tendências e impasses

Post on 07-Mar-2016

220 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

tendencias e impasses

TRANSCRIPT

Os artigos que compõem estelivro ilustram os caminhos e asperspectivas da crítica feministacontemporânea, suas tendên-cias diversificadas, e promovemum panorama da produção teó-rica internacional. Em “A crítica feminista noterritório selvagem”, ElaineShowalter fornece-nos o polêmi-co quadro da área literária. Umaalteração radical no paradigmadas ciências humanas é o quenos sugere “Repensando a his-tória literária”, de Ria Lemaire. Já Jean Franco, em “Sen-tido e sensualidade: notas sobrea formação nacional”, analisaromances e contos latino-ame-ricanos, escritos por ou sobremulheres em momentos histó-ricos decisivos. “Mulher, literatura e ir-mandade nacional”, de MaryLouise Pratt, mostra as manei-ras como as mulheres problema-tizam as ideonlogias masculinasde nacionalidade e cidadania. “Amor e pátria na Amé-rica Latina”, de Doris Sommer,é uma observação aguçada da

TENDÊNCIAS E IMPASSESO feminismo como crítica da

cultura

conjunção do erótico com o po-lítico na literatura. Donna Ha-raway, autora de “Um manifes-to para os cyborgs”, propõe umaabordagem inovadora da mu-dança de padrões determinadapelos avanços da ciência. Tendências e impasses - O feminismo como crítica dacultura, organizado por Heloi-sa Buarque de Hollanda, é umalentado exame da trajetória dopensamento feminista, de suaprogressiva flexibilização ao al-cance teórico e político que temobtido neste final de milênio.

* * *

Heloisa Buarque de Hollandanasceu em São Paulo em 1939e atualmente dirige a EditoraUFRJ. Jornalista, também fezcinema e televisão. Publicou 26poetas de hoje, Macunaíma - da literatura ao cinema, Cultu-ra e participação nos anos 60(com Marcos Gonçalves). ARocco, publicou, de sua autoria,Impressões de viagem e Ensaís-tas brasileiras, e, sob sua orga-nização, a coletânea de ensaiosPós-modernismo e política.Capa: Foto do filme Metropolis, 1926 de FritzLang.

O que permitiu a consolidação do pen-samento feminista num momento em quese apregoam o fim da ideologia e a inefi-cácia das contestações? O discurso dasmulheres tem despontado, cada vez mais,como uma força no campo acadêmico eimpõe-se como tendência teórica inova-dora e de forte potencial crítico e político. Os ensaios reunidos por HeloisaBuarque de Hollanda em Tendências e im-passes mostram um largo espectro da pro-dução crítica das mulheres e fornecem umatrilha segura para a compreensão das ques-tões feministas contemporâneas.

HELOISA BUARQUE DE HOLLANDA

O FEMINISMO COMO CRÍTICA DA CULTURATENDÊNCIAS E IMPASSESO feminismo como crítica da cultura

top related