terceiro livro ilustrado

Post on 11-Mar-2016

238 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Terceiro livro infantil ilustrado a convite do autor, cordelista e poeta Fernando Paixão

TRANSCRIPT

O Big Bang em Cordel

autor Fernando da Paixão ilustrador Sérgio Melo

O Big Bang em Cordelautor Fernando da Paixão ilustrador Sérgio Melo

Eu pedi inspiraçãoA sabedoria infindaPra dizer neste poemaDe que jeito foi a vindaDa terra e do universoE da natureza linda.

Desde os tempos mais antigos,Na sua meditação,O homem criava históriasProcurando explicaçãoPra que pudesse entenderA origem da criação.

As pessoas inventavamMuitas histórias bonitasOs países mais antigosDeixaram lendas escritasE contavam pras criançasAs histórias favoritas.

As histórias explicavamPro povo de antigamenteComo foi que a naturezaFoi surgindo de repenteComo se criaram os maresOs animais e a gente.

Toda criança que estudaVai ficar bem informadaVai ouvir falar dos mitosDaquela gente passadaVai saber que existe mitoAté na Bíblia Sagrada.

Vai saber que o Big BangÉ grande teoriaFalando que uma explosãoToda natureza criaQue a quinze bilhões de anosNosso universo nascia.

Muito pequeno e bem quenteFoi crescendo e se esfriandoAs estrelas e planetasAos poucos vão se formandoNum processo muito lentoTudo vai se organizando.

A terra quando nasceuO seu calor era imensoEra cheia de vulcõesSoltando um vapor intensoQue passou milhões de anosNa atmosfera suspenso.

Lentamente diminuiuO admirável calorA terra vai se esfriandoE começa então a comporO primeiro continenteNum mistério encantador.

Começa a primeira chuvaAo longo de muitos anosO nosso planeta estáModificando seus planosEssa chuva vai formandoOs mares e os oceanos.

Nas águas dos oceanosAparecem seres vivosBichinhos muito pequenosPorém, muito produtivosQue formam a primeira espécieDos animais primitivos.

Então podemos pensarNas coisas da criaçãoa existência da vidaTirar a nossa conclusãoQue a natureza fez coisasCom muita dedicação.

Depois de tudo criadoFicou muito fascinanteOs rios e os animaisA floresta verdejanteMas é o homem e a mulherA obra mais importante

Quando o ser humano nasceEle procura entenderQuem fez o sol e a luaO dia e o anoitecerQuem fez o céu e a terraQuem fez a gente viver.

As nações do mundo antigoDo ocidente e do orienteEntendiam a CriaçãoDe um jeito bem diferenteEles criavam seus mitosTirados da sua mente.

Também o povo da BíbliaPor ter Desu no coraçãoEscreveu suas históriasCom sua imaginaçãoDizendo que em sete diasDeus fez toda a Criação.

O índio tem sua crençaNas forças da naturezaA árvore, a flor, o pássaroO riacho a correntezaTudo foi obra divinaDa Grande Mãe com certeza.

Na África o povo acreditaQue o deus OlodumaréFez nascer muitos odúsQue de tudo deram féCriaram a terra, a águaSol, lua e estrela até.

Não importa a teoriaA história e o conteúdoTodo mundo já percebeQuando faz o seu estudoQue o importante é cuidarPra que não se acabe tudo.

top related