anexo i ao edital - termo de referencia anexo i ao edital termo de referÊncia adadi/adad data: nº...

30
ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas, para o transporte de pessoas em serviço externo, materiais, documentos e pequenas cargas em atendimento à demanda da ANATEL no Distrito Federal e entorno, aferido por quilômetros rodados, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste instrumento e em seus anexos. 1.2. Entende-se por entorno os Municípios localizados até 200 km de distância do Distrito Federal. 1.3. Especificação dos veículos: ITEM DESCRIÇÃO/ ESPECIFICAÇÃO QUANTIDADE 1 Veículo Institucional - Modelo 1: Veículo tipo Sedan Executivo, com até 2 (dois) anos de uso, na cor preta, com 05 portas, capacidade para 05 (cinco) passageiros, motor 1.8 cc no mínimo, equipado com air bag duplo frontal, sistema antitravamento das rodas – ABS, ar condicionado, iluminação no banco traseiro, direção hidráulica ou elétrica, rádio AM/FM digital, CD player, película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), travas e vidros elétricos, devidamente licenciados, emplacados e identificados como veículos oficiais, conforme anexo V da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo I deste Termo de Referência. 5 unidades 2 Veículo de Serviço Comum - Modelo 3: Veículo tipo Sedan Básico, com até 2 (dois) anos de uso, na cor branca, com 05 portas, capacidade para 05 (cinco) passageiros, motor 1.0 cc no mínimo, equipado com air bag duplo frontal, sistema antitravamento das rodas – ABS, ar condicionado, película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), travas e vidros elétricos, devidamente licenciados, emplacados e identificados como veículos oficiais, conforme anexo VI da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo II deste Termo de Referência. 6 unidades 3 Veículo Utilitário de Serviço Comum - Modelo 5 Veículo utilitário com até 2 anos de uso; na cor branca; capacidade para no mínimo 09 passageiros; 1.000 kg de carga, motor 1.4 flex ou superior; potência de 80 cv no mínimo; capaz de transpor passagem até o segundo subsolo da ANATEL, a qual mede 2,2 m de altura e 2 m de 1 Unidade

Upload: vankhanh

Post on 19-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 1 de 30

1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas, para o transporte de pessoas em serviço externo,

materiais, documentos e pequenas cargas em atendimento à demanda da ANATEL no Distrito Federal e entorno, aferido por quilômetros rodados, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste instrumento e em seus anexos.

1.2. Entende-se por entorno os Municípios localizados até 200 km de distância do Distrito Federal. 1.3. Especificação dos veículos:

ITEM

DESCRIÇÃO/

ESPECIFICAÇÃO

QUANTIDADE

1 Veículo Institucional - Modelo 1: Veículo tipo Sedan Executivo, com até 2 (dois) anos de uso, na cor preta, com 05 portas, capacidade para 05 (cinco) passageiros, motor 1.8 cc no mínimo, equipado com air bag duplo frontal, sistema antitravamento das rodas – ABS, ar condicionado, iluminação no banco traseiro, direção hidráulica ou elétrica, rádio AM/FM digital, CD player, película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), travas e vidros elétricos, devidamente licenciados, emplacados e identificados como veículos oficiais, conforme anexo V da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo I deste Termo de Referência.

5 unidades

2 Veículo de Serviço Comum - Modelo 3: Veículo tipo Sedan Básico, com até 2 (dois) anos de uso, na cor branca, com 05 portas, capacidade para 05 (cinco) passageiros, motor 1.0 cc no mínimo, equipado com air bag duplo frontal, sistema antitravamento das rodas – ABS, ar condicionado, película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), travas e vidros elétricos, devidamente licenciados, emplacados e identificados como veículos oficiais, conforme anexo VI da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo II deste Termo de Referência.

6 unidades

3 Veículo Utilitário de Serviço Comum - Modelo 5

Veículo utilitário com até 2 anos de uso; na cor branca; capacidade para no mínimo 09 passageiros; 1.000 kg de carga, motor 1.4 flex ou superior; potência de 80 cv no mínimo; capaz de transpor passagem até o segundo subsolo da ANATEL, a qual mede 2,2 m de altura e 2 m de

1 Unidade

Page 2: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 2 de 30

largura; com película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro); devidamente licenciado, emplacado e identificado como veículo oficial, conforme anexo VI da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo II deste Termo de Referência.

2. JUSTIFICATIVA 2.1. A presente contratação objetiva substituir os Contratos ADADI nº 50/2009, firmado com a

empresa Pantanal Veículos Ltda, e ADADI nº 03/2011, com a empresa Amar Transportes e Turismo Ltda, em virtude da manifestação formal da empresa Pantanal quanto ao interesse em não prorrogar o contrato, bem como da racionalização de custos que a manutenção de um único contrato de locação de veículos proporcionará à ANATEL. Adicionalmente, em virtude da necessidade de aperfeiçoar os modelos atualmente adotados em ambos os contratos.

2.2. Justifica-se em função do cumprimento de atividades externas essenciais ao funcionamento da Agência, os quais exigem constantes deslocamentos de pessoas, documentos e pequenas cargas.

2.3. A locação de veículos é considerada como de natureza contínua, necessária à Administração no desempenho de suas atribuições, pois o serviço externo de interesse da Agência é inerente ao desenvolvimento das atividades administrativas e finalísticas da ANATEL, compreendendo reuniões, visitas técnicas, serviços na UO Sobradinho, bem como transporte de documentos, processos e pequenas cargas. Sua interrupção pode vir a comprometer a continuidade das atividades da Agência, por esta razão, a contratação deverá estender-se por mais de um exercício financeiro.

2.4. Ressalta-se a necessidade de a ANATEL ter mantido empresas contratadas para locação de veículos desde o início de suas atividades, não dispondo de veículos próprios para execução de serviço externo, à exceção das Unidades Móveis de Radiomonitoragem – UMR, utilizadas na fiscalização dos serviços de telecomunicações.

2.5. O objeto da presente contratação é passível de execução indireta, prevista no Decreto nº 2.271/97, que dispõe sobre a contratação de serviços pela Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Nesse sentido, a locação de veículos, por ser considerada serviço auxiliar necessário à Agência no desempenho de suas atribuições, é passível de terceirização, uma vez que sua interrupção poderia comprometer a continuidade de suas atividades.

“Art 1º, § 1º. As atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes,

informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de

prédios, equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta.”

(grifo nosso).

2.6. Objetiva-se empregar o Pregão como modalidade de Licitação, nos termos do Art. 1º da Lei nº 10.520/02, uma vez que essa modalidade destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo Edital por meio de especificações usuais do mercado. Dadas às suas características, a locação de veículos enquadra-se nesse conceito, sendo objetivamente definida neste documento.

“Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na

modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

Page 3: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 3 de 30

Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste

artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente

definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.”

2.7. Com a finalidade de reduzir custos à Administração, facilitar o gerenciamento dos contratos e sanar a falta de previsão da função de motorista no quadro de servidores da ANATEL propõe-se a locação de veículos com motoristas.

2.8. A presente contratação resultará em diversos benefícios diretos e indiretos à ANATEL uma vez que:

2.8.1. Será exercida por empresa especializada devidamente habilitada pelos órgãos de controle e fiscalização da atividade e com utilização de mão-de-obra detentora de formação profissional especializada.

2.8.2. Atende aos requisitos de segurança estabelecidos em relação ao transporte de pessoas e materiais.

2.8.3. Utiliza rotinas, que possibilitam maior eficiência. 2.8.4. Não implicará custos com contratação, treinamento e administração de mão-de-obra. 2.8.5. Os padrões aqui definidos, os quais constam com especificações usuais no mercado, permitirão

a permanente mensuração qualitativa e quantitativa dos resultados, maximizando o aproveitamento dos serviços prestados.

2.8.6. Os parâmetros definidos para o objeto da licitação possibilitam obter preço compatível com a finalidade estabelecida.

2.8.7. A modalidade Pregão na forma Eletrônica, por ser realizada à distância, confere ao procedimento maior transparência e impessoalidade, aumentando a possibilidade de ampliar-se a abrangência da licitação, obtendo-se o menor preço.

2.9. A licitação será do tipo menor preço global por grupo, tendo em vista que a quantidade da frota é pequena e a subdivisão separando os veículos executivos dos veículos de serviço comum implicaria perda da economia de escala. Além disso, a experiência vivida com a atual contração, na qual temos duas empresas prestando os serviços, mostra problemas no gerenciamento da frota vez que não se pode, por exemplo, em caso de urgência, utilizar o motorista do veículo executivo nos veículos de serviço comum e vice-versa por serem motoristas de contratos diferentes.

2.10. A presente contratação deverá manter a observância integral do Decreto 6.403, de 17 de março de 2008, o qual dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e da Instrução Normativa MPOG/SLTI 03, de 15 de maio de 2008, que estabelece as regras quanto à classificação, especificação, identificação, aquisição e alienação de veículos oficiais.

3. DESCRIÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS VEÍCULOS. 3.1. VEÍCULOS INSTITUCIONAIS – MODELO 1: 3.1.1. Deverão ser disponibilizados 05 (cinco) veículos tipo Sedan Executivo, com até 2 (dois) anos de

uso, na cor preta, com 05 portas, capacidade para 05 (cinco) passageiros, motor 1.8 cc no

mínimo, equipado com air bag duplo frontal, sistema antitravamento das rodas – ABS, ar condicionado, iluminação no banco traseiro, direção hidráulica ou elétrica, rádio AM/FM digital, CD player, película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), travas e vidros elétricos, devidamente licenciados, emplacados, e identificados como veículos oficiais, conforme anexo V da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo I deste Termo de Referência.

Page 4: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 4 de 30

3.1.2. Os veículos institucionais, com motoristas, permanecerão à disposição dos Conselheiros da Agência, na garagem do subsolo da Sede da ANATEL, localizada no Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Asa Sul, Brasília/DF, de segunda à sexta-feira no horário compreendido entre 07:00h e 22:00h, permanecendo na garagem, sem motoristas, após este horário, aos sábados, domingos e feriados.

3.1.3. Excepcionalmente, mediante a estrita necessidade do serviço, poderá ser autorizada a utilização dos veículos institucionais, com motorista, durante os fins de semana e feriados. Para tanto, deverá haver autorização prévia por parte da fiscalização do Contrato, que se dará, no máximo, até o último dia útil anterior ao da utilização do veículo.

3.1.4. Os veículos deverão ser recolhidos à garagem da Contratante diariamente, independente do horário de término dos serviços.

3.1.5. A Contratada deverá fornecer a identificação dos veículos modelo 1, nas duas portas dianteiras, como veículos institucionais, por meio de tarja adesiva em película de PVC 010, resistente, na cor azul marinho (pantone 2597 CV), medindo 40 mm x 268 mm, contendo a expressão “GOVERNO FEDERAL” escrita em letra na cor amarelo ouro (pantone 108 CV), tipo Britannic Bold, medindo 21 mm de altura, sombreada na cor prata, conforme especificações de identificação definidas na IN 03/2008 MPOG/SLTI – Anexo I deste Termo de Referência.

