vínicius de morais

Post on 24-Jun-2015

381 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Vinicius de MoraisBiografia e Garota de Ipanema

Biografia• Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19

de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, e pertenceu à segunda geração do Modernismo no Brasil. Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da prefeitura, poeta, violonista amador, e de Lídia Cruz de Moraes, pianista também amadora.

Biografia

• Viveu toda a sua infância no Rio, tendo nascido no bairro da Gávea, aos três anos se mudou para Botafogo para morar com os avós e estudar na Escola Primaria Afrânio Peixoto. Foi também na sua infância que escreveu seus primeiros versos. Em 1924 entrou para o Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde cantava no coro da igreja e montava pecinhas de teatro.

Biografia• Em 1929 concluiu o curso ginasial e a família retornou para a

Gávea. Nesse mesmo ano ingressou na Faculdade de Direito do Catête e se formou em Direito em 1933, ano em que publicou “O Caminho para a Distância”, seu primeiro livro de poesia

Biografia• Em 1935, recebeu o prêmio Filipe d’Oliveira pelo livro Em

1935, seu livro Forma e exegese. Em 1936, empregou-se como censor cinematográfico, representando o Ministério da Educação e Saúde. Dois anos depois, em 1938, ganhou bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford, e nesse ano publicou os Novos poemas. Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, retornou ao Rio de Janeiro.

Biografia• Nos anos seguintes publicou ainda muitos poemas e ficou

conhecido como um dos poetas brasileiros que mais conseguiu traduzir em palavras o sentimento do amor, tornando-se assim um dos poetas mais populares da Literatura Brasileira. Atuou também no campo musical, fazendo parceria com cantores e compositores brasileiros, e por fim tornou-se também cronista. Produziu os sonetos mais conhecidos da Literatura Brasileira, e escreveu ainda alguns poemas infantis em meados de 1970.

• Vinícius de Moraes Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980.

Garota de Ipanema

Helô Pinheiro

Música• O autor da música Garota de Ipanema, Vinícius de Moraes, escreveu a

letra inspirado numa moça que passava em frente ao Bar Veloso, no bairro de Ipanema. Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, conhecida como Helô Pinheiro, foi a musa inspiradora do poeta.

• Vinícius foi mestre em escrever sobre a vida, o amor e a alma feminina. A dupla de compositores Tom e Vinícius frequentavam constantemente as mesas do bar Veloso predispostas na calçada da rua. Heloísa, na época, morava na rua Montenegro número 22, e somente meses depois soube que era a inspiração da música.

• Segundo o poeta : “Há três anos ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós achávamos demais (...) Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa. O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar. E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial do seu balanceio quase sambar.

Música• Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento,

o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros. Ela foi e é para nós o paradigma do broto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça, mas cuja visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento da mocidade que passa, da beleza que não é só nossa, é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante”.

• Calcula-se que a música tenha sido tocada em todo o mundo mais de 5 milhões de vezes, rivalizando com “Yesterday”, dos Beatles. A gravação no idioma inglês pela cantora Artrud Gilberto em 1963, lançou “The Girl from Ipanema” como sucesso mundial.

LetraOlha que coisa mais lindaMais cheia de graçaÉ ela meninaQue vem e que passaNum doce balançoA caminho do mar

Moça do corpo douradoDo sol de IpanemaO seu balançado é mais que um poemaÉ a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?Ah, por que tudo é tão triste?Ah, a beleza que existeA beleza que não é só minhaQue também passa sozinha

Ah, se ela soubesseQue quando ela passaO mundo inteirinho se enche de graçaE fica mais lindo por causa do amorPor causa do amorPor causa do amor

top related