vem, senhor jesus, com teu reino! · mãe aparecida por ocasião do dia de nossa senhora...

Post on 22-Jan-2019

217 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Arq

uivo

Destaque 4

Província de Goiás reflete a

Misericórdia

Notícias dos Missionários Redentoristas de Goiás | Ano XXXII | nº 11 | Goiânia, novembro de 2016

Viva Memória 3

www.orapidinho.com.br

Vem, Senhor Jesus, com teu Reino!

Pe. Robson de Oliveira Pereira, C.Ss.R.Superior Provincial

Escrevo esta simples men-sagem daqui de Pattaya,

na Tailândia, onde nos reuni-mos em Capítulo Geral, para refletir novos horizontes e desafios para a Congregação no mundo. Peço as orações de todos os confrades e leitores diversos do Rapidinho.

No final deste mês inicia-remos o tempo do Advento. Momento especial de prepara-ção para a vinda redentora do Senhor. Até a chegada do Santo Natal, cada cristão é convidado ao recolhimento, mantendo viva a esperança no Salvador que, em breve, chegará, tra-zendo consigo a inauguração do Reino de Deus.

O Reino não é iniciativa humana, mas está a serviço de

Acontecimentosdaqui e dali

Cardeal Tobin

Mestre

Mãe Aparecida

Haiti e osredentoristas

todo homem e de toda mulher. Plenificado por Jesus, o Reino não fica reduzido às palavras e aos ensinamentos do Mestre. Ao contrário, é ampliado pe-las Suas práticas e pelos Seus atos, junto dos mais pobres. O Reino tem uma identidade e essa identidade é a pessoa de Jesus. Aqueles que almejam conhecer o Reino, em profun-didade, precisam se associar à escola do Evangelho, cuja maior lição está na cartilha do serviço.

Os destinatários do Reino são todos os que assumem nas suas vidas um modo de existir mediante o Amor (Cf. I Jo 4,16), emprestando sem esperar nada em troca (Cf. Lc 6,35) e doando aos que não podem retribuir (Cf. Lc 14,14). Assim, preparam o caminho do Senhor que vem

Parabéns 2

Aniversariantes de novembro

No rosto dos sofridos, a Igreja reconhece o rosto de Cristo, que permanece padecendo mundo afora

e não tarda a chegar (Cf. Mc 1,3)! Os homens e as mulhe-res do povo, os camponeses e os pecadores, as crianças e as viúvas foram os primeiros endereçados do Reino gra-tuito de Deus. Hoje, são os abandonados e os excluídos. Trata-se de uma predileção, sem qualquer exclusivismo.

Ciente da sua missão, em preparar a chegada do Senhor, a Igreja se coloca como servi-dora fiel do Reino, na pessoa dos sofredores. No rosto dos sofridos, ela reconhece o rosto de Cristo, que permanece pa-decendo mundo afora. Que, unidos, possamos proclamar na vida, tal qual o Batista: “O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Convertam--se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1,15). Um abençoado Advento!

Na Tailândia, onde acontece o Capítulo Geral neste mês de novembro: Ir. Pedro Magalhães (re-presentante da Conferência Latino-Americana e Caribe), Pe. Robson (Goiás), Pe. Dirley (Campo Grande), Pe. Edézio (Porto Alegre), Pe. Américo (Rio de Janeiro) e Pe. Roque (Bahia). Pág. 02

Pe. Henrique Strehl

Nossa História 2

Segunda Fase do XXV Capítulo Geral

In illo tempore

Arquivo

Segunda Fase do XXV Capítulo GeralAniversariantes

Goiânia, novembro de 2016 2

CSSR-GO 4300Cx. Postal 12.081 CEP 74641-970 Vila Monticelli - Goiânia-GO Telefone (62) 4009-1266Provincial: Pe. Robson de OliveiraConselho Provincial:Pe. Paulo C. Nunes, Pe. Elismar, Pe. Domingos e Pe. João Otávio

Jornalista responsável: Rafael Vieira - GO 01078 JP

Redator: Maurício Brandolizeorapidinho@gmail.comwww.redentorista.com.brwww.orapidinho.com.brTiragem: 4.250 exemplares

Nossa História

Arq

uivo

05/11 Pe. H. Strehl (86) Trindade 06/11 Pe. Clóvis (89) Campinas 06/11 Dom Leonardo (66) Bispo aux. de Brasília07/11 Pe. Vanilson (48) Brasília-DF09/11 Fr. Jildemar (30) Juniorista12/11 Pe. Abdon (60) Campinas23/11 Pe. Manoel (49) Paraíso-TO 28/11 Thiago Azevedo (25) Juniorista28/11 Antoniel (24) Postulante

IN ILLO TEMPORE1961: Há 55 anos, em 23/11, falecia o Pe. Pelágio Sauter. Na foto, redentoristas na Comunidade de Campinas recebendo a visita do Superior Geral. Em pé, da esquerda para direita: Ir. Leonardo, Pe. Antonino, Pe. Guilherme Contart, Pe. Campos, Pe. Tito, Ir. Afonso, Pe. João Dosvaldo, Pe. Carlinhos (depois bispo), Pe. Osvaldo Arrighi, Pe. Marques. Sentados: Pe. Albertini, Pe. Miguel Poce, Pe. Guilherme Gaudreau (Pe. Geral), Pe. Shimit (Con-selheiro Geral) e Pe. Pelágio.

