens, porque cada edição tem característica própria que decorre dos temas a serem tratados e do formato escolhido para tanto. Além disso, dada a característica jornalística do veículo, é possível que uma edição já em fase de finalização tenha sua pauta alterada em decorrência de fatos ocorridos posteriormente à definição original da pauta de edição, o que implica em aumento da quantidade de laudas a serem trabalhadas.

2.3 – Dadas a freqüência e tamanho das publicações institucionais, os serviços poderão ser executados em local e horário definidos pela CONTRATADA, desde que sejam cumpridos os prazos de devolução do material a ser copidescado ou revisado, definido segundo a complexidade e tamanho de cada tipo de trabalho, conforme especificado acima especificado.

3 – CLÁUSULA TERCEIRA – DOS PRAZOS E DAS CONDIÇÕES PARA A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

3.1 – Copidesque

3.1.1 – O prazo de devolução do texto pronto do Jornal Medicina para envio à diagramação, deverá ser em até 05 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao Setor de Imprensa do CONTRATANTE, em disquete ou via e-mail, na versão Word 2000 ou mais recente ou em Rich Format Text (RTF).

3.1.2 – O prazo de devolução do texto pronto para envio à diagramação da Revista Bioética deverá ser de, no máximo, 10 (dez) dias. O material deverá ser entregue ao Setor Biblioteca e Revista Bioética do CONTRATANTE, em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF).

3.1.3 – O prazo de devolução do texto pronto para publicação dos demais documentos deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao setor responsável do CFM em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF). Ressalva-se a copidescagem de livros, cujo prazo será igual ao da Revista Bioética ou proporcionalmente maior, considerando o critério de 10 (dez) dias para realizar o copidesque de 160 páginas.

25

Page 26: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

3.2 – Revisão

3.2.1 – O prazo de devolução do texto pronto para publicação do Jornal Medicina deverá ser de até 05 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao Setor de Imprensa do CONTRATANTE, em disquete ou via e-mail, na versão Word 2000 ou mais recente ou em Rich Format Text (RTF).

3.2.2 – O prazo de devolução do texto pronto para publicação da Revista Bioética deverá ser de até 05 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao Setor Biblioteca e Revista Bioética do CONTRATANTE, em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF).

3.2.3 – O prazo de devolução do texto pronto para publicação dos demais documentos deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) dias. O material deverá ser entregue ao setor responsável do CFM em CD-Rom ou via e-mail, em versão recente do programa Word ou em Rich Format Text (RTF).

Os serviços a serem executados serão entregues pela CONTRATANTE à CONTRATADA em meio eletrônico (arquivo Word ou RTF), acrescido de cópia impressa para conferência, quando for o caso. Ao recebê-los, a CONTRATADA assinará recibo apresentado pela CONTRATANTE, que comprovará a data do pedido do trabalho.

4 – CLÁUSLA QUARTA – DA VINCULAÇÃO

4.1 – Este contrato está vinculado à proposta do CONTRATADO e ao Edital de Tomada de Preços n.º 001/2008, que o integram como nele transcritos, informando-o, salvo quando com ele incompatíveis.

5 – CLÁUSULA QUINTA – DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

5.1 – A CONTRATADA obriga-se a:

a) Cumprir e executar fielmente o objeto do contrato;

b) Reparar, corrigir, remover, reconstituir ou substituir às suas expensas, no total ou em parte, o objeto deste contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados;

c) Manter durante a execução deste contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na presente licitação;

26

Page 27: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

d) Responder pelas despesas resultantes de quaisquer ações, demandas, decorrentes de danos, seja por responsabilidade sua ou qualquer de seus empregados e prepostos, obrigando-se, outrossim, por quaisquer responsabilidades decorrentes de ações judiciais de terceiros, que lhe venham a ser exigidas por força de lei, ligadas ao cumprimento do contrato;

e) Todo desenvolvimento dos serviços se dará em estreito relacionamento com a direção, superintendência e equipe técnica do CONTRATANTE;

f) Os serviços de desenvolvimento poderão ser realizados nas instalações da CONTRATADA, quando assim se mostrar mais produtivo e conveniente para as partes;

g) Responsabilizar-se por todas e quaisquer despesas decorrentes de salários, encargos sociais, horas-extras, impostos, bem como quaisquer acidentes de que possam ser vítimas os seus empregados quando em serviço, e por tudo quanto a legislação vigente lhes assegure, inclusive férias, aviso prévio, indenização e quaisquer outros direitos;

h) Em nenhuma hipótese, a CONTRATADA poderá veicular publicidade acerca dos serviços executados ao CONTRATANTE, a não ser que haja prévia e expressa autorização.

