sistema imunológico 2o b

Post on 25-Jun-2015

573 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O que é???

O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

O organismo possui barreiras naturais que são obviamente inespecíficas, como a da pele (queratina, lipídios e ácidos graxos), a saliva, o ácido clorídrico do estômago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratório, cílios do epitélio respiratório, peristaltismo, flora normal, entre outros.

Se as barreiras físicas, químicas e biológicas do corpo forem vencidas, o combate ao agente infeccioso entra em outra fase. Nos tecidos, existem células que liberam substâncias vasoativas, capazes de provocar dilatação das arteríolas da região, com aumento da permeabilidade e saída de líquido. Isso causa vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura e dor, conjunto de alterações conhecido como inflamação. Essas substâncias atraem mais células de defesa, como neutrófilos e macrófagos, para a área afetada.

Neutrófilos

O que são: Os neutrófilos fazem parte da porção

do sangue responsável pela defesa ou imunidade do organismo. Eles são responsáveis por envolver as células doentes matando-as a seguir e são especializados no combate à bactérias e fungos. A correta  interpretação de seus valores no sangue pode auxiliar no diagnóstico de diversas doenças.

Tipos de neutrófilos

Neutrófilos altos Neutrófilos baixos

infecções desordens inflamatórias diabetes uremia eclâmpsia necrose hepática leucemia mielóide crônica policitemia, pós-esplenectomia anemia hemolítica hemorragia queimaduras gestação choque elétrico câncer maligno

infecções anemia aplástica leucemias agudas anemia

megaloblástica anemia ferropriva hipotiroidismo cirrose

Macrófagos

Os macrófagos são células pertencentes ao tecido conjuntivo, de grande dimensão, possuindo características morfológicas variáveis que depende de seu estado de atividade funcional e do tecido que habitam. Medem entre 10 e 30 µm de diâmetro e usualmente possuem um núcleo oval ou em forma de rim localizado excentricamente.

Ao serem observadas em microscopia eletrônica, estas células apresentam uma superfície irregular, com protrusões e indentações que caracterizam sua grande atividade de pinocitose e fagocitose. Geralmente possuem um Complexo de Golgi (aparelho de Golgi) bem desenvolvido, diversos lisossomos e um retículo endoplasmático rugoso proeminente.

Tipos de

Monócitos do sangue Histiócitos do tecido conjuntivo Células reticulares do baço,

linfonodos e medula óssea Células de kupfer do fígado Células de microglia do snc Osteoclastos

Mastócitos

Os mastócitos são células do tecido conjuntivo, originadas a partir de células mesenquimatosas (células de grande potência de diferenciação que dão origem às células do tecido conjuntivo).

Elas participam de reações alérgicas (de hipersensibilidade), atraindo os leucócitos até o local e proporcionando uma vasodilatação.

Vasodilatação

A vasodilatação aumenta a temperatura no local inflamado, dificultando a proliferação de microrganismos e estimulando a migração de células de defesa. Algumas das substâncias liberadas no local da inflamação alcançam o centro termorregulador localizado no hipotálamo, originando a febre (elevação da temperatura corporal). Apesar do mal-estar e desconforto, a febre é um importante fator no combate às infecções, pois além de ser desfavorável para a sobrevivência dos microorganismos invasores, também estimula muitos dos mecanismos de defesa de nosso corpo.

Porque pegamos algumas doenças só ma vez

Quando a doença é causada por algum vírus que tenha DNA como material genético, o organismo consegue produzir anticorpos e da próxima vez que ficar exposto ao mesmo vírus, ele reage antes da doença se manifestar. No caso do vírus ter RNA como material genético, o organismo também produz anticorpos, mas o vírus sofre mutações e então os anticorpos não o identificam

7,0

Carlos Lucas Wesley Julianderson

top related