3.2. VEÍCULOS DE SERVIÇO COMUM – MODELO 3: 3.2.1. Deverão ser disponibilizados 06 (seis) veículos tipo Sedan Básico, com até 2 (dois) anos de uso,

na cor branca, com 05 portas, capacidade para 05 (cinco) passageiros, motor 1.0 cc no mínimo,

equipado com air bag duplo frontal, sistema antitravamento das rodas – ABS, ar condicionado, película de controle solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), travas e vidros elétricos, devidamente licenciados, emplacados e identificados como veículos oficias, conforme anexo VI da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, Anexo II deste Termo de Referência.

3.2.2. Os referidos veículos, com motoristas, permanecerão à disposição dos servidores, terceirizados e colaboradores da Agência, no estacionamento da Sede da ANATEL, localizada no Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Asa Sul, Brasília/DF, de segunda à sexta-feira no horário compreendido entre 07:00h e 20:00h. Após esse horário deverão ser recolhidos à garagem da Contratante para pernoite, onde deverão permanecer, sem motoristas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

3.2.3. Excepcionalmente, mediante a estrita necessidade do serviço, poderá ser autorizada a utilização dos veículos de serviço comum, com motorista, durante o fim de semana e feriados. Para tanto, deverá haver autorização prévia por parte da fiscalização do Contrato, que se dará, no máximo, até o último dia útil anterior ao da utilização do veículo.

3.2.4. Os veículos deverão ser recolhidos à garagem da Contratante diariamente, independente do horário de término dos serviços.

GOVERNO FEDERAL

Page 5: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 5 de 30

3.2.5. A Contratada deverá fornecer a identificação dos veículos modelo 3 como veículos de serviço comum, nas duas portas dianteiras, por meio de afixação de adesivo em manta magnética, conforme os termos e especificações de identificação definidas pelo artigo 20 da IN 03/2008 MPOG/SLTI, ANEXO II deste Termo de Referência, onde deverá constar o nome da ANATEL.

3.3. VEÍCULOS DE SERVIÇO COMUM – MODELO 5:

3.3.1. Deverá ser disponibilizado 01 (um) veículo utilitário com até 2 anos de uso; na cor branca;

capacidade para no mínimo 9 (nove) passageiros e 1.000 kg de carga; motor 1.4 flex ou

superior; potência de 80 cv (no mínimo); capaz de transpor passagem até o segundo

subsolo da ANATEL, a qual mede 2,5 m de altura e 2 m de largura; película de controle

solar para vidros (conforme Código de Trânsito Brasileiro), devidamente licenciado, emplacado e

identificado como veículo oficial, conforme anexo VI da IN 03/2008 do MPOG/SLTI.

3.3.2. O referido veículo deverá ser disponibilizado com motorista, sob demanda, em caráter eventual,

mediante requisição da Agência em função da necessidade de transporte de materiais ou

deslocamento de pessoas no Distrito Federal ou entorno na Sede da ANATEL, localizada no Setor

de Autarquias Sul, Quadra 6, Asa Sul, Brasília/DF, de segunda à sexta-feira no horário

compreendido entre 07:00h e 20:00h. Após a prestação do serviço o veículo deverá ser

recolhido, sob responsabilidade da Contratada, ás suas dependências.

3.3.3. Excepcionalmente, mediante a estrita necessidade do serviço, poderá ser autorizada a utilização

do veículo utilitário de serviço comum, com motorista, durante o fim de semana e feriados. Para

tanto, deverá haver autorização prévia por parte da fiscalização do Contrato, que se dará, no

máximo, até o último dia útil anterior ao da utilização do veículo.

3.3.4. A Contratada deverá fornecer a identificação dos veículos modelo 5 como veículos de serviço

comum, nas duas portas dianteiras, por meio de afixação de adesivo em manta magnética,

conforme os termos e especificações de identificação definidas pelo artigo 20 da IN 03/2008

MPOG/SLTI, ANEXO II deste Termo de Referência, onde deverá constar o nome da ANATEL.

A SERVIÇO DO GOVERNO FEDERAL

MP

USO EXCLUSIVO EM SERVIÇO

ANATEL

Page 6: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 6 de 30

3.4. DISPOSIÇÕES GERAIS 3.4.1 Os veículos acima especificados deverão ser fornecidos com motoristas e devidamente

abastecidos e limpos. 3.4.2 Não será permitido o uso de qualquer letreiro, marca ou logotipo que identifique a Contratada

ou terceiros nas viaturas, exceto os adesivos de identificação de veículo oficial, definidos na IN 03/2008 do MPOG/SLTI.

3. 4.3. Os veículos deverão possuir todos os acessórios de segurança na forma prevista na legislação que rege a matéria.

3. 4.4. A licitante deverá demonstrar que o veículo ofertado atende aos limites máximos de ruídos fixados nas Resoluções CONAMA n° 1, de 11/02/1993, e n° 272, de 14/09/2000, e legislação correlata, os quais serão aferidos pelas especificações técnicas do veículo disponibilizadas pelo fabricante.

3. 4.5. A licitante deverá demonstrar que o veículo ofertado atende aos limites máximos de emissão de poluentes provenientes do escapamento fixados no âmbito do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE, conforme Resoluções CONAMA n° 18, de 06/05/1986, e n° 315, de 29/10/2002, e legislação correlata, os quais serão aferidos pelas especificações técnicas do veículo disponibilizadas pelo fabricante.

3. 4.6. Os itens opcionais previstos para os modelos 1 e 3 têm por objetivo proporcionar um mínimo de conforto, comodidade e salubridade para os usuários dos veículos quando em deslocamento.

3. 4.7. Em função da obrigatoriedade no uso do equipamento suplementar de segurança passiva – Air Bag, na parte frontal dos veículos, estabelecida pela Lei 11.910/2009 e pela Resolução nº 311/2009, do Conselho Nacional de Trânsito, foi requisitado que este opcional figure entre as especificações dos veículos modelo 1 e modelo 3. Esta medida visa aperfeiçoar os requisitos de segurança para os passageiros e condutores dos veículos, reduzindo de maneira expressiva os danos causados em casos de colisão.

3. 4.8. Da mesma forma, foi solicitado sistema antitravamento das rodas – ABS, considerando o disposto na Resolução nº 380/2011 do Conselho Nacional de Trânsito, visando aperfeiçoar os requisitos de segurança para os passageiros e condutores dos veículos, na medida em que esse sistema, melhora a estabilidade do veículo durante o processo de frenagem, além de maior controle durante esse processo em pista escorregadia.

3. 4.9. O ar condicionado e a película de controle solar protegem os passageiros e o motorista durante o trajeto em função das altas temperaturas que predominam no Distrito Federal ao longo do ano. Tais condições climáticas geram grande desconforto e mal estar aos usuários dos veículos, especialmente durante congestionamentos, nos quais há o deslocamento de ar quente e poluição para dentro do veículo. Desta forma, justifica-se a exigência desses itens opcionais nos modelos 1 e 3.

A SERVIÇO DO GOVERNO FEDERAL

MP

USO EXCLUSIVO EM SERVIÇO

ANATEL

Page 7: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 7 de 30

3. 4.10. A requisição de travas e vidros elétricos para os veículos visa proporcionar segurança e agilidade aos passageiros, além da comodidade oferecida por estes itens, considerando que os veículos são destinados ao transporte dos dirigentes máximos da ANATEL, assim como de seus servidores, terceirizados e colaboradores. A trava elétrica ao causar o bloqueio do veículo automaticamente garante maior segurança durante o transporte.

3. 4.11. A solicitação do rádio AM/FM digital e CD player para o modelo 1 possibilita acesso a meio de comunicação fundamental para que os Conselheiros mantenham-se informados e atualizados com as notícias divulgadas no momento de seu trajeto, além de racionalizar seu tempo por permitir que os mesmos ouçam palestras ou cursos em CD durante seu deslocamento. Da mesma forma, a iluminação do banco traseiro possibilita a leitura de jornais, revistas, documentos e demais publicações de interesse dos Conselheiros.

3. 4.12. Os itens opcionais previstos para esta contratação estão em consonância com o artigo 29 da IN 03/2008 do MPOG/SLTI, conforme abaixo:

“Art. 29. O veículo oficial, de qualquer grupo, poderá ser adquirido com opcionais considerados

necessários à realização de determinada atividade ou à segurança, à salubridade e ao

mínimo conforto dos servidores e usuários, desde que de forma justificada.”

3. 4.13. A Contratada obriga-se a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões até o limite legal estabelecido no art. 65, § § 1º e 2º, inciso II, da Lei 8.666/93.

3. 4.14. Todos os modelos de veículos deverão ser movidos, preferencialmente, a combustíveis de origem renovável ou biocombustível, conforme estabelecido na Lei nº 9.660/98.

3. 4.15. A recomposição da quantidade de veículos por parte da Contratada, deverá ser atendida em até 48 horas a partir da comunicação formal da ANATEL.

3.4.16. A ANATEL não fica obrigada a solicitar a utilização do veículo Modelo 5. Sua utilização será

efetivada de acordo com as necessidades da área demandante.

3.4.17. A Contratada deverá fornecer veículos com até 2 (dois) anos de uso durante toda contratação.

3.4.18. Os veículos deverão apresentar-se em perfeito estado de conservação, manutenção e limpeza,

interna e externamente, e com a documentação exigida atualizada.

4. METODOLOGIA DO SERVIÇO. 4.1. As solicitações de deslocamento externo na ANATEL são processadas pelo Sistema de

Administração de Veículos – SAV (Sistema Interativo Informatizado da ANATEL), o qual dará origem ao formulário de Solicitação de Autorização de Veículo – SAV (Anexo III), com os itinerários definidos pela Agência de acordo com a necessidade dos serviços.

4.2. Os serviços serão prestados dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, com observância das recomendações aceitas pela melhor técnica e das normas e legislação, para atender às solicitações da ANATEL, nos seguintes termos:

4.2.1. Será disponibilizado acesso ao Sistema de Administração de Veículos - SAV à Contratada para que o Encarregado distribua as solicitações de deslocamento externo entre os motoristas disponíveis. Para tanto, o Encarregado deverá imprimir o formulário e entregar ao motorista designado para atendê-lo.

4.2.2. O veículo requisitado deverá ser disponibilizado impreterivelmente na hora marcada na SAV e permanecerá à disposição o tempo necessário à execução da tarefa. Quando solicitado, o veículo deverá permanecer no local de destino pelo prazo de até 30 minutos, aguardando o término do evento do usuário. Para deslocamentos superiores a 7 (sete) quilômetros, a espera será de até uma hora. Em ambos os casos, não haverá quaisquer ônus adicional para a Contratante.

Page 8: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 8 de 30

4.2.3. A contagem da quilometragem terá início no ato de embarque do passageiro e encerrar-se-á no momento de seu desembarque. O usuário deverá conferir a quilometragem do hodômetro com a registrada no formulário SAV, tanto no momento de seu embarque quanto no do seu desembarque, atestando os valores no formulário.

4.2.4. A solicitação do veículo utilitário - modelo 5 – será efetuada sob demanda, por meio do

preenchimento da SAV pelo servidor da área demandante do deslocamento de pessoas,

materiais ou pequenas cargas. Sua aprovação pelo responsável habilitado deverá ocorrer com

antecedência mínima de 4 (quatro) horas para a disponibilização do veículo.

4.2.5. Ao receber a SAV sob demanda o Encarregado deverá realizar ligação telefônica à Contratada

solicitando o encaminhamento do veículo à ANATEL no horário agendado.