Pe. ClóvisCampinas

Reitores e outros participantes da reunião em Belém/PA

Repr

oduç

ão

De 31 de outubro a 25 de novembro acon-tece no Centro Redentorista de Pattaya,

na longínqua Tailândia (9 horas de diferença de fuso horário) a segunda fase do Capítu-lo Geral da Congregação Redentorista. Este XXV Capítulo Geral conta com 121 mem-bros: Governo Geral, Superior de cada Uni-dade (Província, Vice-Província), vogal para 100 membros da Província, um Irmão de cada Conferência, alguns leigos, auxiliares, moderadores, intérpretes, tradutores... Da Província de Goiás está presente o Superior Provincial, Pe. Robson de Oliveira.

Entre janeiro e maio do ano passado, as Conferências da Congregação reuniram-se em seus respectivos círculos eleitorais para a Primeira Fase do Capítulo Geral. Cada

unidade foi representada não só pelo seu Superior, mas também por um delegado. Também estavam representados os irmãos e associados leigos. Nestes encontros, dis-cutiram o estado atual da Congregação, a partir dos relatórios das unidades. Os par-ticipantes apresentaram sugestões e pro-postas sobre a forma de melhor responder às preocupações levantadas.

Nesta Segunda Fase, o Capítulo Geral se propõe a avaliar a caminhada da Con-gregação no mundo inteiro e apresentar diretrizes concretas para que os redento-ristas possam continuar levando adiante a obra missionária do Santíssimo Reden-tor segundo o espírito do fundador Santo Afonso Maria de Ligório.

Arquivo

Pe. AbdonCampinas

Arq

uivo

Redentoristas do mundo inteiro se reúnem na Tailândia

Mãe Aparecida Por ocasião do dia de Nossa Senhora Apa-recida, comemorado em 12 de outubro, todos os Centros Sociais Redentoristas fo-ram agraciados com a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ir. José Alves, da equipe da Paróquia Divino Pai Eterno de Trindade, levou a imagem e dirigiu momentos de oração com as crianças de cada Centro. Os pequenos cantaram, rezaram e aplaudiram muito esta visita tão especial, que ocorre uma vez por ano, sempre nesta mesma época.

Haiti e os missionários redentoristas

Goiânia, novembro de 2016 3

Viva Memória

Acontecimentos daqui e dali

Cardeal TobinO redentorista Dom Joseph William Tobin, atualmente Arcebispo de Indianápolis (USA) será Cardeal a partir de 19 de novembro. Ele foi Superior da Congre-gação Redentorista por 12 anos (1997 a 2009) e Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as So-ciedades de Vida Apostólica. Dom Tobin fala inglês, espanhol, italiano, francês e português. É o único cardeal redentorista neste momento.

MestreHeverton Rodrigues, C.Ss.R., comunica: “No último dia 06 de outubro, ocorreu nas dependências da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH/UFG), a defesa da minha dissertação de mestrado intitulada: “Santidade, peregrinações e milagres

Arq

uivo

Dom Tobim, Geral Emérito e o Superior Geral Pe. Michael Brehl

Afi p

e

A passagem do furacão Matthew no Caribe deixou, no início de outubro, um rastro de mais de mil mortos no Haiti. A região sul foi uma das mais devastadas e ali, a Congregação Redentorista mantém três comunidades. País mais pobre das

Américas, ainda nem tinha se recuperado completamente do terremoto de 2010 e sofreu outra enorme calamidade. Além dos mortos, mais de 50 mil fi caram desalojados e sujeitos ao risco de cólera.

Arquivo

Arq

uivo

no Ocidente Peninsular: a hagiografi a de Santa Senhorinha de Basto (séc. XII)”. O objetivo nesta pesquisa foi investigar a partir da hagiografi a de Santa Senhorinha de Basto, alguns dos aspectos característicos da reli-giosidade medieval, como o peregrinar e a busca por milagres, que fi zeram do homem medieval um homo viator.” Fr. Heverton faz parte da equipe paroquial de São Sebastião/DF. Parabéns!

Goiânia, novembro de 2016 4

Província de Goiás reflete a Misericórdia

Fotos: Brandolize

A Copiosa Redenção se realiza na misericórdia e compaixão

Os membros da Província Re-dentorista de Goiás, que

abrange também Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal, reali-zaram sua assembleia anual, de 18 a 21 de outubro, no Hotel Liguori, em Trindade-GO.

O Ano da Misericórdia à luz da Espiritualidade Redentorista foi o tema principal das reflexões desses dias, com a assessoria do Pe. José Ulysses da Silva, da Província de São Paulo, atualmente realizando

sua pastoral no Morro da Con-ceição, em Recife-PE. “O lema da Congregação Redentorista é ‘mise-ricórdia e a compaixão’, sem isso não haverá Copiosa Redenção”, explicou o assessor.

Ao aprofundar o sentido do termo misericórdia, Pe. Ulysses destacou a necessidade de uma conversão teológica para que a misericórdia se torne mais sen-sível na prática pastoral de cada redentorista. “Somos voluntários

da causa da Redenção. Optamos ser redentoristas, por isso a mise-ricórdia é nossa missão. Em suas explanações, o assessor se apoiou especialmente no documento Mise-ricordiae Vultus, do Papa Francisco, convocando o Jubileu Extraordiná-rio da Misericórdia, onde afirma: “A misericórdia muda o coração! Dia após dia, tocados pela com-paixão de Jesus, podemos também nós, tornarmos compassivos com todos”.

Redentoristas da Província de Goiás em Assembleia Capitular no Ano Santo da Misericórdia

top related