anexo 4 - jucienebertoldo.files.wordpress.com  · web viewo surgimento de porcos com genes...

15
INTRODUÇÃO Professor de Biologia da 3 a série O banco de questões desta 3 a etapa contempla os seguintes conteúdos. Filo Chordata. Reino Protista. Fungos e líquens. Núcleo e divisão celular. Reino Metáfita. Genética. Histologia animal. Evolução. Reprodução humana. Sistemas fisiológicos humanos. Embriologia. As questões foram cuidadosamente elaboradas, visando o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pelo nosso projeto pedagógico. Na 3 a série, preocupamos também com a avaliação externa realizada pelos diversos vestibulares de todo o país. Buscando atender a essa demanda, algumas das questões propostas pertencem a vestibulares mais recentes e de regiões diferentes, pois hoje o aluno não mais se limita a prestar provas apenas no Estado onde reside. As questões de múltipla escolha possuem uma única resposta, totalmente falsa ou verdadeira de acordo com o enunciado. Fique atento professor, as respostas dadas pelo banco constituem uma sugestão de gabarito, lembre-se que o aluno poderá dar respostas diferentes e totalmente viáveis. Tenho a certeza que essas questões tornarão o seu trabalho mais ameno. Use-as na íntegra ou faça pequenas modificações, que atentam a realidade regional, afinal esse é um passo relevante no processo ensino-aprendizagem. 1 BANCO DE QUESTÕES Disciplina: Biologia Série: 3ª Série Segmento: Ensino Médio Etapa: Etapa/2003

Upload: trinhphuc

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INTRODUÇÃO

Professor de Biologia da 3a série

O banco de questões desta 3a etapa contempla os seguintes conteúdos.

Filo Chordata. Reino Protista. Fungos e líquens. Núcleo e divisão celular. Reino Metáfita. Genética. Histologia animal. Evolução. Reprodução humana. Sistemas fisiológicos humanos. Embriologia.

As questões foram cuidadosamente elaboradas, visando o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pelo nosso projeto pedagógico.Na 3a série, preocupamos também com a avaliação externa realizada pelos diversos vestibulares de todo o país. Buscando atender a essa demanda, algumas das questões propostas pertencem a vestibulares mais recentes e de regiões diferentes, pois hoje o aluno não mais se limita a prestar provas apenas no Estado onde reside.As questões de múltipla escolha possuem uma única resposta, totalmente falsa ou verdadeira de acordo com o enunciado. Fique atento professor, as respostas dadas pelo banco constituem uma sugestão de gabarito, lembre-se que o aluno poderá dar respostas diferentes e totalmente viáveis.Tenho a certeza que essas questões tornarão o seu trabalho mais ameno. Use-as na íntegra ou faça pequenas modificações, que atentam a realidade regional, afinal esse é um passo relevante no processo ensino-aprendizagem.

1

BANCO DE QUESTÕES

Disciplina: BiologiaSérie: 3ª SérieSegmento: Ensino Médio

Etapa: 4ª Etapa/2003 Elaborador(a): Marília Dias Lages

SUGESTÕES DE QUESTÕES PARA A 4ª ETAPA

I) QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO 01 (Descritor: identificar aspectos evolutivos que proporcionam o controle da temperatura corporal dos mamíferos)

Os mamíferos são animais que apresentam o metabolismo muito elevado em relação aos répteis, exercendo um bom controle sobre a temperatura corporal. Isso ocorre porque os mamíferos apresentam

a) glândulas sudoríparas e excreção de ácido úrico.b) respiração pulmonar e corpo coberto de pêlos.c) circulação dupla e coração tetracavitário.d) sistema digestório completo e tecido adiposo.

QUESTÃO 02 (UFOP 2002) (Descritor: identificar diferentes etapas do processo respiratório)

Analise o esquema abaixo, que representa o sistema respiratório.

HHb HCO3 HbO2

Feito isso, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O processo de trocas gasosas nos pulmões recebe o nome de hematose.b) A baixa concentração de O2 no sangue dos capilares alveolares faz com que O2 no alvéolo passe do ar

alveolar para o sangue no capilar por difusão facilitada.c) O CO2 é transportado pela corrente sangüínea principalmente na forma de HCO3– e HHb.d) O controle da freqüência dos movimentos respiratórios é muito influenciado pela concentração

circulante de CO2 e menos influenciado pela concentração circulante de O2.