4.2.6. A Contratada deverá disponibilizar o veículo sob demanda, na Sede da Anatel, 15 minutos antes

do horário previsto para uso da Agência.

4.2.7. O motorista deverá entregar as SAVs atestadas ao Encarregado para fins de registro e controle. 4.2.8. A quilometragem rodada será registrada no Sistema de Administração de Veículos – SAV, pelo

Encarregado, para fins de consolidação, relatório e pagamento. 4.3. A Contratada fica obrigada a subtrair da quilometragem rodada pelo veículo aquela utilizada

para abastecimento, manutenção ou qualquer deslocamento do veículo efetuado no seu próprio interesse.

4.4. A Contratada deverá apresentar mensalmente planilha de consolidação da quilometragem percorrida no mês por veículo, acompanhada dos formulários de Solicitação de Autorização de Veículo – SAV, e do formulário de controle diário de veículos emitidos no mês de referência, devidamente preenchidos, datados e assinados.

4.5. Será objeto de cobrança, apenas a quilometragem registrada nos formulários de Solicitação de Autorização de Veículo – SAV, constante das requisições de deslocamento pela estrita necessidade do serviço externo por parte dos servidores e colaboradores da ANATEL.

4.6. O condutor do veículo deverá conduzir o passageiro impreterivelmente ao local de destino determinado na SAV, tanto no trecho de origem quanto no de destino, sem alterar o itinerário registrado, ainda que a alteração seja solicitada pelo passageiro do veículo.

4.7. A contratada deverá definir a escala de revezamento dos motoristas, para atender ao horário de prestação do serviço, providenciando substituições e trocas de turno caso haja necessidade.

4.8. A Contratada deverá fornecer todos os insumos em geral necessários à prestação do serviço, tais como, computadores, impressoras, telefones celulares e materiais de consumo (papel, tinta ou toner para a impressora e demais materiais de expediente). A instalação dos equipamentos no local da prestação do serviço será a cargo da Contratada.

4.9. Os serviços contratados serão implantados em até 05 (cinco) dias da assinatura do Contrato. 5. DO ENCARREGADO 5.1. A Contratada disponibilizará encarregado(s) capacitado(s) e em número suficiente para o bom desempenho do serviço. 5.2. O encarregado não terá qualquer vínculo empregatício com a ANATEL. 5.3. Todos os custos e despesas pessoais do(s) encarregado(s) são de responsabilidade da Contratada e estarão inclusos no valor do quilômetro rodado. 5.4. O Encarregado será responsável, dentre outras, pelas atividades relacionadas abaixo:

a) Receber requisições SAVs e providenciar veículo e motorista para atendimento; b) Controlar a escala diária, movimentação e frequência dos motoristas; c) Escalar motoristas para tarefas em finais de semana, feriado ou em horário especial, quando requisitado;

Page 9: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 9 de 30

d) Inspecionar, diariamente, antes do início das atividades, os veículos disponibilizados, verificando a conservação, limpeza e o pleno funcionamento; e) Dotar o motorista designado com numerário suficiente para atendimento da missão programada; f) Coordenar a execução dos serviços, de forma a obter um resultado eficaz, mantendo todas as dependências objeto dos serviços sempre em perfeita ordem, bem como manter permanente contato com a unidade fiscalizadora do Contratante sobre a execução do contrato; g) Verificar se todo o pessoal está devidamente uniformizado, atentando para os detalhes de higiene pessoal (barba, cabelo, unhas etc.) e de higiene das roupas; h) Manter a ordem, a disciplina, o respeito dos empregados da Contratada, orientando e instruindo seus subordinados na forma de agir; i) Não permitir que os empregados da Contratada se dirijam ao usuário para tratar de assuntos particulares ou não relacionados ao serviço do transporte; j) Proceder às sanções disciplinares e, se for o caso, a substituição do profissional da Contratada que não atender às recomendações da Contratante; k) Atender e reportar-se exclusivamente ao gestor/fiscal do contrato (representante da Contratante), visando o perfeito controle de atendimentos, conforme artigo 68 da Lei 8.666/93; l) Fazer o controle e gerenciamento da presença dos profissionais da Contratada, acompanhando, diariamente sua correta marcação, sob a supervisão do fiscal do contrato, e encaminhando ao fiscal as folhas de frequência junto com a documentação anexada ao documento de cobrança; m) Controlar, conferir e encaminhar, ao gestor/fiscal do contrato, os relatórios e formulários, diários e/ou mensais, próprios da Contratante; n) Coordenar os empregados de forma a evitar atrito ou confronto, de qualquer natureza, com servidores ou visitantes, buscando, em caso de dúvida, esclarecimentos e orientações junto à unidade fiscalizadora da Contratante.

5.5. A Contratada deverá manter um Encarregado nas dependências da Contratante, no período necessário para execução do contrato. Eventualmente, mediante solicitação prévia, poderá ser requisitada sua presença em finais de semana ou feriados.

5.6. O Encarregado será previamente submetido ao aceite da unidade gestora do serviço e deverá atender aos seguintes requisitos: 5.6.1. Ensino médio completo, no mínimo; 5.6.2. Conhecimento Básico em Informática, especialmente nos softwares Word, Excel,

Internet Explorer e Outlook; 5.7. Além da formação exigida para cada atividade, recomenda-se que o profissional se enquadre no

seguinte perfil: 5.7.1. Boa comunicação interpessoal e capacidade de liderança; 5.7.2. Comportamento cortês e prestativo; 5.7.3. Aptidão para o trabalho em equipe; 5.7.4. Ser disciplinado, proativo e participativo; 5.7.5. Capacidade para enfrentar desafios e propor soluções aos problemas apresentados;

5.8. O Encarregado não terá qualquer vínculo empregatício com a ANATEL. 5.9. O valor do quilômetro rodado contemplará o custo do Encarregado. 5.10. O custo do Encarregado deverá ser rateado, sendo 58% (cinquenta e oito por cento) na planilha

de custos do veículo modelo 1 e 42% (quarenta e dois por cento) na planilha de custos do modelo 3.

Page 10: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 10 de 30

5.11. Tal exigência observou a mesma proporção existente entre as franquias definidas para os respectivos modelos, de forma que não haja prejuízos decorrentes da perda de economia de escala e de forma a inviabilizar o chamado “jogo de planilha”.

6. O MOTORISTA. 6.1. Os motoristas não terão qualquer vínculo empregatício com a ANATEL. 6.2. Todos os custos e despesas pessoais dos motoristas são de responsabilidade da Contratada e

estarão inclusos no valor do quilômetro rodado. 6.3. A Contratada disponibilizará motoristas capacitados e em número suficiente para o bom

desempenho do serviço. 6.4. Os profissionais designados para conduzir os veículos deverão possuir as seguintes

habilidades/pré-requisitos: 6.4.1. Experiência profissional de pelo menos 6 meses. 6.4.2. Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categoria “B”. 6.4.3. Ensino fundamental completo (mínimo). 6.4.4. Curso de Direção Defensiva realizado nos últimos dois anos. 6.4.5. Curso de Primeiros Socorros.

6.5. Além da formação exigida para cada atividade, recomenda-se que o profissional se enquadre no seguinte perfil: 6.5.1. Boa comunicação interpessoal e capacidade de liderança; 6.5.2. Comportamento cortês e prestativo; 6.5.3. Aptidão para o trabalho em equipe; 6.5.4. Ser disciplinado, proativo e participativo; 6.5.5. Capacidade para enfrentar desafios e propor soluções aos problemas apresentados; 6.5.6. Conhecer a região metropolitana do Distrito Federal.

6.6. Será exigida a comprovação dos requisitos acima relacionados nos itens, até 5 (cinco) dias úteis após a assinatura do contrato, na forma a seguir requerida:

6.6.1. Comprovante de escolaridade: apresentação de diploma, certificado ou declaração, fornecido por estabelecimento regular de ensino, devidamente autorizado e/ou reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC, atestando a conclusão de grau requerida, conforme exigido no presente instrumento;

6.6.2. Comprovante da realização do Curso de Direção Defensiva; 6.6.3. Comprovante da realização do Curso de Primeiros Socorros; 6.6.4. Comprovante de Habilitação nas categorias exigidas; 6.6.5. Comprovante de vínculo empregatício com a Contratada – cópia da Carteira de

Trabalho ou Contrato de Trabalho ou Registro de Empregado (Ministério do Trabalho e Emprego - MTE);

6.6.6. Comprovante da experiência profissional: apresentação da cópia da Carteira de Trabalho.

6.7. Os motoristas dos veículos deverão trajar uniformes conforme especificado a seguir: 6.7.1. Modelo 1 – Terno preto, camisa social, gravata, cinto, meia e sapato social. 6.7.2. Modelo 3 e 5 – Calça social, camisa social de manga longa, gravata, cinto, meia e

sapato social. 7. FRANQUIA MENSAL DE QUILOMETRAGEM 7.1. Será garantida a franquia mensal de 4.000 (quatro mil) quilômetros para o total dos 5 (cinco)

veículos do modelo 1 e de 3.000 (três mil) quilômetros para o total dos 6 (seis) veículos do modelo 3.

Page 11: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 11 de 30

7.2. A franquia aqui fixada foi calculada com base mensal, compensando-se os meses nos quais a quilometragem foi ultrapassada com os que não atingiram o limite fixado.

7.3. A quilometragem efetivamente rodada, que exceder à franquia mensal garantida será compensada subtraindo-se a quilometragem não utilizada no mês anterior ao mês de referência, caso haja. Se não houver créditos em favor da ANATEL, os quilômetros rodados além da franquia garantida serão pagos à Contratada.

7.4. Não haverá franquia mínima garantida para o veículo modelo 5, tendo em vista o seu uso ser eventual, com grande inconstância no seu uso, o que dificulta a fixação de tal quantitativo.

8. DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA 8.1. A despesa com a execução deste Contrato ocorrerá à conta de Créditos Orçamentários

consignados à Agência Nacional de Telecomunicações, Contratante, Programa de Trabalho nº 24.122.2117.2000.0001 – Administração da Unidade, natureza da despesa nº 33390.33.03 – Locação de Meios de Transporte – Veículos e para ressarcimento nº 33390.93.02 – Indenizações e Restituições, e Identificador de despesa – ID, nº 16991.

9. DEMANDA E ESTIMATIVA DA QUILOMETRAGEM MENSAL A SER CONTRATADA. 9.1. A demanda decorre da necessidade de alocar 05 veículos modelo 1, de uso exclusivo, para

atender ao deslocamento externo dos 05 membros do Conselho Diretor da ANATEL; 06 (seis) veículos modelo 3, para o uso compartilhado dos servidores, terceirizados e colaboradores da Agência em suas necessidades de deslocamento a serviço externo; e 1(um) veículo utilitário, sob demanda, modelo 5, para o transporte de pessoas, documentos e pequenas cargas.

9.2. Estima-se a quilometragem mensal a ser contratada para os veículos do modelo 1 em 5.500 km/mês(cinco mil e quinhentos). Para tanto, foi considerada a média dos quilômetros rodados mensalmente pelos veículos nos anos de 2011 e 2012, extraídos das planilhas de controle dos veículos, conforme tabela abaixo:

ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

2011 ** 10.736 ** 9.065 12.102 7.675 8.628 12.666 10.322 11.894 10.940 8.817

2012 9.716 8.537 9.582 5.168 4.602 4.369 4.563 - - - - -

Projeção 2012 *

-

- - - - - - 6.333 5.161 5.947 5.470 4.408

* Projeção para 2012. ** Não foram encontrados dados dos meses de janeiro e março de 2011.

