análise orientada a objetos - casos de uso

46
Análise Orientada a Análise Orientada a Objetos Objetos Casos de Uso Casos de Uso

Upload: cursosenac

Post on 24-May-2015

73.961 views

Category:

Technology


7 download

DESCRIPTION

Apresentação sobre Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

TRANSCRIPT

Page 1: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

Análise Orientada a Análise Orientada a ObjetosObjetos

Casos de UsoCasos de Uso

Page 2: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

2

Objetivo: Descrever um modelo funcional do sistema. Objetivo: Descrever um modelo funcional do sistema.

Procura identificar os usuários e representar o sistema Procura identificar os usuários e representar o sistema segundo a sua visão. [Deboni 2003]. segundo a sua visão. [Deboni 2003].

  Deve estabelecer um modelo de requisitos do Deve estabelecer um modelo de requisitos do sistema através da identificação de como o mesmo sistema através da identificação de como o mesmo será utilizado pelos elementos externos e quais será utilizado pelos elementos externos e quais serviços deve prover.serviços deve prover.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 3: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

3

Este diagrama utiliza três elementos básicos para a Este diagrama utiliza três elementos básicos para a sua construção:sua construção:

ATORATOR• Um ator é alguém ou alguma coisa que interage com o Um ator é alguém ou alguma coisa que interage com o sistema; é quem ou o que usa o sistema.sistema; é quem ou o que usa o sistema.• O ator representa um papel, não um usuário individual do O ator representa um papel, não um usuário individual do sistema.sistema.• Atores podem ser humanos ou sistemas automatizados.Atores podem ser humanos ou sistemas automatizados.• O ator comunica-se com o sistema enviando e recebendo O ator comunica-se com o sistema enviando e recebendo mensagens.mensagens.• Atores recebem nomes que refletem o papel que Atores recebem nomes que refletem o papel que desempenham no sistema.desempenham no sistema.• Representação gráfica do ator: 0Representação gráfica do ator: 0 nome do ator

Elementos de um Diagrama Elementos de um Diagrama UCUC

Page 4: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

4

Atores - ExemplosAtores - Exemplos

•Em um Consultório MédicoEm um Consultório Médico

Médico Atendente

•Em uma BibliotecaEm uma Biblioteca

Bibliotecário Usuário

Elementos de um Diagrama Elementos de um Diagrama UCUC

Page 5: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

5

CASO DE USOCASO DE USO

• Um caso de uso representa uma funcionalidade completa Um caso de uso representa uma funcionalidade completa do sistema, conforme percebida por um ator.do sistema, conforme percebida por um ator.

•  É um conjunto de seqüências de ações que um sistema É um conjunto de seqüências de ações que um sistema executa, gerando um resultado observável que interessa a executa, gerando um resultado observável que interessa a determinado ator.determinado ator.

•  A idéia é que os casos de uso representem, por meio de A idéia é que os casos de uso representem, por meio de pequenas histórias descritivas, as funcionalidades de um pequenas histórias descritivas, as funcionalidades de um sistema.sistema.

•  Modela o diálogo entre o ator e o sistema.Modela o diálogo entre o ator e o sistema.

•  São as funções que o sistema vai desempenhar.São as funções que o sistema vai desempenhar.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 6: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

6

CASO DE USOCASO DE USO

• Os Casos de Uso representam as funções do sistema, ou Os Casos de Uso representam as funções do sistema, ou seja, os requisitos do sistema sob o ponto de vista do seja, os requisitos do sistema sob o ponto de vista do usuáriousuário

• Eles mostram as funcionalidades que serão utilizadas pelos Eles mostram as funcionalidades que serão utilizadas pelos usuáriosusuários

• O foco do Caso de Uso está em O QUE o sistema faz e não O foco do Caso de Uso está em O QUE o sistema faz e não COMO o sistema fazCOMO o sistema faz

