analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de...

12
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação Analise da terminologia soviética “Informatika” e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970. ROBERTO LOPES DOS SANTOS JUNIOR

Upload: roberto-lopes

Post on 18-Nov-2014

1.228 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Sliedes apresentados no XI ENANCIB em 26 de outubro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Analise da terminologia soviética “Informatika” e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970.

ROBERTO LOPES DOS SANTOS JUNIOR

Page 2: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Problemática e Objetivos• Extensos levantamentos realizados por Wellisch (1972) e Schrader

(1983;1984;1986) indicam que a Ciência da Informação recebeu, desde sua emergência, no inicio do século XX, dezenas de classificações e terminologias. Esse fato, de certa maneira, mostrou-se previsível, visto o forte caráter interdisciplinar e o complexo arcabouço teórico apresentado por esse campo científico.

• Na antiga União Soviética, a partir de 1966, surgiu mais uma nomenclatura, consolidada pelo pesquisador A. I. Mikhailov e colaboradores, denominada Informatika, que definiu a Ciência da Informação no país até a dissolução da URSS, em 1991. Essa nomenclatura foi uma das principais contribuições teóricas de Mikhailov e colaboradores para a área, mesmo que, em certo aspecto, esses conceitos tenham também adicionado maior “confusão” terminológica na Ciência da Informação.

• A presente comunicação pretende discutir e analisar essa abordagem soviética, a partir da terminologia Informatika, e da repercussão desse termo entre os anos 1960 e 1970. A principal fonte dessa pesquisa será a do já citado pesquisador Mikhailov e colaboradores.

Page 3: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

• Engenheiro e pesquisador soviético.

• Diretor do VINITI (1956-1988) e Vice-Diretor da Federação Internacional de Documentação- FID (1969 a 1977 e entre 1981 a 1988).

• Um dos teóricos que mais contribuíram para a discussão de questões referentes à produção e gestão da informação científica, na então União Soviética e de parte considerável do extinto bloco socialista.

• Principais obras: Fundamentos da Informação Científica (1965); Fundamentos da Informatika (1968); Curso introdutório sobre Documentação/ Informação* (1970); Comunicação Científica e Informatika (1976), escrito em conjunto com Arkadii Chernyi e Rudhzero Gilyarevskyi *escrito em conjunto com Rudhzero Gilyarevskyi.

Alexander Ivanovich Mikhailov (1905-1988):

Page 4: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Breve histórico da Ciência da Informação (1895 a 1969):

• Aproximadamente entre 1895 a 1940: uma fase na qual era adotado mais o termo Documentação, que começava a tomar forma, marcado pela visão do advogado belga Paul Otlet e, posteriormente, da documentalista francesa Suzane Briet, na Europa, e em iniciativas de institutos como o ADI (American Documentation Institute), nos Estados Unidos.

• Entre 1945 a 1961: a Ciência da Informação começava a ser esboçada, com o aparecimento de novas idéias e teorias como, por exemplo, a Cibernética, a Recuperação da Informação e a Teoria da Informação, formuladas logo após o final da segunda guerra mundial, e da inclusão do termo informação científica na nomenclatura desse ainda embrionário campo de estudo.

• 1961 a 1969: a Ciência da Informação, segundo Pinheiro (2005), entrou numa “fase conceitual e de desenvolvimento interdisciplinar”, ou seja, de definição de seu campo teórico e de reconhecimento de seu caráter interdisciplinar. Nesse período aparecem diferentes nomenclaturas para a área , como Informatika, Ciência da Biblioteca e da Informação, Ciência e Engenharia da Informação e Ciência e Tecnologia da Informação.

Page 5: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Informatika/ Ciência da Informação

• Proposta inicialmente em dezembro de 1966, por Mikhailov e colaboradores, foi utilizada pela área na antiga URSS, nas décadas seguintes.

• “Disciplina científica que estuda a estrutura e as propriedades (não especificamente o conteúdo) da informação científica, assim como as leis que regem as atividades ligadas à informação cientifica, sua teoria, história, metodologias e organização. O objetivo da Informatika é o de desenvolver métodos e meios eficientes de registro, processamento analítico sintético, armazenamento, recuperação e disseminação da informação científica (MIKHAILOV,

1967, p.241)”.

Page 6: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Informatika/ Ciência da Informação

• Informação Científica:• A emergência de estudos sobre esse tipo de informação deveu-se

ao crescimento exponencial da literatura científica e técnica produzida e publicada, causando uma espécie de “crise” ou “explosão” da informação. Em conseqüência, tornou-se necessária uma atividade que permitisse eficiente armazenamento, organização e recuperação desse tipo de informação para apoio ao cientista e pesquisador (MIKHAILOV, CHERNYI, GILYAREVSKYI, [1968] 1973, p. 43; 1969).

• “Informação lógica obtida durante o processo de conhecimento, o qual reflete adequadamente as leis do mundo objetivo e se utiliza na prática histórico-social” (MIKHAILOV, 1967, p.239-240).

• Diferencia-se do conceito puro de informação, considerado amplo demais por Mikhailov e colaboradores.