9.2.1. Anos anteriores não foram considerados nesta estimativa por não configurarem termo de comparação entre as quilometragens percorridas e a que se pretende contratar, tendo em vista redução na quilometragem rodada. A partir de abril de 2012, observou-se uma redução na quilometragem mensal percorrida. Por esta razão, estima-se que esta redução se mantenha até o final do ano de 2012, realizando apenas 50% da quilometragem rodada nos meses de agosto a dezembro de 2011.

9.2.2. Em alinhamento com este entendimento, para previsão da quilometragem a ser contratada para atender à demanda pelo veículo institucional tomou-se a quilometragem rodada nos meses de abril a julho e somou-se a ela a projeção da quilometragem a ser rodada nos meses de agosto a dezembro de 2012, perfazendo um total de 46.021 (quarenta e seis mil e vinte e um) quilômetros anuais, 5.113 (cinco mil, cento e treze) quilômetros mensais. Estimou-se percorrer 5.500 (cinco mil e quinhentos) km/mês, com franquia mínima mensal garantida de 4.000 (quatro mil) km/mês, levando-se em consideração potenciais aumentos da demanda de serviço externo dos conselheiros.

9.3. Para a estimativa da quilometragem mensal a ser contratada para os veículos do modelo 3 foi considerada a média mensal anual dos quilômetros rodados pelos veículos de serviço comum

Page 12: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 12 de 30

nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012, extraídos do Sistema de Administração de Veículos – SAV, conforme tabela abaixo:

Quilometragem Mensal da Frota – 2009

VEÍCULO PLACA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

LOGAN JHB5150 0 0 0 0 0 0 0 0 167 742 679 816

LOGAN JHB5180 0 0 0 0 0 0 0 0 305 858 619 868

LOGAN JHB5190 0 0 0 0 0 0 0 0 141 844 778 961

LOGAN JHB8300 0 0 0 0 0 0 0 0 95 952 872 805

LOGAN JIE7598 0 0 0 0 0 0 0 0 128 672 622 829

LOGAN JIE7568 0 0 0 0 0 0 0 0 169 619 637 689

TOTAL DE KM MÊS 0 0 0 0 0 0 0 0 1005 4687 4207 4968

9.3.1. A quilometragem média do ano de 2009 foi obtida pelo somatório dos meses de outubro a dezembro - 13.862 km/ano, dividindo-se esse total por 3, perfazendo a média e 4.620 km mensais rodados no ano de 2009.

9.3.2. O mês de setembro foi desprezado por não apresentar dados em sua totalidade. Quilometragem Mensal da Frota – 2010

VEÍCULO PLACA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

LOGAN JHB5150 427 545 290 785 873 651 497 1183 411 0 0 0

LOGAN JHB5180 331 322 953 634 588 696 482 1347 326 7 0 0

LOGAN JHB5190 404 604 1459 1010 1104 882 702 1181 336 9 0 0

LOGAN JHB8300 428 448 850 607 558 531 706 1206 247 0 0 0

LOGAN JIE7598 364 335 670 609 1156 705 521 1137 100 0 0 0

LOGAN JIE7568 366 577 1237 658 831 921 572 680 190 0 0 0

TOTAL DE KM MÊS 2320 2831 5459 4303 5110 4475 3480 6734 1610 16 0 0

9.3.3. A quilometragem média do ano de 2010 foi obtida pelo somatório dos meses de janeiro a agosto – 34.712 km/ano, dividindo-se esse total por 8, perfazendo a média e 4.339 km mensais rodados no ano de 2010.

9.3.4. Os meses de setembro a dezembro não foram considerados por não apresentarem dados em sua totalidade, considerando que houve a descontinuidade no contrato de locação de veículos neste período.

Quilometragem Mensal da Frota – 2011

VEÍCULO PLACA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

LOGAN JHB5150 0 91 477 647 478 876 581 1095 695 853 951 858

LOGAN JHB5180 0 73 408 644 760 1486 675 373 879 826 488 782

LOGAN JHB5190 0 168 954 593 427 603 732 1449 936 715 759 619

LOGAN JHB8300 0 187 439 422 389 550 606 789 884 960 595 1102

LOGAN JIE7598 0 132 288 281 512 568 440 851 611 599 598 682

LOGAN JIE7568 0 164 306 426 543 491 380 895 511 539 583 659

TOTAL DE KM MÊS 0 815 2872 3013 3109 4574 3414 5452 4516 4492 3974 4702

9.3.5. A quilometragem média do ano de 2011 foi obtida pelo somatório dos meses de março a

dezembro – 40.118 km/ano, dividindo-se esse total por 10, perfazendo a média e 4.012 km mensais rodados no ano de 2011.

9.3.6. Os meses de janeiro e fevereiro foram desprezados por não apresentar dados em sua totalidade, considerando que houve a descontinuidade no contrato de locação de veículos neste período.

Page 13: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 13 de 30

Quilometragem Mensal da Frota – 2012

VEÍCULO PLACA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

LOGAN JHB5150 545 487 963 415 798 563 435 0 0 0 0 0

LOGAN JHB5180 434 514 806 610 521 639 471 0 0 0 0 0

LOGAN JHB5190 464 434 590 255 557 368 461 0 0 0 0 0

LOGAN JHB8300 685 585 815 662 579 642 445 0 0 0 0 0

LOGAN JIE7598 470 451 648 511 464 480 441 0 0 0 0 0

LOGAN JIE7568 507 437 707 535 546 722 256 0 0 0 0 0

TOTAL DE KM MÊS 3105 2908 4529 2988 3465 3414 2509 0 0 0 0 0

9.3.7. A quilometragem média do ano de 2012 foi obtida pelo somatório dos meses de janeiro a julho – 22.918 km/ano, dividindo-se esse total por 7, perfazendo a média e 3.274 km mensais rodados no ano de 2012.

9.3.8. A consolidação da quilometragem média mensal rodada nos quatro anos em análise pode ser avaliada por meio da tabela a seguir:

2009

2010

2011

2012

2009

a 2012

ÚLTIMOS 12

MESES

Média da quilometragem mensal rodada no ano

4.620

4.339

4012

3.274

4.061

3.913

9.3.9. Observa-se um declínio anual na média mensal da quilometragem rodada no período de 2009 à

2012, por esta razão, foi estimada a demanda de 4.000 quilômetros mensais para os veículos de serviço comum, modelo 3, com franquia mensal garantida de 3.000 quilômetros, ambas definidas considerando-se o ano de 2012, bem como a média dos últimos 12 meses.

9.3.10. Os dados elencados para análise do modelo 3 foram extraídos do Sistema de Administração de Veículos - SAV.

9.4. Para estimar a quilometragem a ser contratada para o veículo do modelo 5 de 300 (trezentos) km/mês, foi considerada a média dos quilômetros rodados mensalmente por esse veículo nos anos de 2011 e 2012, extraídos do Sistema SAV, excluindo-se a quilometragem utilizada para transporte de malotes ao correio, a qual era realizada por este veículo. Nesta contratação, o transporte ao correio está prevista para ser realizada pelos veículos de serviço comum, modelo 3.

9.5. Foi considerado ainda que o objetivo maior da contratação deste veículo é o transporte de materiais e pequenas cargas da Sede da ANATEL até a UO Sobradinho, a qual mantém a distância de aproximadamente 50 (cinquenta) km da Sede da ANATEL. Diante do exposto, estimou-se 6 (seis) viagens ao mês, perfazendo uma média de 300 (trezentos) km/mês.

ANO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

2011 - 189 83 181 199 371 292 430 1043 203 304 255

2012 323 328 305 306 553 482 - - - - - * Dados extraídos do Sistema de Administração de Veículos – SAV.

10. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

Page 14: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 14 de 30

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA INFRAÇÃO APLICÁVEL

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO

10.1. Admitir, administrar, coordenar e avaliar, sob sua exclusiva responsabilidade, os profissionais necessários à locação objeto desta contratação.

GRAVE

10.2. Designar formalmente um Encarregado, no ato da assinatura do contrato, com poderes para operacionalizar o contrato, assumindo o gerenciamento de todas as atividades inerentes ao seu fiel cumprimento.

GRAVE

10.3. Gerenciar os serviços contratados e responsabilizar-se administrativamente por todos os profissionais alocados aos serviços, por intermédio do Encarregado.

GRAVE

10.4. Garantir a execução da locação, de acordo com as normas específicas vigentes, sem interrupção, substituindo, sem ônus para a Anatel, a ausência do Encarregado e motoristas, independentemente do motivo.

GRAVE

10.5. Responsabilizar-se pelo transporte de seus empregados, por meios próprios ou mediante fornecimento de vale-transporte, para cobertura do trajeto residência/local do trabalho e vice-versa.

LEVE

10.6. Transportar, respeitado o cumprimento do item 10.5., seus empregados nos casos de paralisação de transportes coletivos superior a 2 dias, sem prejuízo da glosa correspondente aos dias de ausência.

LEVE

10.7. Disponibilizar profissionais para a execução dos serviços nos horários determinados pela Contratante, assumindo total e exclusiva responsabilidade pelo cumprimento integral do objeto desta contratação.

GRAVE

10.8. Substituir em 48 horas a partir da comunicação formal, salvo por motivo justificado a critério do Gestor do Contrato, aquele cuja atuação, permanência ou comportamento forem julgados prejudiciais e inconvenientes à execução dos serviços ou às normas da Anatel.

MÉDIA

10.9. Capacitar a equipe de profissionais alocada aos serviços desta contratação sempre que se fizer necessário, considerando a evolução ou mudança metodológica ou tecnológica.

LEVE

10.10. Transmitir, aos seus profissionais, as informações atinentes às atividades desta contratação obtidas junto à ANATEL.

LEVE

10.11. Manter os profissionais devidamente identificados e uniformizados, fornecendo conjuntos de uniforme como disposto no respectivo Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo de Trabalho, vedado o desconto dos respectivos custos nos salários.

LEVE

10.12. Fornecer no mínimo 2 conjuntos de uniforme, ao iniciar o contrato e 1 a cada semestre, vedado o desconto dos respectivos custos nos salários, no caso de omissão da obrigatoriedade de fornecimento de uniformes no Acordo, Convenção ou Dissídio

MÉDIA

Page 15: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 15 de 30

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA INFRAÇÃO APLICÁVEL

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO

Coletivo de Trabalho.

10.13. Responder por quaisquer prejuízos ou danos materiais e pessoais que seus empregados ou Encarregados causarem à ANATEL, ou a terceiros, dolosa ou culposamente, decorrentes de ação ou omissão, procedendo imediatamente os reparos ou indenizações cabíveis e assumindo o ônus e responsabilidade decorrentes.

GRAVE

10.14. Controlar, em conjunto com a Contratante, os materiais e bens sob a guarda da Contratada que se responsabilizará pelos danos e extravios a que der causa, ficando obrigada ao ressarcimento, respeitada a identidade dos objetos.

