anexo i – termo de referÊncia condiÇÕes de … · - planilha de preços anexo ii ......

23
ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013 Processo N o 53569.002622/2012 1. OBJETIVO 1.1. O presente procedimento licitatório tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de transporte com fornecimento de veículos e motoristas ( ITEM I ), para o transporte de pessoas em serviço, materiais, documentos e pequenas cargas, e motorista para conduzir a Unidade Móvel de Radiomonitoragem – UMR ( ITEM II ), que por sua natureza são considerados serviços continuados, em atendimento às necessidades da Anatel em Macapá/AP, bem como de execução indireta nos termos do art.1º, §1º, do Decreto Federal nº 2.271/1997. ITEM I – Veículos e Motoristas; e ITEM II – Motorista. 1.2. O contrato terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 (sessenta) meses, de acordo com o art. 57º, inciso II, da Lei nº 8.666/1993. 2. MOTIVAÇÃO 2.1. O Decreto Federal nº 2.271/1997 dispõe sobre a contratação de serviços pela Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Em relação especificamente à presente contratação, a regulamentação federal prevê que poderão ser objeto de execução indireta as atividades materiais acessórias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem área de competência legal do órgão ou entidade. 2.2. Além disso, está previsto, no art.1º, §1º do referido Decreto, que as atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes , informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta. Além disso, está previsto que: “§ 2º: Não poderão ser objeto de execução indireta as atividades inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do órgão ou entidade, salvo expressa disposição legal em contrário ou quando se tratar de cargo extinto, total ou parcialmente, no âmbito do quadro geral de pessoal.” 2.3. A Lei Federal n.º 10.871/2004, que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das Agências Reguladoras, não prevê atividades correlatas às de motoristas. Ademais, o Quadro Específico da Anatel, criado pela Lei Federal n.º 9.986/2000, contempla apenas um cargo de motorista oficial, atualmente exercendo suas funções na Sede. 2.4. Consideração a previsão expressa no art. 1º, §1º do Decreto Federal nº 2.271/1997, associada ao conteúdo da Lei Federal n.º 10.871/2004 verifica-se que os serviços de transporte com motorista deverão ser objeto de execução indireta. Página 1 de 23

Upload: dokhanh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

1. OBJETIVO

1.1. O presente procedimento licitatório tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de transporte com fornecimento de veículos e motoristas ( ITEM I ), para o transporte de pessoas em serviço, materiais, documentos e pequenas cargas, e motorista para conduzir a Unidade Móvel de Radiomonitoragem – UMR ( ITEM II ), que por sua natureza são considerados serviços continuados, em atendimento às necessidades da Anatel em Macapá/AP, bem como de execução indireta nos termos do art.1º, §1º, do Decreto Federal nº 2.271/1997.

ITEM I – Veículos e Motoristas; e

ITEM II – Motorista.

1.2. O contrato terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 (sessenta) meses, de acordo com o art. 57º, inciso II, da Lei nº 8.666/1993.

2. MOTIVAÇÃO

2.1. O Decreto Federal nº 2.271/1997 dispõe sobre a contratação de serviços pela Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Em relação especificamente à presente contratação, a regulamentação federal prevê que poderão ser objeto de execução indireta as atividades materiais acessórias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem área de competência legal do órgão ou entidade.

2.2. Além disso, está previsto, no art.1º, §1º do referido Decreto, que as atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta. Além disso, está previsto que:

“§ 2º: Não poderão ser objeto de execução indireta as atividades inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do órgão ou entidade, salvo expressa disposição legal em contrário ou quando se tratar de cargo extinto, total ou parcialmente, no âmbito do quadro geral de pessoal.”

2.3. A Lei Federal n.º 10.871/2004, que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das Agências Reguladoras, não prevê atividades correlatas às de motoristas. Ademais, o Quadro Específico da Anatel, criado pela Lei Federal n.º 9.986/2000, contempla apenas um cargo de motorista oficial, atualmente exercendo suas funções na Sede.

2.4. Consideração a previsão expressa no art. 1º, §1º do Decreto Federal nº 2.271/1997, associada ao conteúdo da Lei Federal n.º 10.871/2004 verifica-se que os serviços de transporte com motorista deverão ser objeto de execução indireta.

Página 1 de 23

Page 2: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

2.5. Considerando que os veículos a serem utilizados pela Anatel-AP, devem proporcionar condições adequadas de segurança aos servidores nas atividades de fiscalização, bem como nas demais demandas da ANATEL, principalmente no que concerne ao acondicionamento de proteção dos equipamentos, optou-se pela utilização dos modelos SUV – (Sport Utility Vehicle) 4x4, para as atividades de fiscalização.

2.6. Os modelos SUV – (Sport Utility Vehicle) enquadram-se no Grupo V do Anexo I da IN SLTI/MPOG n.º 03/2008, que dispõe sobre a classificação, utilização, especificação, identificação, aquisição e alienação de veículos oficiais e dá outras providências, os quais são classificados como veículos de serviços especiais, a serem utilizados nas atividades de fiscalização dos serviços de telecomunicações, não podendo ser veículos básicos, mas sim com especificações próprias cuja capacidade e motorização são as compatíveis com os dos serviços, atendendo as necessidades de melhorias e segurança no transporte de equipamentos e funcionários conforme justificativas abaixo:

a) o modelo utilitário esportivo – SUV – (Sport Utility Vehicle), com caçamba integrada, refrigerada e vedada é o único veículo que atendem as condições necessárias ao transporte de equipamentos sensíveis a altas temperatura e poeira, bem como a segurança de equipamentos apreendidos nas atividades de fiscalização, que ficam sob guarda da Anatel durante procedimento administrativo e/ou judicial;

b) os bancos traseiros e espaços interinos desse tipo de veiculo proporcionam maior espaço e conforto aos passageiros (fiscal) nos longos períodos de deslocamentos, o que eliminar as condições inadequadas a ergonomia e, consequentemente, diminui a potencialidade de o funcionário adquirir doenças funcionais;

c) o compartimento de bagagem, com mínimo de 800 litros, permite o transporte de caixas de antenas com dimensões de 23,5 X 85 X 85 cm e 47 X 95 X 68 cm (altura X largura X profundidade).

d) possuir tração integral (4 X 4), item, hoje, indispensável para trafegar na malha viária do Estado do Amapá.

