u.e ligia e crist

Post on 17-Jun-2015

2.666 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

União Europeia

União Europeia

A União tem sedes em:

Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo

A UNIÃO EUROPEIA, anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.

Foi estabelecida com este nome – COMUNIDADE EUROPEIA - pelo Tratado da União Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50.

Objectivos:

União Europeia

Estabelecer uma união cada vez mais estreita entre os povos europeus;

Consolidar a defesa da paz e da liberdade;

Melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus povos;

Aprofundar a solidariedade entre os povos, respeitando a sua história, cultura e tradições.

Países que fazem parte da União Europeia

União EuropeiaPaíses que a constituem:

Portugal ( 1986)Espanha (1986)França ( País fundador)Alemanha (País fundador)Dinamarca ( 1973)Bulgária ( 2007)Bélgica (País fundador)Eslovénia (1995)República Checa (2004)Estónia (2004)Irlanda (1973)Grécia (1981)

Malta ( 2004)Holanda – Países Baixos ( País fundador)Áustria (1985)Polónia (2004)Roménia (2007)Reino Unido (1973)Eslováquia (2004)Finlândia (1995)Suécia (1995)

Itália (País fundador)Chipre ( 2004)Letónia ( 2004)Lituânia ( 2004)

União Europeia

A Comissão

A Comissão Europeia materializa e defende o interesse geral da União. O presidente e os membros da Comissão são nomeados pelos Estados-Membros após aprovação do Parlamento Europeu.É constituída pelo presidente Durão Barroso e por comissários. É eleita de 5 em 5 anos.

União Europeia

Conselho Europeu

O Conselho constitui a principal instância da União Europeia. É a expressão da vontade dos Estados-Membros, cujos representantes se reúnem regularmente a nível ministerial.Em função das questões a analisar, o Conselho reúne-se em diferentes formações : política externa, finanças, educação, telecomunicações, etc.Assegura a coordenação da acção dos Estados Membros e adopta as medidas no domínio da cooperação policial e judiciária em material penal.

É o órgão legislativo da União; em relação a um grande conjunto de competências comunitárias, exerce este poder legislativo em co-decisão com o Parlamento Europeu.

Assegura a coordenação das políticas económicas gerais dos Estados-Membros.

Celebra, em nome da comunidade, os acordos internacionais entre esta e um ou vários Estados ou organizações internacionais.

Partilha a autoridade orçamental com o Parlamento.

Aprova as decisões necessárias à definição e à execução da politica externa e de segurança comum com base em orientações geria pelo Conselho Europeu

Funções essenciais do Conselho :

União Europeia

O Parlamento Europeu é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições directas. É constituído por 736 deputados que representam os cidadãos, escolhidos de cinco em cinco anos pelos eleitores de todos os 27 Estados-Membros da União Europeia, em nome dos seus 500 milhões de cidadãos. O trabalho do Parlamento Europeu é importante porque, em muitos domínios políticos, as decisões relativas à nova legislação europeia são adoptadas conjuntamente pelo Parlamento e pelo Conselho de Ministros, que representa os Estados-Membros.

Parlamento Europeu

União Europeia

Competências do Parlamento Europeu

POLÍTICAS – exerce um controlo político sobre o funcionamento das restantes Instituições Comunitárias, à semelhança do que acontece com os Parlamentos Nacionais

ORÇAMENTAIS - aprova o orçamento da UE

LEGISLATIVAS - aprova a legislação comunitária (regulamentos, directivas, decisões, pareceres) em co-decisão com o Conselho

União Europeia

Os grupos políticos no Parlamento Europeu

Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos) e dos Democratas Europeus (PPE-DE)

Grupo Socialista no Parlamento Europeu (PSE)

Grupo da Aliança dos Democratas e dos Liberais pela Europa (ALDE)

Grupo da União para a Europa das Nações (UEN)

Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verts/ALE)

Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL)

Grupo Independência/Democracia (IND/DEM)

União Europeia

Tratados e Alargamentos

1951

1952

1957 1965

1973 1981 1986

1987 1992

1995

1997 2001

2004

2007

2007

Tratado da CECA

Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda.

Tratado que institui a comunidade europeia do carvão e do aço. Foi assinado em Paris a 18 de Abril de 1951. Entrou em vigor a 23 de Julho de 1952 e terminou a 23 de Julho de 2002. O principal objectivo era estabelecer um mercado comum ao sector do carvão e do aço.

