workshops abertos sobre conceitos fundamentais do s istema ... · o treinamento mostra como...

Post on 03-Dec-2018

215 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O Lean Ins titute B ras il (www.lean.org.br) – entidade bras ileira s em fins lucrativos , deS ão P aulo, que há 15 anos dis s emina no país o S is tema Lean (filos ofia de ges tãooriginária do modelo Toyota) – vai promover na região S ul do B ras il, até o final doano, quatro works hops diferentes , dentro de três grandes empres as , em quatrocidades , de três es tados da região.

Os works hops vão ocorrer em junho, s etembro, outubro e novembro, dentro daS chulz , Legrand e R udolph, nas cidades de C axias do S ul, no R io G rande do S ul,em C ampo Largo, no P araná, e em Joinville e Timbó, em S anta C atarina.

O primeiro deles , nos dias 11 e 12 de junho, s erá s obre “S etup R ápido” e vai ocorrerdentro da C emar Legrand, em C axias do S ul. O s egundo, nos dias 24 e 25 des etembro, s obre “S is tema P uxado e Nivelamento da P rodução”, também na Legrand,mas des s a vez em C ampo Largo.

O terceiro, nos dias 22 e 23 de outubro, s obre “Logís tica Lean para Abas tecimentoInterno”, e s erá dentro da S chulz , de Joinville. E o quarto, nos dias 26 e 27 denovembro, s obre “Logís tica Inbound e Outbound”, dentro da R udolph Us inados , nacidade de Timbó, em S anta C atarina.

Os works hops vão detalhar alguns dos mais importantes conceitos do S is temaLean, filos ofia de ges tão originária do modelo Toyota – adotada hoje por empres asde todos os s etores e em todo mundo –, um s is tema de ges tão que vis a identificaras atividades que agregam valor aos clientes (o que eles es tão realmente dis pos tosa pagar) e eliminar os des perdícios (o que eles não es tão dis pos tos a pagar) –modelo adotado hoje por empres as de todos os s etores em todo mundo.

E os works hops s erão realiz ados por uma entidade que é hoje referência mundial emS is tema Lean, o Lean Ins titute B ras il (www.lean.org.br), de S ão P aulo, que há 15anos dis s emina o S is tema pelas empres as bras ileiras .

A entidade, s em fins lucrativos , foi a s egunda do tipo a s urgir no mundo. A primeirafoi o ins tituto dos EUA (www.lean.org), em 1997. Hoje, ambos faz em parte de umarede mundial de 17 ins titutos , em 17 país es e 5 continentes (www.leanglobal.org).

E ntenda cada um dos work shops:

Nos dias 11 e 12 de junho, vai ocorrer o works hop “S etup R ápido”, dentro da C emar

Legrand, em C axias do S ul (R S ).

O treinamento detalha os conceitos de troca rápida de ferramentas , vis ando àredução do tempo de s etup nas máquinas e, o mais importante, a manutençãodes s e tempo através do trabalho padroniz ado.

“S etup” é o nome dado ao proces s o de mudança da produção de um item para outroem uma mes ma máquina ou equipamento que exija troca de ferramenta e/oudis pos itivo. O tempo de s etup é compreendido entre a última unidade produz ida deum ciclo até a primeira unidade com qualidade do cic lo s eguinte.

O works hop s erá aplicado por Luís F ernando R uffino, G erente de P rojetos do LeanIns titute B ras il (www.lean.org.br), que já ocupou cargos de gerente de engenharia egerente da qualidade em empres as das áreas automotivas , petróleo e indús triamecânica em geral, tanto no mercado internacional quanto nacional, com forteatuação na melhoria de eficiência de projetos , proces s os e adminis tração, us andoas ferramentas Lean.

S egundo ele, es s a metodologia de “S etup R ápido” foi des envolvida, a partir de 1950,quando S higeo S hingo (1909-1990) – lendário engenheiro e cons ultor japonês , cujos

G e n t e e N e g ó c i o s

W orks hops abertos s obre conceitosfundamentais do S is tema L ean no S ul do país

[12-06-2013]

livros e ens inamentos foram fundamentais para o des envolvimento e dis s eminaçãodo S is tema Toyota – realiz ou es tudos de melhoria nas plantas de algumas indús triasjapones as , analis ando o proces s o de trocas de ferramentas de máquinas .

E m uma de s uas experiências , em 1969, quando S hingo vis itou a fábrica decarrocerias da principal planta da Toyota, teve o des afio de melhorar o tempo des etup de 4 horas de uma prens a de 1.000 toneladas para no mínimo 2 horas , que erao tempo do concorrente. Após s eis mes es , o res ultado apareceu com a redução dotempo de s etup para 90 minutos . Is s o foi pos s ível após um es tudo e s eparação dasatividades internas (realiz adas com a máquina parada) e externas (realiz adas com oequipamento em funcionamento).

Luís F ernando R uffino detalha que, um mês depois , S higeo vis itou a fábrica eencontrou o gerente da área, de quem recebera um novo des afio de reduz ir o tempode s etup para 3 minutos . S hingo ficou preocupado, mas após três mes es detrabalho, a meta foi atingida.

“ A ssim nasceu a metodologia de troca rápida de ferramentas como aconhecemos hoje. V ale ressaltar que esse método vem sendo refinado comanos de experimentação prática” , enfatiz ou R uffino.

S istema Puxado e Nivelamento da Produção:

Já nos dias 24 e 25 de s etembro, haverá o works hop “S is tema P uxado eNivelamento da P rodução”, na Legrand, em C ampo Largo (P R ).

O treinamento vai detalhar dois conceitos fundamentais do S is tema Lean.