3. PRODUTOS/SERVIÇOS

ITEM I

- Planilha de Preços Anexo II ( Anexo II.A) – 02 (dois) Veículos e 02 (dois) Motoristas.

- Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 ( AP000051/2012 ), remuneração básica – Motorista de Carro Leve: R$ 820,10 (oitocentos e vinte reais e dez centavos).

Os veículos e os motoristas a serem utilizados na prestação dos serviços obedecerão às seguintes especificações:

Página 2 de 23

Page 3: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

3.1. DO VEÍCULO PERMANENTE COM MOTORISTAS:

3.1.1. Veículo – Tipo 1: ( permanente ).

Quantidade: 02 (dois) carros.

A - Especificação: Veículo tipo SUV – Sport Utility Vehicle (Utilitário Esportivo) - 4x4, com até 2 (dois) anos de fabricação, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal de aquisição do veículo, com 04 (quatro) portas, 02 (duas) cores distintas (uma cor para cada dois veículos), capacidade para 5 (cinco) pessoas, tração nas 4 (quatro) rodas.

B – Acessórios: Ar condicionado, cintos de segurança traseiros laterais com 03 (três) pontos, Air bag duplo, freios ABS no mínimo em 02 (duas) rodas, rádio AM/FM digital com “SCAN” em freqüência, CD com leitura de MP3 e outras mídias compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros de acordo com a permitida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), porta-malas com capacidade mínima de 800 (oitocentos) litros até o teto e com os bancos na posição normal, e com grade/tela de proteção entre o bagageiro e o banco traseiro.

3.1.2. Motoristas para o Veículo – Tipo 1:

3.1.2.1. Os serviços de condução deverão ser executados por motoristas profissionais qualificados, com as características mínimas, especificadas a seguir:

- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Categoria “B”, há pelo menos 02 (dois) anos, com a anotação “EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA”, prevista no art. 147º, §5º do Código de Trânsito Brasileiro - CTB;

- 06 (seis) meses de experiência como motorista profissional comprovada em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e/ou contrato de trabalho;

- Ser empregado regularmente contratado pela empresa, mediante comprovação por meio de registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e/ou apresentação do respectivo contrato de trabalho;

- Ensino Fundamental Completo;

- Não ter tido multa grave e/ou gravíssima nos doze (12) meses antecedentes à contratação do motorista pela CONTRATADA; e

- Não possuir antecedentes criminais.

Página 3 de 23

Page 4: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

ITEM II

- Planilha de Preços Anexo II ( Anexo II.B) – Somente 01 (um) Motorista, para conduzir a Unidade Móvel de Radiomonitoragem – UMR, de propriedade da Anatel.

- Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 ( AP000051/2012 ), remuneração básica – Motorista de Caminhão 3/4: R$ 881,61 (oitocentos e oitenta e um reais e sessenta e um centavos).

3.2. DO MOTORISTA PARA UMR - SEM VEÍCULO: ( somente o motorista ).

3.2.1. Motorista profissional qualificado para dirigir a Unidade Móvel de Radiomonitoragem – UMR, veículo de propriedade da CONTRATANTE, tipo furgão diesel, modelo 310D, Mercedes-Benz Sprinter, ano de fabricação 1998, cor branca, com as seguintes características e finalidades:

- Veículo longo, com teto alto, identificado com a logomarca da CONTRATANTE, contendo equipamentos de alta precisão e sensibilidade, integrados num bastidor, funcionando como sistema de medição;

- será utilizado nas rotas de fiscalização da CONTRATANTE e somente transportará o motorista e servidores da CONTRATANTE, não sendo permitido qualquer tipo de carona.

3.2.2. Neste veículo, a prestação de serviço deverá ser executada por motorista profissional qualificado, com as características mínimas, especificadas a seguir:

- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Categoria “D”, há pelo menos 04 (quatro) anos, com a anotação “EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA”, prevista no art.147, §5º do Código de Trânsito Brasileiro - CTB;

- 06 (seis) meses de experiência como motorista profissional comprovada em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e/ou contrato de trabalho;

- Possuir curso de direção defensiva atualizado;

- Ser empregado regularmente contratado pela empresa, mediante comprovação por meio de registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e apresentação do respectivo contrato de trabalho;

- Ensino Fundamental Completo;

Página 4 de 23

Page 5: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

- Não ter tido multa grave e/ou gravíssima nos doze (12) meses antecedentes à contratação do motorista pela CONTRATADA;

- Não possuir antecedentes criminais.

Obs: O Item 3.2, se aplica somente ao ITEM II (motorista, sem veículo).

3.3. DOS VEÍCULOS EVENTUAIS COM MOTORISTA ( ITEM I ):

- Corresponde ao ITEM I, Planilha de Preços II.A.

3.3.1. Veículo – Tipo 1 ou Tipo 2:

Quantidade: 04 (quatro) carros no total, sendo 02 (dois) carros – Tipo 1 e 02 (dois) carros – Tipo 2.

Especificações:

Veículo – Tipo 1: ( eventual com motorista ).

Quantidade: 02 (dois) carros.

A - Especificação: Veículo tipo Utilitário Esportivo - 4x4, com até 2 (dois) anos de fabricação, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal de aquisição do veículo, com 04 (quatro) portas, capacidade para 5 (cinco) pessoas, tração nas 4 (quatro) rodas.

B – Acessórios: Ar condicionado, cintos de segurança traseiros laterais com 03 (três) pontos, Air bag duplo, freios ABS no mínimo em 02 (duas) rodas, rádio AM/FM digital com “SCAN” em frequência, CD com leitura de MP3 e outras mídias compatíveis, antena externa e porta-malas com capacidade mínima de 800 (oitocentos) litros.

Veículo – Tipo 2: ( eventual com motorista ).

Quantidade: 02 (dois) carros.

A - Especificações: Veículo tipo perua, com até 2 (dois) anos de fabricação, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal de aquisição do veículo, motor com no mínimo 1600 cc (um mil e seiscentas cilindradas), 4 (quatro) portas e capacidade para 5 (cinco) pessoas.

B – Acessório: Ar condicionado, rádio AM/FM digital com "SCAN" em freqüência, CD com leitura de MP3 e outras mídias compatíveis, antena externa, porta-malas com capacidade mínima de 400 (quatrocentos) litros.

