anatomia do olho

31
  clique para ampliar  Cornea É transparente, situada na parte anterior do olho, transmite e foca a luz para dentro do olho.  I ris Responsável pela coloração dos olhos. A íris ajuda a regular a quantidade de luz que entra para dentro do olho. Pupila Região central e escura da íris. O diâmetro da pupila determina a quantidade de luz que entra para dentro do olho. O tamanho da pupila varia de acordo com a quantidade de luz no ambiente.  Cristalino Lente transparente dentro do olho, que ajuda a focalizar a luz para dentro do olho, mais especificamente na retina.  Esclera Éa parte branca que reveste o olho.  Retina É um tecido do sistema nervoso que está situado para parte posterior do olho. A retina percebe a luz e produz estímulos que são transmitidos através do nervo óptico até o cérebro.  Macula É uma região pequena da retina, que contém células especiais sensíveis a luz. É responsável pela percepção de detalhes finos da visão.  Nervo Óptico O nervo óptico conecta o olho ao cérebro. O nervo transporta os implusos formados pela retina até o cerebro, que interpreta as imagens.  treo É claro e transparente, parecido com um gelatina, que preenche o conteúdo do olho.  Fonte: www.oftalmo.com.br 

Upload: mauro-pereira

Post on 07-Jul-2015

324 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 1/31

 

 clique para ampliar  

Cornea É transparente, situada na parte anterior do olho, transmite e foca a luz para dentro do olho. Iris Responsável pela coloração dos olhos. A íris ajuda a regular a quantidade de luz que entra para dentro doolho. Pupila Região central e escura da íris. O diâmetro da pupila determina a quantidade de luz que entra para dentrodo olho. O tamanho da pupila varia de acordo com a quantidade de luz no ambiente. Cristalino Lente transparente dentro do olho, que ajuda a focalizar a luz para dentro do olho, mais especificamentena retina. Esclera Éa parte branca que reveste o olho. Retina É um tecido do sistema nervoso que está situado para parte posterior do olho. A retina percebe a luz e

produz estímulos que são transmitidos através do nervo óptico até o cérebro. Macula É uma região pequena da retina, que contém células especiais sensíveis a luz. É responsável pelapercepção de detalhes finos da visão. Nervo Óptico O nervo óptico conecta o olho ao cérebro. O nervo transporta os implusos formados pela retina até ocerebro, que interpreta as imagens. Vítreo É claro e transparente, parecido com um gelatina, que preenche o conteúdo do olho. 

Fonte: www.oftalmo.com.br 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 2/31

 

OLHO HUMANO 

Os olhos humanos, assim como da maioria dos animais predadores, estão localizados na parte frontalda cabeça. Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de

informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos na mesma altura, mas a partir de doispontos diferentes, em ângulos ligeiramente distintos.

Estruturas internas do olho humanoclique para ampliar  

Essas duas imagens separadas são enviadas ao cérebro, que as junta em uma só e percebe o objeto em3 dimensões.

Os dois olhos trabalhando em conjunto oferecem uma visão muito mais acurada do que um olhotrabalhando sozinho. A perda temporária da visão em um dos olhos leva à dificuldade para avaliar adistância exata dos objetos, porém, se a perda for permanente, o cérebro pode adaptar-se após certotempo e a visão tornar-se quase normal.

Introdução O olho, ou globo ocular, é um dos órgãos dos sentidos mais sofisticado e desenvolvido nos sereshumanos, apresentando alta sensibilidade e precisão maiores do que a da maioria dos animais. Os doisolhos humanos são protegidos pelas proeminências ósseas do crânio e pelas pálpebras. As pálpebras

são formadas por um tecido músculo-fibroso, revestido externamente por pele e internamente pelaconjuntiva. Os cílios são os pêlos finos que se encontram na borda das pálpebras. Também têm função de proteção,

 já que impedem que pequenas partículas cheguem ao globo ocular. As sobrancelhas, acima do olho,também apresentam uma função parecida.

Os músculos oculares se situam ao redor do globo ocular. Sua contração, que pode ser controladavoluntariamente, permite ao olho rodar em qualquer direção e aumentar, assim, o campo visual em tornode 180 graus.

Estruturas externas 

Estruturas externas do olho humanoclique para ampliar  

Córnea 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 3/31

 

 A córnea é parte da camada externa do olho e equivale ao vidro de um relógio; Apresenta as seguintes funções: - Transmissão e refração da luz. Funciona como uma lente que, associada ao cristalino, compõe osistema óptico responsável por focalizar as imagens na retina; - Proteção da parte anterior do globoocular. Conjuntiva 

 A conjuntiva é uma membrana transparente e delgada que recobre a parte branca do olho e internamenteas pálpebras. Tem como função a defesa da superfície ocular contra agentes externos e a manutençãoda lubrificação ocular. Íris 

 Além de dar cor aos olhos - castanho, verde ou azul -, a íris tem a grande função de controlar aintensidade de luz que chega dentro do olho. Isto porque funciona como a abertura de uma máquinafotográfica. A íris tem uma pequena abertura bem no seu centro chamada de pupila, por onde passam osraios luminosos para o interior do globo ocular. O tamanho da pupila é determinado pela contração e relaxamento dos músculos da íris e varia conformea intensidade da luz:

- tornando-se mais dilatada quando há pouca luz (para que mais luz chegue até a retina); - estando maiscontraída (fechada) quando há muita luz, para diminuir a intensidade de luz que chega no interior do olho.