Casos de UsoCasos de Uso

Page 7: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

7

        Representação gráfica do Caso de Uso Representação gráfica do Caso de Uso

Nome do Caso de Uso

Nome do Caso de Uso

Casos de UsoCasos de Uso

Page 8: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

8

Exemplo: Sistema TelefônicoExemplo: Sistema Telefônico

Realizar Chamada

Manter Agenda

Usuário

Casos de UsoCasos de Uso

Page 9: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

9

Exemplo: PanificadoraExemplo: Panificadora

Vender Produtos

Receber Pagamento

BalconistaCaixa

Casos de UsoCasos de Uso

Page 10: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

10

Para identificar os Casos de Uso respondemos algumas perguntas como:

“Qual é a expectativa do usuário ao usar o sistema, ou seja, o que ele precisa fazer com o sistema?”

“ Quais resultados de valor o usuário espera receber do sistema?”

Exemplos: Efetuar Depósito Solicitar Extrato Efetuar Transferência Efetuar Saque Validar Saldo

Está é uma lógica oculta Está é uma lógica oculta com a qual o usuário final com a qual o usuário final não se preocupa, portanto não se preocupa, portanto não é qualificada com um não é qualificada com um

Caso de UsoCaso de Uso

Casos de UsoCasos de Uso

Page 11: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

11

Casos de Uso do tipo CRUD (Create, Read, Update, Delete) por terem comportamentos muito semelhantes geralmente são combinados em um caso de uso que ofereça todos os recursos de manutenção.

==

==

UC Manter UsuárioUC Manter Usuário

UC Incluir UsuárioUC Incluir Usuário

UC Excluir UsuárioUC Excluir Usuário

UC Alterar UsuárioUC Alterar Usuário

UC Pesquisar UsuárioUC Pesquisar Usuário

UC Manter UC Manter Conta CorrenteConta Corrente

UC Abrir conta correnteUC Abrir conta corrente

UC Encerrar conta correnteUC Encerrar conta corrente

UC Alterar conta correnteUC Alterar conta corrente

UC Consultar conta correnteUC Consultar conta corrente

Fazendo uma analogia:

Casos de UsoCasos de Uso

Page 12: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

12

Exercícios:1) Identifique os atores e elabore o diagrama de casos de uso para o sistema de controle de uma biblioteca descrito a seguir:

•É um sistema de suporte para uma bibliotecaÉ um sistema de suporte para uma biblioteca•A biblioteca empresta livros e revistas para clientes, que são A biblioteca empresta livros e revistas para clientes, que são registrados no sistema, no qual também estão registrados os registrados no sistema, no qual também estão registrados os livros e as revistaslivros e as revistas•A biblioteca controla a compra de novos títulos. De títulos A biblioteca controla a compra de novos títulos. De títulos populares compra-se várias cópias. Livros antigos e revistas populares compra-se várias cópias. Livros antigos e revistas são removidos quando estão ultrapassados ou deterioradossão removidos quando estão ultrapassados ou deteriorados•Bibliotecário é um funcionário da biblioteca que interage Bibliotecário é um funcionário da biblioteca que interage com os clientes e seu trabalhocom os clientes e seu trabalho é auxiliado pelo sistemaé auxiliado pelo sistema

Casos de UsoCasos de Uso

Page 13: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

13

Exercícios: (continuação)