Page 7: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Informatika/ Ciência da Informação

Principais características da Informtatika, identificadas pelos autores (Mikhailov et al. [1975] 1980):

• “Informática é uma disciplina científica e não uma ciência independente.

• Informática estuda a estrutura e as propriedades da informação cientifica, mas não de qualquer informação, nem mesmo informação semântica.

• Informática estuda todos os processos de comunicação cientifica levados a efeito tanto pelos canais formais (i.e., através da literatura cientifica), quanto pelos canais informais (contatos pessoais entre cientistas e especialistas, correspondência, permuta de “Preprints”, etc.).

• Informática pertence às disciplinas sociais ligadas com o estudo do fenômeno e das leis peculiares à sociedade humana. “

Page 8: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Informatika/ Ciência da Informação

• principais questões que norteavam a Informatika/ Ciência da Informação e, paralelamente, a informação científica, no final dos anos 1970:

•  1. Aspectos sócio-psicológicos envolvendo a geração e o uso da informação científica, incluindo o estudo das razões que motivam a produção de artigos e livros e os critérios que devem ser usados no desenvolvimento de publicações científicas;

• 2. O futuro do sistema de literatura científica, especialmente os periódicos, incluindo o estudo de critérios e a revisão de determinados mecanismos;

• 3. O problema da informação na ciência moderna;• 4. O estudo de problemas da indexação automática, tradução e do resumo de

conteúdo sendo parte de uma problemática maior da chamada “inteligência artificial”;• 5. O problema de idioma e outras barreiras na ciência moderna e em trabalhos

ligados à informação científica;• 6. Interação de órgãos de informação “Sci-tech” com as bibliotecas;• 7. Aspectos econômicos dos trabalhos ligados à informação científica, especialmente

aqueles que utilizam modernos modelos de automação. (MIKHAILOV, 1979, p.8). 

Page 9: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Terminologia Informatika

• Análise da nomenclatura Informatika (informática) e sua utilização

• Mikhailov e colaboradores, em 1966, decidiram usar o termo Informtatika (Informát[informação]+ika[automática ou automação]), baseado em outras disciplinas que receberam classificação parecida nessa época, como a Cibernética, Semiótica e Cosmonáutica, entre outras.

• Diferencia-se de classificações feitas por autores como Karl Steinbuch, Philipe Dreyfus e Walter F. Bauer, ligada à recuperação e processamento da informação a partir de meios ou aparelhos eletrônicos.

• Os autores buscam diferenciar a Informatika do conceito Documentação, seja ligada às teorias de Paul Otlet ou à visão anglo-saxônica relacionada a novas tecnologias de armazenamento da informação. Os autores também tentaram diferenciar a Informatika dos conceitos Ciência da Informação (para os autores, muito amplo, por abranger outras informações além da científica) e Informatologia, desenvolvidos em meados da década de 1960.

Page 10: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

Terminologia Informatika

• Análise da nomenclatura Informatika (informática) e sua utilização

• No Brasil, entre aproximadamente 1968 e 1973, os conceitos Ciência da informação e Informática se revezaram na classificação da área no país (vide o seminário de Informática, realizado em 1968 pelo IBBD e o seminário sobre Documentação e Informática, realizado em 1971 pelo IBBD e FGV). Essa questão começou a ser parcialmente resolvida em 1970, com a criação do primeiro curso de mestrado em Ciência da Informação, instituído pelo IBBD e, em 1972, o primeiro número do periódico Ciência da Informação, no artigo “Da Bibliografia a ciência da informação: um histórico e uma posição”, escrito por Hagar Espanha Gomes e Célia Ribeiro Zaher. Uma “última palavra” sobre essa questão, indiretamente corroborando o que foi discutido no artigo de 1972, foi dada por Hagar Espanha Gomes, na introdução da coletânea “Ciência da informação ou Informática?”, publicada em 1980.

Page 11: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

CONSIDERAÇÕES FINAIS

• Apesar da terminologia Informatica, após a década de 1970, não ter sido utilizada pela Ciência da Informação fora da URSS/ Rússia, os conceitos e características construídos por Mikhailov - e que correspondem à Ciência da Informação, tal como é compreendida no mundo - foram estudados e analisados, em alguns casos de forma minuciosa e densa, em países como os Estados Unidos e o Brasil.

• As propostas formuladas por Mikhailov e colaboradores, analisadas junto a outras abordagens para o termo como, por exemplo, Informática, de Dreyfus e de Steinbuch, quase sempre aparecem quando é realizado um estudo histórico da terminologia que representa e denomina a área, reconhecendo a corrente de pesquisa soviética, que galgou importância no desenvolvimento da Ciência da informação.

• O pensamento e idéias de A. I. Mikhailov, ao lado de outros grandes pesquisadores norte-americanos, soviéticos e da Europa ocidental, contribuiu para sedimentar sólida base teórica e conceitual para a Ciência da Informação, a partir da década de 1960.

Page 12: Analise da terminologia soviética "informatika" e da sua utilização nas décadas de 1960 e 1970

TÉRMINO DA APRESENTAÇÃO

• SPACIBA (OBRIGADO PELA ATENÇÃO).