Esclerótica ou esclera É a "parte branca" que delimita a porção colorida do olho. A esclerótica ou esclera é responsável pelamanutenção da forma do olho e pela proteção das estruturas oculares, já que tem uma consistência maisrígida. Cristalino O cristalino tem a importante função de regular o foco dos objetos conforme a distância que eles sesituam do olho (como se faz com um binóculo), permitindo a visão precisa de objetos próximos edistantes. Com o passar dos anos, o cristalino perde sua elasticidade e a capacidade de mudar sua forma. Por isso,muitas pessoas a partir dos 40 ou 50 anos necessitam de óculos para perto, especialmente para leitura,com o objetivo de compensar esta perda visual chamada, tecnicamente, de presbiopia.

 A perda da transparência (opacificação) do cristalino, também freqüente em pessoas idosas, é chamadade catarata e freqüentemente leva à cegueira.

Estruturas internas Retina  A retina é um tecido fundamental para o funcionamento do olho e trabalha como o filme numa máquinafotográfica: a imagem é focalizada diretamente nela, que reveste os 2/3 posteriores na parte interna doolho. Sua função é receber as imagens, formá-las e enviá-las para o cérebro. As imagens se formam commaior nitidez na mácula, sendo mais precisas ainda na fóvea (região central da mácula). Nervo óptico O nervo óptico é a continuação das células nervosas da retina. Sua função é levar as imagens captadasna retina para o cérebro para formar a visão. 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 4/31

 

 Paciente sendo examinada com o oftalmoscópio 

Métodos de visualização da retina

 A retina pode ser visualizada pelo oftalmologista através da pupila. Isso pode ser feito por meio deinstrumentos oftalmológicos mais simples, como o oftalmoscópio, bem como através de métodos maissofisticados.

Fluidos intraoculares O olho é preenchido pelo líquido intraocular, que mantém pressão suficiente no globo ocular para quefique distendido e com formato esférico. Esse líquido pode ser dividido em duas porções: humor aquoso ehumor vítreo. O equilíbrio entre a formação e a reabsorção do humor aquoso regula o volume total e apressão do líquido intra-ocular. Medição da pressão intraocular: tonometria 

Pelo fato de não ser prático introduzir uma agulha dentro do olho do paciente para medir a pressão intra-ocular, essa pressão é medida clinicamente por meio de um dispositivo apropriado chamado detonômetro.

 A córnea é anestesiada localmente e a base do tonômetro é colocada sobre a córnea. Uma pequenaforça é aplicada no êmbolo central, fazendo com que a parte da córnea situada abaixo do êmbolo sejaempurrada para dentro. A quantidade desse deslocamento é registrada na escala do tonômetro e este,por sua vez, é calibrado em termos de pressão intra-ocular.

O filme lacrimal 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 5/31

 

 Camadas do filme lacrimal 

O filme lacrimal, também conhecido como lágrima, é o mecanismo natural do organismo para proteger asuperfície ocular contra infecções e contra os efeitos corrosivos da sujeira, poeira e outras partículasaéreas. Elas ajudam a criar uma superfície regular, de forma que a visão permaneça clara e semdistorções, proporcionando uma sensação de conforto nos olhos. As lágrimas fornecem uma superfícieúmida e lubrificada, que se mantêm sobre o epitélio corneano.

O filme lacrimal é composto por três camadas: - A camada mais externa, oleosa, previne a evaporação excessiva da lágrima; - A camada do meio,aquosa, mantém o olho umidificado; - A camada interna mucosa forma a ligação entre o filme lacrimal e oepitélio corneano. Funções das lágrimas: - Fazer da córnea uma superfície óptica, lisa e regular, favorecendo a precisão da visão; - Umedecer acórnea e a conjuntiva; - Inibir o desenvolvimento de microorganismos no olho. Uma produção adequada de lágrimas é importante para a manutenção da saúde, do conforto e dacapacidade de controle de infecções no olho. A deficiência na produção das lágrimas ou de qualquer umdos elementos componentes no filme lacrimal pode produzir o que se chama de olho seco.

Fonte: www.novartisfarma.com.br 

Para conhecer mais sobre o funcionamento da visão é importante conhecer um pouco sobre as partes doolho.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 6/31

 

 

Esclera É a parte branca do olho que serve de proteção. Córnea É uma estrutura transparente e resistente que permite a passagem da luz para dentro do olho e ajuda afocalizá-la na retina. Íris É a parte que dá a cor dos olhos. Controla a entrada de luz através da pupila. Pupila É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho. Cristalino É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico. 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 7/31

 

Pupila É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho. Cristalino É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico. 

Fonte: www.sadalla.com.br 

OLHO HUMANO 

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula aquantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila.

Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focadasobre a retina.

 A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina,mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsoseletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

Inspirado no funcionamento do olho o homem criou a máquina fotográfica. Portanto, em nossos olhos acórnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na

retina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz.