Página 5 de 23

Page 6: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

Veículos do Tipo 1 ou Tipo 2, conforme especificações constantes acima, deste documento, com motoristas, incluindo todas as despesas decorrentes da prestação dos serviços, tais como combustível, alimentação, hospedagem e horas-extras, para atendimento eventual, a ser solicitado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, devendo ser apresentado preço por diária por período de 12 (doze) ou 24 (vinte e quatro) horas, com franquia diária de 150 (cento e cinquenta) e 300 (trezentos) quilômetros, respectivamente. Em caso de quilometragem excedente, o pagamento será efetuado com base na planilha do respectivo modelo.

Obs: O Item 3.3, se aplica somente ao ITEM I (veículos com motoristas).

4. DO HORÁRIO E DO LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

4.1. Os serviços serão prestados de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08 (oito) às 18 (dezoito) horas, respeitado o intervalo mínimo de repouso e alimentação.

4.1.1. Excepcionalmente, de acordo com as necessidades da CONTRATANTE, os serviços poderão ser prestados em horário distinto do estabelecido no Item 4.1, observada a jornada de trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais com intervalo mínimo de uma hora de almoço.

4.2. Eventualmente, os serviços poderão ser prestados aos sábados, domingos e feriados, desde que solicitados pela CONTRATANTE com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

4.3. Os motoristas disponibilizados pela CONTRATADA deverão cumprir, obrigatoriamente, o intervalo mínimo de 01 (uma) hora diária de almoço.

4.4. Os veículos realizarão viagens interestaduais, intermunicipais e interurbanas, dentro ou fora do Estado do Amapá, conforme demanda da CONTRATANTE.

4.5. Os serviços deverão estar disponíveis na sede da CONTRATANTE, situada na Rua Jovino Dinoá, nº 4019, Lote B, Quadra 31, Setor 9, Bairro do Beirol – Macapá - Amapá.

4.5.1. A CONTRATADA deverá manter 01 (um) veículo na garagem da CONTRATANTE, a critério dessa última, sendo que o outro deverá ser guardado em garagem, por conta e risco da CONTRATADA;

4.5.2. Em caso de utilização do veículo guardado na garagem da CONTRATANTE, a CONTRATADA deverá disponibilizar o outro veículo, no prazo máximo de 50 (cincoenta) minutos, contados a partir do recebimento da solicitação pelo preposto da empresa;

4.5.3. Os veículos serão requisitados até as 18 (dezoito) horas do dia anterior ao da utilização e deverão estar disponíveis na sede da CONTRATANTE até o horário requisitado.

Página 6 de 23

Page 7: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

Obs: O Item 4, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

5. DA QUILOMETRAGEM

- Corresponde ao ITEM I, Planilha de Preços II.A.

5.1. Para fins de estimativa do valor contratual, os 02 (dois) veículos – Tipo 1 poderão realizar juntos deslocamentos com total mensal estimado de 6.000 (seis mil quilômetros).

5.1.1. Estima-se as seguintes quilometragens mensais por veículo:

- Veículo – Tipo 1: 3.000 Km/mês (três mil quilômetros).

5.2. Para cotação dos valores relativos aos veículos eventuais, deverão ser observadas as informações constantes no Item 3.3.1 deste documento.

5.3. As quilometragens acima especificadas foram estimadas apenas para efeito de previsão do valor contratual, conforme definido no Anexo II - Planilhas de Preços (Anexo II.A- ITEM I). No entanto, será paga somente a quilometragem efetivamente rodada, apurada mensalmente, sendo que a quilometragem estimada não se constituirá obrigação de consumo.

Obs: O Item 5, se aplica somente ao ITEM I ( veículos com motoristas )

6. DAS DIÁRIAS DOS MOTORISTAS

- Corresponde ao ITEM I, Planilha de Preços II.A.

6.1. Os motoristas da empresa CONTRATADA farão jus à percepção de diárias de viagem, para custear as despesas com hospedagem e alimentação, quando convocados para a realização de viagens interurbanas (intermunicipais e interestaduais) e pernoitarem fora do município de São Luís.

6.2. As diárias deverão ser pagas pela CONTRATADA aos motoristas antes do início da viagem e ressarcido pela CONTRATANTE, por ocasião da fatura mensal, desde que devidamente comprovado o recebimento dos valores pelos motoristas.

6.3. Para fins de estimativa do valor contratual, a quantidade de diárias estimadas serão as constante no Anexo II – Planilha de Preços (Anexos II.A-ITEM I e II.B-ITEM II). Contudo, somente serão efetuados os pagamentos das diárias efetivamente realizadas.

Página 7 de 23

Page 8: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

6.4. O valor das diárias de viagem é composto pelo somatório das parcelas referentes à hospedagem e a alimentação, conforme disposto no Anexo II – Planilha de Preços (Anexos II.A-ITEM I e II.B-ITEM II), devendo respeitar os seguintes critérios:

- Alimentação : deverá ser considerado o mínimo de quatro refeições diárias, em valor unitário equivalente ao percentual mínimo previsto na Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 (AP000051/2012) e de outras que vierem a sucedê-la, da categoria profissional dos motoristas de Macapá/AP.

- Hospedagem : os motoristas deverão pernoitar, preferencialmente, no mesmo estabelecimento em que os servidores da CONTRATANTE estiverem hospedados, a fim de garantir a segurança e integridade dos equipamentos utilizados nas atividades de fiscalização desta Agência.

6.5. Nos casos de transporte de equipamentos técnicos e de bens apreendidos pela CONTRATANTE, será obrigatória a guarda do veículo no mesmo estabelecimento em que os servidores da Anatel estiverem hospedados, sendo que eventuais custos originários dessa obrigação serão de responsabilidade da empresa CONTRATADA.

Obs: O Item 6, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

7. DAS HORAS-EXTRAS

7.1. Os motoristas da empresa CONTRATADA farão jus à hora-extra, quando convocados para a execução de serviços adicionais, inclusive sábados, domingos e feriados, observados os valores constantes no Anexo II - Planilhas de Preços (Anexos II.A-ITEM I e II.B-ITEM II).

7.2. Entende-se por hora-extra todo período de tempo de prestação de serviço excedente à jornada de 44 (quarenta e quatro) horas semanais ou 10 (dez) horas diárias.

7.3. Para fins de orçamento e contratação, a quantidade estimada de horas-extras são as constantes no Anexo II - Planilhas de Preços (Anexos II.A-ITEM I e II.B-TEM II). Contudo, somente serão efetuados os pagamentos das horas-extras efetivamente realizadas.