5.2 – O CONTRATANTE obriga-se a:

a) Disponibilizar todos os meios necessários para a realização dos serviços, bem como efetuar o pagamento, conforme previsto neste contrato;

a) Permitir o acesso da CONTRATADA ao local determinado para prestação dos serviços objeto deste contrato, devendo tomar todas as providências administrativas que garantam o livre desempenho de suas atividades;

b) Fiscalizar e acompanhar a execução dos serviços, por meio de funcionário especialmente designado para isso, anotando em registro próprio todas as ocorrências relacionadas ao mesmo;

c) Aprovar, quando necessário, a modificação dos materiais e equipamentos a serem utilizados para a execução deste contrato;

d) Fazer cumprir o disposto nas cláusulas deste contrato;

27

Page 28: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

e) O CONTRATANTE exime-se de qualquer responsabilidade por danos causados pela CONTRATADA na execução dos serviços do objeto do presente contrato, respondendo a mesma por quaisquer danos eventualmente causados;

f) Informar à CONTRATADA sempre que notar falhas no sistema de execução dos serviços contratados.

g) A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada por meio de instrumentos de controle, que compreendam a mensuração dos seguintes aspectos:

I – os resultados alcançados em relação ao CONTRATADO, com a verificação dos prazos de execução e da qualidade demandada para os produtos apresentados;

II – os recursos humanos empregados, em função da formação profissional exigida;

III – o cumprimento das demais obrigações decorrentes do contrato; e

IV – a satisfação do público usuário.

h) Na fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas e sociais nas contratações continuadas com dedicação exclusiva dos trabalhadores da CONTRATADA, exigir-se-á, dentre outras, as seguintes comprovações:

I – recolhimento da contribuição previdenciária estabelecida para o empregador e de seus empregados, conforme dispõe o artigo 195, § 3o da Constituição Federal, sob pena de rescisão contratual;

II – recolhimento do FGTS, referente ao mês anterior;

III – pagamento de salários no prazo previsto em Lei, referente ao mês anterior;

IV – fornecimento de comprovação de entrega de vale transporte e auxílio alimentação quando cabível;

V – pagamento do 13º salário;

VI – concessão de férias e correspondente pagamento do adicional de férias, na forma da Lei;

28

Page 29: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

VII – realização de exames admissionais e demissionais e periódicos, quando for o caso;

VIII – eventuais cursos de treinamento e reciclagem;

IX – cumprimento das obrigações contidas em convenção coletiva, acordo coletivo ou sentença normativa em dissídio coletivo de trabalho; e

X – cumprimento das demais obrigações dispostas na CLT em relação aos empregados vinculados ao contrato.

6 – CLÁUSULA SEXTA – DAS MULTAS E PENALIDADES

6.1 – No caso de atraso injustificado ou inexecução total ou parcial do compromisso assumido com o CFM, as sanções administrativas aplicadas à licitante serão as seguintes:

6.1.1 – Advertência;6.1.2 – Multa; 6.1.3 – Suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de

contratar com o CFM;..1.4 – Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração

Pública.

6.2 – Na hipótese de descumprimento de qualquer das condições avençadas, implicará multa correspondente a 1% (um por cento) por dia, até o limite de 20% (vinte por cento) sobre o valor total do contrato, subtraído o que foi executado.

6.3 – Não havendo mais interesse do CFM na execução parcial ou total do contrato, em razão do descumprimento pelo contratado de qualquer das condições estabelecidas para a prestação dos serviços objeto deste certame, implicará multa no valor de 20% (vinte por cento) sobre o valor total do contrato.

6.4 – O descumprimento total ou parcial da obrigação, nos termos do item 14.3 ensejará, além da multa do item 14.3, a sanção prevista no item 14.1.3 desta cláusula.

6.5 – As multas a que se referem os itens acima serão descontadas dos pagamentos devidos pelo CFM ou cobradas diretamente da empresa, amigável ou judicialmente, e poderão ser aplicadas cumulativamente com as demais sanções previstas nesta cláusula.

29

Page 30: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

6.6 – Sempre que não houver prejuízo para o CFM, as penalidades impostas poderão ser relevadas ou transformadas em outras de menor sanção, a seu critério.