GRAVE

10.15. Acatar as recomendações da fiscalização da Contratante, facilitando a ampla ação desta, com pronto atendimento aos pedidos de esclarecimento porventura solicitados.

MÉDIA

10.16. Comunicar à ANATEL, por escrito, qualquer anormalidade verificada na execução da locação e prestar os esclarecimentos necessários.

LEVE

10.17. Atender as normas de higiene, medicina e segurança do trabalho durante a execução dos serviços.

GRAVE

10.18. Responsabilizar-se pelos encargos fiscais, comerciais, previdenciários e obrigações sociais previstos na legislação social e trabalhista em vigor, obrigando-se a saldá-los na época própria, uma vez que os seus empregados não manterão nenhum vínculo empregatício com a contratante.

GRAVE

10.19. Responsabilizar-se pelos encargos de possível demanda trabalhista, civil ou penal, relacionadas à execução do contrato. GRAVE

10.20. Responsabilizar-se pelas providências e obrigações estabelecidas na legislação específica de acidentes do trabalho. GRAVE

10.21. Impedir que os seus empregados se pronunciem em nome da ANATEL. GRAVE

10.22. Manter sob sigilo, não divulgando dados, informações, documentos e processos aos quais tiver acesso em decorrência da execução do serviço.

GRAVE

10.23. Cumprir os prazos estabelecidos para as atividades definidas no contrato. GRAVE

10.24. Manter durante a vigência, todas as condições que ensejaram a contratação, particularmente no que tange à regularidade fiscal e obrigações trabalhistas e previdenciárias.

GRAVE

10.25. Cumprir quaisquer dos itens do edital e seus anexos não previstos nesta tabela de obrigações. MÉDIA

Page 16: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 16 de 30

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA INFRAÇÃO APLICÁVEL

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO

10.26. Cumprir quaisquer dos itens do edital e seus anexos não previstos nesta tabela de obrigações, após reincidência formalmente notificada pelo Agente Fiscalizador.

GRAVE

10.27. Entregar os salários, vales-transporte e/ou tíquete-refeição nas datas avençadas. MÉDIA

10.28. Não subcontratar, ceder ou transferir, total ou parcialmente, o objeto contratado. GRAVE

10.29. Disponibilizar até 05 (cinco) dias úteis após a assinatura do contrato os seguintes documentos: a) dos veículos: cópia autenticada do Certificado de Registro de

Veículo – CRV com licenciamento atualizado e apólice de seguro geral/total;

b) dos motoristas: Carteira Nacional de Habilitação – CNH válida; c) dos empregados (motoristas e Encarregado): cópia

autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS referente às páginas de identificação e do registro de contrato de trabalho.

GRAVE

10.30. Dotar os veículos com seguro geral/total contra sinistros e contemplar no caso de APP/Morte ou Invalidez o valor mínimo correspondente a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por passageiro;

GRAVE

10.31. Atualizar os dados, junto ao Agente Fiscalizador da Contratante, em caso de troca de qualquer veículo, motorista e/ou Encarregado.

LEVE

10.32. Exercer rígido controle com relação à validade da Carteira Nacional de Habilitação de cada motorista, verificando se a categoria é compatível com os serviços prestados, bem como manter regularizada a documentação do veículo e validade de equipamentos obrigatórios (ex: validade carga/extintor de incêndio).

GRAVE

10.33. Substituir o veículo que não se apresente em perfeitas condições de utilização, no prazo máximo de 24 horas. GRAVE

10.34. Permitir, a qualquer tempo, a realização de inspeção nos veículos colocados à disposição da Anatel, com a finalidade de verificar as condições de conservação, manutenção, segurança e limpeza ou aferição de hodômetro.

LEVE

10.35. Disponibilizar para uso do Encarregado, no cumprimento de suas atividades nas dependências da Unidade Gestora, os seguintes materiais/equipamentos: microcomputador, multifuncional (impressora, copiadora e scanner), material de expediente, inclusive papel e meio de telecomunicação entre os motoristas, Encarregado e Contratada.

GRAVE

Page 17: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 17 de 30

OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA INFRAÇÃO APLICÁVEL

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO

10.36. Substituir, em caso de avaria mecânica ou acidente de trânsito, o veículo avariado/acidentado no intervalo de até 24 horas, a partir da comunicação feita pela Contratante.

GRAVE

10.37. Receber as Solicitações de Autorização de Veículo (SAV) ou documento equivalente da Anatel, para fins de utilização dos serviços, designar o veículo e motorista para atendimento da requisição e registrar a quilometragem percorrida, a autorização devida, a assinatura e demais observações atinentes ao percurso.

GRAVE

10.38. Assumir as despesas com os veículos colocados à disposição da Anatel referentes a: combustível, manutenção, acidentes, remoção dos veículos, multas, pedágio, travessias, diárias, impostos, estacionamento, taxas, licenciamentos, seguro geral, identificação dos veículos como veículos oficiais, serviços de chaveiro e outras que incidam direta ou indiretamente sobre a locação ora contratada, excetuadas as despesas com pedágio e estacionamento, que serão ressarcidas pela Contratante.

MÉDIA

10.39. Fornecer meio de comunicação entre o Encarregado, os motoristas e a Contratante, arcando com o ônus de sua utilização.

MÉDIA

10.40. Informar à Contratante qualquer irregularidade que ocorrer com o velocímetro, com seus lacres ou com o hodômetro, devendo neste caso ser apurada a medição da quilometragem devida e a correção providenciada de imediato.

GRAVE

10.41. Deixar de empregar pessoas que sejam cônjuge, companheiro ou parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até terceiro grau, dos servidores, empregados requisitados ou detentores de cargos em comissão da Contratante.

MÉDIA

10.42. Exigir que os motoristas portem documentação própria e do veículo para apresentação, sempre que exigido, bem como crachá de identificação fornecido pela Contratante.

GRAVE

10.43. Recolher os veículos modelos 1 e 3 à garagem da Contratante para pernoite, diariamente, quando disponibilizados para a Contratante, independentemente do horário de término dos serviços.

GRAVE

11. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

11.1. Apresentar suas normas internas na assinatura do contrato; 11.2. Permitir acesso dos empregados da Contratada ao local de execução dos serviços; 11.3. Impedir que terceiros estranhos ao contrato executem o serviço; 11.4. Prestar as informações e os esclarecimentos solicitados pela Contratada; 11.5. Efetuar o pagamento no prazo previsto no contrato; 11.6. Coordenar e monitorar as ações pertinentes ao desenvolvimento das atividades

executadas pela Contratada; 11.7. Comunicar à Contratada as irregularidades relacionadas com a execução dos serviços;

Page 18: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 18 de 30

11.8. Fiscalizar e acompanhar a execução do objeto contratado e efetuar inspeção nos veículos à sua disposição, quando julgar necessário, com a finalidade de verificar as condições de conservação, manutenção e limpeza;

11.9. Exigir o afastamento e/ou substituição, nos prazos estipulados, de qualquer empregado da Contratada ou Encarregado cuja atuação, permanência ou comportamento forem julgados prejudiciais e inconvenientes à execução dos serviços ou às normas da Anatel;

11.10. Rejeitar, no todo ou em parte, o serviço executado em desacordo com o contrato; 11.11. Disponibilizar garagem ou estacionamento para os veículos objeto dessa contratação na

Sede da Anatel (garagem do subsolo).

12. ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO. 12.1. A gestão do Contrato proveniente deste processo será de responsabilidade da ADADI, tendo

como gestor o Gerente de Administração de Serviços de Infraestrutura, Material e Segurança Institucional, nomeado por Portaria de acordo com o Decreto nº 2338/97, em conformidade com a Portaria nº 410, de 10/06/2009, publicada no DOU em 26/06/2009, e alterações posteriores, e Portaria nº 696, de 29/06/2007, e alterações posteriores, publicada no Boletim Interno em 22/06/2009.

12.2. O acompanhamento e a fiscalização contratual será de responsabilidade do(s) Agentes(s) Fiscalizador(es), designados(s) por Portaria, cabendo a este(s) anotar(em) no formulário Registro de Ocorrências, disponível no Sistema de Controle e Acompanhamento de Contratos (SICAC), todas as ocorrências verificadas durante a execução do contrato, gerando Relatório de Execução Contratual (conformidade dos serviços prestados de acordo com os termos contratuais), determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados, com fundamento no art. 5º, inciso III, da Portaria nº 696/2007 e alterações posteriores, c/c §1º, art. 67 da Lei nº 8.666/93.

12.3. O atesto do documento de cobrança será feito pelo Gestor em conjunto com o Fiscal do Contrato.

12.4. Para dar inicio à locação, será promovida reunião inicial, para o esclarecimento das obrigações contratuais, devidamente registrada em Ata.

12.5. A fiscalização não exclui nem reduz a responsabilidade da Contratada pelos danos causados à Contratante ou a terceiros, decorrentes de ato ilícito na execução do Contrato, ou por qualquer irregularidade e, na ocorrência desta, não implica em co-responsabilidade da Contratante.

12.6. Ficam indicados como Agentes Fiscalizadores, a serem nomeados em Portaria, as seguintes servidoras: 12.4.1. Titular: Rosemary da Silva Bittencourt – ADADI4. 12.4.2. Substituto: Gisella Nunes de Souza Alves – ADADI4.

12.7. A base de medição da contratação dos veículos modelos 1, 3 e 5 é a quilometragem rodada auferida no mês de referência. O instrumento de medição dos quilômetros rodados será o hodômetro do veículo, com a notação da quilometragem no formulário SAV no início e no fim do trajeto. Além do formulário SAV, a quilometragem do hodômetro será registrada na planilha de registro de quilometragem a ser mantida no veículo até o término do mês de referência. Posteriormente o fiscal do contrato efetuará a verificação da conformidade da quilometragem total cobrada na nota fiscal com a quilometragem registrada nas SAVs.

12.8. O passageiro transportado também atua como agente fiscalizador do processo, na medida em que verifica se a quilometragem presente no hodômetro no momento da partida e da chegada correspondem à registrada no formulário SAV.

Page 19: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 19 de 30

12.9. Quaisquer exigências da fiscalização, inerentes ao objeto do Contrato, deverão ser prontamente atendidas pela Contratada, sem ônus para ANATEL.

12.10. A fiscalização terá livre acesso aos locais de trabalho do Encarregado e motoristas da Contratada, para assegurar-se de que as tarefas estejam sendo executadas na forma preestabelecida.

12.11. Conforme previsto no art. 68 da Lei 8666/93, a Contratada deverá designar um preposto, responsável por administrar, gerenciar, orientar, controlar e acompanhar a execução dos serviços e representar a Contratada, o qual deverá se reportar ao Gestor e ao Fiscal deste Contrato.

13. AVALIAÇÃO DA CONTRATADA E ACEITE DOS SERVIÇOS. 13.1. Os serviços prestados pela Contratada serão avaliados, mensalmente, por intermédio dos

relatórios de conformidade dos serviços e dos registros de ocorrências, ambos realizados no Sistema de controle e Acompanhamento de Contratos - SICAC, em consonância com os seguintes aspectos: 13.1.1. Resultados alcançados em relação à Contratada, com a verificação dos prazos de

execução e da qualidade demandada; 13.1.2. Os recursos humanos empregados, em função da quantidade e da formação profissional

exigidas; 13.1.3. A qualidade e quantidade dos recursos materiais utilizados; 13.1.4. A adequação dos serviços prestados à rotina de execução estabelecida; 13.1.5. O cumprimento das demais obrigações decorrentes do contrato;

13.2. Para a avaliação mensal dos serviços da contratada, será utilizado o modelo de formulário constante do Anexo IV a este Termo de Referência.