União EuropeiaTratados

União Europeia

Tratado de Roma

Assinado em Roma, a 25 de Março de 1957, dos tratados que instituem a comunidade económica europeia(CEE) e a comunidade europeia de energia atómica. O tratado da CEE tinha como objectivo a criação de um mercado comum e de uma união aduaneira, bem como o desenvolvimento de políticas comuns. O tratado que institui a Euraton visa coordenar os programas de investigação já em curso nos estados Membros ou em preparação na perspectiva da utilização pacífica da energia nuclear.

União Europeia

Tratado de Fusão

Assinada em Bruxelas a 8 de Abril de 1965 e entra em vigor em 1 de Julho de 1967. Prevê a fusão dos executivos das três comunidades ( CECA, CEE, EURATOM), instituindo um Conselho e uma Comissão únicos.

Tratado Acto Único Europeu

Assinado no Luxemburgo e em Haia, entrou em vigor a 1 de Julho de 1987. Estabeleceu as adaptações necessárias de forma a concretizar o mercado interno até 1992. Reforçou também os poderes do parlamento europeu.

União Europeia

Tratado da União Europeia

Assinado em Maastricht a 7 de Fevereiro de 1992. Entrou em vigor a 1 de Novembro do ano seguinte. O tratado criou união europeia e propunha-se a reforçar a legitimidade democrática das instituições.

Tratado de Amesterdão

Assinado a 2 de Outubro de 1997, entrou em vigor a 1 de Maio de 199. Veio introduzir novos garantias na protecção dos direitos fundamentais e um aumento dos poderes do parlamento europeu.

União Europeia

Tratado de Nice

Assinado a 26 de Fevereiro de 2001. Entrou em vigor a 1 de Fevereiro de 2003. Incidiu principalmente na reforma das instituições, com o objectivo eficaz da EU.

Tratado de Lisboa

Assinado a 13 de Dezembro de 2007. Entra em vigor depois de ser rectificado por todos os estados membros. O tratado de Lisboa alerta todos os tratados da UE e da comunidade Europeia com o objectivo de facilitar o processos de decisão.

União Europeia

A Europa dos seis

Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda.

A 23 de Julho o CECA entra em vigor. Jean Monnet é nomeado presidente da alta autoridade e Paul-Henri Spaak presidente da assembleia comum. Em Agosto, a alta autoridade CECA entra em funções.

Alargamentos

União Europeia

1973 – A Europa dos 9

1º alargamento : Dinamarca, Irlanda, Reino Unido

Os seis passaram a ser nove, com a adesão formal destes três países.

1981- A Europa dos 10

2º alargamento: Grécia

O número de membros da comunidade passa a 10, com a adesão da Grécia, que aderiu depois da queda do seu regime militar e do restabelecimento da democracia, em 1974.

União Europeia

1986-A Europa dos 12

3º alargamento: Portugal e Espanha

Espanha e Portugal aderem á CEE, aumentando para 12 o número dos seus membros. Portugal pediu formalmente a sua adesão às comunidades europeias em 1977. A 12 de Junho em 1985 é assinado o tratado de adesão, em Lisboa, no mosteiro dos Jerónimos. Em 2005, no mesmo dia, no mesmo local, Portugal celebrou 20 anos de pertença à união europeia.

União Europeia

1995 - A Europa dos 15

4º alargamento: Áustria, Finlândia e Suécia.

Os 15 estados membros cobrem a partir deste momento quase toda a Europa ocidental. Com a reunificação da Alemanha em Outubro de 1990, a antiga Alemanha de Leste foi integrada na UE.

2004 – A Europa dos 21

5º alargamento: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia,Llituânia, Malta, Polónia, República Checa

Os oito países da Europa centrais e orientais aderem à UE, pondo termo à divisão da Europa decidida em Yalta 60 anos antes pelas grandes potências. Chipre e Malta aderem igualmente.

União Europeia

União Europeia

2007 – A Europa dos 27

6º alargamento: Bulgária e Roménia

Mais dois países da Europa ocidental, a Bulgária e a Roménia, aderem à UE, elevando o número de estados membros para 27. A Croácia, a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Turquia também são países candidatos à adesão.

FIMTrabalho Realizado por :

Ana Arteiro nº3Cristiano Pereira nº7

11ºI

top related