•Um cliente pode reservar um livro ou revista que não está Um cliente pode reservar um livro ou revista que não está disponível no momento na biblioteca, de forma que quando disponível no momento na biblioteca, de forma que quando ele for devolvido ou comprado pela biblioteca, o cliente é ele for devolvido ou comprado pela biblioteca, o cliente é avisado. A reserva é cancelada quando o cliente retira o livro avisado. A reserva é cancelada quando o cliente retira o livro ou revista, ou através de um processo exclusivo de ou revista, ou através de um processo exclusivo de cancelamentocancelamento•A biblioteca pode facilmente criar, atualizar, e apagar A biblioteca pode facilmente criar, atualizar, e apagar informações sobre seus títulos, clientes, empréstimos, e informações sobre seus títulos, clientes, empréstimos, e reservas no sistemareservas no sistema•O sistema pode rodar em todos os ambientes populares O sistema pode rodar em todos os ambientes populares (UNIX, Linux, windows, etc) e tem uma interface gráfica (GUI) (UNIX, Linux, windows, etc) e tem uma interface gráfica (GUI) modernamoderna•O sistema deve ser facilmente estendido com novas O sistema deve ser facilmente estendido com novas funcionalidadesfuncionalidades•O sistema deve lidar com a mensagem que é enviada ao O sistema deve lidar com a mensagem que é enviada ao cliente quando um título reservado torna-se disponível, e cliente quando um título reservado torna-se disponível, e precisa checar se um determinado título está ultrapassado ou precisa checar se um determinado título está ultrapassado ou deteriorado.deteriorado.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 14: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

14

Exercícios:2) Identifique os atores e elabore o diagrama de casos de uso para um sistema de controle de uma máquina que vende Coca-Cola, descrito a seguir:

•É um sistema de venda de Coca-cola em máquina É um sistema de venda de Coca-cola em máquina automatizadaautomatizada•O sistema deve estar preparado para receber e conferir o O sistema deve estar preparado para receber e conferir o dinheiro colocado pelo Cliente, inclusive para dar o trocodinheiro colocado pelo Cliente, inclusive para dar o troco•Deve controlar a recarga de refrigerantes pelo Técnico, bem Deve controlar a recarga de refrigerantes pelo Técnico, bem como o recolhimento do dinheiro da máquina.como o recolhimento do dinheiro da máquina.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 15: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

15

Descreva passo a passo como ocorre o Saque em Descreva passo a passo como ocorre o Saque em um Caixa Automático.um Caixa Automático.

1 - Cliente insere o cartão2 - Caixa Automático solicita a senha3 - Caixa solicita Automático solicita o serviço que o Cliente deseja4 - Cliente seleciona a opção Saque5 - Caixa Automático solicita o valor do Saque

6 - Cliente seleciona o valor da retirada7 - Caixa Automático solicita data de nascimento8 - Caixa Automático solicita a colocação do cartão

9 - Cliente insere e retira o cartão10 - Caixa Automático libera o dinheiro11 - Caixa Automático inicia a tela para o próximo Cliente

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 16: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

16

Vocês especificaram um Caso de Uso Como não foi fornecido um padrão, cada um

fez do seu modo Sem um padrão cada um coloca o seu estilo

na especificação: muitos detalhes só um resumo o que pode criar problemas de comunicação

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 17: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

17

Problemas de ComunicaçãoProblemas de Comunicação

Page 18: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

18

Informações Básicas Número do Caso de Uso Nome do Caso de Uso Descrição Pré-condições Pós-condições Ator Principal Fluxo de Eventos Fluxos Alternativos Fluxos de Exceção Cenários Views (Telas, Relatórios, etc) Regras de Negócio

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 19: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

19

Descrição: Descrever a função e o resultado observável do

Caso de Uso. Orientações:

Escreva pouco Especifique com exatidão o resultado observável

Sugestão: “Este Caso de Uso serve para ...” Exemplos: Este caso de uso serve para realizar um

saque em Conta Corrente com cartão de débito.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 20: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

20

Pré-condições: Condições que precisam ser verdadeiras para que o

Caso de Uso possa iniciar Orientações:

Uma pré-condição não satisfeita impede o início do Caso de Uso .

Uma pré-condição pode ser um outro Caso de Uso executado.

Nem todos os Casos de Uso têm pré-condições. Sugestão: “Este Caso de Uso pode iniciar somente

se ...” Exemplos: Este use case pode iniciar somente se:

O Cliente tiver perfil disponível para transação Saque em Conta Corrente.