6.7 – O não atendimento à convocação para a assinatura do contrato, ato que caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida; ou no caso de não-regularização por parte da microempresa ou empresa de pequeno porte da documentação prevista neste edital, no prazo também previsto neste edital, acarretará em multa correspondente a 20% (vinte por cento) sobre o valor total do contrato, sem prejuízo de outras cominações legais.

6.8 – A aplicação das penalidades será precedida da concessão da oportunidade de ampla defesa por parte do adjudicatário, na forma da lei.

7 – CLÁUSULA SÉTIMA – DA RESCISÃO CONTRATUAL

7.1 – Constituem motivos incondicionais para a rescisão do contrato as situações previstas nos artigos 77 e 78, na forma do artigo 79, inclusive com as conseqüências do artigo 80 da Lei nº 8.666/93.

8 – CLÁUSULA OITAVA – DO VALOR E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

8.1 – O CONTRATANTE pagará à CONTRATADA:

a) Pela copidescagem de textos do CFM o valor fixo e irreajustável de R$ XXXXXXX (XXXX), por lauda de 1.000 caracteres sem espaço;

b) Pela revisão de textos do Jornal Medicina, Revista Bioética e demais textos avulsos proveniente da Diretoria do CONTRATANTE, tais como, pareceres, processos-consulta, resoluções, mensagens etc., ou seja, o valor fixo e irreajustável de R$ XXXXXXX (XXXX);

c) Pela seleção de imagens para o Jornal Medicina o valor fixo e irreajustável de R$ XXXXXXX (XXXX) por imagem;

8.2 – O CONTRATANTE efetuará o pagamento no prazo de 10 (dez) dias contados da data de entrega da respectiva nota fiscal que deverá estar devidamente atestada pelo servidor responsável pelo contrato.

8.3 – Na contagem do prazo para a efetivação do pagamento pelo CONTRATANTE, serão deduzidos os dias decorridos por responsabilidade da CONTRATADA, tais como

30

Page 31: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

os ocasionados pela sua demora na apresentação do documento hábil de cobrança, ou em substituí-lo, quando emitido com erro.

8.4 – As eventuais despesas bancárias decorrentes de transferências de valores para outras praças ou agências são de responsabilidade do CONTRATANTE.

8.5 – Os pagamentos processados pelo CONTRATANTE não isentam a CONTRATADA de suas obrigações e responsabilidades vinculadas à prestação dos serviços.

8.6 – Na apresentação da fatura a CONTRATADA deverá apresentar a prova de regularidade perante o INSS, FGTS, GPS e GFIP.

8.7 – A nota fiscal também deverá vir acompanhada dos seguintes documentos:a) Recolhimento da contribuição previdenciária estabelecida para o empregador e de seus empregados, conforme dispõe o artigo 195, § 3º da Constituição Federal, sob pena de rescisão contratual;

b) Recolhimento do FGTS, referente ao mês anterior;

c) Pagamento de salários no prazo previsto em Lei, referente ao mês anterior;

d) Fornecimento de vale transporte e auxílio alimentação quando cabível;

e) Pagamento do 13º salário;

f) Concessão de férias e correspondente pagamento do adicional de férias, na forma da Lei;

g) Realização de exames admissionais e demissionais e periódicos, quando for o caso;

h) Eventuais cursos de treinamento e reciclagem;

i) Encaminhamento das informações trabalhistas exigidas pela legislação, tais como: a RAIS e a CAGED;

j) Cumprimento das obrigações contidas em convenção coletiva, acordo coletivo ou sentença normativa em dissídio coletivo de trabalho; e

31

Page 32: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

k) Cumprimento das demais obrigações dispostas na CLT em relação aos empregados vinculados ao contrato.

8.8 – Havendo erro no documento de cobrança, ou outra circunstância que impeça a liquidação da despesa, esta ficará pendente e o pagamento sustado até que a CONTRATADA providencie as medidas saneadoras necessárias, não ocorrendo, neste caso, qualquer ônus ao CONTRATANTE.

8.9 – Caso o CFM não cumpra o prazo estipulado no item 8.2, pagará à CONTRATADA atualização financeira de acordo com a variação do IPCA/IBGE, proporcionalmente aos dias de atraso.