 A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ouseja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito decaptar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.

Cílios São pêlos localizados na borda da pálpebra e servem para proteger o olho de artigois em suspensão noar, como a poeira. Conjuntiva Membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras. Córnea É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta ofoco da imagem no olho. Coróide Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasossangüíneos, ela supre a retina de oxigênio e outros nutrientes. Corpo Ciliar  

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 8/31

 

Localizado atrás da íris o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação,ou seja, mobilidade do cristalino. Cristalino Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila. Funcionacomo uma lente, cujo formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação. Esclera Camada externa do globo ocular - parte branca do olho. Semi-rígida, ela dá ao globo ocular seu formato eprotege as camadas internas mais delicadas. Fóvea Central Porção de cada um dos olhos que permite perceber detalhes dos objetos observados. Localizada nocentro da retina, é muito bem irrigada de sangue e possibilita, através das células cônicas, a percepçãodas cores. Humor Aquoso Líquido transparente que preenche o espaço entre a córnea e o cristalino, sua principal função é nutrir estas partes do olho e regular a pressão interna. Humor Vítreo Líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina. Íris É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila.  Mácula Lútea Ponto central da retina. É a região que distingue detalhes no meio do campo visual. Músculos Ciliares 

 Ajustam a forma do cristalino. Com o envelhecimento eles perdem sua elasticidade, dificultando afocagem dos objetos próximos e provocando presbiopia. Músculos Extr ínsecos Conjunto de seis músculos responsáveis pelo movimento dos olhos. Trabalham em sincronismo, entre si,propiciando a movimentação simultânea dos olhos. Caso ocorra alguma alteração neste sincronismoteremos a deficiência ocular chamada estrabismo. Nervo Óptico É a estrutura formada pelos prolongamentos das células nervosas que formam a retina. Transmite aimagem capturada pela retina para o cérebro. Pálpebras Consideradas anexos oculares, tem como função proteger o olho na sua parte mais anterior. Através dasua movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida pelas glândulas lacrimais, umedecendo enutrindo a córnea e retirando substâncias estranhas que tenham alcançado o olho. 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 9/31

 

Pupila Controla a entrada de luz: dilata-se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminaçãoé maior. Esses ajustes permitem que a pessoa enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando aluz é mais forte. Retina Sua função é receber ondas de luz e convertê-las em impulsos nervosos, que são transformados empercepçõe 

Fonte: www.cbo.com.br 

Enquanto a visão é um processo complicado, o olho apenasrecebe a luz. Clique para Ampliar  

 A primeira função dos olhos é focalizar a luz. Seu funcionamento é como o de uma câmera fotográfica,onde os raios de luz penetram pela córnea, que possui um grande poder de focalização. A íris regula aquantidade de luz que entra nos olhos, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila (abertura centralda íris).

 A luz então viaja através do cristalino, que faz o ajuste fino na focalização sobre a retina, localizada naparte posterior do olho, atuando como se fosse o filme da câmera. A retina transforma a luz em impulsoselétricos, que são levados pelo nervo óptico até o cérebro.

Para enxergarmos bem, os raios de luz necessitam ser precisamente focalizados sobre a retina.

O OLHO HUMANO 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 10/31

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 11/31

 

em sinais nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo ótico. Normalmente, as imagens dosobjetos que olhamos diretamente formam-se na região da retina bem na linha que passa pela pupila epelo centro do cristalino, isto é, pelo eixo do globo ocular.

Essa região, chamada de fóvea, é rica de cones, que são as células mais sensíveis à visão das cores.

No resto da retina praticamente só tem bastonetes que são menos sensíveis às cores mas são mais

sensíveis à baixa intensidade de luz. Na semi-obscuridade são os bastonetes que se encarregam denossa visão: por isso se diz que à noite todos os gatos são pardos. Na posição de onde sai o nervo óticofica o chamado ponto cego.

Nesse ponto não existem cones nem bastonetes e uma imagem que se forme sobre ele não é vista. Paracomprovar isto faça o seguinte teste: feche seu olho esquerdo e, fixando a cruz com o olho direito, mova a

cabeça para frente e para trás até que o círculo preto desapareça. Isso se dá quando a imagem do círculopreto cai sobre o ponto cego.

Fonte: www.escolavesper.com.br 

OLHO HUMANO 

O olho humano é, aproximadamente, uma esfera com diâmetro de cerca de 20 mm.

O olho humano possui 3 membranas que o envolvem:

A CÓRNEA 

tecido resistente e transparente que cobre a superfície anterior do olho

A CORÓIDE 

é a cobertura externa da esclerótica a retina

Descrevendo o olho humano 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 12/31

 

 Clique para Ampliar  Cristalino 

É formado por camadas concêntricas de células fibrosas, sendo sustentado por fibras que se conectamao corpo ciliar o cristalino contém 60 a 70% de água, cerca de 6% de gordura e mais proteínas do quequalquer outro tecido no olho o cristalino é colorido por uma pigmentação levemente amarelada, que seintensifica com a idade o cristalino absorve, aproximadamente, 8% da luz visível com absorção relativamente maior noscomprimentos de onda mais curtos

as luzes infravermelha e ultravioleta são ambas intensamente absorvidas por proteínas nas estrutura docristalino e, quando excessivas, podemdanificar o olho.