14. UNIDADE DE MEDIDA 14.1. Será adotado como unidade de medida desta contratação o quilômetro rodado. 15. VALOR GLOBAL E MENSAL DOS SERVIÇOS E DO CUSTO ESTIMADO DA CONTRATAÇÃO 15.1. A ANATEL pagará á Contratada, pelo objeto deste Contrato, o somatório dos quilômetros

rodados por todos os veículos de determinado modelo, multiplicado pelo valor atribuído a seu respectivo quilômetro rodado, considerando o valor da franquia e da quilometragem excedente no caso dos modelos 1 e 3. O pagamento do veículo sob demanda será efetuado levando-se em conta os quilômetros efetivamente rodados multiplicados pelo valor do quilômetro.

15.2. Na formação do preço do quilômetro rodado, a Contratada deverá incluir todas as despesas e custos diretos e indiretos necessários à perfeita execução do contrato no que diz respeito à disponibilização dos veículos, tais como, salários e encargos sociais de seus empregados, seguros, licenciamentos, despesas administrativas, operacionais, lucro, tributos, manutenção, combustível, lubrificantes, pneus e demais despesas ou custos incidentes nesta contratação.

15.3. O custo do pedágio e estacionamento, proveniente do deslocamento solicitado pela ANATEL, não deverá compor o valor do quilômetro rodado, seu pagamento deverá ser efetuado pela Contratada e será posteriormente ressarcido pela Contratante, sem retenção de tributos na fonte, mediante apresentação de recibo, juntamente com os originais dos comprovantes de pagamento de estacionamento e pedágio, os quais deverão estar atestados pelos passageiros do veículo.

15.4. Para definir a estimativa de valor a ser contratado foi realizada pesquisa de mercado junto às seguintes locadoras de veículos: Ipanema Empresa de Serviços Gerais e Transportes, Brunauto

Page 20: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 20 de 30

Transportes, Disbrave Locadora de Veículos, Stillo Auto Locadora, Pantanal Veículos, Giro Locadora de Veículos, Localiza Rent a Car, Siga Rent a Car, Its Rent a Car, GH Tour e Unique Rent a Car.

15.5. Dentre as empresas consultadas, apresentaram cotação de preços as empresas Pantanal, Brunauto, Disbrave e Unique.

15.6. As empresas Stillo, Giro, Localiza e Siga não se manifestaram. 15.7. As empresas GH Tour, Ipanema, e Its Rent a Car responderam que não possuiam interesse na

contratação. 15.8. A previsão da quilometragem mensal efetivamente rodada pelos veículos de serviço comum foi

efetuada pela média dos últimos 12 meses, constante da tabela apresentada no item 9.3.8. No que se refere ao veículo institucional, a previsão da quilometragem mensal a ser efetivamente rodada foi definida com base na média rodada nos meses de abril a julho de 2012, somada à projeção dos meses de agosto a dezembro de 2012, tendo em vista a redução na quilometragem rodada.

15.9. A estimativa do valor do quilometro rodado a ser praticado nesta contratação foi definida a partir da média dos preços fornecidos pelas empresas do setor privado.

15.10. Além da pesquisa de mercado, foi efetuado contato com órgãos do setor público com o intuito de obter informações sobre o processamento do transporte de pessoas e materiais a serviço em seu âmbito, bem como apurar o valor do quilômetro rodado obtido pelos mesmos em licitação.

15.11. Verificou-se que parte considerável dos órgãos pesquisados possui frota própria de veículos em alguma ou em todas as modalidades de veículos, não utilizando a locação para viabilizar o transporte de pessoas e materiais no desempenho de suas atividades. É o caso do Supremo Tribunal Federal-STF, Superior Tribunal Militar-STM e Ministério das Comunicações, os quais possuem frota própria em sua totalidade. A Agência Nacional de Aviação-ANAC, possui frota própria de veículos institucionais e de serviço comum, não possuindo contrato de locação de veículos para os referidos modelos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, possui contrato de locação apenas para veículos institucionais, no entanto efetuou sua contratação sem motoristas e sem combustível.

15.12. Adicionalmente, os órgãos que possuem contrato de locação de veículos, tais como TCU, CGU, AGU e Senado, dentre outros, apresentam necessidades de deslocamento externo distintas das necessidades da ANATEL, comtemplando diferentes modelos de veículos e franquias de quilometragem. Há ainda, diferenças entre a convenção coletiva adotada por cada empresa contratada a fim de definir as remunerações do supervisor e Encarregado.

15.13. Tais disparidades dificultam a comparação entre o valor do quilômetro rodado obtido pelos órgãos do setor público e a estimativa do valor total desta contratação, uma vez que, uma maior quilometragem e um maior número de modelos contratados proporcionam um ganho de escala, que resulta em um maior valor global do contrato. Além disso, contratos sem motorista e sem combustível barateiam o valor do quilômetro rodado.

15.14. Por esta razão, a estimativa do valor global desta contratação não considerou os valores praticados pelo setor público, servindo somente para demonstração da razoabilidade do preço obtido como estimativa. O quadro a seguir apresenta algumas das peculiaridades e necessidades específicas do TCU, CGU e Senado. A análise foi feita considerando-se a franquia mínima garantida.

Descrição

TCU* CGU** SENADO** Número de

veículos contratados

Franquia de quilometragem

Custo do KM

rodado

Número de veículos

Franquia de quilometragem

Custo do KM

rodado

Número de veículos

Franquia de quilometragem

Custo do KM

rodado Veículo Frota própria 03 1.000 km R$ 6,51 81 - -

Page 21: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 21 de 30

Institucional

Veículo de Serviço Comum

16 16.000 km R$ 4,40 02 1.500 km R$ 4,15 12 13.500 km R$ 1,66

Veículo Utilitário 03 3.500 km R$ 2,97 - - - 2 1.080 km R$ 7,79

TOTAIS 19 19.500 km - 05 2.500 km - 95 14.580 km -

* O contrato TCU Nº 72/2007 contempla outros modelos de veículos além dos apresentados na tabela acima e

totaliza o valor global anual estimado de R$ 1.269.337,20 (um milhão, duzentos e sessenta e nove mil, trezentos e trinta e sete reais e vinte centavos) para o período de 01/05/2012 a 12/12/2012, com 19 veículos dedicados.

** O contrato CGU 01/2010 contempla outros modelos de veículos além dos apresentados na tabela acima e totaliza o valor global anual estimado de R$ 180.810,00 (Cento e oitenta mil e oitocentos e dez reais) para o período de 22/06/2012 a 21/11/2012, com 05 veículos dedicados.

*** O contrato Senado 51/2012 (Veículos de serviço comum) não considera os postos de trabalho no cômputo do quilômetro rodado; contempla outros modelos de veículos além dos apresentados na tabela acima e totaliza o valor global anual estimado de R$ 4.798.475,52 (Quatro milhões, setecentos e noventa e oito mil, quatrocentos e setenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos) com 14 veículos dedicados.

O Senado conta ainda com o Contrato 092/2011, o qual contempla 81 veículos institucionais (sem motoristas e sem combustível), totalizando o valor global anual estimado em R$ 1.934.280,00 (um milhão, novecentos e trinta e quatro mil, duzentos e oitenta reais).

15.15. A estimativa de preço do quilometro rodado, a ser praticado nesta contratação, foi definida a partir da média dos preços fornecidos pelas empresas do setor privado, não considerando o valor do quilômetro rodado obtido pelos órgãos públicos pesquisados, em razão de não haver termo de comparação entre a franquia, o número de modelos e condições de contratação praticados por cada órgão e pela ANATEL.

15.17. A previsão da quilometragem a ser efetivamente rodada levou em consideração o histórico dos quilômetros rodados em anos passados.

16. SANÇÕES 16.1. Ficará impedido de licitar e contratar com a União e será descredenciado do SICAF, pelo prazo

de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais, quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta: a) Não celebrar o contrato; b) Deixar de entregar documentação ou apresentar documentação falsa exigida para o

certame; c) Ensejar o retardamento da execução de seu objeto; d) Não mantiver a proposta; e) Falhar na execução do contrato; f) Fraudar a execução do contrato; g) Comportar-se de modo inidôneo; h) Cometer fraude fiscal;

16.2. Para as condutas previstas nos itens 16.1.a, 16.1.b, 16.1.d, 16.1.f, 16.1.g, 16.1.h a sanção de multa corresponderá ao percentual de 10% do valor contratado ou da proposta final de preços do licitante, conforme o caso.

16.3. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, no valor de 0,5% do valor total do contrato, ao dia, até o limite de 10%, por ocorrência, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

Page 22: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 22 de 30

16.4. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à Contratada as seguintes sanções: a) Advertência por escrito; b) Multa; c) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a

Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos; d) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública

enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

16.5. As infrações de natureza GRAVE estarão sujeitas à pena de multa de 5% do valor anual do contrato, sem prejuízo das demais medidas previstas na legislação, no edital e seus anexos. Havendo reincidência da infração, estará sujeita à multa correspondente ao dobro do percentual aplicado anteriormente. Consideram-se infrações de natureza GRAVE as condutas violadoras das obrigações assinaladas no item 10 deste documento.

16.6. As infrações de natureza MÉDIA estarão sujeitas à pena de multa de 3% do valor anual do contrato, sem prejuízo das demais medidas previstas na legislação, no edital e seus anexos. Havendo reincidência da infração, estará sujeita à multa correspondente ao dobro do percentual aplicado anteriormente. Consideram-se infrações de natureza MÉDIA as condutas violadoras das obrigações assinaladas no item 10 deste documento.

16.7. As infrações de natureza LEVE estarão sujeitas à pena de advertência por escrito, sem prejuízo das demais medidas previstas na legislação, no edital e seus anexos. Havendo reincidência da infração de mesma natureza por 3 (três) vezes, estará sujeita à multa no percentual da pena de natureza MÉDIA. Consideram-se infrações de natureza LEVE as condutas violadoras das obrigações assinaladas no item 10 deste documento.

16.8. As sanções previstas nos subitens 16.4.a, 16.4.c e 16.4.d poderão ser aplicadas juntamente com as da letra 16.4.b, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

16.9. A sanção estabelecida no subitem 16.4.d é de competência exclusiva do Ministro de Estado, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista, podendo a reabilitação ser requerida após 2 (dois) anos de sua aplicação.

16.10. As sanções previstas nos subitens 16.4.b e 16.4.d poderão também ser aplicadas às empresas ou aos profissionais que, em razão dos contratos regidos pela Lei nº 8.666/93: a) Tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no

recolhimento de quaisquer tributos; b) Tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação; c) Demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de

atos ilícitos praticados. 16.11. O contrato poderá ser rescindido na forma e situações previstas nos artigos 78 a 80 da Lei nº

8.666/93. 17. APRESENTAÇÃO DA NOTA FISCAL E PAGAMENTO 17.1. O pagamento será mensal, com base no somatório dos quilômetros rodados no mês, por tipo de

veículo 1 ou 3, multiplicado pelos respectivos preços do quilômetro rodado, observada a franquia mínima e a compensação a ser efetuada. Caso haja utilização do veículo sob demanda modelo 5, o pagamento será mensal, com base no total da quilometragem rodada no mês multiplicada pelo preço do quilômetro rodado. Não há franquia garantida para o modelo 5.