2

Capilar Tecidual Capilar Alveolar

Tecido

Célula

Hb-CO2

Dissolvido

- -

Álveolo pulmonar

Hb-CO2

CO2 dissolvido

HCO3-

QUESTÃO 03 (UFES 2003) (Descritor: identificar as conseqüências da diabetes)

Em 1918, uma doença cujos sintomas eram conhecidos há séculos foi diagnosticada numa menina de nome Elizabeth Hughes. Ela tinha: sede intensa, diurese excessiva, urina doce, fome, fraqueza e um definhamento gradual que terminaria, inevitavelmente, em coma e morte. O único tratamento encontrado pelos médicos era dieta rigorosa que prolongava a vida do paciente, mas não evitava a morte.Em agosto de 1922, Elizabeth encontrava-se com 15 anos e à beira da morte. Uma feliz descoberta permitiu que ela vivesse até aos 74 anos. Bating e MacLeod descobriram que um extrato de pâncreas podia reverter a doença e, por essa descoberta, receberam o prêmio Nobel de 1923.

Study Guide to Accompany Vander-Sherman-Luciano; Russel, S.1991

Em relação a essa doença foram feitas as seguintes afirmativas:

I- A excreção de açúcar, na urina do paciente, é resultado da inabilidade do rim de reabsorver a glicose na ausência da insulina, um hormônio que atua nos túbulos renais.

II- A doença da menina chama-se Diabetes mellitus e é provocada pela ausência de um hormônio pancreático.

III- A dieta funcionava para prolongar a vida dos pacientes, pois evitava que se agravassem a hiperglicemia do plasma e os níveis excessivos de cetonas.

Considerando-se as afirmativas acima, concluiu-se que

a) apenas I está correta.b) apenas I e II estão corretas.c) apenas I e III estão corretas.d) apenas II e III estão corretas.e) I, II e III estão corretas.

QUESTÃO 04 (Descritor: identificar os diferentes tipos de tecidos da tuba uterina)

A tuba uterina apresenta diferentes tipos de tecidos.

Nela só NÃO encontramos o tecido

a) muscular liso.b) conjuntivo cartilaginosoc) conjuntivo própriod) epitelial ciliado.

QUESTÃO 05 (UNIFEI 2003) (Descritor: identificar doenças causadas por protozoários)

Uma substância encontrada na saliva do barbeiro da espécie Triatoma infestans revelou-se capaz de reduzir a infestação em cobaias pelo protozoário Trypanosoma brucei, causador da doença do sono, e de funcionar como uma barreira bioquímica contra a doença de Chagas, transmitida pelo próprio inseto

(Revista Ciência Hoje, v.32, n.187, 2002).

Das alternativas abaixo, assinale aquela em que todas as doenças citadas sejam transmitidas por protozoários:

a) toxoplasmose – leishmaniose – giardíase.b) Leishmaniose – candidíase – febre aftosa.c) Giardíase – febre aftosa – toxoplasmose.d) Candidíase – toxoplasmose – leishmasníose.

3

QUESTÃO 06 (Descritor: identificar os diferentes constituintes do sangue)

O sangue é constituído por uma parte sólida denominada de elementos figurados e por uma partelíquida, o plasma, onde estão suspensos esses elementos figurados. É Correto afirmar que no sangue.

a) todos os elementos figurados são células .b) os eritrócitos são as células mais numerosas.c) as hemácias são utilizadas no exame de DNA.d) o Plasmodium é parasita do plasma sanguíneo.

QUESTÃO 07 ( Mackenzie 2003) (Descritor: identificar o papel dos genes no organismo)

A empresa britânica que criou a ovelha clonada Dolly anunciou nesta quinta-feira a realização de mais uma pesquisa revolucionária:

o surgimento de porcos com genes alterados para possibilitar o transplante de órgãos ao ser humano. Eles tiveram dois de seus genes — exatamente os genes que causam a rejeição aos órgãos no transplante em humanos — desativados em laboratório. Os genes provocavam uma reação negativa imediata.

Veja 22/08/2002

O texto acima faz referência ao papel dos genes na rejeição de um órgão. Assinale a alternativa que apresenta a explicação para esse fenômeno.

a) Provocar uma alteração na organização dos fosfolipídios da membrana plasmática.b) Controlar a produção de proteínas que, depositadas na membrana das células, são reconhecidas como

estranhas.c) Produzir pequenos fragmentos de DNA que são depositados na membrana das células, sendo

reconhecidos como estranhos.d) Alterar a forma das células, tornando-as diferentes das originais.e) Modificar o funcionamento da célula para que esta seja reconhecida como estranha.

