técnico em enfermagem - senac são paulo

Post on 28-May-2015

1.153.990 Views

Category:

Education

10 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

É um curso profissionalizante alinhado aos princípios norteadores da reforma sanitária e adota a ideia de saúde como componente da cidadania que deve assegurar melhores condições de vida às pessoas. O aluno aprende a atuar com polivalência, iniciativa e ética, nesse vasto e diversificado campo, com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando sua integralidade. As práticas de promoção da saúde, a educação e a saúde coletiva estão associadas ao uso de novas tecnologias como as de diagnóstico e de atenção e cuidado ao cliente/paciente e se comprometem com esses princípios ao privilegiar a integralidade da atenção à saúde, levando em conta as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde-doença. O curso propicia tanto a formação plena do técnico de enfermagem, quanto a possibilidade de complementação da formação dos auxiliares para obtenção do diploma da habilitação técnica. (Carga horária mínima: 1.800) Saiba mais em http://t.co/tmoWOns

TRANSCRIPT

Técnico em Enfermagem

É um curso técnico de 1800 horas alinhado com os avanços e tendências do mercado, assim como os rumos da enfermagem.

O aluno aprende a atuar com polivalência, responsabilidade, iniciativa e ética, nesse vasto e diversificado campo da saúde, com visão integral do ser humano em todo seu ciclo vital.O Técnico de enfermagem atua como integrantes da equipe de enfermagem nos quadros funcionais de organizações/unidades públicas, privadas e do terceiro setor e exercem suas atividades sob a supervisão de enfermeiro, em todos os níveis de assistência e especialidades.

O curso propicia a formação do Técnico de Enfermagem e possibilita ao Auxiliar de Enfermagem, egresso no mercado, a oportunidade de complementação técnica para obtenção do diploma da habilitação técnica.

Técnico em Enfermagem

Mercado de Trabalho

No Estado de São Paulo, há demanda de expansão no sistema de saúde por meio de construção e expansão de hospitais, aumento no número de leitos, investimento em profissionais da saúde e em tecnologias aplicadas a enfermagem. A tendência global de crescimento na área da saúde impulsionam movimentos de acreditações dos estabelecimentos de saúde, fenômenos de desospitalização, políticas públicas de atenção a saúde nos diversos níveis e de iniciativas como da ANVISA e da Organização Pan-Americana da Saúde para melhoria da segurança do paciente nos serviços de saúde. Esta dinâmica justifica a formação de Técnicos em EnfermagemO campo profissional é amplo, incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, instituições e casas de ressocialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.

Pré-requisitos

Para matrícula no curso Técnico de Enfermagem:

O candidato deve ter, no mínimo, 17 anos e estar cursando a 2ª série do ensino médio;O candidato deve matricular-se no módulo I.

Para matrícula na Complementação Técnica (somente para Auxiliar de enfermagem):

O candidato deve possuir o Certificado da Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem ter, no mínimo, 18 anos e estar cursando a 3ª série do ensino médio. O candidato deve matricular-se no módulo VII.

Método

Cada módulo tem como eixo condutor um projeto que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos, atividades práticas em laboratório e o estágio profissional supervisionado compõem o repertório de atividades no segmento da enfermagem para promover o efetivo exercício profissional.

Programa

• Módulo I – Ambientação Profissional• Módulo II – Promoção à Saúde• Módulo III – Fundamentos da farmacologia

aplicados à enfermagem• Módulo IV – Medidas de Conforto e Higiene• Modulo V – Assistência de enfermagem na

recuperação e reabilitação I• Modulo VI – Assistência de enfermagem na

recuperação e reabilitação II• Módulo VII - Assistência de enfermagem em

ambientes especializados I• Módulo VIII - Assistência de enfermagem em

ambientes especializados II• Módulo IX - Assistência de enfermagem em

pacientes críticos I• Módulo X - Assistência de enfermagem em

pacientes críticos II•

• Módulo VII - Assistência de enfermagem em ambientes especializados I

• Módulo VIII - Assistência de enfermagem em ambientes especializados II

• Módulo IX - Assistência de enfermagem em pacientes críticos I

• Módulo X - Assistência de enfermagem em pacientes críticos II

Para egressos do ensino médioCertificação de Técnico de EnfermagemCarga horária: 1800 horas (1200 de teoria prática + 600 horas de estágio supervisionado)

Para auxiliares de enfermagem do mercadoCertificação de Técnico de EnfermagemCarga horária: 690 horas (490 de teoria prática + 200 horas de estágio supervisionado)

Estágio Supervisionado

O curso prevê cinco momentos de estágios, com carga horária total de 600 horas, que ocorrem ao longo do curso e devem ser realizados em estabelecimento de saúde que prestam cuidados de enfermagem nos diferentes níveis de atenção a saúde em todo o ciclo vital. Os estágios são supervisionados por enfermeiros experientes e com especialidades nas áreas de atuação.

Certificação

Aos que concluem com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular dessa habilitação técnica de nível médio e comprovem a conclusão do ensino médio é conferido o diploma de Técnico em Enfermagem, com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.

InfraestruturaAmbiente educacional utilizado durante o curso

• O laboratório de enfermagem é uma estrutura física organizada para o desenvolvimento de procedimentos e técnicas relacionadas aos saberes da enfermagem. É um ambiente vinculado ao processo ensino aprendizagem, de acordo com a proposta do Plano de Curso;

• O ambiente dispõe de infraestrutura em mobiliário, materiais e equipamentos e computador com acesso à internet de modo que a distância entre formação e mundo laboral seja minimizada;

• Biblioteca com amplo acervo de temas da área da saúde.Laboratório da Unidade Tiradentes

InfraestruturaAmbiente educacional utilizado durante o curso

Laboratório da Unidade Campinas Laboratório da Unidade São José do Rio Preto

Informações

Unidades ofertantes no Senac São Paulo

http://www.sp.senac.br/cursostecnicos

0800 883 2000

top related