Page 23: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 23 de 30

17.2. A diferença entre o valor da franquia (pagamento mínimo) e a quilometragem efetivamente rodada (pagamento devido), quando esta for menor será considerada crédito da ANATEL, exclusivamente para efeito de compensação de excedentes em faturamentos posteriores para o mesmo tipo de veículo. Caso não haja compensação dos créditos no mês seguinte, os mesmos serão acumulados até o término do contrato até que a compensação seja efetivada.

17.3. Sempre que o valor do pagamento mensal apurado, com base nos quilômetros efetivamente rodados, for maior que o pagamento mínimo da franquia global por tipo de veículo, a ANATEL pagará o excedente após deduzir eventuais créditos por tipo de veículo.

17.4. Eventuais deduções serão realizadas de forma que a Contratada nunca receba menos que o valor da franquia global.

17.5. O pagamento pela locação (modelos 1, 3 e 5) será efetuado mediante apresentação da Nota Fiscal/Fatura, em 2 (duas) vias, e eventuais comprovantes de pagamento de pedágio e estacionamento atestados, no protocolo da Sede da ANATEL, situado no SAUS, Quadra 6, Bloco F, Brasília/DF, CEP 70.070-940, referente aos serviços prestados no decorrer do mês anterior.

17.6 O documento de cobrança deverá conter o número do respectivo contrato, o período da prestação dos serviços, bem como estar acompanhado dos documentos relacionados no item 22.

17.7. O documento de cobrança deverá ser emitido com o CNPJ indicado no preâmbulo do Contrato. Caso não ocorra, a Contratada deverá solicitar sua alteração, com as devidas justificativas, apresentando a mesma documentação exigida na licitação para análise e aprovação.

17.8. A Nota Fiscal, estando regular, será atestada em até 10 dias úteis a contar da data de sua protocolização no endereço da unidade gestora.

17.9. O pagamento será mensal e efetuado em até 10 dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após o atesto do documento de cobrança.

17.10. Quaisquer custos omitidos na proposta ou incorretamente cotados serão considerados como inclusos no preço e não poderão ser pleiteados para acréscimos a esse ou a qualquer título.

17.11. O relatório consolidado das requisições atestadas e as Solicitações de Autorização de Veículos – SAVs, alusivos ao mês de prestação dos serviços deverão acompanhar o documento de cobrança, para que sejam conferidos pela Contratante.

17.12. Caso o documento de cobrança apresente erro ou inconsistência, acarretará a devolução do referido documento, dentro dos prazos estipulados nos itens 17.8 e 17.9, interrompendo-os quando da devolução, devendo a Contratada encaminhar nova cobrança para o devido atesto.

17.13. Os pagamentos serão creditados a favor da Contratada, em conta corrente por ela indicada ou por meio de Ordem Bancária, nas faturas com códigos de barras, uma vez satisfeitas as condições estabelecidas nesta contratação.

17.14. No documento de cobrança deverão ser destacadas, conforme legislação pertinente, as retenções tributárias.

17.15. Sendo identificada cobrança indevida após o pagamento do documento de cobrança, a Contratante notificará a Contratada para que seja feito o acerto no faturamento do mês subsequente, ou no caso do contrato já encerrado o imediato reembolso do valor.

18. A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. 18.1. A Contratada deverá efetivar práticas de sustentabilidade ambiental, quando da execução dos

serviços, utilizando produtos biodegradáveis e atóxicos, conforme ABNT NBR 15448-1 e 15448-2.

18.2. A Contratada deverá providenciar o recolhimento e o adequado descarte dos pneus usados ou inservíveis originários da contratação, recolhendo-os aos pontos de coleta ou centrais de armazenamento mantidos pelo respectivo fabricante ou importador, ou entregando-os ao

Page 24: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 24 de 30

estabelecimento que houver realizado a troca do pneu usado por um novo, para fins de sua destinação final ambientalmente adequada, conforme artigos 1° e 9° da Resolução CONAMA n° 416, de 30/09/2009, e legislação correlata.

18.3. Só será admitida a oferta de veículo automotor que atenda aos limites máximos de ruídos fixados nas resoluções CONAMA nº 1, de 11/02/1993 e nº 272, de 14/09/2000 e legislação correlata.

18.4. Só será admitida a oferta de veículo automotor que atenda aos limites máximos de emissão de poluentes provenientes do escapamento, fixados no âmbito do Programa de Controle de Poluição do Ar por veículos automotores – PROCONVE, conforme Resoluções CONAMA nº 18, de 06/05/1986 e nº 315, de 29/10/2002 e legislação correlata.

18.5. A Contratada deverá instruir seus empregados, quanto à prevenção de incêndios nas áreas da Contratante.

18.6. Na execução contratual, conforme o caso, a emissão de ruídos não poderá ultrapassar os níveis considerados aceitáveis pela Norma NBR-10.151 (Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas, visando o conforto da comunidade), da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, ou aqueles estabelecidos na NBR-10.152 (Níveis de Ruído para conforto acústico), da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, nos termos da Resolução CONAMA n° 01, de 08/03/90, e legislação correlata.

18.7. Nos termos do Decreto n° 2.783, de 1998, e Resolução CONAMA n° 267, de 14/11/2000, é vedada a utilização, na execução desta contratação, de qualquer das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio – SDO abrangidas pelo Protocolo de Montreal, notadamente CFCs, Halons, CTC e tricloroetano, ou de qualquer produto ou equipamento que as contenha ou delas faça uso, à exceção dos usos essenciais permitidos pelo Protocolo de Montreal, conforme artigo 1°, parágrafo único, do Decreto n° 2.783, de 1998, e artigo 4° da Resolução CONAMA n° 267, de 14/11/2000.

18.8. A aferição dos itens de sustentabilidade, no que concerne às características dos veículos, deverá ser demonstrada pela Contratada, em consonância com as Normas técnicas elencadas nos itens anteriores.

19. APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 19.1. A proponente deverá apresentar sua proposta através do preenchimento da Planilha Custos e

de Formação de Preços do quilômetro rodado, Anexos V; V-A/A1; V-B/B1; V-C/C1 e V-D deste Termo de referência, na qual deverão estar previstos todos os custos envolvidos, assim como custos fixos; variáveis; mão-de-obra; todos os encargos e impostos que a legislação pertinente assim exigir; custos diretos; indiretos e insumos envolvidos na locação.

20. HABILITAÇÃO DO PROPONENTE 20.1. O Proponente deverá comprovar que o objeto do seu ato constitutivo contempla a Locação de

veículos, incluindo motoristas. 20.2. Além da qualificação citada, a Contratada deverá preencher os requisitos do edital, incluindo a

apresentação de Atestado de Capacidade Técnica emitido por empresa pública ou privada que comprove a prestação de serviços análogos aos solicitados.

21. VIGÊNCIA DO CONTRATO 21.1. O Contrato firmado terá duração de 12 (doze) meses, contados da data de sua assinatura ou de

data posterior a ser fixada no Contrato, podendo ter sua vigência prorrogada por períodos iguais e sucessivos, até o limite de 60 (sessenta) meses, com vistas à obtenção de preços e condições

Page 25: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 25 de 30

mais vantajosas para a Administração, mediante Termo Aditivo, na forma prevista no artigo 57, inciso II, da Lei 8.666/93 e alterações posteriores.

22. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 22.1. Documentos exigidos no início da Contratação e nas substituições de empregados:

a) Planilha-resumo, detalhada, no início da vigência contratual, com a relação dos seus

empregados que prestam os serviços, objeto deste contrato, contendo os seguintes dados:

I. nome completo, sem abreviaturas de todos empregados; II. CPF;

III. função exercida, profissão e a qual categoria profissional está vinculado; IV. número e série da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); V. data de admissão;

VI. salário e periodicidade de pagamento. VII. adicionais, gratificações ou qualquer benefício recebido;

VIII. as quantidades e valores do vale transporte e auxílio-alimentação; IX. horário de trabalho; X. férias, licenças, faltas, ocorrências e horas extras trabalhadas;

XI. eventuais obrigações adicionais constantes da Convenção Coletiva de Trabalho.

b) Comprovante do encaminhamento ao Ministério do Trabalho e Emprego das informações trabalhistas constantes do Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.

22.2. Inicial e nas substituições de empregados relacionados ao presente contrato:

a) Cópia autenticada por cartório competente da Carteira de Trabalho e Previdência Social

(CTPS) de cada empregado que, por força contratual, esteja prestando serviços a favor da contratante, juntamente com a relação já referida. As folhas da CTPS que deverão ser apresentadas são às relativas à identificação do trabalhador; a do número do documento com sua série; à da data de admissão; a do salário; à da função: e, se houver, a das condições especiais, consoante artigo 41 c/c o art. 29 e seu § 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;

b) Comprovante do encaminhamento ao Ministério do Trabalho e Emprego das informações trabalhistas constantes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED sempre que tenha admitido, desligado ou transferido empregado com contrato de trabalho regido pela CLT, ou seja, que tenha efetuado qualquer tipo de movimentação em seu quadro de empregados;

c) Documentos comprobatórios da realização dos exames admissionais e demissionais. 22.3. Eventuais:

a) Comprovante do encaminhamento ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) das informações trabalhistas constantes da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, a ser entregue após o seu envio, nas datas estipuladas nas orientações ministeriais, conforme estabelecido no Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975;

b) Documentos comprobatórios da realização dos exames periódicos, quando for o caso; c) Comprovantes de realização de eventuais cursos de treinamento e reciclagem que

forem exigidos por lei.

Page 26: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 26 de 30

22.4. Documentos exigidos mensalmente:

22.4.1. Planilha-resumo a ser entregue junto a Nota Fiscal com a relação dos seus

empregados que prestam os serviços, objeto contrato, contendo os seguintes dados: a) nome completo, sem abreviaturas de todos os empregados; b) função exercida; c) dias efetivamente trabalhados; d) horas extras trabalhadas, férias, licenças, faltas e outras ocorrências que por

ventura venham ocorrer durante o mês de prestação dos serviços.

22.4.2. Documento de cobrança (Nota Fiscal ou Fatura) que deverá conter: a) CNPJ da Contratada conforme preâmbulo do Contrato; b) número do instrumento contratual dado pela Anatel; c) descrição clara do objeto; d) período de faturamento; e) valor cobrado em conformidade com as condições contratuais pactuadas,

discriminando valor unitário e valor total; f) Destaque de todos os tributos devidos.