QUESTÃO 08 (Descritor: identificar o hormônio responsável pelo teste positivo de gravidez)

O exame de sangue para detectar a gravidez será positivo quando a taxa de

a) estrógeno estiver aumentada em pelo menos 20 vezes.b) Progesterona se mantiver com os novéis normais.c) Gonadotrofina coriônica apresentar-se elevada.d) Hormônio luteinizante não tiver alterada.

QUESTÃO 09 (UFSC 2002) (Descritor: caracterizar e identificar os diferentes tipos de tecido epitelial)

Tecido epitelial, ou simplesmente epitélio, é aquele que reveste todas as superfícies internas ou externasdo corpo, além de formar as glândulas. Com relação a esse tecido, é CORRETO afirmar que:

01. os epitélios de revestimento caracterizam-se por apresentar células justapostas, de forma prismática, cúbica ou achatada, praticamente sem material intercelular.

02. os epitélios de revestimento não são vascularizados, recebendo alimento por difusão a partir de capilares existentes no tecido conjuntivo sobre o qual repousa.

04. os epitélios de revestimento conferem proteção contra atritos e invasão de microorganismos, servindo também para a absorção de alimento e oxigênio.

08. os epitélios glandulares apresentam células especializadas em produzir secreções e, no caso das glândulas endócrinas, apresentam ductos por onde seus produtos são eliminados para o exterior do corpo.

16. a epiderme humana é pluriestratificada e queratinizada e apresenta-se bastante espessa nas áreas de muito atrito, como a sola dos pés.

32. as células do epitélio intestinal apresentam cílios que auxiliam no movimento e deslocamento das substâncias que transitam pelo intestino.

4

64. nas células do epitélio intestinal existe o complexo unitivo, constituído pela zônula de oclusão, zônula de adesão e desmossomo, que funciona como eficiente barreira à passagem de substâncias indesejáveis.

A soma das afirmativas corretas é igual a:

QUESTÃO 10 (FATEC INVERNO 2003) (Descritor: associar produtos vegetais aos seus respectivos órgãos produtores)

Durante uma aula de Botânica, a fim de destacar a importância econômica de vários produtos de origem vegetal, um professor de biologia ressaltou que:

- da raiz tuberosa da mandioca se retiram vários produtos importantes para a alimentação, ricos principalmente em amido;

- dos caules de árvores, como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., se retira uma grande variedade de madeiras;

- do caule do sobreiro é extraída a grossa camada externa, conhecida como cortiça; do caule da seringueira brasileira é extraído o látex, que fornece a preciosa borracha.

Os produtos citados pelo professor e destacados no texto – amido, madeiras, cortiça e látex – se relacionam a diferentes tipos de tecidos vegetais, RESPECTIVAMENTE:

a) tecido de sustentação; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.b) parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso ; tecido secretor.c) tecido secretor; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.d) parênquima de reserva; tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor.e) tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor; parênquima de reserva.

II) QUESTÕES ABERTAS

QUESTÃO 11 (UFRN 2003) (Descritor: identificar a importância do desenvolvimento do córtex cerebral na evolução do homem)

A evolução do homem envolveu importantes alterações no organismo que favoreceram a sua capacidade de adaptação ao ambiente. A figura abaixo se refere à etapa que pode ser considerada como a mais importante para o estado de desenvolvimento da espécie humana: o desenvolvimento do cérebro, resultante do crescimento do córtex.

A partir das informações apresentadas, responda aos questionamentos propostos.

a) Que conseqüências o crescimento do córtex cerebral trouxe para a espécie humana?b) Se, em vez de ser um animal diurno, o homem apresentasse hábito noturno como o rato, que diferenças

seriam observadas com relação aos sentidos?c) Em termos evolutivos, o homem pode ser considerado biologicamente mais eficiente do que o rato?

Justifique.

5

Não tá fácil a evolução do cérebro humano

Fala cabeção!

QUESTÃO 12 (Descritor: identificar o Ph e a temperatura ideal para a atuação das enzimas tripsina e pepsina)

Em um experimento, colocou-se a mesma quantidade de uma mistura de proteína, água e tripsina em cinco tubos de ensaio.Cada tubo foi submetido a uma condição específica de temperatura e pH, como demonstrado na tabela.