O primeiro deles , o “S is tema P uxado”, é o método tipicamente lean de controle daprodução em que as atividades “fluxo abaixo” avis am às atividades “fluxo acima”s obre s uas neces s idades . A produção puxada tenta eliminar a produção emexces s o e é um dos três componentes principais de um s is tema de produção “jus t-in-time completo”.

E , em s egundo lugar, o “Nivelamento da P rodução”, que vis a dis tribuir uniformementea produção no tempo, nos volumes e nas variedades neces s árias . Is s o permite que aprodução atenda eficientemente as exigências do cliente, ao mes mo tempo em queevita exces s o de es toque, reduz cus tos , mão-de-obra e lead time de produção emtodo o fluxo de valor.

O works hop s erá aplicado por G iuliano Marodin, que des de 2001 atua em projetos depes quis a, apoio empres arial e capacitação em lean – doutorando em E ngenharia deP rodução pela Univers idade F ederal do R io G rande do S ul e que já foi profes s or dames ma univers idade.

“ E sse work shop, em resumo, é sobre um conceito que é um dos pilaresfundamentais do sistema lean: faz er só o necessário, quando necessário.A ssim, é possível controlar a superprodução e utiliz ar a capacidade instaladade maneira mais apropriada” , res umiu G iuliano.

L ogística L ean para A bastecimento Interno:

Já nos dias 22 e 23 de outubro, haverá o works hop “Logís tica Lean paraAbas tecimento Interno”, dentro da S chulz , de Joinville, em S anta C atarina.

O treinamento mos tra como des envolver um s is tema lean de movimentação ao longode um fluxo de valor. Nes s e s entido, detalha as condições para a trans ição de umalógica de abas tecimento "em mas s a" para uma lógica lean, capaz de s upriradequadamente as células de manufatura.

O works hop também s erá aplicado por G iuliano Marodin. “ M uitas empresas vêmalcançando progressos ao implementar o fluxo contínuo, mas na maioria dasvez es esbarram na inexistência de um sistema de abastecimento eficaz . Poucasrealmente controlam seus estoques como ‘supermercados’ , definem rotasrígidas de abastecimento de acordo com o trabalho padroniz ado e utiliz amsinais de puxada para conectar suas áreas de fluxo contínuo às áreas defornecimento de materiais” , res umiu o es pecialis ta.

S egundo ele, as cons equências negativas dis s o s ão proces s os s em abas tecimento,ruptura de fluxo e enormes des perdícios de es forços e dinheiro para armaz enares toques e "caçar itens em falta".

“ É necessário, então, repensar a lógica de suprimento de um fluxo de valor,para que as partes necessárias estejam disponíveis no momento necessário enas quantidades necessárias” , concluiu.

L ogística Inbound e Outbound:

Já nos dias 26 e 27 de novembro, haverá o works hop “Logís tica Inbound eOutbound”, dentro da R udolph Us inados , na cidade de Timbó, em S anta C atarina.

O treinamento bus ca detalhar um s is tema lean de logís tica para que s eja pos s ívelrepens ar e remodelar a forma de recebimento da matéria-prima dos fornecedores ,evitando paradas na manufatura por falta de componentes , bem como a forma deexpedição e dis tribuição das mercadorias , melhorando o nível de s erviço, evitandoreclamações dos clientes por falta ou atras o nas entregas e ao mes mo temporeclamações dos c lientes por falta ou atras o nas entregas e, ao mes mo tempo,reduz indo cus tos .

O works hop s erá aplicado por Nels on Takeuchi, G erente de P rojetos do LeanIns titute B ras il, engenheiro que atuou durante 15 anos na Toyota do B ras il, dentre osquais um ano e meio na matriz Toyota Motor Corporation, no Japão, focado em TP S ,C ontrole de P rodução, Logís tica e S uprimentos .

“ A logística inbound tem um papel importante na implantação da filosofialean, assegurando a chegada dos materiais ao ponto de uso da maneira maiseficiente possível. A ssim como a logística outbound que, por sua vez , asseguraa distribuição de materiais e produtos acabados nos pontos de uso ouconsumo também da maneira mais eficiente possível e nivelada com ademanda” , detalhou Takeuchi.

S e rviço:

W orks hop “ S e tup R á pido” :

Dias 11 e 12 de junho, na C emar Legrand, em C axias do S ul (R S ).

16 horas (2 dias cons ecutivos ).

Inves timento: R $ 1.790,00 (incluído material didático e alimentação).

Ins crições e mais informações : http: //www.lean.org.br/works hop/34/s etup-

rapido.as px

W orks hop “ S iste ma P ux a do e Nive la me nto da P roduçã o” :

Dias 24 e 25 de s etembro, na Legrand, em C ampo Largo (P R ).

16 horas (2 dias cons ecutivos ).

Inves timento: R $ 1.790,00 (incluído material didático e alimentação).

Ins crições e mais informações : http: //www.lean.org.br/works hop/28/s is tema-puxado-e-nivelamento-da-producao.as px

W orks hop “ L ogística L e a n pa ra Aba ste cime nto Inte rno” :

Dias 22 e 23 de outubro, na S chulz , de Joinville, em S anta C atarina.

16 horas (2 dias cons ecutivos ).

Inves timento: R $ 1.790,00 (incluídos material didático e alimentação).

Ins crições e mais informações : http: //www.lean.org.br/works hop/30/logis tica-lean-para-abas tecimento-interno.as px

W orks hop “ L ogística Inbound e Outbound” :

Dias 26 e 27 de novembro, na R udolph Us inados , em Timbó (S C ).

16 horas (2 dias cons ecutivos ).

Inves timento: R $ 1.790,00 (incluído material didático e alimentação).

Ins crições e mais informações : http: //www.lean.org.br/works hop/89/logis tica-inbound-e-outbound.as px

Ma is informa çõe s:

L e a n Institute B ra sil

www.lean.org.br

top related