slides de introdução oficina linux 2011_nte 03

Post on 05-Jul-2015

753 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação - Oficina Linux Educacional

TRANSCRIPT

Oficina Pedagógica

Profª.: Luíza Selis

Conhecendo o Linux Educacional 3.0

Secretaria da Educação – SEC

Instituto Anísio Teixeira – IAT

Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE 03 – Feira de Santana

Objetivos da oficina

•Apresentar o sistema operacional Linux Educacional e conhecer outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do ProInfo,

•Desenvolver habilidades básicas que possibilitem o manejo de aplicativos de elaboração e edição de textos, construção de planilhas e de apresentação multimídia, navegação e pesquisa de informações, produção e cooperação na Internet.

Unidades de Estudo

Unidade 1 – 1º encontro

•Inclusão Digital e Filosofia Linux.•Introdução ao Linux Educacional 3.0 (acesso, configurações, utilitários, ferramentas de produtividade e programas educacionais).•Criação de pastas.•Gerenciamento de arquivos•Trabalhando com unidades de armazenamento.

Unidade 2 – 2º encontro

•Elaboração e edição de textos.•Jornal Mural.

Unidade 3 – 3º encontro

•Desenvolvendo apresentações para nossas aulas.•Inserindo recursos de imagens nas apresentações.•Configurando apresentações.

Unidade 4 – 4º encontro

•Possibilidades de uso de planilhas eletrônicas na prática educacional.•Solução de problemas com planilhas eletrônicas.•Representações gráficas.

Unidade 5 – 5º encontro

•Ferramentas de acessibilidade.•Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.

Software Livre X Software Proprietário

Software livre, segundo a definição criada pela Fundação do Software Livre, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.

Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

Sistema Operacional é o programa que gerencia

o computador inteiro, desde que é ligado até ser

desligado. Os programas e aplicativos que rodam

"sobre" o sistema operacional são gravados em

um disco chamado HD. Exemplos de Sistemas

mais conhecidos:

•Linux (software livre)

•Windows (software proprietário)

Linux

Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM e a HP), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.

Filosofia Linux – Licença GPL

Autores da Filosofia de liberdade: Richard Stallman, Linus Torvalds

Liberdades do Linux: copiar, modificar, distribuir versões modificadas

Distribuições do Linux:

Debian,

Conectiva (braço brasileiro da Mandriva),

Fedora,

SUSE,

Kurumim,

Red Hat,

Ubuntu

“Se não há trocas de ideais, eles se tornam inúteis; divulgá-los é o que os torna fortes”.

- Linus Torvalds –

Proposta do MEC

O Ministério da Educação e Cultura - MEC, criou o Linux

Educacional KDE 3.5, que é uma compilação do Linux

(distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de

informática educacional (LIE) e escolas.

Conta com aplicativos de uso geral como a suite de

escritório/ferramentas de produtividade BrOffice.org, além de

softwares educacionais.

Caso tenha interesse em testar esta distribuição, o download

poderá ser feito no site:

http://www.webeduc.mec.gov.br, box do Proinfo.

O “futuro é aberto”

O “futuro é livre”

Esperamos que este curso torne-se uma simples porta de entrada para esse novo mundo e que você goste, se desenvolva e cresça.

Autora:

Profª Luíza Selis – NTE 03

E-mail: luizaselis@yahoo.com.br

Linus Torvalds

Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios "device drivers" Você está sem um bom projeto em mãos e deseja trabalhar num S.O. que possa modificar de acordo com as suas necessidades? Acha frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exatamente para você.Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso ao executar bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão, etc. nele.

Richard Stallman

Richard Stallman, fundador do projeto GNU para um sistema operacional livre.

No momento do desenvolvimento do Linux, vários aplicativos já vinham sendo reunidos pelo Projeto GNU da Free Software Foudation (Fundação Software Livre), que embarcara em um subprojeto que ainda continua para obter um núcleo, o GNU Hurd. Porém devido a várias complicações o projeto GNU e demora em desenvolver o Hurd, Stallman acabou adotando o núcleo Linux como base para distribuir os programas do projeto GNU , não obstante diversas pessoas e instituições tiveram a mesma idéia e assim várias distribuições começaram a surgir baseadas no núcleo desenvolvido inicialmente por Linus.

top related