Retina 

é a membrana mais interna do olho ela se estende por toda a porção posterior do olho humano quando oolho está apropriadamente focalizado,a luz de um objeto fora do olho é tornada imagem na retina a visão de padrões é viabilizada pela distribuição de receptores discretos de luz sobre a superfície daretina. Existem duas classes de receptores:

Cones 

o número de cones em cada olho varia de 6 a 7 milhões. Eles são altamente sensíveis a cores. Os sereshumanos podem discernir pequenos detalhes com esses cones porque cada um deles é conectado à suaprópria fibra nervosa. Bastonetes 

o número de bastonetes é cerca de 75 a 150 milhões, distribuidos sobre a superfície da retina. Osbastonetes servem para dar uma visão geral do campo de visão. Eles não estão envolvidos em visãocolorida e são sesíveis a baixos níveis de iluminação. F

óvea é a região central da retina onde está posicionada a maioria dos cones. Os músculos que controlam oolho rodam o globo ocular até que a imagem do objeto de interesse caia sobre a fóvea 

Fonte: www.on.br 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 13/31

 

 

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula aquantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luzentra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olhoproduz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cemmilhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que sãodecodificados pelo cérebro.

Inspirado no funcionamento do olho o homem criou a máquina fotográfica. Portanto, em nossos olhos acórnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem naretina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz.

 A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ouseja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito decaptar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.

Córnea É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta ofoco da imagem no olho. Coróide Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sangüíneos, ela supre a retina deoxigênio e outros nutrientes. Corpo Ciliar  Localizado atrás da íris o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação,

ou seja, mobilidade do cristalino. Cristalino Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamado acomodação. Esclera Camada externa do globo ocular - parte branca do olho. Semi-rígida, ela dá ao globo ocular seu formato eprotege as camadas internas mais delicadas. Fóvea Central Porção de cada um dos olhos que permite perceber detalhes dos objetos observados. Localizada nocentro da retina, é muito bem irrigada de sangue e possibilita, através das células cônicas, a percepçãodas cores. Humor Aquoso Líquido transparente que preenche o espaço entre a córnea e o cristalino, sua principal função é nutrir estas partes do olho e regular a pressão interna. Humor Vítreo 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 14/31

 

Líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina. Íris É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila.  Mácula Lútea Ponto central da retina. É a região que distingue detalhes no meio do campo visual. Músculos Ciliares 

 Ajustam a forma do cristalino. Com o envelhecimento eles perdem sua elasticidade, dificultando afocagem dos objetos próximos e provocando presbiopia. Músculos Extr ínsecos Conjunto de seis músculos responsáveis pelo movimento dos olhos. Trabalham em sincronismo, entre si,propiciando a movimentação simultânea dos olhos. Caso ocorra alguma alteração neste sincronismoteremos a deficiência ocular chamada estrabismo. Nervo Óptico É a estrutura formada pelos prolongamentos das células nervosas que formam a retina. Transmite aimagem capturada pela retina para o cérebro. Pálpebras Consideradas anexos oculares, tem como função proteger o olho na sua parte mais anterior. Através dasua movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida pelas glândulas lacrimais, umedecendo enutrindo a córnea e retirando substâncias estranhas que tenham alcançado o olho. Pupila Controla a entrada de luz: dilata-se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminaçãoé maior. Esses ajustes permitem que a pessoa enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando aluz é mais forte. Retina Sua função é receber ondas de luz e convertê-las em impulsos nervosos, que são transformados empercepções visuais. Fonte: www.portaldaretina.com.br  

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 15/31

 

 

Ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor daastronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduzos homens as partes mais distantes do mundo; é o pr íncipe da matemática, e as ciências que otêm por fundamento são perfeitamente corretas. 

O olho mede a distância e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizações;ele... deu origem a arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura. 

...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela docorpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo. " 

ÓRBITAS São cavidades ósseas simetricamente dispostas, uma em cada lado da face, que acomodam e protegemos olhos e seus acessórios.. São preenchidas em sua maior parte por gordura, que protege o globo ocular.

GLOBO OCULAR Cada olho é constituido por 3 túnicas (camadas): 

y  Externa: Protetora. São a córnea e a esclera.y  Média: Vascular. Compreende a íris, a coróide e o corpo ciliar.y  Interna: Nervosa. É a retina.

ESCLERA É a parte branca e opaca da camada externa do olho. É conhecida popularmente como "branco do olho". 