7.4. Não se considera tempo à disposição do empregador os cinco minutos que antecedem e sucedem à jornada de trabalho, desde que não ultrapasse esse limite ou que o trabalho não seja realizado em período noturno, hipótese em que as horas deverão ser computadas na totalidade.

Obs: O Item 7, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

Página 8 de 23

Page 9: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

8. DOS PEDÁGIOS/TRAVESSIAS DE BALSAS E DOS ESTACIONAMENTOS

- Corresponde ao ITEM I, Planilha de Preços II.A.

8.1. Na realização dos serviços, os pagamentos de pedágios/travessias de balsas e dos estacionamentos, inclusive os estacionamentos rotativos urbanos, serão de responsabilidade da CONTRATADA, sendo ressarcidos pela CONTRATANTE, por ocasião do pagamento mensal, apenas os valores efetivamente gastos, mediante apresentação de documento fiscal ou recibo emitido conforme exigências da CONTRATANTE, atestadas pelo(s) servidor(es) transportado(os).

8.2. Para fins de elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços, a quantidade e o valor médio estimado do pedágio/travessias de balsas e dos estacionamentos serão os constantes do Anexo II - Planilhas de Preços (Anexos II.A-ITEM I), porém somente serão efetuados pagamentos das quantidades e valores efetivamente realizados.

Obs: O Item 8, se aplica somente ao ITEM I (veículos com motorista).

9. DOS RELATÓRIOS

9.1. A CONTRATADA emitirá diariamente o BOLETIM DIÁRIO DE VEÍCULO - BDV, referente aos trajetos e horários dos serviços prestados por cada veículo, em conformidade com o modelo de formulário próprio da CONTRATANTE, o qual deverá ser atestado pelo usuário e/ou responsável pela solicitação do veículo imediatamente após o seu uso. Os BDV’s deverão ser mantidos e arquivados nas dependências da CONTRATANTE.

9.2. Mensalmente, a CONTRATADA encaminhará à CONTRATANTE um relatório consolidado, demonstrando as quilometragens percorridas, os destinos dos veículos, as diárias e as horas-extras dos motoristas e demais ocorrências.

9.3. Os documentos mencionados nos Itens 9.1 e 9.2 devem, também, ser preenchidos para os veículos eventuais com motoristas.

9.4. A CONTRATADA emitirá, mensalmente, um relatório discriminando as despesas eventuais dos veículos permanentes (pedágio/travessia de balsas e estacionamento), constando os valores, a data e o horário de realização, juntamente com a comprovação do pagamento e atesto do(s) servidor(es) transportado(s).

Obs: O Item 9, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A CONTRATADA deverá utilizar veículos próprios na prestação dos serviços, exceto nos casos de reposição temporária decorrente de quebra do veículo próprio, requisição de

Página 9 de 23

Page 10: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

veículos eventuais e autorização expressa da CONTRATANTE, mantidos, nestes casos, as mesmas especificações qualitativas dos veículos permanentes.

10.2. Os veículos deverão ser disponibilizados em perfeito estado de conservação, limpeza e segurança, obedecidas todas as normas que regulamentam a utilização de veículos, emanadas do Poder Público.

10.2.1. A CONTRATADA deverá submeter os veículos objeto desta contratação à revisões preventivas e trocas de componentes periódicas (pneus, óleos lubrificantes e filtros, por exemplo), observando o cronograma previsto no Manual de Utilização do Veículo, estabelecido pelo fabricante. Os comprovantes dessas manutenções deverão estar disponíveis junto ao veículo.

10.3. No ato da assinatura do instrumento Contratual, a CONTRATADA deverá apresentar os documentos dos veículos e da habilitação dos motoristas (original e cópia), bem como os comprovantes do vínculo empregatícios dos empregados com a CONTRATADA (contrato de trabalho e CTPS), os comprovantes de escolaridade e as certidões de antecedentes criminais.

10.3.1. Em caso de troca de qualquer veículo ou motorista, a CONTRATADA deverá, obrigatoriamente, atualizar a documentação junto à CONTRATANTE.

10.4. Serão de inteira responsabilidade da CONTRATADA todas as despesas com os veículos objeto da contratação, inclusive às relativas a combustível, manutenção, multas, licenciamentos e seguros, dentre outros.

10.5. A CONTRATANTE poderá convocar a CONTRATADA para execução de serviços adicionais, inclusive aos Sábados, Domingos e feriados.

10.6. No caso de quebra de veículo durante a execução dos serviços, a CONTRATADA deverá proceder a sua substituição ou efetuar os devidos reparos, no prazo máximo de 6 (seis) horas, contados a partir do fato ocorrido.

10.6.1. Em caso de impossibilidade do devido reparo ou substituição, deverá a CONTRATADA comunicar o fato à CONTRATANTE com a devida justificativa, para análise e definição do novo prazo para substituição ou reparo, conforme a necessidade constatada.

10.7. Os motoristas deverão portar documentação própria e do veículo, para apresentação sempre que exigido, bem como crachá de identificação fornecido pela CONTRATADA.

10.8. Os motoristas deverão portar aparelho celular fornecido e custeado pela CONTRATADA para comunicação direta com o preposto, sem custo adicional à CONTRATANTE.

10.9. Durante o horário de almoço e todo o expediente, na capital ou em viagens, é proibido aos motoristas ingerir bebidas alcoólicas de qualquer tipo e em qualquer quantidade.

10.10. É proibido tanto aos motoristas da CONTRATADA, quanto aos servidores da CONTRATANTE, o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer

Página 10 de 23

Page 11: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, no interior dos veículos durante o expediente.

10.11. A CONTRATADA indicará expressa e formalmente preposto para atuar junto à CONTRATANTE, podendo ser um dos motoristas, sendo este responsável, também, pelas atividades de supervisão, gerenciamento, orientação, controle e acompanhamento dos serviços, veículos e motoristas.

10.11.1. O preposto deverá ser empregado direto da CONTRATADA, comprovado mediante apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e/ou do respectivo contrato de trabalho.

10.12. Em caso de afastamento legal ou em viagens do motorista designado como preposto, a empresa deverá designar o seu substituto para responder pelas atribuições previstas no item acima.

