anexo 2 - entrevista exploratória 2 -...

1
Entrevista exploratória Se tomarmos como referência as perspectivas de Quivy (2003), este considera que as “entrevistas exploratórias devem ajudar a constituir a problemática de investigação”. Devem, portanto, contribuir, ainda na óptica do mesmo autor, “para descobrir os aspectos a ter em conta” e alargar ou rectificar o campo de investigação (p.69). Assim sendo, tendo as entrevistas exploratórias como principal função “revelar determinados aspectos do fenómenos estudado em que o investigador não teria espontaneamente pensado por si mesmo e, assim, complementar as pistas de trabalho... (p.69), a presente entrevista será realizada no início da investigação, individualmente, para recolha de informações que permitem elucidar a investigadora sobre as concepções, competências e conhecimentos que as educadoras na formação inicial revelam no âmbito da Matemática na educação Pré- escolar, de modo a auxiliar a estruturação do seu estudo.(Quivy, R., 2003, p.69) 1. Gosta de Matemática? Porquê? 2. O que é para si Matemática? 3. O que considera ser “matematicamente competente”? 4. Na sua opinião qual o papel da Matemática na Educação Pré-escolar? 5. Em que área se integra a Matemática, segundo as Orientações curriculares na educação Pré-escolar? 6. Que conhecimentos matemáticos são necessários para as educadoras exercerem as suas funções? 7. Considera que os conhecimentos matemáticos que possui são suficientes para poder ser um bom profissional? Porquê? 8. Como adquiriu os conhecimentos matemáticos? 9. Que competências considera necessárias as futuras educadoras desenvolver? 10. Que competências as actividades matemáticas permitem desenvolver na criança? 11. De que forma considera que se deve trabalhar a Matemática na educação Pré-escolar? 12. Qual o papel que considera que deve ser o de educador no desenvolvimento das capacidades matemáticas das crianças? 13. Que capacidades consideram que são desenvolvidas com a realização de actividades matemáticas?

Upload: ngokhanh

Post on 01-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Anexo 2 - Entrevista exploratória 2 - repositorio.ul.ptrepositorio.ul.pt/.../1307/...tm_Anexo_2_Entrevista_exploratoria_2.pdf · Entrevista exploratória Se tomarmos como referência

Entrevista exploratória

Se tomarmos como referência as perspectivas de Quivy (2003), este considera que as “entrevistas exploratórias devem ajudar a constituir a problemática de investigação”. Devem, portanto, contribuir, ainda na óptica do mesmo autor, “para descobrir os aspectos a ter em conta” e alargar ou rectificar o campo de investigação (p.69).

Assim sendo, tendo as entrevistas exploratórias como principal função “revelar determinados aspectos do fenómenos estudado em que o investigador não teria espontaneamente pensado por si mesmo e, assim, complementar as pistas de trabalho... (p.69), a presente entrevista será realizada no início da investigação, individualmente, para recolha de informações que permitem elucidar a investigadora sobre as concepções, competências e conhecimentos que as educadoras na formação inicial revelam no âmbito da Matemática na educação Pré-escolar, de modo a auxiliar a estruturação do seu estudo.(Quivy, R., 2003, p.69)

1. Gosta de Matemática? Porquê?

2. O que é para si Matemática?

3. O que considera ser “matematicamente competente”?

4. Na sua opinião qual o papel da Matemática na Educação Pré-escolar?

5. Em que área se integra a Matemática, segundo as Orientações curriculares na educação Pré-escolar?

6. Que conhecimentos matemáticos são necessários para as educadoras exercerem as suas funções?

7. Considera que os conhecimentos matemáticos que possui são suficientes para poder ser um bom profissional? Porquê?

8. Como adquiriu os conhecimentos matemáticos?

9. Que competências considera necessárias as futuras educadoras desenvolver?

10. Que competências as actividades matemáticas permitem desenvolver na criança?

11. De que forma considera que se deve trabalhar a Matemática na educação Pré-escolar?

12. Qual o papel que considera que deve ser o de educador no desenvolvimento das capacidades matemáticas das crianças?

13. Que capacidades consideram que são desenvolvidas com a realização de actividades matemáticas?