 A esclera tem função protetora e ajuda a manter a forma do olho.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 16/31

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 17/31

 

 Clique para Ampliar  

ESTRUTURAS ACESSÓRIAS DOS OLHOS  NERVOÓPTICO É formado a partir da retina e conduz o estímulo visual ao cérebro. MÚSCULOS EXTRÍNSECOS  Prendem-se na esclera e fazem os movimentos dos olhos. São seis músculos em cada olho e trabalhamem conjunto entre si. PÁLPEBRAS Servem para proteger os olhos, distribuir a lágrima e remover corpos estranhos nos olhos. CÍLIOS Protegem o olho de poeiras suspensas no ar. CONJUNTIVA É uma camada muito fina, transparente e com muitos vasos, que recobre a esclera na parte anterior doolho e a parte interna das pálpebras. SISTEMA LACRIMAL 

 A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais, nas pálpebras superiores. O escoamento da lágrimaocorre para o nariz, através do sistema de drenagem da lágrima. O sistema de drenagem se inicia nospontos lacrimais. 

Clique para Ampliar  

A SENSAÇÃO VISUAL   A luz, quando chega à retina, estimula a camada de cones e bastonetes, que originam ondas elétricasque se transmitem pelo nervo óptico. O nervo óptico entra no cérebro e dirige-se a região responsável pela visão onde se processa o fenômenode "formação das imagens".

Cada olho recebe e envia ao cérebro uma imagem, no entanto, vemos os objetos como um só, devido acapacidade de fusão das imagens em uma só.

 A visão binocular (com os dois olhos) nos dá um maior campo visual e noção de profundidade.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 18/31

 

Fonte: atlas.ucpel.tche.br 

Clique para Ampliar  

Os olhos humanos, assim como da maioria dos animais predadores, estão localizados na parte frontal dacabeça. Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de

informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos na mesma altura, mas a partir de doispontos diferentes, em ângulos ligeiramente distintos.

Essas duas imagens separadas são enviadas ao cérebro, que as junta em uma só e percebe o objeto em3 dimensões.

Os dois olhos trabalhando em conjunto oferecem uma visão muito mais acurada do que um olhotrabalhando sozinho. A perda temporária da visão em um dos olhos leva à dificuldade para avaliar adistância exata dos objetos, porém, se a perda for permanente, o cérebro pode adaptar-se após certotempo e a visão tornar-se quase normal.

Introdução 

O olho, ou globo ocular, é um dos órgãos dos sentidos mais sofisticado e desenvolvido nos sereshumanos, apresentando alta sensibilidade e precisão maiores do que a da maioria dos animais. Os doisolhos humanos são protegidos pelas proeminências ósseas do crânio e pelas pálpebras. As pálpebrassão formadas por um tecido músculo-fibroso, revestido externamente por pele e internamente pelaconjuntiva. Os cílios são os pêlos finos que se encontram na borda das pálpebras.

Também têm função de proteção, já que impedem que pequenas partículas cheguem ao globo ocular. Assobrancelhas, acima do olho, também apresentam uma função parecida.

Os músculos oculares se situam ao redor do globo ocular. Sua contração, que pode ser controladavoluntariamente, permite ao olho rodar em qualquer direção e aumentar, assim, o campo visual em tornode 180 graus.

Clique para Ampliar  

Estruturas externas Córnea 

y   A córnea é parte da camada externa do olho e equivale ao vidro de um relógio; 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 19/31

 

y   Apresenta as seguintes funções:y  Transmissão e refração da luz. Funciona como uma lente que, associada ao cristalino, compõe o

sistema óptico responsável por focalizar as imagens na retina;y  Proteção da parte anterior do globo ocular 

Conjuntiva 

 A conjuntiva é uma membrana transparente e delgada que recobre a parte branca do olho e internamenteas pálpebras. Tem como função a defesa da superfície ocular contra agentes externos e a manutençãoda lubrificação ocular  Íris 

 Além de dar cor aos olhos - castanho, verde ou azul -, a íris tem a grande função de controlar aintensidade de luz que chega dentro do olho. Isto porque funciona como a abertura de uma máquinafotográfica. A íris tem uma pequena abertura bem no seu centro chamada de pupila, por onde passam osraios luminosos para o interior do globo ocular. O tamanho da pupila é determinado pela contração e relaxamento dos músculos da íris e varia conformea intensidade da luz:

y  tornando-se mais dilatada quando há pouca luz (para que mais luz chegue até a retina);y  estando mais contraída (fechada) quando há muita luz, para diminuir a intensidade de luz que

chega no interior do olho

Esclerótica ou esclera 

É a "parte branca" que delimita a porção colorida do olho. A esclerótica ou esclera é responsável pelamanutenção da forma do olho e pela proteção das estruturas oculares, já que tem uma consistência maisrígida Cristalino 

O cristalino tem a importante função de regular o foco dos objetos conforme a distância que eles sesituam do olho (como se faz com um binóculo), permitindo a visão precisa de objetos próximos edistantes. Com o passar dos anos, o cristalino perde sua elasticidade e a capacidade de mudar suaforma. Por isso, muitas pessoas a partir dos 40 ou 50 anos necessitam de óculos para perto,especialmente para leitura, com o objetivo de compensar esta perda visual chamada, tecnicamente, depresbiopia. A perda da transparência (opacificação) do cristalino, também freqüente em pessoas idosas, échamada de catarata e freqüentemente leva à cegueira Estruturas internas 

Retina  A retina é um tecido fundamental para o funcionamento do olho e trabalha como o filme numa máquina

fotográfica: a imagem é focalizada diretamente nela, que reveste os 2/3 posteriores na parte interna doolho. Sua função é receber as imagens, formá-las e enviá-las para o cérebro. As imagens se formam commaior nitidez na mácula, sendo mais precisas ainda na fóvea (região central da mácula)