1. a) Após 15 minutos espera-se encontrar menor concentração de proteínas em qual tubo? Justifique sua resposta.2. Cite

a) o nome do órgão do sistema digestório onde a tripsina atua.b) O local de produção do precursor da tripsina.

3. Caso no lugar da tripsina fosse colocado a pepsina, a menor concentração de proteínas seria encontrada em qual tubo? JUSTIFIQUE sua resposta.

4. Em determinado tubo a reação não ocorreu devido a temperatura. a) CITE o número do tubo.b) O que ocorreu com a tripsina após ter decorrido 1 hora?

QUESTÃO 13 (Descritor: calcular as freqüências gênicas e genotípicas de uma população em equilíbrio de Hardy-Weimberg e identificar os fatores essenciais para que ela permaneça nesse equilíbrio)

No estudo da genética de populações, utiliza-se a fórmula p2 + 2pq + q2 = 1, na qual p indica a freqüência do alelo dominante e q indica a freqüência do alelo recessivo. Responda aos itens propostos levando em consideração uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, onde a freqüência de indivíduos recessivos é de 16%.

1. Calcule a freqüência do gene dominante nessa população.2. Calcule a freqüência do genótipo heterozigoto nessa população.3. Cite dois fatores essenciais para que uma população se mantenha em equilíbrio.

QUESTÃO 14 (UFRRJ 2003) (Descritor: identificar os hormônios que atuam na gravidez a partir da análise de um gráfico)

As taxas dos hormônios Gonadotrofina coriônica (HCG), Estrógeno(E) e Progesterona (P), na urina de uma mulher, foram medidas todos os meses, durante um ano. Os resultados estão expressos no gráfico abaixo.

A partir da análise do gráfico, responda:

a) Que evento ocorreu no ponto assinalado pela seta que pode explicar as variações hormonais apresentadas?

b) Justifique sua resposta.

Tubo pH Temperatura/ co

1 2 362 8,5 653 12 374 8,5 375 7 30

6

QUESTÃO 15 (Descritor: associar a quantidade de vitelo presente no ovo com o processo de desenvolvimento embrionário)

Conforme a quantidade e a distribuição do vitelo (reserva nutritiva), os ovos podem ser classificados em oligolécitos, heterolécitos, megalécitos e centrolécitos.

a) Qual dos ovos sofrerá segmentação mais lenta? b) Um réptil teria desenvolvimento embrionário completo caso seu ovo fosse oligolécito? JUSTIFIQUE.b) Como foi resolvido o problema de escassez de nutrientes para o embrião de ovos oligolécitos?c) CITE o tipo de ovo dos insetos e o processo de segmentação desse ovo.

QUESTÃO 16 (UFBA 2003) (Descritor: associar a importância da mielina no processo de transmissão do estímulo nervoso)

A figura apresenta uma fibra nervosa mielinizada e um gráfico que registra a velocidade do impulso nervoso em fibras mielinizadas e desmielinizadas.

Diâmetro da fibra (mm)

Com base nesses dados, analise a importância da mielinização na transmissão do impulso nervoso e relacione a velocidade dessa transmissão em função do diâmetro das fibras mielinizadas e desmielinizadas.Velocidade de condução (m/s ) -1

7

Mielinizadas

Desmielinizadas

8

6

4

2

Velocidade da condução (m/s)

0 1 2 3 4

QUESTÃO 17 (UFBA 2003) (Descritor: identificar as principais aquisições evolutivas dos vertebrados)

A provável evolução das várias classes de vertebrados é mostrada no esquema. Baseando-se no esquema e em seus conhecimentos, responda aos itens propostos.

1. Os Agnatas caracterizam-se pela ausência de mandíbula. Esses animais ainda são encontrados atualmente? JUSTIFIQUE.

2. Qual a principal diferença existente entre os dois grupos originados dos Agnatas?3. Os anfíbios mostram os mais diversos processos respiratórios. JUSTIFIQUE essa afirmativa.4. Qual foi a anexo embrionário que permitiu o desenvolvimento dos répteis fora da água?5. CITE a aquisição dos descendentes dos répteis que veio favorecer o domínio desses animais em

regiões impróprias aos seus ancestrais.