10.13. A CONTRATADA disponibilizará os veículos eventuais com motoristas somente mediante uma solicitação formal (e-mail ou ofício), que deverá ser feita com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

10.14. Os valores cotados para diárias, horas-extras, salários e outros benefícios sociais devem representar no mínimo, os valores estabelecidos por Acordo, Convenção Coletiva e/ou Sentença Normativa em Dissídio Coletivo, vigente para a categoria no Estado do Amapá, desde que não contrariem direitos assegurados por lei.

10.14.1. O licitante deverá elaborar sua proposta de preços, levando em consideração a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 (AP000051/2012), vigente para a categoria no Estado do Amapá, salvo a existência de Acordo Coletivo de Trabalho específico ou advento de nova Convenção Coletiva de Trabalho posterior a elaboração deste documento.

- Piso salarial correspondente ao motorista do Veículo 1 – ITEM I: R$ 820,10; e

- Piso salarial correspondente ao motorista para conduzir a UMR – ITEM II: R$ 881,61.

10.15. Não serão consideraos, para fins de aferição de quilometragem percorrida, os deslocamentos entre o local de estacionamento dos veículos e o local onde deverão estar disponíveis, nem qualquer outro deslocamento, em que o veículo não esteja a serviço da CONTRATANTE.

10.16. Nas contratações de serviço continuado, o contratado não tem direito subjetivo à prorrogação contratual, que objetiva a obtenção de preços e condições mais vantajosas para a Administração, conforme estabelece o art. 57º, inciso II da Lei nº 8.666, de 1993.

Página 11 de 23

Page 12: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

11. HABILITAÇÃO DO PROPONENTE

11.1. Atestado de Capacidade Técnica expedido, por pessoa jurídica de direito público ou privado que comprove que a licitante presta ou prestou, com qualidade, serviços objeto desta contratação.

11.2. Além da qualificação citada, o proponente deverá preencher os requisitos do edital, incluindo os da habilitação nos termos da Lei Federal n.º 8.666/1993, da Lei Federal n.º 10.520/2002 e do Decreto Federal n.º 5.450/2005. As sociedades empresárias regularmente cadastradas no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, e que estiverem habilitadas no mesmo, ficarão dispensadas de apresentar tais documentos.

11.2.1. A Empresa Contratada também deverá apresentar prova de regularidade relativa à débitos perante à Justiça do Trabalho, comprovada por meio da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), a ser exigida a partir de 05 de janeiro de 2012, nos termos da Lei Federal n.º 12.440/2011.

Obs: O Item 11, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

12. COMPROMISSOS

12.1 OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

INFRAÇÃO APLICÁVEL EM

CASO DE DESCUMPRIMENTO

12.1.1. Admitir, administrar, coordenar e avaliar, sob sua exclusiva responsabilidade, os profissionais necessários à prestação dos serviços objeto desta contratação.

GRAVE

12.1.2. Garantir a execução dos serviços, de acordo com as normas específicas vigentes, sem interrupção, substituindo, sem ônus para a CONTRATANTE, a ausência de qualquer prestador de serviço, independentemente do motivo.

GRAVE

12.1.3. Designar formalmente um preposto, no ato da assinatura do contrato, com poderes para operacionalizar o contrato, assumindo o gerenciamento de todas as atividades inerentes ao seu fiel cumprimento.

MÉDIA

Página 12 de 23

Page 13: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

INFRAÇÃO APLICÁVEL EM

CASO DE DESCUMPRIMENTO

12.1.4. Qualificar o preposto para exercer atribuições de coordenação da prestação dos serviços, orientação e movimentação dos empregados.

LEVE

12.1.5. Pagar, em valor não inferior ao convencionado, nas datas avençadas, o salário, vale alimentação, vale transporte, abonos, prêmios por tempo de serviço, horas extras, adicional noturno, reembolso de despesas, assim como conceder todos os outros direitos da categoria profissional dos seus empregados reconhecidos em acordos, convenções coletivas de trabalho e sentenças normativas em dissídio coletivo de trabalho.

GRAVE

12.1.6. Pagar antecipadamente as diárias aos motoristas em valor não inferior ao previsto na planilha de preços. GRAVE

12.1.7. Responsabilizar-se pelo transporte de seus empregados, por meios próprios ou mediante fornecimento de vale-transporte, para cobertura do trajeto residência/local do trabalho e vice-versa.

GRAVE

12.1.7.1. Nos casos de paralisação de transportes coletivos superior a 2 dias, transportar seus empregados sem prejuízo da glosa correspondente aos dias de ausência.

GRAVE

12.1.8. Disponibilizar profissionais para a execução dos serviços, assumindo total e exclusiva responsabilidade pelo cumprimento integral do objeto desta contratação.

MÉDIA

12.1.8.1. Substituir em 48 horas a partir da comunicação formal, salvo por motivo justificado a critério do Gestor do Contrato, aquele cuja atuação, permanência ou comportamento forem julgados prejudiciais e inconvenientes à execução dos serviços ou às normas da CONTRATANTE.

MÉDIA

12.1.9. Capacitar a equipe de profissionais alocada aos serviços desta contratação sempre que se fizer necessário, considerando a evolução ou mudança metodológica ou tecnológica, cabendo à CONTRATANTE, esta definição.

LEVE

12.1.9.1. Transmitir aos seus profissionais as informações atinentes às atividades desta contratação obtidas junto à CONTRATANTE.

LEVE

Página 13 de 23

Page 14: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

INFRAÇÃO APLICÁVEL EM

CASO DE DESCUMPRIMENTO

12.1.10. Manter os profissionais alocados aos serviços devidamente identificados e uniformizados, que deverão obedecer ao mesmo padrão, vedado o desconto dos respectivos custos nos salários, conforme o descrito abaixo:

- Calça social, cor preta, no número de 2 (duas) no início do contrato e 1 (uma) cada semestre;- Camisa de manga curta social de boa qualidade na cor branca ou palha, em número de 3 (três) no início do contrato e 1 (uma) a cada semestre;- Sapato tipo esporte fino, com ou sem cadarço, de couro, cor preta, no número de 02 (dois) pares no início do contrato e 1 (um) par a cada semestre;- Meias de boa qualidade na cor preta, em número de 03 (três) pares no início do contrato e 2 (dois) pares por semestre.