Tela do Caixa Automático estiver disponível.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 21: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

21

Pós-condiçõesPós-condições: Situação após a execução do Caso de Uso

Orientações: As pós-condições são condições que devem sempre ser

verdadeiras após o término da execução do Caso de Uso. Uma pós-condição não satisfeita impede o fim normal do

Caso de Uso. Assim como as pré-condições, as pós-condições podem ser

usadas para adicionar informações sobre a ordem em que os Casos de Uso são executados.

Sugestão: “Após o fim normal deste Caso de Uso ... deve ...”

Exemplos: Após o fim normal deste Caso de Uso, o sistema deve:

ter feito o débito na Conta Corrente do Cliente. ter acionado o UC Contabilidade de Caixa. ter impresso o Comprovante do Saque em C/C. ter disponibilizado informações para Extrato C/C.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 22: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

22

Ator: O Ator não faz parte do sistema, ele é quem

solicita uma ação ao sistema (ou recebe uma resposta do sistema), ou seja, é quem interage com o sistema.

Tipos de ator: Humano: um cliente de um banco sacando dinheiro. Sistema: o Sistema de Ações é o Ator quando aciona o

Sistema de Contas Correntes para depositar os dividendos da carteira de ações do cliente.

Tempo: no início do mês o Sistema de Contas Correntes imprime os extratos do mês anterior para enviar ao cliente através do Correio.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 23: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

23

Fluxo de Eventos PrincipalFluxo de Eventos Principal : Descrever a seqüência de ações que devem

ser executadas para que o Caso de Uso execute sua função.

Orientações: Descrição passo a passo do fluxo normal, ou

“caminho feliz”, sob o ponto de vista do Ator Especifica como o Sistema será usado e não

como será implementado Deve ser caracterizado por frases

simples, em que o sujeito é o Ator ou o Sistema

Não deve ter desvios para outros passos do Fluxo de Eventos

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 24: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

24

Sugestão:1. O Usuário .... 2. O Sistema apresenta a tela XXX3. O Usuário ...4. ...5. O Caso de Uso é finalizado.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 25: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

25

Fluxos de Eventos AlternativosFluxos de Eventos Alternativos No Fluxo de Eventos Principal, caso ocorra

alguma condição em algum dos passos, deve-se executar um Fluxo Alternativo para aquele passo.

Orientações: Um Fluxo Alternativo pode conter outros

Fluxos Alternativos e pode retornar para o fluxo principal

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 26: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

26

Fluxos de Eventos Alternativos (Continuação):

Sugestão: Fluxo Principal

1. O Usuário ... (A1)2. O Sistema apresenta a tela XXX...3. O Usuário ... (A2)

Fluxos Alternativos A1: [nome do fluxo alternativo A1]

1. O Usuário ... (A3)2. O Sistema ...

A2: [nome do fluxo alternativo A2]1. ...

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 27: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

27

Fluxos de ExceçãoFluxos de Exceção Descrevem os procedimentos que devem ser

adotados no caso de erros durante os fluxos principal e alternativos.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 28: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

28

Cenários: São exemplos específicos de fluxos de um

Caso de Uso. São úteis para validar os fluxos.

Exemplos: Cenário 1: Saldo da conta igual a R$ 1000,00

e cliente tenta sacar R$ 2.000,00 Cenário 2: Saldo da conta igual a R$ 1000,00

e cliente saca um valor menor que o saldo, com sucesso

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 29: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

29

Caso de Uso

Políticas

Restrições, proibições ou obrigações

para o Ator

Regras do Sistema

Restrições, proibições ou obrigações

para o Sistema

Regras

Regras (Exclusivas)

Regras (Reusáveis)

Caso de Uso

SistemaProcesso

Regras de Negócio

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 30: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

30

Formatos das Regras de Negócio “{Sujeito da Frase} deve ...” (obrigar)

Exemplo: R1: Um pedido de empréstimo acima de R$ 1.000,00 deve ter dois avalistas.

“{Sujeito da Frase} pode ... somente se ...” (restringir)

Exemplo: R2: Um saque pode ser feito somente se a conta estiver ativa e o saldo for suficiente.