QUESTÃO 18 (UFES 2003) (Descritor: associar a evolução dos vegetais ecom a evolução dos agentes polinizadores)

As angiospermas, também chamadas antófitas, são plantas com flores. Em termos evolutivos, a flor é de fundamental importância, porque dela se origina o fruto, que por sua vez encerra as sementes, que garantirão a perpetuação das espécies.

Em relação a esse grupo de plantas, responda:

a) Qual o processo envolvido na relação existente entre as flores e os animais como abelhas, beija-flores e morcegos?

b) Quanto mais específico o processo acima, melhor para as flores. Como as características da flor podem direcionar esse processo?

c) A morfologia da flor mostra claramente sua ligação com a reprodução sexuada nas plantas superiores. Esquematize as estruturas reprodutivas das angiospermas e explique como se dá a fecundação.

QUESTÃO 19 (Descritor: identificar a importância dos fungos para o planeta e o para o homem)

Na fabricação de queijo tipo camembert são utilizados fungos ascomicetos do gênero Penicillium. Responda as questões referentes ao Penicillium e ao Reino ao qual ele pertence.

a) CITE outra utilização dos fungos do gênero Penicillium para o homem.b) Antigamente os Fungos eram classificados como vegetais. Cite a principal diferença que os excluiu do

reino Metáfita.c) A produção de bebidas alcoólicas e o crescimento de massas de pães são realizados por fungos. Cite

os fungos que realizam essa função e o nome do processo que gera esses produtos.d) O que aconteceria ao Planeta se os fungos e as bactérias dele desaparecessem?

QUESTÃO 20 (Fuvest 2003) (Descritor: identificar os principais eventos da mitose)

8

A seqüência de eventos cromossômicos que ocorrem na duplicação de uma célula somática animal está representada nos desenhos abaixo.

Questão 01

Questão 02

a) Em qual das fases representadas ocorre a duplicação do DNA?b) Considere um gene autossômico H. Quantas cópias desse gene existem no final da fase A? Na fase B?

Na fase C? Na fase D?

Em cada uma das células formadas na fase E?

GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

9

QUESTÃO 01: C QUESTÃO 06: B

QUESTÃO 02: B QUESTÃO 07: B

QUESTÃO 03: D QUESTÃO 08: C

QUESTÃO 04: B QUESTÃO 09: 87 (01+02+04+16+64)

QUESTÃO 05: A QUESTÃO 10: B

GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS

QUESTÃO 11

a) O crescimento do córtex cerebral favoreceu o desenvolvimento da linguagem, permitindo o surgimento da fala, da escrita e do raciocínio lógico/abstrato.

b) O homem teria desenvolvido mais o olfato e a audição para poder orientar-se no escuro. Quanto à visão, seria também adaptada para o escuro. Tanto poderia ser mais reduzida (uma vez que se tornaria desnecessária) como poderia ser mais acurada (uma vez que poderia, por exemplo, apresentar mais bastonetes para captar mais luz).

c) Não. Não se pode comparar eficiência biológica entre animais com hábitos e nichos ecológicos distintos. O homem e o rato estão bem adaptados a seus ambientes e desempenham eficientemente seus papéis biológicos nos seus hábitats.

QUESTÃO 12

1) A concentração de proteína será menor no tubo 4, pois a tripsina age no intestino delgado onde o pH é aproximadamente 9,0 e a temperatura corporal humana ideal é em torno de 37oC. Estas são as condições ideais para a atuação da tripsina.

2) A tripsina atua no intestino delgado.3) Caso a enzima fosse a pepsina, a menor concentração de proteínas seria encontrada no tubo 1 onde o

ph e a temperatura são muito semelhantes a do estomago, onde essa enzima atua.4) a) O tubo 2 apresentou o ph ideal, mas o bloqueio da reação foi conseqüência da temperatura de 650C, uma vez que a temperatura ideal é em torno de 37oC. b) A tripsina por ser uma proteína, desnaturou devido à temperatura elevada.

QUESTÃO 13

a) Freqüência do genótipo recessivo é igual a 16%. Freqüência do gene recessivo é igual a raiz quadrada de 0,16 que é igual a 0,4 ( 40%), logo a freqüência do alelo dominante será igual a 0,6( 60%), pois p + q = 1.b) A freqüência do genótipo heterozigoto é calculada por 2pq, assim teremos 2( 0,6 x 0,4) = 0,48 (48%)c) Para que uma população se mantenha em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que não esteja

sendo submetida a fatores evolutivos de nenhuma espécie, como mutação, migração ou seleção natural. Nessa condição de equilíbrio, as freqüências gênicas e genotípicas não se alteram ao longo do tempo.