MÉDIA

12.1.11. Responder por quaisquer prejuízos que seus empregados ou prepostos causarem à CONTRATANTE, ou a terceiros, decorrentes de ação ou omissão, procedendo imediatamente os reparos ou indenizações cabíveis e assumindo o ônus e responsabilidade decorrentes.

GRAVE

12.1.12. Controlar, em conjunto com a CONTRATANTE, os materiais e bens sob a guarda da CONTRATADA, que se responsabilizará por danos e extravios a que deu causa, ficando obrigada ao ressarcimento respeitada a identidade dos objetos.

GRAVE

12.1.13. Acatar as recomendações da fiscalização da CONTRATANTE, facilitando a ampla ação desta, com pronto atendimento aos pedidos de esclarecimento porventura solicitados.

MÉDIA

12.1.14. Comunicar à CONTRATANTE, por escrito, qualquer anormalidade verificada na execução dos serviços e prestar os esclarecimentos necessários.

LEVE

12.1.15. Atender as normas de higiene, medicina e segurança do trabalho durante a execução dos serviços. GRAVE

Página 14 de 23

Page 15: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

INFRAÇÃO APLICÁVEL EM

CASO DE DESCUMPRIMENTO

12.1.16. Responsabilizar-se pelos encargos fiscais, comerciais, previdenciários e obrigações sociais previstos na legislação social e trabalhista em vigor, obrigando-se a saldá-los na época própria, uma vez que os seus empregados não manterão nenhum vínculo empregatício com a CONTRATANTE.

GRAVE

12.1.17. Responsabilizar-se pelos encargos de possível demanda trabalhista, civil ou penal, relacionadas à execução do contrato.

GRAVE

12.1.18. Responsabilizar-se pelas providências e obrigações estabelecidas na legislação específica de acidentes do trabalho.

GRAVE

12.1.19. Impedir que os seus empregados se pronunciem em nome da CONTRATANTE. MÉDIA

12.1.20. Manter sob sigilo, não divulgando dados, informações, documentos e processos aos quais tiver acesso em decorrência da execução do serviço.

GRAVE

12.1.21. Cumprir os prazos estabelecidos para as atividades definidas no contrato. MÉDIA

12.1.22. Manter durante a vigência, todas as condições que ensejaram a contratação, particularmente no que tange à regularidade fiscal e obrigações trabalhistas e previdenciárias.

MÉDIA

12.1.23. Cumprir quaisquer dos itens do edital e seus anexos não previstos nesta tabela de obrigações. LEVE

12.1.24. Cumprir quaisquer dos itens do edital e seus anexos não previstos nesta tabela de obrigações, após reincidência formalmente notificada pelo Agente Fiscalizador.

MÉDIA

12.1.25. Não subcontratar a prestação dos serviços contratados. GRAVE

12.1.26. Disponibilizar os seguintes documentos:

a) dos veículos: cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV com licenciamento atualizado e apólice de seguro geral/total;

b) dos motoristas: Carteira Nacional de Habilitação –

GRAVE

Página 15 de 23

Page 16: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

INFRAÇÃO APLICÁVEL EM

CASO DE DESCUMPRIMENTO

CNH válida, contrato de trabalho, cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS referente às páginas de identificação e do registro de contrato de trabalho, certidão negativa de antecedentes criminais das Justiças Estadual e Federal, comprovante da realização do Curso de Direção Defensiva, comprovante de escolaridade;

12.1.27. Atualizar os dados, junto ao Agente Fiscalizador da CONTRATANTE, em caso de troca de qualquer veículo, motorista e/ou supervisor.

LEVE

12.1.28. Exercer rígido controle com relação à validade da Carteira Nacional de Habilitação de cada motorista, verificando se a categoria é compatível com os serviços prestados, bem como manter regularizada a documentação do veículo, validade de equipamentos obrigatórios (ex: validade carga/extintor de incêndio).

GRAVE

12.1.29. Substituir o veículo que não se apresente em perfeitas condições de utilização, no prazo estabelecido pelo Agente Fiscalizador da CONTRATANTE.

GRAVE

12.1.30. Permitir, a qualquer tempo, a realização de inspeção nos veículos colocados à disposição da CONTRATANTE, com a finalidade de verificar as condições de conservação, manutenção, segurança e limpeza ou aferição de hodômetro.

LEVE

12.1.31. Substituir, em caso de avaria mecânica ou acidente de trânsito, o veículo avariado/acidentado no intervalo de até 06 (seis) horas, a partir da comunicação feita pela CONTRATANTE.

GRAVE

12.1.32.1

Em locais remotos ou de difícil acesso, o prazo mencionado no item 13.1.31 poderá ser estendido até o limite de 12 (doze) horas, contados a partir da comunicação feita pela CONTRATANTE, devendo ser justificado em registro próprio e com a aprovação da fiscalização do contrato ou do servidor da CONTRATANTE presente no local.

GRAVE

12.1.33. Receber as Solicitações de Autorização de Veículo (SAV) ou documento equivalente da CONTRATANTE, para fins de utilização dos serviços, e registrar o trajeto, a quilometragem percorrida, a autorização devida, a assinatura, a identificação

GRAVE

Página 16 de 23

Page 17: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

INFRAÇÃO APLICÁVEL EM

CASO DE DESCUMPRIMENTO

do usuário e demais observações atinentes ao percurso;

12.1.34. Assumir as despesas com os veículos colocados à disposição da CONTRATANTE, referentes a: combustível, manutenção, acidentes, multas, pedágio, travessias, diárias, impostos, estacionamento, taxas, licenciamentos, seguro geral e outras que incidam direta ou indiretamente sobre os serviços ora contratados;

MÉDIA

12.1.35. Informar à CONTRATANTE qualquer irregularidade que ocorrer com o velocímetro, com seus lacres ou com o hodômetro, devendo neste caso ser apurada a medição da quilometragem devida e a correção providenciada de imediato.

GRAVE

12.1.36. Não empregar pessoas que sejam cônjuge, companheiro ou parentes, consangüíneos ou afins, em linha reta ou colateral até terceiro grau, dos servidores, empregados requisitados ou detentores de cargos em comissão da CONTRATANTE.

MÉDIA

12.1.37. Disponibilizar quando solicitado, os veículos eventuais com motorista na hora e data determinadas; MÉDIA

12.1.38. Responsabilizar-se pela guarda e garageamento dos veículos durante a prestação dos serviços, inclusive em viagens, bem como pelo transcurso do local de abastecimento, manutenção, limpeza e conservação, de garagem ao local onde deverão estar disponíveis.