“{Sujeito da Frase} não pode ...” (proibir) Exemplo: R3: Um Cliente não pode fazer um

empréstimo se tiver restritivos.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 31: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

31

Exemplos Comentados

Exemplo 1: Um Cliente do Banco deve ter uma conta corrente

Comentário: Uma regra sempre deve ser declarada através de uma frase com sujeito

Exemplo 2: Um Cliente deve apresentar dois avalistas, se o valor do empréstimo for superior a R$ 10.000,00.

Comentário: Uma regra pode ser qualificada com as palavras “se” e “quando”

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 32: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

32

Exemplo 2: O sistema deve permitir o saque se a conta estiver ativa e se o saldo for suficiente

Comentário: Para especificar regras implementáveis podemos utilizar como sujeito o Sistema.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 33: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

33

Exemplo: Um Cliente novo deve receber talão de cheque depois de 30 dias da abertura da conta.

Comentário: Uma regra pode ser qualificada com palavras que façam referência ao tempo, tais como “antes”, “depois”, “durante”, “por (um intervalo de tempo)”, “em (um momento ou um intervalo de tempo)”

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 34: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

34

Exemplo: Considere os passos do Fluxo Principal abaixo1. O usuário solicita o saque.2. Se o saque for aprovado, o sistema libera o

dinheiro. Comentários:

1) Fluxo principal ou alternativo começando com “se”, pode estar escondendo uma regra. Tente reescrevê-la numa frase com sujeito e seguindo as orientações apresentadas.

2) O exemplo revisado conforme o padrão é assim: 1. O usuário solicita o saque2. O sistema libera o dinheiro (R8).

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 35: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

35

Comentários: 3) A regra R8 deve ser especificada no

Modelo de Regras e apenas referenciada no Caso de Uso: “R8: O sistema deve permitir o saque se a conta estiver ativa e o saldo for suficiente”.

4) Este padrão estabelece que a regra deve começar com um sujeito e não com “se” para evitar que o analista seja induzido a escrever pseudo-código.

Especificação de um Caso de Especificação de um Caso de UsoUso

Page 36: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

36

Fluxo de Eventos dos Casos de Uso – Fluxo de Eventos dos Casos de Uso – ExemplosExemplos

Saque com cartão: Saque com cartão: UC001 – Saque com cartão

Telefone Celular:Telefone Celular: UC001 – Realizar Chamada

Casos de UsoCasos de Uso

Page 37: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

37

Exemplo:Exemplo:

Estudo de Caso 1 – Sistema de EmpréstimosEstudo de Caso 1 – Sistema de Empréstimos

Exercícios:Exercícios:

Estudo de Caso 3 – Revenda de CelularesEstudo de Caso 3 – Revenda de Celulares

Casos de UsoCasos de Uso

Page 38: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

38

 

O Diagrama de Caso de Uso pode ser reestruturado para melhor demonstrar o encadeamento das funções.

A reestruturação é feita a partir dos relacionamentos existentes entre atores e entre casos de uso.

Diagrama de Caso de UsoDiagrama de Caso de UsoEstruturação de um Diagrama de Caso de UsoEstruturação de um Diagrama de Caso de Uso

Page 39: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

39

 

Relacionamento entre atoresRelacionamento entre atores

Os atores podem ser organizados em hierarquias, em Os atores podem ser organizados em hierarquias, em que atores mais especializados herdam o que atores mais especializados herdam o comportamento dos atores mais generalizadoscomportamento dos atores mais generalizados::

Cliente

Pessoa jurídica

Pessoa física

Casos de UsoCasos de Uso

Page 40: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

40

 

Relacionamentos entre casos de usoRelacionamentos entre casos de uso

Existem três tipos de relacionamento entre casos de Existem três tipos de relacionamento entre casos de uso:uso:

•Generalização ou HerançaGeneralização ou Herança•Uso (Include)Uso (Include)•Extensão (Extend)Extensão (Extend)