QUESTÃO 14

a) gravidez.b) O aparecimento do HCG indica a presença do trofoblasto surgido na fecundação. Esse hormônio

mantém a atividade do corpo lúteo que produz os hormônios estrógeno e progesterona em quantidades crescentes. A placenta também produz estrógeno e progesterona em quantidades crescentes, o que justifica as altas taxas observadas. Ao final da gravidez as taxas caem aos níveis normais e retorna o ciclo menstrual normal

QUESTÃO 15

10

a) O ovo que se segmentará mais rapidamente será o megalécito porque o vitelo é um material metabolicamente inerte, pode-se dizer que ele dificulta a segmentação, assim, quanto maior for a quantidade de vitelo, mais lentamente ocorrerá a segmentação.

QUESTÃO 16

A análise da situação apresentada exige considerar: a função isolante da mielina e o estabelecimento dos nódulos de Ranvier, repercutindo no aumento da velocidade de propagação do impulso nervoso. a relação entre diâmetro e velocidade em fibras mielinizadas e desmielinizadas.

QUESTÃO 17

1. Atualmente existe um grupo de Agnatas, os Ciclostomatas. Esse grupo ainda existe pelo fato de ter se adaptado à vida parasitária.

2. A principal diferença entre os condrictis e os osteictis é quanto ao esqueleto, o primeiro o tem cartilaginoso, ao passo que o segundo possui esqueleto ósseo.

3. Os anfíbios marcam a transição da água para terra, por isso apresentam processos respiratórios característicos dos dois tipos de habitats.

4. âmnio é o anexo que reproduziu o meio aquoso em ambiente terrestre.

QUESTÃO 18

a) O processo da polinização, ou seja, a troca de pólen entre indivíduos diferentes mediada por animais.b) Os animais procuram nas flores não o pólen, mas alimento. Assim, flores polinizadas por animais

possuem nectários. Para atrair a atenção destes animais, as flores por eles polinizadas podem ser bastante coloridas, com pétalas grandes, ou ainda possuir odor característico, dependendo do animal que a procura. Flores polinizadas por morcegos, que possuem visão deficiente, mas olfato apurado, por exemplo, costumam ter glândulas odoríferas. Flores procuradas por insetos e pássaros, que enxergam as cores, costumam ter pétalas grandes e coloridas, e muitas vezes extremamente adaptadas ao seu polinizador natural

c) O grão de pólen, após alcançar o estigma da flor, germina e emite o tubo polínico, que cresce através do estilete até alcançar a micrópila no óvulo. O grão de pólen possui dois núcleos: o vegetativo e o reprodutivo. Este último se divide e dá origem a dois núcleos espermáticos haplóides, que são efetivamente os gametas masculinos. O núcleo vegetativo se degenera à medida que o tubo polínico cresce em direção à micrópila. Uma vez penetrando a micrópila, os dois núcleos espermáticos se fundem, um com a oosfera, que dará origem ao zigoto, e o outro se funda com os núcleos polares, formando um tecido de reserva triplóde, denominado endosperma. É a chamada dupla fecundação. A fecundação nas plantas superiores ocorre dentro do saco embrionário, onde estão localizadas a oosfera, os núcleos polares, as sinérgides e as antípodas, estas duas se degenerando após a fecundação. Esquema

QUESTÃO 19

11

Os fungos do gênero Penicillium também são utilizados na produção de antibióticos.a) Os fungos são organismos heterotróficos, ao contrário dos vegetais que são organismos autótrofos. As

leveduras são fungos unicelulares que realizam a fermentação alcoólica, processo responsável pela produção de bebidas alcoólicas e o crescimento das massas de pães.

b) Os fungos e as bactérias são os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica. A ausência desses organismos tornaria impossível a reciclagem da matéria, o que comprometeria a vida no nosso planeta.

QUESTÃO 20

a) Na fase A (interfase).b) Consideremos a presença de apenas um alelo H, na célula descrita. Nas fases A, B, C e D, haverá duas

cópias do gene. Em cada uma das células da fase E, haverá apenas uma cópia do gene H.

12