andré brito

17
Escola Artística António Arroio Ana Catarina Silva, nº03, 11ºK

Upload: complementoindirecto

Post on 26-Jun-2015

1.890 views

Category:

Education


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: André Brito

Escola Artística António ArroioAna Catarina Silva, nº03, 11ºK

Page 2: André Brito

• André Brito nasceu no Porto, em 1972, e foi desde muito pequeno que adquiriu uma forte ligação com a fotografia, graças ao pai com quem passava horas na câmara escura. Foi com ele, também, que aprendeu os princípios básicos da fotografia.

• Quando o seu pai faleceu herdou as suas câmaras fotográficas e, desde então, nunca mais parou de fotografar, pois, tudo era motivo para carregar no obturador. Após concluir a licenciatura na área das tecnologias, com um dos seus primeiros ordenados comprou uma reflex com auto foco.

Page 3: André Brito

• Em 2003, quando elaborou os seus trabalhos na área de nus, improvisou “estúdios artesanais” com candeeiros de halogéneo, cartolinas a servir de panelas reflectores e modeladoras e caixas de luz feitas com caixotes de papelão.

• Em 2004, fotografava com 3 flashes sincronizados e com uma série de acessórios modeladores de luz construídos artesanalmente.

• No início de 2005, comprou o seu primeiro kit de iluminação, e foi nesse mesmo ano que encontrou um espaço para montar o seu estúdio.

Page 4: André Brito

O trabalho de nus de André Brito pode ser dividido em duas áreas: estúdio e exteriores.

Page 5: André Brito

• Em estúdio, cada pormenor dos seus trabalhos é cuidadosamente pensado o que, por vezes, o leva a persistir na mesma ideia durante meses, até a conseguir realizar.

• Opta por utilizar diferentes estilos, que podem variar entre movimentos e grafismos estáticos e simétricos. Por norma, elege poses em tensão, com alguma sensualidade, mas sempre mostrando um corpo feminino forte e poderoso.

Page 6: André Brito

• No que diz respeito à importância de elementos presentes numa imagem, o fotógrafo divide-os entre a pose e a iluminação. Segundo André, estes são, sem dúvida, os dois elementos que compõem a maior parte das suas imagens de estúdio, sendo que um não funciona sem o outro.

Page 7: André Brito

• Nas sessões exteriores, o planeamento começa por uma visita prévia ao local onde se vai fotografar, de preferência com a modelo, para que se possam estudar os locais e poses a usar, assim como a decisão da altura do dia para a execução do projecto.

Page 8: André Brito

• Nestes trabalhos, a importância dos elementos da imagem altera-se, pois é preciso ter em conta um aspecto bastante importante, o ambiente.

• A pose passa a ter maior relevância, pois é através dela que a modelo se integra, ou não, no "cenário".

• Esse é o maior desafio que André encontra nas imagens de exteriores, para conseguir uma integração harmoniosa ou, pelo contrário, em choque com o ambiente.

Page 9: André Brito

• O fotógrafo português vem ganhando reconhecimento mundial graças à técnica de iluminação presente nos seus ensaios nus.

• Os destaques na sua obra, nos seus nus artísticos demonstram uma requintada combinação entre luz e as poses dos corpos, que é fruto de uma preocupação constante somada ao trabalho intenso.

Page 10: André Brito

• André Brito também pratica fotografia submarina, o que, segundo o fotógrafo, contribuiu muito para a sua evolução em termos de iluminação artificial.

Page 11: André Brito

• Outras das características que chamam a atenção dos seus ensaios de nus são o predominio do preto e branco e a opção por não captar o rosto das modelos.

Page 12: André Brito

• No que diz respeito à sua tendência para as fotografias a preto e branco, o fotógrafo diz não ter nenhuma razão em especial para o fazer, apenas lhe agrada mais visualmente, e gosta do preto e branco levemente aquecido. Começou por apresentar os seus trabalhos assim, e perdura até hoje.

Page 13: André Brito

• O facto de não captar o rosto das modelos que fotografa, para o fotógrafo há uma explicação, pois ao fotografar o corpo feminino e apresentando-o sem face - sem uma identidade - mais facilmente consegue fazer com que qualquer mulher se possa ver naquele corpo, se possa identificar com ele, se possa sentir nele, possa sentir a sua força… Para além disso, assim protege a identidade da modelo. Apesar de nas suas imagens a mulher ser dignificada, em Portugal, ainda é complicado lidar com o nu de forma natural.

Page 14: André Brito

• No que diz respeito à divulgação, André acredita que a Internet é, actualmente, o local de eleição para publicar portefólios, visto que já existem inúmeras comunidades nas quais se podem expor trabalhos fotográficos e há muitos profissionais de várias áreas ligadas à fotografia a procurar trabalhos e talentos nessas comunidades. E para os aspirantes a fotógrafos de sucesso deixa sempre o conselho de que na sua opinião deve mostrar-se pouco e apenas o muito bom, o que realmente acreditamos ser uma excelente imagem.

Page 15: André Brito

• O trabalho do fotógrafo tem sido muito bem aceite e reconhecido, contando já com diversas publicações em revistas e livros nacionais e estrangeiros, mas também tem sido solicitado pelos mais diversos mercados, como SPA’s, Clínicas e Institutos de Beleza e Cirurgia Estética, Health Clubs, Ginásios, bem como noutras áreas bastante diferenciadas.

Page 16: André Brito
Page 17: André Brito

• Em termos de venda das suas obras a nível artístico, tem tido algumas solicitações, sobretudo vindas do estrangeiro, mas, mesmo com as limitações presentes num mercado tão pequeno como o português, André confessa que a Internet acabou com as barreiras na área de venda de imagens.