8.10 – Caso a licitante goze de algum benefício fiscal, ficará responsável pela apresentação de documentação hábil, ou, no caso de optante pelo SIMPLES NACIONAL - Lei Complementar n 123/2006, pela entrega de declaração, conforme modelo constante da IN n 480/04, alterada pela IN n.º 706/07, ambas da Secretaria da Receita Federal. Após apresentada a referida comprovação, a licitante vencedora ficará responsável por comunicar a este CFM qualquer alteração posterior na situação declarada, a qualquer tempo, durante a execução do contrato.

9 – CLÁUSULA NONA – DA VIGÊNCIA

9.1 – O contrato terá vigência de 01 (um) ano, a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos de 12 meses até o limite de 60 meses, nos termos da Lei 8.666/93, por decisão do Conselho Federal de Medicina.

9.2 – A prorrogação do contrato será precedida da realização de pesquisa de preços de mercado ou de preços contratados por outro órgãos e entidades da Administração Pública, visando assegurar a manutenção da contratação mais vantajosa para Administração.

10 – CLÁUSULA DÉCIMA – DA PUBLICAÇÃO

10.1 – A eficácia do contrato está condicionada à publicação resumida do instrumento pela Administração, na Imprensa Oficial, a ser providenciada pelo CONTRATANTE, nos termos do parágrafo único do artigo 61 da Lei nº 8.666/93.

11 – CLÁUSULA DÉCIMA-PRIMEIRA – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

11.1 – As despesas decorrentes da execução deste contrato correrão à conta da dotação orçamentária 33.40.02.04 – Serviços Técnicos Profissionais.

32

Page 33: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

12 – CLÁUSULA DÉCIMA-SEGUNDA – DO EXECUTOR DO CONTRATO

12.1 – A fiscalização e acompanhamento da execução do presente contrato serão feitos pelo Sr. Antônio Fernando Bueno Marcello, especialmente designado, como Gestor do contrato e pela Sra. Dora de Oliveira e Silva Porto, designada Gestora Substituta.

12.2 – A CONTRATADA deverá manter preposto, aceito pela Administração do CONTRATANTE, durante o período de vigência do Contrato, para representá-la sempre que for necessário.

12.3 – Antes de atestar a nota fiscal, deverá a gestora obter junto à CONTRATADA o comprovante de quitação de todas as obrigações trabalhistas para com o empregado designado para exercer as atividades contratadas.13 – CLÁUSULA DÉCIMA-TERCEIRA – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 – A CONTRATADA está obrigado a aceitar, nas mesmas condições ora pactuadas, acréscimos ou supressões que se fizerem necessários no percentual de até 25% (vinte e cinco por cento) do valor do contrato.

13.2 – A CONTRATADA obriga-se a utilizar de forma privativa e confidencial, os documentos fornecidos pelo CONTRATANTE para execução do contrato.

13.3 – Para efeito deste contrato, não será considerado como precedente, novação ou renúncia aos direitos que a lei e o presente contrato assegurem às partes, a tolerância quanto a eventuais descumprimentos ou infrações relativas às cláusulas e condições estipuladas no presente contrato.

13.4 – A CONTRATADA obriga-se a manter, durante toda a execução do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

14 – CLÁUSULA DÉCIMA-QUARTA – DO FORO E DOS CASOS OMISSOS

14.1 – Fica eleito o foro da Justiça Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal como o competente para dirimir quaisquer questões oriundas do presente contrato, com renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja.

14.2 – Os casos omissos serão analisados pelos representantes legais das partes, com o intuito de solucionar o impasse, sem que haja prejuízo para nenhuma delas, tendo por base o que dispõem a Lei n º 8.666/93 e demais legislação aplicável à espécie.

33

Page 34: ANEXO I - sistemas.cfm.org.brsistemas.cfm.org.br/licitacao/arquivos/CFM/2008/termo_…  · Web viewTERMO DE REFERÊNCIA. I – JUSTIFICATIVA. O Conselho Federal de Medicina (CFM)

14.3 – E assim, por estarem de acordo, ajustados e contratados, após lido e achado conforme, as partes firmam o presente contrato, em 02 (duas) vias, de igual teor e forma, para um só efeito, na presença de 02 (duas) testemunhas abaixo assinadas.

Brasília – DF, de de 2009.

_________________________________CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONTRATANTE

_______________________________CONTRATADA

TESTEMUNHAS:

______________________________________

Nome (RG)

______________________________________

Nome (RG)EDITAL SJ 009-09 .001-2008. copidescagem e revisão bioética.errr. 12.5.2009

34