Nervo óptico 

O nervo óptico é a continuação das células nervosas da retina. Sua função é levar as imagens captadasna retina para o cérebro para formar a visão 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 20/31

 

 Paciente sendo examinada com o oftalmoscópio 

Métodos de visualização da retina 

 A retina pode ser visualizada pelo oftalmologista através da pupila. Isso pode ser feito por meio deinstrumentos oftalmológicos mais simples, como o oftalmoscópio, bem como através de métodos maissofisticados Fluidos intraoculares 

O olho é preenchido pelo líquido intraocular, que mantém pressão suficiente no globo ocular para quefique distendido e com formato esférico. Esse líquido pode ser dividido em duas porções: humor aquoso ehumor vítreo. O equilíbrio entre a formação e a reabsorção do humor aquoso regula o volume total e apressão do líquido intra-ocular. Medição da pressão intraocular: tonometria 

Pelo fato de não ser prático introduzir uma agulha dentro do olho do paciente para medir a pressão intra-ocular, essa pressão é medida clinicamente por meio de um dispositivo apropriado chamado detonômetro. A córnea é anestesiada localmente e a base do tonômetro é colocada sobre a córnea. Umapequena força é aplicada no êmbolo central, fazendo com que a parte da córnea situada abaixo doêmbolo seja empurrada para dentro. A quantidade desse deslocamento é registrada na escala dotonômetro e este, por sua vez, é calibrado em termos de pressão intra-ocular.

O filme lacrimal 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 21/31

 

 Camadas do filme lacrimal O filme lacrimal O filme lacrimal, também conhecido como lágrima, é o mecanismo natural do organismo para proteger asuperfície ocular contra infecções e contra os efeitos corrosivos da sujeira, poeira e outras partículasaéreas. Elas ajudam a criar uma superfície regular, de forma que a visão permaneça clara e semdistorções, proporcionando uma sensação de conforto nos olhos. As lágrimas fornecem uma superfícieúmida e lubrificada, que se mantêm sobre o epitélio corneano.

O filme lacrimal é composto por três camadas

 y   A camada mais externa, oleosa, previne a evaporação excessiva da lágrima; y   A camada do meio, aquosa, mantém o olho umidificado;y   A camada interna mucosa forma a ligação entre o filme lacrimal e o epitélio corneano.

Funções das lágrimas 

y  - Fazer da córnea uma superfície óptica, lisa e regular, favorecendo a precisão da visão; y  - Umedecer a córnea e a conjuntiva;y  - Inibir o desenvolvimento de microorganismos no olho.

Uma produção adequada de lágrimas é importante para a manutenção da saúde, do conforto e da

capacidade de controle de infecções no olho. A deficiência na produção das lágrimas ou de qualquer umdos elementos componentes no filme lacrimal pode produzir o que se chama de olho seco.

Fonte: www.novartis.com.br 

O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletidapelos objetos à nossa volta. Essa luz atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecidotransparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio. Em seu caminho, a luz agora passaatravés do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalinoque funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focalsobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsoseletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, mais precisamente no córtex

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 22/31

 

visual ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando entãonossa sensação visual.

O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida etransformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro.

Ele é formado pelo globo ocular e seus diversos componentes. Basicamente se restringe a uma lente

positiva (convergente) de alto poder refrativo e é formado pela córnea, com +44,00 diop. e o cristalinocom +14,00 diop. num total de +58,00 diop.. Seu comprimento, no sentido ântero posterior, é de 24 mm.Entenda-se que estes dados são básicos e naturalmente variações existem.

Os raios luminosos, paralelos, vindos do infinito, penetram no olho pela pupila, convergem-se (com opoder dióptrico positivo) encontrando-se na retina, mais precisamente na fóvea central, que é circundadapela mácula, proporcionando assim visão nítida, o que ocorre com os olhos de visão normal, conhecidacomo "emétropes".

clique para ampliar  

Uma curiosidade: as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça parabaixo.Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. Océrebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão naposição normal.

O propósito do olho humano, no processo da visão, é formar uma imagem, no fundo do olho, que éconhecida genericamente como "retina". Podemos considerar que o olho é um instrumento óptico, por talperformance. A necessidade de lentes de óculos, em frente do olho, é determinado pela inexatidão comque esta imagem é formada na retina. Nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora dafóvea central, provoca uma imagem borrada ou desfocada. Esta imagem é corrigida com lentes oftálmicascom poderes dióptricos, que compensam as deficiências visuais, desde que necessária para fazer a

compensação e obtenção de boa visão.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 23/31

 

PARTES DO OLHO 

CÓRNEA 

É a parte saliente e anterior do globo ocular, protuberante e visível. É totalmente transparente e,

 juntamente com a esclerótica, forma o envoltório externo do globo ocular. Tem uma curvatura acentuada(cerca de 44,00 dioptrias, em média), sua espessura central é de 0,6mm. e a espessura periférica é de1,3mm., seu diâmetro médio é de 12mm., podendo variar de 11mm. a 12,5mm.