22.5. Documentos exigidos no término do contrato:

a) Comprovante do pagamento das verbas rescisórias trabalhistas, por ocasião do término do presente contrato, bem como dos exames demissionais ou a comprovação de que os seus empregados serão realocados em outra atividade de prestação de serviços, sem que ocorra a interrupção do contrato de trabalho;

b) regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal. 22.6. Documentos exigidos por ocasião da apresentação da Nota Fiscal ou Fatura:

22.6.1. Por ocasião da entrega da nota fiscal ou fatura correspondente à prestação dos serviços executados pela contratada para a contratante, deverá instruir com os documentos comprobatórios exigidos nos itens anteriores (nos momentos devidos), e ainda os abaixo relacionados (em via original ou em cópia autenticada por cartório competente - artigo 32, da Lei n.º 8.666/1993):

a) folha de pagamento específica do tomador de serviços (Anatel); b) comprovante do pagamento salarial, ou contra-cheque assinado pelo empregado, ou

comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, consoante artigo 464 e parágrafo único, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);

c) comprovante do pagamento do 13º salário, na forma da legislação pertinente; d) comprovante da concessão e pagamento das férias, com seu adicional, na forma da

legislação pertinente; e) recibo da entrega do vale-alimentação (caso convenção coletiva exija) e do vale-

transporte assinado pelo empregado;

Page 27: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 27 de 30

f) Guia da Previdência Social (GPS) com a autenticação mecânica ou acompanhada do comprovante de recolhimento bancário ou o comprovante emitido quando recolhimento for efetuado pela Internet;

g) Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP/SEFIP) devidamente recolhida com a relação de empregados que prestam o serviço a Anatel;

h) Protocolo de Envio de Arquivos, emitido pela Conectividade Social (GFIP); i) Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) com a autenticação mecânica ou acompanhada do

comprovante de recolhimento bancário ou o comprovante emitido quando recolhimento for efetuado pela Internet;

j) Relação de Tomadores/Obras (RET); k) Relação dos Trabalhadores Constantes do Arquivo SEFIP (RE). l) comprovante do encaminhamento ao Ministério do Trabalho e Emprego das informações

trabalhistas exigidas pela legislação, tais como: a RAIS e a CAGED (somente no início da contratação e nas substituições);

m) certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT); n) regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal.

Observações: a) A contratada deverá apresentar no início da contratação a convenção coletiva da categoria

profissional, a qual estarão vinculados os empregados envolvidos na presente locação de veículos. b) O salário não pode ser inferior ao piso normativo da respectiva categoria profissional. c) Os documentos solicitados deverão se referir ao mês anterior ao da prestação do serviço, ou o

previsto em contrato. Exceção: primeiro e último mês da prestação. Ademais, no último mês da prestação, a contratada deverá apresentar os comprovantes de pagamento das verbas rescisórias ou a comprovação de que os empregados foram realocados em outra atividade de prestação de serviços, sem que ocorra a interrupção do contrato de trabalho.

d) A nota fiscal ou fatura relativa ao último mês da prestação dos serviços, pelo encerramento deste instrumento contratual, seja por qualquer uma das ocorrências nele previstas, deverá vir acompanhada dos documentos referidos correspondentes ao último mês de prestação dos serviços. A comprovação da regularidade fiscal pode ser substituída pela certidão válida do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, nos termos do artigo 32, § 2º c/c o artigo 34, da Lei n.º 8.666/1993 e c/c o Decreto n.º 3.722, de 2001, com a alteração dada pelo Decreto n.º 4.485, de 2002.

e) A apresentação irregular da nota fiscal ou fatura mensal com os documentos aqui relacionados por parte da contratada, não ensejará nenhuma responsabilidade ou ônus adicional à contratante.

f) Toda vez que ocorrer substituição de um ou mais empregados da contratada, esta deverá comunicar à contratante, imediatamente, indicando expressamente o nome completo do substituído e, em relação ao substituto, os mesmos dados acima citados.

23. REPACTUAÇÃO

23.1. O contrato poderá admitir repactuação visando adequação aos novos preços de mercado, observados o interregno mínimo de um ano e a demonstração analítica da variação dos componentes dos custos do contrato, devidamente justificada.

23.1.1 A Gestão e/ou Fiscalização Contratual verificará anualmente a vantajosidade da permanência da contratação para a Administração.

Page 28: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 28 de 30

23.1.2. A verificação da vantajosidade da permanência da contratação ocorrerá antes que se exceda o período de 12 (doze) meses contabilizado a partir da data da assinatura do contrato administrativo ou da verificação da vantajosidade imediatamente anterior.

23.1.3. A continuidade do contrato ocorrerá mediante o adimplemento das seguintes condições:

23.1.3.1. Se houver interesse da Administração;

23.1.3.2. Se a CONTRATADA demonstrar capacidade técnica e gerencial em cumprir o estabelecido;

23.1.3.3. Se a avaliação da qualidade do serviço realizado pela CONTRATADA for positiva, evidenciado pelas notas obtidas ao longo da execução contratual;

23.1.3.3.1. Se o preço praticado no contrato permanecer vantajoso para a Administração;

23.1.3.4. Se devidamente autorizada pela autoridade competente.

23.1.4. A permanência da contratação será justificada e motivada por escrito, e deverá constar do processo correspondente.

23.2. Nas repactuações subsequentes à primeira, a anualidade será contada a partir da data do fato gerador que deu ensejo à última repactuação.

23.3. A repactuação poderá ser dividida em tantas parcelas quantas forem necessárias em respeito ao princípio da anualidade do reajuste dos preços da contratação, podendo ser realizada em momentos distintos para discutir a variação de custos que tenham sua anualidade resultante em datas diferenciadas, tais como os custos decorrentes da mão de obra e os custos decorrentes dos insumos necessários à execução do serviço.

23.4. As repactuações serão precedidas de solicitação da CONTRATADA, acompanhada de demonstração analítica da alteração dos custos, por meio de apresentação de planilha de custos e formação de preços ou de novo acordo, convenção ou dissídio coletivo que fundamente a repactuação, conforme for a variação de custos objeto da repactuação.

23.5. As repactuações a que a contratada fizer jus e não forem solicitadas durante a vigência do contrato, serão objeto de preclusão com a assinatura da prorrogação contratual ou com o encerramento do Contrato.

23.6. É vedada a inclusão, por ocasião da repactuação, de benefícios não previstos na proposta inicial, exceto quando se tornarem obrigatórios por força de instrumento legal, sentença normativa, acordo coletivo ou convenção coletiva.

23.7. A repactuação será formalizada por meio de Apostilamento, salvo quando coincidir com a prorrogação contratual, quando será formalizada por meio de Termo Aditivo ao contrato vigente.

23.8. A repactuação não interfere no direito das partes de solicitar, a qualquer momento, a manutenção do equilíbrio econômico dos contratos com base no disposto no art. 65 da lei n° 8.666/93.

24. GARANTIA 24.1. A CONTRATADA deverá apresentar, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contado da data da

entrega da via do contrato assinada, comprovante de prestação de garantia correspondente a

Page 29: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 29 de 30

percentual de 4% (quatro por cento) do valor atualizado do contrato, podendo optar por caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro garantia ou fiança bancária.

24.1.1 A inobservância do prazo fixado para apresentação da garantia acarretará a aplicação de multa de 0,2% (dois décimos por cento) do valor do contrato por dia de atraso, até o máximo de 5% (cinco por cento)

24.2. A garantia assegurará, qualquer que seja a modalidade escolhida, o pagamento de: 24.2.1. prejuízo advindo do não cumprimento do objeto do contrato e do não adimplemento das

demais obrigações nele previstas; 24.2.2. prejuízos causados à Contratante ou a terceiro, decorrentes de culpa ou dolo durante a

execução do contrato; 24.2.3. as multas moratórias e punitivas aplicadas pela Contratante à Contratada,. Caso não sejam

deduzidas dos pagamentos devidos à Contratada; 24.2.4. obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de qualquer natureza, não honradas pela

Contratada. 24.3. A garantia, caso seja efetuada em dinheiro, deverá ser efetuada em favor da Contratante, na

Caixa Econômica Federal, com correção monetária. 24.3.1. No caso de alteração do valor do contrato, ou prorrogação de sua vigência, a garantia deverá ser

readequada ou renovada nas mesmas condições. 24.3.2. Se o valor da garantia for utilizado total ou parcialmente em pagamento de qualquer obrigação,

a Contratada obriga-se a fazer a respectiva reposição no prazo máximo de dez (10) dias úteis, contados da data em que for notificada.

24.4. A Contratante não executará a garantia na ocorrência de uma ou mais das seguintes hipóteses: 24.4.1. caso fortuito ou força maior; 24.4.2. alteração, sem prévia anuência da seguradora, das obrigações contratuais; 24.4.3. descumprimento das obrigações pelo contratado decorrentes de atos ou fatos praticados pela

Administração; 24.4.4. atos ilícitos dolosos praticados por servidores da Administração. 24.5. Cabe à própria Contratante apurar a isenção da responsabilidade prevista nas alíneas acima, não

sendo a entidade garantidora parte no processo instaurado pela Contratante. 24.6. Não serão aceitas garantias que incluam outras isenções de responsabilidade que não as

previstas neste item. 24.7. Após a execução do contrato, será verificado o pagamento das verbas rescisórias decorrentes da

contratação, ou a realocação dos empregados da Contratada em outra atividade de prestação de serviços, sem que ocorra a interrupção do contrato de trabalho.

24.8. Será considerada extinta a garantia: 24.8.1 com a devolução da apólice, carta fiança ou autorização para o levantamento de importâncias

depositadas em dinheiro a título de garantia, acompanhada de declaração da Contratante, mediante termo circunstanciado, de que a Contratada cumpriu todas as cláusulas do contrato.

25. ANEXOS 25.1. São partes integrantes deste documento os seguintes anexos:

25.1.2. Anexo I – Identificação do veículo institucional – Modelo 1; 25.1.3. Anexo II – Identificação do veículo de serviço comum – Modelo 3 e Modelo 5; 25.1.4. Anexo III – Formulário de solicitação de autorização de veículos – SAV; 25.1.5. Anexo IV – Formulário para avaliação da contratada; 25.1.6. Anexo V – Planilha Consolidada; 25.1.7. Anexo V-A – Modelo de Planilha de Custos e de Formação de Preços para

Motorista de Veículo Modelo 1;

Page 30: Anexo I ao Edital - Termo de Referencia ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA ADADI/ADAD DATA: Nº Página 1 de 30 1. DO OBJETO 1.1. Locação de veículos, incluindo motoristas,

ANEXO I AO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

ADADI/ADAD

DATA:

Página 30 de 30

25.1.8. Anexo V-A1 – Planilha de Custo e de Formação do valor unitário do quilômetro dos veículos – Modelo 1;

25.1.9. Anexo V-B – Modelo de Planilha de Custos e de Formação de Preços para Motorista de Veículo Modelo 3;

25.1.10. Anexo V-B1 – Planilha de Custo e de Formação do valor unitário do quilômetro dos veículos – Modelo 3;

25.1.11. Anexo V-C – Modelo de Planilha de Custos e de Formação de Preços para Motorista de Veículo Modelo 5;

25.1.12. Anexo V-C1 – Planilha de Custo e de Formação do valor unitário do quilômetro dos veículos – Modelo 5;

25.1.13. Anexo V-D – Modelo de Planilha de Custos e de Formação de Preços para o Encarregado;

ASSINATURAS

ELABORAÇÃO Gerente Gerente Geral

Rosemary da Silva Bittencourt

Gerente Operacional de Transportes

Rogério da Silva Araújo Gerente de Administração de

Serviços de Infraestruruta, Material e Segurança

Institucional – Substituto

Ione Tereza Arruda Mendes Heilmann Superintendente de Administração

DATA DATA DATA

27/09/2012

27/09/2012

27/09/2012