tipografia. tipografia a tipografia é a arte de compor um texto, visando torná-lo facilmente...

Post on 17-Apr-2015

112 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

TIPOGRAFIATIPOGRAFIA

Tipografia

A tipografia é a arte de compor um texto, visando torná-lo facilmente legível e adaptado ao contexto em que é lido e aos objetivos com que foi publicado.

História da Tipografia

Na classificação tradicional acadêmica, é comum atribuir à Pré-História os eventos que não foram registrados de forma escrita – escrita com hieróglifos, pictogramas ou alfabetos fonéticos.

A Pré-História tem a haver também com toda uma série de “eventos coletivos”, normalmente não atribuíveis a indivíduos identificáveis.

Nesta ordem de idéias, a História ocupa-se dos eventos registrados em suportes de qualquer tipo (pedra, pergaminho, etc.) e muitas vezes atribuíveis a personalidades identificadas – a Afonso Henriques, para dar um exemplo.

História da Tipografia

PLACAS DE XISTO

Há 5.000 anos, muito antes de usarem alfabetos, os habitantes pré-históricos da Península Ibérica identificavam os membros das suas elites gravando desenhos em placas de xisto, que eram depositadas junto os túmulos, representando a introdução aos sistemas mais complexos que vieram depois.

Tipografia

PLACA DE XISTO As Placas de Xisto foram feitas por padrões gráficos gravados em pedras — padrões para fixar as linhagens dos clãs peninsulares, compondo um sistema de comunicação social com suporte em registros gráficos – sistema este obviamente praticado muito antes da introdução de alfabetos escritos.

História da Tipografia

No Século XV, os tipos, que haviam sido inventados pelos chineses, foram adaptados por Gutenberg quando foi inventada a prensa mecânica.

A materialização das letras em metal limitou

drasticamente os caprichos da

estética da letra

manuscrita, mas

também anulou as variações (e os

erros) dos copistas. Em vez

de manu-scritos e de cali-grafia,

passamos a ter uma tipo-grafia.

TIPOS

Tipografia

A tipografia

clássica baseia-

se em pequenas

peças de madeira

ou metal com

relevos de letras

e símbolos: os

tipos.

O compenedor, invenção prática de Gutemberg, servia para receber os tipos e

formar uma linha de texto.

Tipografia

A Bíblia impressa

por Johannes

Gutenberg é o

símbolo-chave de

um momento de

transição da

história humana. Dos 180 exemplares do primeiro livro impresso do mundo – a Bíblia – existem

atualmente apenas 49 exemplares.

Tipografia

A sua invenção, a

IMPRENSA, provocou

uma revolução: a

propagação do

conhecimento para

todos.

Página de um exemplar da Bíblia de 42 linhas, o primeiro livro europeu impresso por processo industrial.

Tipografia

A diferença entre os tipos chineses e os de Gutemberg

é que os primeiros não

eram reutilizáveis.

A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada

até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante

muitos séculos.

TipografiaTipografiaMesmo com o advento dos computadores e da edição eletrônica de texto, a tipografia permanece viva nas formatações, estilos e grafias. Em formatos de web design, por exemplo.

TipografiaTipografiaPor muito tempo o trabalho com a tipografia, como atividade projetual e industrial gráfica, era limitado aos tipógrafos (técnicos ou designers especializados), mas com o advento da computação gráfica a tipografia ficou disponível para designers gráficos em

geral e leigos.

TipografiaTipografia

Hoje qualquer um pode escolher uma fonte (tipo de letra) e compor um texto simples em um processador de texto. Mas essa democratização tem um preço, pois a falta de conhecimento e formação adequada criou uma proliferação de textos mal diagramados e fontes tipográficas mal desenhadas. Talvez os melhores exemplos desse fenômeno possam ser encontrados na internet.

TipografiaTipografia

Existem imensos exemplos de páginas agressivas aos olhos do leitor em que ele se tem de esforçar demais para poder ler algo. Algo que não aconteceria se o autor soubesse algo de Tipografia.

Tipografia

Na grande maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação.

Tipografia

Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.

Tipografia

No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada:– de fontes tipográficas, – composição (ou layout) de texto, – a sensibilidade para o tom do texto e – a relação entre texto e os elementos gráficos

na página.

Tipografia

Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado.

No caso da mídia impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

TipografiaTipografiaO conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem.

A tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design.

Tipografia / Tipografia TIPOS

LETRAS SERIFADAS Times New Roman

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZabcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890?!

LETRAS SEM SERIFAArial

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZabcdefghijklmnopqrstuvxz 1234567890?!

TIPOSexemplos

TIPOSexemplos

TIPOLOGIA

Para o designer que se especializa nessa area, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design grafico.

TIPOLOGIA

TIPOLOGIA

TIPOLOGIA em logomarcas

TIPOLOGIA

TIPOLOGIA

CDsJornais

Revistas

TIPOLOGIA na rua

Fim

top related