MÉDIA

12.1.39. Acatar orientação da CONTRATANTE, quanto à guarda do veículo UMR em estacionamento e garagem. MÉDIA

12.1.40. Exigir que os motoristas portem documentação própria e do veículo, para apresentação sempre que exigido, bem como crachá de identificação fornecido pela CONTRATANTE.

GRAVE

12.1.41 Executar os serviços com os veículos cotados na proposta. GRAVE

Obs: O Item 12, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

13.1. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

13.1.2. Permitir acesso dos empregados da CONTRATADA ao local de execução dos serviços;

Página 17 de 23

Page 18: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

13.1.3. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pela CONTRATADA;

13.1.4. Proporcionar as facilidades necessárias para que a empresa CONTRATADA possa executar os serviços dentro das normas estabelecidas;

13.1.5. Efetuar o pagamento no prazo previsto no contrato, desde que atendidas as formalidades contratuais;

13.1.6. Coordenar e monitorar as ações pertinentes ao desenvolvimento das atividades executadas pela CONTRATADA;

13.1.7. Comunicar à CONTRATADA as irregularidades relacionadas com a execução dos serviços;

13.1.8. Rejeitar, no todo ou em parte, o serviço executado em desacordo com o contrato;

13.1.9. Fiscalizar e acompanhar a execução do objeto contratado, diariamente, registrando as ocorrências relacionadas com a execução do objeto contratado, determinando as medidas necessárias à regularização das falhas observadas;

13.1.10. Exigir o afastamento e/ou substituição, nos prazos estipulados, de qualquer empregado da CONTRATADA ou preposto cuja atuação, permanência ou comportamento forem julgados prejudiciais e inconvenientes à execução dos serviços ou às normas da CONTRATANTE;

13.1.11.Notificar a empresa CONTRATADA, sobre imperfeições, falhas ou irregularidades constatadas na execução dos serviços, para que sejam adotadas as medidas corretivas necessárias;

13.1.12.Realizar a avaliação mensal da empresa CONTRATADA, de acordo com os critérios definidos no Item 12 deste documento.

Obs: O Item 13, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

14. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO MENSAL E DAS SANÇÕES

14.1. A CONTRATADA submeter-se-á a avaliação da execução dos serviços contratados, que será realizada por intermédio da Fiscalização de Contrato da CONTRATANTE do local de execução dos serviços.

14.2. A CONTRATANTE notificará a CONTRATADA por descumprimento de cláusulas contratuais, a qualquer tempo, em conformidade com as condições seguintes:

14.2.1. As infrações de natureza grave, além da possibilidade de ensejar a rescisão do contrato, serão apenadas com multa de 5% do valor da fatura mensal, sem prejuízo das demais medidas previstas na legislação, no edital e contrato. Havendo reincidência da infração em um prazo de 180 dias, será aplicada nova multa no valor de 10% do valor da fatura mensal.

Página 18 de 23

Page 19: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

14.2.1.1. Consideram-se infrações de natureza GRAVE aquelas assim qualificadas no Item 13 deste documento;

14.2.1.2. No caso de atraso no início da prestação dos serviços a CONTRATADA estará sujeita à incidência de multa no percentual de 0,1% do valor total do contrato por dia de atraso, sem prejuízo das demais sanções previstas na legislação, edital e contrato.

14.2.2. As infrações de natureza média serão apenadas com multa de 2% do valor da fatura mensal, em caso de reincidência dentro do mesmo período de vigência contratual, sem prejuízo das demais medidas previstas na legislação, no edital e contrato. Havendo reincidência da infração em um prazo de 180 dias, será aplicada nova multa no valor de 4% do valor da fatura mensal.

14.2.2.1 Consideram-se infrações de natureza MÉDIA aquelas assim qualificadas no Item 13 deste documento.

14.2.3. As infrações de natureza leve serão apenadas com advertência, sem prejuízo das demais medidas previstas na legislação, no edital e contrato. Após a terceira advertência, este tipo de infração terá a natureza de infração média e a CONTRATADA será apenada de forma equivalente.

14.2.3.1 Consideram-se infrações de natureza LEVE aquelas assim qualificadas no Item 13 deste documento;

14.3. A CONTRATADA terá o prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar formalmente justificativas pelas deficiências ou falhas detectadas.

14.4. A CONTRATANTE fará avaliação das justificativas apresentadas e decidirá sobre a aplicação ou não das sanções, com base na legislação e no estabelecido neste contrato e nos seus anexos, sendo a CONTRATADA notificada da decisão tomada.

14.5. O Agente Fiscalizador de Contrato anotará em registro próprio e comunicará à CONTRATADA todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

Obs: O Item 14, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

15. DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇÃO

15.1. O contrato a ser assinado proveniente deste processo será acompanhado e fiscalizado em sua execução por representantes da Administração, atendendo às disposições do art. 67º da Lei nº 8.666, de 21/06/1993, cujas atribuições estão delineadas pelas Portarias Anatel n.º 696, de 29/06/2007 e suas alterações, e a 1.054, de 17/10/2007, expedidas pela CONTRATANTE.

Página 19 de 23

Page 20: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

15.2. Para dar inicio a prestação dos serviços, com o esclarecimento das obrigações contratuais, será promovida reunião inicial, devidamente registrada em Ata, caso seja necessário.

15.3. A fiscalização não exclui nem reduz a responsabilidade da CONTRATADA pelos danos causados à Contratante ou a terceiros, decorrentes de ato ilícito na execução do Contrato, ou por qualquer irregularidade e, na ocorrência desta, não implica em co-responsabilidade da Contratante.

15.4. A fiscalização formalizará à CONTRATADA, por escrito, as falhas, inconsistências, deficiências verificadas na execução dos serviços, para imediata correção ou, no caso de rejeição total, a reexecução, sem prejuízo das sanções cabíveis.

16. Obs: O Item 15, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

16. PAGAMENTOS DOS SERVIÇOS

16.1. O documento de cobrança será atestado em até 5 dias úteis, a contar da data de sua protocolização na U.O 102/AP.

16.1.1. O pagamento será mensal e efetuado em até 5 dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após o atesto do documento de cobrança.

16.1.2. A CONTRATADA deverá cobrar somente pelos serviços efetivamente prestados, discriminando detalhadamente no corpo da Nota Fiscal/Fatura.

