termos da oração i

Post on 18-Jun-2015

2.097 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Introdução à sintaxe

Prof. Fernanda Braga

A sintaxe é a parte da gramática que se ocupa das relações entre as palavras na oração e das orações no período.

Frase, oração e períodoFrase – é todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicaçãoExemplo: Frase Nominal – Que dia magnífico!Frase Verbal – Ajeitou o vestido no corpo

A frase construída com verbo ou locução verbal é frase verbal (ou oração). Quando não apresenta verbo é chamada de frase nominal.Observe que as frases podem ser formadas por uma única palavra.Ex: Silêncio!

Oração - é o enunciado organizado em torno de um verbo. Pode ou não ter sentido.Ex: A colheita dará lucros este ano. Parece que...

Período - é o enunciado constituído de uma ou mais orações.O período formado por uma única oração, chamado de oração absoluta, é o período simples.Ex: A colheita dará lucros este ano.O período formado por mais de uma oração é chamado de período compostoEx: Parece que a colheita dará lucros este ano.

ATENÇÃO!!!Nem toda frase é uma oração, pois a frase deve possuir sentido e, em alguns casos, não possui verbo, já a oração sempre possui verbo e não necessariamente possui sentido.

Observe a tirinha e tente indicar que é o sujeito de cada oração/período.

As palavras Eu e Você são sujeitos das orações/períodos, pois indicam o termo com quem o verbo concorda.

Classificação do sujeito:Simples – um único núcleo (termo que não pode ser retirado da oração)Ex: O carro de meu filho estragou.

Composto – dois ou mais núcleos.Ex: O carro de meu filho e a moto de meu sobrinho bateram.

Oculto - quando não vem expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado.Ex: Gostei muito daquele vestido. (Eu)

Sujeito indeterminado – quando a informação contida no predicado refere-se a um sujeito que não se pode (ou não se quer) identificar.Ex: Viram a atriz com outro homem ontem.Precisa-se de atores para a peça.Oração sem sujeito – quando a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum.Exemplo: Havia (sentido de existir) alunos na sala ainda.São (indicação de tempo) 3 horas da tarde.Choveu (fenômeno da natureza)ontem.

PredicadoElemento da oração estruturado em torno de um verbo que informa algo a respeito do sujeito.

Tipos de predicadoPredicado Verbal – aquele cujo o núcleo da informação é um verbo que exprime uma ação ou acontecimento.

Oração

Sujeito

Eles

predicado

saíram de casa.Saíram = verbo de ação

Predicado Nominal – aquele cujo o núcleo da informação é um nome, o predicativo.

Oração

O menino

Sujeito

está alegre

Predicado NominalEstá = verbo de ligaçãoAlegre = predicativo do

sujeito

Predicado verbo-nominal – aquele possui dois núcleos de informação: um, o verbo de caráter significativo; outro, um nome (predicativo)

Oração

Sujeito

Eles

predicado

Saíram de casa apressados

Saíram = verbo de açãoApressados = predicativo

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODOFrase – é todo o enunciado desentido completo.Bom dia!Respeite a natureza.Oração – é qualquer enunciado quecontenha um verbo.Hoje ela voltou mais cedo.Período - É uma frase constituídade uma ou mais orações, e pode ser:Período simples – possui apenasuma oração.Os jogadores fizeram muitos gols.Período composto- formado porduas ou mais orações.Ela passou de ano porque estudoupra valer.

As partes da oração são chamadas determos.E os essenciaisSão o sujeito e o predicadoO sujeito e o predicadoO sujeito e o predicado.

top related