 A curvatura da córnea não é esférica. A grande maioria das córneas tem uma superfície tórica, ou seja,na direção vertical tem uma curvatura ligeiramente mais acentuada do que na direção horizontal. Estasdiferenças de curvatura podem estar situadas em diversas direções, originando-se daí a maior parte dosastigmatismos.

Por outro lado, esta curvatura vai se aplanando, à medida que se afasta da zona óptica central - com6mm. de diâmetro - tendo a córnea portanto uma superfície asférica. Por esta razão as lentes de contatomantém-se centradas na córnea.

 A córnea cobre ligeiramente a íris e a pupila, por onde a luz passa. Esta parte do olho tem a formaaproximada de uma lente negativa e seu raio interno é ligeiramente menor do que o raio externo.

Sua espessura central é muito pequena. Tem ela 0,6mm., mas ela possui 6 camadas que são: Epitélio (acamada externa), Bowman (a meio externa), Estroma (a do meio), Descemet (a meio interna), Endotélio(a camada interna) e sua zona ptica central, opticamente pura, tem 6mm. de diâmetro, sendo daí paramaior, composta de aberrações.

É portanto a córnea um elemento de suma importância no sistema dióptrico do aparelho visual, pois comsua curva acentuada, é o principal meio que faz com que os raios paralelos, que vem do infinito, seconvirjam e cheguem juntos fóvea central.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 24/31

 

ÍRIS 

É o colorido do olho. Trata-se de uma membrana de forma circular, com 12mm. de diâmetro com umaabertura circular, no centro, chamada de "pupila", cujo diâmetro médio é de 4,4mm. (em ambienteinterno). A pupila tem uma aparência preta mas é totalmente transparente e todas as imagens que vemos

passam através dela.

 A íris fica localizada entre a córnea e o cristalino. Ela funciona como se fora uma espécie de diafragma demáquina fotográfica. Quando exposta a muita luminosidade, diminui sua abertura central, e ao contrário,quando exposta a pouca luminosidade, dilata-se, aumentando o tamanho da pupila. Sua função écontrolar a entrada de luz no olho e tem papel preponderante na acuidade visual.

HUMOR AQUOSO 

Trata-se de uma substância semi-líquida, transparente, semelhante a uma gelatina incolor. Estasubstância preenche a câmara anterior do olho e, pela sua pressão interna, faz com que a córnea se

torne protuberante.

O humor aquoso é renovado lenta e constantemente e o seu excesso é escoado pelo canal de Schlemn.Quando este canal entope, o olho fica com excessiva pressão, sendo uma das causas do glaucoma,doença que danifica a fóvea central, podendo causar cegueira parcial.

CRISTALINO 

Corpo aproximadamente biconvexo, em forma de lente, transparente, com um poder dióptrico de perto de+14,00 diop., localizado logo atrás da íris, entre a câmara anterior e a câmara posterior do olho. A funçãoprincipal do cristalino é permitir a visão nítida em todas as distâncias. Quando se olha para perto, ocristalino torna-se convergente, aumentando o seu poder de refração e quando se olha para longe, torna-se menos convergente, diminuindo seu poder dióptrico. Isso faz com que a visão seja nítida em todas asdistâncias. O cristalino é uma lente que, através da sua variação dióptrica, conhecida como acomodação,torna possível visão nítida, para perto, para longe e para todas as distâncias. Esta acomodação diminui, àmedida que os anos passam, até que surge a presbiopia.

Músculo Ciliar: Quem promove a acomodação, feita pelo cristalino, é o músculo ciliar, que o circunda,através de pequenos ligamentos ciliares.

CORPO VÍTREO 

É também conhecido como " Humor Vítreo ". É uma substância totalmente transparente, semelhante ao

humor aquoso, que preenche internamente o globo ocular, fazendo com que tome a forma aproximada deuma esfera, com a protuberância da córnea.

ESCLERÓTICA 

Também conhecida como esclera. É o conhecido " Branco do Olho " e trata-se de uma camada queenvolve externamente o globo ocular.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 25/31

 

CORÓIDE 

Trata-se de uma membrana conjuntiva, localizada entre a esclerótica e a retina que liga o nervo óptico àora serrata e nutre a retina. Também conhecida com "úvea" e é assim chamada porque é todaentrecortada de vasos sangüíneos, numa verdadeira trama de pequenas veias que envolvem o globo

ocular, tornando a câmara posterior um local escuro, condição primordial para uma boa visão. Quandoobserva-se a pupila, tem-se a impressão de ser ela preta mas é apenas a câmara posterior que éescurecida pela coróide, dando a falsa impressão da pupila ser preta.

RETINA 

É a camada que envolve internamente ¾ partes do globo ocular e tem papel importantíssimo na visão. Éela composta de milhares de células sensíveis luz, conhecidas como fotossensoras. Estas células sãoconhecidas como: Cones (pertinentes à visão a cores) e Bastonetes (são os que proporcionam a visãoem preto e branco e visão noturna).

 A retina, na sua área periférica, oferece uma acuidade visual de apenas 1/10 ou 20/200 que é uma visãodeficiente, obtida quando se vê somente a maior letra do quadro de optotipos.