1.1.        GeneralizaçãoGeneralização: Este relacionamento é usado : Este relacionamento é usado quando um Caso de Uso é semelhante a outro, mas faz quando um Caso de Uso é semelhante a outro, mas faz um pouco mais. Neste caso, o segundo caso é uma um pouco mais. Neste caso, o segundo caso é uma especialização do primeiro.especialização do primeiro.Os casos de uso genéricos são chamados abstrações.Os casos de uso genéricos são chamados abstrações.  A generalização é representada por uma seta oca, que A generalização é representada por uma seta oca, que aponta do caso de uso específico para o caso de uso aponta do caso de uso específico para o caso de uso mais genérico.mais genérico.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 41: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

41

 

Relacionamentos entre casos de usoRelacionamentos entre casos de uso

1.1.        Generalização: (Exemplos) Generalização: (Exemplos) 

Saque Saque Automático

Saque Manual

Agendar Horário

Agendar Via Web

Agendar Manual

Exemplo1 Exemplo 2

Casos de UsoCasos de Uso

Page 42: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

42

 

Relacionamentos entre casos de usoRelacionamentos entre casos de uso

2.2.  Uso (Include):Uso (Include): Ocorre quando existe uma parte do Ocorre quando existe uma parte do comportamento de um caso de uso que pode ser usado comportamento de um caso de uso que pode ser usado em outro caso, ou seja, uma rotina comum. Para não em outro caso, ou seja, uma rotina comum. Para não ficar repetindo este comportamento em todos os Casos ficar repetindo este comportamento em todos os Casos de Uso, faz-se um Caso novo e usa-se este caso.de Uso, faz-se um Caso novo e usa-se este caso.  

É utilizado para agrupar funcionalidades comuns É utilizado para agrupar funcionalidades comuns utilizadas por diversos casos de uso, e não está sujeita utilizadas por diversos casos de uso, e não está sujeita a nenhuma condição.a nenhuma condição.  

A inclusão é representada por uma linha A inclusão é representada por uma linha pontilhada com uma seta aberta que sai do caso de pontilhada com uma seta aberta que sai do caso de uso base e aponta para o caso de uso incluído.uso base e aponta para o caso de uso incluído.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 43: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

43

Relacionamentos entre casos de usoRelacionamentos entre casos de uso

2.2.        Uso (Include): (Exemplos) Uso (Include): (Exemplos) 

Saque Verificar senha

Consulta Saldo

Venda Atualizar Estoque

Compra Fornecedor

Exemplo1 Exemplo 2<include> <include>

<include>

<include>

Casos de UsoCasos de Uso

Page 44: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

44

Relacionamentos entre casos de usoRelacionamentos entre casos de uso

•3.3.  Extensão (Extend): Extensão (Extend): ÉÉ semelhante ao Uso, porém só semelhante ao Uso, porém só existe a extensão sujeita a uma determinada condição, existe a extensão sujeita a uma determinada condição, ou seja, o comportamento do caso de uso estendido é ou seja, o comportamento do caso de uso estendido é inserido somente se uma condição for Verdadeira.inserido somente se uma condição for Verdadeira.A extensão é representada por uma linha pontilhada A extensão é representada por uma linha pontilhada com uma seta aberta, que sai do caso de uso com uma seta aberta, que sai do caso de uso estendido e aponta para o caso de uso base.estendido e aponta para o caso de uso base.

Casos de UsoCasos de Uso

Page 45: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

45

Casos de UsoCasos de Uso

Relacionamentos entre casos de usoRelacionamentos entre casos de uso

3.3.        Extensão (Extend): (Exemplos) Extensão (Extend): (Exemplos) 

Venda Consulta SPC

<extend>

Discar número

Discar número da memória

<extend>

Page 46: Análise Orientada a Objetos - Casos de Uso

46

Exercício:Exercício:

Reestruturar os Diagramas de Reestruturar os Diagramas de Caso de Uso dos Estudos de CasoCaso de Uso dos Estudos de Caso

Casos de UsoCasos de Uso