amplie sua tenda

13

Upload: editora-agape

Post on 20-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O nosso corpo precisa de alimento saudável diariamente para manter-se vivo. Da mesma forma nosso espírito precisa de alimento saudável para se fortalecer. Podemos também dizer que nosso espírito é o que o alimentamos? Jesus em várias ocasiões fez uso de analogias, comparações, para tornar simples os princípios do Reino de Deus, de modo que até os indoutos pudessem compreender. E Ele disse: assim, quem se alimenta de mim também viverá por mim (Jo 6: 57b).

TRANSCRIPT

Mônica Valentim

São Paulo / 2012

Amplie suA tendAReflexões para uma vida vitoriosa

Introdução

Estelivroéumconjuntodemensagensquesurgiramdeexperiênciasvividas,namaioriadasvezes,emmomentosdifíceisdaminhavida,masquecontribuíramparaqueeuconheces-seoDeusFieleverdadeiro,que“vela sobre a Sua Palavra para cumpri-la”(Jr.1.12).

CadareflexãocontémprincípiosespirituaisbaseadosnaPalavradeDeus,quelevarãoosleitoresaconheceraspromes-sasd’Eleacercadecadaproblemaoudificuldadequepossamestarenfrentando.

“Ampliaa tua tenda”, títulobaseadoemIsaías54.3, éumimperativoquesimbolizaodesejodoPaiCelestialparaosSeusfilhos:queampliem,alarguemseusconhecimentossobreSuaPalavra,poisconformeOseias4.6“o povo d’Ele foi destruído, porque lhe faltou conhecimento”.

QuandoconhecemosoqueaPalavradeDeusdizanossorespeito,temoscondiçõesdereivindicá-laemnossofavore,assim,passaraviveravidaabundantequeJesusveioparanosdar(Jo10.10b).

Desejoqueestasreflexõescontribuamparaa“ampliaçãodatenda”decadaleitor,epossibiliteoconhecimentonecessárioparaquetodosdesfrutemdeumavidavitoriosa.

8 9

8 9

QUEM GUERREIA SUAS GUERRAS?

As estratégias de Deus para vencermos o mal

“Depois destas coisas e destes atos de fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas. Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo com o propósito de guerrear contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram. Ezequias, cobrando o ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi e fez armas e escudos em abundância.”(2Cr32.1-3,5)

Hámomentosemnossasvidasemquetudoparececalmo;ascoisasfluemcomcertanaturalidade.EstamosbemcomDeusecomnossocompromissocomoSeuReino.Somosfiéisnosdízimos,nãodeixamosdeiràCasadoSenhor.Atéque...nosvemoscercadosporproblemasetribulaçõesinesperadasquenosdeixamparalisados,semsabercomoreagirmos;justamenteporestarmostãoconfiantesquenãonosdamoscontadequeonossoadversárionãodorme.

Sevoltarmosaocapítulo31de2Crônicas,veremosasatitudesdoreiEzequiasparacomDeusetodasuafidelidade:

“E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o Senhor, seu Deus. E em toda obra que começou no

10 11

serviço da Casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar o seu Deus, com todo o seu coração o fez e prosperou.” (2Cr31.20,21)

Jáouvidiversospregadoresdizeremqueseumcrentenão enfrenta problema algum, sempre está tudobem, tudoflui,éamadoportodos,entãoéaíqueestáhavendoproblema.Segundo eles, esse crente não estaria representando ameaça algumaparaoReinodeSatanás.

Exageros à parte, podemos encontrar algum sentidonessateoria.Aocontrário,umcrentequeestásempreatentoàsinvestidasdomal,quecombateopecado,procurapraticaraPalavradeDeus,enãoserapenasouvinteestáticopoderáviraserumalvoparaasinvestidasdoadversário,jáqueeleestá“invadindoseuterritório”.

Quandonosdeparamos comas tribulações, podemostomar duas atitudes:

1ª)choraramargamenteeolharparanossasquaseinexis-tentespossibilidades;

2ª)nosfortaleceremDeuseusarsuasarmaseestratégias.QuandoEzequias percebeu que Senaqueribe estava

avançandocomsuastropas,foisereunircomoconselhodepríncipesparatraçarumplanoestratégico,afimdebarrarainvasãodoinimigo.Decidiram,então,cortaralgoqueoinimi-gopudesseusarparasefortificar:taparamasfontesdaságuas.Dessaforma,oinimigoseriaenfraquecido.

Da mesma maneira, em nossas lutas, precisamos estar atentosafimdeidentificaralgoqueestejadandoforçaaonossoadversário,ecortarmos,ouseja,taparmosasbrechas.

Naguerraespiritual,usamosarmasespirituaisquesãoinvisíveis,maspoderosas.

10 11

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais [físicas], mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (2Co10.4)

Deus nos deu armas poderosas para serem usadas nas guerrasespirituais;emuitosdenósagimoscomoseestivésse-mosentreguesàprópriasorte;quandonãoéverdade.

UmadasarmasqueoSenhornosdotouéoNomedeJesus.

“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.”(Fp2.9,10).

OSenhorJesusdisse:“E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu Nome expulsarão

demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes causará dano algum; imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.”(Mc16.17,18)

Essaarmapoderosajáseriasuficiente,masElenosdeumuito mais:

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela Palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até a morte.” (Ap12.11)

TantooNomedeJesus,quantooSeuSanguedevemserusadosparaenfrentarmosomal.Elesjásãogarantiadevitó-ria.Damesmaforma,precisamosconhecerSuaPalavra,Suaspromessas,easapresentá-lasemoração,eassim,contarcomosanjosdoSenhorparaagirememnossofavor.

“Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo a voz da sua Palavra.” (Sl103.20)

OpovodeDeustemdeserforte,destemido,pois,afinal,Jesusjávenceuodiaboedestruiutodasasobrasdele:

12 13

“Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”(1Jo3.8b)

Infelizmente,noentanto,nãoéoquesevêanteasin-vestidasdoinimigo.Paramuitagente,aféémaravilhosa,atésurgirem os problemas.

Comcerteza, o Senhor peleja pelo seu povo,mas hácoisasqueseusfilhosprecisamfazerparaqueamãodeDeusopereemseufavor.

Muitas vezes, o inimigo nos ataca por não estarmosatentos,ouportermosdeixado“brechasespirituais”abertas,possibilitandoassimsuainvestida.

Vemos,pelotextocitadode2Crônicas32.5,6,queoreiEzequiastomoualgumasdecisõesqueforamfundamentaisparavencerseusinimigos:

1.Elesefortificou:AlémdeEzequiastomardecisõesnocampofísico,elesefortaleceuemDeus.Elesabiaemquemdepositavasuaconfiança.AssimcomodisseosalmistaDaviacercadoSenhordosExércitos:

“Com ele, a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá.” (Sl89.21)

2.Edificoutodomuroquebrado:Osmurostêmafunçãodeproteçãocontraosataquesexternos.Murosrachados,combrechas,sãoacessofácilparaaentradadetodaasortedein-vasores.

3. Edificouastorres:Afunçãodastorresnasfortalezassãodevigilância.Aliassentinelasmontamguardaparaidenti-ficartodopossívelataquedoadversário.Jesusdisse:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”(Mt26.41)

12 13

Observe que a advertência é para que primeiramentevigiemos,tomemoscontadoambienteedenósmesmos.Nadaadiantaficarmosorando,evivermosdisplicentemente,comosefôssemosimunesatodotipodeataquedomal.

4. Levantououtromuropara fora:Alémdosmurosprincipais,Ezequiaslevantououtrosmurosemredordacidadeparaqueestasetornasseintransponível.OSenhorJeováfezamesmapromessaaopovodeJudá,seestespermanecessemfiéiseconfiantesn’Ele:

“Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Uma forte cidade temos, a quem Deus pôs a salvação por muros e antemuros.” (Is26.1)

5.Fezarmaseescudosemabundância:Equipou-sedepoderio bélico para contra-atacar seus inimigos. Da mesma forma,devemosnosequipardaarmaduradeDeus(Ef 6.14-17).

6. Pôsoficiaisdeguerrasobreopovo:Umexércitosemcomandantescapacitadosnãoterácondiçõesdevencer,nemomaisfracoadversário.Nemosoldadomaiscapacitadosaberásozinhotomarasmelhoresdecisões.HojeocrentecontacomacapacitaçãodoEspíritoSanto,EnsinadordeJustiça(Jl2.23),queoinstruisobreasdecisõesquedeverãosertomadasparaalcançaravitória.

Existemalgumasatitudesquedevemostomar,nocampoprático,paraquetenhamosêxitosobreosproblemasoutribu-lações:Nãoamoleceronossocoração-sealguémdeixaroseucoraçãoamolecer,suaforçaseráinsignificante.

“Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.” (Pv24.10)

14 15

Oinimigoadoraapessoaqueconcordacomossentidoseconfessaoque,aparentemente,é.TemosdeconfessarsomenteoqueonossoDeusdizaonossorespeito.Sevocênãotemoquedizer,nãodigaoquenãodeve.

Nãotemer:Quemdeixaomedoentraremsuavidatreme.Aotremer,apessoaabreaportaparaoadversário,oqualnãoentraparafazeruma“visita”,ouapenasparaassustar,maspara“matar, roubar e destruir” (Jo10.10).

Nãoseaterrorizar:Nãoébomdeixaroterrordominarocoração.Vindooterror,ouqualquersetainflamadadodiabo,amelhormaneiradeselivrardomalévigiarparaqueelenãoentreemseucoração(1Ts5.22).Seomalpersistir,ore(Cl4.2).Naverdade,nadaquepertenceaodiabodeveserpermitidoemnossavida.Quemdeixaumdesejoerrado,umapaixão,umpensamentomalsealojaremseuinterior,coloca-senasmãosdodiaboparacairemtentaçãoetersuavidadestruídaporele.

Apóspreparar-separaenfrentaros inimigos,Ezequiasdeuumapalavradeestímuloaopovo,incentivando-oaconfiarnoSenhordosExércitos:

“Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.”(2Cr32.7,8)

Somente a certeza de que o próprio Senhor é quemguerreianossasguerras jáseriaobastanteparanós.Elenoscapacita,nosdáestratégias,nosequipacomasarmasespirituaisnecessárias,mastambémnosprometepelejaremnossofavor(Êx14.14).

14 15

Precisamos nos colocar sempre na presença de Deus, vigiar,orar,estaratentosparaouviravozdoEspíritodeDeusfalandoaonossoespíritoenosfortalecernaSuaforça.Assim,estaremosaumpassodeconquistaravitória.

EquipadoscomasarmasespirituaisqueopróprioSenhornoscolocouàdisposiçãoe,sabendoqueElepróprioguerrearánossasguerras,nãoprecisaremostemerasinvestidasdoinimigo,poiselejáéumperdedorcomodestinotraçado.

“E o Deus de paz esmagará em breve a Satanás debaixo dos nossos pés.” (Rm16.20a)

16 17