FÓVEA CENTRAL 

Fica localizada no fundo da retina, ligeiramente para o lado temporal e seu tamanho é de 3mm. de largurapor 2mm. de altura. Como se nota é bem pequena e é nela onde há o encontro focal dos raios paralelosque penetram no olho. A fóvea é de suma importância para a visão pois a acuidade visual, nela obtida, ede 10/10 ou 20/20 (um inteiro), ou 100%, ou seja, a visão normal de uma pessoa emétrope. Fora da fóveaa acuidade visual vai gradativamente perdendo a eficiência, à medida que a concentração de cones, vaireduzindo. Basicamente a fóvea é composta de três cones: um para a cor verde, outro para a amarela eoutro para a vermelha.

PONTO CEGO 

O ser humano tem um pequeno ponto cego no olho. Fica localizado no fundo da retina. Está situado aolado da fóvea e é o ponto que liga a retina ao nervo óptico. Estranhamente é desprovido de visão. Nafigura ao lado é representado pelo ponto amarelo

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 26/31

 

NERVO ÓPTICO 

É um grupo de fibras nervosas, de forma tubular, com algumas artérias, que conduz as imagens captadaspela retina e fóvea, para o córtex cerebral. Seu ponto de ligação com a retina é o ponto cego do olho.

MÚSCULOS EXTERNOS 

Também conhecidos como "extrínsecos". Os globos oculares têm seus movimentos conduzidos pelosmúsculos externos. Quatro destes músculos são chamados de "reto" e são os seguintes: Reto superior (responsável pela movimentação do globo para cima), Reto inferior (responsável pela movimentação doglobo para baixo), Reto interno (responsável pela movimentação do globo para o lado nasal) e Retoexterno (responsável pela movimentação do globo para o lado temporal).

Outros dois músculos são conhecidos como oblíquos: Oblíquo superior e Oblíquo inferior, ambosresponsáveis pelos movimentos rotativos do olho.

Fonte: www.laboratoriorigor.com.br 

OLHO HUMANO 

O globo ocular, com medida aproximada de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação daluz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz, atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecidotransparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio.

Em seu caminho, a luz agora passa através do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila,atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então osraios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de célulasfotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervoóptico. No cérebro, mais precisamente no córtex visual ocorre o processamento das imagens recebidaspelo olho direito e esquerdo completando então nossa sensação visual.

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 27/31

 

Fonte: www.oticasbifocal.com.br 

ANATOMIA DO OLHO HUMANO PARTES DOS OLHOS 

Para conhecer mais sobre o funcionamento da visão é importante conhecer um pouco sobre as partes doolho. 

Esclera 

É a parte branca do olho que serve de proteção. Córnea 

É uma estrutura transparente e resistente que permite a passagem da luz para dentro do olho e ajuda afocalizá-la na retina. Íris 

É a parte que dá a cor dos olhos. Controla a entrada de luz através da pupila. Pupila 

É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho. Cristalino 

É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina 

É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico. 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 28/31

 

 

Pupila 

É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho. Cristalino 

É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina 

É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico. 

Fonte: www.sadalla.com.br 

OLHO

 HU

MANO

 

clique para ampliar  

Fonte: www.drgate.com.br 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 29/31

 

 

Para conhecer mais sobre o funcionamento da visão é importante conhecer um pouco sobre as partes doolho.

Esclera É a parte branca do olho que serve de proteção. Córnea É uma estrutura transparente e resistente que permite a passagem da luz para dentro do olho e ajuda afocalizá-la na retina. Íris É a parte que dá a cor dos olhos. Controla a entrada de luz através da pupila. Pupila É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho. Cristalino É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico. 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 30/31

 

 

Pupila É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho. Cristalino É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina. Retina É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico. 

Fonte: www.sadalla.com.br 

Cornea 

É transparente, situada na parte anterior do olho, transmite e foca a luz para dentro do olho. Iris Responsável pela coloração dos olhos. A íris ajuda a regular a quantidade de luz que entra para dentro doolho. 

5/8/2018 Anatomia Do Olho - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/anatomia-do-olho-559bf4353f797 31/31

 

Pupila Região central e escura da íris. O diâmetro da pupila determina a quantidade de luz que entra para dentrodo olho. O tamanho da pupila varia de acordo com a quantidade de luz no ambiente. Cristalino Lente transparente dentro do olho, que ajuda a focalizar a luz para dentro do olho, mais especificamentena retina. Esclera Éa parte branca que reveste o olho. Retina É um tecido do sistema nervoso que está situado para parte posterior do olho. A retina percebe a luz eproduz estímulos que são transmitidos através do nervo óptico até o cérebro. Macula É uma região pequena da retina, que contém células especiais sensíveis a luz. É responsável pelapercepção de detalhes finos da visão. Nervo Óptico O nervo óptico conecta o olho ao cérebro. O nervo transporta os implusos formados pela retina até ocerebro, que interpreta as imagens. Vítreo É claro e transparente, parecido com um gelatina, que preenche o conteúdo do olho. 

Fonte: www.oftalmo.com.br