16.1.2.1. O pagamento das despesas variáveis dependerá da comprovação da efetiva despesa, sendo a quantidade estipulada no Anexo II – “Planilha de Custos e Formação de Preços” do instrumento convocatório mera estimativa, sem obrigatoriedade de pagamento

16.2. O documento de cobrança deverá conter o número do respectivo contrato, o período da prestação dos serviços, bem como estar, obrigatoriamente, acompanhado das seguintes comprovações:

16.2.1. do pagamento da remuneração e das contribuições sociais (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Previdência Social), correspondentes ao mês da última nota fiscal ou fatura vencida, compatível com os empregados vinculados à execução contratual, nominalmente identificados, na forma da legislação pertinente.

16.2.2. da regularidade fiscal, constatada por meio de consulta on line ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, ou na impossibilidade de acesso ao referido Sistema, mediante a seguinte documentação:

16.2.2.1. prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente;

Página 20 de 23

Page 21: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

16.2.2.2. prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

16.2.3. do cumprimento das obrigações trabalhistas, correspondentes ao mês da última nota fiscal ou fatura vencida.

16.2.3.1. O descumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e as relativas ao FGTS ensejará o pagamento em juízo dos valores em débito, sem prejuízo das sanções cabíveis.

16.3. Apresentar, quando do encerramento do contrato, os comprovantes relacionados nos subitens 17.2.1 e 17.2.3 correspondentes ao mês de prestação dos serviços.

16.4. Os documentos de cobrança deverão ser emitidos com o CNPJ indicado no preâmbulo do Contrato. Caso não ocorra, a Contratada deverá solicitar sua alteração, com as devidas justificativas, apresentando a mesma documentação exigida na licitação para análise e aprovação. Após a análise, sendo aprovada a alteração, será formalizada por meio de Termo Aditivo ao Contrato Original.

16.5. Caso o documento de cobrança apresente erro ou inconsistência, acarretará a devolução do referido documento, dentro do prazo estipulado no item 16.1, interrompendo-o quando da devolução, devendo a Contratada encaminhar nova cobrança para o devido atesto.

16.6. Os pagamentos serão creditados a favor da Contratada, em conta corrente por ela indicada ou por meio de Ordem Bancária para pagamento de faturas com código de barras, uma vez satisfeitas as condições estabelecidas nesta contratação.

16.6.1. No documento de cobrança deverão ser destacadas, conforme legislação pertinente, as retenções tributárias.

16.6.2. Sendo identificada cobrança indevida após o pagamento do documento de cobrança, a Contratante notificará à Contratada para que seja feito o acerto no faturamento do mês subseqüente, ou no caso do contrato já encerrado o imediato reembolso do valor.

16.7. Quando da ocorrência de eventuais atrasos de pagamento provocados exclusivamente pela Contratante, ao valor devido acrescentar-se-á a atualização financeira. Sua apuração far-se-á da data de seu vencimento até a data do efetivo pagamento, em que os juros de mora serão calculados à taxa de 0,5% (meio por cento) ao mês, ou 6% (seis por cento) ao ano, mediante aplicação das seguintes fórmulas:

I = (TX/100)/365

EM = I x N x VP, onde:

I = Índice de atualização financeira;

TX = Percentual da taxa de juros de mora anual;

Página 21 de 23

Page 22: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

VP = Valor da parcela em atraso.

Obs: O Item 16, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

17. REPACTUAÇÃO DE PREÇOS DO CONTRATO

17.1. Em observância ao disposto na Instrução Normativa MPOG Nº 002/2008 e alterações posteriores, será admitida a repactuação dos valores contratados, visando à adequação aos novos preços de mercado, de forma a comprovar a continuidade da contratação mais vantajosa, observando o interregno mínimo de um ano contado, na primeira repactuação:

17.1.1. da data limite para apresentação das propostas constante do instrumento convocatório, em relação aos custos com a execução do serviço decorrentes do mercado, tais como o custo dos materiais e equipamentos necessários à execução do serviço; e

17.1.2. da data do acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho ou equivalente, vigente à época da apresentação da proposta, quando a variação dos custos for decorrente da mão-de-obra e estiver vinculada às datas-base destes instrumentos.

17.2. Em observância ao disposto na Instrução Normativa MPOG Nº 002/2008 e alterações posteriores, nas repactuações subseqüentes à primeira, a anualidade será contada a partir da data do fato gerador que deu ensejo a última repactuação.

17.3. Quando da solicitação da repactuação, esta somente será concedida mediante negociação entre as partes, considerando-se:

17.3.1. os preços praticados no mercado ou em outros Contratos da Administração;

17.3.2. as particularidades do Contrato em vigência;

17.3.3. a nova planilha com a variação dos custos, acompanhada de documentos comprobatórios;

17.3.4. indicadores setoriais, tabelas de fabricantes, valores oficiais de referência, tarifas públicas ou outros equivalentes; e

17.3.5. a disponibilidade orçamentária do Órgão ou Entidade Contratante.

17.4. A decisão sobre o pleito de repactuação deverá ser feita no prazo máximo de 60 dias, contado a partir da solicitação e da entrega dos comprovantes de variação dos custos.

Página 22 de 23

Page 23: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA CONDIÇÕES DE … · - Planilha de Preços Anexo II ... compatíveis, antena externa, tomada 12 volts – CC robusta, película dos vidros ... Processo

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIACONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Pregão Eletrônico ER10 (U.O 102) Nº 02/2013Processo No 53569.002622/2012

17.5. O prazo referido no Item 17.4 ficará suspenso enquanto a Contratada não cumprir os atos ou apresentar a documentação solicitada pela Contratante para a comprovação da variação dos custos;

17.6. As repactuações, como espécie de reajuste, serão formalizadas por meio de apostilamento, e não poderão alterar o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, exceto quando coincidirem com a prorrogação contratual, em que deverão ser formalizadas por aditamento.

17.7. A Contratante poderá realizar diligências para conferir a variação de custos alegada pela Contratada.

17.8. As repactuações a que o contratado fizer jus e não forem solicitadas durante a vigência do contrato, serão objeto de preclusão com a assinatura da prorrogação contratual ou com o encerramento do contrato.

Obs: O Item 17, se aplica aos ITENS I (veículos com motorista) e II (motorista).

__________________________________________________________________________

Página 23 de 23